sábado, 23 de julho de 2016

Cautela ou ousadia? Contra a Chape, Gomes segue em dúvida entre Fernandes e Salgueiro




Hoje é dia de botafogo! Dia de jogo importante.
 
Vamos juntos torcida alvinegra! (@diogobrado34)
O Botafogo viajou para a cidade de Chapecó-SC onde enfrenta a Chapecoense pela 17a. rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo, que marca uma disputa direta por posições na tabela, está programado para às 16 h deste domingo na Arena Condá.

No sábado pela manhã, o time fez um treino recreativo no CT do time catarinense, gentilmente cedido pelo adversário. O atacante Neilton, que foi poupado dos treinamentos de campo durante a semana, participou da atividade normalmente e deve ir pro jogo. Se confirmado, o atacante completará 50 jogos pelo Fogão nesta partida.

O Botafogo vem de um empate heroico contra o Flamengo no último fim de semana, num clássico que marcou a inauguração da Arena Botafogo, nova casa do clube no Brasileirão.


Veja a nossa resenha de pré-jogo: Botafogo inaugura a Arena num clássico escamado contra o Fla...


Se o resultado não foi tão promissor para o posicionamento na tabela, o empate, nas circunstâncias em que foi obtido, lavou a alma do torcedor alvinegro que compareceu ao estádio da Ilha do Governador e deixou a minoria desolada, do outro lado. O adversário vencia a partida por dois gols de diferença até os 34 minutos do segundo tempo quando Neílton, que havia entrado na vaga de Pimpão, marcou o segundo gol do Fogão e botou fogo na Arena. Empurrado pela torcida, o Glorioso partiu pra cima com tudo e Salgueiro, aos 37 minutos, empatou o jogo na Arena. Foi o primeiro gol do meia uruguaio com a camisa alvinegra.

Com um domínio de bola exemplar em passe preciso de Camilo, o gringo, de costas para o gol, girou 180 graus à esquerda, se livrou de três zagueiros rubro-negros que chegavam pra interceptar o lance e mandou um tiro certeiro, à direita de Muralha, sem chances para o goleiro.

Diogo Barbosa, aos 33 minutos, empatou o jogo em 1 a 1 no primeiro tempo acertando um tirambaço de fora da área que quase furou as redes do inimigo. Nos minutos finais, o Botafogo partiu para buscar a virada mas o acuado Flamengo soube garantir o resultado.

Reveja os gols e as impressões dos protagonistas da partida no vídeo disponibilizado pela Botafogo TV:





Diogo, Camilo e Airton (que jogou os 90 minutos, levou o terceiro amarelo e não enfrenta a Chape) foram os destaques da partida. Desde a chegada de Camilo, o time já marcou 11 gols contra oito antes de sua estreia. O Botafogo era 19o. colocado e hoje é 15o.


Infográfico do aproveitamento do Botafogo
após a 15a. rodada (Gazeta Esportiva)
Com 4 vitórias, 5 empates e 6 derrotas em quinze rodadas, o Botafogo somou 17 pontos e ocupa a 15a. posição - a meta é 23 pontos nesse 1o. turno, no mínimo.

Com o empate no último jogo, o aproveitamento alvinegro caiu para 37%, índice insuficiente para a permanência do time na 1a. divisão. Precisamos melhorar o rendimento e voltar a vencer também fora de casa como fizemos no Beira-Rio contra o Inter. A Chapecoense está dois degraus à frente da gente, soma 19 pontos e ocupa a 13a. posição.

Depois de um começo claudicante no Brasileirão com o time frequentando a zona de rebaixamento desde o início da competição, o Glorioso deu uma fugida lá de baixo depois de alguns bons resultados conseguidos nas últimas rodadas.

Ricardo Gomes parece ter encontrado a equipe ideal após o retorno de alguns titulares e as estreias de Camilo, Pimpão e Canales que entrou no final da partida contra o Flamengo e mostrou presença de área no pouco tempo que esteve em campo. Com mais opções no elenco, resta ao treinador definir o esquema que utilizará a cada jogo conforme as características dos adversários: com três volantes como armou o time no começo do jogo contra o Flamengo ou com dois meias e dois atacantes como sinalizou que armará o time neste domingo.


Veja a tabela atualizado do Brasileirão e a relação dos jogos do Botafogo na sequência da competição: http://felipaodf.blogspot.com.br/p/classificacao-carregando.html



Provável escalação do Botafogo para enfrentar
 
a Chapecoense, neste domingo, na Arena Condá
 
(Ricardo Oliveira ‏@ricardomanchete)
Sem poder contar com Airton suspenso, Gomes pode lançar mão de Fernandes numa formação mais cautelosa para iniciar a partida. Com isso, estará sinalizando um um respeito providencial ao adversário que é muito difícil de ser batido em seus domínios. A outra opção, se quiser ser mais ousado do que vem mostrando ultimamente, pode lançar mão do motivado Salgueiro para formar com Camilo, uma dupla de meias de armação. No caso, o ataque seria formado por Neilton atuando pelos flacos com Canales mais enfiado lá na frente.

Depois de ter voltado ao time contra o Bragantino no jogo de ida pela Copa do Brasil e ser poupado no clássico contra o Flamengo, o zagueiro Joel Carli deve ganhar a posição de titular deixando o irregular Renan Fonseca no banco. Sendo assim, o time deve ir a campo com Sidão, Luis Ricardo, Carli, Emerson e Diogo Barbosa; Lindoso, Bruno Silva e Fernandes (Salgueiro) e Camilo; Neilton e Canales.

FICHA TÉCNICA:

CHAPECOENSE X BOTAFOGO

Local: Arena Condá, em Chapecó (SC)
Data: 24 de julho de 2016 (Domingo)
Horário: 16h
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa-RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e Elio Nepomuceno de Andrade Junior (RS)

CHAPECOENSE: Danilo, Gimenez; Demerson, Filipe Machado e William Thiego; Sérgio Manoel, Josimar, Ananias e Hyoran (Arthur Maia); Lucas Gomes e Bruno Rangel (Kempes). Técnico: Caio Júnior

BOTAFOGO: Sidão; Luis Ricardo, Emerson Santos, Joel Carli e Diogo Barbosa; Bruno Silva, Rodrigo Lindoso, Fernandes (Salgueiro) e Camilo; Neilton e Gustavo Canales. Técnico: Ricardo Gomes


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com