sábado, 27 de maio de 2017

Depois de terminar a fase de grupos em primeiro, BOTAFOGO muda o foco e recebe o Bahia no Nilton Santos





De volta ao Brasileirão! Domingo temos outro jogo importante
na temporada. Foco total em mais três pontos! 
(Botafogo de Futebol e Regatas)
Com a tranquilidade de quem já estava classificado para a próxima fase da Conmebol Libertadores Bridgestone, o Botafogo foi à Buenos Aires encarar o Estudientes na última partida das equipes na fase de grupos e saiu derrotado no estádio Centenário de Quilmes.

O Alvinegro buscava a primeira colocação no Grupo 1 para ter vantagens de decidir o confronto das oitavas (sistema mata-mata) em casa e não ter que cruzar com os primeiros colocados dos outros grupos. E ela veio mesmo com a derrota por 1 a 0. Com os mesmos 10 pontos do Botafogo e um gol a mais a seu favor, o Barcelona defendia a liderança contra o Atlético Nacional na Colômbia enquanto os alvinegros tentavam o feito contra os argentinos. Por sua vez, os adversários buscavam a posição de terceiro colocado que lhes daria uma vaga na Copa Sul-Americana. Pois bem, o Barcelona foi derrotado por 3 a 1 e o Botafogo perdeu por 1 a 0. Essa combinação inusitada de resultados foi o bastante para dar a liderança do grupo ao time alvinegro e vaga na Sul-Americana ao time de Verón.


Times classificados para as oitavas de final da Libertadores.
 À esquerda Pote 1 e à direita o Pote 2 (Arte: FoxSports)
Como induz o resultado adverso, as coisas andaram feias para o lado do Glorioso. Desfalcado de Rodrigo Pimpão e Camilo, o Botafogo não fez uma boa partida e quase não ameaçou o time argentino. Com a entrada de Gilson na vaga de Camilo que foi poupado, Jair pôs em prática a alternativa que vinha utilizando no decorrer das últimas partidas, sempre que possível: a estrada do lateral com a função de fechar o meio, dobrar a marcação sobre o extremo e agilizar a transição para o ataque. Tudo numa parceria com Victor Luis como fez várias vezes com Diogo Barbosa na campanha do ano passado. Porém, nessa oportunidade, a experiência com Gilson começando jogo não produziu os resultados esperados. Apesar do esforço do jogador, o time não fluiu com essa formação. Não melhorou a transição entre as linhas e nem criou situações de ataque que levassem perigo ao gol adversário. Para piorar as coisas, Jair perdeu a possibilidade dos contra-golpes com Guilherme preso pela direita sem nenhuma inspiração.

A melhor alternativa na visão do torcedor teria sido a entrada de Airton (ninguém sabe até agora porque o jogador não foi utilizado) ao lado de Lindoso e Bruno Silva compondo a segunda linha de contensão com João Paulo flutuando pelo meio como faz o Camilo quando está em campo. Essa era a formação preferida do torcedor.


Veja no nosso post de pré-jogo: Botafogo visita o Estudiantes buscando o primeiro lugar do grupo...).


Com ela, teríamos testado o meia/volante JP no setor de criação que anda em baixa em razão do rendimento pífio de Camilo e as ausências de Montillo e Leandrinho que passam muito tempo do DM. Contudo, o desejo é que o treinador tenha absorvido as lições do jogo e possa buscar a melhor formação da equipe já que teremos compromissos cada vez mais difíceis pela frente, no Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores, as duas últimas em sistema mata-mata em que uma derrota num mal dia pode significar o fim da linha nas competições.



Veja os resultados dessa quinzena e os compromissos que ainda temos pela frente:

- 14/05 CAMPEONATO BRASILEIRO (19:00)

GRE 2×0 BOT

- 18/05 TAÇA LIBERTADORES (21:45)

BOT 1×0 ANA

- 21/05 CAMPEONATO BRASILEIRO (16:00)

BOT 2×0 PON

- 25/05 TAÇA LIBERTADORES (21:45)

EST 1×0 BOT

- 28/05 CAMPEONATO BRASILEIRO (19:00)

BOT × BAH

- 31/05 COPA DO BRASIL (21:45)

SPO × BOT


Sufocado em seu próprio campo, o Botafogo sofreu um gol de Solari, aos 24  minutos, após cruzamento da esquerda que a zaga alvinegra não cortou. Aproveitando o ensejo do último jogo de seu time na Libertadores desse ano, o meia Juan Sebastian Verón, com 42 anos, se despediu da carreira vitoriosa de jogador para se dedicar exclusivamente ao cargo de presidente do clube.

O Botafogo voltou para o segundo tempo com uma inversão no posicionamento entre Gilson e V. Luis. O primeiro passou a atuar de lateral enquanto Vitor passou a ocupar uma posição mais adiantada, variando para o meio. O time melhorou um pouco mas quem esteve perto de marcar foi o Estudiantes. Nenhuma alteração introduzida por Jair mudou o panorama do jogo. O volante Fernandes e o atacante Joel entraram mas a produção do ataque permaneceu próxima de zero até o final do jogo.


Segunda parte da tabela do Brasileirão, atualizada após o
término da 2a. rodada (Arte: SporTV)
Contra a Ponte, no domingo passado, tivemos a estreia do lateral-direito Arnaldo interrompendo um longo ciclo de improvisações na posição. O lateral começou o jogo meio confuso no posicionamento e arriscando pouco nas subidas ao ataque. Mesmo assim, mostrou força e velocidade e pode nos ajudar muito no restante da temporada.

Neste domingo, contra o Bahia, a sua presença é dada como certa assim como a inscrição na Libertadores onde só voltaremos a jogar em agosto após o sorteio dos confrontos programado para o dia 14 de junho.

Pelo Brasileiro, jogamos duas vezes. Fomos derrotados na Arena pelo Grêmio  (2 a 0) na estreia e nos recuperamos vencendo a Ponte Preta (2 a 0) no estádio Nilton Santos no domingo passado. Desta forma, somamos os primeiros três pontos, o aproveitamento foi a 50% e ocupamos agora a 13a. posição na tabela.

O time voltou ontem de Buenos Aires e fez um apronto leve no sábado à tarde fechado à imprensa, quando Jair decidiu o time que entra em campo mas não revelou a escalação. A tendência é que o treinador mande a força máxima a campo já que jogamos em casa e precisamos pontuar no Brasileiro mesmo tendo um compromisso decisivo na quarta-feira que vem contra o Sport no jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. O Botafogo venceu em casa por 2 a 1, de virada, e vai em busca do resultado que lhe interessa em Recife para passar de fase. O empate nos serve.

Sem baixas no último jogo, com as voltas confirmadas de Camilo e Pimpão, e Bruno Silva com efeito suspensivo conseguido ontem à noite pelo clube, poderemos ver em campo a seguinte formação: Gatito, Arnaldo, Carli (Marcelo) e Igor Rabello e Victor Luis (Gilson); Airton (Lindoso), Bruno Silva, João Paulo e Camilo; Pimpão e Roger. É esperar para ver.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X BAHIA


Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 28 de maio de 2017 (Domingo)
Horário: 19h (de Brasília)
Árbitro: Rodolpho Toski Marques (Fifa-PR)
Assistentes: Bruno Boschilia (Fifa-PR) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR

BOTAFOGO: Gatito Fernández, Arnaldo, Joel Carli, Igor Rabello e Víctor Luís; Aírton (Rodrigo Lindoso), Bruno Silva, João Paulo e Camilo; Rodrigo Pimpão e Roger
Técnico: Jair Ventura

BAHIA: Jean, Eduardo, Tiago, Lucas Fonseca e Matheus Reis; Renê Júnior, Edson, Régis, Agustín Allione e Zé Rafael; Edigar Junio
Técnico: Guto Ferreira
Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com

quarta-feira, 24 de maio de 2017

Botafogo visita o Estudiantes buscando o primeiro lugar do grupo




🏆 Conmebol Libertadores Bridgestone 
⚽️ Estudiantes x Botafogo  Est. Centenário de Quilmes
⏰ 21h45 👊🏻 #VamosGanharFogo
O Botafogo desembarcou na terça-feira à noite em Buenos Aires onde, às 21h45 desta quinta, enfrenta o Estudiantes no Estádio Centenário do Quilmes. A partida é válida pela última rodada da fase de grupos da Conmebol Libertadores Bridgestone. 

Ontem o grupo realizou a última atividade antes do jogo no CT do River Plate. Como de praxe, o técnico Jair Ventura fechou o treino à imprensa que só pode acompanhar o aquecimento dos atletas. Estão na capital argentina os goleiros Gatito, Helton Leite e Saulo; os zagueiros Carli, Igor Rabello, Emerson Santos e Marcelo; os laterais Victor Luis e Gilson; os volantes e meias João Paulo, Bruno Silva, Lindoso, Airton, Dudu Cearense, Matheus Fernandes e Fernandes e; os atacantes Roger, Guilherme, Joel e Pachu. Dentre eles Jair escolherá os onze que começam o jogo hoje.

O Botafogo vem de uma vitória tranquila de 2 a 0 sobre a Macaca no domingo, pela segunda rodada do Brasileirão. Bruno Silva e Lindoso marcaram os gols da partida, cada um num tempo de jogo. Com a conquista dos primeiros três pontos na competição nacional, o Glorioso ocupa a 12a. posição na tabela.


Veja o que escrevemos sobre a primeira vitória do Bota no Brasileirão: Depois de vencer a Macaca, Botafogo vai à Argentina em busca de vantagem nas oitavas da Liberta...


Depois de começar mal a sequência de jogos programados para essa quinzena, o Glorioso se recuperou com duas vitórias em sequência, em casa e sem levar gols. Uma sobre os colombianos na Liberta e outra sobre a Ponte Preta pelo Campeonato Brasileiro. Veja os resultados e os compromissos que ainda temos pela frente:

- 14/05 CAMPEONATO BRASILEIRO (19:00)

GRE 2×0 BOT

- 18/05 TAÇA LIBERTADORES (21:45)

BOT 1×0 ANA

- 21/05 CAMPEONATO BRASILEIRO (16:00)

BOT 2×0 PON

- 25/05 TAÇA LIBERTADORES (21:45)

EST × BOT

- 28/05 CAMPEONATO BRASILEIRO (19:00)

BOT × BAH

- 31/05 COPA DO BRASIL (21:45)

SPO × BOT


A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo

Um bom dia especial para quem tem uma torcida apaixonada,

 que encarou mais de 50 horas de viagem para acompanhar o
Fogão na Argentina. #Glorioso #SouBotafogo #Libertadores
Já classificado para a fase de oitavas de final da competição continental, o Botafogo busca a primeira colocação no Grupo 1 que lhe daria a vantagem de decidir em casa o confronto das oitavas no sistema mata-mata. Já o adversário luta pela vitória para alcançar o terceiro lugar no grupo que lhe daria uma vaga na Copa Sul-americana. 

Os primeiros colocados desta fase que se finda, serão agrupados para efeito de sorteio dos confrontos da próxima fase. Os adversários sairão do agrupamento dos segundos colocados desses mesmos grupos.

Para o Botafogo, a vantagem pode vir até mesmo com um simples empate. Basta que o Atlético Nacional derrote o Barcelona de Guayaquil na Colômbia no outro confronto desse grupo.

Com essa responsabilidade, a tendência é que Jair Ventura mande a campo a força máxima disponível. Segundo informações de última hora, o lateral Gilson deverá ser utilizado na função de meia-esquerda na vaga deixada por Camilo. Nesse caso, João Paulo deverá atuar um pouco mais adiantado pelo centro, mais próximo da linha de ataque.

Dessa forma teremos: Gatito, Emerson (Marcelo), Carli, Igor Rabello e Victor Luis; Lindoso, Bruno Silva, Gilson e João Paulo; Guilherme e Roger. Com essa alternativa, Airton permaneceria no banco como opção, lembrando que Pimpão (suspenso), Emerson Silva, Montillo e Leandrinho (no DM) e Camilo (poupado) não viajaram.

Contra a Ponte, domingo, no Estádio Nilton Santos, tivemos a estreia do lateral-direito Arnaldo, interrompendo um longo ciclo de improvisações na posição. O lateral começou o jogo meio confuso no posicionamento e, mesmo auxiliado por Bruno Silva, levou uma ou duas bolas nas costas que o fizeram sossegar no jogo. Cauteloso, arriscou muito pouco nas subidas ao ataque. Mesmo assim, mostrou força e velocidade e, melhor entrosado com os companheiros, pode nos ajudar muito no restante da temporada. Sua inscrição na Libertadores é dada como certa já que foi contratado com esse objetivo.


Tabela do Grupo 1 da Libertadores atualizada após a penúltima
rodada dessa fase (SporTV)
Na Taça Libertadores, o líder do Grupo 1 é o Barcelona seguido de perto pelo Botafogo. Ambos somaram dez pontos, estão classificados e brigam pela ponta. O time equatoriano está na frente por ter feito um gol a mais do que o Alvinegro.

Pelo Brasileiro, o Alvinegro joga novamente no domingo, às 19h, contra o Bahia no Niltão.


FICHA TÉCNICA
ESTUDIANTES-ARG X BOTAFOGO-BRA
Local: Estádio Centenário, em Quilmes (Argentina)
Data: 25 de maio de 2018 (Quinta-feira)
Horário: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Eduardo Gamboa (Chile)
Assistentes: Marcelo Barraza (Chile) e Claudio Rios (Chile)

ESTUDIANTES: Daniel Sappa, Matías Ruíz Díaz, Luciano Vargas, Leandro Desábato e Lucas Diarte; Iván Gómez, Javier Iritier, Bautista Cascini e Juan Sebastián Verón; Elias Umeres e Francisco Apaolaza
Técnico: Nelson Vivas

BOTAFOGO: Gatito Fernández, Emerson Santos, Joel Carli, Igor Rabello e Víctor Luís; Rodrigo Lindoso, Bruno Silva, Gilson (Airton) e João Paulo; Guilherme e Roger
Técnico: Jair Ventura

Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com

segunda-feira, 22 de maio de 2017

Depois de vencer a Macaca, Botafogo vai à Argentina em busca de vantagem nas oitavas da Libertadores






Botafogo venceu a Ponte Preta no Nilton Santos com gols
de Bruno Silva e Lindoso (FoxSports)
Depois de vencer a Macaca por 2 a 0 no domingo pela segunda rodada do Brasileirão, o Botafogo treinou na terça-feira no Nilton Santos e embarcou para a Argentina onde enfrenta o Estudiantes às 21h45 de quinta, no Estádio Centenário do Quilmes, pela última rodada da fase de grupos da Libertadores. Pimpão suspenso, Emerson Silva, Montillo e Leandrinho no DM e Camilo poupado, não viajaram.


Veja a lista de relacionados:

Goleiros: Gatito, Helton Leite e Saulo
Zagueiros: Carli, Igor Rabello, Emerson Santos e Marcelo
Laterais: Victor Luis e Gilson
Volantes: João Paulo, Bruno Silva, Lindoso, Airton, Dudu Cearense, Matheus Fernandes e Fernandes
Atacantes: Roger, Guilherme, Joel e Pachu


Mesmo classificado para a fase de oitavas da competição, o jogo contra os argentinos tem importância para os alvinegro por valer a liderança do Grupo 1. Quem terminar em primeiro vai decidir a vaga à próxima fase em casa além de não cruzar com os líderes dos outros grupo no sorteio. Para o Botafogo, essa condição pode vir até mesmo com um empate. Basta que o Barcelona de Guayaquil seja derrotado pelo Atlético Nacional, na Colômbia, no jogo outro jogo desse grupo.

Sendo assim, a tendência é que Jair Ventura mande a campo a maioria dos titulares disponíveis: Gatito, Emerson, Carli, Igor Rabello e Victor Luis; Lindoso, Airton, Bruno Silva e João Paulo; Guilherme e Roger.


Tabela do Grupo 1 da Libertadores atualizada após a penúltima
 rodada dessa fase 
(SporTV)
Barcelona e Botafogo chegaram aos dez pontos e os equatorianos lideram o Grupo 1 por ter feito um gol a mais do que os brasileiros.

Depois de começar mal a sequência de jogos programados para essa quinzena, o Glorioso se recuperou com duas vitórias em sequência. Uma sobre os colombianos pela Liberta e a outra sobre a Ponte Preta pelo Campeonato Brasileiro. Veja os resultados e os compromissos que ainda temos pela frente:




- 14/05 CAMPEONATO BRASILEIRO (19:00)

GRE 2×0 BOT

- 18/05 TAÇA LIBERTADORES (21:45)

BOT 1×0 ANA

- 21/05 CAMPEONATO BRASILEIRO (16:00)

BOT 2×0 PON

- 25/05 TAÇA LIBERTADORES (21:45)

EST × BOT

- 28/05 CAMPEONATO BRASILEIRO (19:00)

BOT × BAH

- 31/05 COPA DO BRASIL (21:45)

SPO × BOT



Na vitória sobre a Ponte, o Botafogo passeou em campo e em momento algum perdeu as rédeas da partida. No melhor estilo Jair Ventura, o time se fechou atrás, deu a posse de bola ao adversário e cobrou caro matando o jogo em jogadas rápidas de contra-ataques.


Veja, no nosso post de pré-jogo, as perspectivas para a primeira vitória do Bota no Brasileirão: Botafogo recebe a Macaca no Nilton Santos em busca da primeira vitória no Brasileirão...


É o segundo jogo seguido com vitória do Fogão, em casa, contra adversários qualificados e sem levar gols. O time fez 1 a 0 no Atlético Nacional, atual campeão da Liberta, que lidera o Campeonato Colombiano e 2 a 0 na Ponte Preta, vice do Paulistão, que vinha de goleada sobre o Sport na primeira rodada do Brasileirão.

Depois de mostrar consistência com variadas formações, o miolo de zaga alvinegro parece ter alcançado a plenitude de eficiência com a dupla Carli e Rabello nos últimos dois jogos. Mesmo encarando a Libertadores pela primeira vez na carreira, a dupla vem mostrando o equilíbrio necessário para a disputa, unindo a experiência do Xerife Carli (30) e o dinamismo do jovem General Rabello (22). Quem agradece é o goleiro Gatito que, com essa formação, vem trabalhando com mais segurança e demonstra cada vez mais confiança debaixo do gol.  Lembro do goleiro defendendo um chute a queima-roupa de Lucca e mais um ou outro lance em que foi bem.

Completando a linha de defesa tivemos a estreia do lateral Arnaldo, interrompendo um longo ciclo de improvisações na posição, e Vitor Luis pela esquerda se arriscando mais no apoio do que de costume. Arnaldo começou o jogo meio perdido no posicionamento. E mesmo guarnecido por Bruno Silva, levou uma ou duas bolas nas costas que o fizeram sossegar no jogo. Com isso, se arriscou muito pouco nas subidas ao ataque. Mostrou força e velocidade e, melhor entrosado com os companheiros, pode nos ajudar muito no restante da temporada.

Muito do sucesso alcançado pela defesa pode ser imputada a linha intermediária. Formada com Lindoso (depois Airton que começou no banco), Bruno Silva e João Paulo, a proteção foi garantida com qualidade para distribuir o jogo e chegar forte lá na frente. Tanto que os dois gols da vitória alvinegra foram marcados por Bruno Silva e Lindoso, um em cada tempo. No primeiro, Roger ajeitou e Bruno Silva acertou um belo chute sem chances de defesa para Aranha. No segundo, Guilherme, que havia entrado no lugar de Roger, arrancou pela esquerda e rolou para Rodrigo Lindoso que, da entrada da área, bateu forte no canto esquerdo sem chances de defesa.

Camilo flutuando à frente dessa linha intermediária, Pimpão fechando pela esquerda e Roger na posição de pivô, completaram a formação equilibrada montada por Jair para esse jogo. Individualmente, Camilo parece estar jogando no sacrifício e não vem rendendo o esperado. Tanto que foi substituído por Gilson no começo do segundo tempo e será poupado no jogo contra os argentinos. Mesmo assim, o camisa 10 vem se esforçando para recuperar a forma e luta para mostrar o mesmo futebol da temporada passada quando foi um dos destaques do time.


Segunda parte da tabela do Brasileirão após a 2a. rodada.
O Botafogo aparece na 12a. posição (SporTV)
Nesse jogo específico, Pimpão também não mostrou o mesmo rendimento do jogo de meio de semana, contra os colombianos, quando marcou o gol da vitória. O atacante correu muito mas pouco produziu.

O mesmo aconteceu com Roger. Nosso camisa 9 se esforça, briga com os zagueiros, briga com a bola mas faz tempo que não marca um gol e isso parece estar mexendo com ele. Acabou substituído por Guilherme que, aos 37 minutos, teve a chance de ampliar o placar. Recebeu na área, se livrou da marcação e chutou forte. Aranha fez defesa parcial e o rebote ficou com o próprio Guilherme que voltou a concluir para grande defesa do goleiro.

Com a vitória, o Botafogo marcou seus três primeiros pontos na competição e subiu para a 12ª posição. A Ponte que vinha de goleada sobre o Sport, tem a mesma pontuação, mas ocupa a nona colocação na tabela. Pelo Brasileiro, o Alvinegro joga novamente em casa no domingo, às 19h, contra o Bahia.

Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com

domingo, 21 de maio de 2017

JOGOS AO VIVO: BOTAFOGO x BAHIA e RODADA COMPLETA



Programação de hoje: 



Os canais mostram a programação normal e os jogos anunciados só entram próximo do seu início.

1. Clique no link dos canais.

2. Feche as janelas de propaganda clicando no [X] e assista.

3. Se estiver no horário do jogo e na programação constar AGUARDE, clique em Atualizar Programação.

4. Se o canal pausar, reinicie a página.

*Mantenha seu anti-virus atualizado, pois os canais de futebol grátis geralmente são mais vulneráveis a ataques. 

Baixe agora o App BotafogoDePrimeira para seu celular e fique por dentro das últimas notícias do Fogão, sem custos, em: http://app.vc/botafogodeprimeira?

Link alternativo: http://felipaodf.blogspot.com.br/p/blog-page_8.h