sábado, 8 de julho de 2017

Depois de uma vitória heroica na Liberta, o Botafogo tenta repetir a dose, agora contra o Galo pelo Brasileirão



Vivo essa paixão! Domingo tem FOGÃO de novo! É jogo
 ao vivo no Premiere para todo Brasil. 

(Botafogo de Futebol e Regatas com Canal Premiere)
O Botafogo retomou o caminho das vitórias. Sabe contra quem?
- Contra o poderoso Nacional, em Montevidéu, no jogo de ida da fase de oitavas da Libertadores e, diante das dificuldades que se apresentaram na partida, foi uma verdadeira façanha do Glorioso.

Depois de amargar três derrotas seguidas, uma pela CdoB e outras duas pelo Brasileirão, o Botafogo venceu o duelo contra o gigante uruguaio (mais um nessa competição) e trouxe para o Rio a vantagem do empate no jogo de volta marcado para o dia 10 de agosto no Nilton Santos.


Veja o que escrevemos no post de pré-jogo (Blog do FelipaoBfr: Botafogo encara o Nacional em Montevidéu pela fase de oitavas da Libertadores... ) ressaltando a saga alvinegra contra cinco gigantes da América que, juntos, somam dez títulos na competição: Colo-Colo do Chile (1 título), Olímpia do Paraguai (3 títulos), Estudiantes da Argentina (4 títulos) e o Atlético Nacional da Colômbia (2 títulos). Igualmente o Nacional, adversário de quinta-feira, é um time de muita tradição e acostumado a disputar a Libertadores, competição que já venceu três vezes.


Botafogo vence o Nacional por 1 a 0 em Montividéo. O meia
João Paulo foi o autor do gol da vitória e um dos destaques
da torcida (Arte: FoxSports)
O Bota foi pro jogo com a formação que a maioria dos torcedores esperava. A única ressalva ficou por conta da escalação de Emerson Silva em detrimento de Igor Rabello no miolo da zaga.

No mais, o treinador bancou a volta do jovem Matheus Fernandes ao time deixando o experiente Camilo no banco e a escolha se mostrou acertada. O volante fez uma partida primorosa e foi o destaque da partida ao lado de João Paulo e Carli.

Emerson foi escolhido por Jair por ser mais experiente e, teoricamente, mais eficiente no jogo aéreo do que os seus concorrentes. Porém, na maior parte do tempo o jogador se mostrou nervoso, errando jogadas simples que proporcionaram várias chances de gols aos uruguaios. No segundo tempo, com o time mais ajustado, melhorou um pouco o rendimento e conseguiu afastar algumas bolas perigosas lançadas em nossa área.


Rendimento do volante Matheus Fernandes contra o Nacional
 (Fonte: FOOTSTATES)
Por outro lado, Matheus Fernandes deu conta do recado com louvor. Mesmo voltando de contusão, aguentou o tempo os 90 minutos de jogo e desempenhou papel fundamental na vitória com desarmes precisos e agilidade na transição para o ataque, principalmente no segundo tempo quando a pressão dos gringos aumentou na busca desesperada pelo empate. A atuação lhe valeu elogios de Jair ao fim do jogo e o reconhecimento unânime dos torcedores. Nasce uma estrela!

Como esperado, o Nacional mostrou-se um time aguerrido, que entra duro nas disputas de bola e com uma transição para o ataque muita rápida que por vezes confundiu o nosso sistema defensivo. Time voluntarioso, levou perigo constante a nossa meta com jogadas bem elaboradas em sua maioria, pelos flancos.

Arnaldo e Victor sofreram para conter as investidas dos uruguaios pelas laterais e o miolo de zaga cortou um dobrado para tirar tantas bolas pelo alto. Carli foi um monstro no quesito enquanto Emerson deixou a desejar e quase entrega o ouro aos bandidos. Os uruguaios estiveram frente a frente com Gatito em várias oportunidades. Em algumas nosso arqueiro levou a melhor e em outras, a trave e a falta de pontaria dos atacantes nos salvou.

Armados com as duas linhas clássicas de contenção formadas pela defesa e pelo quarteto intermediário com Lindoso, Matheus, Bruno e João Paulo, o Bota buscava o ataque utilizando os extremos Pimpão e Bruno Silva nos raros espaços que encontravam pelos lados. Num desses, Rodrigo Pimpão inverteu uma bola para Bruno Silva na direita que recebeu livre na área para surpresa dos zagueiros adversários. O meia arrematou de esquerda, a bola tocou no contrário e sobrou para João Paulo tocar na saída do goleiro e marcar, aos 37'/1o.T. Foi o primeiro gol do meia com a camisa alvinegra cumprindo uma determinação do treinador que pedia uma presença mais efetiva do armador dentro da área. 


O Alvinegro Carioca leva a melhor nos confrontos! Será que o
Galo vai diminuir essa vantagem? Partida ao vivo para todo
Brasil no Premiere (Canal Premiere)
O jogo que já era tenso no primeiro tempo ficou mais ainda no segundo. A pressão sobre o juiz aumentou, e muito, depois da autoridade ter ignorado um toque de mão de Victor Luis dentro da área (28') e o visitante ter inaugurado o placar aos 37'. Como consequência, João Paulo levou cartão amarelo ainda no primeiro tempo e Bruno Silva na etapa final.

O risco dos jogadores serem expulsos era grande. João Paulo esteve perto de tomar o vermelho pelo conjunto da obra. Preocupado, Jair fez a troca por Camilo antes que acontecesse o pior e arriscou ao deixar Bruno Silva até o fim. Mas tudo saiu como o planejado e, apesar das enormes dificuldades (chuva durante o jogo, campo pesado, frio intenso e torcida adversária - cerca de 22 mil presentes no estádio), o Botafogo foi guerreiro, bateu mais um campeão em sua casa e volta ao Rio com a vitória (1 a 0) e a vaga nas quartas de final muito bem encaminhada para delírio dos torcedores que acompanharam a saga no estádio (cerca de 1.500 alvinegros compareceram ao estádio), dos milhões que torceram pela TV em General e pelo Brasil a fora e dos empolgados que compareceram ao Galeão para recepcionarem os jogadores na chegada ao Rio.

Depois de serem dispensados após o desembarque, o grupo voltou a se reunir neste sábado para um trabalho leve no estádio Nilton Santos.

Sem tempo para treinamentos específicos, persiste a dúvida sobre as intensões do treinador para a difícil partida contra o Galo, às 19h de domingo, pela 12a. rodada da competição. Jair vai com os titulares mesmo cansados da viagem ou repete o mistão utilizado na partida contra o Corinthians na rodada passada, lembrando que o Bota busca a reabilitação dentro da competição já que vem de duas derrotas seguidas, uma delas em casa para o Avaí por 2 a 0?


Tabela atualizada após a 11a. rodada do Brasileirão. O Bota
caiu para a 10a. posição com 15 pontos (SporTV)
O Bota ocupa 10a. colocação na tabela com 15 pontos, fora da zona de classificação da Libertadores e bem distante do pelotão da frente.

O aproveitamento do time é de apenas 45,5 % com quatro vitórias (três em casa e uma fora), três empates (dois fora e um em casa) e quatro derrotas (três fora e uma em casa). Somando-se o resultado na Copa do Brasil, o Bota está há três partidas sem vencer pelas competições nacionais e não marcou um gol sequer nesse período.


Clique e veja a tabela completa com todas as rodadas até o fim do Brasileirão: TABELA DO BRASILEIRÃO 2017 (JOGOS DO BOTAFOGO)


A maior preocupação de Jair Ventura no momento é o desgaste físico da equipe em razão do acúmulo de jogos importantes e a viagem ao Uruguai no meio de semana. A delegação rumou para Montevidéu na quarta-feira e só retornou ao Rio na noite de sexta-feira.

Veja a sequência de jogos que se apresenta para o mês:

02/07 - CAMPEONATO BRASILEIRO (16:00)
COR 0×1 BOT

06/07 - TAÇA LIBERTADORES (21:45)
NAC 0×1 BOT

09/07 - CAMPEONATO BRASILEIRO (19:15)
BOT×CAM

12/07 - CAMPEONATO BRASILEIRO (21:00)
FLU×BOT

17/07 - CAMPEONATO BRASILEIRO (20:00)
BOT×SPO

20/07 - CAMPEONATO BRASILEIRO (19:30)
CAP×BOT

23/07 - CAMPEONATO BRASILEIRO (16:00)
ACG×BOT


Por ter sofrido um corte no joelho esquerdo em dividida no jogo pela Libertadores, o goleiro Gatito Fernandez será substituído por Jefferson que volta a disputar uma partida oficial depois de ficar mais de um ano fora dos gramados. Há possibilidades ainda de Marcelo e Igor Rabello formarem a dupla de zaga, com Gilson entrando na lateral esquerda. No meio, João Paulo pode ceder a vaga à Camilo e, no ataque, Guilherme pode entrar no lugar de Pimpão. Já o meia atacante Marcos Vinícius corre por fora para ganhar a chance de começar uma partida pela primeira vez. O jogador teve uma estreia discreta contra o Corinthians no domingo e precisa e ritmo de jogo.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO-RJ X ATLÉTICO-MG

Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 9 de julho de 2017 (Domingo)
Horário: 19h(de Brasília)

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (Fifa-GO) e Leone Carvalho Rocha (GO)

BOTAFOGO: Jefferson, Arnaldo, Marcelo, Igor Rabello e Víctor Luís (Gilson); Dudu Cearense (Bruno Silva), Rodrigo Lindoso, Matheus Fernandes e Camilo (João Paulo); Guilherme (Pimpão) e Roger
Técnico: Jair Ventura

ATLÉTICO-MG: Victor, Marcos Rocha, Bremer, Gabriel, Fábio Santos, Elias, Rafael Carioca, Adilson, Valdívia, Cazares e Fred.
Técnico: Roger Machado.


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com

quarta-feira, 5 de julho de 2017

Botafogo encara o Nacional em Montevidéu pela fase de oitavas da Libertadores




Mais uma decisão! Mais uma final pela frente! Queremos a
 Copa! #VamosGanharFogo (Botafogo de Futebol e Regatas)
Depois de amargar três derrotas seguidas, duas delas pelo Brasileirão, o Botafogo muda o foco para a Libertadores onde enfrenta o Club Nacional de Football do Uruguai, no Estádio Gran Parque Central, pela fase de oitavas da competição pensando em retomar o caminho das vitórias.

Esse será mais um desafio para o Alvinegro carioca como havia sido os confrontos anteriores, nessa edição. Antes de chegar a essa fase, o Glorioso teve que ultrapassar cinco gigantes da América que reúnem em seus currículos dez títulos da principal competição continental.

Foi assim com o Colo-Colo do Chile (1 título) e o Olímpia do Paraguai (3 títulos) na fase de classificação; e o Estudiantes da Argentina (4 títulos) e o Atlético Nacional da Colômbia (2 títulos) na fase de grupos. E hoje, contra o time uruguaio, não será diferente. O Nacional é um time de muita tradição, copeiro e está acostumado a disputar a Libertadores. Já levantou a Copa em três oportunidades: 1971, 1980 e 1988.


Antes mesmo do time chegar, já tinha torcida no hotel! Os
alvinegros recepcionaram o Botafogo e prometeram bastante

 apoio no Uruguai! Juntos somos mais fortes! 
(Botafogo de Futebol e Regatas)
O Bota já está na capital uruguaia, onde chegou na madrugada de quarta-feira sob frio intenso. Os jogadores foram recepcionados na porta do hotel por grande contingente de alvinegros que rumaram em caravanas para Montevidéu para apoiarem o time no confronto. Cerca de 2.000 ingressos foram reservados para a torcida carioca que deve ocupar uma arquibancada exclusiva no estádio.

O grupo desembarcou mostrando cansaço após um dia de trabalho no Rio e quase seis horas de viagem até o destino. Mesmo assim, foi atencioso com os torcedores. Ontem à tarde, véspera da batalha, fez um treino-apronto no Parque Central, palco do jogão de hoje à noite.

Alertávamos, antes do jogo contra o Corinthians, quão desgastado estava o time com a sequência de jogos e viagens nas três frentes de disputa: Liberta, CdoB e Brasileiro. Essa maratona não permite revesamentos regulares na equipe como acontece com alguns adversários, ainda mais com tantas baixas por lesões. O elenco é enxuto e carente de valores individuais, limitando sobremaneira a ação do técnico nesse sentido. Veja nosso post de pré-jogo: Desgastado, Botafogo vai a SP com a missão de bater o líder do Brasileirão...

Mesmo assim, pensando no importante compromisso de hoje à noite, Jair Ventura lançou mão de vários reservas na escalação contra o Corinthians. Estiveram em ação, os zagueiros Marcelo e Igor Rabello, os meias Dudu Cearense e Gílson e Camilo e o atacante Guilherme lá na frente. Apesar de, historicamente, fazer bons jogos contra o time paulista, a tarefa de sair de Itaquera com um bom resultado era difícil, ainda mais com um Mistão. O Corinthians estava invicto, liderava o campeonato com folga e vinha de duas vitórias seguidas antes do confronto e assim permaneceu. Agora são nove vitórias e dois empates em onze jogos pelo Brasileirão.

Na verdade, o Botafogo foi amassado pelo adversário no domingo, ou se deixou amassar por falta de opções no jogo. Jair armou a conhecida retranca dos últimos jogos com a proposta de sair nos contra-ataques. Mas a estratégia foi barrada pelos paulistas que vieram para cima postando sua zaga na linha de meio de campo. Mesmo assim, a muralha alvinegra resistiu até o último quarto do jogo e só foi vencida com um gol solitário de Jô, aos 34 minutos do segundo tempo.


Gatito! Goleiro do Botafogo defendeu mais um pênalti na
carreira. Dessa vez, o de Jô, no jogo contra o Corinthians.
 
(Botafogo de Futebol e Regatas) 
O Corinthians encontrou enormes dificuldades desde o começo do jogo. A resistência dos cariocas foi minando a empolgação dos mandantes que terminaram o primeiro tempo sem acertar o gol. O panorama só mudou no segundo tempo com a mexida feita pelo técnico corintiano.

No intervalo, Carlile tirou o volante Gabriel (aquele de fez juras de amor ao Glorioso num dia e no outro entrou na justiça contra o clube) para a entrada entrada Marquinhos Gabriel. A pressão para cima da zaga botafoguense aumentou significativamente e, depois da entrada do garoto Pedrinho de 17 anos, o time paulista chegou à vitória.

O jovem revelado na base corintiana foi para dentro da marcação, abusou da habilidade e cruzou para Jô que abriu o placar depois de várias tentativas inglórias contra Gatito. O mesmo atacante que cobrara um pênalti (*) no início da segunda etapa que foi espetacularmente defendido pelo arqueiro alvinegro que vive grande fase no Glorioso. Gatito foi o destaque do jogo com inúmeras defesas de efeito, inclusive no gol único da partida quando só foi vencido na terceira tentativa após fazer duas defesas dificílimas em chutes a queima-roupa. Dessa vez, nem Gatito salvou!

(*) Para variar, o juiz aprontou para cima da gente. O lateral Arana tabelou com Clayson e sofreu falta de Marcelo há um metro da linha da área. O árbitro, confuso durante todo o tempo, assinalou pênalti equivocadamente e não quis conversa com os jogadores.


Tabela atualizada após a 11a. rodada do Brasileirão. O Bota
caiu para a 10a. posição com 15 pontos (SporTV)
Com vantagem, o Corinthians ficou mais tranquilo, administrou o jogo e não foi incomodado até o apito final.

Pelo Brasileirão, o Botafogo volta a campo domingo, às 19 horas, para buscar a reabilitação frente ao Atlético-MG no estádio Nilton Santos.

Com mais essa derrota na competição nacional, o Bota caiu da sétima para a 10a. colocação com 15 pontos e está fora da zona de classificação da Libertadores e já bem distante do pelotão da frente.

O aproveitamento do time que era de 50% caiu para 45,5 % com quatro vitórias (três em casa e uma fora), três empates (dois fora e um em casa) e quatro derrotas (três fora e uma em casa). O Bota está há três partidas sem vencer e não marcou um gol sequer nesse período.


Clique e veja a tabela completa com todas as rodadas até o fim do Brasileirão: TABELA DO BRASILEIRÃO 2017 (JOGOS DO BOTAFOGO)


Veja a sequência de jogos que se apresenta para o mês:

02/07 - CAMPEONATO BRASILEIRO (16:00)
COR 0×1 BOT

06/07 - TAÇA LIBERTADORES (21:45)
NAC×BOT

09/07 - CAMPEONATO BRASILEIRO (19:00)
BOT×CAM

12/07 - CAMPEONATO BRASILEIRO (21:00)
FLU×BOT

17/07 - CAMPEONATO BRASILEIRO (20:00)
BOT×SPO

20/07 - CAMPEONATO BRASILEIRO (19:30)
CAP×BOT

23/07 - CAMPEONATO BRASILEIRO (16:00)
ACG×BOT


Para o duelo contra o Nacional pelas oitavas da Libertadores hoje, às 21h45, no Estádio Gran Parque Central, em Montevidéu, o técnico Jair Ventura poderá contar com Matheus Fernandes que, com lesão leve na coxa, ficou afastado dos últimos três compromissos. O técnico não revelou a escalação mas deu a entender que o jovem volta à condição de titular e começa o jogo. Nesse caso, o experiente Camilo, que ainda não voltou à boa forma demonstrada na temporada passada, deve ficar no banco como opção.

Dessa forma, o treinador lançará a força máxima já que não há novas baixas no DM. Foram relacionados os goleiros Gatito e Jefferson; os zagueiros Carli, Emerson Silva, Igor Rabello, Emerson Santos e Marcelo; os laterais Arnaldo, Victor Luís e Gilson; os meio-campistas Lindoso, Bruno Silva, Matheus Fernandes, Dudu Cearense, João Paulo e Camilo e os atacantes Roger, Pimpão e Guilherme.

Pela sinalização da última partida em SP, o zagueiro Emerson Silva, mais experiente que seus concorrentes da posição, deve formar a dupla com Carli. Nesse caso, Igor Rabello volta a ficar como opção no banco de reservas. Já o lateral Arnaldo deve fazer a sua estreia na competição como titular na lateral direita enquanto Victor Luis está confirmado na esquerda. O meio deve formar com Lindoso, Matheus Fernandes, Bruno Silva e João Paulo que reassume a condição de principal articulador das jogadas de ataque onde Pimpão deve fazer dupla com Roger.

Luis Ricardo ainda não foi inscrito na competição e ficou no Rio apurando a forma assim como Leandrinho que está voltando de contusão. Já o meia Marcos Vinícius está à disposição do técnico e pode fazer a sua estreia na competição.


FICHA TÉCNICA
NACIONAL-URU X BOTAFOGO-BRA


Local: Estádio Parque Central, em Montevidéu (Uruguai)
Data: 6 de julho de 2017 (Quinta-feira)
Horário: 21h45(de Brasília)
Árbitro: Julio Bascuñan (Chile)
Assistentes: Christian Schiemann (Chile) e Carlos Astroza (Chile)

NACIONAL: Esteban Conde, Jorge Fucile, Rafael García, Diego Polenta e Alfonso Espino; Diego Arismendi, Felipe Carballo, Álvaro González, Tabaré Viudez e Martín Ligüera; Kevin Ramírez
Técnico: Martín Lasarte

BOTAFOGO:
Gatito Fernández, Arnaldo, Joel Carli, Emerson Silva (Igor Rabello) e Víctor Luís; Rodrigo Lindoso, Bruno Silva, Matheus Fernandes (Camilo) e João Paulo; Rodrigo Pimpão e Roger
Técnico: Jair Ventura


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com