sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Com Carli e Kieza relacionados, Botafogo encara o Madureira neste sábado para confirmar classificação




Rumo às semifinais! #VamosFOGO 
(Botafogo de Futebol e Regatas
O Botafogo emplacou a segunda vitória no campeonato e assumiu a liderança do Grupo C da Taça Guanabara. Com o resultado, o time da Estrela Solitária deu um passo decisivo na briga por uma vaga nas semifinais bastando, para isso, que empate o jogo de hoje.

Depois de vencer o Boavista por 1 a 0 no domingo passado, com gol de Brenner em cobrança de pênalti, o time alvinegro encara o Madureira às 19 horas deste sábado no Estádio Nilton Santos.

O Glorioso havia empatado na estreia contra a Portuguesa (2 a 2); voltou a empatar com o Fluminense (0 a 0) no clássico da rodada; venceu o Macaé por 2 a 1 fora de casa e voltou a vencer o Boavista (1 a 0) na quarta rodada jogando no Niltão.


Veja os resultados desde o início da temporada e os adversários que ainda virão na sequência pelo Carioca e Copa do Brasil:

16/01 - CAMPEONATO CARIOCA - 21:30
BOT 2×2 POR

20/01- CAMPEONATO CARIOCA - 17:00
FLU 0×0 BOT

25/01 - CAMPEONATO CARIOCA -19:30
MAC 1×2 BOT
28/01 - CAMPEONATO CARIOCA - 17:00
BOT 1×0 BVT

03/02 - CAMPEONATO CARIOCA - 19:00
BOT × MAD

06/02 - COPA DO BRASIL - 21:30
APA × BOT

21/02 - CAMPEONATO CARIOCA -
NIG × BOT


Contra o Macaé, coletivamente, o Botafogo fez a sua melhor partida da temporada e a expectativa era de que repetisse a dose contra o Boavista. Veja no post de pré-jogo: Botafogo e Boavista duelam por vaga na semi da Taça Guanabara...


Pela 4a. rodada, o Botafogo venceu o Boavista por 1 a 0
 e assumiu a liderança do Grupo C da Taça Guanabara 

(Arte FOX Sports Brasil @FoxSportsBrasil)
Porém, contrariando as expectativas, não foi isso o que aconteceu. O Botafogo teve uma atuação discreta no domingo e não empolgou os poucos torcedores que compareceram ao Nilton Santos debaixo de um sol escaldante, típico do verão carioca.

As triangulações e deslocamentos constantes que chegaram a empolgar parte da torcida no jogo em Macaé, pouco foram vistos diante do Boavista que veio bem postado na defesa. Mesmo assim, com a insistência, conseguimos confirmar a vitória no segundo tempo com um gol solitário de Brenner. Com três gols marcados no campeonato, o atacante assumiu a artilharia do time. No lance, Gilson sofreu carga dentro da área adversária após boa penetração em assistência de Valencia.

A partida foi morna em grande parte do primeiro tempo e só esquentou com a subida de produção de João Paulo. Mais adiantado, o meia passou a articular as jogadas pelo centro já que Valencia se esforçava mas não estava dando conta do recado. Na melhor jogada do período, JP acertou a trave, Brenner carimbou o travessão no rebote e Pimpão tentou concluir de bicicleta. O atacante malabarista sofreu carga faltosa do zagueiro adversário que o árbitro preferiu ignorar (pênalti claro). Os times foram para o intervalo com o a 0 no placar.

No início do segundo tempo, o Boavista chegou a ameaçar o gol de Jefferson alçando bolas sobre a área do que se aproveitou o Botafogo para contra-atacar. Logo (3') se deu o lance de pênalti em Gilson. O lateral sofreu carga faltosa de Kanu dentro da área assinalada pelo árbitro e convertida por Brenner, que vai se tornando um especialista nas cobranças. Foi o nono gol do artilheiro em 23 jogos pelo Botafogo.

Nessa partida, Gilson apareceu bem no apoio ao ataque diferentemente de Arnaldo que ficou mais contido pela direita. Estabelecido a vantagem no placar, o Botafogo passou a esperar o adversário em seu campo optando pelos contra-ataques.

Depois da parada técnica, Ezequiel entrou na vaga de Pimpão para dar mais velocidade ao ataque e confundir a defesa adversária. Cinco minutos depois, Conceição colocou o meia Renatinho na vaga de Valencia aumentando a articulação de jogadas pelo meio. Com as alterações o Bota criou algumas boas chances para ampliar o placar mas falhou na maioria dos arremates. Conformado, Conceição tratou de fechar o time colocando Dudu Cearense na vaga de Brenner para aumentar a altura da defesa e conseguiu segurar o resultado.


Classificação do Grupos C da Taça Guanabara após o
fechamento da 4a. rodada. (Arte do SporTV)
Com dois empates e duas vitórias em quatro jogos, o Alvinegro soma agora oito pontos e 66,7% de rendimento. Marcou cinco gols e levou três. Ocupa a liderança do Grupo C seguido pelo Boavista em segundo com seis pontos; a Portuguesa em terceiro com a mesma pontuação; o Fluminense, que venceu o Madureira por 2 a 1 e passou a ter chance de classificação, em quarto com cinco pontos; o Macaé em quinto com quatro e o Madureira que segura a lanterna com apenas dois pontos e já sem chances de classificação.

Com uma semana inteira de treinamentos e observações, Felipe Conceição sinalizou que manterá a mesma equipe que começou o jogo contra o Boavista apesar de Carli e Kieza já terem condições de jogo. Mesmo com o compromisso importantíssimo na próxima terça-feira (06) contra o Aparecidense-GO pela Copa do Brasil, o técnico negou que vá poupar algum titular e considera a classificação no Carioca tão importante quanto o confronto com o time goiano.

Apesar de não ter atingido as condições ideais para atuar por 90 minutos, Renatinho, o aniversariante da semana, pode ganhar a chance nova chance no time vindo do banco. Na defesa, Carli deve começar o jogo no banco de reservas e ser aproveitado para ganhar ritmo de jogo conforme o resultado.

Tá aí o histórico do duelo entre Botafogo e Madureira no
 Carioca. Quem leva o próximo encontro entre as equipes? 

(Canal Premiere)
Gatito, Leandro Carvalho e Leandrinho não foram relacionados. Vejo possibilidades ainda de teste nas laterais com Arnaldo ou Gilson cedendo lugar a seus substitutos em algum momento do jogo. No ataque, Kieza, que foi apresentado, regularizado junto à FERJ e treinou com desenvoltura durante a semana, pode estrear com a camisa alvinegra.

O técnico comandou um treino-apronto na sexta-feira pela manhã no Nilton Santos e concedeu entrevista à imprensa que não teve acesso às atividades de campo. Falou da evolução do time, das possibilidades de Carli e Kieza que foram relacionados para a partida mas não confirmou a escalação que só será divulgada momentos antes do jogo.

O Botafogo encara o Madureira hoje em posições opostas na tabela. Enquanto o Alvinegro de General Severiano é líder isolado do seu grupo, o Tricolor suburbano segura a lanterna.

O Madura é um adversário histórico do Glorioso no Campeonato Carioca. Os times já se enfrentaram 124 vezes com 93 vitórias alvinegras contra apenas 10 do Tricolor de Madureira. O Alvinegro marcou 325 gols contra 124 deles. As equipes empataram 21 vezes desde então.


FICHA TÉCNICA:
BOTAFOGO X MADUREIRA


Local: estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 3 de fevereiro de 2018, sábado
Hora: 19h (de Brasília)

Árbitro: Rodrigo Nunes de Sá
Assistentes: Thiago Rosa de Oliveira e Thiago Gomes Magalhães

BOTAFOGO: Jefferson, Arnaldo, Igor Rabello, Marcelo e Gilson; Matheus Fernandes, João Paulo, Luiz Fernando e Leo Valencia; Rodrigo Pimpão e Brenner
Técnico: Felipe Conceição

MADUREIRA: Douglas, Formiga, Thiago Medeiros, Danrlei e Edmário; Formiga, Rezende, William, Luciano e Douglas Lima; Igor Catatau e Souza
Técnico: Djair


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar


Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com

domingo, 28 de janeiro de 2018

Botafogo e Boavista duelam por vaga na semi da Taça Guanabara





Agora é no Nilton Santos! Pra cima, FOGO! 
Depois da vitória sobre o Macaé por 2 a 1 na última quinta-feira na casa do adversário (a primeira da temporada), o Botafogo volta a campo neste domingo, às 17h, para enfrentar o Boavista no Nilton Santos.

A partida vale a liderança do Grupo C do Carioca. O Boavista soma seis pontos enquanto o Botafogo tem cinco. O vencedor dará um passo decisivo rumo às semifinais da charmosa Taça Guanabara.

Antes, o Glorioso havia empatado na estreia contra a Portuguesa (2 a 2) com direito a gol salvador de MV no último minuto de jogo depois de ir para o intervalo perdendo por 2 a 0 e voltou a empatar no clássico contra o Fluminense (0 a 0) no último fim de semana, num Maracanã quase sem torcida.

Escrevemos no nosso post de pré-jogo que, depois de dois empates preocupantes, havia uma certa pressão pela primeira vitória em 2018, mesmo sendo apenas o terceiro jogo da temporada. E ela veio, animando o torcedor.

Veja o post: Depois de dois empates seguidos, a pressão por uma vitória aumenta no Alvinegro...


O lateral Arnaldo abriu o placar aos 5 minutos do 2o. tempo depois de receber uma boa assistência de Valencia. Penetrou no meio dos zagueiros e bateu rasteiro na saída do goleiro Andrey. Esse foi o primeiro gol do lateral com a camisa do Botafogo em 36 jogos disputados.

O gol da vitória só veio aos 28 minutos do 2o. tempo, pouco depois de termos sofrido o empate com gol de Pipico, velho conhecido de outras jornadas - o atacante já é o artilheiro do campeonato marcando cinco vezes em oito jogos disputados desde a fase preliminar da competição.

O atacante macaense completou, de cabeça, um cruzamento certeiro vindo da esquerda (Gilson chegou atrasado no lance e Pimpão ficou no meio do caminho ao tentar conter o avanço do lateral) aproveitando a falha de posicionamento do jovem Kanu que fazia sua estreia no time principal e acabara de entrar na vaga de Marcelo que deixou o campo contundido. No lance, o lateral Arnaldo estava fora de combate após uma cabeçada que levou. O juiz ignorou o lance do que se aproveitou o adversário para empatar a peleja.

Mal deu tempo para o Macaé comemorar. João Paulo lançou Pimpão pela direita que cruzou com perfeição na cabeça de Brenner. Dentro da pequena área, o camisa 9 alvinegro mandou a bola para a rede dando números finais ao placar: Botafogo 2 a 1. Esse foi o oitavo gol marcado por Brenner em 22 jogos pelo Fogão.

Diferentemente do último jogo contra o Fluminense, quando mexeu pouco e mal no time, dessa vez o técnico Felipe foi bem nas substituições. Fora as entradas de Luiz Ricardo e Kanu nas vagas de Arnaldo e Marcelo que deixaram o campo contundidos, promoveu a estreia de Renatinho que entrou no lugar de Pimpão, lançou o jovem Ezequiel como falso 9 na vaga de Brenner e Dudu Cearense no lugar de Valencia, dando rodagem ao elenco. Mostrando personalidade nos pouco mais de dez minutos em que esteve em campo, o meia vindo do Paraná encantou o torcedor. Deu chapéu no adversário, partiu pra cima dos marcadores e arriscou chutes para o gol de fora da área.


Classificação do Grupos C da Taça Guanabara após o
fechamento da 3a. rodada. (Arte do SporTV)
Mas o grande destaque da partida foi mesmo o goleiro Jefferson, em noite de Paredão. Fez grandíssimas defesas na partida e livrou o time de um possível tropeço. Na maior delas, operou milagre ao defender uma cabeçada a queima-roupa de Admilton após cobrança de falta. Pelo lado alvianil, o goleiro Andrey também  foi bem no quesito, livrando o time de levar mais gols.

Arnaldo abriu o placar, Brenner deixou o dele, Pimpão foi bem nas assistências pela direita e Luiz Fernando, mais solto pela esquerda, vem subindo de produção. Coletivamente, o Botafogo fez a sua melhor partida da temporada até agora.

Com dois empates e uma vitória em três jogos, o Glorioso atingiu 55% de rendimento. Ocupa o 2o. lugar do seu grupo com cinco pontos, um a menos do que o Boavista que lidera com seis. Em seguida aparece o Macaé com quatro, Portuguesa com três, Madureira e Fluminense com dois.


Veja os adversários que já ultrapassamos e os que ainda virão pelo Campeonato Carioca e Copa do Brasil:

16/01 - CAMPEONATO CARIOCA - 21:30
BOT 2×2 POR

20/01- CAMPEONATO CARIOCA - 17:00
FLU 0×0 BOT

25/01 - CAMPEONATO CARIOCA -19:30
MAC 1×2 BOT

28/01 - CAMPEONATO CARIOCA - 17:00
BOT 1×0 BVT

03/02 - CAMPEONATO CARIOCA - 19:00
BOT × MAD

06/02 - COPA DO BRASIL - 21:30
APA × BOT

21/02 - CAMPEONATO CARIOCA -
NIG × BOT


Tá aí o retrospecto do confronto entre Botafogo e Boavista 
no Carioca. Quem vence o jogão? (Canal Premiere)
O Botafogo voltou de Macaé com os três pontos e vai precisar mas três hoje para desbancar o Boavista da liderança e assumir a posição. Para tanto, o técnico Felipe Conceição deverá repetir a equipe que começou o jogo contra o Macaé já que Gatito, Carli e Leandro Carvalho continuam vetados pelo DM.

Arnaldo que deixou a última partida após uma pancada na cabeça já está liberado e deve voltar normalmente ao time. O mesmo acontece com Marcelo que vem fazendo tratamento intensivo no tornozelo após pancada que o tirou do jogo.

Apesar de não ter atingido as condições ideais para atuar por 90 minutos, Renatinho deve ser aproveitado por Felipe. Se não no início da partida, pelo menos um tempo inteiro contra o Boavista.

Este será o 13o. confronto entre as equipes pelo Estadual. O Botafogo venceu seis vezes enquanto o Boavista venceu três, o mesmo número de empates. O Alvinegro marcou 19 gols contra quinze do Verdão de Saquarema.

O jogo será transmitido pela TV aberta e deve contar com o apoio significativo da torcida que, após a primeira vitória no campeonato, se mostra confiante que a dose seja repetida.

Ainda na sexta, o Botafogo confirmou a vinda do atacante Kieza que estava no Vitória após acordo entre os clubes. O jogador deve chegar ao Rio neste domingo, fazer exames médicos na segunda e assinar contrato por dois anos. 

Segundo informações do repórter Renan Moura em sua conta no twitter (@renanmouraglobo) o Botafogo ainda aguarda o atacante Rony que foi ao Japão negociar uma saída do Albirex. O jogador continua nos planos para fechar o ataque com a chegada de Kieza. Aguirre não foi descartado, mas o pedido de US$500 mil por parte da Udinese dificulta uma transferência.


FICHA TÉCNICA:
BOTAFOGO X BOAVISTA


Local: estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 28 de janeiro de 2018, domingo
Hora: 17h (de Brasília)
Árbitro: João Batista de Arruda
Assistentes: Gabriel Conti Viana e André Roberto Smith

BOTAFOGO: Jefferson, Arnaldo, Marcelo, Igor Rabello e Gilson; Matheus Fernandes, João Paulo, Leo Valencia e Luiz Fernando; Rodrigo Pimpão e Brenner
Técnico: Felipe Conceição

BOAVISTA: Rafael, Thiaguinho, Gustavo, Kadu Fernandes e Julio Cesar; Pedroso, Willian Maranhão e Erick Flores; Claudio Maradona, Leandrão e Caio Cezar
Técnico: Eduardo Allax

Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar