sábado, 3 de setembro de 2016

Sem tempo pra lamentações, Botafogo encara o Grêmio em jogo adiado da 19a. rodada




Chamada para Botafogo x Grêmio, domingo,
na Arena Botafogo (Botafogo Oficial
Depois do desastre contra o Cruzeiro na última quinta-feira, quando foi batido por 5 a 2 no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, o Botafogo volta a campo nesse domingo pra encarar o Grêmio em partida adiada da 19a. rodada do Brasileirão.

A partida está marcado para a Arena Botafogo (16h), onde o time Alvinegro estava invicto até a derrota acachapante para os Mineiros.

Esse resultado desastroso praticamente eliminou o clube da competição e é mais um na lista de vexames do Alvinegro na Copa do Brasil. Esse foi só o primeiro compromisso contra o time de Mano Menezes dos três programados pra setembro. Dois pela CdoB e um terceiro pelo Brasileirão que, agora, se tornou muito mais importante deles.

Veja o que escrevemos sobre o vexame de quinta-feira que praticamente selou o destino do Alvinegro na competição: Blog do FelipaoBfr: Um péssimo dia para ser botafoguense


Mesmo com a confiança do grupo abalada, não há tempo para lamentações intermináveis e caça aos culpados. É preciso recolher os cacos, identificar o que deu errado na partida, fazer os ajustes necessários na formação e torcer para que a equipe reencontre o futebol que praticou contra o Palmeiras e volte a vencer na Ilha, mesmo que o adversário seja o time do Grêmio, dos ex-botafoguenses Edilson e Henrique Almeida e 6o. colocado na tabela com 36 pontos, sob pena de voltarmos à zona da confusão.

Com intervalo ínfimo entre as partidas e sem tempo para treinar - o Botafogo enfrentou o CAP na segunda, o Cruzeiro na quinta e enfrentará o Grêmio neste domingo - Jair Ventura indica que manterá a base da equipe apesar dos dois últimos resultados adversos.

A torcida presente à Arena vaiou muito os zagueiros Renan Fonseca e Emerson Santos que tiveram atuações desastrosas e pede mudanças na já para o jogo contra o Tricolor gaúcho. Certo é que, sem poder contar com Diogo Barbosa e Leandrinho suspensos, Victor Luís reaparece na lateral esquerda. O zagueiro Carli pode voltar ao time na vaga de Renan que foi muito hostilizado pela torcida como tem sido o volante Bruno Silva nas últimas partidas. Mas tudo vai depender da análise do treinador sobre as condições desses jogadores, já que preferiu não revelar a escalação.

Dessa forma, poderemos ver em campo: Sidão, Luis Ricardo, Renan Fonseca (Carli), Emerson e Victor Luis; Airton, Rodrigo Lindoso, Bruno Silva e Camilo; Neilton e Sassá.


Infográfico com o aproveitamento do Botafogo após
 a 22a. rodada e um jogo a menos (Gazeta Esportiva)
Transcorridas 22 rodadas e com um jogo a menos que cumpre justamente neste domingo, o Botafogo venceu sete, empatou cinco e foi derrotado oito vezes na competição o que dá um índice de aproveitamento de 41% - ainda abaixo do necessário para que o clube afaste de vez o fantasma do rebaixamento. Foram cinco vitórias e duas derrotas nas últimas cinco rodadas.

Restando 17 jogos para o time alvinegro, o que equivale a 51 pontos em disputa até o final, o Glorioso estacionou nos 26 pontos e ocupa a 13a. posição - a mesma pontuação de Cruzeiro (14o.), Vitória (15o.) e Coritiba (16o.) -, lembrando que são necessários cerca de 46 para um time se manter na primeira divisão.


Clique e veja a tabela de classificação completa e os próximos jogos do Botafogo pelo Brasileirão: http://felipaodf.blogspot.com.br/p/classificacao-carregando.html


Ficha Técnica do jogo
Botafogo x Grêmio

Local: Arena Botafogo, Rio de Janeiro (RJ)
Data e horário: domingo, 16h (horário de Brasília)

BOTAFOGO: Sidão, Luis Ricardo, Renan Fosneca (Carli), Emerson, Vitor Luis; Airton, Bruno Silva, Rodrigo Lindoso, Camilo; Neilton e Sassá.
Técnico: Jair Ventura

Desfalques: Jefferson, Diogo Barbosa e Leandrinho.
Pendurados: Emerson, Sassá, Fernandes, Renan Fonseca e Anderson Aquino

GRÊMIO: Bruno Grassi; Edílson, Wallace Reis, Kannemann e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon e Jailson; Douglas, Luan e Henrique Almeida.
Técnico: Roger Machado

Desfalques do Grêmio: Marcelo Grohe, Miller Bolaños, Pedro Geromel, Everton e Negueba
Pendurados: Marcelo Hermes, Bolaños, Douglas, Marcelo Grohe

Árbitro: Wagner Rewat (MT)
Auxiliares: Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Fabio Rodrigo Rubinho


Clipe da música #ReageMeuBotafogo de Leo Russo. O sambista contou com a participação de grandes botafoguenses como Hélio de la Peña, Mauricio 89 e Gonçalves. Confira na Botafogo TV!





Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com


sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Um péssimo dia para ser botafoguense




Imagem da internet
Péssimo dia para ser botafoguense - registro do torcedor Vitor (@Vhtavares1) ontem, no twitter, que bem resume o sentimento dos alvinegros após a porrada de quinta-feira.

Os jogadores do Botafogo se apresentaram na sexta em General Severiano depois do vexame que protagonizaram contra o Cruzeiro na derrota acachapante por 5 a 2, em plena Arena, que praticamente eliminou as possibilidades do clube seguir na competição. Esse resultado desastroso, incompreensivo sobre todos os aspectos e que envergonhou sobremaneira o torcedor alvinegro é mais um episódio pra engrossar a lista de vexames do clube na Copa do Brasil. E esse foi só o primeiro compromisso contra o time de Mano Menezes, dos três programados para setembro. Dois deles pela CdoB e um terceiro pelo Brasileirão que, nas atuais circunstâncias, se tornou muito mais importante do que os outros dois.

Depois de duas vitórias à frente da equipe contra SP e Sport, o técnico Jair Ventura já coleciona duas derrotas seguidas, a última delas, muito preocupante, pelo placar dilatado e também pela forma como ela se deu. Uma derrota que deve ter minado muito da convicção que o técnico parecia ter no início do trabalho sobre o rumo a ser seguido para permanecer na primeira divisão - agora mais do que nunca, o principal objetivo do clube na temporada.

Com duas partidas já cumpridas - duas derrotas, para CAP (1 a 0) pelo Brasileirão e Cruzeiro (5 a 2) pela CdoB - e uma terceira no domingo contra o Grêmio pelo Brasileirão no período de uma semana, não há tempo hábil pra lamentar o ocorrido e nem pra elaborar teorias sobre o fracasso. A ordem é recolher os cacos, fazer as mexidas necessárias na estruturas e torcer para que a equipe encontre forças pra superar o momento delicado. Precisamos continuar pontuando no Campeonato Brasileirão sob pena de voltarmos à zona de turbulência que já não tenho certeza se teríamos força pra superar.

Com um jogo a menos a ser cumprido contra o tricolor gaúcho no domingo, o Botafogo ocupa a 13a. posição na tabela com 23 pontos ganhos, a mesma pontuação de Cruzeiro (14o.), Vitória (15o.) e Coritiba (16o.).


Veja a sequência de jogos do Botafogo programados para o meio e fins-de-semana:

4/9 - Grêmio (Brasileiro)
7/9 - Fluminense (Brasileiro)
11/9 - Cruzeiro (Brasileiro)
14/9 - Santos (Brasileiro)
18/9 - Vitória (Brasileiro)
21/9 - Cruzeiro (Copa do Brasil)
25/9 - América-MG (Brasileiro)
1/10 - Corinthians (Brasileiro)

A noite fatídica até que começou bem, com a torcida animada e o time abrindo o placar com um gol de cabeça do artilheiro Sassá. Mas uma pixotada de Renan Fonseca anunciava o pesadelo que viria. Estabanado como sempre, o zagueiro cometeu um pênalti infantil sobre o meia Henrique que o atacante Ábila converteu, fechando o primeiro tempo em 1 a 1.

No começo do segundo, Sassá marcou novamente mas o bandeirinha, equivocadamente, assinalou impedimento. Seria o 2 a 1 que daria a tranquilidade necessária para que o Botafogo conduzisse a partida ao seu feitio. Mas o pior estava por vir e a virada cruzeirense veio com um gol contra do zagueiro Emerson que desviou de cabeça uma bola que sairia pela linha de fundo.

Daí pra frente foi uma sequência de lances bizarros da defesa alvinegra facilitando a vida da Raposa na Arena: tomamos mais um gol de Ábila, um de Robinho e outro de Henrique fechando o 5 a 2.

Como disse o amigo Opinião Botafoguense (@OpiniaoBotafogo) em 140 caracteres: Sem discussão sobre ser possível ou não reverter no 2º jogo. O foco deve ser no que realmente interessa: fugir das últimas posições no BR ao que acrescentei: Esse é o nosso compromisso de todos os dias, de hoje em diante... Tomara que essa derrota acachapante sirva de freio de arrumação para o time, técnico e direção. Foi muito dura...

Seguindo em frente, os reservas foram a campo ontem enquanto os titulares realizaram um trabalho regenerativo na academia. Todos foram convocados por Jair Ventura para uma conversa de ajustes no gramado que esperamos que dê resultados práticos nas partidas.

A torcida pede mudanças na equipe e elas possivelmente virão contra o Grêmio. Certo é que, sem poder contar com Diogo Barbosa e Leandrinho suspensos, Victor Luís deve reaparecer na lateral. Muito criticado, Renan pode ceder a vaga a Carli mas tudo vai depender da atividade técnica na manhã desse sábado na Arena, Ilha do Governador.

Quem treinou normalmente, recuperado de uma cirurgia no púbis, foi Damián Lizio que sequer jogou pelo Brasileiro e pode ser relacionado para o jogo na Arena Botafogo marcado para às 16h de domingo - partida adiada da 19ª rodada.


Clique e veja a tabela de classificação completa e os próximos jogos do Botafogo pelo Brasileirão: http://felipaodf.blogspot.com.br/p/classificacao-carregando.html


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Botafogo absorve derrota para o CAP e vai com força pra cima do Cruzeiro pela Copa do Brasil




Chamada do jogo BotafogoxCruzeiro na Arena 
Botafogo pela CdoB (Botafogo Oficial
O Botafogo fez ontem pela manhã, na Arena da Ilha, o único treinamento antes de enfrentar o Cruzeiro nesta quinta, às 20h, no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.

O jogo será realizado na própria Arena Botafogo, na Ilha do Governador, Rio de Janeiro, a casa alvinegra nesse restante de temporada, onde se espera o apoio maciço da torcida e, geralmente, o time joga bem. O jogo de volta está marcado para o dia 21 de setembro, no Mineirão.

Na segunda-feira passada, dando início a maratona de jogos que terá pela frente na disputa das duas competições mais importantes do calendário nacional, o Botafogo enfrentou o Atlético-PR na Arena da Baixada, em Curitiba, pela 22a. rodada do Campeonato Brasileiro, e foi derrotado por 1 a 0. Mesmo com o resultado adverso e ainda com um jogo a menos, o Glorioso permanece na 13a. posição na tabela com 23 pontos ganhos.


Veja a maratona alvinegra (Fonte: Lancenet)

29/8 - Atlético-PR (já cumprida)
1/9 - Cruzeiro (Copa do Brasil)
4/9 - Grêmio (Brasileiro)
7/9 - Fluminense (Brasileiro)
11/9 - Cruzeiro (Brasileiro)
14/9 - Santos (Brasileiro)
18/9 - Vitória (Brasileiro)
21/9 - Cruzeiro (Copa do Brasil)
25/9 - América-MG (Brasileiro)
1/10 - Corinthians (Brasileiro)


Inauguração da Arena Botafogo com o clássico
Botafogo 3x1 Flamengo,15a. rodada do Brasileirão
Naquele jogo, o Botafogo foi bem durante a maior parte do tempo mas falhou feio no gol rubro-negro quando a zaga permitiu o cabeceio livre de Hernani em cobrança de escanteio, ainda no começo do jogo (7'). A partir dai e já melhor adaptado ao piso sintético do campo da Baixada, o time alvinegro passou a pressionar o dono da casa em busca do empate e saiu frustrado ao desperdiçar inúmeras chances que pararam no travessão, nas boas defesas do goleiro adversário ou nos arremates equivocados de Sassá que perdeu, no mínimo, duas oportunidades de ouro.


Clique e veja a tabela de classificação completa e os próximos jogos do Botafogo pelo Brasileirão: http://felipaodf.blogspot.com.br/p/classificacao-carregando.html


Em razão das últimas duas vitórias, a torcida alvinegra e o grupo de jogadores estavam muito otimistas quando ao jogo contra o CAP e esperavam voltar ao Rio com mais um bom resultado mesmo jogando na casa deles. Veja o que escrevemos na resenha de pré-jogo: Blog do FelipaoBfr: Jair define o time e Botafogo segue confiante para...


Essa derrota inesperada interrompeu o bom momento vivido pelo time na competição, tirou a invencibilidade do técnico Jair Ventura mas não foi o bastante pra arrefecer o entusiasmo do grupo para a sequência que tem pela frente, a começar pelo compromisso contra o Cruzeiro hoje, o primeiro dos três marcados para esse mês (veja a tabela acima).


Atletas participam de treinamento técnico, aprimoram
 
movimentação e agilidade (BotafogoOficial)
No treino de quarta-feira a imprensa não pode participar dos momentos mais importantes quando Jair definiu a estratégia de jogo e a escalação que preferiu não revelar antes do jogo.

É sabido que o volante Aírton, com dores lombares, foi substituído por Salgueiro no último jogo e o atacante Neilton, que torceu o tornozelo esquerdo na partida, por Rodrigo Pimpão. Ambos treinaram normalmente mas podem ser poupados hoje para só voltarem contra o Grêmio no domingo, em partida adiada do 1o. turno do Brasileirão.

Leandrinho também entrou contra o CAP e foi bem. Trouxe fôlego extra à equipe e deu nova dinâmica na movimentação de ataque tornando o time mais ofensivo e incisivo na busca do empate. Pelas últimas aparições, pode ganhar uma chance de começar a partida contra o Cruzeiro formando uma dupla de meias com Camilo que, ainda sofrendo com um edema no ombro desde o jogo contra o Bragantino (CdoB), não reeditou as suas melhores atuações mas mesmo assim, se mostrou um jogador muito útil à equipe.

No último jogo pela Copa do Brasil, o Botafogo passou pelo Bragantino a quem venceu na Arena Botafogo por 1 a 0 com gol de Vinícius Tanque no final. Clique e veja o que escrevemos naquela oportunidade e o gol da vitória que nos trouxe até essa fase da competição: Blog do FelipaoBfr: Depois do Tanque detonar o Bragantino, Botafogo volta...


Para a partida de hoje na Arena Botafogo contra o Cruzeiro, os setoristas que cobrem o clube apostam na mesma escalação que enfrentou o Furacão na Arena da Baixada. Eu já aposto em alterações nos setores de defesa, meio e ataque. Vamos aguardar a hora do jogo e ver o que Jair Ventura vai aprontar pra cima da Raposa.


Ficha Técnica do jogo
Botafogo x Cruzeiro


Local: Arena Botafogo, Rio de Janeiro (RJ)
Data e horário: quinta-feira, 20h (horário de Brasília)

Escalação provável: Sidão, Luis Ricardo, Renan Fosneca, Emerson, Diogo Barbosa; Airton, Bruno Silva, Rodrigo Lindoso, Camilo; Neilton e Sassá.

Desfalques: Jefferson e Lizio (se recuperando de cirurgias), e Aquino e Dudu Cearense (não inscritos).
Pendurados: ninguém.

Arbitragem: Flavio Rodrigues de Souza (SP) apita a partida e será auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Herman Brumel Vani (SP)


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com

domingo, 28 de agosto de 2016

Jair define o time e Botafogo segue confiante para enfrentar o Furacão




Chamada para o jogo entre o CAP e Botafogo, hoje,
 às 20h, na Arena da Baixada (Botafogo Oficial)
O Botafogo já está na cidade de Curitiba onde enfrenta o Atlético Paranaense hoje à noite (20h), na Arena da Baixada, encerrando a 22a. rodada do Brasileirão.

No sábado, na Arena da Ilha do Governador-RJ, Jair Ventura fez um trabalho específico preparando o grupo para a maratona de jogos que o clube tem pela frente com a Copa do Brasil e o Brasileirão que começa hoje contra o CAP, atravessa o mês de setembro inteiro e segue até o início de outubro com o jogo contra o Corinthians.


MARATONA ALVINEGRA (Lancenet)

29/8 - Atlético-PR
1/9 - Cruzeiro (Copa do Brasil)
4/9 - Grêmio
7/9 - Fluminense
11/9 - Cruzeiro (Brasileiro)
14/9 - Santos
18/9 - Vitória
21/9 - Cruzeiro (Copa do Brasil)
25/9 - América-MG
1/10 - Corinthians


O BOTAFOGO já chegou em Curitiba! Agora é 
descansar e manter a concentração para o jogo 
desta segunda! 👊🏻⚫️⚪️ #BotafogoDigital
Livre do ciclo de lesões que atordoou o clube no primeiro turno do Brasileirão e nas fases iniciais da Copa do Brasil, Jair teve a oportunidade de trabalhar com todo o elenco desde a sua efetivação como treinador alvinegro há duas semanas - exceção feita ao goleiro Jefferson e o meia Damian Lizio que estão em fase de transição após passarem por cirurgias.

E o treinador trabalhou duro, mostrando um estilo mais agressivo de cobranças como pedia a maioria da torcida botafoguense nas redes sociais, comparando-se ao estilo mais moderado e pacato do antigo treinador. Essa energia demonstrada por Jair, nos dias de treinamentos e nos jogos à beira do campo, tem feito diferença na boa sequência do time nesse começo de returno. As duas vitórias seguidas e a possibilidade de uma terceira no próximo jogo, são frutos da repetição da equipe, da aplicação tática aprimorada no dia-a-dia e da manutenção do esquema herdado dos tempos de Ricardo Gomes.


Veja o que escrevemos sobre o jogo durante a semana: Mantendo a coerência, Jair Ventura define a equipe...


Quanto à escalação para o compromisso contra o Furacão, Jair Ventura não fez mistério e deve repetir a equipe que iniciou o returno, promovendo a volta de Bruno Silva na vaga ocupada por Fernandes contra o Sport, mantendo, dessa forma, o esquema com três volantes, um meia e dois atacantes.

O time deve ir a campo com Sidão, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Emerson e Diogo Barbosa; Airton, Bruno Silva, Lindoso e Camilo; Neilton e Sassá.

Dependendo das circunstâncias, no decorrer da partida, o treinador pode lançar mão de Salgueiro e/ou Leandrinho nas vagas dos volantes tornando a equipe muito mais ofensiva para os casos de necessidade já que privilegia a dupla de atacantes formada por Neilton e Sassá confirmada para a partida.

O entrosamento da dupla de ataque é tão grande que, com três gols nos últimos dois jogos, Sassá chegou a nove e já ocupa a vice-artilharia da competição com um gol a menos do que o palmeirense Gabriel Jesus.

Canales e Dudu Cearense treinaram à parte e só foram aproveitados no time reserva ao final das atividades, assim como Pimpão que entrou bem no final do jogo contra os pernambucanos e pode ter nova chance contra o CAP.



Infográfico de desempenho do Botafogo após a
21a. rodada (Gazeta Esportiva)
Transcorridas 21 rodadas e com um jogo a menos, o Botafogo venceu sete, empatou cinco e foi derrotado oito vezes o que dá um índice de aproveitamento de 43% - ainda abaixo do necessário para que o clube se afaste de vez do fantasma do rebaixamento.

Restando 18 jogos para os alvinegros, o que equivale a 54 pontos a serem disputados até o final, o Glorioso soma 26 pontos e ocupa a 13a. posição, lembrando que são necessários cerca de 46 para um time se manter na primeira divisão.


Veja a classificação completa e os próximos jogos do Fogão pelo Brasileirão em: http://felipaodf.blogspot.com.br/p/classificacao-carregando.html


No primeiro turno, enfrentamos o Furacão em Juiz de Fora e vencemos por 2 a 1. Clique e veja o post de pré-jogo naquela oportunidade: Botafogo encara o Furacão em Juiz de Fora em busca de sua primeira vitória...


Com gols de Ribamar e Neilton, o Botafogo fez valer a sua condição de mandante e conquistou os três pontos apesar de não ser brilhantes e levar sufoco no primeiro tempo. Foi a primeira vitória alvinegra na competição.

As condições da revanche do turno são muito duras para o Botafogo mas, com equilíbrio e a repetição da escalação utilizada nas últimas rodadas, o clube tem plenas condições de voltar de Curitiba com um bom resultado, mesmo que esse seja um empate. E, se os jogadores estiverem numa noite inspirada e seguirem à risca as orientações de Jair, é possível que a terceira vitória seguida venha. Seria ótimo para a tabela e para a autoestima de jogadores e torcida, pensando-se nos próximos compromissos.

O time treinado por Paulo Autuori está com viés de baixa. Perdeu jogadores importantes, como o atacante Walter, e vem de quatro derrotas e uma única vitória nos últimos cinco jogos e mesmo assim, em razão do bom desempenho no primeiro turno, soma 30 pontos e ocupa a 9a. posição na tabela.

É difícil arrancar pontos do Furacão na Baixada, ainda mais no novo piso sintético implantado na Arena onde eles, naturalmente, levam vantagem sobre os visitantes. No caso específico do Botafogo, pouquíssimos jogadores tem experiências nesse tipo de piso e as dificuldades certamente aparecerão durante o jogo. Com tudo, ainda é possível sonhar com uma vitória e vamos torcer para que ela aconteça.


FICHA TÉCNICA:

ATLÉTICO-PR X BOTAFOGO


Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data: 29 de agosto de 2016, segunda-feira
Horário: 20 horas
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS)
Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e Lucio Beiersdorf Flor (RS)

ATLÉTICO-PR:
 Santos; Léo, Paulo André, Thiago Heleno e Nicolas; Otávio, Hernani e Rafael Galhardo; Luan, Lucas Fernandes e André Lima
Técnico: Paulo Autuori

BOTAFOGO: Sidão, Luís Ricardo, Renan Fonseca, Emerson Santos e Diogo Barbosa; Airton, Rodrigo Lindoso, Bruno Silva e Camilo; Neilton e Sassá
Técnico: Jair Ventura


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com