sábado, 29 de junho de 2013

É desmanche ou não?





Na abertura da 5a. e última rodada do Brasileirão (sábado, 8) antes da parada para a Copa das Confederações, o Botafogo venceu a Ponte (2 a 0), em Campinas. Com o resultado, somou 10 pontos na tabela e conseguiu o feito de dormir na liderança do campeonato.

O complemento ficou pra domingo e na quarta-feira seguinte ocorreram mais 3 jogos adiados de rodadas anteriores, todos com resultados favoráveis ao Fogão. Com o número de jogos ajustado e até a retomada da disputa no início de julho (7), o Bota permanecerá no G4 ocupando o 3o. lugar, logo após o Coritiba (11) e Vitória (10), como havia sido planejado.

Além do reinício do Brasileirão, o mês de julho marca também a abertura da "janela de transferências", período que se tornou o grande tormento do Botafogo na temporada passada. Foi nessa época que o clube negociou de uma só vez jogadores como Maicossuel, Herrera, Alex, Caio e El Loco deixando o time sem forças pra chegar. Sem atacantes e sem reposição, o trabalho foi comprometido e mais uma vez ficamos a ver navios fora da elite que disputaria a Libertadores.

Por ter recuperado a condição de clube revelador de talentos e estando fragilizado com a falta de recursos, estamos novamente vulneráveis  e a mercê da ganância do mercado. A desmontagem do elenco a essa altura, além de enfraquecer o time que tem como ponto forte o conjunto, pode gerar descontentamento no grupo e estremecer as relações entre comissão técnica e dirigentes por colocar o trabalho pela "vaga" a perder novamente.

Depois que o furacão passar, saberemos o que restou do nosso elenco e de nossos concorrentes. Apesar dos alicerces de nossa edificação serem comparáveis a de uma palafita fincada na beira do rio, sujeita a todos os tipos de intempéries e até de ações de despejo, nunca se sabe quem ficará de pé ou quem, uma vez atingido, terá condições de se reerguer. Quem está hoje na ponta da tabela poderá, perfeitamente ao fim da disputa, estar brigando na Zona para não cair e vice versa.

Iniciamos o campeonato desfalcados de Jefferson, Dória e Lodeiro, cada um servindo às suas respectivas seleções. Fomos bem de resultados, mas o time sentiu a ausência dos três. Louvo o esforço de Renan e A. Carlos pra substituírem os titulares, mas é sabido que eles estão num patamar inferior. Somamos 10 pontos enfrentando adversários de ponta (Corínthians, Cruzeiro e Santos) mas o time deu sinais que não conseguirá reeditar as boas atuações desse início de temporada se sofrer baixas a cada rodada.

A esperança de hoje é a de que o goleirão Jefferson retorne ao clube no final de seu compromisso com a seleção para o restante da temporada, assim como  Dória e Lodeiro. Os dois primeiros estão no Top5 da lista de especulações do Fogão, o que vem tirando o sono da torcida. Os outros três da lista eram, pelo menos no início do mês, Fellype Gabriel, Vitinho e Gabriel. Todos os dias a imprensa vendia alguns deles. Uma semana era Dória e outra, F. Gabriel e assim por diante.

Liberado pela diretoria para negociar, o meia acabou acertando com os árabes e já se despediu do elenco. Nesse fim de semana fomos surpreendidos com a negociação de Andrezinho que também está de saída, pra China. Essa movimentação seria uma coisa natural de mercado se houvesse reposição à altura, mas parece que essa não é a intenção dos dirigentes. Até agora o clube repatriou Alex e trouxe o atacante Elias e o zagueiro Dankler, que ainda não passam e apostas.

Com as baixas dos últimos dias, o temor de novo desmanche voltou a repercutir entre os torcedores alvinegros nas redes sociais. Porém o Presidente, depois de um longo e tenebroso período de silêncio, resolveu falar sobre o tema e, aparentando uma irritação que chama a atenção, negou que o Bota esteja se desmanchando.

Veja o vídeo com as declarações dele e tire suas próprias conclusões se está em curso um processo de desmanche do elenco ou não:







Estamos alertas: #DigaNãoAoDesmanche 

Saudações!

Por @Felipaodf Botafogodeprimeira.com

quinta-feira, 27 de junho de 2013

JOGOS AO VIVO (13:00): URUGUAI X ITÁLIA (COPA DAS CONFEDERAÇÕES)


Acompanhe todos os jogos da semana, ao vivo: Copa das Confederações

















Programação de hoje: 

Os canais mostram a programação normal e os jogos anunciados só entram próximo do início.

1. Clique no link dos canais.
2. Feche as janelas de propaganda clicando no [X] e assista.
3. Se estiver no horário do jogo e na programação constar AGUARDE, clique em Atualizar Programação.
4. Se o canal pausar, reinicie o vídeo...


Copa das Confederações - URUGUAI X ITÁLIA Globo Band Sportv Premiere FC


Get your own Chat Box! Go Large!



Por Botafogodeprimeira.com

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Raulino de Oliveira, um caldeirão sem fogo



O Raulino de Oliveira é um Caldeirão sem fogo. Ganhamos todas as partidas disputadas lá mas quase sempre com pouca torcida. A única exceção foi o jogo final contra o Fluminense, pelo Cariocão. Até mesmo na hora de comemorar um gol os jogadores ficam sem jeito. Falta uma coisa essencial: fervura. Pelo menos foi essa a impressão deixada no último jogo do time no estádio quando venceu o Cruzeiro por 2 a 1 diante de pouco mais de 2.600 pagantes, com renda de 89 mil.

Antes da derrota pro Bahia em Aracaju, pelo Brasileirão, jogar em Volta Redonda era considerado um fator preponderante para a longa invencibilidade de 19 jogos do time na temporada. O Botafogo ganhou todos os nove confrontos disputados no estádio, escolhido como nova casa desde que o Engenhão foi interditado pela Prefeitura do Rio no dia 26 de março por causa de supostos problemas em sua cobertura.

Na retomada das competições nacionais com o término da Copa das Confederações, o Bota volta ao Raulino. O jogo contra o Figueirense pela terceira fase da Copa do Brasil está marcado para próxima quarta-feira, dia 3, às 21:50, horário definido pela TV. 

Por ser um jogo de meio de semana, à noite, e considerando-se a distância entre Volta Redonda e a Capital, a previsão é que o time jogue novamente para poucos torcedores a despeito da importância da partida para as suas pretensões na competição. Resultado: perspectiva baixa de público, pouco incentivo das arquibancadas e mais prejuízo para o clube que atravessa uma grave crise financeira. Novamente teremos que pagar pra jogar quando o lógico seria o contrário.

Caso esse mando de campo fosse exercido em alguma cidade do Nordeste ou mesmo em Brasília - locais onde o clube conta com grande massa de torcedores - e mesmo sendo o adversário um clube com baixo apelo popular, os fatores impeditivos para a presença da torcida em Volta Redonda seriam minimizados e a possibilidade de conseguir uma vitória com diferença superior a um gol seria muito maior. 

No jogo em Aracaju cujo mandante era o Bahia, a torcida botafoguense compareceu em peso e foi maioria no estádio, apesar da proximidade com Salvador. O Batistão recebeu quase 14 mil torcedores que, apesar da derrota inesperada, incentivaram o time até o fim.

Em abril (17) o Botafogo esteve em Brasília para enfrentar o Sobradinho pela Copa do Brasil (0 a 0) e colocou quase 15 mil torcedores no Bezerrão, estádio que fica na cidade-satélite do Gama, afastada 40 Km de Brasília. Se a partida contra o Figueira fosse programada para o novo Mané Garrincha, no centro da Capital, o Bota jogaria para um público superior a 25 mil, fácil, fácil. 

Não sei os valores dos ingressos para o jogo em V. Redonda, mas no Mané poderia-se cobrar preços entre 40 e 80 reais e mesmo assim teríamos um grande público presente, com possibilidades de renda superior a 1 milhão de reais. Nada mal para esses tempos de seca que o clube atravessa. 

Para um jogo do porte de Bota e Flu, programado para o dia 7 de julho, com mando de campo também do Alvinegro, poderia-se duplicar essas previsões e logicamente os lucros. Mas, infelizmente não é assim que as coisas funcionam e ninguém vem a público explicar porque.

A saudade de ver o Bota em campo é grande e estamos torcendo (de longe) para que isso sirva de motivação aos torcedores para que compareçam no maior número possível e prestigiem o time nesse importante compromisso. Precisamos fazer o resultado "em casa" e buscar o que nos interesse no jogo de volta, em Floripa.


terça-feira, 25 de junho de 2013

Seedorf tirou o atraso



Seedorf voltou aos treinos com bola nessa terça-feira e parece ter tirado o atraso.

O jogador só voltou ao Brasil (estava resolvendo assuntos particulares na Europa) no começo dessa semana após a folga dada ao elenco por conta da paralisação dos campeonatos nacionais para a disputa da Copa das Confederações.

O treinamento se deu em General Severiano já que o campo anexo do Engenhão continua cedido à seleção italiana que disputa o torneio da Fifa.

Apesar de ter se apresentado dias depois do restante do grupo, o jogador não decepcionou aos fisiologistas e mostrou ter se cuidado no período de folga. Segundo os profissionais, o meia retomou os treinamentos com o percentual de gordura menor do que antes da viagem.

Amanhã o grupo treina pela manhã (10:00) em Moça Bonita, no primeiro coletivo apronto da semana já que o campo de General Severiano tem dimensões reduzidas e não é apropriado para esse tipo de movimentação. O período da tarde será livre para que o grupo acompanhe o jogo do Brasil.

O Bota volta à Moça Bonita neste sábado, quando enfrenta o Audax em jogo-treino. A ideia da comissão técnica é manter o ritmo de jogo para o retorno às competições, no dia 3 de julho, contra o Figueirense, no Raulino de Oliveira, pela terceira rodada da Copa do Brasil.


Veja o vídeo do treinamento de hoje



Por @Felipaodf/Botafogodeprimeira.com

Bolivar quer fazer história no Fogão


No vídeo de hoje quem fala com a gente é o zagueirão Bolivar, o volante Mattos e o jovem Dória, Capitão da sub-20



O PFC está produzindo vídeos promocionais do Campeonato Brasileiro utilizando jogadores dos times participantes e dentre eles, claro, do Botafogo. Uma iniciativa bem legal que ajuda a matar a saudade de ver nosso time em campo nesses tempos de paralisação.

No primeiro trabalho, destacou o goleirão Jefferson, ora servindo a Seleção Brasileira na Copa das Confederações, que disse no finalzinho de maio - oportunidade em que o clube acabara de vencer o CRB pela Copa do Brasil com grande atuação dele - que gostaria de consolidar sua história no Alvinegro com o título desse Brasileirão. 

Veja o vídeo e o post que fizemos na ocasião (vale a pena: você vai gostar)http://felipaodf.blogspot.com.br/2013/05/jefferson-quer-fazer-historia-no-bota.html

Hoje foi lançado o segundo vídeo da série em homenagem ao Fogão com a participação do experiente zagueiro Bolívar - o General, do cão-de-guarda Marcelo Mattos e de Dória - capitão Campeão do Torneio de Toulon (FR) com a Seleção Sub-20.

Bolívar fala da sua satisfação por estar vestindo a mesma camisa gloriosa que já foi usada por ídolos como Garrincha, Zagalo e Didi e, a exemplo deles, quer escrever seu nome na história do Botafogo também.

Já Mattos, diz que jogar no Botafogo representa muita alegria e emoção por vestir a camisa que tem uma estrela tão gloriosa. Por sua vez o jovem Dória se diz realizado cada vez que entra em campo e quando veste a camisa quer sempre fazer o melhor o que parece, está conseguindo com sobras.

Esse vídeo traz ainda parte das declarações de Jefferson pinçadas do primeiro, quando afirma que quer marcar seu nome no clube no qual diz ter se identificado de forma definitiva e quando encerrar a carreira, poder ver sua foto na galeria dos ídolos ao lado de tantos outros monstros sagrados do futebol brasileiro.

Veja o segundo vídeo da série Botafogo no Brasileirão Premiere 2013!




Por @Felipaodf/Botafogodeprimeira.com