sábado, 24 de novembro de 2018

JEFFERSON: a despedida de um jogador, a celebração de um ídolo!




Obrigado, Jeff! Segunda é o jogo de despedida, BOTAFOGO x Paraná! A torcida está mais que convocada a homenagear o ídolo pela última vez na nossa casa! #EstaremosComVocê 


Segunda-feira eu, a minha filha Carolina e muitos mais estaremos no último jogo de JEFFERSON como profissional do futebol. A torcida do Botafogo irá se despedir de um grande jogador e colocará mais uma Estrela em sua Galeria de Ídolos.


Nos comentários de uma reportagem recente que anunciava a aposentadoria do nosso goleiro, um chamou minha atenção. Escreveu assim o intruso autor: "Como pode ser Ídolo um cara que só ganhou três Cariocas e uma Série B?". Terminou com um debochado "kkkkkkkkk". Essa "alma torcedora mercenária" jamais irá entender que, necessariamente, não damos amor a quem nos dá títulos. Damos amor a quem nos dá amor. Simples assim!


Dentre muitos ídolos que a torcida do Botafogo ama e que nunca foram campeões posso citar dois: Mendonça e Sandro. Um de rara técnica e outro de raça incomum e total entrega à nossa camisa.


O torcedor alvinegro têm características marcantes. Somos absolutamente pessimistas (tudo pode dar errado mesmo ganhando de 4 a 0 aos 40'/2o.T). Somos extremamente supersticiosos e inveterados "reclamões" (nada, nunca, está bom). Mas há uma quarta característica - a mais significativa. Somos torcedores de um clube que cultua seus ídolos. Nenhum outro o faz em tamanha dimensão. Quem ama o Botafogo conquista nossas almas... Será que Sigmund Freud explica isso?

Não pude encontrá-lo pessoalmente nessa sua longa jornada. Mas fica aqui meu agradecimento (singela homenagem) por tudo o que fez por esse nosso amado e sofrido clube. Sucesso na sua caminhada. Jefferson459 #MelhorGoleirodoBrasil Arte: @wsennadesigne


JEFFERSON não é ídolo por títulos. Não tivesse ganho nenhum ainda assim o seria. É ídolo porquê escolheu o Botafogo sempre. Ama o Glorioso!


Em um tempo onde os jogadores longevos fazem 100 jogos por seus clubes, JEFFERSON soma mais de 450 defendendo nossa meta, defendendo nossas cores. Poderia ter saído em várias oportunidades para ganhar em dólar, euro ou um salário maior em outro clube do Brasil: ficou. Poderia ter ido embora quando caímos para a Série B: ficou.


Um Ídolo infalível? Humanamente, não. Aqui e ali ocorreram falhas mas o número de defesas salvadoras e inimagináveis é infinito. Coisas de cinema. Até o Messi sabe disso!


JEFFERSON fez, ao longo de sua carreira, uma rara opção. Trocou a possibilidade de mais grana no bolso pelo reconhecimento e admiração de uma Torcida. Que jogador faz isso? Que jogador fica mais de uma década em um clube no Brasil? No futebol de hoje, comandado por empresários que só pensam em dinheiro, o total não passa do número de dedos de uma mão, e o nosso goleiro é um deles.


#ObrigadoJeff por nos ter entregue seu trabalho e seu coração. A Estrela Solitária é a soma das muitas Estrelas que vestiram nossa Gloriosa Camisa.

Segunda-feira choraremos a separação nos campos mas celebraremos juntos a sua eternidade em nossas lembranças.

Valeu muito JEFFERSON!

Texto original:

 Luiz Cláudio F. Amorim