sábado, 3 de junho de 2017

Com desfalques importantes, Botafogo encara o Flamengo em Volta Redonda pelo Brasileirão





Pra cima deles, FOGO! Amanhã é dia! #VamosGanharFogo
(
@BotafogoOficial)
O Botafogo já está em Volta Redonda onde enfrenta daqui a pouco o Flamengo, com desfalques importantes no setor de criação. Camilo, com dores no ombro direito desde a vitória sobre o Bahia, e Lindoso, com dores na coxa direita que o tirou de campo ainda no primeiro tempo da partida contra o Sport pela Copa do Brasil, não se recuperaram a tempo e desfalcam o time no clássico contra o rival.

Em compensação, o volante Bruno Silva que cumpriu suspensão no jogo contra o Sport e o lateral Arnaldo, já regularizado na competição, voltam a ficar à disposição do técnico e devem começar o jogo.


Estes são os classificados para as quartas de final da Copa

A partida será disputada no Estádio Raulino de Oliveira, no horário alternativo das 11h e é válida pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. O time alvinegro encerrou os preparativos no campo anexo do Nilton Santos na manhã de sábado e embarcou no meio da tarde para a Cidade do Aço, local do jogo indicado pelo mandante.

O time vai muito desgastado para o esse confronto, o segundo contra rubro-negros na semana, mas mantém a mesma estrutura que vem utilizando nos últimos jogos.

A partida contra o Sport quarta-feira foi disputada num gramado muito pesado em consequências das fortes chuvas que atingiram a capital pernambucana. A classificação para a próxima fase com o empate de 1 a 1 foi conseguida a duras penas já que o time alvinegro teve um gol legítimo anulado pela assistente Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo (Fifa-SP) ao assinalar impedimento inexistente de Pimpão. Esse segundo gol nos daria uma vantagem tão expressiva - o adversário precisaria marcar quatro gols para se classificar - que bastaria ao time tocar a bola, se poupar para o próximo jogo e confirmar a classificação.

Aos 42 minutos do primeiro tempo, Rodrigo Pimpão, em posição legal, recebeu lançamento de Roger pela direita, colocou a bola nas redes e teve o gol anulado pelo árbitro, atendendo ao aceno grotesco da bandeirinha. Na sexta-feira, o lance foi alvo de protesto formal do clube carioca junto à CBF, desqualificando a atuação da auxiliar e pedindo arbitragens mais categorizadas e responsáveis para as próximas fases da competição.


Veja o nosso post os detalhes da partida contra o Sport que classificou o Bota para às quartas de final da Copa do Brasil e a volta de Jefferson aos gramados em jogo-treino disputado na sexta-feira: Depois de confirmar a vaga nas quartas de final da Copa do Brasil, o Botafogo muda o foco e encara o Flamengo pelo Brasileirão...


Classificados para as próximas fases da Copa do Brasil e Libertadores e com folga até agosto nestas duas competições, o Botafogo concentra forças agora no Brasileirão. O adversário do clube carioca nas quartas de final da CdoB será conhecido por sorteio e sairá do seleto grupo dos outros sete classificados - Atlético-MG, Atlético-PR, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Santos e Cruzeiro. O evento está programado para a próxima segunda-feira na sede da CBF. Já no torneio continental, a Conmebol sorteará os confrontos de oitavas somente no próximo dia 14 deste mês.

O clássico contra o rubro-negro é apenas o primeiro de uma maratona de jogos que a equipe alvinegra enfrentará em junho pelo Brasileiro. Jogando quartas e domingos, o Glorioso terá sete compromissos no período, entre eles dois clássicos estaduais contra Fla e Vasco. Desses sete, três são como mandante - contra Coritiba, Vasco e Avaí - e em outros quatro como visitante - contra Flamengo, Santos, Vitória e Chapecoense.

Veja:

04/06 CAMPEONATO BRASILEIRO (11:00)
FLA × BOT

07/06 CAMPEONATO BRASILEIRO (21:00)
SAN × BOT

11/06 CAMPEONATO BRASILEIRO (11:00)
BOT × CFC

14/06 CAMPEONATO BRASILEIRO (19:30)
VIT × BOT

18/06 CAMPEONATO BRASILEIRO (16:00)
CHA × BOT

21/06 CAMPEONATO BRASILEIRO (21:00)
BOT × VAS

26/06 CAMPEONATO BRASILEIRO (20:00)
BOT × AVA


Flamengo e Botafogo duelam visando a parte de
 cima da tabela. Quem vem mais 
confiante para
o clássico? (
@Premiere)
No Brasileiro, o Botafogo vem de duas vitórias em casa sem levar gols - contra Ponte Preta e Bahia - depois de ser derrotada na estreia para o Grêmio na Arena. Com esses resultados e ainda sem computar os pontos dos times que abriram a quarta rodada no sábado, o Fogão chegou aos seis pontos com 66% de aproveitamento e aparece na oitava posição da tabela nesse embolado começo de Brasileirão. Por sua vez, o adversário somou cinco pontos em três rodadas e ocupa a 10a. posição.

Ainda no Rio, Jair comandou um treino leve no sábado quando definiu a equipe que encara o Flamengo daqui a pouco. Mas, como de costume, não revelou a equipe que sai jogando.

A tendência é que o técnico adiante João Paulo para a vaga de Camilo, posição em que o meia já jogou no Santa Cruz antes vir para o Rio, e escolha um volante entre Matheus Fernandes, Dudu Cearense e Fernandes para a vaga de Lindoso. A outra alternativa seria manter o tripé de meio campo com Airton, João Paulo e Bruno Silva com a entrada de Gilson pela meia-esquerda compondo com Victor Luis - alternativa que não funcionou muito bem contra o Estudiantes, na Argentina, quando fomos derrotados por 1 a 0.


FICHA TÉCNICA
FLAMENGO X BOTAFOGO


Local: Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ)
Data: 4 de junho de 2017 (Domingo)
Horário: 11 horas (de Brasília)

Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (Fifa-PA)
Assistentes: Helcio Araujo Neves (PA) e José Ricardo Guimaraes Coimbra (PA)

FLAMENGO: Alex Muralha; Pará, Réver, Rafael Vaz e Renê; Márcio Araújo, Gustavo Cuéllar, Willian Arão e Ederson; Everton e Paolo Guerrero
Técnico: Zé Ricardo

BOTAFOGO:
Gatito Fernández; Arnaldo, Joel Carli, Igor Rabello e Víctor Luís; Aírton, Bruno Silva, Matheus Fernandes (Dudu Cearense ou Gilson) e João Paulo; Rodrigo Pimpão e Roger
Técnico: Jair Ventura


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com

sexta-feira, 2 de junho de 2017

Depois de confirmar a vaga nas quartas de final da Copa do Brasil, o Botafogo muda o foco e encara o Flamengo pelo Brasileirão




O sonho do título segue vivo para o @BotafogoOficial na Copa
 do Brasil! (@Esp_Interativo)
O Botafogo voltou ao Rio na quinta-feira procedente de Recife onde enfrentou a equipe do Sport, na Ilha do Retiro, no jogo de volta pelas oitavas de final da Copa do Brasil.

A partida foi disputada num gramado muito pesado em consequências das fortes chuvas que atingiram a capital pernambucana durante a quarta-feira, dia do jogo. O resultado de 1 a 1 deu a classificação aos Alvinegros que jogaram com a vantagem do empate por terem vencido a partida de ida por 2 a 1 no Nilton Santos.

Nesta sexta-feira pela manhã, enquanto os titulares participaram de atividades regenerativas na academia, o time reserva, reforçado por Arnaldo e Bruno Silva, fizeram um jogo-treino contra o Santa Cruz-RJ, da Série B2 do Rio de Janeiro para que o goleiro Jefferson desse andamento no processo de volta aos gramados depois de um ano e vinte dias afastado por conta de uma lesão no braço. O goleiro permaneceu em campo durante 75 minutos mas foi muito pouco exigido pelo time adversário.


Jefferson ficou 75 min em campo. Goleiro terá novos testes
 antes do retorno oficial, que acontece nesse mês. 

(Foto: Satiro Sodré) (@marcelobaltar1)
O time iniciou o jogo-treino com Jefferson, Arnaldo, Renan Fonseca, Marcelo, Gilson; Bruno Silva, Matheus Fernandes, Fernandes e Wenderson; Guilherme e Joel com destaque para o jovem meia Wenderson que marcou o gol alvinegro no empate por 1 a 1.

O grupo volta a se reunir no sábado, no Niltão, quando Jair definirá a equipe que enfrenta o Flamengo no domingo, às 11h, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ), em jogo válido pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. O volante Bruno Silva, que cumpriu suspensão diante do Leão e Arnaldo, inscrito apenas no Campeonato Brasileiro, voltam a ficar à disposição do técnico.

O clássico contra o Rubro-negro é apenas o primeiro jogo da maratona que a equipe alvinegra vai enfrentar nesse mês pelo Brasileirão. Com jogo quarta e domingo, o Glorioso terá sete compromissos em junho, entre eles dois clássicos estaduais contra Fla e Vasco. Desses sete jogos, três são como mandante - contra Coritiba, Vasco e Avaí - e em outros quatro - contra Flamengo, Santos, Vitória e Chapecoense -, visita os adversários.

Classificados para as próximas fases mata-mata da Copa do Brasil e Libertadores e com folga até agosto nestas duas competições, o Botafogo concentra forças para somar pontos no primeiro turno do Brasileirão. O adversário do clube carioca nas quartas de final da competição nacional será conhecido dentre os outros sete classificados - Atlético-MG, Atlético-PR, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Santos e Cruzeiro - por meio de sorteio programado para a próxima segunda-feira na sede da CBF.

Essa é a nossa maratona para junho com jogos apenas pelo Brasileirão, a começar pelo clássico de domingo (4) contra o Flamengo:

04/06 CAMPEONATO BRASILEIRO (11:00)

FLA × BOT

07/06 CAMPEONATO BRASILEIRO (21:00)

SAN × BOT

11/06 CAMPEONATO BRASILEIRO (11:00)

BOT × CFC

14/06 CAMPEONATO BRASILEIRO (19:30)

VIT × BOT

18/06 CAMPEONATO BRASILEIRO (16:00)

CHA × BOT

21/06 CAMPEONATO BRASILEIRO (21:00)

BOT × VAS

26/06 CAMPEONATO BRASILEIRO (20:00)

BOT × AVA


No duelo em Recife, por jogar em casa e com desvantagem nos critérios de classificação, o Sport partiu para cima da equipe alvinegra na base da pressão. Por sua vez, o Botafogo a quem o empate interessava, tentava acalmar o jogo tocando a bola na intermediária.

Veja o nosso post sobre a vitória heroica sobre o Sport no primeiro jogo: Um herói em cada jogo: reflexões sobre a vitória épica sobre o Sport pela Copa do Brasil...

Mesmo com o panorama desfavorável, o Botafogo era mais eficiente nos seus propósitos e abriu o placar, já aos 11 minutos, com um belo gol do atacante Roger. O Sport só empatou aos 22 minutos da etapa complementar numa cabeçada certeira do zagueiro Durval quando o rubro-negro pernambucano atuava com dez jogadores. O atacante Rogério deu uma voadora em João Paulo e foi merecidamente expulso.

Ocupando a mesma faixa de campo onde joga normalmente Bruno Silva (o jogador cumpriu suspensão nesse jogo), João Paulo fez uma partida muito boa em Recife. Foi dele o lançamento para o gol de Roger depois de roubar a bola na intermediária. Roger recebeu na área, driblou Matheus Ferraz e tocou por cima do goleiro Magrão. O atacante comemorou muito depois de ser questionado pela longo período sem marcar.

Com o placar desfavorável às suas pretensões, o Leão partiu com tudo em busca do empate e passou a deixar espaços para os contra-ataques. Criou algumas chances - ora com Diego Souza, ora com André - que pararam em Gatito ou resultaram em arremates sem direção. 
 

Estes são os classificados para as quartas de final da Copa
 do Brasil 
#CopaDoBrasilFOXSports
(@FoxSports_br)
Agoniado com o resultado, Luxemburgo, que estreava no comando do time pernambucano, decidiu alterar o esquema tático com 30 minutos de jogo. Colocou o atacante colombiano Lenis no lugar do meia Everton mas quem quase marcou de novo foi o Botafogo. Rodrigo Pimpão recebeu na grande área e bateu forte, de cobertura, com a bola se chocando contra o travessão rubro-negro.

Aos 42 minutos, tivemos o lance mais inusitado da partida, que continua repercutindo neste resto da semana. Rodrigo Pimpão, em posição legal, recebeu lançamento de Roger pela direita, colocou a bola nas redes mas o gol foi anulado. Numa decisão grotesca, a assistente Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo (Fifa-SP) marcou impedimento inexistente que o árbitro da partida acatou sob veementes protestos dos alvinegros. Com dois de diferença o Botafogo não precisaria de desgastar tanto para buscar a classificação já que só perderia a vaga no caso do adversário marcasse quatro gols. 

Nesta sexta-feira, o lance foi alvo de protesto formal do clube carioca junto à CBF, desqualificando a atuação da auxiliar e pedindo arbitragens mais categorizadas e responsáveis para as próximas fases da competição.

O segundo tempo começou quente do jeito que terminou o primeiro. Rogério dividiu com Gatito e caiu na área pedindo pênalti enquanto Camilo levou perigo ao gol de Magrão numa boa cobrança de falta. Aos 12 minutos, o destemperado Rogério chutou o rosto de João Paulo e recebeu cartão vermelho como já havia acontecido na decisão da Copa do Nordeste na semana anterior. 

Mesmo em desvantagem numérica, aos 22 minutos o Sport conseguiu o empate. Em cobrança de escanteio, a principal arma do time pernambucano, Durval subiu mais do que a zaga para cabecear forte no canto de Gatito e deixar tudo igual. Há quem diga que o goleiro alvinegro falhou ao pular atrasado na bola.

Com a igualdade no placar, o jogo esquentou de vez. O Sport partiu para cima em busca do segundo gol que lhe daria a chance de buscar a vaga na cobrança de pênaltis ao final. O Botafogo tentava sair do sufoco na base do contra-ataque mas a falta de calma e parceria de seus atacantes fez com o time desperdiçasse muitas chances de definir a partida.

Guilherme, que havia entrado na vaga de Roger, teve várias oportunidades mas o excesso de individualismo prejudicou sua atuação. Numa delas, arrancou em velocidade e bateu cruzado para a defesa parcial de Magrão. O goleiro se recuperou no lance e buscar o rebote antes da chegada de Pimpão. O resultado foi sustentado pelos bravos alvinegros e a sonhada vaga às quartas de final muito comemorada ao final.

Veja no nosso post de pré-jogo quais eram as expectativas para esse jogo de mata-mata pela Copa do Brasil: Depois de bater o Bahia no Brasileiro, Botafogo busca vaga contra o Sport pela Copa do Brasil....


Tabela atualizada após o encerramento da 3a. rodada. Com
 a vitória sobre o Bahia, o Bota saiu da 12a. para 
a
8a. posição (
SporTV
No Brasileirão, o Botafogo vem de duas vitórias em casa sem levar gols - contra Ponte Preta e Bahia - depois de ser derrotada na estreia para o Grêmio lá no Sul. Com esses resultados, o Fogão chegou aos seis pontos e aparece na oitava posição da tabela nesse embolado começo de Brasileirão.

Para o jogo de domingo, Jair Ventura contará com as voltas de Arnaldo e Bruno Silva. Por sua vez, Camilo, com torcicolo, e Lindoso, com problemas na coxa sentida contra o Sport, são dúvidas.

Jair ainda tem o sábado para definir a equipe que viaja para Volta Redonda e encara o Flamengo no domingo de manhã. Dessa forma, poderemos ver em campo: Gatito Fernandez, Arnaldo, Joel Carli, Igor Rabello e Victor Luis; Airton, Matheus Fernandes (Dudu Cearense), Bruno Silva e João Paulo; Rodrigo Pimpão e Roger.


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com

terça-feira, 30 de maio de 2017

Depois de bater o Bahia no Brasileiro, Botafogo busca vaga contra o Sport em Recife pela Copa do Brasil






Agora é Copa do Brasil. Queremos a vaga nas quartas de 
final!  #VamosGanharFogo (@BotafogoOficial)
Dois jogadores brilharam intensamente na difícil vitória do Botafogo sobre o Bahia (1 a 0) domingo passado, no Nilton Santos pela terceira rodada do Brasileirão. Bruno Silva, autor do gol único da partida - um belo gol, diga-se de passagem - e Gatito Fernadez com defesas importantes que garantiram o resultado e hoje, só o goleiro estará em campo.

Isso já daria uma ideia do que foi a partida: um jogo amarrado, de pouca inspiração do ataque alvinegro e de sufoco intenso para a nossa defesa com as investidas perigosas do time baiano até o último minuto. Foram tantas as bolas tiradas por Gatito que o nosso arqueiro terminou a partida como o destaque da noite no Niltão. 



Veja no nosso post de pré-jogo quais eram as expectativas para esse jogo pelo Brasileirão após à passagem de fase na Libertadores mesmo com a derrota sofrida na Argentina: Depois de terminar a fase de grupos em primeiro, Botafogo muda o foco e recebe o Bahia no Nilton Santos...).




Em noite de Gatito e Bruno Silva, Botafogo vence o Bahia no
 Rio de Janeiro e fica em 8o. na tabela (Arte: FoxSports
) 
Nem bem o jogo havia começado (3') e o Bahia já disse a que veio. Renê Júnior testou uma bola da linha da pequena área escorando rebote na cobrança de escanteio. O lance obrigou Gatito a fazer a primeira grande defesa da partida. O jogo seguiu truncado com muitas faltas até que Camilo, aos 34', assustou o goleiro baiano numa cobrança de falta da entrada da área que passou rente à trave inimiga.

As chances foram surgindo para os dois lados até que Bruno Silva abriu o placar aos 43'. O meia alvinegro roubou a bola de Edson na intermediária e serviu a Pimpão. O atacante tocou de primeira por cobertura e o mesmo Bruno Silva emendou por cima do goleiro fazendo um belo gol.


No segundo tempo, o Bahia partiu em busca do empate e com isso o jogo ficou mais aberto do que antes e propício aos contra-ataques. Gatito seguiu defendo as bolas do jeito que dava e o nosso ataque perdendo chances seguidas. Numa delas, Arnaldo cruzou na meia-lua para Camilo que matou no peito, soltou a bomba rasteira da marca do pênalti que passou raspando a trave direita do arqueiro baiano. Logo em seguida, foi a vez de Joel perder mais uma boa oportunidade ao chutar para fora uma bola lançada na área com esmero. Numa outra, Guilherme perdeu a chance de ampliar ao chutar a bola em cima do goleiro.




Tabela atualizada após o encerramento da 3a. rodada. Com
 a vitória sobre o Bahia, o Bota saiu da 12a. para
 a 8a. posição (Arte: SporTV)
O que já não era fácil complicou mais ainda quando Jair, ao ter que substituir João Paulo por contusão, optou pela entrada de Gilson abrindo o time mais ainda. Mesmo assim, com luta e um pouco de sorte os Alvinegros conseguiram levar a vantagem até o final e comemorarem mais três pontos.

Com a vitória, a segunda seguida em casa sem levar gols, o Fogão chegou aos seis pontos e ocupa a oitava colocação na tabela nesse embolado começo de Brasileirão. Já o Bahia aparece na 13ª posição com os mesmos três pontos conseguidos na goleada de 6 a 2 sobre o CAP na primeira rodada.


Cumprida mais essa etapa, a maratona de jogos e viagens não para o Fogão. Nesta quarta-feira já tem jogo decisivo contra o Sport, no Recife, valendo vaga nas quartas de final da Copa do Brasil e no domingo, no horário das 11 horas da manhã, vamos encarar o Flamengo no clássico carioca da quarta rodada do Brasileirão confirmado para o estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, segundo confirmou a CBF.



Veja os resultados da maratona cumprida nessa quinzena e o compromisso que ainda falta com o Sport:


- 14/05 CAMPEONATO BRASILEIRO (19:00)


GRE 2×0 BOT


- 18/05 TAÇA LIBERTADORES (21:45)


BOT 1×0 ANA


- 21/05 CAMPEONATO BRASILEIRO (16:00)


BOT 2×0 PON


- 25/05 TAÇA LIBERTADORES (21:45)


EST 1×0 BOT


- 28/05 CAMPEONATO BRASILEIRO (19:00)


BOT 1×0 BAH


- 31/05 COPA DO BRASIL (21:45)


SPO × BOT


- 04/06 CAMPEONATO BRASILEIRO (11:00)


FLA×BOT



O Botafogo voltou aos treinos na tarde de segunda-feira e na terça treinou pela manhã no estádio Nilton Santos de onde partiu para o embarque para Recife. Como venceu o primeiro jogo por 2 a 1, o Alvinegro joga por um empate na Ilha do Retiro para voltar ao Rio com a vaga assegurada nas quartas de final da Copa do Brasil. Já o Sport, se classifica nos 90 minutos com um triunfo por 1 a 0 ou, caso sofra gols, terá de garantir uma vitória por dois ou mais gols de vantagem. Um 2 a 1 leva à disputa de pênaltis. O técnico Luxemburgo assumiu o time pernambucano ontem na vaga aberta com a demissão de Ney Franco e promete lutar pela vaga com afinco. Recuperado de contusão, o meia-atacante Diego Souza, que teve um pênalti na primeira partida defendido por Gatito, volta ao time hoje.



Veja o nosso post sobre a vitória heroica sobre o Spot no primeiro jogo: Um herói em cada jogo: reflexões sobre a vitória épica sobre o Sport pela Copa do Brasil...



Contra a Ponte na segunda rodada, tivemos a estreia do lateral-direito Arnaldo interrompendo um longo ciclo de improvisações na posição. O jogador foi titular também contra o Bahia mas não enfrenta o Sport hoje por não estar inscrito na competição. Outro desfalque certo para a batalha na Ilha do Retiro será o nosso artilheiro dos últimos dois jogos. Bruno Silva está suspenso por ter sido expulso no jogo de ida no Niltão.

Já Joel Carli, que foi poupado no jogo contra o Bahia, treinou normalmente com o grupo e deve voltar à equipe assim como Airton e o atacante Roger que ficaram no banco no último jogo mas não foram utilizados por Jair.


Dos demais jogadores que enfrentaram o Campeão da Copa do Nordeste domingo, há dúvidas sobre a presença do meio João Paulo que deixou a partida sentindo dores nas costas. Os demais, parecem estar aptos ao confronto.


Como Ventura fechou o último treino no Nilton Santos e não divulgou a equipe que começa jogando, podemos ter em campo a seguinte formação: Gatito, Emerson Santos, Carli, Igor Rabello e Victor Luis (Gilson); Airton, Lindoso e João Paulo (Matheus Fernandes) e Camilo; Pimpão (Guilherme) e Roger.



FICHA TÉCNICA
SPORT-PE X BOTAFOGO-RJ


Local: Ilha do Retiro, em Recife (PE)

Data: 31 de maio de 2017 (Quarta-feira)
Horário: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo (Fifa-SP)

SPORT: Magrão, Fabrício, Matheus Ferraz, Durval e Eugenio Mena; Ronaldo, Rithely e Diego Souza; Osvaldo, André e Rogério

Técnico: Daniel Paulista (interino)

BOTAFOGO:
Gatito Fernández, Emerson, Joel Carli, Igor Rabello e Víctor Luís; Aírton, Rodrigo Lindoso, João Paulo (Matheus Fernandes) e Camilo; Rodrigo Pimpão e Roger

Técnico: Jair Ventura


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.



Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com