sábado, 20 de janeiro de 2018

Depois do susto na estreia, Botafogo está pronto pra vencer o Flu no clássico do Maraca




Aqui é Fogo! Fim de semana com clássico pela frente!  
#VamosFOGO (Botafogo F.R.‏ @BotafogoOficial)
Pois é, torcida alvinegra, o Botafogo estreou no Carioca na última terça e não passou de um empate preocupante (2 a 2) com a briosa Portuguesa diante de pouco mais quatro mil abnegados que se dispuseram a acompanhar o time numa terça-feira a noite no estádio Nilton Santos.

Com o empate, o Glorioso ocupa a 2a. posição no Grupo C da Taça Guanabara juntamente com Madureira, Macaé e a própria Portuguesa que somaram um ponto cada após os empates (2 a 2) entre as equipes. O Boa Vista venceu o Fluminense por 3 a 1, assumiu a liderança com três pontos e jogou o adversário na lanterna do grupo.  


Veja o nosso post de estreia nesse ano: Botafogo estreia no Carioca com esperanças renovadas...


O Botafogo volta a campo neste sábado para o primeiro clássico do campeonato contra o Fluminense marcado para às 17h no Maracanã, com o estádio dividido igualmente entre as torcidas.



Grupos B e C válidos pela Taça Guanabara 
(Arte do Sportv)
No primeiro jogo oficial de Felipe Conceição à frente da equipe, as coisa não saíram conforme previam os torcedores alvinegros. As mudanças na forma de jogar introduzidas pelo técnico deixaram o time inseguro. Com buracos evidentes entre as linhas, tornou vulnerável o sistema defensivo, principalmente no primeiro tempo, do que se aproveitou a ajustada Portuguesa. Tanto que fomos para o intervalo perdendo por 2 a 0. 

O Bota até que começou animado, levando perigo ao gol adversário com algumas investidas pelos flancos mas o time foi murchando aos poucos conforme o cronômetro avançava. Diante da falta de consistência e fragilidade física (o que é natural considerando o curto período de pré-temporada), a Lusa (que já treinava a dois meses e meio) cresceu no jogo e passou a levar perigo à meta de Jefferson que voltava ao time depois de amargar a reserva para Gatito na temporada passada.

Levamos um gol de escanteio por erros de posicionamento e outro numa falha clamorosa de Jefferson que se mostrou indeciso na tentativa de defender um chute forte de fora da área de Sassá da Portuguesa. Por ironia, os dois gols foram marcados por Sassá, o original segundo revelou o atacante em entrevista após o jogo já que é mais velho do que aquele marrento que foi para o Cruzeiro.

O panorama era sombrio. O botafoguense é pessimista de nascença mas ninguém poderia prever que estaríamos perdendo por 2 a 0 pra Lusinha no 1o. tempo, com dois gols do Sassá não genérico e falha do nosso Ídolo justamente na volta ao time depois de tanto tempo.

Mas o time voltou mais acertado para o 2o. tempo, marcou o seu 1o. gol com Brenner aos nove minutos cobrando pênalti (Romarinho falhou ao colocar a mão na bola dentro da área após errar uma cabeçada) e acendeu a esperança do torcedor alvinegro que passou a acreditar do empate e até mesmo numa virada já que o adversário preferiu recuar e segurar o resultado.

Sem convicção ainda sobre os preceitos de Conceição que exige a troca constante de bola, triangulações e precisão de passes antes de tentar o arremate à gol, o time, instintivamente, passou a abusar das bolas alçadas sobre a área sem o êxito esperado. Mesmo assim, foi numa cobrança de escanteio que o gol de empate veio. No último lance do jogo (48'), mas veio. Marcos Vinícius, que havia entrado na vaga de Valencia, chegou dentro da área batendo de primeira uma bola deixada de cabeça por Brenner após cobrança de escanteio de João Paulo. 


Esse foi o sétimo gol de Brenner em 20 jogos pelo Alvinegro. O jogador manteve 100% de aproveitamento nos pênaltis. Em três cobranças, três gols. Já Marcos Vinícius marcou o seu sexto gol em 26 jogos com a camisa do alvinegra.

As cinco substituições, novidade do Carioca desse ano, foi decisivo na busca desse empate. É uma boa ideia por renovar as possibilidades do time mudar um resultado e por dar mais chances às promessas vindas da base lembrando que daqui pra frente até a Copa serão jogos quarta e domingo o que trará um desgaste prematuro às equipes que pode ser minimizado com as trocas mais constantes.



Veja a nossa sequência de jogos pelo Campeonato Carioca e Copa do Brasil:

HOJE - CAMPEONATO CARIOCA - 21:30
BOT 2×2 POR


20/01- CAMPEONATO CARIOCA - 17:00
FLU  0×0  BOT

25/01 - CAMPEONATO CARIOCA -19:30
MAC  ×  BOT

28/01 - CAMPEONATO CARIOCA - 17:00
BOT  ×  BVT

03/02 - CAMPEONATO CARIOCA - 19:00
BOT  ×  MAD

06/02 - COPA DO BRASIL - 21:30
APA  ×  BOT

21/02 - CAMPEONATO CARIOCA -
NIG  ×  BOT



É com esse espírito que o novo Botafogo encara o Fluminense hoje, às 17h, no Maracanã, agora, já com o atacante Leandro Carvalho e o meia Renatinho regularizados e à disposição do treinador. Em contra-partida, o zagueiro Joel Carli que sentiu a panturrilha no jogo de estreia e foi substituído por Marcelo no 2o. tempo fica de fora do jogo assim como Gatito que será novamente preservado por sentir um desconforto na coxa ainda na semana de treinamentos.

Com isso, o time que começou o jogo contra a Portuguesa deve ser mantido com uma única modificação. Marcelo está confirmado na zaga ao lado de Rabello com possibilidades crescentes de que Ezequiel (que tocou fogo no jogo quando entrou) e Marcos Vinícius (autor do gol salvador de terça-feira) sejam mais bem aproveitados e que Leandro (que tem como característica partir pra cima dos marcadores) e Renatinho (que preencheria uma carência antiga e evidente nas bolas paradas) estreiem já nesse jogo. 

Para o restante da temporada a maior preocupação (que ficou bem evidenciada no jogo de estreia) é a constatação de que não temos laterais, pelo menos com a eficiência necessária para que esse novo esquema de Felipe se consolide na competição além, é claro, de um camisa 9 mais experiente. 

Individualmente Arnaldo e Gilson foram mal tanto defendendo quanto nas tentativas de apoio ao ataque. A zaga esteve desprotegida apenas com Matheus ali na frente, João Paulo melhorou muito no 2o. tempo sendo um dos destaques do empate, Marcelo não sentiu o jogo, Brenner deixou o dele e M. Vinícius e Ezequiel entraram bem mudando o panorama da partida. O novato Luis Fernando começou confuso pela direita, trocou de lado e subiu de produção deixando a impressão que pode crescer muito ainda já que tem bom trato com a bola.




FICHA TÉCNICA:
FLUMINENSE X BOTAFOGO

Local: estádio Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 20 de janeiro de 2018, sábado
Hora: 17h (de Brasília)

Árbitro: Pathrice Wallace Maia
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Corrêa e Carlos Henrique de Lima Filho

FLUMINENSE: Julio Cesar, Gilberto, Gum, Renato Chaves e Marlon; Marlos Freitas, Douglas, Jadson e Junior Sornoza; Marcos Júnior e Henrique Dourado
Técnico: Abel Braga

BOTAFOGO: Jefferson, Arnaldo, Marcelo, Igor Rabello e Gilson; Matheus Fernandes, João Paulo, Luiz Fernando e Leo Valencia; Rodrigo Pimpão e Brenner
Técnico: Felipe Conceição



Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar


 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com

domingo, 14 de janeiro de 2018

Botafogo estreia no Carioca com esperanças renovadas






Terça-feira é dia de estreia do Fogão na temporada 2018
  #VamosFOGO (Botafogo F.R.‏ @BotafogoOficial)
O Botafogo faz hoje, terça-feira, a sua primeira partida oficial do ano. Enfrenta a Portuguesa às 21h30 no Nilton Santos, na abertura do Campeonato Carioca 2018. 

O Estadual é a primeira competição da temporada alvinegra que prevê ainda a Copa do Brasil, Brasileirão e Copa Sul-Americana já que a falta de ambição e de empenho em campo no final do ano passado nos tirou a possibilidade de disputar a Libertadores desse ano quando tudo indicava que a vaga estava garantida. 


Clique no link e veja alguns dos nossos posts que contam essa história: Retrospectiva 2017: o ano em que o Botafogo começou empolgando a torcida e terminou numa completa decepção...


E o ano novo começa com grandes mudanças no clube com a posse do presidente eleito Nelson Mufarrej, do vice geral Carlos Eduardo Pereira, do vice de futebol Gustavo Noronha além da volta de Anderson Barros para a gerencia de futebol assumindo a vaga deixada pelo contestado (pela torcida) Antônio Lopes que preferiu deixar o clube diante da pressão. 

No comando técnico da equipe, outra mudança significativa. Dando seguimento à filosofia de prestigiar os profissionais criados em casa, o auxiliar Felipe Conceição assumiu a posição de técnico na vaga de Jair Ventura que preferiu se transferir para o Santos no começo do ano.



Fogão realiza apronto para a estreia no Carioca 
#VamosFOGO (Vitor Silva/SS Press/BFR)
Felipe (ex-Tigrão), começou a preparar o grupo para esta estreia com atividades técnicas com bola intercalados com preparação física específica desde o primeiro dia de atividade (04/01). Com isso, procurou entrosar o grupo de "veteranos" que permaneceu no clube com os jovens valores garimpados no mercado e as promessas oriundas da base

Nessa leva, chegaram os atacantes Leandro Carvalho (Paysandu) e Luiz Fernando (Atlético-GO), além do meia Renatinho (Paraná). O atacante Rony, que veio na negociação de Bruno Silva com a Raposa e chegou a ser anunciado pelo clube, encontra-se numa situação indefinida em razão da reclamação do clube japonês Albirex Niigata que alega ter contrato de empréstimo em vigência com o atleta, revelando um imbróglio sem tamanho com o Cruzeiro. 

Já o prometido camisa 9 que viria para preencher a lacuna deixada pelo saída de Roger, está em compasso de espera diante da falta de especialistas disponíveis no mercado que caibam no orçamento do clube. Falou-se muito em Gilberto, Kieza e Kaike mas nenhum deles se acertou com o clube.


Veja a nossa sequência de jogos na 1a. fase do Campeonato Carioca e Copa do Brasil:



HOJE - CAMPEONATO CARIOCA - 21:30
BOT × POR


20/01- CAMPEONATO CARIOCA - 17:00
FLU × BOT

25/01 - CAMPEONATO CARIOCA -19:30
MAC × BOT

28/01 - CAMPEONATO CARIOCA - 17:00
BOT × BVT

03/02 - CAMPEONATO CARIOCA - 19:00
BOT × MAD

06/02 - COPA DO BRASIL - 21:30
APA × BOT

21/02 - CAMPEONATO CARIOCA -
NIG × BOT




Dentro de campo, Conceição não deu pistas do esquema tático que utilizará na temporada mas procurou aproveitar a espinha dorsal da equipe deixada por Jair, com uma ou outra modificação. A principal delas é a volta de Jefferson como titular da meta alvinegra, decisão que vai de encontro à preferência esmagadora do torcedor alvinegro mesmo com Gatito Fernandez tendo sido um dos destaques do time na campanha do ano passado. A zaga foi preservada com Arnaldo pela direita, Carli e Igor Rabello pelo miolo e Gilson pela esquerda assumindo a vaga deixada por Vitor Luis que retornou ao Palmeiras.

No meio teremos as mudanças mais significativas que visam tornar as transições para o ataque mais ágeis (um dos problemas do ano passado), aproveitando as características dos recém-chegados. O volante Lindoso, antes homem-base no esquema de Ventura, deixa o time para a efetivação de Matheus Fernandes que passa a atuar ao lado de João Paulo com a função primeira de proteção à zaga. Seguem, mais adiantados um pouco, Valencia que não conseguiu se firmar no ano passado e o novato Luiz Fernando que ganhou a posição desde os primeiros treinos. 

Sem novidades, o ataque deverá ser formado por Pimpão e Brenner com grandes possibilidades de Leandro Carvalho tomar uma dessas vagas no decorrer da temporada tal o seu desempenho técnico nos treinamentos. Isso, claro, depois de regularizado junto à Ferj o que ainda não aconteceu. Poderemos ver ainda, no decorrer dessa primeira partida, o aproveitamento do jovem Ezequiel que foi a sensação do time no último jogo do Brasileirão do ano passado e a utilização do meia Marcos Vinícius que foi muito inconstante em 2017 alternando algumas partidas muito boas quando fez gols decisivos e outras muito ruins quando foi substituído ao término do 1o. tempo.



Amanhã tem jogo do Fogão contra a Portuguesa pela 1º 
rodada do Campeonato Carioca. Confira os números
 do confronto (Canal Premiere @CanalPremiere)
Já o adversário, oriundo da Ilha do Governador, deve dar trabalho no jogo já que vem motivada pela conquista da Copa Rubro-Verde disputada na semana passada - torneio promovido pela Portuguesa de Desportos-SP, no Canindé. 

A lusa carioca conta com velhos conhecidos da torcida alvinegra como o goleiro Milton Raphael e o atacante Alexsandro que já vestiram a nossa camisa em outras jornadas.

No confronto entre as equipes - 65 jogos até agora, o Botafogo tem esmagadora vantagem sobre a Lusinha. São 52 vitórias do Glorioso contra apenas 3 do simpático time da Ilha. As equipes empataram 10 vezes. O ataque alvinegro marcou 159 vezes contra 40 gols do ataque lusitano. 
 


FICHA TÉCNICA:

BOTAFOGO X PORTUGUESA


Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 16 de janeiro de 2018, terça-feira
Hora: 21h30 (de Brasília)

Árbitro: Bruno Arleu de Araújo

BOTAFOGO: Jefferson, Arnaldo, Joel Carli, Igor Rabello e Gilson; Matheus Fernandes, João Paulo, Luiz Fernando e Leo Valencia; Rodrigo Pimpão e Brenner.

Técnico: Felipe Conceição

PORTUGUESA: Milton Raphael; Cássio, Luan, Marcão e Diego Maia; Muniz, Jhonnatan e Maicon Assis; Sassá, Alexsandro e Romarinho

Técnico: João Carlos Ângelo



Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar


 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com