sábado, 14 de novembro de 2015

Depois de garantir o acesso Botafogo busca o título na revanche contra o Santa Cruz




Montagem do Botafogo Oficial
Depois de garantir o acesso à Série A de 2016 com uma vitória sobre o Luverdense, na última terça-feira, o Botafogo volta a campo nesta tarde para encarar o Santa Cruz, às 17h30, no Nilton Santos, em busca do título da competição.


Uma vez cumprido o primeiro e mais importante objetivo da temporada, nada mais justo do que tentar o título que ficou mais perto depois da última vitória.


Não podemos esquecer que a premiação prometida aos jogadores e comissão técnica pelo acesso tem origem no prêmio em dinheiro da CBF. A Taça também terá sua importância, principalmente para esse grupo de jogadores que, em sua grande maioria, são desconhecidos e carentes de título e projeção. Título da Série B não é coisa que se comemore, dizem alguns... Será? Com a palavra, os jogadores...


Faltando três rodadas para o final, o que corresponde a 9 pontos em disputa, e tendo somado 68 pontos contra 63 do 2o. colocado, o América-MG, o título viria com uma vitória sobre os pernambucanos combinada com um simples empate dos mineiros no jogo de hoje à noite. Chegaríamos a 71 pontos enquanto o Coelho faria 64 podendo atingir no máximo 70 pontos, caso vencesse os dois jogos que faltam, inclusive o último contra o Botafogo, no Rio o que é improvável. 


Tabela de jogos da 36a. rodada iniciada ontem
Tabela de jogos da 36a. rodada de hoje
Esse é o panorama para a reta final do campeonato que promete ainda muitas emoções. A 36a. rodada teve início ontem com três jogos: o Paysandu (56) venceu o Luverdense (51) por 3 a 2, assumiu a sexta posição e continua na briga por uma vaga no G-4; o ABC (32), o nosso adversário da próxima semana, venceu o Mogi Mirim (23) por 3 a 1 (os dois times já estão rebaixados); o Oeste (43) empatou com o Criciúma (46) por 1 a 1 e nada interferiu na classificação já que os dois times permanecem no meio da tabela.


A rodada terá seguimento hoje com mais sete jogos, alguns valendo vaga no G-4 como o nosso, contra o Santinha (58), e o do Bragantino (54) x Sampaio Corrêa (57); e outros, a fuga do Z-4 como o do Vitória (60) x Ceará (41) e o do Atlético-GO (43) x Macaé (39).

O jogo de hoje tem os ingredientes perfeitos para atrair a torcida alvinegra do Rio - horário favorável e motivação em alta pelo acesso antecipado - que deverá comparecer em grande número para comemorar o objetivo alcançado com antecedência e iniciar a briga pelo título. Mais de 17 mil ingressos foram vendidos antecipadamente e a festa, que teve início ontem com a inauguração do muro dos ídolos em General Severiano, com a presença marcante de El Loco Abreu, tem tudo pra continua hoje no Nilton Santos.


Confira a tabela completa e os próximos jogos do Botafogo e de todos os concorrentes em>http://felipaodf.blogspot.com.br/p/carregando-tabela-do-brasileirao_21.html


No 1o. turno, perdemos para o Santinha por 1 a 0 jogando diante de grande público no Arruda (44 mil), com gol do estreante Grafitte que fez festa em cima do Líder. Veja como foi o jogo e as incertezas que pairavam sobre o time de Ricardo Gomes depois de dois empates em 0 a 0 em casa, contra Criciúma e Luverdense: Blog do Felipaodf: Tudo por um gol... Tudo por uma vitória pra espant...



Situação do Botafogo na competição
 após a 34ª rodada 
Veja os números do Alvinegro na tabela ao lado. Já com o acesso garantido, líder de tudo com 68 pontos e um aproveitamento expressivo de 64,8%. São 20 vitórias, 8 empates e 7 derrotas. Temos ainda o melhor ataque, com 58 gols e a melhor defesa, com 26 gols contra, o que dá um saldo de de 32 gols.


Esse final de campeonato promete, agora com muito menos pressão já que o grande objetivo foi alcançado. Isso não significa que a tarefa de hoje será fácil. O Santa Cruz briga por posições no G-4 e será um adversário duríssimo. Vem de uma arrancada nesta reta final com três vitórias seguidas e a expectativa é a que tenhamos um grande jogo.


A ordem no Botafogo desde então, é lutar pelo título até o final da competição. O técnico Ricardo Gomes vem trabalhando para manter o elenco motivado nas três partidas que faltam e focado no objetivo.


Ainda sem Jefferson que está na Seleção Brasileira e de Renan Fonseca suspenso pelo terceiro cartão amarelo o Botafogo contará com a volta do artilheiro Navarro ao time titular, recuperado de contusão. Daniel Carvalho, Carleto e Neilton com dores musculares ainda são dúvidas mas Luis Henrique volta a ficar à disposição ao lado de Ronaldo, autor do gol do acesso.


Ricardo Gomes não confirmou a equipe mas não deve fugir muito da que entrou em campo contra o Luverdense com Giaretta voltando à zaga na vaga de Renan Fonseca.


Time base do Botafogo na competição. Os coloridos
 na foto, devem permanecer para 2016
Dessa forma, a equipe deve ir a campo com Helton Leite, Luis Ricardo, Roger Carvalho, Giaretta (Emerson), Carleto (Giaretta); Rodrigo Lindoso, Camacho, Willian Arão, Diego Jardel (Daniel Carvalho); Neilton (Ronaldo) e Navarro.


Quanto ao Santa Cruz, o técnico Marcelo Martelotte também escondeu a escalação. O mais provável é que ele use uma equipe parecida com a que venceu o Bahia na Fonte Nova, no último sábado. Deste modo, o Santinha deve deve ir a campo com: Tiago Cardoso; Vitor, Danny Morais, Alemão e Allan Vieira; Wellington Cézar, Bileu, João Paulo, Lelê e Luisinho; Grafite (Bruno Moraes)


A arbitragem é de Série A com Heber Roberto Lopes (Fifa-SC) no apito e Kléber Lúcio Gil (Fifa-SC) e Carlos Berkenbrock (SC) como Auxiliarea o que não quer dizer muita coisa diante do padrão da arbitragem brasileira.


Eu estou confiante numa vitória do Fogão no Nilton Santos e num tropeço do América-MG à noite para assim, comemorar o título com antecipação. Quero receber o Botafogo em Brasília como Campeão do Brasileirão B de 2015. Por que não?


Pra cima deles, Fogão!



Por @felipaodf/Botafogodeprimeira.com



quinta-feira, 12 de novembro de 2015

BOTAFOGO de PRIMEIRA: Depois do ACESSO, vamos em busca do TÍTULO



Montagem do Botafogo Oficial
Depois e bater na trave contra o Criciúma no sábado passado, o Botafogo finalmente conseguiu o seu retorno à Série A ao vencer o bravo Luverdense na última terça-feira, com três rodadas de antecedência.


O time de Lucas do Rio Verde (conhecida como a cidade das mariposas) estava invicto em seu campo a 11 jogos e tinha a melhor campanha do 2o. turno. E o Glorioso, impetuoso como (quase) sempre, acabou com a festa dos anfitriões ainda no 1o. tempo.


Depois dessa conquista, não custa lembrar que esse elenco foi montado especialmente para a disputa da Série B com jogadores desconhecidos mas experimentados nesse tipo de competição, com exceção do nosso Jefferson, dos garotos da base e dos que chegaram depois pra recompor o elenco duramente desfalcado de Jobson, Pimpão e Gilberto no início da jornada. Nessa leva chegaram Navarro, Neilton e Lindoso, hoje titulares absolutos do novo time. Até ai, houve acerto nas escolhas, com raríssimas exceções.


Montagem do RodrigoPimpãoOficial.
 Mesmo de longe, o jogador 
comemorou o acesso
Uma vez cumprido o primeiro e mais importante objetivo que era a volta à elite, podemos voltar nossas vistas para o título que ficou mais perto depois da vitória de terça, lembrando que a premiação prometida aos jogadores e comissão técnica pelo acesso tem origem no prêmio em dinheiro da CBF. A Taça em si não terá a importância devida em razão da auto-estima do torcedor alvinegro estar profundamente ferida pela queda do ano passado patrocinada que foi pelo irresponsável que um dia ousou sentar e permanecer por dois mandatos na cadeira de presidente da Instituição sob o olhar complacente do seu Conselho. Título da Série B não é coisa que se comemore... Será? Com a palavra, os jogadores...


Faltando três rodadas para o final da competição, o que corresponde a 9 pontos em disputa, e tendo somado 68 pontos contra 63 do 2o. colocado, o América-MG, o título viria para General Severiano com mais 6 pontos (2 vitórias, sem precisar secar os adversários), considerando que temos uma vitória a mais do que o time mineiro. Chegaríamos a 74 pontos enquanto o Coelho só poderia chegar aos 72, caso vencesse os seus três jogos contra o desinteressado Paraná (13o.), fora; o poderoso Ceará (16o.) querendo permanecer fora do Z-4 , em casa; e o próprio Botafogo que lidera a competição e quer o título podendo ser esse o jogo das faixas.


Veja os resultados da 34a. rodada e as implicações na briga pelo G-4:



O próximo compromisso do Glorioso será no próximo sábado, no Nilton Santos, contra o Santa Cruz (58), numa briga direta por posições no G-4. Um jogo na medida para a torcida alvinegra do Rio que deverá comparecer em grande número ao nosso estádio e comemorar com os jogadores o merecido acesso. Eles merecem esse reconhecimento e a torcida, a festa - que estava prometida desde a virada do ano quando a história do clube foi manchada com mais esse rebaixamento.


Contudo, suportamos as humilhações com hombridade e hoje voltamos ao nosso lugar brigando no campo, sem salamaleques, encurtamento de caminhos, manobras escusas ou maracutaias com qualquer seguimento que seja.


Caso consiga a vitória contra os pernambucanos no Nilton Santos, quem pode ver a volta olímpica da conquista do título é a torcida de Brasília já que o próximo jogo está confirmado para o Estádio Mané Garrincha, local escolhido pelo mandante para amargar o seu descenso - o ABC, 18o. colocado com 29 pontos já está rebaixado para a Série C de 2016.


No nosso post de pré-jogo, mostrávamos as possibilidades do acesso se dar contra o Luverdense apesar da boa campanha do adversário jogando em casa e no 2o. turno. Veja a matéria: Blog do Felipaodf: É hoje...Botafogo bate na trave e adia o acesso pa..


Tabela atualizada com os jogos
 da 35ª rodada
O certo é que, com mais essa vitória fora de casa, o Botafogo chegou a expressivos 68 pontos, manteve a liderança isolada com uma frente confortável de cinco pontos para o vice-líder América-MG que tem 63, garantiu o acesso e parte com tudo em busca do título da competição.


Os outros dois times do G-4 são o Vitória com 60 pontos, que manteve a terceira posição mesmo depois de ser goleado pelo Coelho por 4 a 0, e o Santa Cruz, que permaneceu em quarto com 58 pontos, depois de vencer o Oeste em Recife por 3 a 1.


O primeiro time fora do G-4 agora é o Sampaio Corrêa com 57 pontos, que venceu o Atlético-GO por 2 a 0 e pulou da sétima para a quinta posição. A seguir, temos o Náutico que só empatou com o Macaé por 1 a 1 e caiu para a sexta posição com 56 pontos; o Bahia que decepcionou sua torcida ao empatar com o ABC na Fonte Nova por 2 a 2 e soma 55 pontos, na sétima posição; o Bragantino que foi facilmente batido pelo Ceará por 3 a 0, permaneceu com 54 pontos e caiu da sexta para a oitava posição; o Paysandu que perdeu forças na reta final, só empatou em 1 a 1 com o rebaixado Mogi Mirim, soma 52 pontos e manteve a nona posição e; finalmente o Luverdense que foi derrotado em casa pelo líder Botafogo, manteve os 51 pontos e permaneceu em décimo.


Confira a tabela completa e os próximos jogos do Botafogo e de todos os concorrentes em>http://felipaodf.blogspot.com.br/p/carregando-tabela-do-brasileirao_21.html


No 1o. turno, perdemos para o Santinha por 1 a 0 jogando diante de grande público no Arruda, com gol do estreante Grafitte que fez festa em cima do Líder. Veja como foi o jogo e as incertezas que pairavam sobre o time de Ricardo Gomes depois de dois empates em 0 a 0 em casa, contra Criciúma e Luverdense: Blog do Felipaodf: Tudo por um gol... Tudo por uma vitória pra espant...



Situação do Botafogo na competição
 após a 34ª rodada
Veja os números do Alvinegro na na tabela ao lado. Já com o acesso garantido, líder de tudo com um aproveitamento de 64,8%, resultado de 20 vitórias, 8 empates e 7 derrotas. Temos ainda o melhor ataque, com 58 gols e a melhor defesa, com 26 gols contra, o que dá um saldo de de 32 gols.

O Botafogo retornou ontem ao Rio e foi recepcionado com festa no aeroporto pela torcida. Nesta quinta-feira, já volta aos treinamentos normais em campo.


Quanto ao time que venceu o Luverdense, deveremos ter uma única modificações já que Ricardo Gomes ficou satisfeito com o rendimento. Com o terceiro cartão amarelo na partida, o zagueiro Renan Fonseca, que jogou todas as partidas do ano, ficará fora dessa.

No jogo, o Botafogo só teve dificuldades para conter o ímpeto do adversário no começo do jogo. Empurrado pela torcida local, o Luverdense levou algum perigo ao gol de Helton Leite mas acabou saindo para o intervalo com a desvantagem no placar, com o gol marcado pelo atacante Ronaldo, o seu primeiro com a camisa do Botafogo. Na etapa final o time da casa não se acertou e facilitou as coisas para o Alvinegro que ainda teve um pênalti a favor no final do jogo desperdiçado por Neilton.


Assista os bastidores da vitória que assegurou o Fogão na primeira divisão em 2016!

  


Aos 42', recuperado do desgaste com a parada técnica dada pela arbitragem em razão do forte calor que fazia em Lucas do Rio Verde, Daniel Carvalho foi lançado pela direita e cruzou rasteiro para a área onde encontrou Ronaldo que, mais rápido que os zagueiros, finalizou para a rede.


O Botafogo passou aperto mas também teve chances de ampliar o placar. Numa delas, Diego Jardel que havia entrado no lugar de Daniel Carvalho, colocou Neilton na cara do gol mas o atacante finalizou em cima do goleiro. No finalzinho, já nos acréscimos, o atacante teve a chance de deixar o seu mas cobrou pra fora o pênalti sofrido por ele.


Atacante Ronaldo comemorando o seu
1o. gol pelo Alvinegro. O gol do Acesso


Com uma defesa bem postada e conseguindo se safar nos momentos mais críticos da partida, inclusive com a volta de Helton Leite ao gol alvinegro depois de muito tempo sem jogar, o destaque da partida ficou com os homens lá da frente. Daniel Carvalho voltou a fazer uma boa partida e foi um dos destaques do jogo depois de jogar abaixo de suas possibilidades na derrota para o Criciúma, inclusive na jogada que resultou no gol único da partida. Neilton depois de começar o jogo a mil por hora confundindo a defesa adversária com a sua velocidade, foi caindo de produção até perder um gol feito e o pênalti batido sem capricho. Depois de acertar a trave seguidas vezes no jogo em Criciúma, Ronaldo desencantou e voltou a mostrar qualidade ao fazer o gol único da partida, o seu primeiro no Botafogo, o gol da classificação. Como ele mesmo disse após a partida, o gol da sua vida.


Com o apito final, os jogadores eufóricos com o dever cumprido, foram comemorar o acesso junto a galera que apoiou o time o tempo todo. Ricardo Gomes, muito emocionado, agradeceu a chance de viver esse momento depois de tudo que ele passou desde que teve o grave problema de saúde e convocou o grupo a focar no título.


Esse final de campeonato promete, agora com muito menos pressão já que o grande objetivo foi alcançado. Foi num dia 10 de novembro do ano de 2015, na cidade de Lucas do Rio Verde-MT que o Botafogo subiu para a Série A pra nunca mais voltar!


Parabéns aos jogadores, ao Jefferson que não pode estar nesse momento, a comissão técnica e ao Presidente e sua Diretoria que, com as maiores dificuldades do mundo, trouxeram com competência o time até aqui.


Valeu muito e um salve a todos!


segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Botafogo evita confirmar Vecchio e mantém sigilo sobre contratações


Gerente de futebol Antônio Lopes admite que clube iniciou busca por reforços, mas não entra em detalhes sobre grau de investimento financeiro para 2016





Antônio Lopes evita detalhes sobre jogadores na
 mira do Botafogo (Foto: Satiro Sodre/SSPress)
Assim como Emiliano Vecchio, outros nomes já começaram a negociar com o Botafogo para 2016. Mas a diretoria prefere manter em sigilo a conversa com o meia do Colo Colo, do Chile, ou qualquer outra. Mas também não nega. Antes da partida que pode confirmar o acesso do Alvinegro à Primeira Divisão, em Lucas do Rio Verde, o gerente de futebol Antônio Lopes evitou detalhar o que vem sendo trabalhado.


- Não vamos falar em nomes porque ainda não tem nada definido, seja em relação a jogadores ou posições. Mas estamos contactando atletas de fora para que possamos trazê-los ao elenco.


Ao comentar o planejamento da montagem do elenco que vai disputar a Série A no ano que vem, Antônio Lopes também foi evasivo ao responder qual será o grau de investimento financeiro do Botafogo, em comparação ao do ano passado.


- O Botafogo está tentando trazer o que possa conseguir de melhor. Vamos conversar com os jogadores que pretendemos e com seus clubes. Estamos vendo quem pode vir dentro do que queremos, em relação ao perfil e à qualidade. Lógico que as finanças entram nessa questão, mas o Botafogo está voltado para contratar bons jogadores, como fez este ano - disse o dirigente.


Por Gustavo RotsteinLucas do Rio Verde, MT/GE

É hoje...Botafogo bate na trave e adia o acesso para o jogo contra o Luverdense




Montagem do Seleção SporTV
Literalmente batemos na trave contra o Criciúma e vamos ter que buscar o resultado que nos interessa contra o Luverdense, nessa terça-feira. Não cumprimos o primeiro objetivo e teremos que adiar o próximo: a busca pelo título da competição que chegaria antecipadamente (sem depender de outros resultados) caso o Botafogo vencesse os três jogos na sequência, contando com o do Criciúma, e que agora terá que ficar para as próximas rodadas.


Caso a vitória viesse, o jogo do título poderia ser diante da torcida, no Nilton Santos, contra o Santa Cruz (14/11), pela 36ª rodada. Agora, com a derrota inesperada para o Criciúma, poderá ser contra o ABC (21/11), pela 37ª rodada, em Brasília, local escolhido pelo time potiguar para mandar o jogo (dependendo de confirmação), possivelmente já com a presença de Jefferson.


Alertávamos, no post de pré-jogo que não seria fácil manter o alto rendimento nessa reta final de campeonato em razão da ansiedade natural dos jogadores mas, sendo um objetivo possível, deveria ser perseguido com afinco por eles, o que acabou não acontecendo. Em certos momentos contra o Criciúma, o time mostrou uma apatia inexplicável que acabou por irritar a torcida. Veja no post: Blog do Felipaodf: Tô voltando: Botafogo enfrenta o Criciúma pra conf...


Tabela atualizada com os jogos da 34ª rodada

O certo é que o Botafogo não pontuou (65), adiou o acesso para o próximo jogo mas manteve uma frente razoável sobre os adversários diretos do G-4.


Terminada a 34ª rodada, temos cinco pontos de diferença para o América-MG que ocupa a vice-liderança e para o Vitória, 3o. colocado, que venceram os seus jogos e somam 60 pontos. O 4o. colocado agora é o Santa Cruz com 55 pontos, após a vitória sobre o Bahia de virada por 2 a 1, na Fonte Nova e subir três posições.


O primeiro time fora do G-4 agora é o Náutico que venceu o Paraná por 2 a 1, somou os mesmos 55 pontos do Santinha mas é o 5o. pelo critério de desempate - o saldo de gols. Já são dez pontos de diferença em relação ao líder Botafogo restando doze pontos em disputa. Uma vitória nessa rodada sacramenta o nosso acesso, com sobras.


A disputa por uma vaga na elite em 2016 continua acirrada. Além dos quatro primeiros colocados, mais seis equipes continuam na briga: o Náutico, quinto colocado com 55 pontos; o Bragantino, sexto com 54 pontos; o Bahia, sétimo também com 54 pontos; o Sampaio Corrêa, oitavo com 53 pontos; o Paysandu, nono com 52 pontos; e o nosso adversário de terça-feira, o Luverdense, décimo com 51 pontos.


No 1o. turno, só empatamos no Nilton Santos (0 a 0), no jogo de estreia do técnico Ricardo Gomes. Vivíamos o momento mais conturbado do clube no ano depois da demissão do técnico-filósofo René Simões. Veja como foi o jogo e as dúvidas que pairavam sobre o elenco quanto à sua capacidade de chegar aos objetivos na temporada : Blog do Felipaodf: Abre o olho, Botafogo!


Confira a tabela completa e os próximos jogos do Botafogo e de todos os concorrentes em>http://felipaodf.blogspot.com.br/p/carregando-tabela-do-brasileirao_21.html


Veja a rodada completa de hoje e que, certamente, vai mexer no G-4:






Depois de perder para o Criciúma (15o.), jogo que deu uma sobre-vida ao adversário que se afastou da zona da degola, o Botafogo segue sua excursão por terrenos alheios chegando ao Centro-Oeste Brasileiro onde enfrenta o bom time do Luverdense (10o.) no Parque das Emas, em Lucas do Rio Verde. A delegação só chegou à cidade mato grossense nove horas depois de deixar as terras catarinenses.


Depois desse compromisso, o time volta ao Rio para receber o Santa Cruz (4º) no Nilton Santos, sábado, às 17h30, numa disputa direta por posições no G-4 provavelmente com o time carioca já com o acesso assegurado. Já na penúltima rodada, o Bota vai à Natal (ou seria Brasília?) para enfrentar o ABC (18º), com o adversário virtualmente rebaixado. Depois dessa maratona, o time encerra a sua participação dentro de casa, contra o América-MG (2º) provavelmente já classificado, naquele que pode ser o jogo do título.


Situação do Botafogo na competição após a 34ª rodada
Veja na tabela ao lado, os números do Alvinegro na competição. Quase classificado, líder de tudo com um aproveitamento de 63%.

O Botafogo já está em Lucas do Rio Verde e deve passar o dia se recuperando da exaustiva viagem até o local. Quanto ao time que perdeu para o Criciúma, poderemos ter mudanças em posições em que o time não se houve bem. Jogamos muito bem o primeiro tempo e entregamos o segundo ao chamar o adversário para jogar em nosso próprio campo até levar o gol.


Os laterais tiveram atuação abaixo do esperado e pelo meio, Daniel Carvalho decepcionou os torcedores e os próprios familiares que levou para assistirem ao jogo. O meia não reeditou as boas atuações das vitórias sobre Náutico e Bahia quando comandou às ações em campo e foi um dos destaques das partidas.


Camacho e Arão estiveram dispersos e Neilton, muito marcado, jogou abaixo do que era esperado. O destaque ficou por conta do atacante Ronaldo que fazia sua estreia como titular e teve boa participação na partida até cansar e ser substituído por Vinícius Tanque aos 30' do 2° tempo.


O atacante mandou um tirambaço na trave logo aos cinco minutos de jogo, mostrando a que veio. Recebeu de Neilton entre os zagueiros e mandou o pé. Um pecado a bola não ter entrado. Seria o seu primeiro gol pelo Alvinegro. Aos 17, chegou bem perto disso num lance incrível. Ronaldo recebeu na área em assistência de Carleto e completou de primeira acertando novamente o poste direito. A bola correu caprichosamente sobre a linha de gol, tocou no poste esquerdo e voltou nas mãos do goleiro. Faltou o "confere", típico de todo grande artilheiro, pra marcar. Ao invés disso, o atacante acompanhou o lance sem ir de encontro a bola e se desesperou quando viu que ela não estrou.


Como não fez o gol, o Botafogo, meio conformado com o acaso, recuou e deu campo ao adversário que passou a levar perigo ao gol de Jefferson. Mas o pior estava por vir. Roberto Cavalo mexeu no time na volta do intervalo e o Tigre passou a dominar o jogo diante de uma passividade irritante do time de Ricardo Gomes. Resultado, os caras fizeram um gol nas costas de Carleto que deu todo o espaço do mundo ao adversário (como sempre), que dominou a bola, evoluiu em direção à área e faz um cruzamento para Maurinho, que havia entrado a pouco na partida, marcar. Era 24' do 2º tempo, tempo suficiente para que o Botafogo buscasse um melhor resultado. O time tentou mas, sem muita convicção, nada conseguiu. As entradas de Diego Jardel no lugar do inoperante Camacho (18'/2ºT) quando se espera Fernandes e de Lulinha no de Daniel Carvalho (33'/2°T) não mudaram o panorama do jogo. Sem Navarro, Sassá e Luis Henrique, a aposta de RG foi em Vinícius Tanque, que entrou no lugar de Ronaldo mas não tem a mínima condição de jogar no Botafogo.


Durante a partida e a cada oportunidade de gol perdida, subia nas redes sociais o nome de Navarro, ausência muito lamentada pela torcida. Sassá está no estaleiro aguardando a marcação da cirurgia no joelho e Luis Henrique sentiu um desconforto na coxa após voltar da Seleção Sub-17 e ficou no Rio se recuperando.

Agora é aguardar a decisão de R. Gomes sobre a melhor formação para encarar o Luverdense e torcer para que os escolhidos se empenhem um pouco mais do que no jogo contra o Criciúma. Precisamos urgentemente dessa vitória para garantir a nossa sonhada volta a Série A. Será o fim da agonia.


As escalações mais prováveis são:

LUVERDENSE: Edson; Raul, Luiz Otávio, Everton e Paulinho; Muralha, Da Matta e Alípio; Osman, Lucas Fernandes e Tozin. Técnico: Júnior Rocha.

BOTAFOGO: Helton Leite, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Roger Carvalho e Carleto; Rodrigo Lindoso, Willian Arão, Camacho e Daniel Carvalho; Neilton e Ronaldo. Técnico: Ricardo Gomes.

Vamos que vamos Fogão!