sexta-feira, 13 de abril de 2018

Depois do título carioca e vitória na Sul-Americana, Botafogo se reestrutura para a estreia no Brasileirão





Agora é foco no Brasileirão! #VamosFOGO 🔥 
(Botafogo de Futebol e Regatas)
Depois de uma vitória importante por 2 a 1 sobre o Audax Italiano na quinta-feira - jogo de estreia do Glorioso na Copa Sul-Americana -, o Botafogo treinou leve nesta sexta-feira ainda em solo chileno e retornou ao Rio no começo da noite. Hoje o grupo volta a se reunir no Estádio Nilton Santos para o treino preparatório para a estreia no Campeonato Brasileiro contra o time do Palmeiras, vice-campeão paulista desse ano.

Na quinta, no Estádio San Carlos de Apoquindo, o Alvinegro não fez um bom primeiro tempo. Perdeu o meia Renatinho no início da partida e esteve muito confuso em suas linhas. Matheus Fernandes, que o substituiu, não conseguiu equilibrar a equipe enquanto esteve em campo e acabou substituído por Marcos Vinícius no meio do segundo tempo. Sem saída de bola, o Alvinegro pouco ameaçou o gol chileno. Tanto que aos 41 minutos foi surpreendido pelos donos da casa que abriram o placar. O brasileiro Sergio Santos, o mais lúcido do time deles, aproveitou uma sobra de bola pra marcar, após cruzamento sobre a área que bateu no travessão.



Depois de tomar um susto na primeira etapa e sair perdendo, 
Brenner iguala o placar e Pimpão, no último minuto vira para
 o Glorioso! #QueremosOBi (@FoxSportsBrasil)
Na segunda etapa o Botafogo melhorou um pouco e passou a pressionar os chilenos em busca do empate. Já com M. Vinícius no time, o Glorioso passou a atacar com um pouco mais de organização e aos 27 minutos Brenner deixou o dele. O atacante aproveitou um levantamento de Leo Valencia para a área, amorteceu a bola de cabeça e completou o lance com um chute certeiro para o gol. Quando tudo parecia caminhar para um empate, Pimpão, que havia entrado no lugar de Leandro Carvalho a poucos minutos, decretou a virada do Fogão. O atacante se antecipou ao adversário e escorou para o gol um cruzamento rasteiro de Gilson pela esquerda, isso aos 46 minutos, lembrando que, no domingo passado, o zagueiro Joel Carli já havia decidido o jogo final do Carioca nos acréscimos (49') abrindo caminho para o título conquistado em cobranças de pênaltis sobre o Vasco. Isso demonstra que, mesmo sem apresentar um futebol consistente ainda, o time não desiste nunca diante das adversidades. Contra o Vasco, buscou o resultado que precisava (1 a 0) no momento final da partida tirando o título das mãos do adversário que se beneficiava com o empate e contra o Audax, apesar da fragilidade técnica do adversário, saiu de um placar adverso para uma virada emocionante de 2 a 1. Nem mesmo a entrada de Loco Abreu no decorrer do segundo tempo foi capaz de impedir a vitória na casa deles.

Com o resultado, o Botafogo se classifica para a próxima fase com um simples empate no jogo da volta ou mesmo com uma derrota por 1 a 0 já que o gol fora de casa é critério de desempate. Com isso o bravo Audax precisa vencer por uma diferença de dois gols para se classificar. Uma vitória por 2 a 1 dos chilenos leva o duelo para os pênaltis. Espero que não seja necessário já que Gatito vem de uma disputa duríssima contra o Vasco quando, de cinco, defendeu dois pênaltis na disputa.


Veja a sequencia de jogos do Botafogo no Campeonato Brasileiro, terminando com o 2o. jogo contra o Audax Italiano pela Sul-Americana:


16/04 - CAMPEONATO BRASILEIRO - 20:00
BOT × PAL

23/04 - CAMPEONATO BRASILEIRO - 20:00
SPO × BOT

28/04 - CAMPEONATO BRASILEIRO - 16:00
BOT × GRE

06/05 - CAMPEONATO BRASILEIRO - 16:00
CRU × BOT

09/05 - COPA SUL-AMERICANA - 21:45
BOT × AUD


Virando a chave para o Brasileirão, a preocupação toma conta do torcedor alvinegro já que vamos começar a dura disputa sem alguns dos nossos destaques desse começo da temporada. É o caso do lateral Moisés e do atacante Luiz Fernando que foram vítimas de entradas duríssimas dos vascaínos no último jogo e sofreram torções importantes de tornozelo que podem afastá-los por três semanas dos gramados. Não bastasse essas baixas, o meia Renatinho, que passou grande parte do Estadual tratando de uma contusão no pé juntamente com Matheus Fernandes e que havia voltado ao time nas últimas duas partidas com destaque, sentiu a coxa no primeiro lance do jogo de quinta-feira e foi substituído. O meia faz exames de imagem neste sábado para determinar a extensão do problema. Isso sem contar a ausência do capitão João Paulo que fazia grande temporada, era o destaque da equipe e teve a perna direita fraturada (tíbia e fíbula) por entrada criminosa do jogador Rildo no jogo de fechamento do 2o. turno do Carioca contra o Vasco. O jogador foi submetido à cirurgia e deve ficar afastado por oito meses.

Em compensação, o meia (volante) Leandrinho já voltou a treinar com o grupo após longo período afastado em razão de cirurgia no joelho. O mesmo acontece com o Dudu Cearense após passar por cirurgia de apêndice o que aumenta as opções de Alberto Valentim para armar a equipe e o banco.

Quanto a Rodrigue Aguirre, o atacante já treina com o grupo e tem estreia marcado para o jogo contra o Grêmio, dia 28, no Niltão, pela 3a. rodada do Brasileirão, o que aumenta e muito o poderio de ataque da equipe. Por outro lado, o clube continua recompondo o elenco. O volante Jean do Corinthians chega por empréstimo até o fim da temporada para suprir o tempo de convalescença de João Paulo.


#FogãoMeChama 🔥 Lançamento da nova coleção Botafogo 
Topper para a temporada 2018, neste sábado, no Nilton Santos! 

Esse é o panorama de Valentim para o jogo de segunda-feira contra o Porco. Vamos aguardar os treinamentos deste sábado para termos uma ideia da formação que entra em campo mas não acredito em grandes mudanças em relação ao time que vem jogando.

Gatito consolidou a condição de titular enquanto Jefferson aguarda nova oportunidade, no banco. A zaga está definida com Gilson na esquerda substituindo Moisés, contundido. Lindoso tem vaga garantida pelo meio enquanto Marcelo e Matheus Fernandes brigam pela vaga de 1o. volante. A dúvida persiste sobre os substitutos de Luiz Fernando e Renatinho caso o meia seja vetado para o jogo. Leandro Carvalho que iniciou o jogo contra o Audax, Pimpão que marcou o gol da vitória e Ezequiel que ficou no Rio, brigam pela vaga no ataque enquanto Marcos Vinícius aparece como o substituto natural de Renatinho pelo meio. Porém, Valentim pode ousar mais um pouco lançando Kieza ao lado de Brenner ou mesmo recuando Leo Valencia para o meio e lançando um atacante (Pimpão) pela esquerda pra fechar com Gilson, melhorando a marcação. O novato Jean já está regularizado na CBF e pode pintar no banco se treinar com o grupo neste sábado, dia do lançamento dos novos uniformes da temporada com festa para torcedores e Imprensa no Nilton Santos. Aguardemos pois!
    

Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar


 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com