terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Pedro Larrea é o 2o. gringo a acertar com o Botafogo para 2016 e vem mais por aí




Imagem disponível na internet
Até a semana passada, a única cara nova no Botafogo era a do zagueiro Joel Carli, um ilustre desconhecido da torcida. O argentino veio ao Rio, fez exames médicos, assinou contrato de dois anos e se reapresenta com o restante do grupo no início de 2016 para a pré-temporada. O jogador de 29 anos, 1,93m e 91kg, encara o Botafogo como um grande desafio na sua carreira e espera estar à altura da confiança que o clube depositou nele.


Agora, o primeiro gringo a acertar com o clube terá a companhia do equatoriano Pedro Sebastián Larrea, volante que defendeu LDU de Loja e a seleção de seu país na última temporada. Larrea chegou ao Rio na última sexta-feira para exames médicos e a sua contratação é dado como certa apesar de não ser anunciada pelo clube.




Larrea, de 29 anos, 1,74 m e 69 kg, já foi campeão da Libertadores com a LDU de Quito em 2008, jogando contra o Fluminense no Maracanã. Além do título da Libertadores, o volante disputou a decisão do Mundial de Clubes contra o Manchester United no mesmo ano e conquistou os títulos da Recopa Sul-Americana e Copa Sul-Americana, no ano seguinte. Nesse período, o jogador foi chamado pela primeira vez para a seleção equatoriana que agora lidera as eliminatórias para a Copa do Mundo com 100% de aproveitamento.



Larrea é um típico camisa 5. Um volante experiente com grande poder de marcação, mobilidade, técnica e perfil de liderança. Pelas características observadas no vídeo abaixo, percebemos que é um especialista em desarmes que usa o carrinho em 80% das suas intervenções o que é uma temeridade em se tratando de futebol brasileiro que usa pouco esse recurso. Por outro lado, tem capacidade para atuar numa zona intermediária mais à frente, um bom chute de média distância (uma das carências do time em 2015) e pode se destacar nessa modalidade defendendo o Alvinegro.



Vídeo do volante Pedro Larrea com atuação em 2014 e 2015

 




Joel Carli se apresenta no início de 2016 
Foto:Reprodução/Facebook do Botafogo
O Botafogo tem pela frente o desafio de fazer uma campanha convincente em 2016 e garantir, pelo menos, a permanência da Série A e pra isso, precisa contratar quase um time inteiro já que se desfez da maioria dos titulares que conseguiram o acesso esse ano. 


É sabido que a situação financeira do clube continua crítica o que o impede de alçar voos mais altos. A perspectiva é que, em 2016, o Alvinegro consiga um patrocinador master pra estampar a sua camisa (o que não ocorreu em 2015) e que tenha um aumento das cotas de televisionamento que pode chegar a 60 milhões.


Num primeiro momento, o Glorioso anunciou uma lista de dispensa com 11 jogadores. A impressão era de que a barca havia partido com lotação máxima possível. Mas num momento posterior, o clube não conseguiu segurar alguns dos jogadores que pretendia. O zagueiro Roger Carvalho foi para o Palmeiras; Willian Arão assinou com o time da Gávea; Elvis foi logo dispensado; Navarro pediu alto e se transferiu para o Puebla do México onde vai jogar a Libertadores; Octávio foi dispensado posteriormente; e o goleiro Renan preferiu buscar novos rumos depois de amargar a reserva de Jefferson por anos a fio.


Sendo assim, a recomposição do elenco terá que ser muito mais radical do que se imaginava a princípio e teremos uma dificuldade adicional para montar o time no começo do ano - problema extra para Ricardo Gomes e sua comissão de quem pouco se houve falar nesse período de contratações. 



Atualizando as situações pendentes, temos que: Neilton foi confirmado por mais um ano após acordo com o Cruzeiro; não houve acordo com o São Paulo e Luis Ricardo voltou ao clube de origem; Renan Fonseca acertou a permanência no clube até 2017; e o atacante Ronaldo continua com a situação indefinida, já que depende da condição de Henrique Almeida que volta de empréstimo ao Coritiba: será incorporado ao elenco ou usado como moeda de troca?




Chamada do Botafogo Oficial para o 1o.
amistoso de 2016 
Por enquanto, o time base conta com: Jefferson (Helton Leite), Falta o lateral-direto titular (Diego), Renan Fonseca (Emerson), Joel Carli (falta um reserva), Falta um lateral-esquerdo titular (Jean); Pedro Larrea (Diérson), Fernandes (Rodrigo Lindoso), Faltam dois meias titulares; Falta um centro-avante titular (Ronaldo) e Neilton (falta um reserva) com chances reais para Luis Henrique e Sassá quando voltar de contusão. Ainda é um elenco carente em muitas posições - nas laterais, no meio de campo e no ataque - e precisa ser qualificado até mesmo para a disputa do Carioca.


Mas até a reapresentação no dia 2 de janeiro deveremos ter novidades com a vinda de cinco ou seis jogadores de peso pra encorpar essa base. Do contrário, o esforço para subir para a elite corre sérios riscos de ter sido em vão. Veja o que escrevemos sobre o assunto: Blog do Felipaodf: Reposição lenta do elenco preocupa torcida do Bota...



E, por aqui, o nosso compromisso é ir atualizando a situação assim que pintarem novidades no elenco. Saudações a todos que acreditam e fiquem a vontade para comentar!


Por @felipaodf/Botafogodeprimeira.com