sábado, 7 de novembro de 2020

Precisando fazer um returno melhor do que o primeiro, BOTAFOGO encara o Bahia na Fonte Nova na volta ao Brasileirão




O returno do Campeonato Brasileiro começa neste
 domingo pro BOTAFOGO.
#VamosFOGO


O time do Botafogo já está em Salvador onde enfrenta o Bahia no domingo, ainda sob o comando Flavio Tenius como técnico interino. O jogo programado para às 18h15 na Arena Fonte Nova, marca a abertura do returno do Campeonato Brasileiro para as duas equipes. 

No primeiro turno, o Bahia venceu a disputa por 2 a 1 no Nilton Santos em jogo adiado da primeira rodada do campeonato. Foi a primeira vitória de Mano Menezes depois de amargar três derrotas seguidas no comando do tricolor baiano. 

Gilberto, que desencantou depois 13 jogos, abriu o placar. Élber fez o segundo para os baianos e Pedro Raul descontou para o alvinegro já no final do jogo. Com essa derrota inesperada, o Bota chegava a nona partida sem vitórias no campeonato.

No presente momento, as duas equipes brigam para se afastar da parte baixa da tabela. Com um jogo a menos, Botafogo e Bahia ocupam respectivamente a 14a. e 15a. posições, com 20 e 19 pontos nos 18 jogos.

O Bahia vem de um resultado expressivo no meio de semana. Jogando na Fonte Nova, goleou o time do Melgar-PER por 4 a 0 e garantiu vaga nas oitavas da Copa Sul-Americana.

O mesmo não se pode dizer do Glorioso. O Botafogo amargou mais uma desclassificação traumática na Copa do Brasil ao empatar sem gols contra o Cuiabá, terça-feira, na Arena Pantanal. Sem muito dificuldade, os cuiabanos ficaram com a vaga já que haviam vencido o jogo de ida por 1 a 0 em pleno Nilton Santos.

Ao segurar o empate na segunda partida, o Auriverde desbancou o Botafogo e conseguiu um feito inédito na sua curta trajetória. É a primeira equipe de Mato Grosso a chegar às quartas de final da Copa Brasil. O Bota teve mais posse de bola (incríveis 72%). Finalizou o triplo de vezes que o adversário e nem assim conseguiu marcar um gol. Foram 180 minutos nos dois jogos sem furar a defesa adversária, muito pela ansiedade dos homens de frente.

O Botafogo só levou perigo efetivo com a entrada de Pedro Raul no segundo tempo. Fazendo dupla com Matheus Babi (em campo desde o começo do jogo), o atacante teve no mínimo três boas chances de abrir o placar em cabeçadas potentes quando o time passou a abusar dos cruzamento sobre à área do inimigo: estratégia utilizada no final do jogo.`

A eliminação precoce da CdoB evidenciou o baixo rendimento técnico do time na temporada e traz um prejuízo enorme às contas do clube que deixou de arrecadar os R$ 3,3 milhões de prêmio pela passagem de fase. 

Como afirmamos no post de pré-jogo (veja no link: https://bit.ly/34Om8WG), a verdade é que o Botafogo fez uma péssima partida no Nilton Santos quando esperávamos um time aguerrido, buscando a vitória o tempo todo como pede uma disputa de mata-mata. Mas não foi isso que aconteceu e jogamos fora os primeiros 90 minutos da disputa. 

No segundo jogo decisivo, o comportamento não foi muito diferente. Sem forças para reagir, o time se mostrou apático durante grande parte do tempo sem conseguir marcar um gol que fosse para levar a disputa para os pênaltis. Consciente de sua força tática e com a vantagem construída no primeiro jogo, o Cuiabá se resguardou em seu próprio campo e fez o tempo passar naturalmente. Só assustou uma única vez num bom chute de fora da área que Cavaliri defendeu,  


Em 18 jogos no 1o. turno do Brasileiro (o jogo contra o São Paulo foi adiado e será disputado em 09/12, no Morumbi), o Botafogo empatou 11 vezes. Foram quatro 0 a 0, contra Coritiba (C), Fortaleza (F), Santos (C) e Goiás; cinco 1 a 1, contra Athletico (F), Atlético-GO (F), Flamengo (F), Fluminense (C) e RB Bragantino (F) e; dois 2 a 2 contra o Corinthians (F) e Ceará (C). Nessa trajetória, o time venceu apenas três; foi derrotado quatro vezes e; empatou, incríveis, onze vezes. 


Escalação do jogo contra o Cuiabá pra
comparação 
Botafogo de Futebol e Regatas


Para a disputa contra o Bahia, o time será comandado mais uma vez por Flávio Tenius já que o técnico argentino Ramón Díaz, contratado no meio da semana, só chega ao Rio na noite desse sábado.

Pelas informações que nos chegam, Tenius terá dificuldade para armar o time pra domingo. Além dos desfalques já conhecidos de Gatito Fernandez (edema ósseo no joelho), Lecaros (torção no tornozelo), Marcinho (cirurgia no joelho) entregues ao DM e Lucas Barros (transição), o técnico ganhou problemas de última hora. 

O goleiro Cavalieri e o atacante Warley testaram positivo para Covid e estão de quarentena; Pedro Raul e Honda têm desgaste muscular e serão preservados; Rhuan teve uma indisposição e está fora do jogo e; Iván Angulo cumpre suspensão. 

Em compensação, o atacante Kalou que esteve no DM por longo tempo está liberado e deve começar o jogo.

Pela lógica, Saulo deve assumir a meta alvinegra; Renteria e Zé Welisson brigam pela vaga de 1o. volante enquanto Kelvin (que foi muito mal no último jogo) e David Araújo brigam por uma vaga no ataque. 

Com isso, o time que enfrenta o Bahia deve começar com: Saulo; Kevin, Marcelo Benevenuto, Kanu e Victor Luis; Zé Welison  (Rentería), Caio Alexandre e Bruno Nazário; Matheus Babi, Kelvin (Davi Araújo) e Kalou.


FICHA TÉCNICA:
BAHIA X BOTAFOGO

Data/Hora: 08 de novembro de 2020 /18h15
Local: Arena Fonte Nova, em salvador (BA)

Árbitro: Jefferson Ferreira de Moraes (GO)
Assistentes: Fabrício da Silva (GO) e Leone Carvalho Rocha (GO)
Árbitro de vídeo: Wagner Reway (PB)
Onde ver: Premiere, SporTV e tempo real do LANCE!

BAHIA:
Douglas; Nino Paraíba, Lucas Fonseca, Juninho, Capixaba; Gregore, Elias, Fessin, Élber, Daniel; Gilberto. 

Técnico: Mano Menezes.

Desfalques: João Pedro e Ernando.

BOTAFOGO: Saulo; Kevin, Marcelo Benevenuto, Kanu e Victor Luis; Zé Welison, Caio Alexandre e Bruno Nazário; Kelvin, Kalou e Matheus Babi. 

Técnico: Flávio Tênius.

Quem está fora: Honda, Rhuan e Pedro Raul (poupados); Gatito Fernández, Lecaros, Marcinho e Lucas Barros (lesionados); Diego Cavalieri e Warley (Covid-19) e Iván Angulo (suspenso)



Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar! 


 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com


segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Depois de mais um empate no BR, BOTAFOGO encara o Cuiabá pela CdoB precisando vencer



Vamos virar, FOGO! O Glorioso entra em campo
 pela Copa do Brasil nesta terça-feira, pro jogo de
 volta das oitavas de final! 
#VamosVirarFOGO


O time do Botafogo já está na capital mato-grossense onde enfrenta, hoje, o Cuiabá (19h) na Arena Pantanal. É o jogo de volta na disputa por vaga às quartas de final da Copa do Brasil.

No jogo de ida, no Nilton Santos, o Botafogo saiu de campo derrotado por 1 a 0, resultado que frustrou enormemente os Alvinegros. 

Com a vantagem construída pelo Cuiabá, a posição de favorito do confronto se inverteu. Quem vai aguardar o comportamento do Botafogo agora será o Cuiabá que fez uma partida correta no primeiro jogo e conseguiu, com boa estratégia, um resultado melhor até do que pretendia já que o time cuiabano veio pro confronto com muitos desfalques além de jogar fora dos seus domínios.

Na Arena, o Cuiabá leva a vantagem de poder empatar para avançar na competição. Ao Botafogo resta vencer o jogo. Se por um gol de diferença, decide a vaga em cobrança de pênaltis. Se a diferença for de dois ou mais gols, se classifica de forma direta. 

A verdade é que o Bota fez uma péssima partida no Nilton Santos. Esperávamos um time aguerrido, buscando a vitória o tempo todo como pede uma disputa de mata-mata, aos moldes do que vimos no primeiro tempo do jogo contra Goiás pelo BR mas não foi o que aconteceu. Sem explicação plausível, o time se mostrou apático durante todo o tempo. Assistiu passivamente o Cuiabá desenvolver o seu jogo depois de passar uma semana inteira só treinando. 


Antes da partida decisiva desta terça, o Botafogo recebeu o Ceará no sábado, pela 19a. rodada do Campeonato Brasileiro e, com técnico interino - o preparador de goleiros Tenius comandou o time à beira do campo -, não passou de um empate, frustrado novamente sua torcida. Veja nosso post de pré-jogo no link: https://bit.ly/3mBuCqn


Foi o décimo primeiro empate em 18 jogos cumpridos até aqui - o jogo contra o São Paulo foi adiado. Foram quatro 0 a 0, contra Coritiba (C), Fortaleza (F), Santos (C) e Goiás; cinco 1 a 1, contra Athletico (F), Atlético-GO (F), Flamengo (F), Fluminense (C) e RB Bragantino (F) e; dois 2 a 2 contra o Corinthians (F) e Ceará (C).

Nessa trajetória de 18 jogos, o Bota venceu apenas três; foi derrotado quatro vezes e; empatou, incríveis, onze vezes. 

Contra o Ceará. o time jogou razoavelmente bem. Se impôs em campo, mostrou boa articulação nas jogadas de ataque, criou  oportunidades e converteu duas mas, mais uma vez, cometeu erros primários no setor defensivo. Os dois gols dos comandados de Guto Ferreira ocorreram por falhas primárias de marcação. O primeiro pela direita, com Kevin e Marcelo dando espaços ao atacante Cléber que acertou um belo chute no gol e o segundo, pela meia-esquerda com Caio e Victor Luis batendo cabeça num bote equivocado sobre Vina. Leandro Carvalho tabelou, recebeu na frente e fuzilou pro gol.

Honda de pênalti (15/1o.T) e Matheus Babi (27/1o.T) de cabeça e assistência de Bruno Nazário marcaram para o Glorioso enquanto Cléber (22/1o.T) e Leandro Carvalho (início do 2o.T) descontaram para o Vozão. Com a vantagem no placar em 2 a 1, Victor Luis perdeu a chance de ampliar, aos 33 minutos. Desperdiçou uma penalidade máxima cobrada bisonhamente com um chute forte por cima do travessão. Estou xingando o lateral até agora...

O jogo se mostrou movimentado desde o seu começo. Foram quatro gols marcados, sendo que o primeiro do Ceará, com um jogador em posição fragrante de impedimento que pode ter atrapalhado Cavalieri; dois pênaltis a favor do Bota ignorados pelo arbitro e só assinalados por intervenção direta do VAR; um pênalti desperdiçado pelo Bota e; Doze cartões amarelos que culminaram em duas expulsões. Luiz Otávio pelo Ceará e Iván Angulo, que estreava pelo Botafogo, foram expulsos no fim da partida. 



Escalação do jogo contra o Ceará pra comparação
Botafogo de Futebol e Regatas

Para o jogo de hoje, o time será comandado mais uma vez por Flávio Tenius já que a Diretoria mostra imensa dificuldade em achar o substituto de Lazaroni. 

Gatito Fernandez (edema ósseo no joelho) continua de fora assim como Lecaros (torção no tornozelo),  Éber Bessa (em recuperação da Covid-19), Kalou (desconforto no tendão da coxa direita), Rentería (dores na coxa esquerda), Lucas Barros (cirurgia no joelho) e Marcinho (cirurgia no joelho). Entra nessa lista ainda o volante José Welison que jogou a Copa pelo Galo e não pode atuar por outro time.

Em compensação, Guilherme Santos, recuperado da Covid, foi relacionado e começa o jogo no banco de reservas como opção. 

O restante do time deve ter a mesma base que atuou contra o Ceará, com uma única modificação. Kelvin, que entrou bem no segundo tempo da partida, deve ser confirmado na vaga de Lecaros. O atacante esta fora de combate por ter sofrido uma entrada dura no último jogo.

Com isso, o Botafogo deve entrar em campo com: Diego Cavalieri; Kevin, Marcelo Benevenuto, Kanu e Victor Luis; Caio Alexandre, Honda e Bruno Nazário; Kelvin, Warley e Matheus Babi.


FICHA TÉCNICA:
CUIABÁ X BOTAFOGO 

Data/Hora: 03 de novembro de 2020 / 19h
Local: Arena Pantanal, Cuiabá (MT)

Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Assistentes: Sidmar dos SantosMeurer (PR) e Ricardo Junio de Souza (MG)
Árbitro de vídeo: Heber Roberto Lopes (SC)


CUIABÁ:
João Carlos; Lucas Ramon, Ednei, Anderson Conceição, Lucas Hernández; Nenê Bonilha, Matheus Barbosa, Hayner, Elvis; Willians Santana, Maxwell. 

Técnico: Chamusca.

Desfalques: Everton Sena, Luiz Gustavo, Felipe Ferreira, Felipe Marques, Élton, Jenison e Marcinho (Atuaram por outras equipes na Copa do Brasil) 
Lenon e Rafael Gava (Lesionados)


BOTAFOGO: Diego Cavalieri, Kevin, Marcelo, Kanu e Victor Luis; Caio Alexandre, Bruno Nazário, Kelvin, Warley e Matheus Babi. 

 Técnico: Flavio Tenius.

Desfalques: Lecaros; Éber Bessa; Salomon Kalou; Gatito Fernandez.




Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar! 


 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com