sexta-feira, 2 de março de 2018

Botafogo encara o Flamengo no Nilton Santos pensando em revanche





Amanhã é dia de clássico! #VamosFOGO 
Hoje, sábado, é dia do Botafogo encarar o clássico contra o seu maior rival no Rio. Quem vai apoiar o Fogão no Niltão?

O estádio será compartilhado entre as torcidas, 50% para cada lado no espaço e na renda. Alvinegros na Norte e Oeste e Rubro-negros na Sul e Leste numa tentativa derradeira de resgatar o glamour do futebol carioca tão maltratado por dirigentes, organizadas mal intencionadas, imprensa tendenciosa e Federação nos últimos tempos.


Sem outros compromissos, o Alvinegro passou a semana inteira treinando enquanto o adversário fez a sua estreia na Libertadores na quarta-feira. O clube da Gávea recebeu o River Plate no Estádio Nilton Santos de portões fechados, e não passou de um empate em 2 a 2 com os argentinos.

Isso indica que o Glorioso irá com força máxima para o confronto enquanto o Flamengo pode mandar a campo um time misto como fez contra o Fluminense na semana passada e acabou surpreendido com uma derrota acachapante de 4 a 0. Pode mas não deve já que esse empate contra o River jogando "em casa" não foi bem digerido pela impressa rubro-negra e torcida. Há o risco de que, em caso de nova derrota em clássicos, o trabalho possa sofrer mudanças de percurso.

Carpegiani não deve arriscar a levar outra porrada na Taça Rio apesar de já classificado para às finais da competição. A nossa aposta é que eles venham com o time titular para o confronto já que o próximo compromisso pelo torneio continental está marcado para daqui há 11 dias (14/03), com dois jogos pelo Carioca no intervalo.

A última vez que os dois clubes se enfrentaram foi numa das semifinais da Taça Guanabara (10/02), em pleno sábado de carnaval, e a coisa deu ruim pro nosso lado. Fomos pro confronto com um time destroçado pela eliminação precoce na Copa do Brasil e amargamos uma derrota, perdendo a vaga na final.


Kieza, o novo camisa 9 do Fogão (Imagem da internet)
O Flamengo havia poupado o time no começo da competição e veio pra cima da gente com tudo. O resultado de 3 a 1 foi pouco diante da apatia do time do Tigrão.

Desde então, o técnico foi demitido e Alberto Valentim assumiu o comando técnico da equipe. Em pouco mais de 15 dias, brilha uma luz no fim do túnel. O treinador mexeu radicalmente no time titular, indicou novos jogadores para o elenco, deu padrão de jogo à equipe e vai conseguindo resgatar aos poucos a confiança do torcedor alvinegro. Nas duas partidas que teve pela frente, estreou com vitória de 2 a 1 sobre o Nova Iguaçu no Giulite Coutinho e venceu a Cabrofriense por 1 a 0 no Nilton Santos. Não é muito mas é o que temos.

Valentim foi ousado desde o começo e cirúrgico nas mudanças. Gatito voltou ao time; Marcelo foi confirmado no lugar de Carli; Marcinho e Moisés estrearam nas laterais criando alternativas de jogadas pelos flancos; Lindoso foi confirmado na cabeça de área e; Kieza e Ezequiel ganharam as posições de Brenner e Luiz Fernando lá na frente. Na essência, esse foi o tema do nosso post do começo da semana, veja: Clássico contra o Rubro-negro é prova dos nove para o Fogão...


A formação vitoriosa da estreia foi repetida no confronto contra a Cabofriense. Kieza foi um dos destaques da partida ao marcar o gol único da partida. Foi o terceiro gol do artilheiro nos últimos três jogos o que dá um novo alento ao torcedor para o clássico escamado deste sábado. O K-9 pode ser aquele algo mais que faltou no último confronto entre as equipes (o Botafogo esteve muito apático e foi batido facilmente) apesar do atacante ter marcado o gol único da equipe quando entrou no segundo tempo. Este foi o primeiro gol do artilheiro com a camisa alvinegra. É o seu melhor início da carreira.

É começo de trabalho mas este clássico será a prova dos nove para o jovem elenco alvinegro. É também a oportunidade para Kieza confirmar o bom momento, voltando a marcar contra o adversário e galgando pontos mais altos na disputa pela artilharia.

Na véspera do clássico, o grupo teve uma tarde de trabalho forte no Nilton Santos com todas as atenções voltadas para o duelo deste sábado.


FICHA TÉCNICA
FLAMENGO X BOTAFOGO


Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 3 de março de 2018 (Sábado)
Horário: 17h (de Brasília)

Árbitro: João Batista de Arruda (RJ)
Assistentes: Luiz Antonio Muniz de Oliveira (RJ) e Gabriel Conti Viana (RJ)

FLAMENGO: Diego Alves, Pará, Réver, Rhodolfo e Renê; Gustavo Cuéllar, Lucas Paquetá, Everton Ribeiro, Diego e Everton; Henrique Dourado
Técnico: Paulo César Carpegiani

BOTAFOGO: Gatito Fernández; Marcinho, Marcelo, Igor Rabello e Moisés; Rodrigo Lindoso, João Paulo, Leo Valencia; Rodrigo Pimpão, Kieza e Ezequiel
Técnico: Alberto Valentim


De nossa parte, a esperança é que o time mantenha o bom rendimento dos últimos dois jogos e consiga emplacar o terceira vitória consecutiva, independente de como venha o adversário. Uma vitória no clássico daria sustentação ao projeto de Valentim e motivaria a torcida a retornar com força aos estádios.


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar


 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Clássico contra o Rubro-negro é prova dos nove para o Fogão





VAI FOGÃO! O @BotafogoOficial derrota a Cabofriense,
 com gol solitário de Kieza! (FOX SportsBrasil
A ousadia e disciplina tática implementadas por Alberto Valentim no Botafogo vem dando resultado desde que o treinador chegou ao clube há 13 dias. O time mostra organização em campo e bateu os dois adversários que cruzaram o seu caminho na disputa da Taça Rio - 2o. Turno do Campeonato Carioca.

Jogando no Giulite Coutinho, o Alvinegro venceu o Nova Iguaçu por 2 a 1 na quinta feira-feira e voltou a vencer a Cabofriense por 1 a 0, no domingo, dessa vez jogando em casa diante da torcida.

Foram pouco mais de dez sessões de treinos comandados pelo técnico e já se percebe a mão do treinador na forma de atuar da equipe.

Valentim foi ousado desde o começo ao introduzir mudanças radicais tanto na formação, como na forma de atuar da equipe em pouco tempo de trabalho. Gatito voltou ao time e fez sua estreia na temporada; Marcelo foi confirmado no lugar de Carli; os antigos laterais foram barrados para as entradas de Marcinho e Moisés; Lindoso voltou à cabeça de área e; Kieza e Ezequiel ganharam as posições de Brenner e Luiz Fernando no ataque. Na essência, esse foi o tema que discutimos no post de pré-jogo da semana passada, veja: Ousadia e disciplina tática: a receita para voltar a vencer na Taça Rio...


Com essas modificações em relação ao time do Tigrão, a equipe fez um primeiro tempo respeitável contra o Laranjão na estreia de Valentim no comando alvinegro. Abriu dois gols de vantagem no placar com Kieza e Leo Valencia, e belas atuações dos novos laterais. Com a vitória encaminhada, o time se acomodou um pouco e tentou controlar o jogo na segunda etapa. Levou um gol numa bobeira homérica de Arnaldo que havia entrada na vaga de Marcinho e oscilou um pouco na partida sem, no entanto, colocar a vitória sob risco. Valentim mexeu no time tentando um gás extra no final do jogo mas a queda de rendimento físico, no geral, era acentuada.

Contra a Cabofriense a formação vitoriosa foi repetida. Começamos o jogo com o mesmo pique apresentado no jogo anterior e, com sete minutos de bola rolando, Kieza já abria o placar. Completou, de peixinho, uma bela assistência de Pimpão pela esquerda. Foi o terceiro gol do artilheiro nos últimos três jogos - contra Flamengo, nosso próximo adversário, na semifinal da TGb, N. Iguaçu e Cabofriense pela TRio.


CLASSIFICADOS PARA SEMIFINAIS DA TAÇA RIO
(Arte Gazetaesportiva)
O Glorioso controlava o jogo mas não conseguia chances claras para marcar. Já no segundo tempo, o time partiu para cima com vontade e o panorama mudou. As chances apareceram aos montes mas esbarraram no goleiro George que teve uma atuação de gala no domingo.

O lado direito formado por Ezequiel e Marcinho que havia se destacado no primeiro jogo, dessa vez não foi tão eficiente, tanto que Luiz Fernando substituiu o jovem Ezequiel antes mesmo dos 15 minutos do 2o. tempo. Em compensação, o lado esquerdo, com Moisés já bem mais solto, Pimpão e infiltrações constantes de Leo Valencia, foi muito mais efetivo do que no primeiro jogo. Criou inúmeras situações de perigo que acabaram desperdiçadas por arremates equivocados ou pararam nas defesas do goleiro adversário.

Nas cobranças de faltas e escanteios, Igor Rabello se fez presente com constância na área adversária. Porém, o zagueiro errou a maioria das cabeçadas desperdiçando boas chances de ampliar o placar. Creio que esse deva ser o principal fundamento a ser trabalhado nessa semana que antecede o Clássico quando as chances tendem a ser menos frequentes e precisam ser aproveitadas.


É clássico no Niltão! #VamosFOGO 
(Botafogo de Futebol e Regatas)
Com duas vitórias em dois jogos, o Botafogo é um dos quatro times do Grupo C da Taça Rio com seis pontos ganhos. A colocação é determinada pelo número de gols marcados e saldo. O Fluminense, que goleou o Flamengo no clássico da rodada, ocupa a primeira colocação do grupo com um saldo de 8 gols, seguido pela Portuguesa (2o.) e Boavista (3o.) que tem mais gols marcados que o Alvinegro (4o.).

Já na classificação geral, o Bota chegou aos 15 pontos e está dentro da zona de classificação para possível vaga de espera na semifinal, isso se não vencer o turno.

Enquanto o Botafogo tem a semana livre só para treinamentos, o Flamengo, adversário de sábado pelo Carioca, inicia sua trajetória na Libertadores 2018 nesta quarta. O time da Gávea enfrenta o River Plate da Argentina no Estádio Nilton Santos de portões fechados, dando cumprimento à punição de dois jogos imposta pela Conmebol ao clube rubro-negro em razão do comportamento lamentável da torcida em jogo disputado no Maracanã ano passado pela Sul-Americana.

Tudo indica que o adversário venha de time misto para o clássico como fez diante do Fluminense e foi atropelado por 4 a 0. De nossa parte, a esperança é que o time mantenha o bom rendimento dos últimos dois jogos e consiga emplacar o terceira vitória consecutiva para dar sustentação ao projeto de Valentim. Para tanto, contaremos com a formação do último jogo e o reforço de Jefferson que voltou a treinar essa semana e deve ser relacionado.

O rendimento de Kieza nos últimos três jogos enche de esperança a torcida alvinegra. O K-9 pode ser aquele algo a mais que faltou no último confronto entre as equipes apesar do atacante ter deixado o dele na atuação apática da equipe sob a batuta do Tigrão. Aquele foi o primeiro gol do artilheiro com a camisa alvinegra, que voltou a marcar nos outros dois jogos posteriores. É o seu melhor início da carreira.

Não é cobrança, até porquê estamos no começo de um trabalho, mas o Clássico desse sábado será a prova dos nove para o jovem elenco alvinegro assim como para o experiente Kieza que busca a artilharia do campeonato. Por quê não?


Veja a trajetória do Botafogo no 2o. Turno do Carioca até o jogo contra o Audax pela Copa Sul-Americana:

22/02 - CAMPEONATO CARIOCA - 19:30
NIG 1×2 BOT

25/02 - CAMPEONATO CARIOCA - 17:00
BOT 1×0 CAB

03/03 - CAMPEONATO CARIOCA - 17:00
FLA × BOT

06/03 - CAMPEONATO CARIOCA - 21:30
BOT × BAN

10/03 - CAMPEONATO CARIOCA - 17:00
VRE × BOT

18/03 - CAMPEONATO CARIOCA - 16:00
BOT × VAS

12/04 - COPA SUL-AMERICANA - 19:15
AUD × BOT


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar


Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com