sábado, 12 de outubro de 2013

JOGOS AO VIVO (18:30) Fluminense x Gremio, Vitoria x Coritiba (21:00) Santos x Ponte Preta
















Programação de hoje: 

Os canais mostram a programação normal e os jogos anunciados só entram próximo do início.


1. Clique no link dos canais.
2. Feche as janelas de propaganda clicando no [X] e assista.
3. Se estiver no horário do jogo e na programação constar AGUARDE, clique em Atualizar Programação.
4. Se o canal pausar, reinicie a página...

Baixe agora o App BotafogoDePrimeira para seu celular em: http://app.vc/botafogodeprimeira?


18:30h
Serie A
FluminensexGremio
18:30h
Serie B
VitoriaxCoritiba
21:00h
Serie A
SantosxPonte Preta
21:00h
Serie B
São CaetanoxFigueirense
21:00h
Serie B
BragantinoxASA



Vamos pra cima deles


GUIA DA RODADA #28: três grandes clássicos movimentam o campeonato. Após rodada de resultados improváveis, tabela fica mais achatada, e jogos do fim de semana ganham ainda mais importância




Oito dos dez jogos da última rodada tiveram vitória do time pior colocado sobre o time melhor colocado. As exceções foram Náutico 1 x 3 Botafogo e Corinthians 0 x 0 Atlético-PR. De resto, foi um festival de improbabilidade, se é que algo pode ser considerado provável ou improvável neste campeonato. A consequência dos resultados foi uma tabela ainda mais achatada. (...) A matemática, fria que é, avisa que o rebaixamento pode ser um risco para uns 70% dos times. E isso torna ainda mais importante a rodada deste fim de semana - uma rodada de grandes clássicos.

Os três duelos regionais são no domingo. Destaque para o jogão entre Atlético-MG e Cruzeiro. Apesar da derrota para o São Paulo, a Raposa segue com vantagem de 11 pontos na liderança, e o Galo tenta atrapalhar o máximo possível a caminhada do rival. São Paulo x Corinthians e Botafogo x Flamengo são os outros clássicos.

A rodada tem mais jogos determinantes para o alinhamento da tabela. Vale ficar de olho em Fluminense x Grêmio, partida que interessa às duas pontas da tabela, e para o duelo entre Criciúma e Vasco, concorrentes diretos na luta contra a queda.

Comentários do blogueiro: Essa é a proposta do site da globo para os jogos da rodada e a cada semana destacamos aqui apenas a análise relativa ao do Botafogo que é o que nos interessa.

BOTAFOGO x FLAMENGO
DOMINGO, 18H30M - MARACANÃ

O clássico do próximo dia 23, valendo vaga nas semifinais da Copa do Brasil, é antecedido pelo encontro deste domingo, no Maracanã, em jogo de importância semelhante. O Botafogo deu sinais de que pode retomar as rédeas de seu futebol ao vencer o Náutico por 3 a 1, fora de casa, na última rodada. Tão importante quanto o resultado foi a recuperação de Seedorf. Vaiado na partida anterior, a derrota de 1 a 0 para o Grêmio, ele fez um gol e deu o passe para outro em Pernambuco. O resultado foi essencial, especialmente por ser em uma rodada em que os times do bloco de cima patinaram. Com isso, os alvinegros ganharam uma posição e subiram para terceiro.

No Flamengo, o momento também é de empolgação. A sétima colocação conquistada com a vitória sobre o Inter é o melhor posto rubro-negro no campeonato. São cinco jogos sem derrotas - o único time do Brasileirão com essa sequência, contabilizadas as últimas rodadas. Nove pontos separam as duas equipes na tabela - 46 a 37. Apesar do crescimento, porém, cabe alertar que o Fla segue mais próximo do Z-4 (cinco pontos) do que do G-4 (oito pontos).

Na TV: Premiere FC, com Roby Porto e Edinho.

Arbitragem: Grazianni Maciel Rocha (RJ), com Wagner de Almeida Santos (RJ) e Luiz Antônio Muniz de Oliveira (RJ).

Você sabia que...: Jairzinho é o único jogador na história dos confrontos entre Botafogo e Flamengo em Campeonatos Brasileiros a marcar três gols em uma mesma partida? O feito histórico do atacante aconteceu na goleada botafoguense por 6 a 0 em 1972.


Comentários do blogueiro: Na rodada passada (27a.) o Botafogo, que ocupava o quarto lugar na tabela, foi a Recife enfrentar o Náutico, o lanterna do campeonato. Apesar da absurda diferença na pontuação (43 contra 17) e de objetivos na competição, as duas equipes faziam campanhas parecidas no 2o. turno, sendo difícil prever o resultado. Torcíamos (no post de pré-jogo) para que as coisas se encaixassem nesse jogo e voltássemos ao Rio para jogar o clássico revigorados por uma vitória. E foi o que acabou acontecendo.

Nunca tivemos uma rodada tão favorável quanto essa, e só foi assim porque conseguimos reencontrar o caminho das vitórias depois de uma sequência vergonhosa de tropeços em casa.

O Cruzeiro perdeu para o São Paulo (2 a 0), mesmo jogando no Mineirão. O mesmo aconteceu com o Grêmio que caiu diante do Criciuma (2 a 1), na Arena. Por sua vez, o Atlético-PR não passou de um empate contra Corinthians (0 a 0) e todos os demais postulantes a uma vaga no G-4 não avançaram em suas pretensões. A Raposa ficou nos 59, em primeiro e o Tricolor gaúcho em segundo, com 48. O Botafogo somou 46 e assumiu a terceira posição, ultrapassando o Atlético-PR que permaneceu com 45.

Vencemos depois de seis só de empates e derrotas - incluindo o empate (1 a 1) contra o rival desse fim de semana, em jogo válido pela Copa do Brasil. O Bota atuou com inteligência e tornou o jogo menos complicado do que se previa. Mesmo sofrendo o primeiro gol, marcado por Maikon Leite (9') num lance em que o goleiro Renan falhou, o time não perdeu o controle e seguiu firme em busca do resultado.  

Rafael Marques e Seedorf se movimentaram muito e voltaram a balançar as redes adversárias. O primeiro, marcando o gol de empate (25'), depois de 11 jogos e o segundo, o gol da virada (39'), depois de 13 jogos sem marcar.

Seedorf voltou a jogar bem depois de longo tempo atuando abaixo de suas possibilidades. Mesmo tendo perdido a disputa de bola que deu origem ao gol do Náutico, o meia conduziu o time à reação fazendo assistências importantes e marcando um golaço em chute da entrada da área.

Com a vantagem estabelecida, o Alvinegro passou a administrar o resultado. O meia Gegê, que havia entrado no segundo tempo, ainda teve tempo de marcar o seu primeiro gol com a camisa do Botafogo, aos 45'. Recebeu uma bola da linha de fundo de Edilson que foi muito bem na partida e concluiu sem chances para o goleiro.  A vitória em Recife por 3 a 2 devolveu aos jogadores, aquela confiança de antes que faltou nos últimos jogos.

Para o clássico de domingo vamos com tudo pra cima do rival pra confirmar a recuperação do bom momento do time e de Seedorf, revigorados pela vitória fora de casa. Deve dar bom jogo porque o adversário está inflado com os últimos resultados e mira o G-4, apesar de estar mais próximo do Z-4. Eles sempre foram assim e não há nenhuma novidade; otimistas ao estremo mesmo quando não devem. Já os botafoguenses, mesmo com o time brigando no G-4, preferem desconfiar de tudo achando que alguma coisa (ainda) pode dar errada. A torcida deveria comparecer mais aos jogos e compartilhar desses momentos do time.

Não contaremos com Jefferson e Lodeiro que continuam a serviço de suas seleções. Gabriel continua de fora se recuperando assim como Elias que voltou a sentiu a lesão. Renato, que fez boa partida na quarta e Renan, que começou o jogo nervoso e depois se recuperou, permanecem no time. As opções para recompor o time são Hyuri, Otávio e Gegê para o meio e Henrique, Alex e Bruno Mendes para o ataque. Oswaldo deve comandar o time a beira do campo depois da ausência no jogo do Náutico. Ele ainda não sabe que time mandar a campo e transformou a dúvida em mistério.

Escalações

BOTAFOGO: Renan, Edilson, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos e Renato; Octávio (Hyuri ou Gegê), Seedorf e Rafael Marques; Henrique (Alex ou Bruno Mendes). Técnico: Oswaldo de Oliveira.

FLAMENGO: Felipe, Léo Moura, Chicão, Wallace e João Paulo; Amaral, Elias, André Santos e Carlos Eduardo (Luiz Antonio); Paulinho e Hernane. Técnico: Jayme de Almeida.

Por @Felipaodf/Botafogodeprimeira.com

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Botafogo: Uma pressão psicológica, e agora, arterial!


Em tempo…


Hoje, lendo algumas comentários de torcedores botafoguenses aqui no Blog a respeito do tema proposto em um de nossos post http://www.lanceactivo.com.br/botafogodeprimeira/2013/10/06/quem-pode-explicar-ii/ publicado na semana passada após a derrota para o Grêmio, no Maracanã, a terceira na sequência de jogos em casa, me deparei com a análise do torcedor Luiz Fernando que tomo a liberdade de reproduzir agora, no intuito de alimentar o debate sobre as causas da queda de rendimento do Botafogo no campeonato depois da derrota fatídica contra o Cruzeiro e só agora interrompida com a boa vitória contra o Náutico.

Você acredita que um "pacto" pelo restabelecimento da saúde do treinador Oswaldo pode devolver ao time aquele espírito de combatividade do início do campeonato como sugere os argumentos do torcedor? Leia, reflita e deixe abaixo o seu comentário!





Veja o texto original e comente sobre a propriedade dos argumentos enumerados por Ele.


BOTAFOGO… UMA PRESSÃO PSICOLÓGICA; E AGORA, ARTERIAL!!!


O torcedor do Botafogo pelo seu perfil, deve estar cuspindo marimbondos depois dessa derrota de 1 a 0 para o Grêmio, e se achando diretamente envolvido no “Armagedom”, sem se dar conta de que o Futebol é um jogo de técnica, física e do imponderável. Diante disso, acho que cabe uma tentativa de analisar friamente o momento atual desse time, que vem desde o inicio do ano, superando todas as dificuldades que foram surgindo na sua trajetória, (o calendário, a perda do Estádio, a venda de jogadores importantes, os salários atrasados a desconfiança da Imprensa e da própria torcida), e formaram um cenário com fatores estes, que fizeram esse grupo jogar com a faca nos dentes todas as partidas, até o momento em que a Diretoria num esforço administrativo, colocou os salários em dia, e sem intenção, mexeu com o Inconsciente coletivo e “ARREBENTOU COM O PSICOLÓGICO” do grupo.

Quanta bobagem, dirão os incautos e incrédulos!!! . Porém, mesmo correndo o risco do escárnio, afirmo que o time do Botafogo, com os salários em dia tirou dos ombros a obrigação de provar o seu profissionalismo e comprometimento com o clube, e então, baixou o nível de “ADRENALINA, e sobreveio o RELAXAMENTO”. Aliás, esse é o mesmo mal que acometeu a Atlético Mineiro e Corinthians nesse campeonato, por motivos diferentes.(Corinthians pelo Titulo Mundial e Atlético pela Libertadores).

Para o torcedor apaixonado é difícil admitir que nos últimos 5 jogos o time do Botafogo até tentou superar as dificuldades, mas, esbarrou na falta de concentração do time e na queda técnica dos seus jogadores mais importantes, a ponto de não conseguir suplantar adversários que abdicaram de jogar e simplesmente se defenderam diante de um Botafogo apático, enrolado e inexplicavelmente sem forças para reverter o quadro, como ocorreu depois do gol do Grêmio , onde, o time, principalmente no segundo tempo, parecia uma grande sopa de letrinhas só de consoantes.

Talvez, e na esperança que o incidente com a PRESSÃO SISTÓLICA E DIASTÓLICA de Oswaldo de Oliveira faça o grupo de jogadores do Botafogo, (por apoio e comprometimento com o seu comandante,) recolocar a faca nos dentes e buscar sobre qualquer PRESSÃO, a prioridade da retomada pelos seus objetivos na temporada.

Autor do texto: Luiz Fernando


Saudações a todos!

Por @Felipaodf/Botafogodeprimeira.com

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Cada um comemora o que pode: o clássico Botafogo e Flamengo do 1o. turno


*Publicado em 26/07/2013 no Blog do Felipaodf (http://felipaodf.blogspot.com.br/)



Sobre o jogo de domingo, chamávamos a atenção para dois aspectos que envolviam a volta dos arqui-rivais cariocas ao Maracanã. O primeiro deles, relacionado ao estágio dos dois times tanto na temporada, como na competição. Enquanto o Bota se mostra um time equilibrado, que utiliza a mesma formação e estilo de jogo desde o início da temporada (conquistou o Carioca, vai bem na Copa do Brasil e está no G-4 do Brasileirão), o Fla ainda vive um período de turbulência técnica e disciplinar que já custou o emprego de dois técnicos e a dispensa de figurões. Só agora começava a respirar (ainda por aparelhos) com a chegada de Mano Menezes e alguns reforços (?) de qualidade ainda não comprovada.

O outro aspecto, referia- se a uma incômoda sequência sem vitórias do Fogão nos confrontos válidos pelo Brasileirão, já que no Campeonato Carioca ganhamos deles com sobra e deslanchamos na competição até a conquista do título. Eram 18 partidas (agora 19), na maioria delas com ocorrência de empates e muita contestação sobre os resultados.

Veja nosso post do pré-jogo "Um bom jogo para reassumir a liderança", na íntegra: http://felipaodf.blogspot.com.br/2013/07/guia-da-rodada9-desequilibrio-em-tres.html

E não deu outra. Fomos muito superiores no primeiro tempo do jogo mas, como sempre, não fizemos os gols necessários e amargamos mais um empate. Com isso os manjados "não traduzimos a superioridade em gols", "não soubemos matar o jogo", "quem não faz leva" e, o mais recente, "o medo de perder tira a vontade de ganha" pipocaram nas redes sociais e caíram como bomba no colo do treinador, e com razão (Oswaldo havia feito substituições equivocadas). Os jogadores, a despeito dos problemas extra-campo e do cansaço da viagem à Florianópolis (enfrentou o Figueirense pela Copa do Brasil), lutaram e fizeram sua parte até serem castigados pelo acaso no final.


Esse 1 a 1 foi realmente doloroso pra todos e frustrante para os poucos torcedores botafoguenses que compareceram ao Maracanã. Segura essa Oswaldo e paga a conta; reveja algumas das suas verdades e vai em frente que o negócio é sério...

Veja os gols da partida




Um dos danos mais significativos desse empate foi a perda da liderança do campeonato que estava assegurada até os 49 minutos de jogo e não se confirmou. Acabamos a rodada em 3o. (17), atrás do novo líder Cruzeiro (18) e do Inter (18), em segundo com um jogo a mais. Uma outro dano foi a manutenção da escrita, fato muito comemorado pelos contrários que chegaram à beira do êxtase por terem escapado da zona da degola para onde estavam encaminhados. Com o  grande feito, um ponto apenas os separam do abismo. Fazer o que? Cada um comemora o que pode!


Por @Felipaodf/Botafogodeprimeira.com

Enfim, uma vitória. Gegê se emocionou!



Nunca tivemos uma rodada tão favorável quanto essa e só foi assim porque conseguimos reencontrar o caminho da vitória. Nem gosto de pensar na quantidade de oportunidades jogadas fora pelo time com a sequência de jogos em casa. Mas vamos em frente...

O Cruzeiro perdeu jogando no Mineirão para o São Paulo (2 a 0). O mesmo aconteceu ao Grêmio, na Arena, que caiu diante do Criciuma (2 a 1). Por sua vez, o Atlético-PR não passou de um empate contra Corinthians (0 a 0) e todos os postulantes a uma vaguinha no G-4 não avançaram em suas pretensões como foi o caso do Atlético-MG, Vitória, Santos e Corinthians - o Inter joga hoje contra o Flamengo. Com isso houve uma reorganização no G-4 com o Bota trocando de posição com o Furacão. A Raposa ficou nos 59 em primeiro e Grêmio com 48, em segundo. O Botafogo somou 46 assumindo o terceiro e deixou o Atlético-PR com 45, em quarto.

Vencemos depois de seis jogos sem vitórias - cinco pelo Brasileiro e um pela Copa do Brasil - e quem pagou o pato foi o Timbu, em casa. O Bota jogou com inteligência e tornou o jogo mas fácil do que se imaginava. Apesar de ter levado o primeiro gol (Maikon Leite aos 9') numa falha de Renan depois que o meia Seedorf perdeu disputa de bola no meio, o time não se abalou e partiu em busca do empate. 

Dois de nossos principais artilheiros, R. Marques e Seedorf, desencantaram. O primeiro marcou o gol de empate (25') depois de passar em branco por 11 jogos e o segundo marcou o da virada (39'), depois de 13 jogos sem marcar. Isso nos dá alento e sinalizam que as coisas começam a mudar.

Seedorf voltou a jogar bem depois de longo tempo atuando abaixo de suas possibilidades. Conduziu o time à reação, fazendo assistências importantes e marcando seu gol. Um golaço, diga-se de passagem. Com a movimentação dele, que jogou mais livre de marcação, todo o time subiu de produção.

Um capítulo a parte para Gegê. O garoto entrou no segundo tempo pra acertar a marcação pela esquerda justamente quando o Náutico veio todo pra cima na tentativa do empate. Além de cumprir bem a função, marcou o seu primeiro gol com a camisa do Botafogo no final do jogo (45'). Recebeu uma bola da linha de fundo tocado com precisão por Edilson e com calma deu um tiro rasteiro no gol, completando uma grande jogada. O menino chorou de emoção, foi acalentado por todos e me comoveu.

Veja o gol




É disso que o Bota precisa; é isso que move a paixão do torcedor pelo futebol. Parabéns Gegê... Parabéns Fogão que, agora revitalizado por uma vitória importante, enfrenta o rival rubro-negro, no domingo, pra confirmar a virada de página.

Saudações a todos!


Por @Felipaodf/Botafogodeprimeira.com

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Tudo pode acontecer, até mesmo uma vitória


GUIA DA RODADA #27:


A quantidade de rodadas que restam no Brasileirão (12) é compatível com a vantagem que o Cruzeiro abriu na liderança do campeonato (11 pontos). Mais do que por uma questão numérica, é pelo desempenho da Raposa que fica a sensação de que os mineiros fazem uma contagem regressiva para o título. Mas a taça ainda não é certeza, e esta quarta-feira é importante justamente por isso. Líder e vice enfrentam equipes que lutam contra o rebaixamento, mas a tarefa do Cruzeiro parece mais difícil. A turma comandada por Marcelo Oliveira recebe o São Paulo, naquele que pode ser o melhor dos dez jogos - enquanto o Grêmio é visitado pelo Criciúma.

A rodada ainda tem dois clássicos regionais importantes. O Bahia tenta bater o Vitória pela primeira vez no ano. E Vasco e Fluminense duelam em Florianópolis - um guerreando contra o rebaixamento, o outro tentando se afastar de vez dele e, quem sabe, brigar pela Libertadores.


Comentários do blogueiro: Essa é a proposta do site da globo para os jogos da rodada e a cada semana destacamos aqui apenas a análise relativa ao do Botafogo que é o que nos interessa.


NÁUTICO x BOTAFOGO
QUARTA, 21H50M - ARENA PERNAMBUCO

O Botafogo desmorona no Campeonato Brasileiro. Os resultados se tornaram muito ruins. E o pior é que são compatíveis com o desempenho. O time alvinegro, dos melhores da competição até o final do turno, vem jogando muito mal - a ponto de Seedorf ser vaiado pela torcida na derrota para o Grêmio. Os cariocas precisam encontrar soluções para uma equipe estática, burocrática, que parece cansada. Oswaldo de Oliveira não poderá ajudar. O técnico ainda se recupera da arritmia cardíaca que assustou a todos no Maracanã depois do jogo do último sábado. Edílson e Bolívar voltam ao time e Elias também é opção, mas o volante Gabriel segue fora. Jefferson, a serviço da seleção brasileira, também é ausência.

No Náutico, a luta contra o rebaixamento segue dura, mas o rendimento recente é mais animador. Nos últimos cinco jogos, o Timbu conquistou oito pontos, contra apenas um do Botafogo. O lanterna está 13 pontos atrás do primeiro time fora da zona de rebaixamento, o São Paulo. Martinez deve voltar à equipe, até porque Dadá está lesionado. Na última rodada, o Alvirrubro levou 4 a 1 do líder Cruzeiro.

Na TV: Premiere FC, com Rembrandt Júnior e Chiquinho.

Arbitragem: Marcos André Gomes da Penha (ES), com Luis Carlos Câmara Bezerra (RN) e Broney Machado (PB).

Você sabia que... o Botafogo não vence o Náutico em Pernambuco há dez anos? Porém, foram apenas quatro jogos no período, com três vitórias do Timbu e um empate.


Comentários do blogueiro: Na rodada passada (26a.), Botafogo e Grêmio (48) brigavam pela vice-liderança e o time gaúcho, mesmo com um jogador a menos desde os 30 minutos do primeiro tempo (Kléber foi expulso), abriu o placar e venceu o jogo fazendo com que o Alvinegro (43) despencasse para a quarta posição já que o Atlético-PR (44) venceu o clássico contra o Coritiba, no domingo, e assumiu o terceiro lugar. Por sua vez, o Cruzeiro (59) não tomou conhecimento do Náutico, em Recife, venceu bem o jogo e segue tranquilo na ponta da tabela.

O Botafogo decepcionou novamente sua torcida e não dá sinais de que pode interromper essa agonia de cinco jogos sem vitória. Mesmo enfrentando o lanterna do campeonato, nesta quarta, não encontrará moleza pela frente e vai ter que suar a camisa se quiser sair da Arena Pernambuco com uma vitória.

O time já não conta com um elenco capaz de suprir as ausências que a disputa dura e longa do Brasileirão impõe aos competidores, depois de ser mutilado mais uma vez no meio da competição pela diretoria. Seus principais artilheiros (R. Marques, Seedorf e Lodeiro) não marcam a muitas rodadas o que deixa o time inseguro pra buscar a reação.

O mistério que envolve essa fase tão negra continua, e ninguém consegue explicar http://felipaodf.blogspot.com.br/2013/10/quem-pode-explicar-ii.html


É uma queda vertiginosa de rendimento que envergonha a torcida e fez com que o treinador Oswaldo de Oliveira deixasse o campo domingo passando mal. A torcida, que já viu esse filme outras vezes, sabe onde tudo isso pode parar. As esperanças de disputar a próxima Libertadores vai se esvaindo numa velocidade espantosa. Jogadores experientes como Seedorf, Lodeiro e Rafael Marques não rendem a contento e o técnico já não tem a quem apelar.

Para o jogo de hoje o Bota não contará com Jefferson e Lodeiro a serviço de suas seleções. Gabriel, lesionado, também fica de fora. Em compensação, Edilson, Bolivar e Elias voltam ao time além de Hyuri que entra na vaga de Lodeiro. Sem Oswaldo, que ficou no Rio, o time será comendado pelo auxiliar-técnico Luiz Alberto. 

Com campanhas que se equivalem no 2o. turno fica difícil prever o que pode acontecer num jogo como esse. Vamos torcer e rezar para que as coisas se encaixem a partir desse jogo e possamos voltar ao Rio, para o clássico contra o rubro-negro no domingo, revigorados por uma vitória.

Escalações:

NÁUTICO: Ricardo Berna; Maranhão, João Filipe (Jean Rolt), William Alves e Bruno Collaço; Elicarlos, Derley, Martinez e Morales; Olivera e Maikon Leite. TÉCNICO: Marcelo Martelotte.

BOTAFOGO: Renan, Edilson, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Renato, Seedorf, Hyuri e Rafael Marques; Elias. TÉCNICO: Luiz Alberto!



Por @Felipaodf/Botafogodeprimeira.com

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Bota venceu o Náutico no Rio... Você lembra como foi?


Botafogo vence o Náutico em casa e reassume a liderança do campeonato



*Publicado em 21/07/2013 no Blog do Felipaodf (http://felipaodf.blogspot.com.br/)




A 8a. rodada do Brasileirão teve início no começo da noite desse sábado e o campeonato já tem novo líder. O Botafogo recebeu o Náutico em São Januário, venceu por 2 a 0 e reassumiu a ponta da tabela (16). Pelo menos até domingo quando Coritiba e Vitória entram em campo precisando de vitórias em seus compromissos para desbancarem o Fogão. Já sabemos a quem secar nesse domingão!

O Botafogo voltava a jogar na cidade depois de três meses e mesmo assim, apenas 6,5 mil torcedores estiveram presentes para incentivar o time na busca pela liderança do campeonato.

A obrigação de vencer o jogo parecia perturbar o time que não criou quase nada no primeiro tempo. Os jogadores se limitaram a levantar bolas na área sem nenhum resultado prático. Tanto que nos "melhores momentos" da partida a TV não tinha quase nada pra mostrar.

Pra variar, alguns jogadores estiveram muito abaixo do esperado e a falta de objetividade acabou estourando no colo de Vitinho. Mal escalado, o jogador dá sinais de que está sentindo a peso por ter sido o escolhido para entrar na vaga de F. Gabriel, que foi negociado. Sem ter as mesmas características do antigo titular e tendo que desempenhar as mesmas funções, o meia-atacante não vem desenvolvendo o bom futebol que o levou a ser eleito a revelação do Carioca. Vida que segue.

Mas bastou esse derradeiro meio tempo para que Oswaldo enxergasse o óbvio. O time voltou do intervalo com Elias no lugar de Vitinho, com recomendações de jogar mais avançado. Com isso, Rafael Marques foi recuado para a intermediária onde se houve melhor do que na etapa inicial - péssima por sinal. Essa modificação simples na forma de jogar fez com que o time ganhasse volume de jogo e passasse a dominar as ações.

Não demorou muito para R.Marques se livrasse dos marcadores e enfiasse uma bola na medida pra Elias. Como um verdadeiro centroavante, o jogador penetrou na área e concluiu em gol. Foi um arremate rasteiro, em diagonal, longe do alcance de Berna que nada pode fazer. O Bota abria o placar e Elias marcava seu primeiro gol com a camisa alvinegra. Emocionado, o jogador comemorou muito e já se candidata a "Matador do Fogão".

Logo depois, uma versão atual do Biriba - histórico mascote alvinegro - perambulou pelo campo de jogo e parece ter animado os Alvinegros. Nessa altura o Glorioso já dominava as ações e teve chances para ampliar o placar. Numa delas, Dória quase marca num chute que explodiu na trave ao receber uma bola escorada por Elias, no trabalho de pivô.

O Náutico ainda tentou o empate em duas ou três oportunidades que só serviram pra demostrar a boa fase de Jefferson, a Muralha Alvinegra. Desde que reassumiu a posição após servir a seleção, o goleiro, que completou 300 jogos com a camisa do clube, tem sido um dos destaques do time.

Aos 32 minutos, Lodeiro, que andava apagadinho como nos jogos anteriores, cruzou uma bola sobre a área adversária que Elias, subindo com o zagueiro, não alcançou. Renato que acompanhava a jogada escorou de cabeça no centro da área e marcou o segundo do Bota. Valeu pela vitória e pela liderança reconquistada.

Veja os melhores momentos da partida




Na quarta vamos a Floripa enfrentar o Figueirense pela Copa do Brasil. O Bota tem a vantagem do empate já que venceu a primeira partida por 1 a 0, em Volta Redonda. Não vai ser fácil.

O próximo compromisso pelo Brasileirão será contra o Flamengo, domingo, no retorno dos clubes ao Maracanã.

Por @Felipaodf/Botafogodeprimeira.com