sábado, 1 de fevereiro de 2014

Jobson pode voltar ao Botafogo



O atacante Jobson, que ainda pertence ao Botafogo, acaba de publicar no seu perfil do twitter que está deixando o Al-Ittihad, clube árabe onde estava jogando desde agosto do ano passado, emprestado pelo time carioca. A transferência, na época, não envolveu nenhum tipo de pagamento, estabelecendo apenas um valor fixo para a compra de seus direitos no final do período de um ano.

É com grande saudade que informo que estou deixando a equipe, escreveu. “Estou à disposição para novos clubes!! Seja onde for!!! Agradeço com todo carinho a torcida do Al-Ittihad - Torcida Maravilhosa!!”





O jogador informou que está disposto a tocar sua carreira na Arábia Saudita ou mesmo retornar ao Brasil. “Eu quero jogar football! Eu amo jogar football! Obrigado, a paz de maio seja com todos! Adeus!”, escreveu.


As notícias que chegavam de lá era de que o atacante estava bem adaptado aos costumes locais e fazia grande sucesso em campo, inclusive ganhando carros de luxo dos dirigentes árabes por marcar gols e por mostrar um bom desempenho.

Revelado pelo Brasiliense, o atacante foi destaque do Botafogo no Brasileiro de 2009, mas teve a boa fase interrompida após ser pego no exame anti-doping por cocaína em 2010. Cumpriu seis meses de suspensão e retornou ao alvinegro sem sucesso. Foi emprestado seguidas vezes ao Atlético-MG, Bahia, Grêmio Barueri e São Caetano, mas por problemas de adaptação não teve sequência em nenhum deles.

O jogador só não informou o motivo da saída do Al-Ittihad.

O assunto deve repercutir por aqui durante a semana e só assim saberemos a posição do Botafogo sobre o destino do jogador, cujo passe pertence ao clube até dezembro de 2015. Jobson possui grandes recursos técnicos e é o melhor atacante que o clube tem sob contrato. Caso não tivesse problemas de comportamento, seria um grande reforço para o time nesse ano de elenco pobre de talentos.

Por @Felipaodf/Botafogodeprimeira.com

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Tá faltando rodagem para o time



O time foi muito mal em Quito. Sem personalidade e sem convicção, utilizou a estratégia de jogo errada, foi derrotado por 1 a 0 e agora tem que decidir a vaga no Maraca, sob pressão.

Dizíamos no post do pré-jogo que saberíamos depois do confronto se o grupo montado para a temporada era forte o bastante para aguentar as dificuldades de uma Libertadores, com todas as suas dificuldades e contra-tempos como a questão da altitude que amedronta a maioria dos adversários dos times equatorianos que passam por lá. O Deportivo, apesar de mostrar um time modesto, não perde na estreia da competição há 16 anos somando uma invencibilidade de 20 jogos, todos disputados no Atahualpa, estádio local.

Pois bem, com a fraca atuação do Botafogo a desconfiança sobre a qualidade do grupo alvinegro aumentou. Muitas foram as manifestações de descrédito publicadas nas redes sociais pelos torcedores que acompanharam o jogo pela televisão.

Ficou patente que o elenco alvinegro de 2014 está enfraquecido em relação ao do ano passado. Perdemos Seedorf e Rafael Marques - dois dos responsáveis diretos pela razoável campanha do time no ano passado que resultou na conquista do Carioca e na vaga para a Libertadores.

A Diretoria, com a costumeira falta de ousadia (para abrandar a qualificação), trouxe os volantes Rodrigo Souto, Bolatti e Airton; Jorge Wagner como meia e; Ferreyra, Wallison e Elias para o ataque, na tentativa de recompor o elenco. O grupo conta ainda com as voltas de Lucas e Cidinho após longo período de recuperação e com os garotos da base que estrearam no ano passado e outros promovidos no começo do ano. Dentre eles Daniel, um meia de muito potencial mas ainda em formação.

Porém, toda essa movimentação não foi o suficiente pra sequer igualar a qualidade de antes e a sensação que fica é que ainda é muito modesta para as nossas pretensões de torcedor: passar para a fase de grupos da Libertadores seguindo até a fase final da competição e um título de projeção nacional.

O time que jogou em Quito entrou em campo com três volantes (R. Souto, M. Mattos e Gabriel - Bolatti, considerado titular não viajou), pretensamente para dar uma melhor proteção à zaga, mas não funcionou. Levamos um gol ainda no 1o. tempo num misto de falha individual e de posicionamento o que caracteriza a pouca rodagem dessa equipe.

Com o resultado adverso, demoramos muito tempo pra equilibrar a partida o que ocorreu somente no 2o. tempo. No entanto, sem levar perigo à meta adversária, com exceção da cobrança de escanteio de J. Wagner direto no gol.

O time havia feito apenas dois jogos-treinos e uma única partida oficial pelo campeonato carioca, contra o modesto Madureira, que venceu com dificuldades. Muito pouco para entrosar um time mexido em relação ao do ano passado, ainda desentrosado e sem padrão de jogo.

Curiosamente, as substituições de Hungaro tentando tornar o time mais efetivo na frente, onde apenas El Tanque Ferreyra começara o jogo não surtiram efeito. A entrada de Wallison no lugar de Gabriel e Elias no de R. Souto interromperam o predomínio que o Botafogo começava a esboçar jogando por terra as esperanças de uma reação. Um empate com gol (1 a 1) seria um sonho àquela altura do jogo.

Contudo, os jogadores e torcida estão otimistas quanto as possibilidades do time no jogo de volta, quarta-feira no Maraca. Precisamos de um placar favorável com a diferença de dois gols para passarmos de fase e idealizarmos objetivos maiores. Quanto às outras possibilidades de resultado, pra mim estão fora de cogitação. Antes disso ainda temos um compromisso contra o Vasco, pelo Carioca, ainda sem definição quanto à escalação. Na minha opinião - feito as devidas avaliações da condição individual de cada jogador, o time titular deveria começar jogando para ganhar um melhor ritmo de jogo.

Mas na quarta, com a casa cheia, ousadia e atitude, vamos passar para a fase de grupos com a vitória que precisamos. É obrigação...

Por @Felipaodf/Botafogodeprimeira.com

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Subindo a ladeira com El Tanque, rumo a Quito



No fim da manhã de hoje, o Botafogo deixou o hotel em Guaiaquil e embarcou no vôo que o levará à Quito (2.850m) para o jogo de estreia na (pré) Libertadores 2014, competição da qual o Glorioso esteve ausente por longos 17 anos.

Hoje saberemos se esse grupo montado para a temporada é forte o bastante para aguentar as dificuldades de uma Libertadores, a começar pelo fator altitude e mal tempo do local.

O time escalado para o confronto vai pra guerra desfalcado de Bolatti e com pouca rodagem em campo. Fez dois jogos-treinos contra pequenos do Rio e uma única partida oficial pelo campeonato carioca, contra o Madureira, que venceu, mostrando uma boa movimentação defensiva, muitas dificuldades na armação de jogadas e carências históricas na frente. Em compensação, o atacante Ferreira (30), que vinha treinando no time principal, fará sua estreia na partida o que aumenta a esperança da torcida. A presença de área do jogador deve ser um fator determinante para a busca de um bom resultado. É o que esperamos.


El Tanque, como gosta de ser chamado, é um jogador experiente e acostumado a jogar essa competição (foi vice-campeão da competição no ano passado com o Olímpia-PAR). Está otimista para o jogo de estreia marcado justamente para o Equador onde defendeu vários clubes. Ao lado de Jefferson, é a grande estrela alvinegra para o público local. Já defendeu Deportivo Cuenca, onde foi o artilheiro do Equatoriano (2007), com 17 gols, como o Barcelona de Guaiaquill (2012), onde não correspondeu as expectativas.

A provável escalação alvinegra será: Jefferson; Edilson, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel e Rodrigo Souto; Lodeiro e Jorge Wagner; "El Tanque" Ferreyra.

Hoje é dia de El Tanque mostrar seu poder de fogo à torcida alvinegra e dizer a que veio. Vamos com ele...

Por @Felipaodf/Botafogodeprimeira.com

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Prontos pra guerra



A guerra da Libertadores já começou para o Botafogo, pelo menos no que se refere à disputa das torcidas.

Para o jogo de ida no Equador, a diretoria do Deportivo Quito, nosso adversário nessa fase de pré-Libertadores (como gostam de frisar os rivais), divulgou um vídeo promocional convocando a torcida para o confronto de quarta-feira (29) válido por la Copa Bridgestone Libertadores de América 2014, en el Estadio Olímpico Atahualpa, como consta na descrição.

Com a chamada "Es tiempo de escribir una nueva historia" a direção do clube equatoriano espera o apoio maciço da torcida local (que exalta no vídeo), já prevendo encontrar um Maracanã repleto de alvinegros para o jogo da volta.



Veja o vídeo do Deportivo Quito:





Em contrapartida, a nossa torcida por aqui já começou a produzir os seus próprios vídeos com a mesma intenção de motivar os Alvinegros a lotarem o Maracanã (05/02) na partida de volta, para levar o clube à uma grande vitória e à vaga para a fase de Grupos, que é o que realmente interessa.

Um dos primeiros vídeos divulgados na rede, BOTAFOGO x Deportivo Quito - LIBERTADORES 2014 #AgoraÉGuerra, produzido por BFR Libertadores, foi publicada hoje e reproduzimos a seguir para esquentar o clima de disputa do torneio mais importante das Américas.


Veja o vídeo da torcida alvinegra:





Por @Felipaodf/Botafogodeprimeira.com