sábado, 20 de setembro de 2014

Com qual time que eu vou?



Montagem do BotafogoOficial
 (internet)
Três dias após a lambança de Sheik e Cia. contra o Bahia, o Botafogo volta a campo para enfrentar o Criciuma (21h), no Heriberto Hulse-SC, sem ao menos sabermos qual a escalação da equipe.
Passando uma vista nos jornais de hoje, o que encontramos são divergência sobre qual a formação que vai a campo, já que Mancini não dispõe de muitas opções para remediar os estragos deixados com a derrota por 3 a 2, no Maraca.

Além de Emerson Skeik, Ramírez e Julio Cesar expulsos no jogo de quarta, estão fora ainda Bolívar e Gabriel, suspensos pelo 3o. amarelo e Edílson, M. Mattos e Carlos Alberto que seguem em recuperação de lesões e nem viajaram.

Segundo o Globoesporte, o técnico pode até mesmo promover a reestreia do lateral Lennon, que ainda não atuou pelo clube após voltar de empréstimo do Atlético-GO, por causa de uma lesão. Nesse caso, o time deveria começar com a seguinte formação: Jefferson, Lennon, Dankler, André Bahia e Junior Cesar; Airton, Bolatti e Zeballos; Rogério, Yuri Mamute (Sidney) e Ferreyra.

Já o Lancenet aposta na seguinte formação: Jefferson, Dankler, Matheus Menezes, André Bahia e Junior Cesar; Airton, Rodrigo Souto e Bolatti; Rogério, Wallyson e Zeballos, um time muito diferente do primeiro.

Conclusão, vamos com o que sobrou do fiasco de quarta, quando o Bota vencia o jogo por 2 a 1 até a metade do 2o. tempo e levou a virada para 3 a 2, depois de um descontrole descabido de alguns jogadores com consequências danosas ao clube, tanto para esse jogo como para a sequência do campeonato. A expectativa era de uma vitória, considerando a importância da partida para a colocação na tabela - uma verdadeira decisão que valia 6 pontos. Veja nosso post alertando para a importância de uma vitória em casa sobre o tricolor baiano, que não veio: O-botafogo-volta-ao-maracana-nesta.html


Os adversários de hoje tem o mesmo objetivo nessa altura do campeonato - sair do Z-4. Ambos estão com 22 pontos e a diferença entre eles na tabela (19a. e 17a. posições) se dá pelo número de vitórias. O Alvinegro carioca tem seis, uma a mais que os catarinenses.

Assim como o jogo contra o Bahia, o confronto de hoje é mais uma decisão de 6 pontos. Além de somar 3 com a vitória, impede um concorrente direto de fazê-lo. Quem vencer, coloca a cabeça fora do buraco e começa a enxergar novos horizontes já que a diferença entre o 20o. e o 14o. colocado é de apenas 2 pontos.

O Bota vem de quatro derrotas consecutivas no seu pior momento na competição e uma vitória hoje daria alento ao grupo para a sequência do campeonato, apesar do Criciuma não ser mais aquele time que foi goleado pelo Alvinegro por de 6 a 0, no Rio. Em caso de nova derrota, seria o caos para o Bota.

Em tempo: Com a onda de reclamações generalizadas contra o baixo nível das arbitragens no Brasileirão, tanto quanto à falta de preparo dos árbitros e auxiliares, quanto à ausência de critérios de interpretação - alvo, inclusive, do desabafo insano de Emerson Sheik que resolveu, de uma hora para outra e no momento mais inoportuno para o clube, se transformar no paladino da moralidade do futebol brasileiro - circunstâncias que tem favorecido seguidamente algumas equipes em detrimento de outras na competição, é bom ficar atento quanto a atuação do árbitro de hoje, já que o Bota vem sendo seguidamente prejudicado com a escalação de estreantes e descompromissados com o espetáculo. O escolhido é o "experiente" Wilton Pereira de Sampaio (FiFA), o mesmo da confusão do jogo do Aranha, entre Grêmio x Santos, pela Copa do Brasil.

Pra cima deles (com calma), Fogão!


terça-feira, 16 de setembro de 2014

Contra o Baêa, só a vitória interessa




Montagem do BotafogoOficial (internet)
O Botafogo volta ao Maracanã, nesta quarta (22h), para enfrentar o Bahia pela 22a. rodada do Brasileirão. Um jogo decisivo de seis pontos em que só a vitória interessa. 

Além do retorno de jogadores importantes ao time titular como Sheik e Airton (não riam), o fato de jogar em casa novamente - depois de enfrentar Galo, Ceará, S. Paulo e Inter longe do Rio - deve ser "comemorado".

É com os pontos conseguidos no Maraca que o time vem se sustentando fora do Z-4. O Bota tem mantido um bom rendimento nos jogos como mandante e faz uma péssima campanha quando visita os adversários. Dos 22 pontos acumulados até aqui, a metade foi conseguida no Maraca. Foram 3 vitórias - contra Criciuma (6x0), Chapecoense (1x0) e Santos (1x0); 2 empates - contra Inter (2x2) e Cruzeiro (1x1); e uma única derrota - contra o Fla, com mando de campo do rubro-negro. 

O time somou outros 7 pontos como mandante nas vitórias sobre o Coxa (1x0) e Fluminense (2x0) - no Raulino e no Mané, e no empate contra o Vitória (1x1) - no Moacyrzão. 


Montagem do BotafogoOficial (internet)
Jogando fora, o Alvinegro faz campanha de time rebaixado com apenas uma vitória sobre o Palmeiras (2x0), no Prudentão, um empate contra o Corinthians (1x1), no Itaquerão, e 10 derrotas - uma delas contra o São Paulo (4x2) em que o mando de campo era do Bota e o jogo foi marcado para Brasilia.

A última derrota, para o Inter (2x0) no domingo, foi a terceira de uma sequência em que o time jogou muito desfalcado, teve jogadores expulsos e não conseguiu os pontos esperados. O Bota caiu para a 15a. posição e o sinal de alerta voltou a ser ligado. A a um ponto da zona da degola, o time precisa urgentemente voltar a vencer. 

Veja nosso post alertando para a importância de uma vitória em casa sobre o tricolor baiano, publicado após a derrota irritante para o Inter, lá no sul: Depois-de-mais-uma-derrota-fora-jogo.html

Para Mancini, o Bota tem que ser o mesmo dentro e fora do Maracanã e fazer contra o Bahia o que o Inter fez no domingo: ser um time eficiente, que faça boa leitura da partida e espere o momento certo para alcançar o resultado. 

Em tempo: que nossos atacantes acertem o gol, pô... Chega de perder chances claras, como Wallyson e Zeballos fizeram nos últimos dois jogos. Ninguém aguenta mais!

Mesmo com o time em viés de baixa, a expectativa é de que a torcida alvinegra compareça em bom número ao Maracanã para apoiar a equipe, tratando-se de um jogo decisivo na luta contra a degola. Uma vitória, em casa, sobre os baianos será fundamental para marcar uma nova arrancada e colocar frente sobre os concorrentes diretos da parte baixa da tabela. Essa é a nossa realidade.

Com Wallyson barrado e Edilson fora de combate, o Bota deve ser escalado com: Jefferson, Dankler, André Bahia, Bolívar e Julio Cesar; Gabriel, Airton e Ramírez; Rogério, Zeballos e Emerson Sheik, com possibilidades de Bolatti e El Tanque saírem jogando nas vagas do esquentado Airton e do preguiçoso Zeballos.

Pra cima deles, Fogão!


domingo, 14 de setembro de 2014

Depois de mais uma derrota fora, jogo contra o Bahia vira decisão no Maraca


Atacantes não marcam e Bota volta a ficar ameaçado




Montagem do GE
A incompetência de Wallyson e Zeballos, que tiveram nos pés as chances de marcar e não o fizeram, foi determinante para a derrota, livrando o Inter de uma crise anunciada. O time do Botafogo é mestre nisso. 

Apesar do Colorado ter mais posse de bola, foi o Bota quem criou as melhores oportunidades de sair na frente do placar, ampliar e até decidir o jogo já no 1o. tempo tantas foram as chances criadas e não convertidas.

Aos 20', Wallyson, frente a frente com Muriel chutou para fora. Aos 25' foi a vez de Zeballos, diante do goleiro, bater sem força e nem direção. Não satisfeito, Wallyson, aos 27', novamente perdeu ao arrematar em cima do goleiro. Haja paciência pra aguentar os dois em campo, jogo após jogo. É só lembrar a partida contra o São Paulo.

Rogério fazia sua melhor partida desde que chegou ao alvinegro e dava boa sequência às jogadas nos espaços que encontrou na defesa colorada. Sem ser tão fominha como nos jogos anteriores, deixou várias vezes os companheiros na cara do gol. Placar moral do 1o. tempo: Botafogo 3 x 1.

Mas o Bota é o Bota... Além de não marcar, levou. Alex, numa bola em que teve muito espaço, meteu uma canhota certeira que pegou Jefferson adiantado. O goleirão falhou lembrando o posicionamento quase sempre equivocado do reserva Andrey, nos últimos jogos. 


E nós que depositávamos nele a chance de voltarmos ao Rio com uma vitória... Veja: Jefferson-volta-ao-time-e-aumenta.html


No 2o. tempo, Rogério cansou e o Botafogo deixou de pressionar. Nenhuma das modificações mudou o panorama do jogo, apesar de Mamute ter entrado com muita vontade. O Inter forçou as jogadas em cima de Dankler que, com as dificuldades de sempre, foi batido seguidamente com os avanços do lateral do Inter. Tanto que, num escanteio marcado erradamente pelo árbitro, o baixinho Sacha conseguiu ampliar de cabeça no meio dos grandalhões alvinegros. É pra chorar...

Veja os melhores momentos do Inter e os piores de Wallyson e Zeballos


 




Sem vencer a 3 jogos, o Alvinegro patina na 15ª. posição. Somou apenas 22 pontos em 21 rodadas e vai precisar melhorar muito nesse 2o. turno se quiser permanecer na série A, em 2015. Já são 9 derrotas, só em jogos fora de casa.

Agora, a um ponto do Z-4 o jogo contra o Bahia, no Maraca, na próxima quarta-feira, virou uma decisão de campeonato. Precisamos vencer, do jeito que for, esse jogo de 6 pontos. Chegou a vez da torcida carioca mostrar que está ao lado do time e resolver essa parada lotando o Maraca, em vez de ficar reclamando da marcação de jogos fora.


Por @Felipaodf/Botafogodeprimeira.com