sábado, 8 de agosto de 2015

Olha o tamanho da nossa encrenca pra hoje!



Tabela atualizada 
O Botafogo passou as últimas três rodadas sem vencer, duas delas jogando em casa, e perdeu a oportunidade de colocar frente sobre adversários que brigam pelo G-4, o que lhe daria uma tranquilidade importante para encarar os confrontos mais difíceis que ainda tem pela frente.

O de hoje, no Arruda, contra o Santa Cruz é um deles. Não tanto pela campanha do adversário - o Santinha somou 22 pontos e ocupa apenas a 12a. posição -, mas pelo clima de euforia que tomou conta da torcida com a estreia de Grafite e pela motivação da equipe que, agora mais confiante, já fala na conquista dos três pontos.

Pela mobilização da torcida durante a semana, a  festa nas arquibancadas está garantida. É esperado um público superior a 50 Mil torcedores e, quer queiram quer não, isso faz uma diferença tremenda. Jogando para públicos superiores a 35 mil como visitante, o Botafogo consegui apenas dois empates, contra o Ceará (0 a 0) na 11a. rodada e Bahia (1 a 1) na 14a.

 Veja o nosso post do começo da semana que previa essa situação: Blog do Felipaodf: Abre o olho, Botafogo!

O Botafogo já havia perdido a liderança do campeonato na abertura da 17a. rodada quando o América-MG venceu o Paraná por 2 a 0, somou 31 pontos, e assumiu a ponta da tabela. A coisa piorou um pouco com os jogos de ontem. Em casa, o Bahia não teve dificuldades de vencer o Boa Esporte por 4 a 1 e ultrapassou o time mineiro com os mesmos 31 pontos. Agora tem o mesmo número de vitórias (9) e apenas um gol de saldo a mais, o que lhe dá a vantagem. Com o resultado, o Glorioso caiu para terceiro (30) e precisará vencer o jogo de hoje pra recuperar a ponta da tabela. Em caso de empate, pode até sair do grupo de elite caso Vitória e Náutico (28) vençam seus compromissos.

Confira a posição de cada time e os próximos jogos na tabela completa a seguir: http://felipaodf.blogspot.com.br/p/carregando-tabela-do-brasileirao_21.html


No Botafogo, Ricardo Gomes teve uma semana inteira de treinamentos e viajou para Recife sem divulgar a equipe que inicia o jogo. Com tudo, é certo que Neilton terá a chance de começar o jogo no lugar de Sassá. Existe um dúvida sobre a permanência do jovem Diérson como titular. Um dos novos volantes contratados pode pintar. Serginho, mais experiente, está cotado.

A boa notícia fica por conta da volta do lateral direito Lus Ricardo a sua posição O jogador fez muita falta enquanto esteve fora por contusão. Com sua ausência, o time perdeu muito em criatividade e mostrou dificuldades na saída de bola a partir da defesa. Na frente, Navarro está pronto pra ter uma chance efetiva depois de se apresentar bem nos 10 minutos que teve contra o Criciúma. Deve ficar como opção ou mesmo ocupar a vaga do jovem Luis Henrique que ficaria como opção no banco.

Jardel terá mais uma chance de firmar como titular ao lado de Octávio, depois de longo tempo fora do time por contusão. Daniel Carvalho, Thomas e Elvis aguardam uma nova chance de começar um jogo. Lulinha e Sassá devem ficar como no banco e podem ser utilizados no decorrer da partida.

O time deve formar com: Jefferson; Luis Ricardo, Renan Fonseca, Diego Giaretta e Carleto; Serginho (Diérson), Willian Arão, Diego Jardel e Octávio; Neilton e  Navarro (Luis Henrique).

Pelo lado do Santa Cruz, não tem mistério. O técnico Marcelo Martelotte confirmou o time com duas alterações. Promoverá a entrada de Vitor na lateral-direita e, como já era esperado, Grafite no setor ofensivo.

Já Anderson Aquino, terá uma nova função por conta da entrada de Grafite. O artilheiro da Série B vai compor o meio-campo atuando pela ponta esquerda, com João Paulo centralizado e Lelê pelo lado direito.

Sendo assim, o time do Santa Cruz para o jogo de hoje vai formar com: Tiago Cardoso; Vítor, Danny Morais, Neris e Marlon; Wellington Cézar, Bileu, Lelê, João Paulo e Anderson Aquino; Grafite.


Abre o olho, Botafogo!

Por @felipaodf/Botafogodeprimeira.com

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Abre o olho, Botafogo!


Bom dia, boa tarde, boa noite torcedor alvinegro...


Link permanente da imagem incorporada
Treino do Botafogo #gebota
O Botafogo passou as últimas rodadas do Brasileirão Série B patinando na tabela. Jogou pro alto todas as chances que teve para colocar frente sobre os adversários, principalmente nos últimos dois jogos jogando em casa, quando empatou por 0 a 0 com Criciúma (12o.) e Luverdense (17o.), equipes que ocupam posições inferiores na tabela. Com isso, a tão sonhada gordura para gastar nos tempos de vacas magras não veio.

Veja o que esperávamos desses jogos em casa:Blog do Felipaodf: Três pontos. E, de preferência, com bom futebol (GOMES, Ricardo)

Mesmo assim, dando mole como diz a galera mais jovem, o Glorioso conseguiu se manter na liderança com dois pontos à frente do segundo colocado. Não por méritos próprios como queriam os torcedores, mas por pura incompetência de seus concorrentes diretos ao G-4 que igualmente deixaram escapar oportunidades de superá-lo. Isso tudo, antes da abertura da 17a. rodada ocorrida na última terça-feira quando o América-MG venceu o Paraná por 2 a 0 e assumiu a ponta da tabela com um ponto (31) e uma vitória (9) de vantagem sobre o Alvinegro (30) que caiu para o 2o. lugar (8). Isso significa dizer que o time carioca só desbancará os mineiros nessa rodada em caso de vitória. Nem um empate serve pra recuperar a ponta da tabela.

Esse cenário já era previsto pela torcida uma vez que o clube está passado por um período de turbulência administrativa com consequências diretas na queda de rendimento do time após a perda de jogadores importantes e seguidas contusões dos prováveis substitutos. Sem discutir a qualidade técnica de cada um dos que saíram, a verdade é que a perda de Jobson, Marcelo Mattos, Bill, Pimpão e, por último, do lateral Gilberto, desestruturaram a equipe.

O problema agora é do treinador Ricardo Gomes que assumiu o cargo com a missão de remontar a equipe. Partindo da base deixada por René e Ventura - jogadores remanescentes que fizeram a pré-temporada; garotos integrados no começo do ano e no decorrer do campeonato; contratados na última leva como reposição de elenco -, Gomes terá que usar o melhor dos seus conhecimentos para retomar o caminho das vitórias o mais rapidamente possível. A tarefa não será fácil e exigirá muita paciência da torcida, ainda mais com o campeonato em andamento e pegando fogo com a disputa acirrada por vagas no G-4. Além do Alvinegro, América-MG, Vitória, Bahia, Sampaio Corrêa, Náutico e Paysandu se destacam nesse final de turno.

Confira a posição de cada time e os próximos jogos na tabela completa a seguir: http://felipaodf.blogspot.com.br/p/carregando-tabela-do-brasileirao_21.html

Para confirmar a condição de favorito à conquista da série B em 2015, o Botafogo vai ter que melhorar muito dentro e fora do campo. Apesar de ocupar as primeiras posições desde o início do campeonato, o Glorioso faz, na visão da maioria de seus torcedores, uma campanha aquém da grandeza do clube. Após 16 rodadas, conquistou 30 pontos, com oito vitórias, seis empates e duas derrotas. Marcou marcou 23 gols e sofreu nove.

Iniciando apenas a segunda semana no clube e com o péssimo futebol apresentado contra o Luverdense já sob o seu comando, o técnico R. Gomes sinaliza que fará mudanças na equipe. Nada muito radical como os últimos insucessos poderiam sinalizar. A ousadia parece não fazer parte do perfil do treinador e a sua experiência não permitiria mudanças profundas nesse começo de caminhada. Acredito que Neilton vai pro jogo na vaga ocupada por Sassá e que um dos volantes contratados entre na posição de Diérson. Nessa briga, Serginho sai na frente.

A volta anunciada de Lus Ricardo na lateral vai ajudar muito nessa recomposição pela direita. Com sua ausência, o time perdeu muito em criatividade e mostrou dificuldades na saída de bola. Na frente, parece que Navarro está pronto pra ter uma chance efetiva depois de aproveitar bem os 10 minutos na estreia contra o Criciúma. Contra o Luverdense, o jogador ficou no banco mas não foi utilizado pelo treinador. O uruguaio deve entrar na vaga de Luis Henrique, que tem muitos recursos mas pouca experiência. O jovem atacante tem jogado muito isolado lá na frente e vem sofrendo com a forte marcação de zagueiros mais experientes.

O restante do time deve ser mantido com Jardel tendo mais uma chance de se firmar no meio depois de longo tempo fora do time por contusão. Octávio deve compor o setor com Daniel Carvalho, Thomas e Elvis aguardando uma nova chance de começar um jogo. Lulinha e Sassá devem ficar como opções no banco.

O time base do Botafogo de Ricardo Gomes será formado: Jefferson; Luis Ricardo, Renan Fonseca, Diego Giaretta e Carleto; Serginho (Diérson), Willian Arão, Diego Jardel e Octávio; Neilton e Luis Henrique (Navarro).

Cartaz de chamada da venda de ingressos para
 a estreia de Grafite no Santa Cruz
O nosso compromisso, no sábado, às 16:30, é contra o Santa Cruz no Mundão do Arruda, um jogo de alto risco em termos de colocação na tabela. Só a vitória nos devolve a liderança e vamos precisar de inteligência e muito suor pra voltarmos ao Rio com os três pontos.

O Santa fará a estreia de Grafite que volta ao clube que o projetou depois de correr o mundo como jogador. Os torcedores do Santinha estão enlouquecidos com a volta do ídolo, tanto que mais de 37 mil ingressos já foram vendidos antecipadamente atendendo à chamada do clube que está trabalhando forte na divulgação do evento se utilizando até de outdoors espalhados pelo Recife. Vai ser uma festa para o torcedor pernambucano.


Abre o olho, Botafogo!


Por @felipaodf/Botafogodeprimeira.com