quinta-feira, 29 de outubro de 2015

O Botafogo está pronto pra subir e no sábado duela contra o Bahia no Niltão (Atualizado)




Montagem do Botafogo Oficial
Depois da excelente vitória sobre o Náutico por 4 a 1 na Arena Pernambuco, o Botafogo completou nesta sexta-feira a semana de treinamentos de olho no confronto contra o Bahia - jogo marcado para às 17h10 de sábado, no Nilton Santos. O jogo será um duelo de titãs entre as duas equipes mais tradicionais do Brasileirão da Série B desse ano.


É briga de cachorro grande e o que está em jogo é a briga direta por posições dentro do G-4. O Líder volta a encontrar o 4o. colocado, exatamente como ocorreu no confronto do 1o. turno (25/07) válido pela 14a. rodada quando as duas equipes ocupavam as mesmas posições na tabela. E já naquela ocasião, ambas eram consideradas favoritas à uma das quatro vagas do acesso, bem como ao título da competição, expectativa que vai se confirmando faltando apenas seis rodadas para o final do campeonato.


Naquela oportunidade, o Botafogo passava pelo momento mais conturbado da temporada após a demissão do "professor" René Simões e foi comandado pelo interino de Jair Ventura que, com um time de garotos, conseguiu um honroso empate de 1 a 1 na Fonte Nova. Veja como estava o clima no Glorioso e as consequências do resultado na tabela: Blog do Felipaodf: Botafogo arma ferrolho para enfrentar o Bahia em S...


Montagem do Botafogo Oficial
Pelo lado do Botafogo, Carleto que era dúvida treinou sem problemas e deve enfrentar o Bahia, diferentemente do atacante Navarro que fará um teste momentos antes do jogo para ver se reúne condições. A tendência é que ele fique no banco. Já o Bahia contará com a presença do seu artilheiro Kieza (12 gols) que estaria suspenso mas ganhou condição de jogo por força de uma liminar.

O artilheiro Navarro, que tem 9 gols em 13 partidas, se recupera de uma lesão na coxa direita enquanto Carleto lutava com uma torção no joelho. Para a torcida zoeira das redes sociais, só o atacante seria um desfalque a lamentar enquanto a possível ausência do lateral era encarada como uma dádiva dos céus.

Com a dúvida sobre a presença do uruguaio, Ricardo Gomes confirmou Sassá no time titular sem revelar, no entanto, quem será o seu companheiro. A tendência é que Neilton volte à sua posição depois de cumprir suspensão, mas Gomes preferiu fazer mistério e fechou o treino pra dificultar as coisas para o adversário. Se essa dupla de ataque for confirmada, muda um pouco as características do time que deve ganhar mais velocidade lá na frente.


Montagem do Botafogo Oficial
Do meio pra frente, o trio de contenção formado por Lindoso, Arão e Camacho deve ser repetido já que tive uma atuação decisiva contra o Náutico, estabilizando o sistema defensivo e proporcionando uma transição mais ágil da defesa para o ataque - esperamos que os jogadores repitam o desempenho contra os baianos.


Ao marcar três dos quatro gols do Botafogo na partida contra o Náutico, Sassalotelli não só garantiu uma vaga no time titular como chegou aos 11 gols marcados na temporada, assumindo a artilharia alvinegra em 2015 ao lado de Bill que já deixou o clube. Navarro tem nove e Neilton, cinco.

O restante do time deve ser o mesmo que venceu o Timbu em Recife. Sendo assim, o Botafogo deve formar com: Jefferson, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Roger Carvalho e Carleto (Giaretta); Rodrigo Lindoso, Willian Arão, Camacho e Daniel Carvalho; Neilton (Navarro) e Sassá.


Tabela atualizada com os jogos de abertura
 da 33a. rodada
A 33a. rodada teve início na noite de terça-feira com a vitória do América-MG sobre o Boa Esporte por 2 a 1; a vitória do Santa Cruz sobre o Criciúma por 2 a 0 e; a vitória do Oeste sobre o Luverdense por 1 a 0. Além desses jogos, o Paraná recebeu o ABC em jogo adiado da 32a. rodada e não passou de um empate sem gols com o time potiguar.


Com esses resultados, o América-MG segue firme na briga pelo acesso e assumiu a vice-liderança provisoria da competição com 57 pontos ao desbancar o Vitória que tem a mesma pontuação dos mineiros, mas uma vitória a menos. Já o Santa Cruz, que estava em sexto com 49 pontos, somou mais três e assumiu a quinta posição com 52 no lugar do Sampaio que só joga no sábado. Por sua vez, o Paraná briga por posições intermediárias na tabela (13o.) e não tem mais pretensões na competição.

A 33a. rodada teve prosseguimento na noite dessa sexta-feira com mais dois jogos: Atlético-GO 0x1 Bragantino no Serra Dourada e Paraná 3x0 Macaé no Durival Britto. Com os resultados, o Bragantino assumiu a 6a. posição provisória com 51 pontos e continua com chances de beliscar uma vaga no G-4. Quanto aos outros times, o Paraná está na parte intermediária da tabela enquanto Criciúma (39) e Macaé (38) estão mais próximos da zona da degola.


Condições do Botafogo na competição
Faltando seis rodadas para o fim da jornada, o Botafogo continua líder isolado com 62 pontos (veja todos os números do Alvinegro na tabela ao lado) e, mesmo sem ter jogado ainda, mantem 10 pontos de vantagem sobre o 5o. colocado Santa Cruz o que lhe garantiria o acesso com três ou quatro rodadas de antecedência. A probabilidade de acesso até o final do campeonato é de 99%.

Uma análise pormenorizada dessa rodada com todas as possibilidades do acesso e título você encontra na nossa resenha do começo da semana: Blog do Felipaodf: A 33a. rodada já começou mas o BOTAFOGO LÍDER só j...


Confira a tabela completa e os próximos jogos do Botafogo e de todos os concorrentes em>http://felipaodf.blogspot.com.br/p/carregando-tabela-do-brasileirao_21.html


Contra o Tricolor de aço, esperamos um Botafogo mais cauteloso no início do jogo nos moldes da atuação contra o Timbu, apesar de jogarmos no Niltão diante da nossa torcida que deve comparecer em bom número ao estádio - as vendas antecipadas de quase 13 mil ingressos indicam que teremos casa cheia. Essa cautela inicial foi fundamental para o time adquirir confiança no jogo e partir com segurança para mais uma vitória com domínio das ações no meio de campo e maior posse de bola.

Veja o vídeo motivacional Botafogo - Leve seu grito produzido pelos torcedores alvinegros Marcos Silveira e Ramon Rodrigues em primeira mão, disponível no youtube :

Incomodado com a baixa presença de torcedores nos jogos do Botafogo, o torcedor e publicitário Marcos Silveira resolveu dar uma contribuição. Em dupla com designer e diretor Ramon Rodrigues, da Produtora Ópera Filmes, de Vitória, criaram um filme para estimular a ida dos torcedores ao estádio. A expectativa é de levar mais de 25 mil torcedores. O Botafogo é líder absoluto da série B há varias rodadas. Está praticamente garantido para o retorno à série A em 2016. É um fortíssimo candidato a Campeão da série B. E tem uma média sofrível de apenas 7.900 torcedores por partida. Já neste sábado contra o Bahia, no Estádio Nilton Santos, esperamos que a torcida se sensibilize com o nosso apelo e junte-se a nós na festa do retorno à serie A.





Ainda não será o jogo da volta, mas uma vitória contra os baianos nos deixaria na beirada para consegui-la matematicamente já no próximo sábado, contra o Criciúma, no Heriberto Hulse, em Santa Catarina, bem longe da torcida do Rio.

Vamos que vamos, Fogão!


quarta-feira, 28 de outubro de 2015

A 33a. rodada já começou mas o BOTAFOGO LÍDER só joga no sábado



Tabela atualizada com os jogos de abertura
 da 33a. rodada
A 33a. rodada do Campeonato Brasileiro da Série B teve início na noite de terça-feira com os seguintes jogos: Boa Esporte 1x2 América-MG, Santa Cruz 2x0 Criciúma e Oeste 1x0 Luverdense. Além desses, o Paraná recebeu o ABC em jogo adiado da 32a. rodada e não passou de um empate sem gols contra o time potiguar o que não mudou em nada o destino dos dois clubes na competição.


Com esses resultados, o América-MG segue firme e forte na briga pelo acesso ao assumir a vice-liderança provisoria da competição com 57 pontos e desbancar o Vitória que tem a mesma pontuação e uma vitória a menos. Já o Santa Cruz, que estava em sexto com 49 pontos, somou mais três e assumiu a quinta posição com 52 no lugar do Sampaio que só joga no sábado. Por sua vez, o Paraná briga por posições intermediárias na tabela (13o.) e não tem mais pretensões na competição.


Condições do Botafogo na competição
Faltando seis rodadas para o término da competição (contando com essa que se iniciou ontem), o Botafogo continua líder isolado com 62 pontos (veja todos os números na tabela ao lado) e, mesmo sem ter jogado ainda, manteve 10 pontos de vantagem sobre o 5o. colocado Santa Cruz e vai garantir o acesso bem antes do término da campeonato, apesar do discurso cauteloso da comissão técnica e dos jogadores que preferem pensar jogo a jogo.

Como o cenário continua favorável, precisaremos de 67 ou 68 pontos para anteciparmos o objetivo de voltar à elite em 2016. Com 64 pontos (2 pontos ou 1v), praticamente garantimos a subida sem depender dos outros resultados. A probabilidade de acesso até a última rodada era de 99%.


O discurso dos jogadores combina com a realidade já que a sequência de jogos pela frente não é tão molezinha como querem alguns e prevê confrontos diretos contra equipes que lutam bravamente por vagas no G-4. Depois de medir forças contra o Náutico (8o.) na Arena Pernambuco e vencer com certa facilidade por 4 a 1, o Alvinegro terá pela frente o 4o. colocado Bahia no Nilton Santos; o Criciúma (15o.) e o Luverdense (9o.) sem mais pretensões na competição, fora de casa; o Santa Cruz (5o.) que briga por vaga, no Rio; sai para enfrentar o ABC (18o.) virtualmente rebaixado ainda sem local definido; e encerra a participação no Rio contra o América-MG (2o.) que provavelmente estará classificado para jogar a Série A em 2016. Portanto, dos seis jogos restantes, em três vamos enfrentar adversários que brigam pelo acesso.


Confira a tabela completa e os próximos jogos do Botafogo e de todos os concorrentes em>http://felipaodf.blogspot.com.br/p/carregando-tabela-do-brasileirao_21.html


Veja na tabela abaixo os próximos compromissos do Botafogo até o final da competição:




O time voltou aos treinamentos na terça-feira com vistas ao compromisso contra o Bahia e, se não tivermos problemas de última hora, Ricardo Gomes deve repetir a base do time que bateu o Náutico com algumas poucas modificações. Carleto saiu com problemas na virilha e deve ceder a vaga na lateral esquerda a Giaretta com o restante da zaga sendo mantida. Do meio pra frente, o trio de contenção formado por Lindoso, Arão e Camacho deve ser mantido por terem cumprido uma boa jornada contra o Náutico. Estabilizaram o sistema defensivo e proporcionaram uma transição mais ágil da defesa para o ataque - esperamos que repitam o desempenho contra os baianos. Na frente, Neilton deve voltar naturalmente à condição de titular pela esquerda, formando o ataque ao lado de Navarro mais pelo centro e Daniel Carvalho pela direita. Sassá, que foi o grande destaque na Arena Pernambuco, deve aguardar nova chance de brilhar vindo do banco de reservas, apesar de ter colocado uma dúvida na cabeça do treinador depois da grande exibição de sábado em Recife onde marcou três gols e foi o nome do jogo.


Sassá com a bola do jogo do último sábado, quando fez três
 gols no Náutico (Foto: Richard Souza / GloboEsporte.com)


O garoto sassaricou legal na Arena mas comemorou com moderação em respeito ao adversário que o acolheu no ano passado. Quer ver outras resenhas sobre o Sassá? Acesse o link e veja os outros jogos em que o jovem artilheiro foi o destaque das partidas e ajudou o Botafogo a botar frente na tabela sobre os concorrentes: Blog do Felipaodf: Sassá mitou de novo

Ao marcar três dos quatro gols do Botafogo na partida, Sassalotelli chegou aos 11 gols marcados na temporada e assumiu a artilharia alvinegra em 2015 ao lado de Bill que já deixou o clube. Navarro tem nove em 13 jogos e Neilton tem cinco.


Espero um Botafogo mais cauteloso no início do jogo nos moldes da atuação contra o Timbu, em Recife. Isso foi fundamental para o time adquirir confiança no jogo e partir pra vitória com domínio das ações no meio de campo e maior posse de bola.


Nosso próximo compromisso será no sábado, no horário das 17h10, contra o Bahia, no Nilton Santos, e merece casa cheia para comemorar o momento.

Quem vai?



domingo, 25 de outubro de 2015

Análise da 32ª RODADA com destaque para SASSALOTELLI, o Rei da Arena Pernambuco




Montagem do Botafogo Oficial
Esse é o Botafogo que eu conheço - um time que vai de 8 a 80 no intervalo de uma semana apenas. Depois de tropeçar feio contra o Ceará jogando em casa, a equipe foi ao Recife encarar o Náutico e bateu o time pernambucano por 4 a 1 com direito a hat-trick* de Sassá, o dono da bola do jogo.
(*marcar três vezes numa mesma partida).


O garoto sassaricou legal na Arena mas comemorou com moderação em respeito ao adversário que o acolheu no ano passado. Quer ver outras resenhas sobre o Sassá? Acesse o link e veja os outros jogos em que o jovem artilheiro foi o destaque das partidas: Blog do Felipaodf: Sassá mitou de novo


Com o resultado expressivo sobre o Timbu, além de  garantir a liderança isolada do campeonato, o Glorioso botou frente de cinco pontos sobre o vice-líder Vitória que não passou de um empate em 0 a 0 contra o CRB.


Pra justificar essa história do 8 ou 80, lembramos que o desastre de terça-feira contra o Vozão aconteceu depois do time ter feito uma partida convincente contra o Bragantino que acabou goleado por 4 a 0 quando o time paulista ainda brigava por uma vaga no G-4. Não dá pra entender tamanha queda de produção num intervalo tão curto de tempo entre as partidas (3 dias), ainda mais diante de um adversário permanentemente pressionado pelo rebaixamento como o Ceará. Mas, em se tratando do Botafogo isso é até comum, tanto que no sábado o time voltou ao ápice de aproveitamento ao vencer o Náutico dentro de sua casa por 4 a 1 - o time pernambucano estava invicto há oito jogos (três meses) e brigava pra se aproximar do G-4 assim como o Braga na semana passada.


Essa vitória fora de casa, para muitos um feito improvável depois do fracasso de terça diante da torcida, era perfeitamente possível pelas razões levantadas na nossa resenha de pré-jogo e aconteceu. Veja: Blog do Felipaodf: Botafogo está pronto pra encarar o Timbu depois de...


De insatisfeito com a produção do time no último jogo, Ricardo Gomes partiu para a ação ao barrar a dupla de meias Tomas&Octávio que foi muito mal no último jogo. Com isso Daniel Carvalho, que havia entrado bem contra o Ceará, ganhou uma vaga no time titular ao lado de Camacho, outra novidade na escalação. Só pela atitude, RG já merecia elogios ao mostrar que reagiu rápido às vaias que levou no jogo no Niltão pela escalação burocrática que mandou a campo e pelas mexidas sem efeito durante o jogo.


Além disso, sem poder contar com Neilton suspenso, o treinador apostou suas fichas em Sassá que jogou como verdadeiro atacante e dessa vez foi decisivo começando um jogo. O jogador se consagrou como Rei da Arena Pernambuco onde já marcou 11 vezes - três pelo Alvinegro e oito pelo Timbu em 2014.


Montagem do Botafogo Oficial:
Sassá, Luis Ricardo e Arão
Ao marcar três dos quatro gols do Botafogo na partida, Sassalotelli, como querem os torcedores, chegou aos 11 gols marcados na temporada e assumiu a artilharia alvinegra em 2015 ao lado de Bill que debandou do clube. Navarro tem nove em 13 jogos e Neilton, que não viajou, tem cinco.

Diferente da última partida, o Botafogo começou ligadão e tomou a iniciativa das ações. Com a defesa bem postada lá atrás, não demorou para o time dominar o jogo. Sassá abriu o placar aos 36' depois de perder uma dividida com o goleiro e receber de Navarro que lutou pelo rebote e serviu ao artilheiro. Esse foi o placar do 1o. tempo (1 a 0).

Nem bem havia começado o 2o. tempo e Sassá já estava marcando de novo. Dessa vez, de cabeça e com estilo ao escorar um cruzamento perfeito de Luis Ricardo pela direita que se redimiu no jogo, já que não vinha fazendo uma boa partida.

Diego Jardel, que havia entrado no lugar de Camacho, fez o terceiro do Bota em jogada individual ao receber na entrada da área um escanteio cobrado por Daniel. Sassá ainda marcou mais um escorando um cruzamento de Arão pela direita depois de receber um lançamento perfeito de Renan Fonseca que saiu jogando da defesa. Daniel Morais, em posição duvidosa na área, diminuiu para o Timbu. Assim caiu o último mandante invicto na Série B.


Tabela atualizada após a 32a. rodada
Analisando a tabela com os dez primeiros colocados vemos que o Botafogo, agora com 18 vitórias, segue líder isolado com 62 pontos, cinco a mais do que o Vitória que só empatou e permaneceu em segundo, com 57.

O América-MG venceu o seu jogo contra o Oeste por 2 a 1 e sustentou a terceira posição com 54 pontos. Fechando o G-4, temos o Bahia que havia vencido o Criciúma por 1 a 0 na abertura da rodada, na sexta-feira, e aguardava os resultados dos adversários nesse sábado.

Na sequência vem o Sampaio Corrêa que bateu o concorrente Paysandu por 2 a 0, somou 50 pontos e assumiu a 5a. posição; o Santa Cruz que perdeu fôlego com o empate com o Atlético-GO por 0 a 0, somou 49 pontos e agora está em sexto; o Paysandu que continua com 49 pontos e caiu pra sétimo com a derrota para o Sampaio; o Náutico que foi derrotado pelo Bota, permaneceu com 49 pontos e caiu pra oitavo; a Luverdense que perdeu para o Bragantino por 3 a 2 e ficou em nono, com 48 pontos; e o próprio Bragantino que chegou aos 45 pontos e agora ocupa a décima posição.

Esse é o panorama dos times que estão brigando por vaga na elite, lembrando que a nossa grande prioridade é garantir a volta à série A. Para que isso aconteça temos que monitorar a diferença para o 5o. colocado, posição ocupada hoje pelo Sampaio. Com a última vitória, essa diferença aumentou para doze pontos o que significa que podemos conseguir o acesso com três ou quatro rodadas de antecedência faltando seis rodadas para o final.


Como o cenário continua favorável, precisaremos chegar a 67 ou 68 pontos para anteciparmos o objetivo de voltar à elite em 2016. Com 64 pontos (2 pontos ou 1v), praticamente garantimos a subida. A probabilidade do acesso até a última rodada segue em 99%.

Confira a tabela completa e os próximos jogos do Botafogo e de todos os concorrentes em>http://felipaodf.blogspot.com.br/p/carregando-tabela-do-brasileirao_21.html

O aproveitamento do Glorioso que era de 63,4% chegou a 64.6% com a última vitória, índice mais do que suficiente para o retorno sem sustos.

Como mandante o aproveitamento que já foi de 75,5% caiu para 70,8% com a derrota para o Ceará. Foram 34 pontos conquistados nos jogos em casa, apenas a 7a. melhor campanha entre os concorrentes. Já como visitante, o aproveitamento que era de 55,5% subiu para 58,3% e continua o melhor da competição, com 28 pontos.

Além do acesso, a probabilidade de o Alvinegro ser campeão da Segundona que era de 79% passou para 88% conforme o cálculos dos matemáticos de plantão. O número mágico para o feito gira em torno dos 74 pontos. Faltam, portanto, 12 em 18 possíveis até o final da competição.

Com mais quatro gols na sacola, o ataque alvinegro continua sendo disparado o melhor da Série B, agora com 56 gols. Temos também a defesa menos vazada com 25 gols sofridos, o que dá um saldo expressivo de 31 gols, doze a mais do que o Vitória, segundo colocado no quesito e na competição.

Veja a lista de jogos que vamos encarar até o fim dessa jornada. Faça sua projeção e descubra em qual rodada subiremos.



Agora e trabalhar bem durante a semana, recuperar os lesionados e montar a equipe mais equilibrada possível pra esses momentos de tensão que antecedem a volta à primeira divisão. O equilíbrio físico e mental é tudo nessa fase e precisa ser trabalhado.

Neilton estará de volta e Sassá reivindica um lugar no time titular depois da excelente exibição de sábado. Problema para Ricardo Gomes que parece ter encontrado a formação ideal para essa fase. Carleto sentiu uma pancada no jogo contra o Náutico e será avaliado na terça-feira quando o grupo volta aos treinamentos.

Nosso próximo compromisso será no sábado, no horário das 17h10, contra o Bahia, no Nilton Santos e merece casa cheia para comemorar o momento.

Quem vai?

Sassá mitou de novo



Enquanto a resenha da goleada contra o Náutico em Recife não fica pronta, deixo aí a sugestão para que vocês acessem as duas matérias publicadas no mês passado que tratam dos triunfos alvinegros contra o Vitória e o Paraná nos quais o jovem atacante Sassalotelli, como quer a torcida, brilhou intensamente e foi o nome dos jogos marcando gols decisivos assim como fez ontem, depois da grande exibição individual em que marcou três dos quatro gols na partida. Sassá mitou de novo ao se tornar o artilheiro botafoguense na atual temporada, ao lado do "saudoso" Bill, com 11 gols, e por isso merece nossa consideração.


Recorte da montagem da página oficial do jogador na internet 


Vale a pena ver de novo! 

Blog do Felipaodf: Sassá, o nome do jogo: A partida contra o Vitória no Barradão, válida pela 23a. rodada, mostrou duas equipes com muitas dificuldades na criação e, na maior parte do tempo, foi um jogo sem grandes emoções. Mas os times resolveram tirar o fôlego do torcedor já nos acréscimos do segundo tempo (...) Mas no último lance da partida, Sassá, que havia substituido Navarro, marcou o gol da vitória aos 49', estufando a rede adversária...


Blog do Felipaodf: Iluminado, Sassá fez torcida sassaricar no Niltão....: Jogando em casa, na última terça-feira, o Botafogo defendia a liderança do campeonato contra o bom time do Paraná e perdia o jogo até os 26' do 2º tempo quando o iluminado Sassá, que havia entrado dez minutos antes no lugar de Lulinha, marcou o gol de empate na base da raça. A torcida alvinegra explodiu em delírio no Niltão...


 Por @felipaosdf/Botafogodeprimeira.com