sábado, 23 de novembro de 2013

Depois de golear o Furacão, Bota tem dura missão em São Paulo


GUIA DA RODADA #36: Nove clubes lutam para escapar das últimas três vagas na Série B, enquanto na parte de cima cinco equipes brigam por três lugares na Libertadores da América de 2014




A luta contra o rebaixamento à Série B promete ferver na 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Nove clubes ainda lutam para escapar das três últimas vagas na segunda divisão de 2014. São eles, na ordem de risco: Ponte Preta, Vasco, Coritiba, Bahia, Fluminense, Criciúma, Portuguesa, Flamengo e Inter.

Ponte Preta, que encara o Grêmio, e Vasco, que pega o Cruzeiro, são os mais ameaçados nesta rodada. Assim como o Coritiba, que pega o Internacional. Há também um duelo direto entre Bahia e Portuguesa, na Fonte Nova. Outra briga que segue intensa é para ter uma vaga na Libertadores de 2004.

Via Brasileirão, ainda restam três vagas no torneio. E cinco equipes ainda lutam por elas: Grêmio, Goiás, Atlético-PR, Botafogo e Vitória.


Comentários do blogueiro: Essa é a proposta do site da globo para os jogos da rodada e a cada semana destacamos aqui apenas a análise relativa ao do Botafogo que é o que nos interessa.

SÃO PAULO X BOTAFOGO

DOMINGO, 19H30, MORUMBI


O Botafogo ainda respira na luta por uma vaga na Libertadores da América de 2014. Melhor, então, pegar um São Paulo abatido pela derrota por 3 a 1 para a Ponte Preta, na Copa Sul-Americana, e sem pretensões no Campeonato Brasileiro. É provável que o Tricolor leve uma equipe mista a campo.

Na TV:
PremiereFC 1, PFC HD e PFCI, com Jota Jr e Belletti.

Arbitragem:
Paulo H Godoy Bezerra (SC), com Fábio Pereira (TO) e Nadine Schramm Camara Bastos (SC).

Você sabia que...
o Botafogo já atuou 90 vezes em São Paulo na história do Campeonato Brasileiro! Venceu 21 vezes, perdeu 41 e empatou 28.


Comentários do blogueiro: A luta por vaga na Libertadores continua. Grêmio, Goiás, Atlético-PR, Botafogo e Vitória buscam uma vaga no grupo de elite que poderá ter 3, 4 ou 5 representantes, via Brasileirão. Tudo dependerá dos resultados dos jogos pela Copa Sul-Americana e Copa do Brasil, programados para a próxima quarta-feira. Caso São Paulo ou Ponte seja campeão do torneio continental, teremos um G-3 pois o campeão tomará uma das 4 vagas. Caso o Atlético-PR vença a Copa do Brasil, teremos um G-5 já que o clube paranaense está no grupo de elite também do Brasileirão e abriria mão dessa vaga para os outros concorrentes.

O Botafogo voltou a vencer depois de três rodadas, na melhor exibição do time nesse 2o. turno. Ganhou com folga do Furacão (58), por 4 a 0, no Maraca. Somou 57 pontos e mesmo assim terminou a rodada fora do G-4, já que Grêmio (60) e Goiás (59) venceram seus compromissos e ocupam respectivamente a 2a. e 3a. posições, com o Atlético-PR permanecendo em 4o.

Nesse jogo contra o CAP, o Botafogo mostrou atitude de quem quer a vaga e partiu pra cima do adversário na base da vontade, Criou muitas oportunidades de gol e terminou o 1o. tempo vencendo por 2 a 0. Eilas (27'/1ºT), Seedorf (36'/1ºT), marcaram.

Seedorf voltou a jogar bem e conduziu o time à vitória depois de longo tempo sem fazer uma exibição condizente com suas possibilidades. Renato também foi muito bem. Participou ativamente da partida com passes e assistências precisas, aumentando a produção do time no ataque. A surpresa ficou por conta do desempenho de Bruno Mendes que vinha de uma temporada obscura e reviveu seus melhores dias no alvinegro. Entrou no 2o. tempo e marcou duas vezes (32'/2ºT e 37'/2ºT) com estilo. Foram os seus primeiros dois gols no campeonato. Rafael Marques ainda mandou duas bolas na trave e poderia ter ampliado o placar com um pouco mais de sorte.

Na verdade, ninguém jogou mal e a expectativa é que Oswaldo de Oliveira mantenha o time para o compromisso de domingo com Renato no time e Marcelo Mattos no banco de reservas. Bolivar suspenso não joga e cede lugar a Dankler e Elias foi poupado dos treinamentos durante a semana e é dúvida, podendo dar lugar a Bruno Mendes.

Por outro lado o São Paulo vem mordido depois do time paulista levar uma taca de 3 a 1 da Macaca, no jogo de ida pelas semifinais da Copa Sul-Americana. Com o resultado inesperado, a expectativa era de que o adversário viesse para o jogo contra o Bota com um time reserva e concentrasse forças para o confronto da volta, mas o Murici Ramalho já descartou essa possibilidade e relacionou todos os titulares disponíveis para o jogo com Ceni, Ganso e Luiz Fabiano.

O São Paulo não tem mais pretensões no Campeonato Brasileiro  - ocupa a 8a. colocação com 49 pontos, não corre risco de descer e nem tem condições de buscar uma posição no G-4, enquanto o Alvinegro carioca ainda está vivo na competição e vai em busca da vitória que pode garantir sua volta ao grupo de elite. Esse são os ingredientes do jogo que vai prender nossas atenções!

Escalações

BOTAFOGO: Jefferson, Edilson, Dankler, Dória e Julio Cesar; Gabriel, Renato; Seedorf, Rafael Marques e Hyuri; Elias (Bruno Mendes) - Técnico: Oswaldo de Oliveira.

SÃO PAULO: Não definido pelo técnico

Por @Felipaodf/Botafogodeprimeira.com


quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Bota vai ao Morumbi em busca da vitória. No jogo do Maraca, pelo 1o. turno, deu errado...


O Botafogo vai ao Morumbi, no domingo, encarar o São Paulo depois do time paulista levar uma taca de 3 a 1 da Ponte Preta, nesta quarta-feira, no jogo de ida pelas semifinais da Copa Sul-Americana. Com o resultado inesperado diante da Macaca, pode ser que o nosso adversário venha para o jogo com um time reserva o que supostamente seria uma vantagem para o Bota que, por sua vez, vem de uma excelente vitória sobre o CAP, pelo Brasileirão, por 4 a 0.

O São Paulo não tem mais pretensões no Campeonato Brasileiro  - ocupa a 8a. colocação com 49 pontos - e concentra forças na disputa continental onde defende o título de campeão e pode lhe assegurar uma vaga na Libertadores. O Tricolor paulista não corre risco de descer e nem tem condições de buscar uma posição no G-4, enquanto o Alvinegro carioca ainda está vivo na luta por uma das vagas, via Brasileirão - ocupa a 5a. posição na tabela com 57 pontos - e vai em busca da vitória que pode garantir sua volta ao grupo de elite.

É, mas no jogo no Maraca contra esse mesmo São Paulo, pelo 1o. turno, foi só frustração (veja abaixo o texto publicado no blog logo após a partida, em 01/09/2013).


Seedorf - Botafogo x São Paulo (Foto: Rossana Fraga/LANCE!Press)
Botafogo e São Paulo ficaram no 0 a 0
(Foto: Rossana Fraga/LANCE!Press)
Pior que a perda dos pontos (deixamos de somar os 3 pontos jogando em casa, o que é muito ruim nesse tipo de competição em que o números de vitórias decide posições) foi constatar a queda vertiginosa do rendimento de Seedorf desde que sentiu o desconforto muscular, há algumas semanas, que o tirou do time. Combinada com o baixo rendimento de Lodeiro hoje, não tinha como sair com uma vitória do Maraca, como toda a torcida (28.591 presentes), que de novo abraçou o time, esperava. Rondamos muito a área de Ceni mas sem poder de conclusão.

Lembro que Seedorf marcou seu primeiro gol com a Gloriosa camisa 10 do Botafogo contra o Atlético-GO numa cobrança de falta magistral da entrada da área, no Brasileirão do ano passado. Foi um chute certeiro, pelo alto, cobrado direto no gol. Não dá pra entender porque ele parou de cobrar assim. O meia teve inúmeras chances de fazê-lo no jogo de hoje e não fez. Deixou de chutar de primeira, uma bola na melhor chance de gol da partida preferindo tentar o drible. Seedorf, quando foi Seedorf, acertou o travessão e só.

Paciência. A tendência é que todos os times oscilem na competição como está oscilando o Botafogo agora. Porém, o nosso caso é mais preocupante porque, depois de algumas baixas por contusão e do elevado número de jogadores negociados ao logo da temporada (Elkeson, Jadson, F. Gabriel, Andrezinho, A. Carlos, Henrique e Vitinho), já não temos opções pra variar a forma de jogar ou mesmo mudar um resultado, como ficou bem demonstrado nesse jogo diante do São Paulo. Com todo esse cenário nebuloso há de se louvar o fato de que ainda estamos no grupo de elite do campeonato, estando próximo da metade da competição.

Continuamos sob tensão esperando que Oswaldo de Oliveira, conhecendo o elenco como já deu demonstrações de conhecer ao "inventar" Vitinho na vaga de Fellype Gabriel, a ponto do garoto se tornar o destaque do time e revelação do campeonato em poucas rodadas como titular, se ilumine novamente e encontre um ou dois jogadores que possam recompor o time e a nossa forma de jogar.

Veja os "melhores" momentos da partida






#Eu Acredito!

domingo, 17 de novembro de 2013

Com atitude, Bota goleia o Furacão por 4 a 0


Botafogo goleia o Atlético-PR e volta ao
 G4 (Foto: Cleber Mendes/ LANCE!Press)
O Botafogo voltou a vencer depois de três rodadas, na melhor exibição do time nesse 2o. turno. A vítima foi o Furacão (58), rubro-negro paranaense, que caiu de 4 a 0 no Maraca. Com o resultado, o time alvinegro voltou ao G-4, ocupando o 3o. lugar na tabela com a mesma pontuação do Grêmio (57). Hoje, é secar os adversários diretos pela vaga - o próprio Grêmio e o Goiás - pra que não vençam seus jogos e consigamos assegurar uma posição na elite até a próxima rodada.

Nesse jogo, em vez de esperar as coisas acontecerem, o Botafogo mostrou atitude e partiu pra cima na base da vontade. Dominou todas ações do jogo e criou muitas oportunidades. Fez dois gols no primeiro tempo - Eilas (27'/1ºT), Seedorf (36'/1ºT), abrindo uma boa frente no placar.

Parabéns aos jogadores do Fogão pela apresentação impecável. Destaque para atuação de Seedorf que jogou uma grande partida e conduziu o time à vitória depois de longo tempo sem fazer uma exibição condizente com suas possibilidades. Renato foi muito bem atuando com desenvoltura na intermediária, com passes e assistências precisas aumentando a produção do time no ataque. A grata surpresa da partida ficou por conta do desempenho de Bruno Mendes que vinha e uma temporada obscura e reviveu seus melhores dias no alvinegro. Entrou no lugar de Elias, no 2o. tempo, e marcou duas vezes como um verdadeiro "centro-avante" (32'/2ºT e 37'/2ºT). Foram os seus primeiros dois gols no campeonato. Rafael Marques ainda mandou duas bolas na trave e poderia ter ampliado o placar com um pouco mais de sorte.

Na verdade, ninguém jogou mal e merecem um parabéns coletivo. Gabriel foi bem na marcação e ainda arriscou no apoio ao ataque fazendo uma dupla equilibrada com Renato, sendo difícil para o técnico Oswaldo de Oliveira promover a volta de Marcelo Mattos. Elias batalhou muito  e foi premiado com um gol depois de não converter nenhuma das chances que teve no jogo contra a Lusa, na rodada passada. Se emocionou e foi confraternizar com Oswaldo. Hyuri, jogando mais avançado, foi uma boa opção de contra-ataque e esteve sempre presente nas jogadas de resultaram em gol.

Veja os melhores momentos da partida





A torcida que compareceu ao jogo ficou em êxtase com a exibição, apoiou e cantou o tempo todo de jogo e deu um show a parte depois de passar a semana inteira em manifestações de protesto.

Na próxima partida, contra o São Paulo, no Morumbi, quem fica de fora é Bolívar, expulso depois de levar dois cartões amarelos e deve ceder sua vaga a Dankler. Nada que mexa na estrutura do time que, na minha opinião, deve ser repetido no próximo compromisso sem mais modificações. Torço pra isso.


Por @Felipaodf/Botafogodeprimeira.com