quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Botafogo luta mas não passa de um empate na estreia da Copinha




Na estreia da Copa São Paulo, Sub-20 do BOTAFOGO fica no
empate com o Horizonte #VamosFOGO (Fabio de Paula / BFR)
Sem confirmar o favoritismo, o time sub-20 do Botafogo não passou de um empate (1 a 1) com a briosa equipe do Horizonte, campeã cearense da categoria.

O jogo marcou a estreia das duas equipes na Copa SP de Futebol Júnior e, a julgar pelas manifestações nas redes sociais, frustrou grande parte da torcida alvinegra que esperava um melhor desempenho da equipe, mesmo reconhecendo ser apenas o início do trabalho do treinador Marcos Soares.


Entenda clicando no link e revendo o nosso post de pré-jogo: COM CARAS NOVAS, BOTAFOGO começa trajetória na Copinha 2019  (http://bit.ly/2F3wSVy


O placar só foi movimentado no 2o. tempo. Vinícius abriu o placar para o Horizonte, aos 24 minutos, escorando de cabeça um cruzamento vindo da esquerda e Rhuam empatou para o Glorioso, aos 41 minutos, aproveitando rebote do goleiro em chute forte de fora da área do nosso volante Caio Alexandre.


Classificação do G9 após a 1a. rodada (Arte: globoesporte)
O resultado acabou sendo justo já que o Alvinegro foi superior em todo o primeiro tempo, teve chance de abrir o placar mas pecou pela falta de efetividade de seu ataque e o Horizonte, que voltou mais bem posicionado no 2o. tempo, aproveitou a chance que teve na etapa e continuou ameaçando o gol alvinegro em seguidos contra-ataques. Nem mesmo as modificações promovidas pelo técnico alvinegro foram suficientes para mudar o panorama da partida a favor dos cariocas. No finalzinho, depois do gol de empate, tanto Botafogo como Horizonte tiveram chances para mudarem o placar mas pecaram seguidamente nos arremates.

Após o empate nos dois jogos do grupo (BOT 1x1 HOR e CUI 0x0 FRA), as equipes estão empatadas com 1 ponto lembrando que apenas duas delas vão passar de fase.


A 2a. rodada será no sábado: o Botafogo enfrenta o Cuiabá às 16h30 enquanto o Horizonte encara o Francana às 18h45. Os jogos continuam a ser disputados na cidade de Franca-SP, sede do Grupo 9, e pode ser o início da definição dos classificados. Até lá com o Botafogo!



 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com



quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Com caras novas, Botafogo começa trajetória na Copinha 2019




Começou hoje a 50a. Copa São Paulo de Futebol Júnior, a maior competição da categoria no Brasil. Na sua primeira fase o torneio conta com a participação de 128 equipes do país distribuídas em 32 grupos de quatro times. Contemplando a diversidade, a Copinha abriga muitas equipes desconhecidas do grande público que ganham assim, a chance de medirem força contra os grandes clubes brasileiros.


RUMO À COPINHA 2019! Delegação Sub-20 do Glorioso embarcou para a disputa da 
50ª Copa São Paulo de Futebol Júnior. 🌟🔥 #BFRBaseForte (Botafogo de Futebol e Regatas)


Tabela da 1a. fase do Grupo 9 sediado na cidade de Franca-SP 
(Arte: @globoesporte)
Abrindo o Grupo 9, o Botafogo, que nunca venceu o torneio, estreia contra o time cearense do Horizonte em jogo programado para às 18 horas de quinta-feira (03), na cidade de Franca-SP. O jogo de estreia poderá ser acompanhado pelo site do @globoesporte e os outros dois, contra Cuiabá e Francana, pelo @SporTV.


Conforme regulamento da competição, as equipes se enfrentam dentro do grupo na primeira fase e os dois mais bem colocados se qualificam para seguirem na competição. Já na segunda fase, as equipes classificadas nos vários grupos se enfrentam, duas a duas, em partidas eliminatórias até a final.


Confiante e de técnico novo - o treinador Marcos Soares assumiu o time em meados de dezembro -, a delegação alvinegra partiu do Rio rumo à cidade de Franca na manhã desta quarta-feira.


Veja o grupo de atletas relacionados:

- Goleiros: Lucas Alves e Andrew;

- Laterais: Elivelton, Lucas Barros e Nicholas;

- Zagueiros: Glauber, Pimenta e D. Sousa;

- Volantes e Meias: Caio Alexandre, Michel, M. Paulo, P. Paulo e Ênio;

- Atacantes: Ramonzinho, Rhuan, P. Lucas, Gabriel, Luis Henrique, Foguinho e Marcello.

O time base deve formar com: Lucas Alves; Elivelton, Pimenta, Glauber e Lucas Barros; Caio Alexandre, Michel; Rhuan, Ramonzinho, Luis Henrique e Gabriel.


Antes de embarcarem, alguns jogadores postaram mensagens nas redes sociais como foi o caso do zagueiro Glauber Lima (@Glauberlima00) e do meia Caio Alexandre (@CaioAlexandre05). Atenta, a torcida interagiu com os atletas mandando mensagens de incentivo e de confiança numa boa participação da equipe no torneio.


Partiu Copa São Paulo, que Deus nos abençoe! 
Partiu Copa São Paulo 2019, que Deus nos abençoe e nos
proteja em mais um desafio (
@CaioAlexandre05)



De nossa parte, ansiosos para vermos o Botafogo em campo, vamos acompanhar a Copinha pela TV trazendo informações atualizadas sobre o desempenho da equipe no torneio.

Boa sorte rapaziada! #VamosJuntos


Para quem ainda não viu, veja a nossa Retrospectiva 2018, em http://bit.ly/2EVol6c...


 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com

domingo, 30 de dezembro de 2018

Retrospectiva 2018: um ano que começou com uma grande decepção para a torcida e um grande alívio no final





Caros amigos alvinegros, estamos na contagem regressiva para o encerramento de mais um ano. É comum nessa época as pessoas e instituições fazerem um balanço de suas atividades avaliando o que foi realizado com o intuito de corrigir rumos e planejar ações mais eficazes para o novo ano que chega. Conforme fizemos nos anos passados apresentamos a seguir a nossa retrospectiva em 2018.

O Blog do FelipaoBfr (http://felipaodf.blogspot.com.br/) não é uma uma empresa e nem tanto uma instituição que deva prestar contas aos seus associados, investidores ou coisa parecida. Somos apenas um veículo de comunicação sem fins lucrativos, dirigido por um torcedor alvinegro que resolveu manifestar o seu "botafoguismo" escrevendo. E foi com esse propósito que criamos esse espaço onde acompanhamos, descrevemos e opinamos sobre os assuntos que envolvem o nosso Glorioso mantendo sempre o respeito à instituição e interagindo de forma responsável com os leitores.


E a nossa seleção de textos, como sempre, privilegia o leitor. Fazemos uma retrospectiva dos assuntos mais acessados pelos torcedores dando assim, a temperatura do que ocorreu no clube ao longo desse ano, na visão do torcedor.

Esse 2018 foi um ano em que os botafoguenses, diante das dificuldades conhecidas por todos, estavam muito pessimistas e acabou saindo melhor que a esperávamos. Como um clube de futebol e regatas, fomos campeões de terra e mar no Estado. Ganhamos o Campeonato Carioca e o hexacampeonato no remo. É muito pouco para as nossas tradições mas fomos o único time do Rio que ganhou alguma coisa nesse ano. Ainda convivemos com o fantasma dos dos salários atrasados e isso desestabilizou o clube nesse finalzinho de ano. Com dificuldades para fechar 2018, o clube se viu obrigado a se desfazer de uma de suas joias - Matheus Fernandes foi negociado com o Palmeiras - e está na iminência de negociar também Igor Rabello - o melhor zagueiro jovem do futebol brasileiro. Agora é esperar que as coisas se resolvam e que 2019 seja menos traumático do que 2018.

Trocamos de técnico três vezes. Começamos apostando em Felipe que foi demitido após uma desclassificação vergonhosa na Copa do Brasil. Acertamos com Alberto Valentim que, depois de um trabalho consistente no Carioca do qual foi Campeão e começo de Brasileiro, resolver arriscar a vida no futebol do Egito e nos deixou. Para seu lugar inventaram o Paquetá que teve o pior rendimento dentre eles. Colecionou quatro derrotas em cinco jogos e foi acertadamente demitido. Zé Ricardo foi convocado para o cargo, ficou de fora prematuramente da Copa Sul-Americana mas acabou acertando a equipe no terço final do Brasileirão contando com o bom desempenho do atacante Erick que já nos deixou. Chegamos a estar em uma área perigosa faltando 10 ou 12 rodadas do C. Brasileiro e de repente o time engrenou e o trabalho do Zé começou a aparecer.

Nessa trajetória toda tivemos que conviver com o drama de João Paulo, jogador importantíssimo para a equipe, que sofreu fraturas na perna ainda no Carioca e só voltou a jogar bola na rodada final do Brasileiro. Mesmo assim, começamos esse campeonato tranquilos com os dois melhores goleiros do Brasil e de repente perdemos os dois ao mesmo tempo com sérias contusões. Passamos meses sem os dois e no final do Brasileiro, Jefferson, o ídolo maior da torcida nos últimos tempos, se despediu do clube e encerrou a carreira. Soma-se a isso o fato de que nenhuma das nossas apostas em jogadores como Aguirre, Renatinho e João Pedro deu certo trazendo uma carga a mais para os nossos treinadores.

Para variar, fomos muito prejudicados pelas arbitragens em vários jogos da competição. Seguramente nos tiraram uns dez pontos em decisões bizarras que chocaram o torcedor. Mesmo assim, chegamos em nono lugar no Brasileiro conquistando, pelo menos, o direito de disputar a Sul-Americana. O sonho era uma vaga na Pré-Libertadores mas no final, diante das dificuldades, a colocação ficou de bom tamanho.

Pois bem, no ar desde 19.03.13, colecionamos mais de 803 posts publicados ao longo desses cinco anos. Esse ano foram poucos em razão de questões particulares mas chegamos a 50 textos abordando o dia-a-dia do clube e propondo temas para discussão entre os torcedores. Já são mais de 433 mil visitas desde a primeira publicação o que dá bem a dimensão que esse espaço tomou em pouco mais de cinco anos. São leitores de várias partes do mundo. Do Brasil foram 243 mil acessos, Estados Unidos com 130 mil, Eslováquia com 15 mil, Rússia com 5 mil e mais Alemanha, Holanda, França, República Tcheca, Malásia e Canadá dentre os dez mais cotados. Agradeço a todos por isso.


Em homenagem aos leitores que acessaram o blog ao longo desse ano, resolvemos publicar o TOP 5 com as matérias mais acessados no ano como fizemos nos anos passados:

1- A campeã delas, com 4.142 acessos, foi publicado em 18.02 e tratava da preparação do time para o duelo contra o rival rubro-negro pelas semifinais da Taça Guanabara - 1o. Turno do Campeonato Carioca, ainda sob o comando de Felipe Tigrão como técnico, a primeira partida após o vexame que o time proporcionou na Copa do Brasil quando caiu diante da desconhecida Aparecidense-GO. A nova derrota foi o estopim para a demissão de Felipe Conceição e a contratação de Alberto Valentim. Veja:


Que time Valentim vai mandar a campo na quinta-feira? Façam suas apostas!


Salve, salve companheiros! A última vez que estive por aqui, escrevendo, o Botafogo ou aquilo que sobrou dele após a desclassificação humilhante na Copa do Brasil se preparava para encarar o Flamengo em uma das semifinais da Taça Guanabara. Sem forças para reagir após o vexame contra a desconhecida Aparecidense-GO, a equipe comandada por Felipe Conceição foi derrotada novamente, dessa vez por seu maior rival.

O segundo revés na semana mais importante da temporada foi o bastante para a Diretoria reconhecer que a aposta feita no início do ano foi muito alta e decidiu pelo afastamento de Tigrão do comando técnico da equipe principal. Se por um lado demoraram para demitir o técnico, por outro foram bem ágeis na definição do substituto. A escolha caiu sobre Alberto Valentim que havia treinado o Palmeiras no ano passado após a saída de Cuca. ... mais »


2- O vice-campeão dos posts mais lidos foi publicado ainda no primeiro semestre, em 04.03 e teve 1.840 acessos. Tratava da preparação da equipe para o jogo contra o Cruzeiro em Belo Horizonte depois de vencer o Grêmio no Nilton Santos pela 3a. rodada do Campeonato Brasileiro. Alberto Valentim já era o técnico alvinegro e essa foi a primeira vitória da equipe na competição. Clique no link e veja os detalhes.


Com uma semana inteira de treinamentos, Botafogo pode ter novidades no domingo contra o Cruzeiro


Depois de dois dias de folga pós vitória sobre o Grêmio por 2 a 1 - jogo que abriu a terceira rodada do Campeonato Brasileiro no Nilton Santos -, os jogadores do Botafogo e reapresentaram na tarde de terça-feira para o primeiro dia de trabalho da semana que antecede a partida contra o Cruzeiro, domingo, às 16h, no Mineirão.

Aproveitando mais uma semana cheia, sem jogo no meio de semana, Valentim comandou um treino fechado na sexta e, no sábado à tarde, fez o treino-apronto antes do embarque para Belo Horizonte onde encara o esquadrão de Mano Menezes que vem de um grande jogo contra o Vasco na quarta-feira quando goleou o adversário por 4 a 0 em São Januário e encaminhou a classificação para a próxima fase da Libertadores... mais »


3- O 3o. colocado, com 1.089 acessos, também foi publicado no primeiro semestre do ano, mais precisamente no dia 12.05. O post relata a classificação para a próxima fase da Copa Sul-Americana após o empate contra o time chileno do Audax Italiano e se preparava para o clássico contra o Fluminense pelo Carioca. Mesmo jogando em casa, diante da torcida, o Botafogo errou muito contra o Audax e saiu de campo sob vaias da torcida. Clique no link e veja os detalhes:


Com as presenças confirmadas de Aguirre e Moisés, Botafogo precisa vencer o clássico para voltar ao G-6


Com uma atuação displicente e pouquíssima inspirada de seus atacantes, o Botafogo conseguiu, na última quarta-feira, a esperada classificação para segunda fase da Copa Sul-Americana ao empatar com o Audax Italiano do Chile por 1 a 1 no Estádio Nilton Santos. Aos 13 minutos da etapa complementar, Matheus Fernandes abriu o placar para o Alvinegro e Cabrera empatou para o time chileno aos 40 minutos.

O Glorioso fez uma partida muito irregular em todos os fundamentos. Passou sustos desnecessários e irritou sobremaneira a sua torcida, tanto que, ao fim do jogo, o time saiu debaixo de vaias mesmo tendo conseguido o seu intento. Os atletas alvinegros desperdiçaram seguidas chances para matarem o jogo complicando uma partida que tinha tudo para ser tranquila, tanto pela vantagem conseguida com a vitória no primeiro jogo (2 a 1) como pela baixa qualidade técnica do adversário, vice-lanterna do Campeonato Chileno... mais »


4- O 4o. post mais acessado foi publicado em 24.08 e foi consultado 1.003 torcedores. Nele fazíamos um relato da situação de incerteza que rondava a equipe que não vencia há cinco jogos e se via ameaçado por inúmeros concorrentes diretos por melhores posições. O jogo era contra o Sport no Nilton Santos, um desses concorrentes diretos. Acesse o link e veja o clima de incerteza que se abatia sobre o time no Brasileirão.


Sem vencer há cinco jogos, Botafogo recebe o Sport num duelo de seis pontos


O Botafogo continua seu martírio no Brasileirão. Sem vencer há cinco jogos (derrota por 3 a 0 para o Inter; empates de 0 a 0 com o Santos e 1 a 1 com o Paraná; derrotas por 3 a 0 para o Atlético-MG e 2 a 0 para Palmeiras), tem um jogo decisivo neste sábado. O Alvinegro carioca encara o Sport às 21h no Nilton Santos pela 21a. rodada e precisa vencer. Não só por jogar em casa diante da torcida, mas por ser um confronto direto na disputa para permanecer na Série A já que o fantasma do descenso ameaça os dois clubes nesse início de 2o. turno. Quem vencer sobe na tabela e empurra o adversário para a zona perigosa.

Sem pontuar há dois jogos, o Botafogo marca passo na 12a. posição com seus 22 pontos e vê concorrentes diretos como Bahia (22), América-MG (25), Fluminense (26) e Corinthians (26) lhe ultrapassarem enquanto outros encostam de forma perigosa como Santos, Vasco e Chapecoense que têm 21 pontos e jogos a menos...mais »


5- Fechando o Top 5 dos posts mais acessados (996 acessos) temos a matéria publicada em 02.02 que tratava dos preparativos do Botafogo para a estreia no Brasileirão. Após a derrota inesperada para o Barcelona de Guayaquil no Nilton Santos, a frustração da torcida era grande assim como a sua presença no estádio. Cerca de 34 mil torcedores atenderam ao chamado do clube. No final, resignados com o mal dia da equipe, aplaudiram o time na saída de campo em reconhecimento a bela campanha que vem fazendo no torneio. Clica e veja os desdobramentos:


Com Carli e Kieza relacionados, Botafogo encara o Madureira neste sábado para confirmar classificação

O Botafogo emplacou a segunda vitória no campeonato e assumiu a liderança do Grupo C da Taça Guanabara. Com o resultado, o time da Estrela Solitária deu um passo decisivo na briga por uma vaga nas semifinais bastando, para isso, que empate o jogo de hoje.

Depois de vencer o Boavista por 1 a 0 no domingo passado - gol de Brenner em cobrança de pênalti -, o time alvinegro encara o Madureira às 19 horas deste sábado no Estádio Nilton Santos.

O Glorioso havia empatado na estreia contra a Portuguesa (2 a 2); voltou a empatar com o Fluminense (0 a 0) no clássico da rodada; venceu o Macaé por 2 a 1 fora de casa e voltou a vencer o Boavista (1 a 0) na quarta rodada jogando no Niltão... mais »



Pelo balanço das matérias ora apresentado, acreditamos ter feito um trabalho digno ao longo deste ano. Agradecemos o apoio de cada um dos mais de 40 mil visitantes do blog em 2018 e dos amigos que comentaram e compartilharam nossas matérias nas redes sociais. Isso nos incentiva a prosseguir no projeto que tem como principal objetivo exercer o nosso amor pelo Glorioso por meio das publicações semanais. De antemão, abro esse espaço para que outros torcedores possam expressar o mesmo amor pelo clube com textos próprios, publicando-os aqui.

Um grande Ano de 2019 a todos com votos de muita paz, saúde e realizações. Que Deus ilumine nossos atuais dirigentes, a comissão técnica e o grupo de jogadores para que conduzam nosso clube a um lugar de destaque no cenário nacional e internacional - quem sabe com a conquista de um título de expressão depois desses 23 anos na fila. E que, mesmo sem grandes perspectivas de investimentos, possam iniciar a recuperação da credibilidade da instituição tão aviltada nos últimos tempos e que os irmãos Salles venham resolver o nosso problema definitivamente.


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.



 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com