sábado, 28 de maio de 2016

Botafogo está pronto pra papar o Flu no domingo




Chamada para o jogo Fluminense x Botafogo (Botafogo Oficial)
O Botafogo viajou ontem para Resende e de lá segue para Volta Redonda onde enfrenta o Fluminense no Raulino de Oliveira neste domingo às 16h. O jogo é válido pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.

O Alvinegro fez um treino apronto na manhã de sábado em General Severiano. Na oportunidade, o treinador Ricardo Gomes aproveitou a presença dos titulares para esboçar o time que vai a campo no domingo. A novidade ficou por conta da presença de Marquinhos que inicia a partida como titular. Pelo visto o jogador que veio do Macaé a menos de um mês e tem entrado bem nas partidas, como ocorreu no último jogo ao substituir o volante Rodrigo Lindoso, ganhará a chance de começar o clássico justamente na vaga do volante que sentiu a coxa contra o CAP e vai ficar um mês fora se recuperando. Com isso, quem deixa a equipe é o meia Gegê já que Leandrinho, livre das dores musculares que o afastaram do último jogo, treinou bem e tem vaga garantida entre os titulares. Nessa hipótese, Fernandes deverá jogar mais recuado ao lado de Bruno Silva.

Como de praxe, Gomes testou outras formações do meio para a frente. Lançou mão de Neilton e Sassá nas vagas de Marquinhos e Leandrinho, opção que torna a equipe ainda mais ofensiva do que aquela que sai jogando. A dupla de atacantes fica como opção para o segundo tempo no caso de necessidade.

O Botafogo vem de uma vitória sobre o Atlético Paranaense na última quarta-feira por 2 a 1 em Juiz de Fora - a primeira no Brasileirão. Nas duas rodadas anteriores o time perdeu em "casa" para o São Paulo (1 a 0) na estreia na competição e não passou de um empate contra o Sport (1 a 1) jogando em Recife. Com gols de Ribamar e Neilton, o Botafogo fez valer a sua condição de mandante e dessa vez conquistou os três pontos mesmo passando por situações críticas na partida. Não fomos brilhantes mas eficientes ao aproveitar as poucas oportunidades criadas no jogo. O meia Vinicius, ex-atleta do tricolor carioca, anotou o gol dos visitantes.


Veja o que escrevemos sobre essa primeira vitória e as perspectivas para o confronto contra o Fluminense: Vencemos a primeira e vamos com tudo pra cima do F...


Tabela atualizada com os dez primeiros colocados após
encerramento da 3ª rodada do Brasileirão 
Com os três pontos somados ao único que tinha, o Botafogo deixou a 17ª posição para assumir a oitava, bem longe do Z-4. Pelas estatísticas dos campeonatos anteriores, precisaremos somar cerca de 46 pontos para nos livrar-nos do fantasma do rebaixamento que ainda assombra o torcedor alvinegro. Agora faltam 42.

Com três rodadas completadas, o Botafogo conseguiu uma vitória, um empate e uma derrota o que equivale ao índice de 44% dos pontos disputados - 4 em 9 possíveis. Dos 19 jogos a serem disputados em “casa”, perdemos um contra o SP e vencemos o outro contra o CAP, lembrando que no jogo de amanhã o mandante é o Fluminense.


Veja a tabela atualizado do Brasileirão e a relação dos jogos do Botafogo na competição: http://felipaodf.blogspot.com.br/p/classificacao-carregando.html

Com o acúmulo de jogos nas últimas semanas e o fantasma das lesões rondando o grupo, o treinador não tem muita opção se não fazer treinos leves já que não tem tempo e nem elenco para aprimorar os fundamentos. Só pra se ter uma ideia, já são seis jogadores lesionados sendo cinco titulares: Jefferson, Carli, Diogo Barbosa, Airton, Luis Henrique e agora, Lindoso.

As atividades de hoje não foram diferentes daquelas que antecederam aos jogos contra o Sport e Atlético-PR. Sem poder contar com os titulares em condições ideais, Ricardo Gomes tem reunido os jogadores no gramado e tentado acertar detalhes de posicionamento na base da conversa e treinos em campo reduzido.

Provável time do Botafogo para enfrentar o Flu neste domingo,
 
em Volta Redonda (Ricardo Oliveira ‏@ricardomanchete)
Com isso, poderemos ver em campo um time teoricamente mais solto e ofensivo do que o habitual com Helton Leite, Luis Ricardo, Emerson, Emerson Silva, Victor Luis; Bruno Silva, Fernandes, Marquinho, Leandrinho; Salgueiro e Ribamar.

Com a contusão de Lindoso no jogo de quarta-feira, o Botafogo atingiu um ponto crítico nesse quesito. Tanto que obrigou a Diretoria a se movimentar num ritmo só visto no começo da temporada. Na tentativa de recompor o grupo para a sequência da competição, fechou com jogadores que a muito tempo vinham sendo sondados mesmo que alguns deles só possam atuar a partir do dia 20 de junho quando abre a janela de transferência internacionais. É o caso dos atacantes Gustavo Canales (ex-Univerdad de Chile), Rodrigo Pimpão (ex-Emirates Club) e do meia Camilo (ex-Al Shabab). Outros já se encontram a disposição e vem sendo utilizados pelo técnico como é o caso do atacante Anderson Aquino (ex-Linense); o meia Marquinho (ex-Macaé) e o lateral-esquerdo Victor Luis (ex-Palmeiras) que tomou conta da posição aproveitando o tempo de afastamento Diogo Barbosa queera o titular. Figuram ainda na lista o atacante Geovane Maranhão (ex-Madureira) e o goleiro Sidão (ex-Audax) que ainda não estrearam. Preocupado com o afastamento longo dos volantes Airton e Lindoso, a Diretoria voltou a agir com rapidez e anunciou a chegada do experiente Dudu Cearense (ex-Fortaleza) para a posição. Ainda tenta a contratação do meia Alex, do Inter, pra fechar o ciclo.

Chamada para o jogo em Volta Redonda com destaque
para os jovens Scarpa e Ribamar (Canal Premiere)
Quanto ao adversário, é certo que está mais preparado agora do que nas outras oportunidades em que nos enfrentou nessa temporada.

O Tricolor tem os mesmos quatro pontos que o Botafogo com uma vitória, um empate e uma derrota sofrida para o Palmeiras (2 a 0) no meio de semana, em São Paulo, e ocupa a 12a. posição na tabela.

Dos confrontos anteriores pelo Carioca, as lembranças são boas para o Botafogo assim como para o atacante Ribamar que marcou gols em todas elas. Das três partidas disputadas, levamos duas e empatamos a outra. A primeira delas foi no início do Campeonato Carioca, no Espírito Santo, e o Alvinegro venceu por 2 a 0, com gols de Gegê e Ribamar. Esse resultado derrubou o técnico tricolor. Na abertura da segunda fase, o resultado foi um empate (1 a 1) com o adversário marcando nos acréscimos. De novo Ribamar foi o autor do gol alvinegro. A terceira foi a mais importante delas já que era a disputa das semifinais do Carioca e um novo gol de Ribamar decidiu a partida. Valeu a classificação para a final contra o Vasco. Agora os dois times se reencontram neste domingo pela quarta rodada do Brasileirão.

Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


Por @FelipaoBFR/Botafogodeprimeira.com

Vencemos a primeira e vamos com tudo pra cima do Flu




Chamada para o jogo contra o Flu em Volta Redonda com
 oferta de transporte pelo Botafogo (SouBotafogo)
Finalmente uma vitória no Brasileirão. Depois de estrear com derrota por 1 a 0 para o São Paulo em "casa" e não passar de um empate em 1 a 1 contra o Sport no Recife, o Botafogo conseguiu a sua primeira vitória na competição ao bater o Atlético Paranaense por 2 a 1 em Juiz de Fora, na noite de quarta-feira.


Com gols de Ribamar e Neilton, o Glorioso fez valer a sua condição de mandante e dessa vez conquistou os três pontos, mesmo passando por situações críticas na partida. Não fomos brilhantes, mas eficientes ao aproveitarmos as poucas oportunidades criadas no jogo. Para se ter uma ideia, no primeiro tempo o adversário teve amplo domínio das ações com 67% de posse de bola contra 33% do Botafogo e só não consegui melhor resultado pelas boas intervenções de Helton Leite que, em várias oportunidades, pode se redimir das falhas nos jogos anteriores. O meia Vinicius, ex-atleta do tricolor carioca, anotou o gol dos visitantes.


Estatísticas do 1º tempo de Botafogo x Atlético-PR (PFC)
Mesmo sem tocar muito na bola, o Botafogo abriu o placar aos 17 minutos do primeiro tempo com Ribamar que recebeu ótima assistência de Victor Luis, arrancou em velocidade para a área, aplicou um drible de corpo no goleiro Weverton e tocou para o fundo das redes. O Furacão não se abateu com o revez e continuou rondando a área alvinegra, tanto que aos 42 minutos, o rubro-negro Ewandro mandou uma bomba na trave esquerda do goleiro botafoguense.


No segundo tempo o panorama não mudou e o time paranaense acabou conseguindo o empate aos 13 minutos. Tiago Heleno dividiu com a zaga e a bola sobrou para Vinicius que encheu o pé, sem chances para Helton Leite. O Botafogo se descontrolou um pouco mas, incentivado pela torcida, continuou buscando o resultado. E ele veio aos 27 minutos por meio de Neilton que havia entrada no lugar de Gegê. O atacante recebeu um belo passe de Salgueiro na entrada da área e encheu o pé estufando a rede de Werveton que nada pode fazer. Com o placar favorável, o Botafogo conseguiu manter o resultado com muito sacrifício diante da pressão atleticana até o último minuto da partida.


Com os três pontos garantidos, um único fato a lamentar na partida: aos 36' do primeiro tempo, o volante Rodrigo Lindoso sentiu um problema muscular e teve que ser substituído por Marquinhos. Hoje, após avaliação do Departamento médico do clube, ficou comprovada a gravidade da lesão na coxa que afastará o jogador dos gramados por um mês, aumentando as estatísticas de atletas lesionados no Fogão. No momento, são seis jogadores no estaleiro sendo cinco titulares: Jefferson, Carli, Diogo Barbosa, Airton, Luis Henrique e agora, Lindoso.




Infográfico da Gazeta Esportiva com o rendimento do
 Botafogo no Brasileirão
Com os três pontos da partida, o Botafogo deixou a 17ª. posição para assumir a oitava, bem longe do Z-4. Pelas estatísticas dos campeonatos anteriores, precisaremos somar cerca de 46 pontos para nos livrar-nos do fantasma do rebaixamento que ainda assombra o torcedor alvinegro e agora só faltam 42.


Com três rodadas completadas, o Botafogo conseguiu somar quatro pontos na tabela com uma vitória, um empate e uma derrota o que equivale ao índice de 44% dos pontos disputados.


Até o final da competição faremos 19 jogos em “casa” e, caso vencêssemos todos, somaríamos 57 pontos nos livrando desse pesadelo, com folga. Mas esse índice é impossível de ser atingido até mesmo para as equipes mais bem estruturadas do campeonato. Dos dois jogos disputados com mando nosso, perdemos o primeiro para o São Paulo e vencemos o CAP, no segundo. 


Veja a tabela atualizado do Brasileirão e todos os jogos do Botafogo na competição: http://felipaodf.blogspot.com.br/p/classificacao-carregando.html



Tabela atualizada cos os dez primeiros colocados 
após o encerramento da 3ª rodada do Brasileirão
O Botafogo voltou aos treinos na sexta-feira pela manhã em General Severiano sem a presença dos titulares que permaneceram na academia em atividades leves de regeneração. Com o acúmulo de jogos nas últimas semanas e o fantasma das lesões rondando o grupo, o treinador não tem muita opção.


Veja o que escrevemos sobre a maratona de jogos - um a cada três dias - nas últimas semanas, no post de pré-jogo contra o CAP: Botafogo encara o Furacão em Juiz de Fora em busca...


As atividades de hoje não foram diferentes daquelas que antecederam aos jogos contra o Sport e Atlético. Sem poder contar com os titulares e sem tempo pra treinamentos táticos, Ricardo Gomes reuniu os jogadores disponíveis no gramado e tentou acertar detalhes de posicionamento na base da conversa e treinos técnicos em campo reduzido.

Sem poder contra com Lindoso, a tendência é que Fernandes jogue mais recuado abrindo vaga para a volta de Leandrinho pelo meio ou mesmo a entrada de Neilton lá na frente, já que o aproveitamento de Diérson, jovem especialista da posição, é considerada arriscada tratando-se de um clássico.


Com isso, poderemos ver em campo no domingo um time teoricamente mais ofensivo do que o habitual com Helton Leite, Luis Ricardo, Emerson, Emerson Silva, Victor Luís; Bruno Silva, Fernandes, Gegê, Leandrinho (Neilton); Salgueiro e Ribamar.


O Botafogo atingiu um ponto crítico no seu elenco em razão das sérias baixas por contusões. Com isso a Diretoria se viu obrigada a aumentar o ritmo de contratações na tentativa de recompor o grupo para a sequência da competição. Porém, muitos desses jogadores só poderão atuar pelo alvinegro a partir do dia 20 de junho quando se abre a janela de transferência  internacionais. É o caso dos atacantes Gustavo Canales (ex-Univerdad de Chile) e Rodrigo Pimpão (ex-Emirates Club) e do meia Camilo (ex-Al Shabab). Outros já se encontram a disposição e vem sendo utilizados pelo técnico Ricardo Gomes como é o caso do atacante Anderson Aquino (ex-Linense); o meia Marquinho (ex-Macaé) e o lateral-esquerdo Victor Luis (ex-Palmeiras) que tomou conta da posição aproveitando o tempo de afastamento do titular Diogo Barbosa.


Figuram ainda na lista, o atacante Geovane Maranhão (ex-Madureira) e o goleiro Sidão (ex-Audax) que ainda não estrearam. Preocupado com o afastamento longo dos volantes Airton e Lindoso, o Botafogo agiu rápido e anunciou a chegada do experiente Dudu Cearense (ex-Fortaleza) para a posição e ainda tenta a contratação do meia Alex, do Inter, pra fechar o ciclo.


O Alvinegro enfrenta o Fluminense, no próximo domingo, às 16h, no Raulino Oliveira, em Volta Redonda pela quarta rodada do Brasileirão.


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


 Por @FelipaoBFR Botafogodeprimeira.com

terça-feira, 24 de maio de 2016

Botafogo encara o Furacão em Juiz de Fora em busca da primeira vitória no Brasileirão





Chamada para o jogo em Juiz de Fora (Canal Premiere)
Seguindo a maratona de jogos imposta pela CBF nesse início de competição, o Botafogo chegou ao Rio na tarde da segunda-feira procedente de Recife, fez um treino leve na manhã desta terça-feira em General Severiano e já desembarcou na cidade de Juiz de Fora-MG onde recebe hoje, como mandante, o Atlético-PR, às 19h30, no estádio Radialista Mario Helênio. O jogo é válido pela terceira rodada do Brasileirão.


Em razão do acúmulo de jogos nestas últimas semanas e nas próximas, Gomes abriu mão de fazer trabalhos mais específicos com os titulares, optando por poupar o grupo e evitar o risco de lesões.


Segundo levantamento do Lancenet em matéria publicada essa semana, dentro do espaço de 18 dias o Alvinegro terá disputado seis partidas – Juazeirense (duas vezes), São Paulo, Sport, Atlético-PR e Fluminense - o que dá uma média de uma partida a cada três dias. Um número que já seria considerado elevado para qualquer elenco e muito mais para o nosso que ainda está em formação – estamos iniciando o segundo terço da temporada e o Botafogo continua tentando trazer jogadores enquanto outros estão sendo colocados à disposição. Soma-se a esse problema crônico de planejamento, uma série espantosa de lesões.


Essa condição poderia ter sido amenizada caso o clube tivesse eliminado os jogos de volta pela Copa do Brasil. Perdemos a chance de eliminar adversários inexperientes nas duas primeiras fases ao escalarmos times mistos que, na visão do treinador, foram necessários em razão de estarmos envolvidos com as finais do Carioca e preocupados com a estreia no Brasileirão onde uma vitória seria importantíssima para marcar a volta do clube à série A. Resultado: perdemos o título para o Vasco e fomos derrotados pelo time reserva do São Paulo jogando em "casa".


Depois do fracasso na estreia, contra o Sport, o jogo começou morno e foi aumentando de intensidade na medida em que o tempo foi passando. Os goleiros Magrão e Helton Leite foram os destaques da partida, ora dando sustos nas suas torcidas, ora fazendo defesas de efeito. Diogo Souza abriu o placar para o time pernambucano aos 16 minutos do primeiro tempo, depois de Helton Leite sofrer uma carga faltosa de um jogador rubro-negro na pequena área ignorada solenemente pelo soprador de apito. O time alvinegro se descontrolou com o lance e dois jogadores foram advertidos com cartão amarelo na sequência. Mesmo transtornado, o time alvinegro conseguiu o empate com Fernandes que escorou um lance bem construído pelo lateral Vitor Luís pela esquerda, aos 28 minutos. Com o gol, o Botafogo se arrumou em campo e criou as melhores chances do jogo. No final do primeiro tempo (43'), o lateral direito Luís Ricardo quase amplia o placar ao acertar a trave direita de Magrão em chute despretensioso. No segundo tempo, o panorama continuou favorável ao time carioca que criou várias chances de virar o jogo, todas elas desperdiçadas. Na melhor delas, Anderson Aquino, que veio do banco, se livrou da marcação dentro da área e bateu forte, mas a bola explodiu no travessão de Magrão (36'). Definitivamente, não era o dia dos “artilheiros” alvinegros.


Veja a tabela atualizado do Brasileirão e todos os jogos do Botafogo na competição: http://felipaodf.blogspot.com.br/p/classificacao-carregando.html



Chamada para o jogo em Juiz de Fora (Canal Premiere)

Para o jogo contra o CAP, continuam de fora, além do goleiro Jefferson recém operado, o lateral Diogo Barbosa e o volante Airton lesionados. A eles se juntam Carli e Luís Henrique que sentiram dores musculares e não foram relacionados.


A manhã de treinamentos da terça em GS não foi diferente daquela de sábado, antes da viagem para Recife. Sem poder contar com todos os titulares, Ricardo Gomes reuniu os jogadores no centro do gramado e tentou acertar o time na base da conversa.


A novidade ficou por conta da presença do atacante Renan Gorne treinando entre os reservas. O artilheiro do time sub-20 foi relacionado para a sua segunda partida nos profissionais e aguarda no banco de reservas a chance de estrear na competição.


No confronto de amanhã, as duas equipes buscam a primeira vitória no campeonato. Apesar de termos feito um bom jogo contra o Sport, mostrarmos evolução em relação ao jogo de estreia contra o São Paulo, não conseguimos os três pontos por absoluta falta de pontaria dos nossos atacantes. Já os paranaenses, estrearam com derrota acachapante para o Palmeiras por 4 a 0, empataram com o Atlético-MG na Arena por 1 a 1 na última rodada e, com um ponto somado, ocupam o penúltimo lugar na tabela.



Provável time do Botafogo para enfrentar o Sport neste domingo,
 na Ilha do Retiro (Ricardo Oliveira ‏@ricardomanchete)
Com um único ponto conquistado nas duas primeiras rodadas, o Botafogo aparece na 17ª. posição, abrindo o Z-4. Precisamos somar 46 pontos ao longo da competição para nos livrar-nos do fantasma do rebaixamento que ainda assombra o torcedor alvinegro, inclusive esse que vos fala.


Faremos 19 jogos em “casa” e se vencermos todos, somaríamos 57 pontos nos livrando desse pesadelo com folga. Desses, já perdemos o primeiro deixando de pontuar contra o São Paulo e precisamos despachar o time de Autuori hoje para a conta não ficar mais apertada ainda. Pelo o que se viu do time até aqui, você acredita na vitória hoje, torcedor?


A tendência é que Gomes mande a campo o mesmo time que empatou com o Sport com uma única modificação. Emerson Santos será deslocado para a direita da zaga na vaga deixada por Carli e Emerson Silva entra ao seu lado pela esquerda formando a dupla que terminou o último jogo em Recife. Sendo assim, vamos de Helton Leite, Luís Ricardo, Emerson, Emerson Silva e Victor Luís; Rodrigo Lindoso, Bruno Silva, Fernandes e Leandrinho; Neilton e Ribamar, a se confirmar momentos antes do jogo.


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.



 Por @FelipaoBFR Botafogodeprimeira.com