sábado, 19 de setembro de 2020

Depois de vencer o Vasco pela CdoB, Botafogo encara o Santos e busca pontuar também Brasileirão




Foco total pra mais uma batalha pelo Brasileirão
dentro da nossa casa. Pra cima deles, GLORIOSO!
Botafogo de Futebol e Regatas

Depois da importante vitória por 1 a 0 no clássico contra o Vasco, quinta-feira, pela Copa do Brasil, o Botafogo junta os caos de um um elenco desgastado para o importante compromisso contra o Santos, neste domingo (18h30), no Nilton Santos. O jogo é válido pela 11a. rodada do Campeonato Brasileiro.

O jogo de volta entre Botafogo e Vasco pela quarta fase da Copa será na próxima quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), em São Januário. Pelos novos critérios, o Botafogo avança até mesmo se empatar. Em caso de derrota por um gol de diferença a decisão será nos pênaltis. 

Com um jogo a menos a ser cumprido contra o Bahia no dia 30/09, o Botafogo somou apenas nove pontos em nove jogos. 

O Alvinegro faz uma campanha abaixo do esperado. A pontuação baixa até aqui se deve, principalmente, ao desgaste da equipe em razão do elenco curto e à displicência da equipe que deixou escapar resultados que lhe eram favoráveis (vitórias) nos minutos finais das partidas. Isso ocorreu em pelo menos três oportunidades como visitante: contra Flamengo, Corinthians, o Athetico que nos custou seis pontos.

Na trajetória, foram seis empates, duas derrotas e apenas uma vitória, fator preponderante para a posição incômoda na tabela. Empatou com o Bragantino fora (1 a 1); com 0 a 0 contra o Fortaleza (1 a 1) no Castelão; venceu o Galo (2 a 1) no Nilton Santos; voltar a empatar, agora contra o Flamengo (1 a 1); foi derrotado pelo Inter (2 a 0) no Nilton Santos; não passou de um empate contra Coritiba (0 a 0) ainda em casa; empatou contra o Corinthians (2 a 2) na Arena; empatou com o CAP (1 a 1), na Arena da Baixada e foi derrotado pelo Vasco (3 a 2) na última rodada, com pífios 33,3 % de aproveitamento.

Veja o que temos na sequência para setembro:

20/09: Botafogo x Santos (Brasileirão)
23/09: Vasco x Botafogo (Copa do Brasil)
27/09: Atlético-GO x Botafogo (Brasileirão)
30/09: Botafogo x Bahia (jogo adiado da 1ª rodada do Brasileirão)


Analisando o jogo, no post de pré-jogo - Agora é pela Copa do Brasil: #TemosQueGanhar ( Clique no link e veja: https://bit.ly/3hCLfiA) - falávamos da necessidade do time vencer esse primeiro confronto em casa e criar uma vantagem para o segundo jogo, tanto pela importância da vaga na quarta fase de Copa do Brasil, como a vitória poderia trazer um alento novo para a campanha no Brasileirão depois de tantos empates.

Pois bem, o Botafogo, diferentemente do que ocorreu no clássico de fim-de-semana pelo BR quando foi derrotado por 3 a 2 num jogo super movimentado, dessa vez tomou às rédeas da partida e pressionou o adversário em seu próprio campo, pelo menos até a metade do primeiro tempo, tentando a vantagem nessa etapa. Uma marcação forte dos laterais Kevin e Victor Luis obrigaram o Vasco a afunilar o jogo. Honda apareceu muito bem pelo meio mais à frente, organizou o time, ditou o ritmo no meio de campo e foi foi um dos dos destaques alvinegros na partida ao lado de Babi, que precisou de apenas duas finalizações para marcar.

Isso só não resultou em vantagem no primeiro tempo por que o time mostrava com frequência, lentidão nas transições da defesa para o ataque o que permitia que a defesa adversária se organizasse a tempo de evitar o pior.

Após esse domínio aparente, o ímpeto do Bota foi arrefecendo o que chamou o adversário para o seu próprio campo com chances reais de colocar vantagem no placar como no chute de primeira dentro da área de Cano, defendido por Gatito, aos 16 minutos, como já havia ocorrido no clássico pelo BR por falhas de posicionamento do nosso sistema defensivo.

Com tudo, o Botafogo só conseguiu o gol no segundo tempo numa cabeçada certeira de Matheus Babi. O jovem artilheiro foi o nome da vitória alvinegra e vai ganhando a fama de carrasco do adversário. Babi chegou ao terceiro gol contra o Vasco em dois jogos. No último final de semana, o atacante marcou duas vezes na derrota por 3 a 2 e esteve muito perto de marcar o terceiro no último ato da partida quando o goleiro Fernando Miguel defendeu um arremate cara-a-cara. Desta vez, ele foi decisivo com a cabeçada aos 22 minutos, com o gol que garantiu a vantagem do empate para a próxima fase da Copa do Brasil.


Diz aí: Se a situação do seu time na tabela fosse
o nome de um filme... Qual seria? #BRCLA


Um pouco antes, o vascaíno Marcos Júnior acertou a trave de Gatito, aos 18 do segundo tempo e no finalzinho do jogo, Kalou perdeu chance clara diante de Fernando Miguel ao receber de Babi depois de um contra-ataque fulminante quando eram três dos nosso contra dois deles, não ampliou a vantagem alvinegra. Seria o gol da tranquilidade e uma vantagem ampliada para o segundo confronto.
Time escalado no último confronto contra o Vasco
para comparação. Botafogo de Futebol e Regatas


Com nove pontos em nove jogos e um jogo a menos após a 10a, rodada, o Botafogo abre a zona de rebaixamento na 17a. posição. Tem como parceiros do infortúnio, Goiás em 18o. com oito pontos em oito jogos; Coritiba em 19o. com oito pontos em dez jogos e; RB Bragantino na lanterna com sete pontos em dez jogos.

O Inter continua na liderança com 20 pontos seguido de Atlético-MG (18), São Paulo (18), Vasco (17), Flamengo (17) e Palmeiras (17) que completam o G-6.


Com as ausências já confirmadas por problemas médicos somados ao desgaste de jogadores importantes do elenco, a tendência é que Paulo Autuori poupe os mais debilitados em razão da sequência de jogos pelo Brasileiro e Copa do Brasil e mostre um time em campo bastante modificado. O treinador pode abrir mão ainda da função exercida por Rafael Forster nos últimos jogos como terceiro zagueiro, que vira alternativa para ser escalado em outras posições. Com dores no púbis, Luis Henrique deve permanecer fora do time assim como Guilherme que teve uma lesão importante na coxa e se recupera desde o último dia 08/09. Já Pedro Raul, ausente nos últimos quatro jogos, teve lesão muscular na coxa direita e segue em tratamento. Com isso, também não será opção para Paulo Autuori.

Jogadores como Honda com desgaste físico recorrente e Bruno Nazário, com dores na coxa, não serão relacionados, o meia depois de uma sequência de 24 partidas seguidas, entrando em campo como titular ou vindo do banco. 

Outros jogadores ainda podem entrar essa lista como Kevin, Rafael Forster , Caio Alexandre e Kalou que deram sinais claros de cansaço na última partida.

Com isso, jogadores como Fernando, Rentería e Rhuan ganham a chance de sair jogando, com possibilidades ainda do novato David Araújo aparecer na escalação. 


FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO X SANTOS


Data: 20 de setembro de 2020
Horário: 18h15 (de Brasília)
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)


Árbitro: José Mendonça da Silva Junior (PR)
Assistentes: Ivan Carlos Bohn e Sidmar dos Santos Meuer (PR)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG)

BOTAFOGO: Gatito Fernández; Marcelo Benevenuto, Rafael Forster (David Araujo), Kanu; Fernando (Kevin), Rentería, Caio Alexandre, Victor Luis; Kalou, Rhuan; Matheus Babi.

Técnico: Paulo Autuori


SANTOS: João Paulo, Pará, Lucas Veríssimo, Luan Peres e Felipe Jonatan; Jobson (Alison), Diego Pituca e Carlos Sánchez; Marinho, Arthur Gomes e Raniel

Técnico: Cuca




Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com

quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Agora é pela Copa do Brasil: #TemosQueGanhar


Hora da decisão! Pra cima deles, GLORIOSO!
Hora da decisão! Pra cima deles, GLORIOSO!
 
Botafogo de Futebol e Regatas
Depois de uma série de empates, seis em oito jogos, o último contra o CAP fora, o Botafogo voltou ao Nilton Santos para enfrentar o Vasco, pela 10a. rodada do Brasileirão, e saiu derrotado por 3 a 2 para frustração dos alvinegros que acreditava na vitória.

O Clássico foi equilibrado mas, pra variar, o Botafogo deu mole na defesa e perdeu a partida nos detalhes. Foram três gols evitáveis, dois deles em sequência, em falhas individuas e de posicionamento num intervalo de 1 minuto. O  de Cano aos 25' e o terceiro, com Yago Catatal aos 26', ambos no segundo tempo.    

Os times tiveram momentos de domínio na partida mas o Vasco aproveitou melhor as chances que teve para marcar. A tortura começou com um gol de Ribamar aos 35' do primeiro tempo em falhas bizarras de Kevin e Benevenuto que tiveram a chance de isolar a bola e falharam redondamente. O Botafogo só consegui o empate, com Matheus Babi, já no segundo tempo(3'). 

Cano e Ygor Catatal colocaram os visitantes na frente mais uma vez, e o Bota diminuiu com outro gol de Babi aos 37'. No fim, o mesmo Babi teve a chance do empate mas Fernando Miguel fez grande defesa e tirou a esperança dos alvinegros de conseguir um melhor resultado.

Os cruzmaltinos Benítez e Cano fizeram a diferença pelo lado do adversário. O artilheiro vascaíno recebeu bela bola de Benítez aos 25 minutos do 2º tempo e colocou seu time à frente em falha de marcação dos alvinegros. No lance, cabeceou para defesa de Cavalieri e, no rebote, mandou para as redes sem apelação. Outro destaque foi o goleiro Fernando Miguel que garantiu a vantagem do time até o final com grandes defesas ao longo da partida. Já nos minutos finais (41'), o goleiro fez defesa inacreditável em chute a queima roupa de Matheus Babi no rebote em cabeçada do atacante que beijou a trave. Mais um milagre que garantiu a vitória vascaína.

Pela lado do Botafogo, Matheus Babi foi o destaque absoluto da partida. Com cinco finalizações, a joia alvinegra imprimou uma boa movimentação no ataque, disputou todas as bolas e apareceu como opção nas principais chances do time. O talento e a dedicação do jovem atacante lhe valeram os dois gols alvinegros. O primeiro, um golaço de fora da área em chute no ângulo, marcado aos 3 minutos do 2º tempo. O arremate deixou o goleiro vascaíno estático no meio do gol, sem nenhuma reação. Já aos 37, o atacante aproveitou linda jogada de Kalou pela esquerda para empurrar a bola para as redes. Não satisfeito, o artilheiro buscou e criou uma terceira oportunidade, aos 41 que parou na defesa de Fernando Miguel. Era a chance do empate com três gols dele. Seria a consagração definitiva. Mas, bola pra frente porque não há muito tempo parar lamentar.

No domingo as equipes voltam a campo pela 11ª rodada do Brasileirão. O Botafogo recebe o Santos (18h15) no Nilton Santos enquanto o Vasco vai ao Couto Pereira para enfrentar o Coritiba (16h). Com nove pontos, o Botafogo é 17º colocado enquanto o Vasco ocupa o 4a. posição, com 17 pontos.


Veja o que escrevemos no post de pré-jogo clicando no Link: "Depois do sexto empate em oito jogos, BOTAFOGO busca a vitória no clássico contra o Vasco a qualquer custo" (https://bit.ly/2Zv7z7i).


Mas, antes, os rivais voltam a se encontrar no Nilton Santos pelo jogo de ida da quarta fase da Copa do Brasil, hoje às 19h.


A imagem pode conter: 4 pessoas, texto que diz "CAP ESCALAÇÃO 09.09 17h30 ARENA DA BAIXADA BRASILEIRÃO 2020 12 DIEGO CAVALIERI 2 KEVIN 14 3 MARCELO BENEVENUTO KANU 5 RAFAEL FORSTER 6 VICTOR LUIS C 11 LUIZ OTÁVIO 19 ΑΑ CAIO ALEXANDRE 10 BRUNO NAZÁRIO 8 KALOU STX 9 MATHEUS BABI TÉCNICO PAULO AUTUORI 30 SAULO 13 SOUSA 15 ERÍA GARANTA SEU LUGAR EM botafogo.com.br/vocenonitonsantos 18 DAVI ARAÚJO 20 LECAROS WARLEY 22 BARRANDEGUY NASCIMENTO 17 RHUAN MENDORATO"
Botafogo escalado para o duelo contra o Vasco
 para comparação. Botafogo de Futebol e Regatas


Para o jogo desta quinta-feira teremos poucas mudanças promovidas por Autuori. A principal delas deve ser a volta de Kalou como titular já que o marfinense ficou no banco no domingo em razão da viagem que fez à França para participar da cerimônia de formata em administração com retorno no dia do jogo. 

Outra possibilidade é a volta de Gatito Fernandéz ao gol alvinegro que teve Cavaliere nas últimas duas partidas, contra Athletico e Vasco. O titular esteve ausente por um incômodo na coxa direita mas treinou com o grupo durante a a semana e deve ir pro jogo. 

Por outro lado, Pedro Raul (dores na coxa) e Luis Fernando (pubalgia) ficam de fora novamente, ambos se recuperando de problemas físicos.

Autuori também não terá a disposição os laterais Guilherme Santos (lesão na coxa), e Marcinho) e Lucas Barros (operação no joelho). 

Com isso, o provável formação que entra em campo contra o Vasco tem um desenho parecido com 1-3-5-2 com: Gatito Fernández; Marcelo Benevenuto, Rafael Forster e Kanu; Kevin, Caio Alexandre, Honda, Bruno Nazário e Victor Luis; Kalou e Matheus Babi. É espera pra ver se o Autuori confirma o padrão utilizado nos últimos jogos no Brasileiro ou vem com outras alternativas táticas para o jogo pela Copa do Brasil que tem sistema mata-mata disputado em dois jogos.


Veja abaixo as possíveis formações.


FICHA TÉCNICA:

BOTAFOGO X VASCO

Data/Hora: 17/09/2020, às 19h
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG-Fifa) e Felipe Alan Costa de Oliveira (MG)
Onde assistir: SporTV 

BOTAFOGO: Gatito Fernández; Marcelo Benevenuto, Kanu, Rafael Forster; Kevin, Honda, Caio Alexandre, Victor Luís; Bruno Nazário, Matheus Babi, Kalou.

(Técnico: Paulo Autuori)

Desfalques: Pedro Raul, Marcinho, Lucas Barros e Guilherme Santos (lesionados)
Pendurados: Gatito Fernández e Pedro Raul


VASCO: Fernando Miguel, Yago Pikachu, Miranda, Leandro Castan e Henrique; Marcos Junior, Fellipe Bastos e Benítez; Ribamar, Cano e Talles Magno.

(Técnico: Ramon Menezes)

Desfalques: Ricardo Graça, Andrey, Juninho, Carlinhos, Breno e Ramon (lesionados)
Pendurados: Yago Pikachu, Andrey e Cano.

Suspensos: Ninguém.

Pra levantar o astral do time e da torcida, o movimento #NinguémAmaComoAGente lançou pelas nas redes sociais, um manifesto de incentivo para o jogo decisivo pela CdoB: "Sabemos que nem sempre é possível uma grande atuação ou um espetáculo. Mas não abrimos mão da vontade e entrega dos que representam 4 milhões de botafoguenses dentro de campo. DEEM A VIDA.  #TemosQueGanhar       VAMOS, BOTAFOGO!"



Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar!