sábado, 22 de agosto de 2020

Depois de desbancar o líder do campeonato, Botafogo encara o rival que lidera o Z4




Domingo tem BOTAFOGO! Clássico ao vivo e exclusivo no
Premiere!
🔥 #VamosFOGO⭐️Botafogo de Futebol e Regatas
Parecia impossível mas o Botafogo de Autuori deu um nó tático em Sampaoli, venceu o duelo contra o líder do campeonato no contra-ataque e derrubou a trajetória invicta do Atlético-MG na competição. Luis Fernando e Caio Alexandre marcaram para os cariocas enquanto Igor Rabello descontou para os mineiros. 


Clique no link e veja o que escrevemos no post de pré-jogo: "Jogando em casa, o BOTAFOGO busca a primeira vitória mesmo que o adversário seja o Galo, líder do campeonato".(https://bit.ly/2Q1TU2y).

Antes do jogo, não tínhamos a mesma estrutura técnico e tática do Atlético mas a esperança de vitória sobre o eterno freguês não pode faltar, e ela veio premiando nosso otimismo. Dizíamos que o Botafogo faz bons jogos contra o adversário chamado pela torcida de freguês e fazia o seu primeiro jogo em casa que, mesmo sem a presença da torcida, pode influenciar positivamente na atuação. Como torcedor de longo tempo, eu acreditava num bom jogo do Glorioso e até mesmo numa vitória, mesmo que fosse num lance fortuito a nosso favor. E ela veio de maneira mais convincente do que sonhei.


Foi a primeira vitória do Glorioso que vinha de dois empates, contra o Bragantino (1 a 1) e Fortaleza (0 a 0), jogando fora. O que vimos no Nilton Santos foi um jogo dinâmico, com propostas bem diferentes de jogo. Seguramente o melhor que vi nessas primeiras rodadas do Brasileirão. 

O Atlético teve a bola, dominou as ações de ataque, criou muitas oportunidades mas foi pouco eficiente nas conclusões. Quando acertou a pontaria, esbarrou no bom posicionamento de nossa zaga, principalmente da dupla Marcelo e Kanu, e nas intervenções seguras de Gatito Fernadéz que foi de longe o destaque da partida. Registre-se que Autuori começou o jogo sem nenhum meia de criação. Honda estava vetado pro jogo enquanto Caio Alexandre e Nazário ficaram no banco, entrando no decorrer da partida. Diga-se de passagem que os dois tiveram excelentes participações. Mantendo a boa dinâmica do primeiro tempo, se destacaram no segundo. Caio marcou o gol da vitória aparecendo muito bem na pequena área e Nazário convertendo a chance que depois foi anulada pelo árbitro.

O Botafogo matou o jogo utilizando-se de sua melhor arma: a velocidade de transição para o ataque a cada roubada de bola. Com Luis Fernando e Luis Henrique abertos pelos flancos e uma formação inédita mais à frente com as torres gêmeas Pedro Raul e Babi, o sistema defensivo de Sampaoli caiu por terra sem saber a quem marcar. Atacamos menos, mas fomos muito mais precisos nos arremates dando trabalho para o goleiro atleticano. Além dos dois gols, tivemos chances de ampliar o placar. Na melhor delas, Pedro Raul, que voltava de Civid e duas semanas de recuperação, perdeu gol feito ao receber passe açucarado em velocidade na entrada da área. O artilheiro do time chutou bisonhamente por cima do travessão.


Pelo que tínhamos visto nos dois jogos anteriores, identificamos uma evolução do time no segundo jogo enquanto grande parte da torcida, por ineficiência, pedia a cabeça de Autuori nas redes sociais. A vitória maiúscula contra o poderoso Atlético-MG que havia vencido o Flamengo no Maracanã (1 a 0) e o Corinthians (3 a 2) e Ceará (2 a 0) em BH, mudou a cabeça de grande parcela dos inconformados que enxergam agora, mesmo com o elenco sub-dimensionado e sendo recomposto com o campeonato em andamento, uma luz no túnel com as estratégias meio loucas do treinador. Em tempo: seis reforços contratados para a temporada chegaram a pouco tempo e nem todos estrearam. O principal deles, Salomon Kalou, só se apresentou no último sábado, fez exames médicos e teve agora a primeira semana de treinamentos com o grupo. 

E é nessa magia criada com a vitória sobre o Galo que vamos encarar o nosso maior rival no Rio. Campeão de quase tudo ano passado mas que começou o campeonato com derrotas humilhantes sob o comando de Domenéc e ocupa hoje a zona da degola. 


Comenta aí a posição do seu time após a #BR04!#BrasileirãoTáAqui
Brasileirão Assaí @Brasileirao

Com a vitória e dois empates em três jogos, o Botafogo somou 5 pontos e subiu da 14a. para 8a. posição. O líder agora é o Vasco com nove pontos e um jogo a menos seguido do Inter e do Atlético-MG desbancado no Niltão.

O Coritiba (20.o), que mandou o técnico Barroca embora essa semana, permanece na lanterna com zero ponto em quatro jogos seguido por Ceará (19o.) e Goiás (180o.) com um ponto ganho quada um. Abrindo o Z4 encontramos nosso adversário que jogou quatro vezes, consegui uma vitória e um empate e soma quatro pontos na tabela. 

Com a saída inesperada do atacante Luis Fernando hoje à tarde emprestado para o Grêmio somada a ausência de Victor Luis que se recupera de cirurgia de apêndice, é difícil saber o time que entra em campo depois da escalação marota que o técnico mandou no último jogo. 

A tendência indica que ele vá manter a formação da defesa com o quarteto Barrandeguy, Marcelo, Kanu e Danilo Barcelos mas no meio persiste uma incógnita onde qualquer coisa pode ocorrer. Deve seguir com Guilherme flutuando pela meia esquerda e promover a volta de Keisuke Honda que foi poupado no último jogo. O meia japonês, hoje volante, pode ganhar a companhia de Caio Alexandre e Nazário. Nas extremas, Luis Henrique deve ser mais uma vez deslocado para a direita com Guilherme Santos ocupando o outro lado. 


Veja a última escalação contra o Atlético-MG! 💪🏼🔥 
#VamosFOGO ⭐️
Na frente persiste a grande dúvida do torcedor: manter Pedro Raul como titular ou efetivar Matheus Babi na posição. Na minha opinião, ambos tem qualidade e créditos para ser o camisa 9 do time. Raul perdeu chance claríssima contra o Galo que poderia nos ter dado a vantagem mas, nesse esquema reativo, é muito útil também quando joga fora da área fazendo o pivô ou na recomposição defensiva se posicionando bem nos escanteios. Tem e já demonstrou uma saída rápida para o ataque avançando pelo meio. Já o jovem Babi é uma gratíssima surpresa. Foi um dos destaques do time na difícil estreia contra o Bragantino. Marcou o gol de empate, não pelo alto em razão da sua altura (1,91), mas em um cruzamento rasteiro. Se esticou todo para levar um ponto de volta para o Botafogo. O atacante já havia marcado um gol no amistoso contra o Flu - o primeiro com a camisa alvinegra - no mesmo estilo e demonstrou outras qualidade se empenhando na marcação para fechar espaços e na precisão das assistências de ataque. 

Uma outra possibilidade é a presença de Rafael Forster atuando como volante, função onde foi testado no último e deu muito certo vindo do banco. O zagueiro deu outra dinâmica ao time contendo o ímpeto adversário pelo setor em parte importante do confronto. Destaque ainda para a saída de bola, precisa e com lançamentos longos para os extremas. Já Rhuan, entrou bem no último confronto, jogou pouco tempo mas parece não ser ainda uma opção para sair jogando. O experiente Cícero, recuperado de Covid deve ser relacionado e pode ser utilizado no clássico dependendo do estágio do jogo. Vamos pro jogo!



FICHA TÉCNICA

FLAMENGO x BOTAFOGO


Data: 23-08-20 - 11h
Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

​Árbitro: Leandro Vuaden (RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e Lucio Beisedorf Flor (RS)
VAR: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Onde ver: Premiere e tempo real do LANCE!.

FLAMENGO:
Diego Alves, Renê (Matheuzinho), Rodrigo Caio, Léo Pereira e Filipe Luís; Willian Arão, Gerson, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Gabigol e Bruno Henrique. 

Técnico: Domènec Torrent

Desfalque: João Lucas (lesão muscular)
Pendurados: Bruno Henrique
Voltam de suspensão: Diego Alves

BOTAFOGO:
Gatito Fernández; Barrandeguy, Marcelo Benevenuto, Kanu, Danilo Barcelos; Keisuke Honda, Caio Alexandre; Luís Henrique, Bruno Nazário, Guilherme Santos; Pedro Raul (Matheus Babi).

Técnico: Paulo Autuori

Desfalques: Marcinho (transição) e Victor Luis (apendicite)


⁣⁣

Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar! 



 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com 






terça-feira, 18 de agosto de 2020

Jogando em casa, o BOTAFOGO busca a primeira vitória mesmo que o adversário seja o Galo, líder do campeonato


Jogando em casa, o BOTAFOGO busca a primeira vitória mesmo que o adversário seja o Galo, líder do campeonato


Primeiro jogo em casa no Brasileirão. Vamos, BOTAFOGO! Botafogo de Futebol e Regatas ⚽️🔥


O Botafogo não passou de um empate em Fortaleza (0 a 0) e frustrou sua torcida. A falta de competência do setor ofensivo para marcar um gol depois do time dominar o adversário e criar várias chances durante a partida irritou quem assistiu ao jogo.

Esse foi o segundo empate do time no campeonato que disputou dois jogos longe de casa. Nesta quarta-feira encara o poderoso Galo mineiro, líder absoluto do campeonato, jogando no Niltão. O jogo tem inicio programado para às 21h30, ainda sem a presença da torcida. 

Será o terceiro jogo do Alvinegro, o primeiro jogando em casa, válido pela 4a. rodada já que a estreia contra o Bahia foi remarcada para o dia 29 de setembro, uma terça-feira, às 21h00, também no Nilton Santos.

Depois do 1 a  1 contra o Bragantino quando somamos um ponto importante dada as circunstâncias da partida, no jogo contra a Fortaleza podemos dizer que perdemos dois pontos diante da possibilidade real de uma vitória que não veio em razão da ineficiência dos nossos atacantes. 


Veja o que escrevemos no post de análise do último jogo: "Botafogo não passa de um empate em Fortaleza e frustra torcida". Clique veja: https://bit.ly/3iQqMHS


Pelo que vimos dos dois jogos, identificamos uma pequena evolução do time no segundo jogo. A equipe se mostrou mais organizada, criou mais chances de gol do que no empate contra o Bragantino mas não conseguir transformar o domínio em gols. E isso dividiu a torcida alvinegra. De um lado, a ala ruidosa que prega a demissão de Autuori em razão do baixo rendimento não vendo nele, elementos para mudar o patamar do time no decorrer do campeonato e de outro, um grupo muito convicto para o qual a equipe tem mostrado evolução, mesmo que ela venha acontecendo de forma mais lenta do que o necessário. Registre-se o fato que, a favor de Autuori, a equipe está sendo formado com o campeonato em andamento já que os cinco (agora, seis) reforços contratados para a temporada chegaram a pouco tempo e nem todos estrearam. O principal deles, Salomon Kalou, só se apresentou ao clube no último sábado, fez exames médicos no começo da semana e faz o primeiro treino nesta quarta-feira.  

Já para a maioria dos analistas da imprensa, o time fez um jogo interessante no Castelão. Dominou o adversário em grande parte do jogo, criou várias situações de gol e pecou, sobretudo, nas finalizações. Com Guilherme Santos na função de extremo pela esquerda e Luis Henrique deslocado para a direita, o volume de jogo foi considerável, principalmente no primeiro tempo, mostrando a tal evolução.

Resta saber, portanto, se o que vimos do time nesses dois jogos é o bastante para encararmos o bom time de Sampaoli de frente, jogarmos de igual para igual.

O Botafogo faz bons jogos contra o adversário chamado pela torcida de freguês, e faz o seu primeiro jogo em casa que, mesmo sem a presença da torcida, pode influenciar positivamente na atuação. Como torcedor de longo tempo, eu acredito num bom jogo do Glorioso e até mesmo numa vitória, mesmo que seja num lance fortuito a nosso favor.  



Olha ela aí... Minha classificação depois da #BR03
Quantos pontos tem o seu time até agora? #BrasileirãoTáAqui

Com dois empates em dois jogos, O Botafogo ocupa agora a 14a. posição. O líder absoluto é o Atlético-MG, justamente o nosso adversário desta quarta, que venceu os três jogos disputados e soma nove pontos. 

Na lanterna, com zero ponto, vemos o Coritiba de Barroca que ainda não pontuou depois de três partidas disputadas. É seguido por Fortaleza com quem jogamos, Ceará e Goiás que tem um ponto cada um. 

Com a volta ao Rio o grupo se reuniu nesta terça-feira para o único treinamento antes do jogo.

Com a baixa inesperada de Victor Luis, que precisou ser operado de uma apendicite com certa urgência e só volta aos treinos num prazo mínimo de quinze dias, o time fica mais vulnerável no setor e na pior hora já que o ex-palmeirense se encaixou bem no esquema de Autuori e foi um dos destaques do jogo em Fortaleza, principalmente no segundo tempo quando puxou vários contra ataques caindo pelo meio. Para não mexer muito na estrutura da equipe que vem ganhando corpo, Autuori deve optar por Danilo Barcelos para a vaga do titular com Guilherme Santos sendo mantido como extremo pela esquerda.

Se perdemos a força do lateral, ganhamos muito com as voltas Cícero e Pedro Raul.  Os jogadores estão à disposição após afastamento de duas semanas para tratamento de Covid-19. O atacante deve voltar naturalmente à equipe no lugar de Matheus Babi que cumpriu uma jornada de pouca inspiração no último jogo enquanto Cicero pode ganhar uma chance no lugar de Nazário no decorrer da partida e jogar mais recuado para que Keisuke Honda atue mais próxima da área como quer grande parte dos torcedores. Caio Alexandre, que oscilou muito nos últimos dois jogos, também pode ceder vaga ao veterano o que daria um toque de experiência à frete da zaga justamente num dos jogos mais difíceis da sequência de clássicos nacionais que temos pela frente.


Veja a escalação do jogo em Fortaleza. O time deve sofrer 
modificações para o jogo contra o Galo. 
Vamos! @Botafogo

O restante da zaga deve ser mantida com Barrandeguy, Marcelo e Kanu.

Além dessas possibilidades, temos uma disputa no ataque pela direita entre Luis Henrique, que vem jogando deslocado, e Luis Fernando que entrou no decorrer da partida em Fortaleza quando o primeiro cansou. 

Luis Henrique não vem rendendo o esperado e tem a concorrência direta  de L. Fernando caso Autuori opte por uma composição tática mais conservadora em razão do poderio ofensivo do adversário.

Outra pedida da torcida é a presença de Rafael Forster como titular. O zagueiro é lembrado para entrar como terceiro homem ou mesmo à frente da zaga como um volante de força que sabe sair jogando. Apesar da boa ambientação do zagueiro com o grupo, a possibilidade ainda não foi testada de forma efetiva por Autuori.  




FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO-RJ X ATLÉTICO-MG


Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 19 de agosto de 2020 (Quarta-feira)
Horário: 21h30 (horário de Brasília)

Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (Fifa-SP)
Assistentes: Neuza Ines Back (Fifa-SP) e Alex Ang Ribeiro (SP)
VAR: Marcio Henrique de Gois (SP)

BOTAFOGO: Gatito Fernandez; Federico Barrandeguy, Marcelo Benevenuto, Kanu, Danilo Barcelos; Caio Alexandre, Keisuke Honda, Bruno Nazario; Guilherme Santos (Luiz Fernando), Luis Henrique, Pedro Raul.

Técnico: Paulo Autuori


ATLÉTICO-MG: Rafael, Guga, Réver e Junior Alonso; Allan, Alan Franco, Jair e Hyoran; Savarino, Keno e Marrony

Técnico: Jorge Sampaoli

Estou curioso para saber como Autuori vai armar o time taticamente para encarar o nosso freguês favorito sabendo que ele, hoje, é o líder absoluto do campeonato. Depois de dois empates insossos, o sentimento é que precisamos vencer. Como? Amanhã saberemos.


⁣⁣

Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar! 



 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com 




segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Botafogo não passa de um empate em Fortaleza e frustra torcida





Quarta-feira tem BOTAFOGO no Nilton Santos!🔥⚫️⚪️


Foi o segundo empate do Glorioso no campeonato que fez os seus dois jogos iniciais longe de casa. Agora, na quarta-feira, o time volta ao Rio onde encara o Galo mineiro, líder absoluto do campeonato, que faz campanha de destaque com três vitórias em três jogos.  

O jogo está marcado para as 21h30 no estádio Nilton Santos ainda sem a presença da torcida. 

O terceiro jogo do Alvinegro é válido pela 4a. rodada já que a estreia contra o Bahia foi abortada e o jogo ainda não tem data definida. 

Depois do 1 a  1 contra o Bragantino, quando fomos dominados amplamente no primeiro tempo, conseguimos o gol de empate no segundo e somamos um ponto importante, no jogo contra a Fortaleza fomos bem superiores e lamentamos a perda de dois pontos por não ter vencido a partida por falta de competência para empurrar a bola pra dentro. Esse jogos, agora, passam a ser a nossa referência.


Veja o que escrevemos no post de pré-jogo: https://bit.ly/31Ymc3p


No fim de semana, Fortaleza e Botafogo empataram em 0 a 0 em um jogo muito movimentado onde prevaleceu a falta de pontaria de ambos os lados. Wellington Paulista, velho conhecido da torcida alvinegra, perdeu grande chance no último minuto enquanto os visitantes tiveram um pênalti redondamente ignorado pela arbitragem ainda no primeiro tempo. A evidência foi tão grande que fez Sandro Meira Ricci, comentarista de arbitragem do Grupo Globo voltar atrás na sua primeira opinião (acidente de trabalho), cravando o pênalti de Gabriel Dias em Bruno Nazário ao cair em cima do camisa 10 botafoguense dentro da grande área. Registra-se que nem a arbitragem nem o VAR deram a devida importância ao lance. Isso é recorrente com o Botafogo e essa foi apenas a primeira de outras patacas que virão.


Pra variar, a partida dividiu a torcida alvinegra. Existe uma ala ruidosa que prega a demissão de Autuori em razão do baixo rendimento do time nesses jogos iniciais não vendo nele, elementos para mudar o time de patamar no decorrer do campeonato e outra muita convicta e equilibrada para a qual o time tem mostrado evolução mesmo que ela venha de forma lenta e gradual. Pregam ainda que o time está sendo formado com o campeonato em andamento já que os cinco (agora, seis) reforços chegaram a pouco tempo e nem todos estrearam como é o caso de Salomon Kalou, a cereja do bolo do elenco, que só se apresentou ao clube no último sábado e começa a treinar com o grupo na terça-feira. 

Já para a maioria dos analistas da imprensa, o time fez um jogo interessante no Castelão. Dominou o adversário em grande parte do jogo, criou várias situações de gol e pecou redondamente  nas finalizações. Com Guilherme Santos na função de extrema esquerda e Luis Henrique caindo pela direita, o volume de jogo foi considerável, principalmente no primeiro tempo, mostrando evolução do time nos fundamentos básicos de jogo.

Como quem não faz leva, o Botafogo, já estafado do meio para o final do segundo tempo, quase amargou uma derrota quando Wellington Paulista teve a bola do jogo depois de um rebote e chutou para fora no ocaso da partida, o que seria terrível para as nossas pretensões. Antes, David perdeu outra grande chance em cabeçada que assustou Gatito.



Olha ela aí... Minha classificação depois da #BR03!
Quantos pontos tem o seu time até agora? #BrasileirãoTáAqui
Com mais um empate no segundo jogo, caímos da 11a. posição para a 14a. com dois ponto. O líder absoluto é o Atlético-MG de Sampaoli, nosso próximo adversário, que venceu os três jogos disputados e soma nove pontos. 

Na lanterna, com zero ponto, vemos o Coritiba de Barroca que ainda não pontuou no campeonato depois de três partidas disputadas, seguido por Fortaleza com quem jogamos, Ceará e Goiás que tem um ponto cada um. 

O Botafogo se apresenta nessa terça-feira quando o técnico Paulo Autuori deve definir a equipe para o jogão marcado para o Niltão.

Sem baixas no último jogo e já com as voltas de Pedro Raul e Cícero que se curaram da Covid-19, devemos ter alguma mudanças na equipe em relação time que começou o jogo em Fortaleza. 


O atacante Pedro Raul deve voltar à equipe no lugar de Matheus Babi que não foi bem contra o time de Rogério Ceni e Cicero pode ganhar uma chance no lugar de Nazário, entrando mais recuado e compondo com Caio Alexandre para que Keisuke Honda jogue mais adiantado.


Veja a escalação do jogo em Fortaleza. O time deve sofrer
modificações para o jogo contra o Galo líder
Vamos! @Botafogo

Com o bom desempenho na nova função dada por Autuori, Guilherme Santos deve manter a condição de titular com a dúvida no ataque se invertendo para a direita onde Luis Henrique não vem rendendo como o esperado e tem a concorrência de Luis Fernando numa composição tática mais conservadora em razão do poderio ofensivo do adversário.

No setor defensivo são poucas as brechas pra mudanças. Vamos ter que aguentar Barrandeguy na lateral direita, que foi muito burocrático na última partida, enquanto Marcinho não estiver pronto e o novato Kevin convencer o técnico de que tem condições de assumir a posição. Fernando, pra variar, continua em baixa com Autuori e muito mais ainda com a torcida. 

Outra pedida da torcida é a presença de Rafael Forster no time. O zagueiro é lembrado para entrar como terceiro zagueiro ou mesmo à frente da zaga como um volante de força que sabe sair jogando. Apesar da boa ambientação do zagueiro com o grupo, a possibilidade ainda não foi testada por Autuori de forma efetiva.  


Estou curioso para saber como Autuori vai armar o time para encarar o nosso freguês favorito sabendo que ele, hoje, é o líder absoluto do campeonato com três vitórias em três jogos. Depois de dois empates insossos, o sentimento é que precisamos vencer. Como? Quarta-feira saberemos...


⁣⁣

Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar! 



 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com