sábado, 15 de agosto de 2015

Caça ao Coelho


Vamos soltar a Cachorrada pra cima desse Coelho...


Tabela atualizada
Em jogo válido pela 19ª rodada do Brasileirão - Série B, o América-MG recebe o Botafogo na Arena Independência, às 16h30, numa disputa direta por posições no G-4.

Credenciado pela vice-liderança da competição com 34 pontos, o Coelho aposta no ótimo retrospecto como mandante para buscar mais uma vitória. Já são oito e um empate até aqui, o que dá o aproveitamento fantástico de  92,5% nos jogos em casa.

Por sua vez, o Glorioso soma 33 pontos e ocupa a terceira posição na tabela. Candidato natural ao título da competição, o Glorioso vai tentar impor o seu ritmo de jogo e buscar a segunda vitória na semana e se posicionar bem para a arrancada do returno do campeonato.

Na abertura da rodada, o Vitória venceu o Santinha por 2 a 1 no Barradão, somou 37 pontos e garantiu a liderança da competição. O máximo que o Botafogo pode alcançar no fechamento dessa rodada é o segundo lugar, ficando a um ponto do líder caso vença seu concorrente mineiro. Jogando, ontem, no Serra Dourada, o Bahia empatou em 1 a 1 com o Atlético-GO e garantiu a quarta colocação.

Confira a posição de cada time e os próximos jogos na tabela completa a seguir: http://felipaodf.blogspot.com.br/p/carregando-tabela-do-brasileirao_21.html

O último confronto entre Mineiros e Cariocas foi pela Série A do Brasileirão, na Arena Jacaré, em novembro de 2011. O time mineiro venceu por 2 a 1, com gols de Kempes e Fábio Júnior. Loco Abreu descontou para os cariocas.

O América vem numa ascendente, somando 10 pontos nos últimos cinco jogos disputados. Já o Botafogo passa(ou) por um momento de instabilidade na competição interrompida pela vitória de terça-feira sobre o ABC (3 a 1), no Nilton Santos. O Alvinegro empatou três e foi derrotado uma vez nas quatro rodadas anteriores, onde marcou apenas um gol. Na era Ricardo Gomes que está se iniciando, a equipe empatou com Luverdense (0 a 0) em casa, perdeu para o Santa Cruz (1 a 0) fora e venceu o ABC (3 a 1) em casa.

Com uma equipe (quase) totalmente renovada para a disputa da Série B, o Botafogo vai encontrar pela frente um velho conhecido. O volante Leandro Guerreiro estará do lado oposto defendendo as cores do América mineiro depois de atuar pelo Glorioso por três anos, entre 2007 e 2010, conquistando o Campeonato Carioca de 2010, a Taça Guanabara de 2009 e 2010, a Copa Peregrino de 2008 e a Taça Rio de 2007, 2008 e 2010. O atual capitão do Coelho jogou 222 partidas pelo Alvinegro e marcou cinco gols.

Técnico Ricardo Gomes (BotafogoOficial)
Ao contrário das partidas anteriores, o técnico Ricardo Gomes não fez mistério sobre escalação da equipe que enfrenta o Coelho. Confirmou o mesmo time que começou o jogo contra o ABC com apenas uma modificação. O garoto Diego assume a lateral direita na vaga de Luis Ricardo que cumpre suspensão.

Já mais ambientado no clube e com duas semanas observando o grupo, Gomes parece  mais seguro sobre a formação ideal para esse momento de transição.

Com a entrada de Daniel Carvalho pelo meio fazendo dupla com Jardel, o time ganhou em qualidade e movimentação. A transição da defesa para o ataque ficou mais rápida e precisa com o time abandonando o famoso "chutão". Para isso, contribuiu muito o reposicionamento mais à frente de Willian Arão que, com a efetivação de Serginho como guardião da zaga, voltou a aparecer mais na zona de ataque repetindo o posicionamento dos primeiros jogos da temporada quando foi um dos destaques do time. Porém, a fase técnica dele no momento, não é tão boa.

Outro fator de destaque foi a nova dupla de atacantes alvinegros que desencantou de vez. Navarro marcou duas vezes de cabeça mostrando estilo e Neilton deixou o dele, o primeiro desde que adquiriu a condição de titular a dois jogos. Na criação das situações de gol durante a partida, louva-se a participação efetiva de Daniel Carvalho - o melhor em campo. Com uma atuação convincente e digna de suas qualidades técnicas, o meia trabalhou bem na armação das jogadas, deu ritmo ao time e conseguiu jogar uma partida inteira, o que não havia ocorrido antes.

A primeira vitória de Ricardo Gomes serviu para para dar tranquilidade ao time e retomar a confiança para encarar não só o compromisso duríssimo de hoje, mas também a sequência do campeonato. Vamos precisar melhorar muito em alguns fundamentos para voltarmos ao Rio com uma vitória. Nossa bola parada ainda é muito pobre assim como a cobertura dos laterais. Carleto, pela esquerda, não atravessa um bom momento e virou alvo preferido dos adversários para forçar o jogo. Pela direita, Diego tem qualidades mas é muito jovem. Pode sentir o peso da partida que vale seis pontos. Precisamos ainda, arriscar mais chutes de fora da área e fazer a transição para o ataque com mais rapidez e qualidade. Vamos ver no que vai dar.

Com isso, o Fogão vai a campo com Jefferson, Diego, Renan Fonseca, Diego Giaretta, Carleto; Serginho, Willian Arão, Diego Jardel, Daniel Carvalho; Neilton e Navarro.

Boa sorte Fogão e que volte com a vitória!

Por @felipaodf/Botafogodeprimeira.com

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Os gols voltaram e com eles, a vitória


Vibrai, torcedor alvinegro! Os gols voltaram e com eles, a vitória também.



(Lancenet)
Não é pra tanto, mas o fato de marcarmos 3 gols em uma mesma partida depois de passarmos três rodadas seguidas sem balançar as redes adversárias - dois empates de 0 a 0, contra Criciúma e Luverdense, e uma derrota por 1 a 0 para o Santa - merece ser comemorado, ainda mais por termos retomado o caminho das vitórias, depois de um jejum de quatro jogos sem vencer, que nos garantiu o retorno ao G-4 de onde havíamos saído pela combinação de resultados antes do jogo contra o ABC. Só para se ter uma ideia, o último gol marcado pelo Botafogo havia sido de Luis Henrique no empate de 1 a 1 com o Bahia, na Fonte Nova, em jogo válido pela 14a. rodada.

(Lancenet)
A partida de terça-feira ã noite, no Nilton Santos, serviu também para a nova dupla de atacantes alvinegros desencantar na competição. Navarro cravou duas vezes, mostrando qualidades no cabeceio na sua segunda partida como titular, e Neilton fez o seu primeiro gol com a camisa alvinegra completando, com oportunismo, uma bola tabela com Daniel Carvalho. Por falar no Daniel, o jogador fez a sua melhor partida desde que chegou ao Alvinegro como uma aposta para o meio. Com uma atuação convincente e digna de suas qualidades técnicas invejáveis, o meia trabalhou bem na armação das jogadas, comandou o time e consegui completar uma partida inteira o que dá novo alento ao torcedor. Daniel andava meio esquecido até Ricardo Gomes resolver apostar nele. A sua atuação serviu pra melhorar a imagem junto ao torcedor que andava meio arranhada depois de atuações pouco convincentes por falta de mobilidade e precipitação nos passes.

(Lancenet)
Apesar de ainda não demonstrar o futebol vistoso e eficiente como querem os torcedores, o time já mostrou uma certa evolução sob o comando de R. Gomes. Mantendo a mesma base das equipes anteriores, mas com Daniel na vaga de Octávio, o time ganhou qualidade na movimentação e experiência no controle do jogo e posse de bola.

A transição do meio para o ataque já havia melhorado um pouco com a entrada do volante Serginho no time. Essa mexida deu mais segurança ao setor. Mais solto, Willian Arão voltou a aparecer no apoio ao ataque como ocorria nos tempos em que jogava ao lado de Marcelo Mattos e foi um dos destaques do time no começo de temporada.

Mas, por ironia do destino, quando mais o Botafogo pressionava para abrir o placar, Arão errou feio ao tentar virar uma bola para a esquerda, proporcionando um contra-ataque fatal do adversário. A bola foi cruzada rasteira para a área e Edno, oportunista, fez 1 a 0 para o ABC, aos 12'.

Quando o temor por mais um mal resultado em casa tomava conta do imaginário do torcedor, o uruguaio Navarro apareceu no jogo e numa cabeçada precisa da entrada da área, venceu o goleiro potiguar e empatou a partida, aos 21'. Animado com o empate e empurrado pela torcida, o Bota partiu pra cima de vez e conseguiu virar a placar aos 30', com Neilton. Daniel Carvalho, o dono do jogo a essa altura, roubou uma bola na dividida com o zagueiro, tabelou com o atacante que completou sem muito trabalho pro gol, aos 21'. Com o 2 a 1, o alívio foi geral nas arquibancadas.

Sobre Neilton, escrevemos no post de pré-jogo (Acesse e veja: Blog do Felipaodf: Tudo por um gol... Tudo por uma vitória pra espantar a crise): ... é a aposta da vez mas continua sendo uma incógnita já que não joga uma partida inteira a muito tempo. O cara vai precisar de incentivo e paciência da torcida até que se torne efetivo e marque um gol decisivo. Quem sabe, hoje?...

Caindo mais pela direita no segundo tempo, Daniel Carvalho fez outra bela jogada ao colocar a bola com precisão na cabeça de Navarro já dentro da área. Com estilo e precisão ao estilo de El Loco, o uruguaio testou para o gol aos  9', decretando números finais ao placar: 3 a 1.

Veja os melhores momentos:


Uruguaio brilha e Botafogo vence ABC de virada... por LANCETV


A primeira vitória de Ricardo Gomes serviu para comemorar os 111 anos do futebol do clube (que ocorreria no dia seguinte) e para dar tranquilidade ao time que terá um copromisso duríssimo no sábado (16:30) contra o América-MG, no Horto. É uma disputa direta por posições no G-4 na casa do adversário como já havia ocorrido em Salvador, contra o Bahia. O Coelho ocupa a 2a. posição, com 34 pontos, enquanto o Glorioso está em terceiro, com 33.

Confira a posição de cada time e os próximos jogos na tabela completa a seguir: http://felipaodf.blogspot.com.br/p/carregando-tabela-do-brasileirao_21.html

Jogando em casa contra o modesto ABC, não poderíamos pensar em nada diferente do que uma vitória convincente e ela veio. Já contra o time mineiro, vamos precisar melhorar muito nos fundamentos para voltarmos ao Rio com uma vitória. Nossa bola parada ainda é muito ruim assim como a cobertura dos laterais, principalmente pela esquerda onde Carleto, em péssima fase, virou alvo preferido das investidas adversárias para forçar o jogo. Precisamos arriscar mais de fora da área e fazer a transição para o ataque com mais rapidez e qualidade. Faz tempo que não vemos uma boa chegada do pessoal que vem de trás - Giareta tentou uma contra o ABC mas ainda é muito pouco para as nossas possibilidades.

Vamos aguardar os dias de treinamento e a confirmação da equipe para avaliar as nossas possibilidades, em Belô. Certo é que não contaremos com Luis Ricardo, suspenso por levar o 3o. cartão amarelo, e o seu substituto - Diego - ainda  não está pronto pra posição.

Força, Botafogo!

Por @felipaodf/Botafogodeprimeira.com

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Tudo por um gol... Tudo por uma vitória pra espantar a crise



"ABRE O OLHO" foi a nossa manchete na postagem de pré-jogo contra o Santinha publicada no começo da semana passada. Veja http://felipaodf.blogspot.com.br/2015/08/abre-o-olho-botafogo.html …. que após o término do jogo também foi utilizada pelo o GE!

Montagem de capa do GE
O alerta foi dado mas parece que o Botafogo não deu ouvidos aos torcedores. Contra o Santa Cruz no Arruda, o Alvinegro mostrou a mesma fragilidade apresentada nos últimos sete jogos (1V, 4E, 2D). Perdeu o jogo por 1 a 0 (perdeu para si mesmo; não foi derrotado pelo adversário) e despencou na tabela saindo da posição de líder direto para 4o. lugar.

Na verdade, o Botafogo foi convidado pra festa do Grafite (36) - jogador que voltou ao clube pernambucano depois de mais de uma década rodando pelo mundo - e se comportou como um menininho bem educado diante de mais de 44 mil convidados. Não deu uma dedada no bolo pra provar o glacê; não roubou nenhum brigadeiro antes de cantarem o parabéns; não derramou refrigerante na mesa e nem apagou a vela antes do homenageado. Chega Botafogo! Precisamos de um pouco mais de ousadia e atitude, pô!

Desde a goleada sobre o Sampaio Corrêa (5 a 0) na 10a. rodada, gritar gol do Botafogo foi se tornando uma raridade. Ao longo do período de sete jogos no Brasileiro, a oportunidade apareceu apenas três vezes. Quando Giaretta e Arão marcaram na vitória por 2 a 0, no Nilton Santos, contra o Vitória-BA (hoje líder do campeonato com 31 pontos) pela 13a. rodada e quando Luis Henrique abriu o placar no empate de 1 a 1 contra o Bahia na Fonte Nova, pela 14a. rodada.

Imagem da Internet
Apesar do time ter levado um gol bobo do dono da festa no jogo de Recife, que teve origem na frouxidão da marcação de Carletto (o pior em campo) que permitiu o cruzamento preciso sobre a área alvinegra, o mais preocupante é a apatia crescente com que a equipe tem se comportado nos últimos jogos. Muda o comandante, troca-se jogador e o time não consegue propor o jogo em nenhuma circunstância. Nem mesmo nos jogos disputados em casa contra adversários mais fracos, o Botafogo tem ameaçado o gol adversário com a frequência com que fazia no começo da temporada. Estamos nos apequenando aos poucos.

Antes do gol de Grafite, o Alvinegro havia ameaçado muito pouco. Lembro de uma bola roubada por Neilton que ele arrematou equivocadamente pra fora e de um chute de Navarro prensado com o zagueiro após rebote na área. Na verdade, quem trabalhou como sempre foi o nosso Jefferson, o único que tem mantido o padrão de boas atuações nesses tempos de vacas magras. Não encontro outro jogador pra elogiar nesse atual elenco.

A saída de bola melhorou um pouco com a entrada do volante Serginho já que Arão apareceu um pouco mais solto. Mas mesmo assim, faltou articulação nas jogadas do meio pra frente. Jardel não consegue ser efetivo nessa função e esse continua sendo o nosso maior defeito. Nem mesmo a volta de Luis Ricardo ajudando por ali melhorou o rendimento do setor. Já tentaram Daniel Carvalho, Tomas, Gegê e Octávio sem sucesso e a esperança volta a ser Elvis que, recuperado, fica no banco como opção. A minha última lembrança de bom futebol da equipe foi o primeiro tempo contra o Figueirense pela Copa do Brasil, no Nilton Santos, ainda com René e Elvis em campo. Depois que ele deixou a partida contundido, o time se desarrumou e o resultado no final foi aquele desastre.

Com a carência de bons armadores, os atacantes sofrem de inanição lá na frente. Desde os tempos de René, com Bill; de Ventura, com Luis Henrique; e de Ricardo Gomes, com Navarro, que a posição de centro avante virou um martírio para seus ocupantes. Isso porque a bola não chega com qualidade e com isso o gol fica mais difícil de acontecer.

Vivíamos, nos tempos de Jobson e Pimpão, da força e capacidade individual desses jogadores pra criar situações de gols pelos flancos e convertê-las, coisa que não acontece com Sassá ou Lulinha que não tem o mesmo poder de fogo. Neilton é a aposta da vez mas continua sendo uma incógnita já que não joga uma partida inteira a muito tempo. O cara vai precisar de incentivo e paciência da torcida até que se torne efetivo e marque um gol decisivo. Quem sabe, hoje?

Sem mudar o esquema e sem tempo pra treinar, Ricardo Gomes tenta consertar o carro em movimento na base da conversa e poucas modificações. Deve repetir o time que começou o jogo contra o Santa Cruz, mesmo que ele tenha mostrada pouca evolução em relação ao jogo contra o Luverdense.

Hoje à noite, diante do modesto ABC, não podemos pensar em nada diferente do que uma vitória convincente. Temos que nos impor desde o começo e sufocar o adversário em seu campo. Do contrário, entraremos num limbo de difícil solução agravando a crise técnica que se arrasta e a crise administrativa que chegou com força pelas bandas de General Severiano.

O Bota vem de uma derrota no último sábado e não vence há quatro jogos seguidos. Somou 30 pontos em 17 rodadas e ocupa o último lugar do G-4. Já o alvinegro potiguar, vem de quatro derrotas e um empate nos últimos cinco jogos. Somou 17 pontos e ocupa a primeira posição do Z-4. Temos que vencer a qualquer custo!

Confira a posição de cada time e os próximos jogos na tabela completa a seguir: http://felipaodf.blogspot.com.br/p/carregando-tabela-do-brasileirao_21.html

Essa deve ser a equipe pra hoje e é por eles que vamos torcer: Jefferson; Luis Ricardo, Renan Fonseca, Diego Giaretta e Carleto; Serginho, Willian Arão, Diego Jardel e Octávio; Neilton e Navarro.


Pra descontrair um pouco, vamos abrir uma nova seção por aqui

Segue alguns registros colhidos na minha TL que bem demonstram o espírito do nosso torcedor no calor do jogo (em 140 caracteres), para os quais peço permissão para expor:

@anatelhado O time não chuta na porra do gol. Tuita aí @BotafogoOficial

@recifogo: Ó negócio é se agarrar com Jesus!

@marcelobruno79 Fui assistir 1 min. ao jogo na redetv !!!! Silvio Luiz errando o nome de todos os jogadores sem exceção !!! Se aposenta que ta brabo !!!

‏@felipaodf Pior do que a transmissão do PFC que de HD não tem nada. Horrível

@BotafogoNews JEEEEEEEEEEEEEEEFFERSOOOOOOOOOOOOOON NO REFLEXO SAGAZ DEFENDE UMA SAPATADA

@fogoeterno Senhoras e senhores, JEFFERSON! Mais uma defesa pro DVD, que vai ter mais de 6 horas de duração.

@felipaodf Muito pouco para quem está ameaçado de deixar o G-4. Queremos gol @BotafogoOficial

@felipaodf Jogando desse jeito, vamos passar mais 45 minutos, 45 horas e 45 dias sem ver um gol do @BotafogoOficial

‏@ZatonioLahud O time do Botafogo é mais feio que bater em mãe.

@felipaodf o Arão tá fazendo corpo mole e não tai pra nada. Nem parece aquele jogador do Carioca. Carleto tá se valendo de não ter reserva> o pior em campo.

@felipaodf Qualquer Lulinha da vida no lugar do Octávio seria melhor... Mas vamos que vamos pro 2o. tempo!

@bfrmilgrau Análise do primeiro tempo: Essa camisa cinza é feia pra kct! pqp...

@felipaodf Nossa vida nos pés de Sassá... Grandes emoções nos espera!

@felipaodf Sassá já deveria ter desistido da profissão e o RG ainda arrisca nele. Lamentável tudo isso... É Jefferson e mais ninguém.

@rbotaoficial Gol dos caras. Grafite! @BotafogoOficial 0x1 Santa Cruz #BotaNaRádio

@felipaodf Botafogo é convidado pra festa do Grafite e se comporta como um menininho bem educado!

@carol Eu pago sócio torcedor sem nem precisar de ingresso, pago Pq eu quero ajudar e acho que eles precisam da gente MAS ELES TÊM QUE FAZER GOL
e caro!

‏@felipaodf Torcemos por um time chamado JEFFERSON e só!

@bernardogentile O time já era ruim e conseguiram deixar ainda pior. Bem pior. Se não contratar, não sobe!!

‏@felipaodf Acho que acharam que já estava bom desse jeito. Pode remontar mas vai precisar de tempo...

@marcelobaltar1 Botafogo cai para a 4º. Time retorna na manhã deste domingo para o Rio e treina no Nilton Santos. Na terça, adversário será o ABC #trarruda

@fogoeterno Agora é o seguinte, rapaziada: como não tem bola nem brilho, já na terça temos que empurrar esse time na direção do gol na base do grito.

Força, Botafogo!

Por @felipaodf/Botafogodeprimeira.com