quinta-feira, 30 de junho de 2016

Depois de vencer o Inter no sul, o Bota vai à BH em busca de um bom resultado contra o Galo




Já estava com saudade de estar em campo com
 essa camisa!Que Deus nos abençoe e nos proteja! 
(@rpimpaooficial)
A última vez que escrevi no blog a resenha tratava, basicamente, das aflições do técnico Ricardo Gomes para armar a equipe que iria enfrentar o Corinthians em São Paulo. Ainda sem os reforços que chegaram recentemente e com desfalques importantes no plantel (sete titulares e um reserva), Gomes quebrava a cabeça para encontrar, dentro do elenco pobre que tem nas mãos, um time capaz de tirar o Alvinegro da situação em que se meteu - frequentador assíduo da zona da degola.


Veja o que escrevemos na oportunidade: Blog do FelipaoBfr: Tudo pronto pra enfrentar o freguês paulista


Pois bem, hoje o Botafogo volta a campo, às 21h, para enfrentar o Galo no Mineirão em jogo válido pela 12a. do Brasileirão já sabendo que só uma vitória o afastará do Z-4.

O time de Ricardo Gomes vem de uma vitória expressiva (não pelo placar, mas pela ousadia de calar os torcedores colorados em seus domínios) no último fim de semana sobre o Inter em pleno Beira Rio, por 3 a 2, diante de mais 25 mil torcedores no estádio na estreia de Camilo. O novo camisa 10 alvinegro foi o destaque da partida enquanto esteve em campo, passando o bastão ao goleiro Sidão que, com defesas espetaculares no terço final do jogo quando os caras vieram pra cima com tudo, ajudou o time a segurar o importante resultado.

A vitória trouxe uma certa tranquilidade ao grupo e ao técnico Ricardo Gomes que parece ter achado a escalação ideal de momento em que tantos titulares permanecem fora de combate por lesão. O meio, formado por Airton, Bruno Silva e Fernandes, voltou a dar o suporte necessário à defesa e melhorou sensivelmente a saída de bola. O ataque contou com um Neilton mais inspirado pela direita do que nas últimas vezes e um Ribamar flutuando na frente, ora pelo meio ora pelos flancos, sem se fixar como um cone na área trombando com os zagueiros inimigos. Os gols do Botafogo foram marcados por Fernandes (7'/1o.T), Neilton (9'/1o.T) e Camilo (26'/2o.T).


Infográfico com a colocação e rendimento do Botafogo
 
na competição após onze rodadas (Gazeta Esportiva)
Além dos gols levados no 2o. tempo quando o adversário tinha um jogador a menos (o meia Fabinho foi expulso ainda no 1o. tempo após entrada criminosa sobre Neilton), temos a lamentar a nova contusão de Airton, que deixou o jogo no momento mais crítico da partida (aos 11' da etapa complementar) quando o Inter pressionava nossa defesa. O volante deu lugar a Lindoso que voltava ao time depois de longo tempo no estaleiro. Por outro lado, a volta de Lindoso deve ser comemorada já que Airton está fora do jogo contra o Galo e o time pode sentir menos a perda do titular.

Com os jogos de ontem, o Botafogo passou a ocupar a 18a. posição com 12 pontos somados até agora (3 vitórias, 3 empates e 5 derrotas) o que representa um rendimento de 36,4 %, sabidamente insuficiente para a permanência de um time na Serie A.

Já o Atlético-MG (apesar de atuar hoje com três desfalques importantes, dois deles, seus volantes titulares), parece ter encontrado o seu caminho na competição depois de três vitórias seguidas nas últimas rodadas. O time mineiro é muito forte jogando em casa, tem um ataque poderoso formado por Robinho e Fred, mas o Botafogo quase sempre joga bem contra eles. Ocupa a 10a. posição na tabela, com 16 pontos, e tem 46,8% de rendimento, o bastante para manter o time no meio da tabela apesar de ter elenco para buscar a ponta da tabela nas próximas rodadas.

A história dos confrontos entre as equipes é amplamente favorável ao Botafogo. Foram 96 partidas com 45 vitórias, 27 derrotas e nove empates. Os carocas marcaram 185 gols e sofreram 148. O último embate entre eles no Mineirão foi em 2009, válida pelo 1º turno do Brasileiro, e terminou em 1 a 1.


Veja a tabela atualizado do Brasileirão e a relação dos jogos do Botafogo na sequência da competição: http://felipaodf.blogspot.com.br/p/classificacao-carregando.html


De Camilo a Pimpão: o Botafogo aposta em outro reforço para
vencer. Montagem do (
#BotafoNoSporTV)
A esperança do torcedor alvinegro é de que, assim como o meia Camilo, que estreou com vitória e uma grande exibição contra o Inter, o atacante Rodrigo Pimpão faça uma grande exibição contra o Galo e marque o gol da vitória alvinegra, e que o Botafogo possa voltar de Belô com mais um bom resultado.

Sendo assim, Ricardo Gomes deve repetir o time base que venceu o jogo lá no sul, com Lindoso no lugar de Airton e Pimpão no de Ribamar que teve bom desempenho no último jogo mas deve ficar como opção. O banco também vai reforçado com a volta de Sassá depois do jogador ficar de fora de dois jogos com dores musculares depois de marcar os três gols da vitória sobre o América-MG.

A reestreia de Pimpão, de 28 anos, deve ser saudada pela torcida. A presença dele no time aumenta o poder de fogo do ataque e trás um pouco mais de experiência lá na frente - principal problema de nossos atacantes nessa temporada. Segundo dados divulgados pelo perfil BotafogoHinchas (@botafogohinchas) no Twitter, o jogador tem 252 jogos na carreira, 190 deles como titular, marcou 67 gols o que dá uma média de 0,26. Já no Botafogo, o atacante fez 25 jogos na primeira passagem pelo clube, 21 deles como titular. Marcou 9 gols, o que dá uma média de 0,36.


ATLÉTICO-MG X BOTAFOGO-RJ


Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 30 de junho de 2016 (Quinta-feira)
Horário: 21h
Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP)
Assistentes: Rogério Pablos Zanardo (asp.FIFA-SP) e Danilo Ricardo Simon Manis (asp.FIFA-SP)

ATLÉTICO: Victor, Carlos César, Leonardo Silva, Frikson Erazo e Douglas Santos; Lucas Cândido (Eduardo), Júnior Urso e Cazares; Clayton, Fred e Robinho
Técnico: Marcelo Oliveira

BOTAFOGO: Sidão, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Emerson Silva e Diogo Barbosa; Rodrigo Lindoso, Bruno Silva, Fernandes e Camilo; Neilton e Rodrigo Pimpão (Ribamar)
Técnico: Ricardo Gomes

Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com