sábado, 2 de março de 2013

Parabéns, Sérgio Manoel


A torcida Alvinegra te saúda nesse dia




Hoje é aniversário de Sérgio Manoel, ex-jogador do Botafogo que atuava pela meia esquerda na década de '90.

Canhoto, Sérgio Manoel foi um exímio cobrador de bolas paradas. Iniciou sua carreira no Santos Futebol Clube mas, ficou famoso no meio futebolístico jogando pelo Botafogo quando conquistou pela equipe o título de campeão brasileiro, em 1995. 

Foi pelo alvinegro carioca que chegou a Seleção Brasileira principal, onde fez dois jogos apenas.

Na reta final de sua carreira teve passagens por América-RJ e Volta Redonda, onde reencontrou o antigo companheiro de Botafogo Túlio Maravilha, e ainda ajudou o Náutico a subir para a Primeira Divisão. 

Nessa época, Sérgio Manoel fez juras de amor ao clube e tinha a intenção de encerrar sua carreira pelo Glorioso, mas não foi possível. Pelo Botafogo, além da conquista do Brasileirão de 1995, foi campeão ainda do Torneio Rio-São Paulo de 1998.

Veja o que o jogador postou agora a pouco na sua página, no facebook:



Sergio Manoel:

Ola pessoal,tenho recebido inúmeras mensagens e manifestações de carinho pelos meus 41 anos de idade.

Agradeço a todos, sem exceção, por toda a demonstração de carinho, respeito e lembrança com a minha pessoa.

Sou muito feliz pela família que tenho, amigos e toda a torcida do meu querido BOTAFOGO, minha eterna paixão.

Agradeço a DEUS por ter muito mais do sonhei um dia,obrigado!!!

Por Felipaodf/BotafogoDePrimeira.com

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Overdose de Rafael


De uma hora pra outra o jogador Rafael Marques virou o xodó da imprensa carioca. Até pesquisa de aceitação por parte da torcida apareceu sem ninguém saber de onde. Esse movimento teve início na semana que antecedeu sua volta ao time titular pela primeira vez nessa temporada e parece que não tem prazo pra acabar.

Treinador, jogadores e imprensa, de maneira orquestrada, enxergaram no atacante, que atingiu a fabulosa marca 572 minutos sem marcar um mísero gol, o salvador da pátria e solução de todos os problemas da posição.

Após sua 18a. partida pelo clube sem que tenha estufado as redes uma única vez, o jogador continua prestigiado. O inconsciente coletivo se impôs e até aplaudido ele foi ao deixar o campo, substituído por Bruno Mendes. A torcida, irada com a incompetência do time em fazer o resultado que precisava, direcionou sua revolta para o treinador Oswaldo que cometeu o despautério de sacar o jogador da partida com o intuito de preservá-lo.

Não sendo o bastante, no pós-jogo o mesmo treinador anunciou que ele saia na frente para comandar o ataque alvinegro na partida decisiva contra o Fla.

A semana do clássico continuou com overdose de Rafael. Por onde se ia e por onde se olhava, via-se a estampa de Rafael. Até matéria mostrando seu lado familiar, teve.

A moral do cara está tão alta que o gajo já se vê fazendo o primeiro gol, justamente contra nosso maior rival, valendo a classificação para as finais da Taça Guanabara. Seria a glória! É obvio que pode acontecer, mas a lógica passa longe dessa possibilidade.

Para dar uma pequena amostra das afirmações, veja as manchetes de 2 dos mais populares sites de esportes que cobrem o dia-a-dia do alvinegro, do dia 21 pra cá.

Lancenet: Discursos sobre Rafael Marques mudam no Botafogo e jogador ganha chance... Entre os titulares, Rafael Marques marca belo gol em treino...Titular novamente, Rafael Marques se destaca e faz um gol em treino... Há dez meses sem gols, Rafael Marques recebe mensagem emocionada do pai... Rafael Marques deixa críticas de Mauricio Assumpção no passado... Rafael Marques dá apoio e pede calma com Bruno Mendes...Rafael Marques: Emoção à flor da pele ao falar do carinho recebido dos companheiros... Rafael Marques: 'Espero fazer o primeiro gol contra o Flamengo'... Rafael Marques: 'O primeiro passo foi dado'... Herói em clássicos no Japão, Rafael Marques mira gol no Flamengo...Rafael Marques sai na frente na luta por vaga de titular contra o Flamengo...

Globoesporte: Espetacular, importante, trabalhador: Rafael Marques é elogiado no Bota... Criticado pela torcida em 2012, atacante é abraçado pelo time e deve ser titular no domingo. Lodeiro diz que companheiro não teve sorte... Rafael Marques faz gol, e titulares do Botafogo vencem por 2 a 0... Atacante também participa do segundo gol, e escalação contra o Boavista, domingo, no Engenhão, fica cada vez mais próxima de se tornar realidade... Oswaldo confirma Rafael Marques e valoriza atleta: 'Não é um coitadinho'... Depois de descartá-lo dos planos para esta temporada, treinador diz que atacante tem méritos para voltar a ser utilizado como titular contra o Boavista... Após 572 minutos sem gol, a chance da virada se oferece a Rafael Marques... Atacante enfrentou adversários da Série A do Brasileiro em 17 jogos, em 2012, e passou em branco. Ele será titular no domingo, contra o Boavista... Rafael Marques sai na frente para ser titular contra o Flamengo... Mesmo sem encerrar busca por gol, atacante é elogiado por Oswaldo depois do empate com o Boavista, seu primeiro jogo nesta temporada... Mudança de cenário: Rafael Marques ouve aplausos, mesmo sem finalizar... Atacante mantém jejum, mas parece fazer as pazes com a torcida. Oswaldo ouve gritos de burro e diz que o substituiu para preservar boa atuação... Homem do clássico no Japão, Rafael Marques sonha com gol sobre o Fla... Atacante deve ser titular no confronto com o rival, no próximo domingo, pela semifinal da Taça Guanabara. Bota precisa vencer para chegar à decisão...

Até parece coisa encomendada.

Com todos esses ingredientes, o clássico promete grandes emoções. Aguarde!

Por Felipaosdf/Botafogodeprimeira.com

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Nada mudou



O Botafogo é um time previsível. Não tem padrão de jogo, falta categoria à maioria dos jogadores e falta a bendita vontade para superar a situação. 

Depois de um ano e tanto a frente da equipe, o treinador remodelou o elenco duas vezes e ainda não conseguiu montar um time que mereça consideração. Um time com um mínimo de padrão, que seja... para nos lamentarmos de outras coisas que não seja relativa à sua formação. 

Como torcedor, nem vale a pena mais "cornetar" sobre esquemas táticos, jogadores e escalações. Ele vai cair agarrado às suas convicções "futuristas" sobre o que um time de futebol e lamentar que o "botafogo" não se enquadrou ao seu padrão. 

Torcida, adversários e até mesmo a mídia já sabem o que vai acontecer a cada nova partida do clube e isso me irrita muito. Essa situação não é de agora e perdura nesse começo de campeonato. Só a esperança de que o time nos surpreenda um dia, não se esvai. Com certeza será no próximo jogo ou... no próximo campeonato ou... no próximo ano ou... com a chegada de um novo jogador ou... na gestão do próximo presidente ou... quando brotar um diamante na base e possa permanecer no clube pelos próximos dez anos. 

Botafogo, contrarie as previsões e nos surpreenda!

Ontem contra o Boavista, jogando "em casa" diante da torcida, o time mais uma vez provou que não inspira confiança na torcida - que já não comparece como deveria por essa e por outras tantas razões e nem nos outros seguimentos - adversários e imprensa, que nos faltam com repeito todos os  dias. É constrangedor!
O time repetiu a apatia de outras partidas e entregou uma vantagem que já parecia assegurada. Esse detalhe acabou por mudar o chaveamento dos confrontos das semi-finais da Taça Guanabara e pode nos trazer problemas. 

O adversário, que antes seria o Flu - um time ainda sem identidade e mais preocupado em não cair fora da Libertadores já na fase inicial, passou a ser o Fla  de Dorival que - como o Bota, não tem nada além do Carioquinha nesse começo de temporada, parece o time mais entrosado dos quatro, com um padrão de jogo definido e com alguns jogadores em bom momento individual. Isso não é decisivo, ainda mais em clássicos, mas é real.

Falar dos detalhes do jogo de ontem parece desnecessário nessas circunstâncias e optei por reproduzir um post anterior que analisava  aspectos específicos de outras partidas (com alguns trechos riscados por terem se tornado sem efeito), que provam o título da matéria "Nada mudou"

Veja se não é "mais do mesmo" e se temos razão: 

Depois de passar sufoco no primeiro tempo, Botafogo respira no segundo sob a batuta do mestre Seedorf


O time do Botafogo, após seis rodadas, ainda mostra crises de identidade em campo quando parece, coletivamente, não saber o que fazer. O primeiro tempo das duas últimas partidas, contra Macaé e Resende, comprovam essa situação. No primeiro, saímos para o intervalo com um empate em 1 a 1 com sobressaltos e no segundo, com derrota por 2 a 1 depois de estar perdendo por 2 a 0.

A disposição tática da equipe com um único volante (é isso mesmo?) fragilizou sobremaneira nosso sistema defensivo tornando-o vulnerável como já fora na temporada passada, com prejuízos enormes para as pretensões do clube naquela oportunidade.Tais problemas pareciam contornados com a atual formação em que a dupla A. Carlos e Bolívar começavam a mostrar um entrosamento entre si, com a dupla de contenção, e com os laterais que sobem muito, processo que nessas partidas foi interrompido.

De novo passamos sufoco com o time mal distribuído em campo, o que proporcionou seguidos contra-ataques ao adversário. Por sorte, o desastre não se estabeleceu de vez. Até pênalti não marcado a favor deles, teve.

O esquema se mostrou confuso e alguns jogadores ainda não atingiram um nível técnico razoável que seja, para estabilizar os setores. Não acredito que essa formação, com um único jogador de contenção, prevaleça nos clássicos, até porque, com o resultado de ontem podemos jogar com mais tranquilidade e manter a liderança do grupo e as vantagens para a decisão.

Estamos numa fase de muitas mudanças de formação em razão de frequentes problemas físicos e experiências táticas. Ainda acho que Dória deve entrar em alguns jogos nessa fase em que a classificação parece certa. Gostaria de ver também os novos laterais em ação. Lima já teve oportunidade e foi muito mal e Gilberto que vinha muito bem, se contundiu. Pedimos chances para Júlio César - que entrou ontem como volante e foi muito bem, e para Edilson que parece estar pronto, já que figurou no banco de reservas. Lucas, o atual titular, fez um primeiro tempo deplorável, errando tudo que tentou. Melhorou no segundo com o reposicionamento das peças e passou a ser uma boa opção na transição para o ataque. Sua oscilação nas partidas ainda preocupa. O que acham?

Para fechar, acho que o ideal é que joguemos com dois volantes, que Vitinho seja mantido na frente com Bruno Mendes (por enquanto) e que a opção de revesamento seja feita entre os meias - Seedorf, Lodeiro, Andrezinho e F. Gabriel, Cidinho, e não improvisando um deles como volante ou sacando um dos atacantes. A formação do primeiro tempo de ontem, só no decorrer das partidas ou quando as circunstâncias pedirem ou permitirem. Chega (de ganhar tão pouco) de tanto sufoco já no início das partidas. Simples assim!

Veja os gols da virada de ontem sob a batuta do mestre Seedorf, numa produção especial do botafoguense Johnny Di Botafogo:



Que venha o "poderoso" Flamengo!

Por Felipaodf/BotafogoDePrmeira.blogspot.com