sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Uma vez líder, a ordem é reconquistar a posição



GUIA DA RODADA #11:
Após sete trocas (oitava, agora) na primeira posição do Brasileiro, Bota tenta manter (reconquistar) a ponta contra Vasco, que luta para ficar entre primeiros



Você teria coragem de juntar as suas fichas e apostar em um campeão? Diria, com convicção, em uma roda de amigos, quem será o vencedor do Campeonato Brasileiro de 2013? Difícil. Seria um mero chute. Até porque ocorreram, em dez rodadas, sete trocas na liderança. Quatro times (Botafogo, Coritiba, Cruzeiro e São Paulo) brincaram nessa dança da cadeira. Somente São Paulo e Coritiba ficaram por duas rodadas seguidas como o "bam-bam-bam". E olha que os paulistas, hoje na zona de rebaixamento, ficaram no posto ainda no embrionário Brasileirão, na segunda e terceira vez que entraram em campo. O Coritiba fez o mesmo nas duas rodadas seguintes. Depois foi o tal de entra o Botafogo, volta o Coxa, vira o Cruzeiro.

No vai e volta do reinado, é a vez dos alvinegros tentarem continuar com o trunfo na mão. Trunfo de poder permanecer soberano por um fim de semana, até que o baralho seja redistribuído. Para isso vai ter superar um adversário com a faca nos dentes para entrar no G-4 e não sair mais. Por falar em soberania, lá tem um rapaz que manda. Não à toa o apelido é Reizinho. Juninho, poupado contra o Goiás, está de volta ao time do Vasco - ele fez dois gols e deu duas assistências em dois jogos. O Maracanã será a arena para os cariocas, três anos depois do último clássico por lá, que terminou com o título da Taça Guanabara do Botafogo, em 2010.

Disputas à parte, a 11ª rodada é um pouco atípica. Quatro times não entrarão em campo. São Paulo e Bahia haviam antecipado o jogo e ficarão só observando. Já Santos e Náutico tiveram o jogo adiada. O Peixe está na Europa, onde disputou amistoso com o Barcelona agora de Neymar, que terminou 8 a 0 para os espanhóis. Uma viagem daquelas. 



Comentários do blogueiro: Essa é a proposta do site da globo para todos os jogos da rodada e a cada semana estaremos destacando aqui, apenas a análise relativa aos jogos do Botafogo que é o que nos interessa. Caso você tenha interesses por outras partidas, dicas do cartola e outros coisas mais, poderá ir direto no site anunciado.


VASCO X BOTAFOGO




DOMINGO, 18H30M - MARACANÃ

É um tal de Juninho para lá, Juninho para cá. É um tal de Seedorf para lá, Seedorf para cá. São duas figuras emblemáticas. Chamam a atenção dos jovens, incendeiam a torcida, decidem. Até mesmo quando não entra em campo o Reizinho da Colina é assunto. Não precisou nenhum jornalista perguntar sobre uma possível “Juninhodependência” do Vasco que o técnico Dorival Júnior foi direto ao ponto e admitiu a falta que o meia fez no empate por 0 a 0 com o Goiás. A ausência teve motivo: o treinador queria poupa-lo para ter condição de jogar contra o Botafogo. Afinal, clássico é clássico. E clássico contra o líder é preciso tomar as devidas providências. 

Tomar providência é com Seedorf. O holandês assume mesmo o posto de principal nome do time. Durante a semana pediu a palavra em entrevista coletiva e convocou a torcida para o triunfo contra o Vitória, por 2 a 0. Pouco mais de 19 mil torcedores foram ver o Glorioso reassumir a liderança. Se empolgaram, e a providência tomada parece ter dado certo. Talvez nem precise mais de convite para domingo.

Na TV: PremiereFC 1: Eduardo Moreno e Paulo César Vasconcellos.

Arbitragem: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ) apita o jogo, auxiliado por Wagner de Almeida Santos (RJ) e Luiz Antonio Muniz de Oliveira (RJ).

Você sabia que... na última vez que o clássico aconteceu Maracanã o Botafogo venceu? Aconteceu no dia 21 de fevereiro de 2010, pela decisão da Taça Guanabara. O Glorioso fez 2 a 0, gols de Fábio Ferreira e Loco Abreu.


Comentários do blogueiro: 
No post do pré-jogo contra o rubro-negro baiano, registrávamos que o Bota deveria esquecer o doloroso resultado do clássico carioca e focar na retomada da liderança do campeonato, aproveitando a possibilidade criada na abertura da rodada com a surpreendente vitória do Fluminense sobre o Cruzeiro que derrubou a Raposa do posto mais alto da tabela. Por sua vez o Coxa fez o resultado que lhe interessava, somou 20 pontos e tomou esse lugar. Na quinta-feira o Glorioso venceu o Vitória, igualou a contagem dos pontos e assumiu a primeira posição por ter maior número de vitórias: 5 contra 4.

Veja o post do pré-jogo "Bola pra frente que a liderança é logo ali: basta uma vitória", na íntegra: http://felipaodf.blogspot.com.br/2013/07/bola-pra-frente-que-lideranca-e-logo-ali.html

Quanto a baixa presença de público nos últimos jogos do Fogão mesmo com o time no G-4, parece que o apelo de Seedorf deu resultado. A torcida atendeu ao chamado e entendeu o momento propício pra começar uma virada. Quase 20 mil torcedores compareceram (pouco mais de 14 mil pagantes), numa boa demonstração de apoio ao grupo que, alheio aos problemas extra-campo, vem mantendo a pegada com profissionalismo e dedicação. O melhor é que esse apoio deve se repetir no clássico. 

E a tão esperada vitória veio, celebrando essa gloriosa união. Empurrados pela torcida, ficou clara a disposição do time em campo para conseguir o resultado. Ao final, um agradeceu ao outro pelos momentos mágicos vividos nos noventa minutos de busca incessante pela liderança do campeonato. 


Seedorf voltou a ser o nome do jogo. Comandou o time, deu dois belos passes para os gols e quase deixou o seu em outras oportunidades. Um verdadeiro maestro de uma orquestra, hoje, muito bem afinada.

Veja nosso post com a sátira desse jogo, anunciando que "A saga continua e nessa quinta-feira tem mais. Chegou a vez de enfrentar o rubro-negro da boa terra. Vamos juntos com Seedorf, o Exterminador
: http://felipaodf.blogspot.com.br/2013/08/seedorf-o-exterminador-de-rubros-negros.html

Vitinho e depois Elias
, cada um num tempo de jogo, marcaram para o Fogão (2 a 0) e deram números finais à vitória. Vitinho voltou a marcar depois de passar dois meses em branco: foi dele o gol único na derrota para o Bahia (2 a 1) pela 4a. rodada do campeonato. Já Elias, marcou seu segundo gol com a camisa alvinegra, o primeiro no Maraca. 

Pra essa partida, defendíamos a entrada de Elias na vaga de Vitinho como titular, pelas razões descritas no post e já conhecida de todos. Tal possibilidade acabou acontecendo, não desde o início mas nos 20 minutos finais e foi decisiva para o resultado da partida.

O Bota mereceu amplamente a vitória e, talvez pela pressão positiva da torcida, manteve o mesmo ritmo no jogo inteiro, só descansando com o resultado assegurado. Uma postura muito diferente do empate contra o Flamengo quando as
 substituições desastrosas do técnico Oswaldo de Oliveira induziram o time a segurar o resultado e acabou castigado no final com o empate. 

O Vitória não ofereceu a resistência esperada, muito pela própria ação inibidora do Botafogo e por não ter nenhum jogador com atuação acima do normal. Cajá teve uma noite apagadíssima enquanto Biancuchi e Dinei se perderam na eficiência de nossa marcação.

Além do comandante Seedorf, Dória, Gabriel e Vitinho tiveram atuações destacadas. O zagueiro foi um dos melhores em campo. Não deu chances ao ataque rubro-negro e colocou o artilheiro Maxi Biancucchi no bolso.
Gabriel cumpriu uma grane jornada. Incansável na proteção à zaga, ainda apareceu muito bem no lance que originou o primeiro gol. Foi dele o passe para Seedorf antes do meia rolar para Vitinho concluir a gol. Já o atacante, teve boa presença de área e participou de outros lances que levaram perigo ao o gol de Wilson. Se destacou ainda na marcação, aspecto em que ele vinha deixando a desejar. Ainda mostrou certa precipitação ao concluir algumas jogadas mas melhorou bastante em relação às últimas jornadas.

Lodeiro também mereceu observações no post anterior em razão do baixo rendimento apresentado desde o seu retorno da seleção uruguaia. Bem que tentou mas de novo deixou a desejar. Melhorou em relação aos jogos anteriores mais teve uma atuação ainda abaixo das suas possibilidades. Quem sabe não desperta contra o Vasco. Vamos precisar muito dele pra fazermos o resultado.

De modo geral todo o time foi bem, tanto no aspecto tático como na disposição. Pouquíssimas foram as chances dadas ao adversário, todas elas parando nas mãos seguras de Jefferson, o Paredão.

Veja os melhores momentos do jogo:








Por ser um clássico, alguns aspectos não presentes no jogo contra o Vitória, como ansiedade, nervosismo, juiz caseiro e torcida adversária, podem influenciar no resultado. Nesses casos, a rivalidade estadual sempre prevalece o que torna o jogo uma disputa de iguais. Apesar dos cruzmaltinos estarem num processo de reestruturação com a chegada do treinador Dorival Junior e alguns bons reforços, não vai ser fácil vencê-los. 

O Vasco vem de um empate com o Goiás, no Serra Dourada, e reclama do desgaste da viagem. Ocupa a 8a. posição na tabela, com 14 pontos, seis a menos do que o Botafogo, que chegou aos 20. O volante Guiñazu deve estrear. Ao contrário do adversário, o Bota é um time pronto, que joga da mesma forma desde o início da temporada e não costuma mudar suas características jogando, dentro ou fora de casa, qualquer que seja o adversário.

Esses são os ingredientes para o confronto entre os históricos rivais. Quem for ao Maraca deve ver um jogão, com técnica e muita disposição de ambas as partes.

Escalações

Botafogo: Sem problemas de última hora, Oswaldo deve repetir o time que venceu o Vitória no meio de semana, com Jefferson, Gilberto, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos e Gabriel; Seedorf, Lodeiro, Vitinho e Rafael Marques.

Vasco: O Vasco deve mandar a campo a seguinte formação: Diogo Silva, Nei, Renato Silva, Rafael Vaz e Yotún; Guiñazu, Sandro Silva, Juninho e Pedro Ken; Eder Luis e André.

Tá na hora de reconquistar o posto de líder (O Cruzeiro venceu ontem o Coxa e assumir a primeira colocação) e a torcida terá um papel fundamental nessa missão, comparecendo em massa pra apoiar o time. Boa sorte Fogão!


Matéria base: GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro


Por @Felipaodf/Botafogodeprimeira.com

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Seedorf, O Exterminador de rubros-negros II


A saga continua e nessa quinta-feira tem mais. Chegou a vez de enfrentar o rubro-negro da boa terra. Vamos juntos com Seedorf, o Exterminador



Clarence Seedorf continua sua saga em busca do título de Campeão Brasileiro e para chegar a esse objetivo terá que vencer os rubro-negros que a tabela vem colocando em sua frente.

Essa é uma longa história que teve o seu começo em agosto do ano passado quando o craque holandês chegou para brilhar com a camisa 10 do Botafogo. Foi nessa época que criamos um evento fictício em sua homenagem. Leia o post da semana passada e entenda  Seedorf, O Exterminador de rubros-negrosl




Seedorf encarou de frente o primeiro adversário dessa nova jornada e por pouco, por pouco mesmo não saiu vencedor. O time alvinegro sofreu o empate no último minuto de uma prorrogação exagerada, o que fez o time deixar a liderança do campeonato e permanecer "apenas" no G-4 enquanto eles (os rubro-negros cariocas) deixarem a zona da degola, a um passo do abismo - fato efusivamente comemorado por seus torcedores e até o presidente como se um título fosse! Vá entender...

Pra variar, Seedorf esbanjou categoria e comandou o time em campo. Se deslocou por todas os setores do gramado do renovado Maracanã, onde jogava pela primeira vez na sua vitoriosa carreira. Deixou sua marca na trave num balaço desferido em cobrança de falta que fez tremer a baliza e toda a tropa adversária, que a tudo assistia apavorada na arquibancada. O meia mostrava assim a força de um garoto, como se estivesse no começo de carreira.

Mas dois adversários dessa espécie se postarão diante do craque nesse primeiro turno do campeonato: o Vitória-BA e o Atlético-PR, conforme programado na tabela.

O time baiano será recebido no Maracanã nesta quinta e não vai encontrar moleza. Mais categorizado do que o rubro-negro carioca - vide desempenho e o posicionamento das duas equipes na tabela: o baiano é 6o. e o carioca o 17o., o primeiro do Z-4 - o Vitória deverá exigir um esforço maior pra ser batido, mas Seedorf, o exterminador não costuma perdoar.


Veja alguns dos gols de Seedorf nessa trajetória de sucesso com a camisa do Fogão 



       


Será a primeira vez que Seedorf enfrenta esse adversário e já manifestou sua vontade de marcar o primeiro gol no Maraca, onde estreou no domingo passado e quase deixou o seu. Para isso passou a semana de treinando e convocou o apoio da torcida para um esforço extra nesse jogo que pode representar muito mais que a liderança. Seu desejo é que o confronto marque o início de um pacto da torcida com o time, em busca do sonhado título brasileiro. Precisamos encher o Maracanã e acreditar de verdade nessa possibilidade.

Seedorf acredita:

– Temos que ter mentalidade de quem quer ganhar o Brasileiro. Esse é o espírito de um time que deseja o título. Não estamos em cima casualmente. É hora de começar a sonhar. Nosso grupo tem capacidade de levar o Brasileiro – analisou o craque.

Sendo assim, vamos com Seedorf!

Acessem e participem do
evento https://www.facebook.com/events/114564862034572/

Sorte e glórias ao guerreiro Seedorf e seus bravos companheiros na busca de mais uma vitória que nos conduzirá ao topo da tabela, deixando pra trás, cambaleante, mais um rubro-negro pelo caminho! 

Por @Felipaodf/BotafogoDePrimeira.com

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Bola pra frente que a liderança é logo ali: basta uma vitória


GUIA DA RODADA#10: Vanderlei Luxemburgo e Guto Ferreira vão fazer seus primeiros jogos por Fluminense e Portuguesa, respectivamente. Cruzeiro tenta manter a liderança



A dança das cadeiras não para no Campeonato Brasileiro. E a décima rodada começa com mais duas mudanças: sai Abel Braga no Fluminense, entra Vanderlei Luxemburgo; sai Edson Pimenta na Portuguesa, entra Guto Ferreira. São dez mudanças em nove rodadas disputadas. Nesta quarta-feira, na abertura da décima, metade dos 20 times que disputam a competição já terá trocado de comandante.

A estreia de Luxemburgo, aliás, será diante do Cruzeiro, no Maracanã. O treinador vai pegar um Flu na zona de rebaixamento, com cinco derrotas seguidas. Em contrapartida, para os mineiros a vitória garantirá a manutenção da liderança isolada, assumida no último fim de semana. 

Comentários do blogueiro: Esse jogo muito nos interessa e não vamos achar ruim se o Flu se recuperar dos maus resultados e sair da Zona em que se meteu com uma boa vitória sobre a Raposa, no Maracanã (rsrsr).

Outro jogo que promete fortes emoções é Botafogo x Vitória. Terceiro colocado, o Glorioso teve o gostinho da liderança até os 49 minutos do segundo tempo contra o Flamengo, mas o empate não permitiu ao time segurar a ponta. Em contrapartida, os baianos tentam voltar ao G-4. O Inter é outro que poderia ter chegado ao topo, mas perder para o Náutico freou a boa sequência colorada. 



Comentários do blogueiro: Essa é a proposta do site da globo para todos os jogos da rodada e a cada semana estaremos destacando aqui, apenas a análise relativa aos jogos do Botafogo que é o que nos interessa. Caso você tenha interesses por outras partidas, dicas do cartola e outros coisas mais, poderá ir direto no site anunciado.


BOTAFOGO x VITÓRIA
QUINTA-FEIRA, 19H30M - MARACANÃ

Sabe aquele empate que dói na alma do torcedor? Pois é. Ele aconteceu. E da forma mais dolorida possível, aos 49 minutos do segundo tempo. E contra o maior rival. Quando encerrou o clássico empatado por 1 a 1 com o Flamengo, o Botafogo ficou com o gosto amargo. Não apenas pelo resultado, mas por ter perdido a chance de manter a liderança. Mas não há tempo para lamentação. O adversário de quinta está em sexto e pronto para dar o bote. O Vitória faz boa campanha e tem o artilheiro Maxi Biancucchi. O que falta ainda é aprimorar o quesito finalizações. Com 85 chutes, os baianos só não finalizaram menos que a Portuguesa (77).

Na TV: PremiereFC 1:
Eduardo Moreno e Edinho.


Arbitragem: Flávio Rodrigues Guerra (SP) apita o jogo, auxiliado por Fabiano da Silva Ramires (ES) e Cleriston Clay Barreto Rios (SE).

Você sabia que... o Botafogo não enfrenta uma equipe de fora do Rio no Maracanã há seis anos (ou 32 jogos)? A última partida aconteceu dia 10 de novembro de 2007, pelo Campeonato Brasileiro, com vitória por 3 a 2 sobre o Paraná.


Comentários do blogueiro: Sobre o jogo de domingo, chamávamos a atenção para dois aspectos que envolviam a volta dos arqui-rivais cariocas ao Maracanã. O primeiro deles relacionado ao estágio dos dois times tanto na temporada, como na competição. Enquanto o Bota se mostra um time equilibrado, que utiliza a mesma formação e estilo de jogo desde o início da temporada (conquistou o Carioca, vai bem na Copa do Brasil e está no G-4 do Brasileirão), o Fla ainda vive um período de turbulência técnica e disciplinar que custou o emprego de dois técnicos e dispensa de figurões. Só agora começava a respirar (ainda por aparelhos) com a chegada de Mano Menezes e alguns reforços (?) de qualidade ainda não comprovada.

O outro aspecto, referia- se a uma incômoda sequência sem vitórias do Fogão nos confrontos válidos pelo Brasileirão, já que ganhamos deles com sobra no Carioca e deslanchamos na competição até a conquista do título. Eram 18 partidas, agora 19, na maioria delas com ocorrência de empates e muita contestação sobre os resultados.

Veja nosso post do pré-jogo "Um bom jogo para reassumir a liderança", na íntegra: http://felipaodf.blogspot.com.br/2013/07/guia-da-rodada9-desequilibrio-em-tres.html

Não deu outra. Fomos muito superiores no primeiro tempo mas, como sempre, não fizemos os gols necessários, amargando mais um empate. Com isso os manjados "não traduzimos a superioridade em gols", "não soubemos matar o jogo", "quem não faz leva" e, o mais recente, "o medo de perder tira a vontade de ganha" pipocaram pelas redes e caíram como bomba no colo do Oswaldo e com razão. Os jogadores, a despeito dos problemas extra-campo e do cansaço da viagem à Floripa, lutaram e fizeram sua parte até serem castigados pelo resultado n o final. 


Esse 1 a 1 foi realmente doloroso pra todos e frustrante para os poucos torcedores botafoguenses que lá compareceram. Segura essa Oswaldo e paga a conta; reveja algumas das suas verdades e vai em frente que o negócio é sério...

Veja nosso post com a sátira desse clássico, cujo protagonista é o craque Seedorf. Nele estão descritas as nossas expectativas para aquela partida: 
http://felipaodf.blogspot.com.br/2013/07/seedorf-o-exterminador-de-rubros-negros.html 

Um dos danos mais significativos desse empate foi a perda da liderança do campeonato, que estava assegurada até os 49 minutos dos acréscimos e não se confirmou. Acabamos a rodada em 3o. (17), atrás do novo líder Cruzeiro (18) e do Inter (18), em segundo, com um jogo a mais. Uma outro dano foi a manutenção da escrita, fato muito comemorado pelos contrários que chegaram à beira do êxtase por terem escapado da Zona da degola para onde estavam encaminhados. Com o feito, um ponto apenas os separam do abismo. Fazer o que? Cada um comemora o que pode! 


Mas agora a parada é séria. Vamos receber o Vitória no Maracanã, um casarão reservado só pra gente e não podemos vacilar. O time tem que se impor desde o começo e exercer uma marcação forte no campo adversário como foi feito no último domingo e deu certo - pelo menos no 1o. tempo - quando tivemos pleno domínio das ações e o gol saiu de forma natural.

O Vitória não é bobo e muito superior taticamente ao Flamengo. É um time que joga pra frente ao estilo de seu treinador Caio Junior, um velho conhecido da torcida alvinegra. Ocupa a sexta posição na tabela e está pronto para voltar ao G-4 se houver a mínima possibilidade. Tem como articulador o manjado Cajá e como destaque, Maxi Biancucchi, o baixinho artilheiro do campeonato a quem devemos vigiar de perto. Alô Gabriel, segura esse nanico aí!

Pelo lado do Bota, nenhuma baixa de última hora e o time deverá ser o mesmo de domingo. Com as atuações irregulares de Vitinho - muito individualista e um tanto quanto precipitado nas conclusões - cresce entre a torcida a pressão pela entrada de Elias no time, justamente nessa posição. Tá na hora de experimentarmos uma alternativa de jogo colocando um atacante mais fixo pra fazer o trabalho de pivô na entrada da área. Com isso, Rafael Marques deveria ser recuado para a armação, onde gosta de jogar e rende mais. 

Vitinho continuaria sendo nossa melhor opção para entrar no decorrer das partidas ou mesmo para mudar um resultado em caso de necessidade, dado às suas características: ímpeto, dribles fáceis e chutes a gol que, por ora, não vem sendo usadas por estar escalado em função errada.

Lodeiro também precisa melhorar o rendimento que caiu muito depois de servir (serviu?) à Seleção Uruguaia. Continua correndo muito, mas retendo a bola em demasia o que quebra o ritmo do time e o seguimento das jogadas. O meia tem cansado antes do tempo e não vem convertendo as chances de gol como fazia antes da paralisação. Vale lembrar que ele é um dos artilheiros do time na temporada, ao lado de Seedorf e R. Marques e esse é um bom jogo pra deslanchar outra vez.

Escalações

Botafogo: 
Oswaldo deve repetir o time que vai com Jefferson, Gilberto, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos e Gabriel; Seedorf, Lodeiro, Vitinho (Elias) e Rafael Marques.

Vitória: O "Professor" Caio deve mandar a campo a seguinte formação: Wilson; Gabriel Paulista, Daniel Borges, Fabrício e Gabriel; Michel, Cáceres, Cajá e Escudero; Maxi Biancucchi e Dinei.


Bola pra frente Fogão que a liderança é logo ali. 

Na sua opinião Torcedor, quantos seremos no Maracanã pra ajudar o time a retomar o topo da tabela? 5, 10, 15, 20 mil? Essa é a pergunta que não quer calar!

Boa sorte Fogão, pra cima deles!


Matéria base: GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro


Por 
@Felipaodf/Botafogodeprimeira.com

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Não existe time campeão sem pensamento de vencedor


Opinião do Torcedor




Bom dia, alvinegros! 

Já estou de volta à minha casa, no interior de São Paulo, após uma longa e cansativa viagem, e um pouco mais calmo, resolvi escrever sobre o jogo de ontem.

A primeira impressão sobre o “novo Maracanã” foi muito boa. O estádio ficou maravilhoso e com uma acústica de arrepiar, porém não é mais o nosso bom e velho “MARACA”, que ficará imortalizado.

Como de costume, a torcida do menguinho foi muito maior que a nossa, situação que cada dia se torna mais frequente. Porém, prefiro não focar as criticas aos “botafoguenses de sofá“ e sim parabenizar aos que compareceram e fizeram um belo espetáculo. A torcida alvinegra, mesmo em menor numero, foi espetacular e não deixou nada a desejar para a do menguinho.

Voltando ao jogo, começamos muito bem o primeiro tempo, principalmente devido a uma grande atuação defensiva do time. Apresentamos uma forte e eficaz marcação comandada por uma grande atuação de Gabriel e Marcelo Mattos. Com a marcação bem executada, foi questão de tempo para que o domínio alvinegro se estendesse ao ataque.

Nos jogos anteriores Lodeiro e Vitinho vinham apresentando atuações pouco convincentes, fato que já irritava grande parte da torcida alvinegra. Oswaldo mudou o esquema do time ao passar Vitinho para o lado direito e Lodeiro para o lado esquerdo. De fato os dois começaram a melhorar e quase balançaram as redes adversárias.

Criamos muitas oportunidades e desperdiçamos a maioria delas, como sempre. Jogamos muito bem o primeiro tempo, mas no segundo o cansaço ficou evidente. Talvez pelo desgaste do jogo do meio de semana contra o Figueirense.

Sempre nos defendemos usando desculpas como: azarados, má sorte, “coisas que só acontecem com o Botafogo“. Ontem a sorte mudou de lado, estava conosco e não soubemos aproveitar. Foram gols anulados, bolas que cruzavam a nossa área com uma enorme facilidade e em minha opinião faltou competência para aproveitarmos a sorte que tivemos. De que adianta a sorte sem competência?

Olhando por um lado, mais otimista, o empate de ontem, da maneira como aconteceu, pode ser um divisor de águas para o restante da temporada. O time sentiu na pele o que nós, torcedores, sentimos todos esses anos. Ao som de “E NINGUEM CALA ESSE CHORORÔ” saíram arrasados de campo.

Estava claro no olhar dos jogadores a humilhação e raiva que eles estavam sentindo. Espero que a nossa tristeza na noite passada não tenha sido em vão e que realmente isso tenha mexido com os jogadores.

Para finalizar, não existe time campeão sem pensamento de vencedor, e esse pensamento inclui a diretoria, comissão técnica, jogadores e TORCIDA.

Somos 3º. colocados no campeonato: cadê a torcida de 3º. colocados? Acabou a desculpa de distância, levantem do sofá! Criem vergonha na cara e vem apoiar seu time, seu maior amor!

E NINGUÉM CALA ESSE NOSSO AMOR C@#$%!