sexta-feira, 21 de abril de 2017

Depois da batalha em Guayaquil, o Botafogo mede forças contra o rival rubro-negro no Estadual





(Canal Premier)
Depois de empatar com o Barcelona de Guayaquil em 1 a 1 na última quinta-feira, na disputa da liderança do Grupo 1 da Copa Libertadores, o Botafogo desembarcou no Rio na manhã de sábado e encara o Flamengo hoje no Maracanã, numa das semifinais do Campeonato Carioca.

Na chegada, os jogadores foram dispensados para descanso e se reapresentaram à tarde no Nilton Santos para um treino fechado comandado por Jair.

Não bastasse a maratona de jogos e viagens das últimas semanas (*), os confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil foram definidos pela CBF tendo o início programado para a próxima quarta-feira. O Botafogo recebe o Sport Recife no Estádio Nilton Santos e depois visita o adversário na Ilha do Retiro.

(*) Segundo informações do GE, nos últimos 30 dias, foram oito jogos e trajetos desgastantes pela Libertadores – só para voltar do Equador a viagem teve mais de 10 horas.

Veja o calendário dos os próximos compromissos do Fogão:

23/04 (domingo) - Flamengo x Botafogo - Semifinal do Carioca - Maracanã
26/04 (quarta-feira) - Botafogo x Sport - Copa do Brasil - Estádio Nilton Santos
02/05 (terça-feira) - Botafogo x Barcelona-EQU - Conmebol Libertadores Bridgestone - Estádio Nilton Santos

Isso se não passarmos pelo Flamengo e formos para decisão do Carioca no próximo domingo (30) contra o Fluminense que bateu o Vasco por 3 a 0 ontem no Maraca. A dupla Fla Flu joga com a vantagem do empate nesta fase.


(SporTV)
Na Libertadores, o Botafogo visitou dois de seus adversários de grupo (colombianos e equatorianos) e voltou ao Rio com quatro pontos na bagagem. Três, da excelente vitória sobre o Atlético Nacional de Medellín (2 a 0) na semana passada e mais um do empate (1 a 1) conseguido contra o Barcelona de Guayaquil, na noite da última quinta-feira.


Veja os detalhes da partida em Medellín: Deu onda! Botafogo bate o Campeão da Liberta e a euforia toma conta do torcedor...


Agora, é fazer o dever de casa nos dois próximos jogos e encaminhar a classificação à próxima fase. O primeiro, diante do Barcelona no dia 02/05 e o segundo, contra o Atlético Nacional, em 18/05. Até lá, já teremos estreado no Campeonato Brasileiro contra o Grêmio na Arena, em jogo programado para o dia 14/05. 

Depois de três rodadas na fase atual, o Fogão soma sete pontos e lidera o chamado "Grupo da Morte" com a mesma pontuação dos equatorianos. Perto da classificação para as oitavas de final e com uma sequência de jogos em casa, basta uma vitória para que o time alcance os 10 pontos e facilite ainda mais essa passagem.

Nos jogos fora, o bom desempenho contra os colombianos na semana passada se repetiu na quinta contra o Barcelona reforçando a tese de que o Alvinegro aprendeu a jogar esta competição. Veja o que escrevemos sobre o tema: Pela Libertadores, BOTAFOGO encara o Barcelona na briga direta pela liderança do Grupo 1...


Com a mesma escalação, o mesmo esquema e a mesma disposição do jogo em Medellín, o Botafogo encurralou o adversário e teve um pênalti assinalado a seu favor já no comecinho do jogo. Roger foi aguarrado na área e o árbitro não hesitou em marcar. Camilo, encarregado da cobrança, bateu mal e permitiu a rebatida do goleiro que fez uma segunda defesa no rebote que João Paulo não aproveitou. A perda do pênalti perturbou Camilo que se esforçou muito na partida mas não reeditou a atuação do jogo anterior. Mesmo assim, foram muitas as chances criadas pelos alvinegros. Porém, a maioria delas esbarrou nas defesas do goleiro Banguera em noite de "paredão". Quando não, a trave salvou os equatorianos de uma derrota que parecia iminente, principalmente no primeiro tempo.

Mas, como quem não faz, leva..., o time local abriu o placar com Alemán. O meia tabelou com Álvez, passou por entre os zagueiros, driblou Gatito, e marcou.


(Botafogo Oficial)
Atrás no placar, o técnico Jair Ventura colocou o time mais à frente no segundo tempo sacando Lindoso e Roger para as entradas de Guilherme e Sassá. Parecia que não ia dar tempo mas o empate veio no final coroando o esforço alvinegro. Em novo pênalti assinalado pelo árbitro - o zagueiro cortou um cruzamento com a mão dentro da área -, Sassá cobrou com estilo, venceu o goleiro e foi sarrar no ar diante da torcida. Este foi o sexto gol do artilheiro na temporada e o primeiro dele na Copa Libertadores, competição da qual ficou ausente das fases preliminares. Para a maioria dos torcedores, o jogador já está merecendo uma vaga no time titular. É esperar e ver.

Após o treino-apronto de sábado, Jair Ventura não revelou a escalação. Porém, garantiu força máxima para o clássico. Além do desgaste natural da partida disputada na quinta-feira à noite e da longa viagem de retorno ao Rio (14h), havia a possibilidade de se preservar o time titular para o confronto contra o Sport pela Copa do Brasil. Este confronto está marcado para a próxima quarta-feira e é muito mais importante do que o jogo pelo Estadual, apesar do clássico contra o rival valer vaga na final do Carioca. Mas Jair não pensa assim e tem o time na mão.

Com exceção de Marcelo e Bruno Silva expulsos no jogo contra o Vasco, de Emerson Santos que não está inscrito no campeonato e Airton que voltou a treinar mas será preservado para o próximo compromisso, veremos o time titular brigando por vaga na final. Podem pintar em campo: Gatito Fernandez; Fernandes, Carli, Emerson Silva e Victor Luis; Lindoso, Matheus Fernandes (Dudu Cearense) João Paulo e Camilo; Rodrigo Pimpão e Roger (Sassá). 


FLAMENGO X BOTAFOGO (Fonte: Globo Esporte)


Prováveis escalações de Flamengo e Botafogo têm três volantes de cada lado (Foto: Arte Esporte)


Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Data e horário: domingo, às 16h (horário de Brasília)

Escalação provável (Flamengo): Alex Muralha, Pará, Réver, Rafael Vaz, Trauco; Márcio Araújo, William Arão, Romulo; Gabriel (Renê), Everton e Guerrero.

Escalação provável (Botafogo): Gatito Fernández, Fernandes, Carli, Emerson Silva, Victor Luis; Lindoso, Dudu Cearense, João Paulo, Camilo; Pimpão e Roger (Sassá).

Desfalques (Flamengo): Conca em estágio final de recuperação de cirurgia no joelho esquerdo. Diego em início de tratamento de artroscopia no joelho direito. Recuperado de cirurgia, Thiago Santos está entregue à preparação física.

Desfalques (Botafogo): Gustavo Bochecha, Jonas, Marcinho e Leandrinho estão no departamento médico. Jefferson, Luis Ricardo e Montillo estão em transição, enquanto Airton, já recuperado, só volta na quarta-feira. Bruno Silva e Marcelo estão suspensos, e Emerson Santos não está inscrito.

Arbitragem: Leonardo Garcia Cavaleiro apita, com os auxiliares Luiz Claudio Regazone e Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha



Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com

quarta-feira, 19 de abril de 2017

Pela Libertadores, BOTAFOGO encara o Barcelona na briga direta pela liderança do Grupo 1




Somos capazes e fortes! #grupodeguerreiros #vamosfogo

Após perder a Taça Rio para o Vasco no último domingo pelo Estadual, os jogadores do Botafogo e o técnico Jair Ventura, que seguiram de Medellín para o Rio já estão em Guayaquil onde enfrentam o Barcelona local, nesta quinta-feira, na disputa da liderança isolada do Grupo1 da Copa Libertadores. O jogo, transmitido pelo SporTV, será acompanhado pelos alvinegros na sede de General Severiano, em mais um evento Geral em General.


Dos que vieram para o clássico - Helton Leite, Fernandes, Igor Rabello, Gilson, Dudu Cearense, Bruno Silva, Leandrinho, Guilherme e Sassá -, apenas Leandrinho e Sassá não retornaram com a delegação. O meia sentiu a coxa no jogo contra os cruz-maltinos e foi substituído pelo zagueiro Marcelo enquanto o atacante ganhou um dia de folga para acompanhar o nascimento de seu segundo filho ocorrido na última terça-feira. Marcelo, após um mês afastado se recuperado de contusão, jogou o clássico improvisado na lateral-direita e volta a ficar à disposição de Jair Ventura para a zaga ou lateral. Já Sassá, após postar foto do novo herdeiro Gael nas redes sociais, embarcou na quarta para Guayaquil e já se integrou ao grupo.


Parabéns, Sassá! Que venham muitos gols para 
o Gael! MlkGael chegouuuuuu muito obrigado 

Apesar do jogo decisivo contra o Flamengo programado para o próximo domingo no Maracanã, válido por uma das semifinais do Campeonato Carioca (*), o foco do Glorioso continua na disputa do torneio continental onde o time faz uma campanha exemplar (**) e lidera o seu grupo ao lado do Barcelona com 6 pontos.


Veja o que escrevemos sobre o tema no post de pré-jogo contra o Vasco: Botafogo traz jogadores de Medellín e arma time forte para a decisão da Taça Rio contra o Vasco...


(*) O Campeonato Carioca entra definitivamente na hora da verdade. Em jogo único, as semifinais acontecem no próximo fim de semana em jogos programados para o Maracanã. Numa delas o Botafogo encara o Flamengo no domingo e na outra, o Vasco tem pela frente o Fluminense em jogo programado para o sábado. Fla e Flu jogam com a vantagem do empate para irem à finalíssima.



O Botafogo vem de um excelente resultado em Medellín quando venceu o Atlético Nacional, atual campeão da Libertadores, por 2 a 0. Isso, em pleno Atanasio Girardot, casa do adversário, diante de mais de 40 mil torcedores. Veja os detalhes da partida em: Deu onda! Botafogo bate o Campeão da Liberta e a euforia toma conta do torcedor... 


Treino | Último antes da batalha de Guayaquil



Em Guayaquil, Fogão realiza treinamento no Complexo do 
Colégio Torremar. Preparação segue forte para o jogo desta

Em terras equatorianas desde terça, os titulares do Botafogo realizaram treinamentos no Complexo do Colégio Torremar se preparando para o jogo decisivo. Muito assediado pela imprensa local, Camilo aposta em inteligência do time para vencer o jogo contra o equatorianos enquanto Gatito Fernandez afirma que o time está sabendo jogar a Libertadores. Para o goleiro, a primeira fase ajudou bastante o grupo a entender como se joga a competição, deu mais experiência para todos, além de aumentar a confiança com a vitória contra o Atlético Nacional.


Já com o grupo completo, o Alvinegro voltou a treinar na tarde de ontem. As atividades que estavam programadas para o Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, palco da partida de hoje, foram transferidas  para o Colégio Torremar em razão das fortes chuvas que caíram na cidade.


Com Rodrigo Pimpão recuperado do desconforto que sentiu na coxa contra o Atlético e sem outras baixas no grupo, Jair Ventura deverá repetir o time e a mesma estratégia utilizada na jornada vitoriosa contra o Nacional de Medellín. Isso implica dizer que a zaga deverá ser mantida com Emerson Santos improvisado na lateral-direita já que fez excelente partida contra os colombianos; o trio de volantes formado por Lindoso, Bruno Silva e João Paulo que, jogando mais solto, fez a sua melhor partida desde que chegou ao clube e se destacou no jogo; Camilo, muito mais confiante depois do gol que marcou contra os Verdes, flutuando pelo meio; Pimpão deslocado pela esquerda e Roger fazendo o papel de pivô lá na frente.  


(**) A jornada alvinegra pelo título inédito da Libertadores começou no início de fevereiro com a disputa de vaga contra o Colo-Colo (campeão de 1991) na segunda fase da competição. Passamos pelos chilenos e topamos com o Olímpia (tricampeão do torneio em 1979, 1990 e 2002), outro gigante do continente pela terceira fase. Superamos também os paraguaios e desembarcamos na tão sonhada fase de grupos. Estreamos na fase contra o Estudiantes (campeão em 1968, 1969, 1970 e 2009) a quem vencemos no Niltão, assim como ao Atlético Nacional (atual campeão e detentor do título também em 1989) na noite da última quinta-feira (13) no Atanasio Girardot. Agora nos preparamos para brigar pela liderança do Grupo 1 contra o Barcelona de Guayaquil em jogo programado para a quinta-feira (20).

Lá no Rio a boa notícia ficou por conta da presença do lateral Luis Ricardo treinando com grupo enquanto Montillo e Airton seguem em tratamento.


FICHA TÉCNICA
(Gazeta Press)
BARCELONA-EQU X BOTAFOGO-BRA

Local: Estádio Monumental, em Guayaquil (Equador)
Data: 20 de abril de 2017 (Quinta-feira)
Horário: 21h45(de Brasília)
Árbitro: Jesús Valenzuela (Venezuela)
Assistentes: Carlos López (Venezuelae Elbis Gómez (Venezuela)

BARCELONA: Máximo Banguera, Tito Valencia, Darío Aimar, Jefferson Mena e Mario Pineida; Gabriel Marques, Segundo Castillo, Erick Castillo (José Ayoví), Marcos Caicedo e Ely Esterilla; e Ariel Nahuelpan
Técnico: Guillermo Almada

BOTAFOGO: Gatito Fernández, Emerson Santos, Joel Carli, Emerson Silva e Víctor Luís; Bruno Silva, Rodrigo Lindoso, João Paulo e Camilo; Rodrigo Pimpão e Roger
Técnico: Jair Ventura
Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.