sábado, 4 de maio de 2019

Botafogo vence a primeira e quer engatar a segunda contra o Fortaleza no Niltão




Domingo tem BOTAFOGO no Brasileirão🔥 Vamos fortes por
mais uma vitória💪🏼#VamosFOGO⭐️📸Vitor Silva/Botafogo

O Botafogo tinha uma missão determinada na última quinta-feira à noite no Nilton Santos. Vencer o Bahia diante da torcida e somar os primeiros três pontos na competição.

Foi com altos e baixos, oscilando muito a cada tempo, mas conseguiu. Venceu o jogo por 3 a 2 com alternâncias no placar e  emoção até o fim.

Com a mesma proposta adotada na estreia contra o São Paulo, o Alvinegro veio pro jogo tentando manter a posse de bola mas mostrava as mesmas dificuldades para sair jogando do primeiro jogo.

O trio formado por Bochecha, Cícero e João Paulo parecia descoordenado em suas ações e  isso afetava o desempenho do conjunto. Disso se aproveitou o Tricolor da boa terra para desenvolver seu modelo de jogo forçando jogadas pelos flancos. Numa dessas, João Paulo, em saída de bola equivocada, perdeu o lance e Arthur Caíke aproveitou para abrir o placar escorando de carrinho um cruzamento preciso de Moisés pela esquerda. E só haviam se passado cinco minutos de jogo.

O gol dos baianos foi um balde de água fria nas pretensões dos donos da casa e na confiança da torcida que pouco antes da bola rolar entoou o hino "Vou festejar" em homenagem a nossa madrinha Beth Carvalho que nos deixou pra sempre no 1o. de maio.


Botafogo vira pra cima do Bahia, sofre susto, mas vence a 
primeira no Brasileirão. Erik, J. Paulo e Cícero marcaram 
para o Alvinegro. A. Caike e Ernando fizeram para o Tricolor.
(@FoxSport)
O Bota demorou a acordar do pesadelo mas quando o fez empolgou a torcida que, a essa altura, já estava bastante irritada com o time. E a senha para a virada no placar partiu dos pés do contestado Pimpão, aos 24 minutos. Depois de rebatida da zaga, a bola sobrou para atacante que emendou um balaço de primeira obrigando o goleiro Douglas Friedrich a fazer grande defesa, espalmando para escanteio.

E o empate não demorou. Aos 29', Erik, o artilheiro alvinegro na temporada (8), não perdoou. Marcou um golaço ao atacar a bola com estilo dentro da área numa jogada que nasceu da cobrança de escanteio de João Paulo pela direita. Carli foi muito bem no lance ao escorar a bola de cabeça e Cícero melhor ainda na assistência de peito para o artilheiro. Um gol na hora certa que alavancou a virada alvinegra.

Aos 35', Gilson chegou bem na linha de fundo pela esquerda e cruzou. Pimpão, numa tentativa de arremate, serviu meio sem querer à João Paulo que, da pequena área, escorou para o gol. O "descontrole" da torcida na arquibancada foi contagiante e o apoio crescia com o time. Não podia dar errado... Não dessa vez!

Se a coisa era boa, ficou melhor ainda com o terceiro no minuto final do primeiro tempo. Decidido numa disputa de bola com Moisés, Cícero recebe de Erik pela direita, avança sobre o oponente e chuta forte vencendo o goleiro. Íamos com uma vantagem e tanto para o segundo tempo.

Na etapa final, o Botafogo entrou para amornar o jogo mas a posse de bola que nos favorecia amplamente no primeiro tempo (67% x 33%) foi bem mais equilibrada no segundo (54% x 46%) e isso quase nos trouxe um problema. Leo Valencia, que havia entrado na vaga de Pimpão, quase fez o quarto num belíssimo chute de dentro da área após limpar o lance com precisão. O goleiro estava fora do lance mas o zagueiro Lucas Fonseca tirou a bola de cabeça na linha do gol. Mas foi um lance esporádico já que o Bahia partia com tudo pra cima da gente. 

Aproveitando a queda física do Alvinegro, o Bahia forçava cada vez mais o jogo em cima dos nossos laterais. Buscava o segundo gol com Shaylon, Rogério e Gilberto - apostas do técnico baiano para criar a pressão. Mas os comandados de Roger Machado só conseguiram o feito aos 39' com Ernando. Shaylon recebeu na direita, se livrou facilmente de Marcinho que nesse momento fazia a cobertura no setor, e cruzou na área. Gatito ainda tocou na bola mas ela sobrou limpa para o zagueiro marcar. 

Com o 3 a 2 estabelecido, o jogo pegou fogo de vez no final mas o Bota conseguiu controlar os nervos e confirmar o resultado para alívio da torcida. Foram os primeiros três pontos no campeonato e a primeira vitória de Barroca como técnico do time principal.


Falamos disso no post de pré-jogo "Botafogo recebe o Bahia no Nilton Santos em busca da primeira vitória no Brasileirão". Veja em: http://bit.ly/2UUJeTk 



Classificação ATUALIZADA! Em que posição tá o seu time? 
Com o fechamento da segunda rodada, o Botafogo, que estava no Z-4 com zero ponto, pulou para a 12a. posição com três se colocando dentro da área de classificação para a Sul-americana.

Se na primeira rodada não houve empates, dividindo a tabela entre dez times com três pontos e outros dez com zero, na segunda os times começam a ser misturados.

O atual líder é o São Paulo, nosso algoz na estreia, seguido de Atlético-MG e Santos todos com seis pontos enquanto Palmeiras (4), Ceará (3) e Athletico-PR (3) completam o G-6.

Já o temível Z-4 por enquanto está formado pelo Grêmio (1), CSA (1), e pelos times cariocas de  Fluminense e Vasco que ainda não pontuaram.


Nosso próximo adversário é o Fortaleza de Rogério Ceni que vem de uma boa vitória em casa sobre o CAP por 2 a 1 depois de ser goleado na estreia pelo Palmeiras de Felipão por 4 a 0 em São Paulo.

Segundo Ceni, treinador do Tricolor cearense, o time precisa se comportar como no jogo com o Athletico Paranaense, adversário que venceram em Fortaleza semana passada. Um time fechado e coeso, mas que não abre mão de buscar a vitória, mesmo jogando fora de casa. o técnico avalia que enfrentar o Botafogo em casa é complicado, mas diz que o time precisa ter atitude. Aguardemos pra ver!


Veja a sequência de jogos que temos pela frente:

Arte do GloboEsporte.com 
Com Jonathan liberado para o jogo, Barroca terá que decidir entre ele e Gilson, quem ocupará a lateral-esquerda no domingo: o antigo titular, que deixou o time por um torção leve no joelho, ou Gilson que fez uma partida muito boa contra o Bahia. O lateral foi efetivo tanto defensivamente como no apoio ao ataque e protagonizou o lance que originou o gol de João Paulo, o segundo da vitória alvinegra.

Já na lateral-direita, onde o dono da posição Marcinho vem apresentando baixo rendimento em todas as partidas, pode pintar uma mudança. O candidato é o jovem Fernando Costanza que voltou ao clube recentemente depois de empréstimo ao Lille da França mas ainda não esterou.

O meias Alex Santana e Valencia que ainda procurando o melhor condicionamento físico, voltaram ao time na última quinta-feira saindo do banco e devem permanecer na reserva, como opção.  

Diego Souza voltou ao time contra o Bahia, foi útil como homem mais avançado do esquema, mas continua fora das condições físicas ideais e isso tem tirado muito de sua mobilidade. Mesmo assim, a maior aposta do clube na temporada, deve permanecer na posição e fazer um jogo mais eficiente no domingo, agora mais entrosado com os companheiros.

Na expectativa da torcida, Pimpão deveria deixar o time já que teve atuação confusa e pouco producente contra o Bahia. Porém, tudo indica que o atacante continuará como titular já que os candidatos à vaga, Valencia e Luiz Fernando, ainda não atingiram o nível esperado nessa temporada. O meia Ferrareis também é muito lembrado pela torcida pelas boas participações sempre que é convocado, parece não ter convencido o técnico Barroca ainda para se tornar uma opção.

Soberano na posição de volante, Gustavo Bochecha foi um dos destaques do time contra o Bahia assim como foi na partida contra o São Paulo. É líder nas roubadas de bolas dentre os concorrentes do campeonato e segue prestigiado pelo técnico.

Dessa forma, o time que começa o jogo contra o Fortaleza deve ter a formação descrita abaixo. É com ela que Barroca tentará a segunda vitória no campeonato aproveitando a boa sequência de  jogos no Rio. Os três pontos são possíveis e importantíssimos para a sequência do trabalho. Seis pontos na tabela seria a consolidação de uma posição decente nesse começo de Brasileirão pré-Copa América.


FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO-RJ X FORTALEZA-CE
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 5 de maio de 2019 (Domingo)
Horário: 16h(de Brasília)
Árbitro: Wagner Reway (Fifa-PB)
Assistentes: Alessandro Alvaro Rocha de Matos (Fifa-BA) e Fabricio Vilarinho da Silva (Fifa-GO)

BOTAFOGO: Gatito Fernández, Fernando (Marcinho), Joel Carli, Gabriel e Gilson (Jonathan); Gustavo Bochecha, Cícero e João Paulo; Rodrigo Pimpão, Diego Souza e Erik
Técnico: Eduardo Barroca

FORTALEZA: Felipe Alves, Felipe Araruna, Juan Quintero, Roger Carvalho e Carlinhos; Gabriel Dias, Paulo Roberto e Edinho; Junior Santos, Kieza e Marcinho
Técnico: Rogério Ceni
Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar!

Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com

quarta-feira, 1 de maio de 2019

Botafogo recebe o Bahia no Nilton Santos em busca da primeira vitória no Brasileirão




Amanhã tem FOGÃO pelo Brasileirão! Pra cima, FOGO!🔥 
(Botafogo de Futebol e Regatas)
Neta quinta-feira, às 20h, o Botafogo recebe o Bahia no Nilton Santos em busca da primeira vitória no Brasileirão.

O Alvinegro fez sua estreia no campeonato fora de casa e foi derrotado pelo São Paulo, por 2 a 0, no Morumbi.

Apesar de mostrar um sistema de jogo que privilegiou a posse de bola - 66% do Botafogo contra 34% do adversário -, o time carioca não resistiu à maior objetividade dos paulistas.

Baseado no trabalho desenvolvido no curto período de dez dias, Barroca se mostrou confiante num bom resultado em São Paulo. Seu plano de jogo foi bem desenvolvido em certos parâmetros mas não resistiu a falta de objetividade no último terço do campo. Já o time comandado por Cuca, com jogadores mais bem qualificados, foi rápido nas transições pelo meio e muito eficiente nas ações de ataque.


Falamos disso no post de pós-jogo "Posse de bola não ganha jogo… É preciso ser mais incisivo no ataque contra o Bahia". Clique no link e veja: http://bit.ly/2UMAJtD 


A maior posse de bola do Bota deu uma certa sensação de domínio da partida que na verdade se mostrou estéril já que não levava perigo ao gol adversário. No segundo tempo, já com o placar adverso de 1 a 0 e sem conseguir levar perigo à meta de Tiago Volpi, foi envolvido facilmente por jogadores rápidos, hábeis e bem postados em campo após mudanças promovidas por Cuca. Everton (sempre ele) e Hudson marcaram os gols da partida nas estreias de Barroca como técnico Alvinegro e de Alexandre Pato e Tchê Tchê pelo Tricolor. 

A formação inicial do Botafogo com Wenderson, Cícero, João Paulo e Pimpão mostrou pouca mobilidade do meio pra frente e pouquíssima inspiração na criação de jogadas de ataque e isso foi fatal para as pretensões de Barroca. O atacante Erik, que jogou isolado flutuando pelo meio, quase não apareceu na partida só sendo notado quando errou o passe que originou o segundo gol dos paulistas. Toró entrou para tocar fogo no ataque tricolor e liberou Tchê Tchê para flutuar da esquerda para o meio. Foi ele quem recuperou a bola junto a linha de lado após erro de passe de Erik. O atacante acelerou pra cima de Pimpão e Marcinho e serviu a Hernanes que escorou para Hudson marcar e matar o jogo.

Já com vários jogadores estafados, Barroca lançou mão de Luiz Fernando, Ferrareis e Valencia mas já não havia tempo hábil para mudar o rumo da partida.


HORA DA TABELA! Como ficou a situação do seu time após
 a 1ª rodada do Campeonato Brasileiro? (@FoxSportsBrasil)
Com o fechamento da primeira rodada do Brasileirão, o Botafogo está posicionado no Z-4 com zero ponto graças aos critérios de desempate - cartões amarelos. 

O detalhe curioso é que não tivemos empates na rodada. Os dez times da coluna da esquerda venceram enquanto os outros dez, da direita, foram derrotados.

A liderança ficou com o Ceará que venceu o CSA por 4 a 0 e a lanterna com o Fortaleza que foi goleado pelo Palmeiras pelo mesmo placar.

Nosso próximo adversário é o Bahia do treinador Roger Machado que vem de excelente vitória sobre o Corinthians por 3 a 2.


Veja a sequência de jogos que temos pela frente.


Arte do GloboEsporte.com
Para esse jogo, Barroca não poderá contar com o lateral-esquerdo Jonathan que sofreu uma torção leve no joelho contra o São Paulo. O escolhido para a vaga foi o contestado Gilson. 

O meia Alex Santana, que ficou de fora na estreia seria uma boa alternativa pelo meio, treinou hoje com o grupo e deve ficar à disposição do técnico.  

Já Diego Souza, treinou bem durante a semana e tem volta garantida amanhã. O atacante deve ser o ponta de lança do esquema com Erik voltando como extremo pela direita.

Na expectativa da torcida, Pimpão deixaria o time com essa nova formação já que teve atuação, no mínimo, displicente no jogo de estreia mas Barroca preferiu sacar Wenderson e manter o contestado atacante.

É verdade que o meia Wenderson deslocado para a direita em auxílio a Marcinho não rendeu o esperado assim como João Paulo e Cicero que ainda apresentam deficit físico. As alternativas seriam Valencia que está voltando depois de longo tempo no DM; Luiz Fernando que ainda não atingiu o rendimento do ano passado e; Ferrareis que geralmente entra bem durante os jogos mas não consegue uma sequência. 

Nossa eterna Madrinha! Obrigado por tudo, Beth Carvalho!
🙏🏼 
(Botafogo de Futebol e Regatas)⭐️
Na defesa não cabe modificações além daquela na lateral-esquerda. Marcinho mostrou as mesmas deficiências de partidas anteriores mas o jovem Fernando Costanza nem em treino foi testado. Carli voltou ainda sem ritmo de jogo e Gabriel vem falhando seguidamente nas bolas pelo alto, mas a dupla deve ser mantida até porque faltam melhores opções. Soberano na posição apenas Bochecha à frente da zaga que foi um dos destaques do time na estreia e deve seguir como titular da posição. 

Dessa forma, o time que começa o jogo contra o Bahia deve ter a formação descrita abaixo. É com ela que Barroca tentará a primeira vitória do time na competição aproveitando a sequência de três jogos no Rio. Os três pontos são  importantíssimos para a sequência do trabalho e para a torcida que deve apoiar o time incondicionalmente apesar das últimas atuações.

Cabe o registro: ontem perdemos uma das nossas torcedoras mais ilustres que cantou samba de primeira e o seu amor incondicional pelo Botafogo. Certamente o clube e a torcida saberão prestar às últimas homenagens à Bete Carvalho, a nossa eterna Madrinha. Descanse em paz Bete!



FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO X BAHIA


Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 2 de maio de 2019 (Quinta-feira)
Horário: 20h(de Brasília)
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (Fifa-SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa-SP) e Anderson José de Moraes Coelho (SP)


BOTAFOGO: Gatito Fernández, Marcinho, Joel Carli, Gabriel e Gilson; Gustavo Bochecha, Cícero, João Paulo e Pimpão; Erik e Diego Souza

Técnico: Eduardo Barroca


BAHIA: Anderson, Nino Paraíba, Ernando, Lucas Fonseca e Moisés; Gregore, Élton, Ramires, Arthur Caíke e Artur; Fernandão

Técnico: Roger Machado

Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar!



 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com

terça-feira, 30 de abril de 2019

Posse de bola não ganha jogo... É preciso ser mais incisivo no ataque contra o Bahia




Amanhã tem FOGÃO pelo Brasileirão! Pra cima, FOGO!🔥

Botafogo e São Paulo abriram o Campeonato Brasileiro de 2019 no Morumbi e o time paulista levou a melhor. Apesar de mostrar um sistema de jogo que privilegia a posse de bola (66% contra 34%) conforme havia prometido o técnico Barroca, o Alvinegro não resistiu à maior objetividade do Tricolor.

O São Paulo marcou dois gols em Gatito sem muito esforço enquanto o Botafogo pouco incomodou a meta de Thiago Volpi.

Durante o período de dez dias de treinos, Barroca mostrou grande entusiasmo com o trabalho afirmando que o time reunia plenas condições de voltar ao Rio com um grande resultado. Mas não foi isso que se viu. Falamos disso no post de pré-jogo. Veja: Agora é Brasileirão: Botafogo encara o São Paulo no Morumbi pensando em vitória http://bit.ly/2UDHgqt...



Com gols de Everton e Hudson, @SaoPauloFC derrota
@Botafogo no Morumbi. (FOX Sports Brasil‏ 
O novo esquema da equipe baseado num 4-1-4-1 funcionou até certo ponto no que tange à posse de bola e isso é uma tremenda evolução em relação ao que víamos no time de Zé Ricardo mas pecou redondamente ao mostrar produção perto de zero no ataque. 

Era um domínio de jogo que se mostrou estéril já que não levou perigo ao gol adversário e ainda foi envolvido quando confrontado por jogadores rápidos e mais hábeis.

Everton (sempre ele) e Hudson marcaram os gols da partida que teve as estreias de Barroca no comando técnico Alvinegro e de Alexandre Pato e Tchê Tchê pelo Tricolor paulista. 

O São Paulo apostou em transições rápidas para quebrar as linhas de defesa alvinegras que contava na formação com João Paulo e Cícero com problemas de mobilidade com a bola. Numa dessas investidas, Tchê Tchê penetrou pelo meio e a bola chegou a Antony na direita. Diante da displicência de Pimpão na cobertura, jogou a bola na cabeça de Everton que penetrava na área entre Carli e Gabriel. Gol do São Paulo. 

Estrategicamente, no segundo tempo os comandados de Cuca cederam terreno ao Botafogo e preferiram investir nos contra-ataques. O treinador foi feliz nas substituições ao colocar os jogadores certos para cumprirem a nova proposta. Toró entrou para tocar horror na nossa defesa e liberou Tchê Tchê para flutuar da esquerda para o meio. Foi ele quem recuperou a bola junto a linha de lado após erro de passe de Erik. O atacante acelerou pra cima de Pimpão e Marcinho até servir a Hernanes na estrada da área. O meia escorou pra Hudson de chutou no canto esquerdo de Gatito para matar o jogo.

Já com vários jogadores estafados (João Paulo, Cícero, Wenderson, Bochecha e Pimpão), Barroca tentou mudar o panorama colocando Luiz Fernando, Ferrareis e Valencia em campo mas já não havia tempo para mudar o rumo da partida.


HORA DA TABELA! Como ficou a situação do seu time após
 a 1ª rodada do Campeonato Brasileiro? (@FoxSportsBrasil)
Com o resultado adverso na partida, o Botafogo está posicionado no Z-4 pelos critérios de desempate. Como levou quatro cartões amarelos na estreia, o Alvinegro fica atrás do Colorado na tabela que também perdeu por 2 a 0 mas vence nesse critério. 

O detalhe curioso é que não tivemos empates nessa primeira rodada. Os dez times da coluna da esquerda venceram somando três pontos cada, enquanto os outros dez, da direita, foram derrotados.

Seguindo os critérios, a liderança está com o Ceará e Enderson Moreira que venceu o CSA por 4 a 0 e a lanterna com o Fortaleza de Rogério Ceni que foi goleado pelo Palmeiras pelo mesmo placar.


Nosso próximo adversário é o Bahia de Roger Machado que vem de excelente vitória sobre o Corinthians de Carille, por 3 a 2, jogando na Fonte Nova. Válida pela 2a. Rodada do Brasileiro, a partida está programada para a próxima quinta-feira (02/05), às 20h, no Estádio Nilton Santos. Veja a sequência de jogos que temos pela frente.


Arte do GloboEsporte.com
Para esse jogo, Barroca não deve contar com o lateral-esquerdo Jonathan que sofreu uma torção leve no joelho e não deve se recuperar a tempo. Gilson ou Lindenberg deve entrar no seu lugar.

O meia Alex Santana que seria uma boa alternativa do meio para a frente pelo bom aproveitamento nos chutes de fora da área, continua na transição e não deve reunir condições de jogo.

Em compensação, Diego Souza treinou bem com o grupo hoje e tem volta garantida. O atacante deve ser o ponta de lança do time com Erik, que não foi bem contra o São Paulo, voltando como extremo pela direita. Com isso, Pimpão deve deixar o time já que teve uma atuação displicente no Morumbi, participando negativamente dos dois lances que geraram os gols dos paulistas.

Seguindo nessa linha, Barroca pode modificar também a formação do quarteto de frente já que Wenderson não rendeu o esperado e João Paulo e Cicero ainda apresentam deficit físico e contribuíram para a morosidade do time pelo meio e na falta de objetividade do ataque. 

As alternativas são aquelas já bem conhecidas: Valencia que está voltando depois de passar longo tempo no estaleiro; Luiz Fernando que ainda está devendo um bom futebol nesse ano e; Ferrareis que geralmente é útil quando entra na equipe. 

Na cozinha não cabe modificações além daquela na lateral-esquerda. Marcinho mostrou as mesmas deficiências na marcação e cruzamentos mas sua sombra, o jovem Fernando Costanza, nem em treino foi testado. Carli voltou ainda sem ritmo e Gabriel falhou novamente nas bolas pelo alto mas a dupla deve ser mantida até porque faltam melhores opções. Soberano na posição apenas Bochecha como volante que foi um dos destaques do time nos fundamentos da posição e deve seguir como titular absoluto.

Resta esperar o treino-apronto dessa quarta-feira para sabermos o que Barroca fará para dar poder de ataque ao time e conquistar os primeiros três pontos na competição, justamente no primeiro jogo do time em casa, diante da torcida.


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar!



 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com