sábado, 31 de agosto de 2013

Com a parada na Copa do Brasil, a ordem é retomar o pique na disputa do Brasileirão


GUIA DA RODADA #18: pelotão de elite pode abrir uma boa vantagem


Seis dos nove primeiros colocados jogam entre si, e 'top 5' pode abrir cinco pontos para demais concorrentes. No Z-4, dupla carioca tem risco de entrar


A duas rodadas do fim do turno do Campeonato Brasileiro, é possível ver uma razoável diferença de 12 pontos entre o primeiro time fora da zona de rebaixamento para o quarto colocado. Não dá para negar que está tudo muito embolado, friamente falando. Mas um pelotão da frente começa a desgarrar. Os cinco primeiros que o digam. Ainda que Corinthians (quinto), Botafogo (quarto) e Atlético-PR (terceiro) percam seus jogos, é impossível que deixem um intruso entrar no bloco dos cinco primeiros. A diferença do Timão para o Coritiba (sétimo) já é de quatro pontos.

E as diferenças podem aumentar. Se Botafogo e Corinthians vencerem seus jogos contra Coritiba (sétimo) e Inter (oitavo), respectivamente, o buraco entre quinto e sexto pode chegar a cinco pontos ao fim da rodada. Outro clube do bloco da frente que tem chance de segurar o ímpeto de quem vem da zona intermediária é o Cruzeiro, contra o Bahia (nono). Na abertura da rodada, porém, um integrante do pelotão de cima sucumbiu diante de um emergente: o ainda vice-líder Grêmio perdeu por 2 a 0 para o Goiás, que provisoriamente pulou para o sexto lugar.

Lá embaixo a coisa anda pegando fogo também. E cada vez com um mais coladinho no outro. Os cariocas que abram o olho.

Comentários do blogueiro: Essa é a proposta do site da globo para os jogos da rodada e a cada semana destacamos aqui apenas a análise relativa aos do Botafogo que é o que nos interessa. Caso você tenha interesses por outras partidas, dicas do Cartola e outras coisas mais é só ir na página original.

BOTAFOGO X CORITIBA
QUINTA - 19H30M - MARACANÃ

Sinal amarelo para Botafogo e Coritiba. Líderes até duas rodadas atrás, os cariocas perderam para o Atlético-PR e empataram com o São Paulo na última rodada. Além de saírem da primeira posição, agora em quarto, quatro atrás do primeiro colocado Cruzeiro. Se não bastasse a saída de Vitinho, Lodeiro vai defender a seleção uruguaia e vai dar mais dor de cabeça ao técnico Oswaldo de Oliveira. Para o Coritiba a situação é ainda pior: são cinco jogos sem vencer, distância para o G-4 ampliada (são cinco pontos) e só uma vitória no Rio de Janeiro pode ajudar a retomar o caminho.

Na TV: PremiereFC 1: Eduardo Moreno e Lédio Carmona

Arbitragem: Fabrício Neves Corrêa apita o jogo, auxiliado por Guilherme Dias Camilo (MG) e Edilson Frasão Pereira (TO).

Você sabia que... apenas em quatro dos 32 confrontos entre Botafogo e Coritiba em Brasileiros, a equipe que marcou o primeiro gol do jogo perdeu a partida? Em 1998, Coritiba perdeu por 3 a 2, e em 2001, 2011 e 2012 o Botafogo sofreu viradas perdendo por 3 a 2, 3 a 1 e 3 a 2, respectivamente.


Comentários do blogueiro: Como nenhuma das equipes que lutavam pela liderança havia conseguido botar frente substancial sobre os concorrentes até a rodada passada, cabia aos torcedores alvinegros torcerem por uma vitória do Glorioso e secar os adversários, apesar dessa estratégia não ter surtido resultado nas últimas rodadas. Mas, mesmo assim, não vamos desistir. 


O Botafogo não passou de um empate contra o São Paulo, no Maraca, e viu seus adversários diretos na luta pelo G-4 (Grêmio, Atlético-PR) subirem na tabela. Com um empate insosso (0 a 0), perdemos a vice-liderança e caímos pra quarto.

A rodada passada (17a.) foi disputada sob a influência dos resultados de meio de semana pela Copa do Brasil em que todos os times que figuram no G-4 estiveram em ação. Alem do cansaço físico pela dura sequência de jogos, fatores que envolvem o emocional dos jogadores podem interferir no desempenho das equipes nessas partidas pelo Brasileirão. Pelos resultados, parece que só o Bota, que teve uma dura partida contra o Galo, na quinta-feira, sentiu. Os concorrentes venceram e mexeu na classificação.

Pior que a perda dos pontos (deixamos de somar os 3 pontos jogando em casa, o que é muito ruim nesse tipo de competição em que o números de vitórias decide posições) foi constatar a queda de rendimento de Seedorf desde que retornou a campo após ficar de fora por desconforto muscular. E o time é muito dependente dele. Como Lodeiro pouco produziu, ficou difícil de conseguir a vitória tão esperada. Rondamos muito a área de Ceni, mas faltou poder de conclusão. Muitos jogadores estiveram em condições de marcar e por excesso de preciosismo ou falta de ambição, deixaram de chutar a gol preferindo dar outro destino às jogadas. Nessa hora percebemos o quanto um jogador como Vitinho faz falta. Seedorf, quando foi Seedorf, acertou o travessão.

Paciência. A tendência é que todos os concorrentes oscilem na competição como está oscilando o Botafogo agora. O porém é que o nosso caso é mais preocupante porque, depois de algumas baixas por contusão e o elevado número de jogadores negociados ao logo da temporada, já não temos mais opções pra variar a forma de jogar ou mesmo mudar um resultado, como no jogo de domingo. Porém, com todo esse cenário desfavorável ainda estamos no grupo de elite do campeonato que está por atingir sua metade.

Oswaldo de Oliveira, conhecendo o elenco como já deu mostras de que conhece, deve encontrar uma solução para ausência de Vitinho que já havia sido um achado para a vaga de Fellype Gabriel. Pode até demorar um pouco, mas eu acredito nisso.

Com a ausência de Lodeiro, convocado pela Celeste, o jovem Hyuri que veio do Audax, fará sua estreia e pode se constituir nessa esperada solução. Jefferson, servindo à Seleção Brasileira também fica de fora. As opções são as mesmas do jogo contra o São Paulo, permanecendo a dúvida entre Alex por uma posição no ataque. 

Escalações

Botafogo: O técnico Oswaldo ainda tem dúvidas pra escalar o Alvinegro que deve ir a campo com: Renan; Edilson , Bolivar, Dória e Julio Cesar; Seedorf, Hyuri e Rafael Marques; Elias (Alex).


O Coxa:


Por @Felipaodf/Botafogodeprimeira.com

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Adeus, Galô!


Nem falo nada, pra não magoar...



Como previsto, o Botafogo saiu do Independência classificado e mais vivo do que nunca para encarar outras pedreiras que vão pintar ao longo dessa Copa do Brasil. 

Dessa maneira, fica sepultada de vez a historinha da torcida atleticana de que quem caísse no Horto  estaria morto - numa referência ao bairro que abriga o estádio local - muita utilizada como motivação na conquista da Libertadores. Quem morreu para a atual competição, no caso, foi o Galo. 

O Bota foi a campo com desfalques importantes e encarou de frente um Galo completo e muitíssimo motivado. Em contrapartida, tínhamos a vantagem de poder perder pela diferença de um gol e ainda assim nos classificarmos para as quartas-de-final da competição.

No post do pré-jogo "#EuAcredito", falávamos das nossas possibilidades de conseguir o resultado, numa alusão direta à frase cunhada pela torcida adversária quando saiu de grandes reveses nos jogos finais pela Liberta. 
Veja: http://felipaodf.blogspot.com.br/2013/08/euacredito.html 

Sendo assim, o Bota foi para o jogo respeitando o rival em demasia. Desde o início da partida, foi empurrado para seu próprio campo onde tentou segurar o bombardeio atleticano na base da vontade. Ia tudo muito bem até que levou o primeiro gol, com Marcos Rocha (37'), resultado que mudou a trajetória da partida. Voltou para o segundo tempo mais consciente de sua força e disposto a buscar o resultado. Não demorou e empatamos com gol de R. Marques (5') escorando uma bola que veio de Alex depois e receber de Julio Cesar que fez boa jogada pela esquerda. O empate causou um certo desespero na torcida e no adversário e não soubemos aproveitar. O Galo passou a frente novamente aos 12 minutos, com Fernandinho, em erro original de Seedorf que perdeu bola fácil no ataque. Mas aos 16', o bravo Botafogo voltou a empatar. Seedorf cobrou falta pra área na cabeça de Dória. Numa confusão entre a zaga mineira e o atacante Alex, a bola sobrou de novo pra Dória que tocou direto pro gol. Com o placar agregado de 6 a 4 que lhe era amplamente favorável, o Bota seguiu tocando a bola fazendo o tempo passar para no final comemorar mais uma classificação em cima do rival, juntamente com à torcida que compareceu ao estádio.

O duelo entre os craques Ronaldinho Gaúcho e Seedorf, tão aguardado nas partidas anteriores, finalmente aconteceu e não foi nada favorável ao botafoguense como esperávamos. Ronaldinho fez sua parte enquanto Seedorf parecia deslocado do grupo, principalmente no 1o. tempo. Ronaldinho cansou no segundo e Seedorf, apesar de ter originado a jogada do gol de empate na cobrança de falta, foi o responsável direto pelo segundo do Galo ao perder jogada para o lateral Marcos Rocha além de errar muitos passes. 

Havia por parte de todos, a expectativa de como o Bota iria se comportar com a saída precoce e inesperada de Vitinho, que está se transferindo para o CSKA, da Rússia, já que o jovem atacante vinha sendo um dos destaques da equipe e a maior esperança de gols para essa partida. Alex ocupou a vaga e se comportou razoavelmente bem. Vitinho fez muita falta mas o Bota tem uma equipe tão madura e consciente que mostrou que irá superar a ausência da jovem promessa em pouco tempo. 

Sempre é bom lembrar que na história desse confronto o Bota leva ampla vantagem, tanto que é o Galo é tratado como freguês. E nessa oportunidade não foi diferente. Topamos com eles pela Copa do Brasil em 2007, 2008 e agora em 2013 e passamos de fase nas três, vencendo no Rio e segurando empates em BH.

Como prevíamos, voltamos de Minas com a classificação. Dizíamos que não havíamos disputado a Libertadores em que o rival se sagrou campeão mas também não éramos nenhum NewOldBoys's da vida pra tremer diante deles, no tal Horto. #EuAcreditava e continuo acreditando na conquista, independente quem possa cruzar nosso caminho.


Por 
@Felipaodf/Botafogodeprimeira.com

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

#EuAcredito


Ganhamos bem no Rio e vamos à Belô, com moral, confirmar a classificação




Hoje, o Botafogo encara o Galo em seu terreiro no jogo de volta pela Copa do Brasil. O Alvinegro venceu o primeiro por 4 a 2, no Maraca, e pode até perder pela diferença de um gol que mesmo assim estará classificado para as quartas-de-final da competição.

No post do pré-jogo da semana passada, indagávamos sobre qual o Galo iríamos enfrentar: o campeão da Liberta ou o time que ocupava a parte baixa da tabela no Brasileirão? Depois do jogão no Rio não restou dúvidas que enfrentamos o Galo Campeão e mesmo assim mostramos força para vencê-lo com expressivo placar.

Para o jogo decisivo de hoje, no Independência, não se espera nenhuma facilidade até porque o adversário continua confiante em reverter o resultado por jogar diante de sua torcida.

Veja o post "Qual o Galo que vamos enfrentar?"
http://felipaodf.blogspot.com.br/2013/08/qual-o-galo-que-vamos-enfrentar.html

Pelo Brasileirão, já havíamos assistido a um jogo (2 a 2) de alto nível com o time mineiro conseguindo a igualdade improvável no minuto final dos acréscimos.

O duelo entre os craques Ronaldinho Gaúcho e Seedorf, tão aguardado nas duas últimas partidas, finalmente deve ocorrer já que o meia holandês, recuperado de desconforto muscular, está escalado.


O Bota entra em campo com muitos desfalques e com o regulamento debaixo do braço em razão da vantagem construída no Rio. Um gol de qualquer uma das equipes pode mudar todo o panorama da partida a cada momento do jogo, como é característico nesse tipo de competição. O vencedor será aquele que melhor dosar cautela e ousadia.

O Bota não terá seu lateral Gilberto que sentiu a coxa conta o Furacão e Marcelo Mattos também fica de fora por suspensão. Mas o desfalque mais sentido, sem dúvidas, é o de Vitinho que deixou o clube repentinamente para acertar sua transferência para o CSKA, da Rússia. Esse ingrediente amargo não era esperado pelos alvinegros já que o jovem atacante vinha sendo um dos destaques da equipe na competição e a maior esperança de gols para essa partida. No lugar dele vamos de Alex - atacante que ainda procura readquirir uma melhor condição de jogo e luta por um lugar cativo no time. 

O Galo deve vir completo e com muita disposição pra buscar o resultado acreditando que a história escrita na Libertadores, quando saiu de várias dificuldades jogando no Horto, pode se repetir.

Sempre é bom lembrar que na história desse confronto o Bota leva ampla vantagem, tanto que é o Galo é tratado pela torcida alvinegra como freguês. Pela Copa do Brasil já se cruzaram em duas oportunidades (2007 e 2008): o Glorioso venceu os jogos no Rio e segurou empates sem gols em BH o que valeu a classificação. Essa situação tem tudo pra se repetir novamente.

Vamos com (quase) tudo para BH em busca da classificação até porque não disputamos a Libertadores mas também não somos nenhum NewOldBoys's da vida pra tremer diante deles. #EuAcredito!

Boa sorte Fogão!

Por
@Felipaodf/Botafogodeprimeira.com

domingo, 25 de agosto de 2013

Botafogo não resiste à força do Furacão



O Botafogo não resistiu à força do Furacão jogando em casa. O time paranaense mostrou muita disposição em campo e venceu os cariocas por 2 a 0, entrando no G-4.

Aproveitando o apoio da torcida e com invejável disciplina tática, o CAP não deu chances ao Glorioso para chegasse a sua meta, construindo o placar com tranquilidade.

O time Alvinegro parece ter sentido o desgaste da partida de meio de semana quando venceu o Atlético Mineiro (4 a 2), no Maracanã, pela Copa do Brasil.

Foi um jogo ruim de assistir. O árbitro, muito fraco, contribuiu para que assim fosse: uma partida arrastada que irritou muito os alvinegros. Jogamos abaixo de nossas possibilidades e estivemos longe de conseguir um melhor resultado. Seedorf voltou ao time e não fez um bom jogo. Errou a maioria das jogadas que tentou e não conseguiu dar sequência às acões de ataque. Com ele em campo, os outros jogadores de criação pouco apareceram na partida, como ocorreu no jogo passado.

Portanto, não há mistério. O Atlético Paranaense confirmou no jogo de hoje ser um time muito aplicado e difícil de ser batido em casa. Com mais essa vitória, ampliou sua invencibilidade na competição. Já são nove partidas sem ser derrotado.

Veja os gols



Com o resultado, o Bota segue com 29 pontos e ocupa a vice-liderança do campeonato, atrás do Cruzeiro com 31 e uma vitória a mais. Paciência e vamos pra próxima.

Agora é concentrar forças pra enfrentar o Galo mineiro, na quarta, na disputa de vaga pela Copa do Brasil!


Por @Felipaodf/Botafogodeprimeira.com