sábado, 15 de abril de 2017

Botafogo traz jogadores de Medellín e arma time forte para a decisão da Taça Rio contra o Vasco




Dia de fogão, vamos que hoje é final (duducearensedc)
 #TodosJuntos #Gratidão #GratidãoIndoEVoltando 
#VamosFogão #SóTrabalhamosComQualidade
#NemCavaloGuenta #Águia 
Mesmo com o foco voltado para a Copa Libertadores onde faz campanha exemplar (*) e lidera o Grupo 1 com seis pontos, o Botafogo abre espaço em seu planejamento para a disputa do título da Taça Rio contra o Vasco no domingo, depois de bater o Fluminense por 3 a 1 na semifinal disputado no fim de semana passado.

Por acordo, o jogo decisivo  será disputado às 16 h no Estádio Nilton Santos com o mando compartilhado entre as equipes.

Sendo assim, o Glorioso teve que elaborar um plano mirabolante para trazer de volta ao Rio o seu técnico e mais nove jogadores que estavam em Medellín onde enfrentaram e venceram o Atlético Nacional, por 2 a 0, na noite da última quinta-feira em jogo válido pela 2a. rodada do Grupo 1 do torneio continental. Esses atletas se juntaram aos que aqui permaneceram e formam a base da equipe que enfrentará os cruzmaltinos no clássico decisivo de domingo.


Em Guayaquil, time realiza trabalho regenerativo no hotel. 
Preparação desde já para o jogo contra o Barcelona! 
#VamosFOGO (@BotafogoOficial)
Parte da delegação, formada em sua maioria pelos titulares, já está no hotel em Guayaquil-EQU onde fez um trabalho regenerativo como parte da preparação para a partida contra o Barcelona na próxima quinta-feira (20) pela 3a. rodada dessa fase.

(*) A jornada alvinegra pelo título inédito da Libertadores começou no início de fevereiro com a disputa de vaga contra o Colo-Colo (campeão de 1991) na segunda fase da competição. Passamos pelos chilenos e enfrentamos em seguida o Olímpia (tricampeão do torneio em 1979, 1990 e 2002), outro gigante do continente pela terceira fase. Superamos também os paraguaios e desembarcamos triunfantes na tão sonhada fase de grupos. Estreamos na fase contra o Estudiantes (campeão em 1968, 1969, 1970 e 2009) a quem vencemos no Niltão, assim como ao Atlético Nacional (atual campeão e detentor do título também em 1989) na noite da última quinta-feira (13) jogando na sua própria casa. Agora nos preparamos para brigar pela liderança do Grupo 1 contra o Barcelona de Guayaquil em jogo programado para a próxima quinta-feira (20).


O time alvinegro cumpriu, em Medellín, uma jornada épica de sua história recente ao bater Atlético local, atual campeão da Libertadores, por 2 a 0 em pleno Atanasio Girardot diante de mais de 40 mil torcedores. Veja os detalhes em: Deu onda! Botafogo bate o Campeão da Liberta e a euforia toma conta do torcedor...



Domingo tem Botafogo e Vasco na decisão da Taça Rio no 
Estádio Nilton Santos (Montagem: @FoxSports_br)
Já no Nilton Santos e longe das vistas da imprensa, Jair Ventura reuniu os jogadores disponíveis no sábado à tarde e comandou um treino para ajuste da equipe que enfrenta o Vasco no domingo. Entre eles, Helton Leite, Fernandes, Igor Rabello, Gilson, Dudu Cearense, Bruno Silva, Leandrinho, Guilherme e Sassá que vieram da Colômbia e Saulo, Marcelo, Renan Fonseca, Yuri, Matheus Fernandes, Vinícius Tanque, Joel, Renan Gorne que permaneceram em treinamento aqui no Rio.

Mesmo com apenas um titular à disposição - o volante Bruno Silva - mas com o zagueiro Marcelo já recuperado, o treinador terá condições de armar uma equipe na mesma disposição tática utilizada em terras colombianas, com três volantes, um meia flutuando e dois atacantes.


Dessa forma, o time mais provável para a decisão de domingo formaria com: Helton Leite; Marcelo (Fernandes), Renan Fonseca, Igor Rabello e Gilson; Bruno Silva, Dudu Cearense (Fernandes), Matheus Fernandes e Leandrinho; Guilherme e Sassá. É esperar para ver...


A boa notícia ficou por conta da presença do lateral Luis Ricardo treinando com grupo. Montillo e Airton seguem fora de combate.


FICHA TÉCNICA
VASCO X BOTAFOGO

Local: Estádio Nilton Santos - RJ
Data: 16 de abril de 2017, domingo
Horário: 16 horas

Árbitro: Bruno Arleu de Araújo
Assistentes: Silbert Sisquim e Jackson Massarra

VASCO: Martín Silva, Gilberto, Rafael Marques, Rodrigo e Henrique; Jean, Douglas, Andrezinho, Nenê e Yago Pikachu; Luis Fabiano.
Técnico: Milton Mendes

BOTAFOGO: Helton Leite, Marcelo (Fernandes), Renan Fonseca, Igor Rabello e Gilson; Bruno Silva, Matheus Fernandes, Dudu Cearense e Leandrinho; Guilherme e Sassá.
Técnico: Jair Ventura


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.

sexta-feira, 14 de abril de 2017

Deu onda! Botafogo bate o Campeão da Liberta e a euforia toma conta do torcedor




Camilo, que recebeu o prêmio de melhor em campo, abriu
 o caminho para a vitória do Botafogo por 2 a 0 

(Montagem: @Esp_Interativo)
O Botafogo cumpriu ontem, em Medellín, uma jornada épica de sua história recente. Bateu o Atlético Nacional, atual campeão da Libertadores, por 2 a 0, no Estádio Atanasio Girardot, casa do adversário, em partida válida pela pela segunda rodada da fase de grupos do torneio.


O resultado - inesperado para a mídia especializada, contras e muitos alvinegros - quebrou tabus e é mais um ato de superação do time alvinegro na sequência de vitórias sobre adversários tradicionais.


Essa jornada pelo título inédito na competição começou no início de fevereiro com a disputa de vaga na segunda fase contra o Colo-Colo (campeão de 1991). Passamos pelos chilenos e fomos diretos para a terceira contra outro gigante, o Olímpia (tricampeão do torneio em 1979, 1990 e 2002). Superamos os paraguaios e chegamos triunfantes à fase de grupos. Moleza? Nada disso... Lá nos esperavam times da grandeza de um Estudiantes (vencedor Copa em 1968, 1969, 1970 e 2009) e o próprio Atlético Nacional (atual campeão e detentor do título também em 1989). Pois bem, vencemos os argentinos no Nilton Santos por 2 a 1 e surpreendemos os simpáticos colombianos na casa deles, ontem, com uma vitória por 2 a 0. O mais "modesto" desse grupo, o Barcelona de Guayaquil, nosso próximo adversário, também venceu os dois adversários e lidera o Grupo 1 ao lado do Glorioso com 6 pontos. 

O dito tabu era tão significativo que, até o feito memorável de quinta-feira, o Botafogo não havia vencido um adversário jogando fora do país nos últimos 24 anos. Na Libertadores que pouco frequentou, já se passavam 44 anos sem uma única vitória.


Grupo da Morte: Eu, o Botafogo, sou a morte (Arte: Internet)
Veja o que escrevemos no post de pré-jogo ressaltando a trajetória do Glorioso até o embate contra o Atético Nacional: Com desfalques importantes, Botafogo se prepara para a batalha de Medellín...


Classificação do Grupo1 da Libertadores. Botafogo lidera ao 
lado do Barcelona de Guayaquil (Arte: @SporTV)
Desfalcado de Airton e Montillo que ficaram no Rio em tratamento e sem um lateral-direito de ofício, o time que Jair mandou a campo correspondeu às expectativas mais otimistas do torcedor. Com Emerson Santos improvisado na lateral direita, Carli de volta no comando da zaga e a reedição do esquema com três volantes - nesse jogo formado por Lindoso, Bruno Silva e João Paulo - o time, com Camilo pelo meio e Pimpão e Roger mais à frente, fluiu em campo, suportou bem o assédio do ataque atleticano e saiu para vencer o jogo em dois preciosos contra-ataques.


No primeiro deles, uma jogada nascida de exaustivos treinamentos (o grupo passou um mês inteiro aperfeiçoando aspectos físicos, técnicos e táticos no intervalo entre os jogos da Libertadores). Camilo iniciou a jogada no campo de defesa e lançou Pimpão pela esquerda. O falso ponta avançou em velocidade e serviu o camisa 10 que já se encontrava próximo à área colombiana. O meia rolou para João Paulo deslocado pela direita e esse, lembrando as assistências precisas de Luis Ricardo, jogou a bola na cabeça de Camilo de frente para o goleiro. A cabeçada saiu precisa e Camito, aos 39', voltou a marcar depois de sete meses de jejum. Nada mal depois da semana turbulenta vivida pelo jogador.


No segundo, outro jogada de manual. Numa dividida forte entre Lindoso e um oponente atleticano, a bola espirrada encontrou Guilherme na intermediária. Pela meia-esquerda, o atacante, que havia entrado no lugar de Pimpão que deixara o campo com dores na virilha, partiu para cima do marcador e, lembrando Jobson nos bons tempos, quebrou para dentro deixando-o sem ação. Passava dos 47' do 2o. tempo quando o atacante concluiu com precisão. Emocionado, Guilherme comemorou o seu primeiro gol com a camisa do Botafogo marcado justamente no dia do seu aniversário.


Domingo tem Botafogo e Vasco na decisão da Taça Rio no 
Estádio Nilton Santos (Montagem: @FoxSports_br)
Com a fatura decidida, foi só controlar o final do jogo e comemorar a vitória sobre o Campeão que estava invicto em seu estádio na temporada. O Botafogo chegou pra quebrar tabus e segue firme na luta pela classificação às oitavas da competição. A próxima parada é em Guayaquil onde enfrentar o Barcelona, na próxima quinta-feira (20), num verdadeiro choque de líderes.


Sendo assim, parte da delegação segue em voo direto para a cidade equatoriana enquanto nove jogadores e o técnico Jair Ventura embarcam de volta ao Rio para o compromisso contra Vasco, na disputa final da Taça Rio.


Os que ficaram no Rio treinaram na manhã desta sexta-feira no campo anexo do Nilton Santos e aguardam a chegada da delegação no sábado para tomarem conhecimento da estratégia a ser utilizada pelo técnico na decisão contra os cruzmaltinos. Jogadores como Renan Fonseca e Matheus Fernandes devem integrar o time ao lado dos reforços que retornam de Medellín como Helton Leite, Igor Rabello, Fernandes, Gilson, Bruno Siva, Dudu Cearense, Leandrinho, Guilherme e Sassá.


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com

quarta-feira, 12 de abril de 2017

Com desfalques importantes, Botafogo se prepara para a batalha de Medellín





 Conmebol Libertadores Bridgestone: A. Nacional x Botafogo 
Estádio Atanasio Girar, 21h45 (de Brasília) 

O Botafogo já está em Medellín onde enfrenta o Atlético Nacional na noite (21h45) desta quinta-feira (13) pela 2a. rodada da fase de grupos da Libertadores. Pelo mesmo Grupo 1, o Barcelona de Guayaquil surpreendeu o Estudiantes na terça-feira, vencendo os argentinos no Estádio Jorge Luis Hirschi por 2 a 0.


Na primeira rodada dessa fase, o Glorioso já havia vencido os argentinos por 2 a 1 no Estádio Nilton Santos enquanto o Atlético Nacional foi derrotado pelo Barcelona pelo mesmo placar no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, casa dos equatorianos. Com duas vitórias em dois jogos, o Barcelona lidera o Grupo 1 com seis pontos. O Botafogo permanece em segundo com três, enquanto colombianos e argentinos continuam sem pontuar.


Sequência de jogos do Botafogo pela Libertadores
(@FutebolCarioca)
A delegação alvinegra saiu do Rio de Janeiro por volta das  8h30 de terça e desembarcou no local da partida por volta das 17h30 (15h30 no horário local) com escala em Bogotá, capital colombiana. Após o longo dia de viagem, o time fez um trabalho regenerativo  nas dependências do hotel no fim da tarde. Ontem, véspera do jogo, o Alvinegro treinou longe das vistas da imprensa e fez o reconhecimento do gramado do Estádio Atanasio Girardot, palco da partida contra os colombianos hoje.


Com as baixas de última hora - Airton e Montillo sentiram desconforto no treino do último domingo e foram diagnosticados na segunda-feira com lesões importantes que os afastaram das duas partidas pela Libertadores - e ainda sem o zagueiro Marcelo que se encontra em fase final de recuperação e permaneceu no Rio, Jair montou o grupo com os seguintes jogadores: Laterais: Gilson e Victor Luís; Zagueiros: Carli, Emerson Santos, Emerson Silva e Igor Rabello; Volantes: Bruno Silva, Dudu Cearense, Fernandes, João Paulo e Rodrigo Lindoso; Meias: Camilo e Leandrinho e; Atacantes: Guilherme, Rodrigo Pimpão, Roger e Sassá.


A grande novidade na lista fica por conta da presença de Emerson Santos que volta a ser relacionado depois de permanecer afastado desde o início da temporada em razão de impasse na renovação de contrato. O zagueiro, inclusive, está cotado para assumir a lateral-direita já que, com as lesões dos especialistas Jonas e Marcinho, a posição ficou vaga. Nem mesmo a opção utilizada por Jair em jogos anteriores - o zagueiro Marcelo - está disponível. A outra alternativa seria lançar mão de Fernandes que foi improvisado no clássico contra o Fluminense e, apesar do esforço costumeiro, mostrou dificuldades ocupando a posição.


No próximo domingo tem final da Taça Rio! Quem leva? 
(@Esp_Interativo)
Como Jair Ventura não divulgou a escalação para o jogo, especula-se que ele utilize o esquema com os três volantes que deram equilíbrio ao time no segundo turno do Brasileirão passado, trouxe a equipe até a Libertadores e foi reeditado com sucesso na tranquila vitória por 3 a 1 sobre o Fluminense no último domingo, dessa vez formando com Lindoso, Dudu Cearense e João Paulo e Camilo flutuando pelo meio (Veja o nosso post de pré-jogo: Pensando no jogo da Liberta, Botafogo arma time alternativo para enfrentar o Flu...).


Dessa forma, com os jogadores disponíveis no momento, o time deve formar com: Gatito Fernandez, Emerson Santos (Fernandes), Joel Carli, Emerson Silva e Victor Luis; Rodrigo Lindoso, Bruno Silva e João Paulo (Dudu Cearense); Camilo, Rodrigo Pimpão e Roger (Sassá).


Agora, é aguardar a decisão de Jair sobre a melhor formação e torcer para que os escolhidos consigam desempenhar da melhor maneira possível as suas funções levando o time a um grande resultado em Medellín lembrando que, após esse compromisso, parte dos jogadores retornam ao Rio com o treinador para a disputa da final da Taça Rio contra o Vasco, domingo (16), no Estádio Nilton Santos e o restante do grupo segue direto para o Equador onde enfrenta o Barcelona de Guaiaquil, líder do grupo, na próxima quinta-feira (20).



ATLÉTICO NACIONAL X BOTAFOGO (Globo Esporte)

Local: Estádio Atanasio Girardot, Medellín (Colômbia)
Data: 13 de abril de 2017
Horário: 21h45m

Arbitragem: Ulises Mereles (Paraguai) com os compatriotas Rodney Aquino e Carlos Cáceres de assitentes.

Provável escalação do Botafogo: Gatito; Fernandes, Carli, Emerson Silva e Vitor Luis; Bruno Silva, Rodrigo Lindoso, Dudu Cearense (João Paulo) e Camilo; Rodrigo Pimpão e Roger. Técnico: Jair Ventura.

Provável escalação do Atlético Nacional: Armani; Bocanegra, Nájera, Henríquez e Farid Diaz; Bernal, Arias, Ibarguen, Torres e Mosquera; Ruiz. Técnico: Reinaldo Rueda


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com