sexta-feira, 24 de julho de 2015

Botafogo arma ferrolho para enfrentar o Bahia em Salvador




BotafogoOficial
Depois de vencer o Náutico em casa na semana passada e recuperar a liderança da competição, o Botafogo vai a Salvador encarar o Bahia neste sábado (16h30), num daqueles jogos com cara de decisão de campeonato. 

O duelo coloca frente à frente dois dos mais tradicionais adversários da Série B. São clubes da elite que já viveram momentos de glória como campeões nacionais, de grande apelo popular e que, momentaneamente, estão jogando a segunda divisão. 

Desde o começo da competição, Botafogo e Bahia são apontados como candidatos ao título e ambas vem confirmando as expectativas. Tanto é verdade que, passado pouco mais de um terço da competição - 14a. rodada de 38 previstas, o confronto de hoje é uma disputa direta por posições no G-4. Enquanto o alvinegro ocupa a liderança com 27 pontos, o tricolor baiano está na 4a. posição, com 24. O Vitória (26) e o América-MG (24) completam o grupo de elite, seguidos de perto por Náutico (24) e Paysandu (23) que, igualmente, fazem excelentes campanhas até aqui.

Confira a posição de cada time e os próximos jogos na tabela do link: http://felipaodf.blogspot.com.br/p/carregando-tabela-do-brasileirao_21.html

O Botafogo vive um momento de intensas mudanças após a demissão de René Simões. Com a vacância do cargo, o então auxiliar-técnico Jair Ventura assumiu o posto como interino. Logo de cara, recebeu a missão de vencer o Náutico e colocar água fria na fervura em que se encontrava o clube. E o Jair - filho do Furacão Jairzinho, ídolo do clube - não só venceu o jogo como convenceu à beira do campo.

Veja o nosso post de pré-jogo e entenda como estava a situação do Botafogo depois de mais eliminação traumática da Copa do Brasil:  Blog do Felipaodf: Juntando os cacos 

Ao montar o time para compromisso contra os pernambucanos, Jair Ventura ousou na escalação. Com poucas opções e sem medo de ser feliz, colocou em campo uma equipe recheada de garotos oriundos da base que, com o apoio da torcida, fizeram um jogo equilibrado contra o Timbu.

Com a presença do lateral Jean pela esquerda, Diérson, Fernandes, Gegê e Octávio pelo meio, além de Luis Henrique lá na frente, o time ficou mais combativo e mostrou agilidade na transição do meio para o ataque, maior problema das últimas equipes escaladas por René cujo desempenho entrara em vertiginoso declínio semanas antes da demissão.

Mas as boas investidas de Rodrigo Pimpão (que já deixou o clube) pela esquerda e as tentativas de finalizações de Gegê e Luis Henrique no primeiro tempo não foram suficientes para o time sair com vantagem no placar, o que preocupava a torcida que foi ao Nilton Santos - os mesmos 7,7 mil pagantes de sempre. Esperava-se um público bem melhor já que as condições de horário e preços eram favoráveis.

Precisávamos de um algo mais no segundo tempo pra sairmos com a vitória. Foi quando Jair resolveu mexer no time e surpreender o adversário que, a essa altura, parecia bem à vontade no jogo. Com as entradas do lateral Diego (26'/2ºT) no lugar de Fernandes e de Sassá no de Otávio, Luis Ricardo foi deslocado para o meio o que trouxe um toque extra de talento na criação das jogadas. Em seguida, Lulinha (29'/2ºT) entrou no lugar de Pimpão e o fogo do time acendeu de vez. Logo o meia-atacante abriu o placar escorando a bola em uma linda jogada coletiva iniciada por Sassá que o goleiro Julio Cesar rebateu. O Timbu ainda tentou o empate e quase conseguiu no finalzinho mas o jogo terminou com a vitória (1 a 0) do Fogão com a torcida respirou aliviada.

O Fogão já está em Salvador (BotafogoOficial)
Já com técnico escolhido - Ricardo Gomes acertou com o clube e assume o comando do time após o jogo contra o Criciuma, no Niltão, na próxima terça-feira - e com os novos volantes e reforços uruguaios apresentados, as coisas começam a voltar aos trilhos no Glorioso. O time teve uma boa semana de treinamentos e está confiante num bom resultado mesmo jogando na Fonte Nova onde o adversário tem 100% de aproveitamento.

Sem poder contar com Carleto suspenso, Renan, Camacho, Andreazzi, Elvis, Pedro Rosa e Roger machucados e em fase de transição, mas com a volta de Arão que ficou fora do último jogo, o técnico testou algumas variações pelo meio e Lulinha pode ganhar uma nova oportunidade no time titular com Sassá ficando como opção no banco.

Parece que a estratégia é trancar o time, congestionar o meio numa espécie de ferrolho e sair nos contra-ataques com Luis Henrique isolado na frente. Mesmo não confirmando a equipe, Jair deve mandar a campo a seguinte formação: Jefferson, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Diego Giaretta, Jean; Diérson, Willian Arão, Fernandes e Gegê; Lulinha (Otávio) e Luis Henrique.

Boa sorte Fogão e vamos pro jogo...