sábado, 7 de setembro de 2013

Temporada de caça à Raposa continua


GUIA DA RODADA #19:Primeiro turno chega ao fim com o equilíbrio habitual do campeonato. Seis pontos separam oitavo colocado tanto do G-4 quanto do rebaixamento



Já tivemos dez edições do Brasileirão em pontos corridos. Em sete delas, o campeão do primeiro turno ganhou o campeonato. Em outras três temporadas, o time que ganhou a metade inicial da competição não se sustentou na ponta até o fim.

O Brasileirão encerra sua metade inicial de disputa neste fim de semana com a certeza de que a Raposa é a dona da melhor campanha. O cruzeirense otimista dirá que não é título, mas é indício; o pessimista dirá que é indício, mas não é título. E o mesmo vale para aqueles que perseguem a equipe de Belo Horizonte. No ano passado, por exemplo, os cinco primeiros colocados no fim do primeiro turno foram os cinco primeiros colocados no fim do campeonato. É boa notícia para o atual pelotão da frente. Já em 2011, dois ficaram pelo caminho: São Paulo e Botafogo guardaram vaga para Fluminense e Inter.

O equilíbrio já virou um clichê do campeonato. E 2013 não quebrou isso. Apenas seis pontos separam o quarto colocado (Grêmio) do líder. Outros seis separam o oitavo (Coritiba) do G-4. É justamente a mesma distância do Coxa para a zona de rebaixamento.

A 19ª rodada terá cinco jogos no sábado e outros cinco no domingo. Destaque para Cruzeiro x Flamengo, reedição de duelo de sair faísca pela Copa do Brasil - em que os cariocas, mal no Brasileiro, conseguiram eliminar o líder do Nacional.


Comentários do blogueiro: Essa é a proposta do site da globo para os jogos da rodada e a cada semana destacamos aqui apenas a análise relativa ao Botafogo que é o que nos interessa.

CRICIÚMA x BOTAFOGO

DOMINGO, 18H30M - HERIBERTO HÜLSE

Dos 23 pontos que o Criciúma somou até agora no Brasileirão, 16 foram conquistados em casa. Mesmo que experimente momento de crescimento como visitante, com duas vitórias seguidas fora (1 a 0 sobre Vitória e 2 a 1 contra o São Paulo, o último nesta quinta), o Tigre sabe que sua jaula é um fator a ser utilizado à exaustão para ter uma campanha tranquila no Brasileirão e, assim, conseguir permanecer sem sustos na Série A. Os catarinenses vivem momento especial nesta reta final de turno. O Heriberto Hülse deve lotar para o jogo contra o Botafogo, outro time vindo de vitória na quinta-feira - 3 a 1 sobre o Coritiba.

Ao longo da primeira metade do Nacional, o Alvinegro sempre esteve de namoro com a liderança. Não conseguirá entrar no returno com a ponta, mas pode tentar colar no Cruzeiro - a diferença atual é de quatro pontos. Oswaldo de Oliveira não terá o craque Seedorf, suspenso, e terá que usar seu terceiro goleiro, Milton Raphael, já que Jefferson está com a seleção brasileira e Renan foi expulso contra o Coxa. Destaque para o garoto Hyuri, autor de dois gols na vitória por 3 a 1 sobre o Coritiba, um deles comentado até agora.

Na TV: SporTV (menos SC), com Eduardo Moreno e Lédio Carmona, e Premiere FC.

Arbitragem: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA), com Marcelo Bertanha Barison (RS) e Márcio Gleidson Correia Dias (PA).

Você sabia que... Botafogo e Criciúma não se enfrentam há nove anos? Os últimos confrontos aconteceram pelo Campeonato Brasileiro de 2004, e a equipe catarinense levou a melhor, obtendo uma vitória e um empate.



Comentários do blogueiro: Ao término do primeiro turno o Cruzeiro continua firme na ponta e não pode ser alcançado, mas seus concorrentes diretos - Atlético-PR, Botafogo e Grêmio - continuam firmes numa autêntica caça à Raposa. Como nas rodadas anteriores, o que resta ao torcedor alvinegro é torcer pela vitória do Glorioso e esperar o tropeço dos concorrentes, principalmente do líder para encostar de vez. E nisso os rivais cariocas (Fla e Vasco) podem contribuir mesmo "sem querer".

Veja nosso post de antes do jogo contra o Coxa, no Maracanã, quando só a vitória interessava http://felipaodf.blogspot.com.br/2013/09/so-vitoria-interessa-e-vamos-atras-dela.html

A Raposa, que já era líder, botou frente ao vencer o Bahia e consolidou sua posição. O Atlético-PR garantiu o segundo lugar ao vencer o Santos, desbancando o Grêmio que foi vencido pelo Goiás. O Bota jogou na quinta e poderia assumir a vice-liderança no caso de vitória sobre o Coxa por uma diferença de três gols.

Em certa altura do jogo, o Glorioso conseguiu essa diferença até que o goleiro Renan cometeu pênalti sobre Gil e acabou expulso do jogo. O Coxa marcou o seu gol de honra e a partida terminou com o placar de 3 a 1 pro Bota depois de dois resultados ruins, sem marcar. Com a vitória, empatamos em pontos, vitórias e saldo de gols com o Furacão, perdendo a vice-liderança no critério gols marcados. Ficamos em terceiro.

Com a ausência de Lodeiro o jovem Hyuri estreou, deu show e foi o nome do jogo. Marcou duas vezes na partida e o segundo deles foi um golaço digno de receber placa no novo Maraca. Um lance pra ser visto mil vezes até o fim do campeonato. Rafael Marques deixou o seu e ainda fez a assistência para o primeiro gol de Hyuri com a camisa alvinegra. A torcida foi à loucura.

O técnico Oswaldo, que vai reinventando o Botafogo a cada partida dentro da competição, mostrou coragem ao promover a estreia de mais um jovem no momento crucial dessa trajetória em que convive com as incertezas provocadas pelas baixas no elenco por motivos variados. E domingo, contra o Criciuma, não vai ser diferente. O Bota vai desfalcado e Jefferson e Renan, Gabriel, Lodeiro e Seedorf o que abre brechas para os garotos da base atuarem.

O adversário ocupa a metade superior da tabela (10o. lugar) e vem de três vitórias seguidas (duas delas, contra Vitória e São Paulo, fora e casa) acreditando de fase ruim já passou. Vai jogar diante de sua torcida onde fez a maioria dos seus pontos (23) e costuma se apresentar bem. O zagueiro Fábio Ferreira, emprestado ao time catarinense pelo Alvinegro não joga por força de contrato.

O treinador Oswaldo de Oliveira comandou um treinou nesse sábado, pela manhã, antes da viagem à Florianópolis, mas não confirmou a equipe. Milton Raphael, a terceira opção, deve ser o goleiro na vaga de Renan que cumpre suspensão, lembrando que ele próprio já vinha substituindo Jefferson que está servindo a seleção. Hyuri, que estreou bem substituindo Lodeiro (seleção uruguaia) deve ser mantido ao lado de Rafael Marques. Lucas Zen e Renato brigam pela vaga de Gabriel, que fica de fora por contusão. O experiente Renato pode ocupar ainda a vaga de Seedorf concorrendo com o jovem Otávio que entrou muito bem contra o Coxa e subiu de cotação. Esse é o panorama pro jogo encrencado de domingo.

Escalações

Botafogo: O técnico Oswaldo ainda tem muitas dúvidas pra escalar o Alvinegro que deve ir a campo com: Milton Raphael; Edilson , Bolivar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos e Lucas Zen (Renato), Renato (Otávio) Hyuri e Rafael Marques; Elias.

Criciuma: O Tigre deve ir a campo com Galatto; Sueliton, Matheus Ferraz, Leonardo e Marlon; Serginho, Elton e Morais; Lins, Marcel e Bruno Lopes.

Boa sorte Fogão!


Matéria base: Por Alexandre Alliatti/GE

Por @Felipaodf/Botafogodeprimeira.com

JOGOS AO VIVO: (18:30) SÉRIE A E SÉRIE B





















Programação de hoje: 

Os canais mostram a programação normal e os jogos anunciados só entram próximo do início.


1. Clique no link dos canais.
2. Feche as janelas de propaganda clicando no [X] e assista.
3. Se estiver no horário do jogo e na programação constar AGUARDE, clique em Atualizar Programação.
4. Se o canal pausar, reinicie a página...

Baixe agora o App BotafogoDePrimeira para seu celular em: http://app.vc/botafogodeprimeira?


18:30h
Serie A
VitoriaxAtletico-MG
18:30h
Serie A
FluminensexBahia
18:30h
Serie A
SantosxGoais
18:30h
Serie A
Ponte PretaxInternacional
19:00h
Serie C
BaruerixGuarani
21:00h
Serie A
GremioxPortuguesa
21:00h
Serie B
SportxIcasa
21:00h
Serie B
ParanaxABC

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Hyuri, o nome do jogo





Após o complemento da rodada, o G-4 continuou preservado com uma pequena movimentação de posições entre seus integrantes. A Raposa que já era líder botou frente ao vencer o Bahia e consolidou sua posição. Mesmo que perca o próximo compromisso terminará como campeão simbólico do primeiro turno já que não pode ser alcançada. O Atlético-PR garantiu a segunda posição ao vencer o Santos, desbancando o Grêmio, vencido pelo Goiás. O Bota jogou na quinta e poderia assumir a segunda posição bastando para isso vencer o adversário, no Maraca, por uma diferença de três gols.

Em certa altura do jogo, o Glorioso conseguiu essa diferença até que o goleiro Renan, num lance mal calculado, fez pênalti sobre Gil e acabou expulso do jogo. O Coxa marcou, tentou uma reação mas não deu. A partida terminou com o placar de 3 a 1 para o Bota depois de dois resultados ruins (derrota para o Atlético-PR, fora e empate sem gols contra o São Paulo, em casa) sem marcar nenhum gol. Empatamos em pontos, vitórias e saldo de gols com o Furacão, perdendo a segunda posição apenas pelos gols marcados. De quarto, no início da rodada, passamos pra terceiro.

Com a ausência de Lodeiro o jovem Hyuri estreou, deu show e foi o nome do jogo. Marcou duas vezes, o segundo num golaço cinematográfico que começou com dribles sucessivas dentro da área até o arremate em gol. Um lance pra ser visto mil vezes até o fim do campeonato. Rafael Marques havia aberto o placar e também foi bem no jogo, inclusive servindo Hyuri no seu primeiro gol.

Parabéns ao jovem Hyuri que arrebentou na sua estreia com a Gloriosa camisa do Fogão, participando com desenvoltura do jogo e marcando dois gols. Parabéns ao técnico Oswaldo (que vai reinventando o Botafogo a cada partida dentro da competição) pela visão e coragem de lançar o garoto num momento tão importante do time que convive com baixas no elenco. E por último, parabéns ao time como um todo que voltou a vencer na competição e se mantem vivo no G-4 a despeito de tudo e de todos pra deleite de sua torcida que não para de cantar.

Por @Felipaodf/Botafogodeprimeira.com

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Hyuri vai pro jogo e a torcida vai com ele



Após os jogos de abertura da penúltima rodada do Brasileirão, o G-4 continua preservado alterando-se apenas as posições entre seus integrantes.

Com a vitória de 2 a 1 sobre o Baêa, a Raposa consolidou a liderança com 37 pontos e, independente do resultado da próxima rodada, termina o turno como campeão simbólico da competição. O vice-líder Grêmio perdeu para o Goiás de Walter, por 2 a 0, e caiu pra terceira posição cedendo o posto ao Atlético-PR que engatou uma sequência incrível e somou 33 pontos com a vitória sobre o Santos por 2 a 1. O último integrante do grupo entra em campo hoje no complemento da rodada. O Bota ainda pode tomar a posição do Furacão em caso de vitória sobre o Coxa por três gols de diferença. Nessa condição, igualaria o número de pontos (33) e o de vitórias (9), ficando com um gol a mais de saldo (11 contra 10). Correndo por fora, segue o Inter (ainda com um jogo a menos) que venceu o Corinthians por 1 a 0 e chegou a 6a. posição, somando 27 pontos. A vitória colorada impediu que o time paulista ameaçasse os times do G-4, permanecendo em 5o., com 29 pontos.

Botafogo e Coritiba, que já ocuparam a liderança do campeonato, se enfrentam hoje no Maracanã com a obrigação de vitória se não quiserem ver o Cruzeiro cada vez mais distante. O Alvinegro vem de dois resultados ruins (derrota para o Atlético-PR e empate sem gols contra o São Paulo, em casa) que o tirou da liderança em apenas duas rodadas. Está a sete pontos do líder e precisa da vitória pra reduzir a diferença pra quatro. O Coxa está em situação pior, já que não vence a cinco jogos e viu a diferença para o time mineiro aumentar para 12. Hoje ocupa a 8a. posição, com 25 pontos, e precisa reagir.


Com a ausência de Lodeiro, que está a serviço da seleção uruguaia, o jovem Hyuri vai pro jogo. O meia-atacante de 21 anos, que foi incorporado ao elenco a pouco tempo, fará sua estreia no jogo de hoje e é a mais nova esperança alvinegra para suprir as ausências de Vitinho e, esporadicamente, as de Lodeiro quando for convocado. Jefferson, na Seleção Brasileira, também não joga e as opções são as mesmas do jogo contra o São Paulo. Permanece a dúvida entre Alex e Elias pela posição mais aguda do ataque.

Jogando em casa, só a vitória interessa para não deixar o líder desgarrar. Vamos atrás dela com Hyuri, a mais nova esperança de gols do Fogão.

Escalações

Botafogo: O técnico Oswaldo ainda tem dúvidas pra escalar o Alvinegro que deve ir a campo com: Renan; Edilson , Bolivar, Dória e Julio Cesar; Seedorf, Hyuri e Rafael Marques; Elias (Alex).

Coritiba: A provável escalação do Coritiba tem Vanderlei; Victor Ferraz, Luccas Claro, Chico e Diogo; Willian, Gil, Vitor Júnior e Alex; Geraldo (Julio César) e Bill.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Só a vitória interessa e vamos atrás dela


Seis dos nove primeiros colocados jogam entre si, e 'top 5' pode abrir cinco pontos para demais concorrentes. No Z-4, dupla carioca tem risco de entrar



A duas rodadas do fim do turno do Campeonato Brasileiro, é possível ver uma razoável diferença de 12 pontos entre o primeiro time fora da zona de rebaixamento para o quarto colocado. Não dá para negar que está tudo muito embolado, friamente falando. Mas um pelotão da frente começa a desgarrar. Os cinco primeiros que o digam. Ainda que Corinthians (quinto), Botafogo (quarto) e Atlético-PR (terceiro) percam seus jogos, é impossível que deixem um intruso entrar no bloco dos cinco primeiros. A diferença do Timão para o Coritiba (sétimo) já é de quatro pontos.

E as diferenças podem aumentar. Se Botafogo e Corinthians vencerem seus jogos contra Coritiba (sétimo) e Inter (oitavo), respectivamente, o buraco entre quinto e sexto pode chegar a cinco pontos ao fim da rodada. Outro clube do bloco da frente que tem chance de segurar o ímpeto de quem vem da zona intermediária é o Cruzeiro, contra o Bahia (nono). Na abertura da rodada, porém, um integrante do pelotão de cima sucumbiu diante de um emergente: o ainda vice-líder Grêmio perdeu por 2 a 0 para o Goiás, que provisoriamente pulou para o sexto lugar.

Lá embaixo a coisa anda pegando fogo também. E cada vez com um mais coladinho no outro. Os cariocas que abram o olho.

Comentários do blogueiro: Essa é a proposta do site da globo para os jogos da rodada e a cada semana destacamos aqui apenas a análise relativa aos do Botafogo que é o que nos interessa. Caso você tenha interesses por outras partidas, dicas do Cartola e outras coisas mais é só ir na página original.

BOTAFOGO X CORITIBA
QUINTA - 19H30M - MARACANÃ

Sinal amarelo para Botafogo e Coritiba. Líderes até duas rodadas atrás, os cariocas perderam para o Atlético-PR e empataram com o São Paulo na última rodada. Além de saírem da primeira posição, agora em quarto, quatro atrás do primeiro colocado Cruzeiro. Se não bastasse a saída de Vitinho, Lodeiro vai defender a seleção uruguaia e vai dar mais dor de cabeça ao técnico Oswaldo de Oliveira. Para o Coritiba a situação é ainda pior: são cinco jogos sem vencer, distância para o G-4 ampliada (são cinco pontos) e só uma vitória no Rio de Janeiro pode ajudar a retomar o caminho.

Na TV: PremiereFC 1: Eduardo Moreno e Lédio Carmona

Arbitragem: Fabrício Neves Corrêa apita o jogo, auxiliado por Guilherme Dias Camilo (MG) e Edilson Frasão Pereira (TO).

Você sabia que... apenas em quatro dos 32 confrontos entre Botafogo e Coritiba em Brasileiros, a equipe que marcou o primeiro gol do jogo perdeu a partida? Em 1998, Coritiba perdeu por 3 a 2, e em 2001, 2011 e 2012 o Botafogo sofreu viradas perdendo por 3 a 2, 3 a 1 e 3 a 2, respectivamente.


Comentários do blogueiro: Como nenhuma das equipes que lutavam pela liderança havia conseguido botar frente substancial sobre os concorrentes até a rodada passada, cabia aos torcedores alvinegros torcerem por uma vitória do Glorioso e secar os adversários, apesar dessa estratégia não ter surtido resultado nas últimas rodadas. Mas, mesmo assim, não vamos desistir.

Veja nosso post de antes do jogo contra o São Paulo http://felipaodf.blogspot.com.br/2013/09/ainda-pode-dar-certo.html

O Botafogo não passou de um empate contra o São Paulo, no Maraca, e viu seus adversários diretos na luta pelo G-4 (Cruzeiro, Grêmio, Atlético-PR) subirem na tabela. Com um empate insosso (0 a 0), perdemos a vice-liderança e caímos pra quarto. O Cruzeiro, no caso, garantiu sua liderança com uma boa vitória sobre o Vasco.

Pior que a perda dos pontos (deixamos de somar os 3 pontos jogando em casa, o que é muito ruim nesse tipo de competição em que o números de vitórias decide posições) foi constatar a queda de rendimento de Seedorf observadas nos últimos jogos. E o time é muito dependente dele. Como Lodeiro também jogou abaixo de suas possibilidades, ficou difícil de conseguir a vitória tão esperada pelos torcedores que compareceram em bom número pra incentivar o time (+ de 23 mil pagantes). Rondamos muito a área de Ceni, mas faltou poder de conclusão. Muitos jogadores estiveram em condições de marcar e por excesso de preciosismo ou falta de ambição, deixaram de chutar a gol preferindo dar outro destino às jogadas. Nessa hora percebemos o quanto um jogador como Vitinho faz falta. Seedorf, quando foi Seedorf, acertou o travessão.

Paciência. A tendência é que todos os concorrentes oscilem na competição como está oscilando o Botafogo agora. O porém é que o nosso caso é mais preocupante porque, depois de algumas baixas por contusão e o elevado número de jogadores negociados, já não temos mais opções pra variar a forma de jogar ou mesmo mudar um resultado, como no jogo de domingo. Porém, com todo esse cenário desfavorável ainda estamos no grupo de elite do campeonato que está por atingir sua metade.

Oswaldo de Oliveira, conhecendo o elenco como já deu mostras de que conhece, deve encontrar uma solução para a ausência de Vitinho que já havia sido um achado para a vaga de Fellype Gabriel. Pode até demorar um pouco, mas eu acredito nessa possibilidade.

Com a ausência de Lodeiro, convocado pela Celeste, o jovem Hyuri, que veio do Audax, fará sua estreia e pode se constituir na esperada solução. Jefferson, servindo à Seleção Brasileira, também fica de fora. As opções são as mesmas do jogo contra o São Paulo, permanecendo a dúvida entre Alex por uma posição no ataque. 

Escalações

Botafogo: O técnico Oswaldo ainda tem dúvidas pra escalar o Alvinegro que deve ir a campo com: Renan; Edilson , Bolivar, Dória e Julio Cesar; Seedorf, Hyuri e Rafael Marques; Elias (Alex).


O Coxa:A provável escalação do Coritiba tem Vanderlei; Victor Ferraz, Luccas Claro, Chico e Diogo; Willian, Gil, Vitor Júnior e Alex; Geraldo (Julio César) e Bill.

Jogando em casa, só a vitória interessa para não deixar o líder desgarrar. Vamos atrás dela.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Das baixas, Bota lamenta apenas a de Vitinho


Com a venda de seis atletas neste meio do ano, Botafogo se enfraquece para a sequência do campeonato



De todas as baixas do elenco relativas às negociações no mercado de meio de ano, o Botafogo só lamentou a de Vitinho. As demais eram programadas e representaram medidas emergências visando encarar a grave crise financeira que assola o clube, substancialmente agravada pelo fechamento do Engenhão.

Com a corda no pescoço e tendo que conviver com penhoras e cobranças de todos os lados, os dirigentes tiveram que usar a única arma que conhecem para fazer caixa com rapidez: vender jogadores.

No fechamento da janela internacional ontem, o balanço mostra a entrada de substancial aporte de recursos nos cofres alvinegros e um alívio proporcional na folha de pagamentos. Em compensação, teremos que conviver com um elenco bastante reduzido para a sequência da temporada onde nos aguardam compromissos dificílimos pela Copa do Brasil e Brasileirão.

Ao todo, seis jogadores foram negociados o que representou uma redução na folha de 15%. Nesse mesmo período tivemos a reincorporação de Alex e as chegadas Elias, Dankler e Hyuri, jovens apostas que marcam a nova filosofia de contenção de despesas. Pelo visto,  nenhum deles reúne condições de assumir vagas no time titular a curto prazo.

Só pra lembrar, perdemos atletas do quilate de Fellype Gabriel, Andrezinho, Jadson, Antônio Carlos, Henrique e Vitinho que, apesar de representarem uma redução da folha de R$ 555 mil por mês, dois deles - F. Gabriel e Vitinho - eram titulares absolutos que não terão reposição.

Disso tudo, o único arrependimento do Botafogo foi não ter segurado Vitinho pelo menos até o final da temporada pelas razões conhecidas de todos. O clube foi surpreendido pelo ataque do CSKA que depositou o valor da multa rescisória de 10 milhões de euros (R$ 31,6 milhões) e levou o jogador. Vitinho vinha sendo o destaque do time no Brasileiro e era sério candidato à revelação do campeonato.

Com a estratégia de venda de jogadores e aumento das rendas nos últimos jogos, o clube já conseguiu quitar grande parte dos compromissos salariais e de premiação com os jogadores, o que deve ser elogiado. O que não agrada nem um pouco a torcida é o enfraquecimento do elenco sem a devida reposição, pois enxergava nele, possibilidades reais de conquistas nas competições nacionais.

Resta a esperança que o treinador Oswaldo de Oliveira reinvente o time (de novo) e encontre uma solução dentro do empobrecido elenco para a vaga de Vitinho, que substitui F. Gabriel muito bem. Se não fosse o bastante a situação ainda pode piorar já que nas próximas três rodadas não contaremos com Jefferson e Lodeiro, servindo às suas seleções.

Saudações!

Por @Felipaodf/Botafogodeprimeira.com

domingo, 1 de setembro de 2013

Reflexões sobre a partida de hoje, contra o SP



Pior que a perda dos pontos (deixamos de somar os 3 pontos jogando em casa, o que é muito ruim nesse tipo de competição em que o números de vitórias decide posições) foi constatar a queda vertiginosa do rendimento de Seedorf desde que sentiu o desconforto muscular há algumas semanas atrás que o tirou do time. Combinada com o baixo rendimento de Lodeiro hoje, não tinha como sair com uma vitória do Maraca, como toda a torcida que, de novo abraçou o time, esperava. Rondamos muito a área de Ceni, mas sem poder de conclusão.

Seedorf marcou seu primeiro gol com a Gloriosa camisa 10 do Botafogo contra o Atlético-GO numa cobrança de falta magistral da entrada da área, no Campeonato Brasileiro do ano passado. Foi um chute certeiro, pelo alto, cobrado direto no gol. Não dá pra entender porque parou de cobrar assim. Teve inúmeras chances de fazê-lo no jogo de hoje, diante de um bom goleiro que já não tem os mesmos reflexos de outrora, e não fez. Deixou de chutar de primeira, ainda, uma bola na melhor chance de gol da partida preferindo tentar o drible. Seedorf, quando foi Seedorf, acertou o travessão. É pra se pensar!

Paciência. A tendência é que todos os concorrentes oscilem na competição como está oscilando o Botafogo agora. O porém é que o nosso caso é mais preocupante porque, depois de algumas baixas por contusão e o elevado número de jogadores negociados ao logo da temporada (Elkeson, Jadson, F. Gabriel, Andrezinho, A. Carlos, Henrique e Vitinho), já não temos mais opções pra variar a forma de jogar ou mesmo mudar um resultado, como no jogo de hoje. Com todo esse cenário nebuloso ainda estamos no grupo de elite do campeonato chegando perto da metade da competição.

Estamos sob tensão esperando que Oswaldo de Oliveira, conhecendo o elenco como já deu demonstrações de conhecer ao "inventar" Vitinho na vaga de Fellype Gabriel a ponto do garoto se tornar o destaque do time e revelação do campeonato em poucas rodadas como titular, se ilumine novamente e encontre um ou dois jogadores que possam recompor o time e a nossa forma de jogar.

#Eu Acredito!

Ainda pode dar certo



Enquanto nenhuma das equipes que lutam pela liderança do Brasileirão consegue botar frente sobre os concorrentes diretos, seguiremos com a estratégia de torcer por vitórias do Fogão e secar os adversários, mesmo que tenha dado tudo errado na semana passada.

A rodada teve início ontem e deu ruim pra nós. O Grêmio de Renato venceu a Macaca (1 a 0) - com jogada bisonha do zagueiro ponte-pretano que tentou recuar uma bola e deu passe preciso para o atacante Kleber marcar - e o surpreendente Furacão ventou forte de novo, dessa vez pra cima Timbú (4 a 1) que continua segurando a lanterna. Com os resultados, o Tricolor gaúcho pulou para 2o. lugar desbancando o Bota da posição e o Atlético-PR, pra 3o.. Ambos aguardam o desfecho da rodada para comemorarem as surpreendentes subida de produção. Já prevíamos que a missão de secar a dupla seria difícil mas não custava nada tentar.

Hoje é dia de encarar o São Paulo, no Maraca, e só a vitória interessa pra recuperarmos a posição. Se o Vasco quiser colaborar vencendo a Raposa, em Minas, retomamos a liderança também. Como se vê, a rodada ainda pode dar certo e vamos torcer por isso.

Serão 30 mil alvinegros nas arquibancadas apoiando o time após a classificação para as quartas-de-final da Copa do Brasil. No treino aberto de sexta-feira, no Engenhão, mais de 400 torcedores estiveram presentes pra levar apoio aos jogadores em mais essa missão. No final, torcida e jogadores se confraternizaram com abraços, autógrafos e fotos, dando uma ideia do que será a festa alvinegra no Maraca.

Jefferson está suspenso e fica de fora, assim como Gilberto, lesionado. O volante Gabriel, que se recupera de pancada no tornozelo sofrida no jogo contra o Galo, ainda é dúvida. Com isso, Renato e Lucas Zen estão de sobreaviso e podem assumir a posição ao lado de Marcelo Mattos, que volta. Para a vaga de Vitinho, que deixou o clube no início da semana, segue a dúvida entre os atacantes Alex e Elias.

Pra cima deles, Fogão!