sábado, 10 de dezembro de 2016

A batalha final pela vaga no Sul




O embalo da festa Gremista ou o confirmação

do Glorioso? (@CanalPremiere)
O Botafogo já está em Porto Alegre onde enfrenta o Grêmio, agora Campeão da Copa do Brasil de 2016, pela última rodada do Brasileirão.

O jogo, programado para às 17 horas de domingo na Arena, é de grande importância para Alvinegro que joga para confirmar a vaga na Copa Libertadores de 2017, bastando para isso, vencer o adversário em seus domínios. Em caso de empate ou derrota o Glorioso passaria a depender dos resultados dos jogos de seus concorrentes diretos: o Atlético-PR, que recebe o Flamengo na Arena da Baixada e o Corinthians que enfrenta o Cruzeiro no Mineirão, todos no mesmo horário, o que nos obriga a ficar com um olho em Porto Alegre e outro em Belô.

O Botafogo pode garantir vaga mesmo perdendo desde que o Cruzeiro derrote o Corinthians. Caso empate com o Grêmio, o time paulista ficaria na obrigação de ganhar do Cruzeiro para tomar a nossa vaga, lembrando que os mineiros precisam do resultado para garantir vaga na Sul-Americana.

Uma vaga na Liberta viria para coroar o bom ano do Botafogo. O time atravessou muitas dificuldades no início da temporada e viveu incertezas até atingir os emblemáticos 46 pontos que confirmaram a sua permanência na elite em 2017. Mais essa conquista, consagraria a arrancada do time no 2º turno sob o comando de Jair Ventura que, numa ação rápida da Diretoria, assumiu o cargo no lugar de Ricardo Gomes abafando, na origem, o que poderia ser mais uma crise no clube que frequentava, na oportunidade, a zona de rebaixamento.


Para saber como foi a semana de treinamentos antes da "batalha final", leia: Blog do FelipaoBfr: Botafogo retoma os treinamentos para buscar a vaga...


Camisa que o time usará no jogo de domingo
 em homenagem à Chapecoense
Essa e as demais partidas da 38a. rodada, anteriormente marcadas para o último dia 04, foram adiadas para domingo, dia 11, em razão do luto oficial do futebol brasileiro decretado pela CBF pelas vítimas do desastre com a delegação da Chapecoense na cidade de Médellin/Colômbia.

Depois de muitas homenagens vindas de todas as partes do mundo, chegou a vez das torcidas dos times brasileiros prestarem condolências aos familiares dos Guerreiros das terras de Condá. De sua parte, o Botafogo jogará com uma camisa especialmente criada para a ocasião, com detalhes que lembram as cores, os jogadores e comissão técnica do Verdão do Oeste.

O Botafogo caiu muito de produção nas últimas rodadas e voltou a jogar mal na partida de despedida da Arena da Ilha - eu estava lá e vi de perto o desastre. Os últimos desfalques e a incerteza sobre a permanência em 2017 pode ter influenciado a má atuação de alguns jogadores como Diogo Barbosa e Vitor Luis. Para se ter uma ideia da baixa produção, conseguimos apenas uma vitória (contra o Santinha por 1 a 0) nos últimos seis jogos. Empatamos três e fomos derrotados outras duas. Jogamos contra equipes de médio porte como o Coritiba, a Chapecoense e a Ponte Preta em nossa casa e não vencemos nenhuma. Contra a Ponte, o ataque marcou um golzinho depois de passar quatro partidas em branco e a zaga, que vinha segurando as pontas do time no returno, voltou a apresentar falhas levando quatro gols nos últimos três jogos.


Tabela atualizada após o encerramento da 37a.
 rodada (SporTV)
O Glorioso vai pro jogo com o objetivo de assegurar uma vaga no G6 onde ocupa a última posição. O CAP está em quarto com a mesma pontuação do Botafogo (56), mas à frente em número de vitórias. O Corinthians, outro concorrente, vem logo adiante, na sétima colocação, com 55 pontos. Já o Grêmio, está em oitavo com 53 pontos, mas deve ir para o jogo com um time alternativo já que tem a vaga assegurada na Libertadores via Copa do Brasil.

Clique e veja a tabela de classificação completa: http://felipaodf.blogspot.com.br/p/classificacao-carregando.html


Infográfico com o aproveitamento do Botafogo 
com 37 jogos disputados (Gazeta Esportiva)
Com 37 jogos disputados, o aproveitamento do Botafogo caiu para 50%. São 16 vitórias, 8 empates e 13 derrotas.

Perdemos a chance de garantir a vaga contra a Ponte em casa e teremos a oportunidade derradeira contra o Grêmio, domingo, lá no sul. Ou vencemos os gaúchos ou vamos depender da combinação de resultados dos nossos concorrentes.

As quatro vagas na fase de grupo do torneio continental via Brasileirão já foram garantidas por Palmeiras, Santos, Flamengo e Atlético-MG. As outras duas, na fase chamada de Pré-libertadores, está entre o Atlético-PR (90,4%), Botafogo (62,1%) e Corinthians (17,5%), como ressaltamos acima.

O técnico alvinegro espera enfrentar um Grêmio sem muitos titulares mas empolgado para mostrar serviço à sua torcida o que torna o jogo, da mesma maneira, difícil.

Apesar de não poder contra com Neilton e Dudu Cearense suspensos, Jair terá a volta dos zagueiros Carli e Emerson Silva e dos meias Fernandes e Leandrinho que cumpriram suspensão e desfalcaram o time no último jogo. Isso fortalece a equipe que volta a ter corpo e o entrosamento de antes.

Já com a presença de Diogo Barbosa, curado de uma torção no tornozelo que sofreu no jogo-treino contra a Portuguesa no último sábado, o time trabalhou coletivamente na sexta-feira longe dos olhos da imprensa. Desde o começo da semana Jair passou a contar com a presença de Alemão, depois de passar 15 dias tratando de uma torção no tornozelo que sofreu no jogo contra o Palmeiras, e de Bruno Silva, que havia desfalcado o time nas últimas três rodadas em razão de uma virosa mal explicada pelo clube.

Quem se destacou nos treinamentos da semana foi o garoto Pachu que foi lançado entre os titulares algumas vezes e parece ter agradado ao técnico. Tanto que tem chances reais de fazer sua estreia nos profissionais diante do Grêmio. Segundo Ventura, Pachu vem treinando bem e não sentiu a transição da base para o elenco profissional. Tem características interessantes e pode começar jogando ou ser usado no decorrer da partida. 

Pra variar, Jair não confirmou a equipe que entra em campo no domingo.

A última vez que as equipes se enfrentaram foi no dia 09 de setembro pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro. O Botafogo recebeu o time gaúcho na Arena Botafogo e venceu por 2 a 1 com gols de Camilo e Sassá. Batista marcou para os gremistas.


FICHA TÉCNICA

GRÊMIO-RS X BOTAFOGO-RJ


Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 11 de dezembro de 2016, domingo
Horário: 17 horas
Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA)
Assistentes: Alessandro Rocha de Matos e José Carlos Oliveira dos Santos (ambos da BA)

GRÊMIO: Léo, Wallace Oliveira, Rafael Thyere, Denilson e Iago; Guilherme Amorim, Kaio e Negueba; Pedro Rocha, Miller Bolaños e Henrique Almeida
Técnico: James Freitas

BOTAFOGO: Sidão, Alemão, Joel Carli, Emerson Silva (Emerson Santos) e Víctor Luís; Aírton, Bruno Silva, Diogo Barbosa (Pachu) e Camilo; Rodrigo Pimpão e Sassá
Técnico: Jair Ventura


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Botafogo retoma os treinamentos para buscar a vaga contra o Grêmio lá no sul




Homenagem do Botafogo à Chapecoense:
 #ForçaChape
O Botafogo retomou, na segunda-feira, a sua última semana de treinamento na temporada visando o jogo de despedida contra o Grêmio maracado para domingo na casa do adversário.

Essa e as demais partidas da 38a. rodada do Brasileirão, anteriormente marcadas para o último domingo (04/12), foram adiadas para o próximo (11/12) em razão do luto oficial do futebol brasileiro decretado pela CBF em homenagem às vítimas do desastre com o avião que transportava jornalistas, direção, comissão técnica e atletas da Chapecoense que fariam a partida de ida pelas finais da Copa Sulamericana contra o Atlético Nacional na cidade de Médellin, na Colômbia.

A tragédia comoveu a todos e enlutou o mundo com manifestações de pesar e respeito demonstradas por equipes de todas os continentes e suas torcidas. Muitas foram os votos de plena recuperação dos seis sobreviventes e condolências aos familiares das 71 vítimas do desatre. Para melhor entender a dor que tomou conta de todos, sugiro a leitura do texto do amigo Carlos Sergipano dedicado aos Guerreiros de Condá: http://www.90goals.com.br/a-tristeza-ofuscou-tudo


A última vez que estive por aqui escrevendo foi na resenha de pré-jogo contra a Ponte, o último a ser jogado na Arena da Ilha, que escolhi para acompanhar no Rio de Janeiro saindo da nossa base em Brasília. Veja: Blog do FelipaoBfr: Botafogo busca vitória na Ilha por vaga na Liberta...


Os ingressos para festa da classificação que,
 apesar do apoio da torcida na Arena, não veio
Prevíamos dificuldades para Jair armar a equipe em razão dos desfalques importantes na defesa já que Alemão estava contundido e Carli e Emerson Silva suspensos. A tendência era que Renan Fonseca formasse dupla com Emerson Santos e Vitor Luis fosse improvisado na direita, com Diogo Barbosa assumindo pela esquerda. E foi essa as escolhas de Jair, só que o time não funcionou em campo.

O Botafogo abriu o placar aos 16 minutos do primeiro tempo com um chute de Rodrigo Lindoso que acabou desviando em Sassá e entrou. Mesmo com o resultado favorável, o time continuava desiquilibrado e a Ponte teve chances de empatar com Clayson ao aplicar uma caneta em Renan Fonseca, driblar facilmente o Emerson e mandar a bola pra fora cara a cara com Sidão. Na sequência, o atacante reclamou acintosamente de um suposto pênalti e acabou expulso pelo árbitro.

Na volta do intervalo, mesmo com um jogador a menos, a Macaca aproveitou a apatia e desorganização do Botafogo para arrancar um empate aos 20 minutos em bola levantada na área que William Pottker escorou pro gol: 1 a 1. No final, a galera vaiou o time pela baixa qualidade do futebol apresentado e por mais uma frustração com o pífio resultado.

O Botafogo caiu muito de produção nas últimas rodadas e voltou a jogar mal na despedida da Arena. A incerteza sobre a permanência no clube em 2017 pode ter influenciado a má atuação de alguns jogadores. Sidão fez um grande trabalho mas está de saída para o São Paulo; Alemão ainda não tem a situação resolvida; Vitor Luis depende de acerto entre o clube e o Palmeiras, dono de seu passe; Diogo Barbosa deve se transferir para o Cruzeiro por vontade de seus investidores e; Neilton que, sem ter condições de jogo contra o Grêmio, foi dispensado para as férias e não sabe se volta ao clube no ano que vem, já que a negociação com o Cruzeiro está muito difícil. Além desses, Sassá pode ser negociado para um time da Rússia conforme especulações publicadas nessa semana.

Para se ter uma ideia da baixa produção do time, conseguimos apenas uma vitória (contra o Santinha por 1 a 0) nos últimos seis jogos mesmo tendo enfrentado equipes médias como o Coritiba, a Chapecoense e a Ponte Preta na Arena, com o apoio da torcida. Empatamos três e fomos derrotados outras duas nesse período. O ataque marcou um golzinho depois de passar quatro partidas em branco e a zaga, que vinha segurando as pontas do time no returno, voltou a apresentar falhas levando quatro gols nos últimos três jogos.


Tabela atualizada após o encerramento da 
37a. rodada (SporTV)
Retomando os resultados da 37a. rodada, temos que o Glorioso perdeu a 5a. colocação para o CAP que tem a mesma pontuação (56) mas está à frente em número de vitórias. Agora em sexto, o Alvinegro viu o Corinthians encostar, na sétima colocação com 55 pontos. Em seguida vem o Grêmio em oitavo com 53 e a Chape em nono com 52 faltando apenas uma rodada. 

Clique e veja a tabela de classificação completa e os próximos jogos: http://felipaodf.blogspot.com.br/p/classificacao-carregando.html


Infográfico com o aproveitamento do Botafogo
com 36 jogos disputados (Gazeta Esportiva)
Com 37 jogos disputados no campeonato, o aproveitamento do Botafogo caiu para 50%, com 16 vitórias, 8 empates e 13 derrotas.

Perdemos a chance de garantir a vaga na Libertadores com o empate contra a Ponte em casa e teremos a derradeira chance contra o Grêmio lá no sul. Ou vencemos os gaúchos ou vamos depender da combinação de resultados.

As quatro vagas na fase de grupo do torneio continental via Brasileirão já foram garantidas por Palmeiras, Santos, Flamengo e Atlético-MG. As outras duas, na fase chamada de Pré-libertadores, estão em disputa entre o Atlético-PR (90,4%), Botafogo (62,1%), Grêmio (30%) e Corinthians (17,5%).

No treino desta terça-feira, o grupo fez um trabalho técnico comandado por Jair Ventura onde foi priorizada a movimentação e a rapidez na passagem de bola em movimento. Em seguida, trabalhou-se jogadas ensaiadas com cruzamentos dos laterais para os atacantes postados no miolo da área. Depois de um exautivo trabalho tático, os atacantes treinaram finalizações ao gol e Sassá, cobranças de penalidades máximas.

Sem a presença de Diogo Barbosa que fez uma torção no tornozelo no começo da semana e ficou em tratamento, a novidade ficou por conta da presença de Alemão que participou das atividades em campo com boa desenvoltura depois de passar 15 dias tratando de uma torção no tornozelo que sofreu após entrada faltosa do lateral Zé Roberto, ainda no jogo contra o Palmeiras. Outro que esteve presente foi Bruno Silva que havia desfalcado o time nas últimas três rodads em razão de uma virosa mal explicada pelo clube.

O time base treinou com: Sidão; Alemão, Carli, Emerson Silva e Victor Luís; Aírton, Bruno Silva, Camilo e Pachu; Pimpão e Sassá

Amanhã tem mais...


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com