sábado, 6 de abril de 2013

Parabéns, Sebastião Leônidas!


Parabéns Seu Léo, uma vida inteira dedicada ao Fogão!




O Botafogo publicou nas redes, uma homenagem ao ex-zagueiro Sebastião Leônidas, ídolo como jogador e treinador do Glorioso, e agora, observador técnico das divisões de base do clube, parabenizando-o pela passagem de seu aniversário. 

Com uma vida dedicada ao FOGÃO, Sebastião Leônidas conquistou o Bicampeonato Carioca (1967 e 1968) e o Campeonato Brasileiro de 1968. Aos 75 anos, "Seu Léo", como é conhecido carinhosamente, é a prova viva de amor, reverência e compromisso com o clube da estrela solitária, conclui a nota.

Vamos CURTIR e homenagear nosso eterno ZAGUEIRÃO!


Botafogo no Maracanã em 1968: em pé vemos Moreira, Cao, Zé Carlos, Sebastião Leônidas, Valtencir e Carlos Roberto. Agachados estão Rogério, Gérson, Roberto Miranda, Jairzinho e Paulo Cezar Caju
Conheça um pouco mais da trajetória de Leônidas nessa pequena biografia do Zagueirão registrada no site "Que fim levou", do jornalista Milton Neves, escrita por Marcelo Rozenberg:

Sebastião Leônidas, o ex-zagueiro Leônidas que fez sucesso no Botafogo da década de 1960, é capixaba de Jerônimo Monteiro. Hoje, é coordenador da base do Glorioso. 

Nascido em 06 de abril de 1938, foi bicampeão carioca pelo Fogão em 1967 e 68, além de ter conquistado a Taça Brasil de 1968 com o clube de estrela solitária. Após parar com a bola, tornou-se treinador.

Dirigiu o Botafogo na campanha do vice-campeonato brasileiro de 1972. Também comandou América de Natal, Galícia, Rio Branco (ES), Ceará e Volta Redonda. Atualmente reside no Rio de Janeiro. Casado, tem uma filha e um neto.

Sua carreira teve início no América de Minas Gerais, onde conquistou o Campeonato Mineiro de 1957. No final dos anos 50, se transferiu para outro América, o do Rio de Janeiro. Lá, foi campeão carioca no ano de 1960.

Passou também pela Seleção Brasileira. Leônidas, no início dos anos 60, já sabia como fazer a linha de impedimento que o mundo pensa ter sido inventada por Rinus Michels, grande ex-treinador da Holanda na Copa de 74 na Alemanha. Quem garante isso é nada mais nada menos que Zagallo, um dos homens que mais conhecem futebol no planeta.

O ex-zagueiro quase disputou uma Copa do Mundo. Foi cortado do Mundial de 1970 devido a uma contusão dias antes do embarque para o México. Na época, tinha grandes chances de ter sido escalado como titular por Zagallo.

Considerado um dos maiores zagueiros de sua época, foi um dos pioneiros em fazer linha de impedimento, também foi convocado pelo técnico Zagallo para Copa do Mundo de 1970, porém uma contusão tirou o jogador dias antes do embarque para o México.

Sempre é bom lembrar - até para que os jovens torcedores conheçam a história do Glorioso, que Leônidas esteve presente no famoso jogo da "Selefogo" de 1968, onde a Seleção Brasileira jogou com oito titulares que jogavam no Botafogo e goleou a Argentina por 4 a 1 e também, no famoso jogo Botafogo 6 x 0 Flamengo, em 15/11/1972.

Títulos

Como jogador

Campeonato Mineiro: 1957, America-RJ
Campeonato Carioca: 1960, Botafogo
Troféu Triangular de Caracas: 1967, 1968 e 1970
Torneio Hexagonal do México de 1968
x Torneio Roberto Gomes Pedrosa: 1966
Taça Brasil: 1968
Campeonato Carioca: 1967 e 1968
Taça Guanabara: 1967 e 1968
Torneio Início do Rio de Janeiro: 1967

Como Treinador do Botafogo

Torneio Início do Campeonato Carioca: 1977
Torneio Octávio Pinto Guimarães: 1983
Campeonato Carioca de Juniores: 1998

Pesquisa e montagem Felipaodf/Botafogodeprimeira.com

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Você gostaria de ver jogadores alvinegros defendendo a Seleção?


Hoje tem seleção brasileira em campo contra a Bolívia! 



Jefferson e Dória foram convocados para o amistoso
 contra a Bolívia, em Santa Cruz de La Sierra

O amistoso está marcado para as 16h30, na cidade de Santa Cruz de la Sierra. 

Parte da renda do jogo será destinada à família do jovem boliviano Kevin Spada, que morreu após ser atingido por um sinalizador, no confronto entre Corinthians e San José, válido pela Taça Libertadores deste ano.

No Botafogo, os principais cotados para integrar a equipe eram Jefferson, Lucas e Fellype Gabriel que já haviam servido à Seleção de Mano Menezes, no ano passado. Mas as expectativas não se confirmaram e, dos cotados, apenas Jefferson emplacou.

Dos 17 atletas chamados pelo técnico Felipão para a partida, quatro são estreantes na equipe principal: Dória (zagueiro do Botafogo); Douglas Santos (lateral do Náutico); Matheus Vidotto (goleiro do Corinthians) e Leandro (atacante do Palmeiras). Todos os convocados atuam no Brasil.

Essa partida será a penúltima antes da convocação final para a Copa das Confederações, que acontecerá entre os dias 15 e 30 de junho, no Brasil.

Luiz Felipe Scolari terá que convocar atletas
 que
atuam no Brasil (Foto: Agência EFE)
Os convocados estão envolvidos nas disputas dos campeonatos estaduais, Copa do Brasil e Libertadores e terão uma derradeira oportunidade de serem observados pelo treinador.

Já na convocação para a disputa da Copa das Confederações, a Seleção se apresenta em 27/5 e pode desfalcar os clubes em até quatro rodadas do Brasileirão. O treinador receberá os convocados para a fase inicial de preparação, um dia depois da abertura do campeonato. 

Nessa primeira fase, a ser cumprida no no Rio de Janeiro, estava previsto um treinamento no Engenhão, quando seria inaugurada a estátua em homenagem a Zagallo. Com a interdição do estádio na última semana, a programação deverá ser alterada.

A tabela do Brasileirão tem uma pausa para a disputa da Copa das Confederações, mas não leva em conta o período de treinamentos da Seleção. Depois da quinta rodada, em 9 de junho, a competição só retorna no dia 7 de julho, com direito a dois clássicos estaduais: Botafogo x Fluminense e São Paulo x Santos.

Jefferson tem grandes possibilidades de figurar na lista da Copa das Confederações. Com as possibilidades dos convocados ficarem ausentes da disputa de jogos importantes nas competições nacionais, você gostaria de ver jogadores alvinegros defendendo a Seleção em plena disputa do Brasileirão e Copa do Brasil?

Por Felipaodf/Botafogodeprimeira.com

Tranquilo, Bota despacha o Vasco


Botafogo despacha o Vasco novamente, dessa vez, com facilidade



Depois de um primeiro tempo sem muita emoção, até pelas condições ruins do gramado - muito prejudicado pelo temporal que caiu antes do jogo, o Botafogo deslanchou na etapa complementar e aplicou uma goleada de 3 a 0 sobre o Vasco, sem apelação.

O Bota voltou para o segundo tempo com as peças mais bem ajustadas em campo corrigindo pequenos problemas de posicionamento apresentados no primeiro tempo. Com isso, ampliou o domínio que já vinha exercendo sobre o confuso time cruz-maltino e fez três gols em sequência, até com certa facilidade. Deu a impressão de que se forçasse mais o jogo após a expulsão do goleiro vascaíno, aplicaria uma sonora goleada tal a fragilidade do adversário, agora, fora da disputa de maneira definitiva.

Bruno Mendes, que entrou na vaga de Seedorf - suspenso, não marcou mas teve uma participação efetiva em três lances decisivos da partida que resultaram em dois gols e na expulsão do goleiro Alessandro, do Vasco.

Rafael Marques abriu o placar aos 8 minutos, aproveitando rebote do goleiro adversário após um desvio de cabeça de Bruno Mendes em cobrança de escanteio. Foi o segundo gol de Rafael com a camisa do Botafogo desde que chegou ao clube, no segundo semestre do ano passado.

Lodeiro ampliou a vantagem aos 13 minutos, marcando o segundo gol da partida num belo chute da entrada da área, aproveitando outro rebote de Alessandro que não conseguiu cortar o cruzamento de Julio Cesar pela esquerda.

O esforçado Fellype Gabriel fechou o placar aos 28 minutos, aproveitando a sobra de  uma tentativa de B. Mendes arrematar em gol.

Veja os lances:


Botafogo goleia o Vasco com direito a gol de Rafael Marques


Para Oswaldo, posicionamento de Fellype Gabriel mudou o jogo



Por Felipaodf/Botafogodeprimeira.com

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Hoje tem Botafogo, o Glorioso



Botafogo quer a vitória para deixar o adversário Cruz-Maltino cada vez mais longe de uma vaga nas semifinais da Taça Rio


Hoje tem Botafogo, o Glorioso, contra o Vasco, em Volta Redonda. Soa meio estranho, mas é isso mesmo. O clássico do returno entre alvinegros e cruz-maltinos será disputado fora do Rio.

Com o fechamento do Engenhão e a falta de acordo entre os dois clubes para jogar em São Januário, o jogo que seria no domingo foi transferido para hoje, no Raulino de Oliveira, na Cidade do aço.

Há dez dias sem jogar por causa dessa confusão o Bota volta a campo com expectativas de conseguir mais uma vitória no campeonato e buscar a encaminhar a classificação para a disputa de vaga nas semifinais da Taça Rio.

A torcida está com saudades e ansiosa pra rever o time que vem modificado em relação aos últimos jogos. O meia Seedorf, destaque desse começo de temporada, cumpre suspensão automática pela confusa expulsão no jogo diante do Madureira. Com isso, o treinador Osvaldo optou por reconduzir o atacante Bruno Mendes ao time titular ao lado de Rafael Marques que vai atuar na sua verdadeira posição, mais recuado. Essas mudanças geram preocupação tanto pela perda técnica com a ausência de Seedorf, como pela modificação tática que altera a forma do time atuar.

O Alvinegro ganhou a Taça Guanabara e está em situação confortável na Taça Rio. O time vem de duas vitórias em dois jogos e quer completar a terceira, no jogo de hoje. O adversário anda mal das pernas e não se acerta desde que foi derrotado pelo próprio Botafogo na decisão do turno. Os riscos de ficar de fora da classificação nessa fase de grupo é de quase 100%.

As equipes entram em campo às 19h30. O Bota vai para o jogo com: Jefferson, Lucas, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Fellype Gabriel, Lodeiro; Rafael Marques e Bruno Mendes.

Vamos estar aqui torcendo por mais uma vitória do Fogão!


Por Felipaodf/Botafogodeprimeira.com

terça-feira, 2 de abril de 2013

Parabéns, Rodolfo Fischer


Quem lembra dele?



O Botafogo Oficial lembrou e publicou nas redes sociais uma homenagem ao El Lobo - não confundir com o El Loco.

Veja a mensagem original: 

PARABÉNS! Hoje é aniversário do Fischer, atacante argentino que se destacou no FOGÃO na década de 70 e completa 69 anos! Cada CURTIR é um parabéns para ele! 

Na publicação, o argentino aparece ao lado de Jairzinho, o Furacão da Copa, com quem formava o ataque alvinegro da época.

Rodolfo José Fischer, mais conhecido como El Lobo, é um ex-jogador argentino que atuava como atacante. Revelado pelo San Lorenzo, alto e excelente cabeceador, marcou história no clube, se sagrando bicampeão argentino e ainda artilheiro numa edição. 

Contratado pelo Botafogo em 1972, permaneceu no alvinegro até 1975, se destacando no ataque do Fogão. Se transferiu para o Vitória em 1976, onde ficou apenas uma temporada, o bastante para se destacar em terras baianas, marcando 31 gols em 41 jogos.

Veja uma pequena biografia do jogador publicada na coluna "Que fim levou" do jornalista Milton Neves:

Fischer
Ex-atacante do Botafogo, San Lorenzo e Vitória da Bahia

Rodolfo José Fischer, o grande atacante Fischer que brilhou com a camisa do Botafogo na década de 1970, é argentino. Nasceu no dia 02 de abril em Oberá. 

Começou a carreira em 1965 no San Lorenzo. No Fogão, permaneceu entre 1972 e 1976, transferindo-se depois para San Lorenzo novamente, Vitória da Bahia, Sarmiento da Argentina e Belgrano, também de seu país natal, onde encerrou a carreira. Também defendeu a seleção argentina entre o final da década de 1960 e o início da década seguinte em quase 40 jogos. Atualmente está aposentando e residindo em uma fazenda no interior da Argentina.

Conhecido como "El Lobo" pela sua vontade de vencer, tinha grande facilidade para cabecear por conta de sua estatura elevada. 

Seu principal momento no futebol brasileiro aconteceu no dia 15 de novembro de 1972, quando marcou dois gols de uma goleada do Botafogo sobre o Flamengo por 6 a 0 pelo Campeonato Brasileiro. (Por Marcelo Rozenberg)

Parabéns, El Lobo Fischer!

Por Felipaodf/Botafogodeprimeira.com

Que venha o Vasco


Botafogo quer a vitória na quarta-feira para deixar o adversário Cruz-Maltino cada vez mais longe de uma vaga nas semifinais da Taça Rio



Com a confusão na tabela de jogos após a interdição do Engenhão, o Botafogo teve que ajustar sua programação de treinamentos para se adaptar a nova situação.

O clássico contra o Vasco, programado para o domingo passado no Engenhão, será jogado nessa quarta-feira à noite, em Volta Redonda.

Isso tudo mexeu também com as possibilidades de formação da equipe para os jogos remarcados contra Friburguense e Vasco. Com a remontagem da tabela, Seedorf que cumpriria suspensão automática contra o time serrano terá que fazê-lo contra os cruz-maltinos.

A dúvida do técnico Oswaldo era escolher o substituto de Seedorf: optar por um meia clássico ou mudar o esquema com a escalação de dois atacantes. A escolha foi pela segunda opção: lançar Bruno Mendes como atacante mais avançado e recuar Rafael Marques para ocupar os espaços próximo à área numa espécie de 4-4-2 flutuante.

O Botafogo ganhou a Taça Guanabara e está em situação confortável na Taça Rio. O time vem de duas vitórias em dois jogos e quer completar a terceira, em cima do Vasco. O adversário anda mal das pernas e não se acerta desde que foi derrotado pelo próprio Botafogo na decisão do turno. Os riscos de ficar de fora da classificação na fase de grupo, aumenta a cada partida.

Nesse longo período sem jogos, o time alvinegro aproveitou para corrigir alguns problemas de marcação que proporcionaram muitos contra-ataques aos adversários em jogos passados. Segundo o volante Gabriel, com os treinamentos da semana, a marcação ficou melhor definida e a possibilidade de levar gols nesse tipo de jogadas está minimizada.

O time está confirmado com dois atacantes. Segundo o treinador, Bruno Mendes e Rafael Marques, têm condições de fazer um grande jogo contra o Vasco.

- O Bruno é um jogador jovem, que viveu um momento excelente no ano passado. Ele está se empenhando nos treinamentos. O Rafael iniciou os últimos jogos e vem melhorando. Tem muita mobilidade, participa bem dentro e fora da área, organiza. Essa será a função dele.



Oswaldo prega respeito ao Vasco e garante não mudar esquema



Veja a provável escalação do Fogão para o clássico: Jefferson, Lucas, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Fellype Gabriel, Lodeiro; Rafael Marques e Bruno Mendes.

Vamos aguardar o jogo e conferir como o time se comporta sem a presença de Seedorf e com a marcação, supostamente, mais ajustada.

Por Felipaodf/Botafogodeprimeira.com

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Parabéns, Seedorf


Seedorf, o camisa 10 do Botafogo, completa hoje 37 anos de títulos e glórias



Clarence Seedorf chegou ao Botafogo em agosto do ano passado e desde então, vem se destacando nos jogos que disputou. 

Nessa curta trajetória o meia se revelou um líder dentro e fora do campo, se transformou no principal articulador da equipe e personagem de destaque do futebol no país, imagem construída ainda no Campeonato Brasileiro do ano passado.  

Começando 2013, o nosso camisa 10 voltou ao time aos poucos após uma preparação especial e vem mantendo os níveis de atuação, sendo o destaque do time também no Campeonato Carioca.

Comandou o time nas vitórias marcantes contra o Fla, fase de grupos, e na final da Taça Guanabara, contra o Vasco. Foi a primeira conquista de Seedorf em campos brasileiros defendendo a gloriosa 10 do Fogão. Houve muita festa na arena com gritos de amor ao Botafogo ecoando por todos os lados, como nos bons e velhos tempos!

Veja o gol do título com passe magistral de Seedorf, no começo da jogada


Com a conquista do turno e a Taça Guanabara na mão, o Bota segue sua trajetória de sucesso no segundo turno com duas vitórias em dois jogos. Com o fechamento do Engenhão a tabela foi alterada e o próximo compromisso do time será contra o Vasco, quarta-feira, em Volta Redonda.

O meia vai ficar de fora, cumprindo um jogo de suspensão automática após a confusa expulsão contra o Madureira. Ele continua treinado em separado, já que sente um desconforto muscular e aguarda, com tranquilidade, o dia do julgamento.

Seedorf completa 37 anos de vida com momentos marcantes no Botafogo

Parabéns Seedorf, e vida longa no Botafogo!

Por Felipaodf/Botafogodeprimeira.com