sábado, 5 de março de 2016

Com Salgueiro e Neilton confirmados, Botafogo encara o Boavista buscando retomar a liderança do Flamengo




Imagem reproduzida pelo Botafogo Oficial
O BOTAFOGO está classificado para a 2a. fase do Carioca desde a 5a. rodada, segue invicto na competição com seis vitórias e um empate, tem uma das melhores campanhas dentre os participantes do campeonato com 19 pontos e joga por um empate nesse domingo para reconquistar a primeira posição do Grupo B.

Já o adversário, o surpreendente Boavista, é o vice-líder do Grupo A com 15 pontos - dois a menos do que o Vasco (17) -, já está garantido na próxima fase e também segue invicto na competição, com quatro vitórias e três empates. É o clube de melhor campanha entre os chamados pequenos.

A motivação para esse jogo, que a princípio só serviria pra cumprir tabela já que ser o 1o. colocado do Grupo não significa ter vantagens na próxima fase, fica por conta dos jogadores escolhidos por Ricardo Gomes para começarem a partida e que nos últimos jogos ficaram no banco como opção. ë a chance que lhes faltava para mostrarem serviço.

Os escolhidos serão observados nas condições ideais de jogo e alguns deles, como Jean e Diérson, serão avaliados até mesmo para a sequência da temporada onde as exigências de desempenho, principalmente nas competições nacionais, se estabelecem num patamar bem mais elevado do que nos Estaduais.


Montagem do Premier Futebol Clube
Pelo que se viu na semana de treinamentos em General Severiano, dos jogadores que vinham atuando normalmente, apenas Jefferson e Ribamar estão confirmados para o jogo. O goleiro, porquê é um fominha autêntico que não admite ficar de fora nem de pelada (coitado do Helton Leite), e o atacante, por viver o seu melhor momento no clube depois de marcar o seu primeiro gol nos profissionais. Foi dele o gol da vitória sobre o Fluminense na melhor partida do time na competição. Na sequência, o jogador ganhou a posição de titular de Luis Henrique e teve seu contrato renovado até 2018 com um poupudo e merecido reajuste salarial que eleva a multa contratual para o patamar de 24 milhões. Tudo isso depois de ter sido convocado para a pré-temporada, em caráter provisório, pra compor o elenco que estava desfalcado no começo.

Sendo assim, o time que começa o jogo deve ter a seguinte formação: Jefferson, Diego, Emerson Silva, Renan Fonseca e Jean; Diérson, Fernandes, Gervasio Núñez e Juan Salgueiro; Neilton e Ribamar.

Em tempo: prevejo manifestações espontâneas da nossa torcida em favor de Jefferson - sabidamente, o melhor goleiro do Brasil -, em razão da injustiça cometida por Dunga ao deixa-lo fora da última convocação da Seleção Brasileira. Vamos esperar e ver como os torcedores abraçarão o nosso Capitão.


Publicação do App LINEUP11
Sem querer correr riscos e preservando alguns titulares para a próxima fase, Gomes optou por poupar o lateral-direito Luis Ricardo, que sente dores na coxa direita, e o volante Bruno Silva, que continua com o tornozelo direito inchado. Além da dupla, o volante Aírton, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, também fica de fora fora.

A expectativa da torcida fica por conta da volta de Neilton ao time titular, já recuperado da lesão na coxa direita sofrida ainda na pré-temporada. O atacante vai iniciar uma partida pela primeira vez no ano depois do retorno gradual iniciado no jogo contra a Cabofriense, há duas semanas, quando entrou no segundo tempo e marcou, de pênalti, o gol da vitória no finalzinho da partida e de ter participado dos clássicos contra Fluminense e Vasco, sempre entrando na segunda etapa. E ainda, do meia-atacante Salgueiro que terá a chance de começar jogando depois de de ter sido utilizado apenas alguns minutos nos dois últimos confrontos. Ambos são tratados como titulares, fazem parte do projeto de time idealizado por Gomes e gozam do status de principais reforços da temporada até aqui.

O jogo válido pela última rodada da primeira fase do campeonato será disputado nesse domingo, às 16h, em São Januário, em razão do Estádio Elcy Resende de Mendonça, em Bacaxá, onde o time de Saquarema mandaria o jogo, ter sido reprovado em recentes vistorias da Federação.

Depois de disputar dois clássicos, contra Flu e Vasco, no prazo ínfimo de quatro dias e somar mais quatro pontos na tabela, o Botafogo, mesmo com um time alternativo, está preparado para enfrentar o Boavista com plenas condições de vencer a partida e passar à próxima fase com moral de líder e time de melhor campanha na competição.


Veja o que escrevemos no post que analisa a atual situação do time depois das modificações introduzidas por Gomes antes dos Clássicos: Botafogo ganha personalidade e equilíbrio após os ...


O Botafogo estreou no campeonato vencendo o Bangu por 2 a 0. Na sequência vieram a Portuguesa com vitória de 2 a 1, no finalzinho; o Macaé, quando vencemos por 1 a 0 com gol de pênalti; o Resende, a quem vencemos também pelo placar mínimo (1 a 0) e finalmente, a Cabofriense, por 2 a 1.

Depois dessa sequência de vitórias contra os pequenos, vencemos também o Fluminense no primeiro clássico do Alvinegro no Carioca. O placar de 2 a 0 construído ainda no 1º tempo foi modesto diante da superioridade do time de Gomes. Até o empate em 1 a 1 com o Vasco no fim de semana, éramos a única equipe do campeonato com 100% de aproveitamento.


Leia também essa reflexão após os jogos contra Flu e Vasco: Depois de se dar bem nos clássicos, Botafogo busca...


Tabela atualizada do Grupo B do Carioca
Com o início da 8a. rodada neste sábado, o Flamengo assumiu a liderança provisória do Grupo B ao vencer o Bangu por 3 a 1, em Volta Redonda, e atingir a mesma pontuação do Botafogo (19). A vantagem do time rubro-negro se deve ao saldo de gols (14/8).

América e Madureira, com 11 pontos, seguem firmes no G-4 com grandes chances de passarem pra próxima fase.

No mais, é torcer para um bom jogo dessa equipe alternativa para que possamos tirar dela, boas opções para a sequência do campeonato.

Do outro lado, defendendo as cores do adversário, poderemos ver um velho conhecido da torcida botafoguense: o técnico Rodrigo Beckham, ex-meia que defendeu o Alvinegro com destaque entre 1999-2002. Já o atacante Reinaldo, que jogou no clube em 2009, só fará sua estreia na próxima fase.


FICHA TÉCNICA
BOAVISTA X BOTAFOGO

Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 6 de março de 2016 (Domingo)
Horário: 16 horas
Árbitro: Lenilton Rodrigues Gomes Junior (RJ)
Assistentes: Ivan Silva Araújo (RJ) e Márcio Moreira de Queiróz (RJ)

BOAVISTA: Vinícius, Thiaguinho, Victor, Anderson Luiz e Davi; Douglas Pedroso, William Maranhão, Luan e Paulo Henrique; Romarinho e Leandrão
Técnico: Rodrigo Beckham

BOTAFOGO: Jéfferson, Diego, Emerson Silva, Renan Fonseca e Jean; Diérson, Fernandes, Gervasio Núñez e Juan Salgueiro; Neilton e Ribamar
Técnico: Ricardo Gomes


VEJA O JOGO COM A GENTE:

sexta-feira, 4 de março de 2016

Depois de se dar bem nos clássicos, Botafogo busca consolidar a liderança contra o Boa Vista no domingo





Arte do site PREMIERE
Depois de disputar dois clássicos no prazo ínfimo de quatro dias e se dar bem conquistando quatro pontos diante de Fu e Vasco, o Botafogo se prepara para encarar o Boa Vista movido por uma única motivação: consolidar a primeira posição no seu grupo e passar à próxima fase com moral de líder e time de melhor campanha na competição. 

O jogo será disputado em São Januário em razão do Estádio Elcy Resende de Mendonça, em Bacaxá, onde o time de Saquarema mandaria o jogo, ter sido reprovado em recentes vistorias da Federação. 



O Glorioso vem de um empate de 1 a 1 contra o Vasco, soma 19 pontos e mantem a ponta da tabela. Os clássicos em sequência e em curto espaço de tempo era o teste que faltava para o time remodelado de Gomes. E passamos no teste com louvor, quando as perspectivas eram as piores possíveis na visão dos analistas e grande parte dos torcedores. O Botafogo mostrou equilíbrio nos dois jogos e ganhou personalidade pra enfrentar os desafios da próxima fase.

De certa forma, os clássicos estaduais contra Flu e Vasco e os que virão a seguir na 2a. fase, serão os balizadores do potencial desse grupo para a sequência da temporada com as competições nacionais. 

Desde o jogo contra a Cabofriense, pela 5a. rodada, o time passou a jogar de maneira diferente em busca do esperado equilíbrio. Gomes passou a adotar um esquema com três volantes (que tem liberdade pra chegarem na frente), dois atacantes mais incisivos (que ajudam na primeira marcação) e um meia que flutua entre a 1a. linha de defesa (pra recompor com os volantes) e a área adversária, como se fosse um 3o. atacante. Jogando dessa forma, o Bota atropelou o Fluminense (2 a 0) fazendo a sua melhor exibição no campeonato e fez um jogo equilibrado contra o Vasco (1 a 1) conseguindo o empate mesmo tendo saído em desvantagem no placar.



Veja o que escrevemos no post que analisa a atual situação do time : Botafogo ganha personalidade e equilíbrio após os ...


Foi um resultado justo, num jogo entre os líderes da competição. O Vasco foi levemente superior no 1o. tempo, quando teve maior posse de bola, enquanto o Botafogo soube suportar a pressão e buscar o empate (que veio no final), mantendo a mesma organização e tranquilidade mostrada no jogo contra o Fluminense. Uma maturidade pouco provável a essa altura do campeonato, considerando a expressiva quantidade de jovens no time estreando na competição. Com o resultado, os cruzmaltinos seguem na ponta do Grupo A e os alvinegros na ponta do Grupo B, mas o Glorioso perdeu os 100% de aproveitamento que mantinha até estão.


Tabela atualizada do Grupo B do Carioca
O Botafogo estreou no campeonato com uma vitória sobre o Bangu e fez 2 a 0 sem encontrar dificuldades. Já contra a Portuguesa, a equipe não se houve bem e só confirmou a vitória (2 a 1) no finalzinho do jogo. 


O mesmo aconteceu na 3a. rodada, contra o Macaé. Fizemos um gol no começo do jogo (Gervasio de pênalti) e tivemos que contar com a estrela de Jefferson pra garantir o placar (1 a 0). 

Na 4a. rodada, vencemos o Resende em Volta Redonda por 1 a 0, com gol de Luis Henrique, e a história voltou a se repetir. Mesmo fazendo o gol no começo do jogo, o time não manteve o ritmo e dessa vez, além de Jefferson, tivemos que contar com as traves pra voltar com a vitória.


No quinto compromisso, às vésperas da semana dos clássicos, Ricardo Gomes inovou na escalação com um tripé de volantes. Em parte, a experiência do falso ferrolho deu certo mas Luis Henrique (que marcou o 1o. gol) continuou muito isolado lá na frente. A vitória por 2 a 1 foi justa apesar de ter vindo só no finalzinho com Neilton marcando de pênalti. Foi a primeira partida do atacante no campeonato. 


Depois dessa sequência de vitórias contra os pequenos, vencemos também o Fluminense no primeiro clássico do Alvinegro no Carioca. O placar de 2 a 0 construído ainda no 1º tempo foi modesto diante da superioridade do time de Gomes na etapa inicial. Foi a melhor exibição na temporada, o que serviu para amenizar a angústia do torcedor botafoguense que andava muito desconfiado da capacidade desse grupo.  





Infográfico da Gazeta Esportiva

Até o empate com o Vasco no fim de semana, éramos a única equipe do campeonato com 100% de aproveitamento. Agora o índice caiu para 90%, com seis vitórias e um empate nos sete jogos disputados.

O Bota continua líder do Grupo B com 19 pontos, três a mais do que o 2o. colocado, o Flamengo que tem 16. América e Madureira, com 11 pontos, seguem firmes no G-4 com grandes chances de passarem pra próxima fase.


O Botafogo está classificado, ainda invicto e encontra um adversário nas mesmas condições. O Boavista é vice-líder do Grupo A com 15 pontos, já tá garantido na próxima fase e ainda sem derrotas na tabela.

Para o jogo deste domingo
, Ricardo Gomes deve poupar a maioria dos titulares. Pelas experiencias que vem fazendo nos treinamentos da semana, apenas Jefferson e Ribamar devem continuar no time. Com isso, Neilton vai pro jogo assim como 
Salgueiro que deve ganhar a chance de começar jogando pela primeira vez.


A provável escalação deve contar com: Jefferson; Diego, Emerson Silva, Renan Fonseca e Jean; Fernandes, Diérson, Gervasio e Salgueiro; Neilton e Ribamar. 

No mais, é torcer para um bom jogo dessa equipe mista para que possamos tirar dela, boas opções para a sequência do campeonato.

VEJA O JOGO COM A GENTE:



quarta-feira, 2 de março de 2016

Botafogo ganha personalidade e equilíbrio após os clássicos graças ao trabalho de Ricardo Gomes





Arte do Lancenet
O Botafogo ganhou personalidade e se mostrou um time mais equilibrado na disputa dos clássicos contra o Fluminense - a quem venceu com facilidade por 2 a 0 - e o Vasco - com quem empatou em 1 a 1 após sair perdendo o 1o. tempo. E isso se deveu, essencialmente, ao esquema montado por Ricardo Gomes que promoveu mudanças na escalação justamente quando se temia o pior em razão do futebol pobre que a equipe vinha apresentando no Carioca nas cinco vitórias consecutivas conseguidas contra os pequenos. O time passou a jogar com uma linha de três volantes que saem pro jogo; dois atacantes e; um meia que flutua entre a 1a. linha de defesa e a área adversária como se fosse um 3o. atacante. Se não for isso, me corrijam nos comentários!

O Bota atropelou o Fluminense. O placar de 2 a 0 construído ainda no 1º tempo foi modesto diante da superioridade do time alvinegro na etapa inicial. Gomes inovou na escalação, mandando a campo uma dupla de atacantes formada pelos jovens Ribamar (20 anos) e Luis Henrique (19 anos); uma dupla de zaga, até então inédita na temporada, formada por Joel Carli e Emerson da base; e mantendo o tripé de volantes lançado no jogo anterior, contra a Cabofriense. Essa ousadia do treinador alvinegro foi o bastante pra anular o time tricolor que, pressionado em seu próprio campo desde o primeiro minuto de jogo, não esboçou reação.


* Sobre a nova dupla de zagueiros e a postura do time nos clássicos, falou o goleiro Jefferson hoje: O goleiro elogiou a postura do Botafogo, de começar a morder na marcação lá no ataque, e elogiou a dupla Carli e Emerson, autor do gol de falta no empate por 1 a 1 com o Vasco, em São Januário. - Até a gente se emocionou. É um garoto que vem conquistando espaço no time, o Ricardo (Gomes) acreditou sempre no trabalho dele. Não somente pelo gol, que foi a cereja do bolo, mas pelas atuações que vem tendo. Ele nem conseguiu dormir, ficou lá chorando, mas faz parte do momento do garoto. Importante até a própria liderança do Carli. Deixou bem claro que é um cara que fala bastante, orienta, independentemente se fala português ou não.

Os clássicos em sequência e em curto espaço de tempo (um na quarta e outro no domingo) era o teste que faltava para o time remodelado de Gomes. E passamos no teste com louvor, quando as perspectivas eram as piores possíveis pelo porte dos adversários: O Flu com seu forte elenco e o Vasco por ser um time mais bem ajustado.

Fizemos, contra o Flu, a melhor exibição na temporada, o que serviu para amenizar a angústia do torcedor botafoguense que andava (e ainda anda) muito desconfiado do grupo. A vitória do Bota foi tão convincente (apesar do placar curto de 2 a 0) que derrubou o já combalido treinador Eduardo Batista, demitido ainda no vestiário.

O Botafogo dominou todo o primeiro tempo. Mais organizados em campo, abriu o placar com um gol de Gegê aos 10 minutos de jogo e fechou com Ribamar aos 23 minutos, que marcou o seu primeiro gol como profissional com a  camisa do clube. Na etapa final, o time das Laranjeiras veio com algumas modificações, teve mais posse de bola mas pouco incomodou o goleiro Jefferson. Com boa marcação e mostrando tranquilidade, os botafoguenses administraram o resultado e saíram com uma merecida vitória no final.


Veja o que escrevemos no post de pré-jogo: Blog do Felipaodf: Botafogo bate o Tricolor com nó tático de Ricardo ...


Entenda as nuances táticas da partida na análise do companheiro @FogoTatico em: https://fogotatico.wordpress.com/2016/02/26/2345meia78/ …



Arte do Botafogo Oficial
Contra o Vasco, que liderava o Grupo A com 17 pontos e jogava em seus domínios, o negócio foi mais difícil. Com os dois times já classificados para a próxima fase, espera-se um jogo mais solto e descompromissado das equipes e até com muitos gols. Essa era a nossa perspectiva para o clássico dos "aliados", e o que aconteceu não ficou muito longe disso.

O placar foi magro mas sobrou emoção com bola na trave do Botafogo num tirambaço de Nenê, sassaricos de Riascos pelo lado esquerdo da nossa defesa, Ribamar perdendo gol diante de Martín Silva e Neilton e Salgueiro entrando pra colocar fogo no jogo.

Oportunista e numa noite mais inspirada do que o normal, Riascos deixou o dele aos 15 minutos do segundo tempo numa falha individual do lateral Diogo Barbosa que lembrou Carleto na tentativa de interceptação de um lançamento para Éder Luiz nas suas costas. O atacante vascaíno, que veio do banco para dar mais fôlego ao seu time, cruzou rasteiro para o meio da área onde achou Riascos que empurrou para as redes.

O empate alvinegro veio no fim, aos 41 minutos, em falta cobrada por Emerson. Lembrando o antigo zagueiro Juninho, o jovem zagueiro mandou um petardo certeiro no ângulo superior direito do gol vascaíno que o goleiro Martin Silva está procurando a bola até agora. Foi o primeiro gol do novo Canhão de General Severiano como profissional, lembrando que Emerson costumava marcar também nos jogos que fez na base.

Era o empate justo num jogo entre os líderes da competição. O Vasco foi levemente superior e teve maior posse de bola (principalmente no 1o. tempo) mas o Botafogo soube suportar a pressão e buscar o empate (que veio no final) com a mesma organização e tranquilidade mostrada no jogo contra o Fluminense. A isso se dá o nome de maturidade.


Golaço de Emerson de falta - Vasco 1 x 1 Botafogo - Campeonato Carioca 2016




Nos minutos finais, já com Neilton e Salgueiro em campo e as modificações feitos por Jorginho no time do Vasco, o jogo, que era morno, voltou a ficar movimentado e aberto com as duas equipes buscando do gol da vitória que acabou não saindo. Com o resultado, os cruzmaltinos seguem na ponta do Grupo A e os alvinegros na ponta do Grupo B, mas o Glorioso perdeu os 100% de aproveitamento.

Vamos em frente, lutar pra manter a liderança nas últimas rodadas.


Por @felipaodf/Botafogodeprimeira.com

domingo, 28 de fevereiro de 2016

JOGOS AO VIVO: BOTAFOGO X VASCO e RODADA COMPLETA



Programação de hoje: 

Os canais mostram a programação normal e os jogos anunciados só entram próximo do seu início.

1. Clique no link dos canais.
2. Feche as janelas de propaganda clicando no [X] e assista.
3. Se estiver no horário do jogo e na programação constar AGUARDE, clique em Atualizar Programação.

4. Se o canal pausar, reinicie a página.

*Mantenha seu anti-virus atualizado, pois os canais de futebol grátis geralmente são mais vulneráveis a ataques. 

Baixe agora o App BotafogoDePrimeira para seu celular e fique por dentro das últimas notícias do Fogão, sem custos, em: http://app.vc/botafogodeprimeira?


 Link alternativo


http://felipaodf.blogspot.com.br/p/blog-page_8.html














Por @Felipaodf/Botafogodeprimeira.com

Classificados para a próxima fase, Botafogo e Vasco fazem um clássico de líderes





Arte do site PREMIERE
Vasco e Botafogo se enfrentam neste domingo em São Januário (19hs) num clássico entre os líderes da competição. As duas equipes tem as melhores campanhas até o momento, lideram seus respectivos grupos e estão antecipadamente classificados para a próxima fase. 

Os Cruzmaltinos tem a melhor campanha do Grupo A, com 17 pontos (5 vitórias e 1 empate) e os Alvinegros, do Grupo B com 18 pontos (6 vitórias em 6 jogos). Pelo regulamento, apenas os quatro primeiros colocados de cada grupo avançam para a segunda fase e seguem na luta pelo título. Os demais, brigam entre si para se livrarem do fantasma do rebaixamento.

Esse é o último clássico da fase de classificação do Campeonato Carioca e o segundo de cada uma das equipes. No primeiro, o Vasco venceu o Flamengo por 1 a 0 em jogo válido pela 4a. rodada e o Botafogo venceu o Fluminense por 2 a 0 na quarta-feira passada, em jogo válida pela 6a. rodada. 


Enquanto o Vasco não passou de um empate contra a Friburguense (2 a 2) na última rodada, o Botafogo vem de uma boa vitória sobre o Fluminense (2 a 0) que lhe deu moral pra sequência do campeonato quando a competição entra numa fase mais decisiva. Nessa fase de classificação, chegar em primeiro não confere nenhum tipo de vantagem para a próxima fase.

A vitória no primeiro clássico do ano fez com que a torcida alvinegra começasse a enxergar uma luz no fim do túnel depois de longo tempo. Mesmo com as cinco vitórias consecutivas sobre os chamados "pequenos", o Glorioso não estava convencendo seus torcedores em razão do baixo rendimento técnico apresentado até aqui. Com a vitória sobre o Flu, a coisa melhorou um pouco e a esperança se renova com a possibilidade de fazermos uma campanha regular nas competições nacionais que vem por aí - Brasileirão e CdoBDe certa forma, os clássicos estaduais contra Flu e Vasco e os que virão a seguir na 2a. fase da competição, serão os balizadores do potencial desse grupo para a sequência da temporada. 



Tabela atualizada do Grupo B do Carioca
O Botafogo estreou no campeonato com uma vitória sobre o Bangu por por 2 a 0, sem encontrar dificuldades. Já contra a Portuguesa, a equipe não se houve bem e só confirmou a vitória (2 a 1) no finalzinho do jogo com gol do estreante Lizio. 



O mesmo aconteceu na 3a. rodada, contra o Macaé. Fizemos um gol no começo do jogo, com Gervasio Nuñez de pênalti, e tivemos que contar com a estrela de Jefferson pra garantir o placar de 1 a 0. 

Na 4a. rodada, vencemos o Resende em Volta Redonda por 1 a 0, com gol de Luis Henrique, e a história voltou a se repetir. Mesmo fazendo o gol no começo do jogo como em outras ocasiões nesse Carioca, o Botafogo não manteve o ritmo de jogo e dessa vez, além de Jefferson, tivemos que contar com as traves pra voltar de lá com a vitória.

No quinto compromisso, às vésperas da semana dos Clássicos, Ricardo Gomes inovou na escalação e veio pro jogo com um tripé de volantes. Em parte, a experiência do falso ferrolho deu certo mas Luis Henrique, que abriu o placar aos 21'/1o.T, continuou muito isolado lá na frente. A vitória por 2 a 1 foi justa apesar de ter vindo só no finalzinho com o gol marcado por Neilton de pênalti. Foi a primeira partida do atacante no campeonato. 

Depois dessa sequência de vitórias contra os pequenos, vencemos também o Fluminense no primeiro clássico do Alvinegro no Carioca. O placar de 2 a 0 construído ainda no 1º tempo foi modesto diante da superioridade do time de Ricardo Gomes na etapa inicial. 

O treinador surpreendeu a torcida e o adversário ao mandar à campo uma dupla de atacantes vindos da base - Luis Henrique e Ribamar. Com a manutenção do tripé de volantes e uma zaga inédita formada por Joel Carli e o jovem Emerson, Gomes conseguiu dar ao time, o equilíbrio que todos esperavam e o Botafogo superou o rival com tranquilidade.  

Foi a melhor exibição do time na temporada, o que serviu para amenizar a angústia do torcedor botafoguense que andava (e ainda anda) muito desconfiado da capacidade desse grupo.  

Veja o que escrevemos sobre essa importante vitória e porquê ela vei mais fácil do que se esperava: Botafogo bate o Tricolor com nó tático de Ricardo ...

Méritos totais para Ricardo Gomes que, apesar de ser um dos mais cornetados do grupo (já na escalação a galera cai em cima nas redes sociais), vai montando um time organizado e aguerrido mesmo tendo um elenco modesto nas mãos. Um time que dá sinais de que pode encarar um rival de frente e vencer jogando um bom futebol. Ganhar um clássico é sempre bom: alivia o sofrimento da torcida e dá confiança aos jogadores. Só não pode trazer uma tranquilidade excessiva aos nossos dirigentes para que não retardem ainda mais as prometidas contratações. 

O Botafogo dominou o primeiro tempo, abriu o placar com gol de Gegê (10') e fechou com o gol do jovem Ribamar (23'), o primeiro dele como profissional. O Fluminense melhorou na etapa final mas pouco incomodou o goleiro Jefferson. Com boa marcação, os botafoguenses administraram o resultado construído no começo do jogo e saíram com uma merecida vitória no final.


Para entender como o time do Bota se comportou taticamente nesse jogo, veja a análise do botafoguense @FogoTatico em https://fogotatico.wordpress.com/2016/02/26/2345meia78/ …




Infográfico da Gazeta Esportiva
A única equipe do campeonato com 100% de aproveitamento - seis vitórias em seis jogos disputados -, o Bota lidera o Grupo B com 18 pontos, cinco a mais do que o 2o. colocado, o Flamengo que tem 13.Madureira (11) que já jogou na rodada e América (7) que joga no domingo, ocupam o terceiro e quarto lugares do grupo e ainda lutam para passarem pra próxima fase.  

Para o jogo deste domingo
, Ricardo Gomes deve repetir o time que venceu o Flu com uma única modificação. Neilton, já melhor condicionado, deve começar o jogo com Luis Henrique deixando o time. 


Renan Fonseca, já recuperado de um desconforto na coxa que o tirou do jogo contra o Fluminense, está à disposição mas deve aguardar no banco a chance de voltar à equipe já que Carli e Emerson Santos (da base) fizeram uma boa dupla no clássico.



Salgueiro deve ficar no banco como 
opção contra o Vasco
Quanto ao meia-atacante Salgueiro, que estreou contra o Fluminense entrando no final do jogo e quase deixa o seu num chute potente por cima da trave, deve entrar no segundo tempo se as condições do jogo estiverem tranquilas e favoráveis. 

No mais, é torcer para um bom jogo. Que as duas equipes busquem a vitória o tempo todo e só o Botafogo consiga, mantendo os 100% de aproveitamento em jogos oficiais.

Com os dois times já classificados para a próxima fase, espera-se um jogo mais solto e descompromissado, possivelmente com muitos gols. Vamos aguardar a confirmação das escalações e ver no que vai dar.


FICHA TÉCNICA DO JOGO:


VASCO X BOTAFOGO

Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 28 de fevereiro de 2016 (Domingo)
Horário: 19 horas (de Brasília)
Árbitro: Mauricio Machado Coelho Junior (RJ)
Assistentes: Wagner de Almeida Santos (RJ) e Daniel do Espírito Santo Parro (RJ)

VASCO: Martin Silva, Madson, Luan, Rodrigo (Rafael Vaz) e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Julio dos Santos, Andrezinho e Nenê; Jorge Henriqe e Duvir Riascos

Técnico: Jorginho

BOTAFOGO: Jéfferson, Luis Ricardo, Joel Carli, Emerson Santos e Diogo Barbosa; Aírton, Bruno Silva, Rodrigo Lindoso e Gegê; Neilton (Luis Henrique) e Ribamar
Técnico: Ricardo Gomes

VEJA O JOGO COM A GENTE: