sexta-feira, 3 de junho de 2016

Nos perdoe, Mané...




Imagem de Mané Garrincha 
(Montagem disponível na internet)
Evoquei, no post de pré-jogo (clique e veja: Sob as bênçãos de Mané, Botafogo tenta a segunda v...), o santo nome de Mané Garrincha para abençoar o nosso Botafogo no jogo que faria em Brasília contra o Cruzeiro. Até então o time mineiro era o vice-lanterna do campeonato com dois pontos ganhos e não havia vencido nenhum jogo em quatro rodadas.

Que Garrincha, de onde estiver, me perdoe. Nunca mais farei isso. Não previ que o time que vestiria a camisa alvinegra nesse dia seria tão apático e ruim tecnicamente a ponto de envergonhar a sua torcida.

Pois bem, o time escalado por Gomes na noite de quarta-feira nos envergonhou a todos, os que estavam no estádio como eu, como os amigos de camisa espalhados pelo Mundo. O mando era nosso mas quem tomou conta da partida foi o Cruzeiro, principalmente no primeiro tempo quando o Botafogo, com pouquíssima inspiração e nenhuma transpiração, levou um vareio e só não saiu para o intervalo com uma goleada histórica por pura sorte.

Em minoria no estádio - o que pode ser um sintoma dos descaminhos do clube nos últimos anos -, tentamos acordar o indolente Botafogo na base do grito mas o bando que se apresentava em campo não ajudava e nem os azuis na arquibancada admitiram. Pouco mais de 7 mil torcedores tiveram a coragem de desembolsar 70 e 50 reais a meia entrada nos dois setores disponibilizados, para assistir a partida.

Os dois clubes buscavam a reabilitação no campeonato já que vinham de resultados desfavoráveis no último fim de semana. O Alvinegro foi derrotado pelo Fluminense em Volta Redonda e tinha como objetivo a segunda vitória na competição. Já a Raposa não passou de um empate no clássico mineiro contra o América e ainda buscava a sua primeira vitória.


Veja como foi a recepção da torcida alvinegra aos jogadores na chegada à cidade: Torcida alvinegra faz festa na chegada do Botafogo à Brasíli...


Tabela de classificação dos 10 últimos times no 
Brasileirão após a 5a. rodada (Gráfico do SporTV)
Sem tempo para treinar, sem estádio no Rio e assustado com o número alarmante de lesionados no grupo, fruto da maratona de viagens e jogos contra o Sport, Atlético-PR e Fluminense - só para se ter uma ideia, estão estregues ao departamento médico o capitão Jefferson, Carli, Rodrigo Lindoso, Luis Henrique, Airton, Diogo Barbosa e agora, Luis Ricardo - o técnico Ricardo Gomes mandou a campo um time estranho para a torcida, que nunca havia jogado junto.

Com a baixa de última hora do lateral-direito titular, Diego veio pra partida ao lado de Emerson Santos, que joga torto pela direita, formando o setor que se mostrou mais vulnerável da nossa defesa onde o Cruzeiro se criou e venceu o jogo.

Completando a cozinha, Emerson Silva e Vitor Luis fizeram as suas piores partidas desde que chegaram ao clube, principalmente na saída de bola. Do meio pra frente, as maiores surpresas: Dierson, que parecia morto e sem chances, foi ressuscitado pelo técnico e ganhou uma vaga na cabeça de área ao lado de Fernandes que não leva muito jeito pra jogar nessa função. Formando o suposto trio de proteção à zaga, vimos o inoperante e desinteressado - nessa e pelo menos nos últimas cinco partidas do time -, Bruno Silva que errou quase tudo no jogo. Tudo isso, com o experiente Dudu Cearense no banco, pronto pra estrear.

Na meia, ninguém ou seria o Salgueiro? Se foi, ninguém viu. O gringo sumiu no jogo e não conseguiu acertar nada enquanto esteve em campo. Substituído no intervalo por Leandrinho, foi tomar banho mais cedo. Na frente, o inexpressivo Anderson Aquino, que ganhou a chance de começar a partida como titular ao lado de Ribamar - mais trombador do que nunca e sem nenhuma intimidade com a bola, como sempre.

O jovem atacante teve a melhor chance de empatar o jogo ao ficar cara-a-cara com o goleiro Fábio. Por mérito, se livrou na raça de dois marcadores mas tropeçou na bola na hora de decidir o lance. Acabou substituído por Sassá que também trombou com a zaga o tempo todo e quase consegue o gol de empate num cabeceio preciso que explodiu no travessão. Tudo isso no segundo tempo, depois do esporro do treinador no vestiário e dos ajustes que fez na equipe ao tirar Salgueiro e lançar Leandrinho. O meia, juntamente com Neilton que entrou no lugar de Fernandes, deu outra dinâmica ao time que esteve a um passo de conseguir o empate obrigando Fábio a trabalhar já que o goleiro foi um mero repositor de bola no primeiro tempo quando a supremacia do Cruzeiro foi gritante.

Mas, porém, contudo, todavia, entretanto, o esforço derradeiro não foi o bastante porque esbarrou no velho problema do time na temporada: a falta de qualidade e inspiração de seus atacantes. Ribamar, Sassá, Anderson Aquino e Neilton passaram em branco novamente como já havia acontecido no jogo em que foram derrotados pelo Fluminense.

O Cruzeiro venceu com um gol de Elber aos 26 minutos do primeiro tempo. Robinho, ex-Palmeiras, lançou o atacante cruzeirense pela esquerda que entrou na área, passou pelo zagueiro e lateral alvinegros e chutou por entre as pernas do goleiro Helton Leite. Uma vergonha em preto e branco.

Após a derrota, Ricardo Gomes disse que nunca mais queria ver esse 1º tempo como aquele - e nem a gente, digo eu - e elogiou a mudança de postura do time após a bronca no intervalo. O técnico ainda afirmou que, por enquanto, não se preocupa com a colocação do time próximo ao Z-4 e cravou que daqui a 10 rodadas estaremos na parte de cima. É pra ser cobrado!


Infográfico com a colocação e rendimento do Botafogo
após a 5a. rodada do Brasileirão (Gazeta Esportiva)
Com a derrota para a Raposa, o Botafogo deixou a 13a. posição na tabela e caiu para a 16ª, segurando a chave da porta do inferno do Z-4. Segundo os matemáticos de plantão, precisaremos somar 46 pontos para nos livrar-nos do fantasma do rebaixamento e sem somar pontos na rodada, continuam faltando 42.

Em cinco rodadas, o Botafogo conseguiu uma vitória (ATL-PR), um empate (SPO) e foi derrotado três vezes (SPA, FLU, CRU). Com isso o índice de pontos conquistados caiu de 33% para 26% - 4 pontos em 15 possíveis. Dos 19 jogos previstos como mandantes, perdemos dois e vencemos um, lembrando que no jogo de domingo, em Volta Redonda, o mando foi do Fluminense e o em Brasília foi nosso.


Veja a tabela atualizado do Brasileirão e a relação dos jogos do Botafogo na competição: http://felipaodf.blogspot.com.br/p/classificacao-carregando.html

O time voltou aos treinamentos hoje pela manhã em General Severiano visando o compromisso contra o Santos, no próximo domingo, no Pacaembu-SP. Só os jogadores reservas, reforçados pelo goleiro Helton Leite e o meia Salgueiro, trabalharam taticamente com o treinador. Os titulares fizeram uma corrida leve em volta do campo pra preservarem a musculatura.

Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


Por @FelipaoBFR/Botafogodeprimeira.com



quarta-feira, 1 de junho de 2016

Sob as bênçãos de Mané, Botafogo tenta a segunda vitória no Brasileirão





Botafogo e Cruzeiro já estão em Brasilia onde se enfrentam no
 Mané Garrincha (Montagem do Premier)
O Botafogo volta à Brasília depois da conquista do título da Série B em 2015, para enfrentar o time do Cruzeiro pelo Brasileirão, no estádio Mané Garrincha que homenageia um dos maiores ídolos alvinegros de todos os tempos. A partida é válida pela 5a. rodada e o time carioca é o mandante do jogo que foi vendido para empresários da cidade.


Para se ter uma ideia sobre a presença das torcidas dos dois clubes na cidade, confira os números divulgados por Vinicius Paiva no Blog Teoria dos jogos em setembro do ano passado sobre o assunto: em meio aos 49% de brasilienses natos (chamados “Naturais do DF”), o Botafogo tem 5,9% e o Cruzeiro 1,8%. Já entre 51% de imigrantes que integram a sociedade brasiliense, o ordenamento se altera. O Botafogo tem 6,3% enquanto o Cruzeiro atingiu a marca de 4,6%. Siga @vpaiva_btj e Curtam o blog Teoria dos Jogos no Facebook!


Os dois clubes buscam a reabilitação no campeonato já que veem de resultados desfavoráveis no último fim de semana. O Alvinegro foi derrotado pelo Fluminense no último domingo em Volta Redonda e vai em busca da sua segunda vitória na competição - o Glorioso venceu o Atlético-PR por 2 a 1 na 2a. rodada. Já a Raposa, vem de um empate no clássico mineiro contra o América e ainda busca a sua primeira vitória.


Comandada por Roberto Botafogo, torcedor símbolo do Botafogo em Brasília, a torcida alvinegra se fez presente no aeroporto para recepcionar os jogadores e seguiu em carreata até o hotel da delegação. À noite, promete comparecer em bom número ao Mané Garrincha para apoiar o time, apesar dos preços exorbitantes cobrados pelos ingressos - R$ 70,00 a meia entrada nas arquibancadas inferiores e R$ 50,00 a meia entrada nas arquibancadas superiores.


Veja como foi a recepção da torcida alvinegra aos jogadores: Torcida alvinegra faz festa na chegada do Botafogo à Brasíli...


Roberto Botafogo no aeroporto de Brasília esperando a delegação
 alvinegra ao lado dos torcedores Lucão e 
Joao Luiz
(Foto: Roberto Botafogo)
Cumprindo a maratona de jogos imposta aos clubes nesse começo de Brasileirão e lutando contra o fantasma das contusões que assusta o clube desde o início da competição, o Botafogo desembarcou no fim da tarde de terça-feira na Capital trazendo na bagagem, incertezas na escalação e no seu destino na competição.


Sem tempo para treinar, antes da viajem o técnico Ricardo Gomes reuniu o grupo de jogadores no centro do gramado de General Severiano para uma conversa informal na tentativa de corrigir as falhas do time no último jogo. As atividades de ontem não foram muito diferentes daquelas que antecederam as partidas contra o Sport, Atlético-PR e Fluminense. Sem poder contar com os titulares em condições ideais, Gomes tem aproveitado o curto intervalo de tempo entre as partidas para poupar os jogadores de trabalhos mais intensos.


A novidade nos treinamentos ficou por conta da presença do volante Dudu Cearense que, apesar de ter chegado ao clube há menos de uma semana e não ter feito nenhum treinamento específico com o grupo, teve sua situação regularizada no início da noite de ontem e pode estrear contra o Cruzeiro. O goleiro Sidão, que já tinha a sua regularização resolvida, foi apresentado ontem e também seguiu para Brasília onde deverá ficar no banco.


Provável time do Botafogo para enfrentar o Flu neste domingo,
 
em Volta Redonda (Ricardo Oliveira ‏@ricardomanchete
Mesmo sem ter anunciado a escalação para o jogo de hoje, Gomes não deve fugir muito da formação que iniciou o jogo contra o Fluminense no domingo, até porquê nenhum dos jogadores entregues ao Departamento Médico - Jefferson, Carli, Diogo Barbosa, Airton, Lindoso e Luis Henrique - foi liberado para o jogo.


O único porém é que o time de domingo, aparentemente mais ofensivo do que de costume, não funcionou em campo e isso deixou o treinador ainda mais preocupado do que de costume. Tanto que ele pode modificá-lo novamente optando por Gegê - mais entrosado com o grupo - e lançando Neilton ao lado de Ribamar - a dupla de atacantes preferida do treinador. Mesmo com o desempenho pífio do ataque alvinegro no ano, os dois são os artilheiros alvinegros na temporada com quatro gols cada.


Contra o Flu, o treinador recuou Fernandes para a vaga de Lindoso, recheou o meio de pretensos "meias" - Leandrinho, Marquinho e Salgueiro - e deixou Ribamar isolado lá na frente. Com isso o time se mostrou confuso em campo e pouco chegou ao gol adversário - Cavalliere saiu de campo com o uniforme limpo como começou.


Com essa nova formação o time ficou mais vulnerável na defesa e não ganhou criatividade na armação das jogadas como supunha o treinador. O negócio estava tão feio que Gomes abandonou o seu pragmatismo habitual e voltou do intervalo com Neilton e Sassá nas vagas dos inoperantes Marquinho e Leandrinho. As modificações não tiveram o efeito esperado já que o adversário marcou o seu gol muito cedo (5'/2º T), antes mesmo do time assimilar a nova formação. E nada de bom se viu até o final do jogo que pudesse justificar um possível empate.


Sendo assim, a tendência é que o Botafogo vá a campo com Helton Leite, Luis Ricardo, Emerson, Emerson Silva e Victor Luis; Bruno Silva, Fernandes, Marquinho (Gegê) e Leandrinho (Salgueiro), Neilton e Ribamar.


Com os ingressos na mão, só sei que vou estar lá pra ver isso de perto e levar o time à vitória.


Tabela atualizada com os 10 últimos colocados após o encerramento
 da 4ª rodada do Brasileirão (Imagem do SporTV)
Com a derrota inesperada no domingo, o Botafogo deixou a 8ª posição na tabela para assumir a 13ª, bem próxima do Z-4. Segundo os matemáticos de plantão, precisaremos somar cerca de 46 pontos para nos livrar-nos do fantasma do rebaixamento que ainda assombra o torcedor alvinegro e, com os quatro pontos conquistados até agora, ainda faltam 42.


Em quatro rodadas, o Botafogo conseguiu uma vitória, um empate e foi derrotado duas vezes. Com isso o índice de pontos conquistados caiu de 44% para 33%, com apenas 4 pontos em 12 possíveis. Dos 19 jogos a serem disputados em “casa”, perdemos um contra o SP e vencemos outro, contra o CAP, lembrando que no jogo de domingo, em Volta Redonda, o mando foi do Fluminense.


Veja a tabela atualizado do Brasileirão e a relação dos jogos do Botafogo na competição: http://felipaodf.blogspot.com.br/p/classificacao-carregando.html


O nosso adversário desta quarta-feira ainda não venceu no Brasileirão. O Cruzeiro vem de um empate de 1 a 1 no clássico estadual contra o América-MG e assim como o Botafogo, procura a reabilitação. Em quatro rodadas o time mineiro empatou com o Figueirense (2 a 2) e rival mineiro (1 a 1) e perdeu para Coritiba (1 a 0) e Santa Cruz (4 a 1). Com apenas dois pontos ganhos, ocupa a 19ª posição na tabela uma acima da lanterna. O time treinado pelo português Paulo Bento também já está em Brasília e deve ir a campo com Fábio; Lucas, Leo, Bruno Viana e Sánchez Miño; Henrique, Lucas Romero (Bruno Ramires), Ariel Cabral (Robinho) e De Arrascaeta; Elber e Willian


BOTAFOGO-RJ X CRUZEIRO-MG

Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Data: 1 de junho de 2016 (Quarta-feira)
Horário: 21h45
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Assistentes: Vanderson Antonio Zanotti (ES) e Luciano Roggenbaum (PR)

BOTAFOGO: Helton Leite; Luis Ricardo, Emerson Silva, Emerson Santos e Victor Luis; Fernandes, Bruno Silva, Leandrinho e Marquinho (Gegê); Neilton (Juan Salgueiro) e Ribamar
Técnico: Ricardo Gomes

CRUZEIRO: Fábio; Lucas, Leo, Bruno Viana e Sánchez Miño; Henrique, Lucas Romero (Bruno Ramires), Ariel Cabral (Robinho) e De Arrascaeta; Elber e Willian
Técnico: Paulo Bento (time será dirigido interinamente por Ricardo Peres)


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.



Por @FelipaoBFR/Botafogodeprimeira.com

terça-feira, 31 de maio de 2016

Torcida alvinegra faz festa na chegada do Botafogo em Brasília





Roberto Botafogo no aeroporto de Brasília esperando a delegação
 alvinegra, com Lucão e Joao Luiz (Foto: Roberto Botafogo)
Cumprindo a maratona de jogos imposta aos clubes nesse começo de Brasileirão e lutando contra o fantasma das contusões que assusta o clube, o Botafogo volta a campo nessa quarta-feira para enfrentar o Cruzeiro, às 21h45, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, onde a delegação alvinegra desembarcou no final da tarde de hoje.


Comandada por Roberto Botafogo, torcedor símbolo do Botafogo em Brasília, a torcida alvinegra se fez presente no aeroporto para recepcionar os jogadores.


Pela manhã, em General Severiano, o técnico Ricardo Gomes reuniu o grupo no centro do gramado para uma conversa tentando corrigir as falhas do time no último jogo. As atividades de hoje não foram muito diferentes daquelas que antecederam as partidas contra o Sport, Atlético-PR e Fluminense. Sem poder contar com os titulares em condições ideais e sem tempo pra aprimorar os fundamentos, Ricardo Gomes não tem opção se não a de poupar os jogadores de trabalhos mais intensos com jogos e viagens a cada três dias.


A novidade ficou por conta da presença do volante Dudu Cearense que, apesar de ter chegado ao clube há menos de uma semana e não ter feito nenhum treinamento específico com o grupo, teve sua situação regularizada no início da noite e pode estrear amanhã. O goleiro Sidão, regularizado anteriormente, também seguiu com a delegação e deve ficar no banco.


Mesmo sem ter anunciado a escalação para o jogo contra o Cruzeiro, Gomes não deve fugir muito da formação que iniciou o jogo contra o Fluminense no domingo, até porquê nenhum dos jogadores entregues ao DM - Jefferson, Carli, Diogo Barbosa, Airton, Lindoso e Luis Henrique - foi liberado para o jogo.



Bruno Silva e Neilton recebem o carinho da torcida alvinegra
 na chagada à Brasília (Botafogo Oficial)
Porém, o time de domingo não funcionou em campo e isso deixou o treinador ainda mais preocupado do que de costume, tanto que, mesmo com poucas opções, ele pode mexer novamente na estrutura da equipe começando com Neilton ao lado de Ribamar.


Contra o Flu, o treinador recuou Fernandes para a vaga de Lindoso, recheou o meio de pretensos "meias" e deixou Ribamar isolado lá na frente. Com isso o time se mostrou confuso em campo e pouco chegou ao gol de Cavalliere que pouco apareceu no jogo.


Com essa nova formação, o time perdeu a organização defensiva - que ficou mais vulnerável sem a proteção devida - e não ganhou em criatividade e volume de jogo como pretendia o treinador.


O negócio estava tão feio que Gomes abandonou o seu pragmatismo habitual e voltou do intervalo com Neilton e Sassá nas vagas dos inoperantes Marquinho e Leandrinho. As modificações não tiveram o efeito esperado já que o adversário marcou o seu gol muito cedo (5'/2º T), antes mesmo do time assimilar a nova formação. O fato e que perdemos o meio de campo sem ganhar força lá na frente como era a intenção do treinador e nada de bom se viu até o fim do jogo.


Apesar da supremacia no jogo a maior parte do tempo, o Fluminense não conseguia vencer Helton Leite até que a nossa zaga resolveu colaborar. Numa saída de bola mal executada, o zagueiro Emerson tocou a bola inadvertidamente para Bruno Silva que, de costas, não percebeu a presença do adversário que lhe roubou a bola e serviu ao Fred na entrada da área. O atacante não perdoou e contabilizou mais um gol contra a gente. O triunfo da equipe das Laranjeiras foi o primeiro em clássicos na temporada. Dos três encontros anteriores contra eles, o Botafogo havia vencido dois e empatado o outro.


Sem muito o que fazer, a tendência é que o Botafogo vá a campo com Helton Leite, Luis Ricardo, Emerson, Emerson Silva e Victor Luis; Bruno Silva, Fernandes, Marquinho (Gegê) e Leandrinho (Salgueiro), Neilton e Ribamar.


Com os ingressos na mão, só sei que vou estar lá pra ver isso de perto.


Tabela atualizada com os dez últimos colocados após
 
o encerramento da 4ª rodada do Brasileirão
Com a derrota inesperada no domingo, o Botafogo deixou a 8ª posição na tabela para assumir a 13ª, bem próxima do Z-4. Pelas estatísticas anteriores, precisaremos somar cerca de 46 pontos para nos livrar-nos do fantasma do rebaixamento que ainda assombra o torcedor alvinegro e, com os quatro pontos conquistados nas quatro rodadas anteriores, ainda faltam 42.


Até aqui, o Botafogo conseguiu uma vitória e um empate e foi derrotado duas vezes. Com isso o índice de pontos disputados caiu de 44% para 33%, com 4 pontos em 12 possíveis. Dos 19 jogos a serem disputados em “casa”, perdemos um contra o SP e vencemos outro contra o CAP, lembrando que no jogo de domingo, em Volta Redonda, o mando foi do Fluminense.


Veja a tabela atualizado do Brasileirão e a relação dos jogos do Botafogo na competição: http://felipaodf.blogspot.com.br/p/classificacao-carregando.html


O Cruzeiro ainda não venceu no Brasileirão. Em quatro rodadas o time mineiro empatou duas vezes e perdeu duas. Com apenas dois pontos ganhos, ocupa a 19ª posição na tabela. O time deve desembarcar em Brasília por volta das 20h30 desta quarta-feira.


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.



Por @FelipaoBFR/Botafogodeprimeira.com