sábado, 12 de novembro de 2016

Num fim de semana sem jogo do Botafogo, o mito Airton rouba a cena





Detalhe do bolo de casamento de Airton e Roberta.
Ele com a camisa alvinegra, ela com o meião
(Globo Esporte)
A única certesa do fim de semana é a de que não veremos o Botafogo em ação. Com isso, o grande evento ficou por conta do casamento do mito Airton e Roberta ocorrido na noite de quinta-feira. Foi uma cerimônia concorrida que contou com a presença de jogadores alvinegros e Gegê como padrinho.

Na oportunidade, Airton se emocionou com a surpresa preparada pela esposa que se casou com meiões alvinegros. Aproveitando a resenha, o jogador afirmou que quer um romance vitalício com o Botafogo - seu clube de coração.

Sem rodada pelo Brasileirão em razão dos jogos da seleção brasileira que disputa as eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, o que nos resta é torcer pelo time do Tite que venceu a Argentina por 3 a 0, no Mineirão, no meio de semana e se despede da temporada enfrentando o Peru na madrugada de terça pra quarta-feira, em Lima. O Brasileirão será retomado no meio de semana.

O Botafogo não joga deste o sábado passado quando visitou o Flamengo no Maracanã e empatou em 0 a 0. Desde então, deu dois dias de folga aos jogadores e iniciou, na terça-feira, uma maratona de treinos  em General Severiano. Cumprindo a programação do período, fez um jogo-treino na Arena Botafogo, contra o Bangu, na sexta-feira e um trabalho coletivo no sádado, de novo em General. Domingo o grupo volta a se reunir na sede pela manhã e assim será até o dia do jogo contra a Chapecoense. A partida, válida pela 35a. rodada, está marcada para às 19h30 da próxima quarta-feira, na Arena da Ilha, com preços promocionais que vão de 10 a 60 reais e check-in aberto para os sócios alvinegros.


Para saber dos detalhes dos treinamentos do início da semana, clique no link e leia a nossa resenha: Blog do FelipaoBfr: No terceiro dia seguido de treinamento, Jair sinal...


No jogo-treino contra o Bangu, o elenco foi dividido em três grupos e cada um deles jogou por 30 minutos. No primeiro, quem entrou em campo foi o time titular sem Airton que foi dispensado por dois dias. Já com a presença de Camilo, que foi poupado dos trabalhos coletivos do começo da semana, os titulares alinharam com Sidão, Alemão, Joel Carli, Emerson Santos e Victor Luís; Rodrigo Lindoso, Bruno Silva, Camilo e Diogo Barbosa; Neilton e Pimpão com trocas de posicionamento entre Victor Luís e Diogo Barbosa pela esquerda e entre Neílton e Pimpão que se revezaram nas pontas e por dentro, com Camilo flutuando pelo meio. Neilton marcou o gol único dessa etapa. Com essa formação, Jair procurou dar uma postura mais ofensiva à equipe para que o ataque volte a funcionar já que não saiu do zero nas últimas duas partidas, com muitas chances desperdiçadas por absoluta falta de pontaria.

Na prática de sábado, o elenco voltou a ser dividido em três grupos de cinco jogadores para cada lado. Bruno Silva, com dores musculares e Airton, dispensado, não treinaram coletivamente. O grupo principal formou com Rodrigo Lindoso, Diogo, Camilo, Pimpão e Neilton contra Alemão, Carli, Emerson, Victor Luís e Dudu Cearense.


Sequência invicta do Botafogo no 2o. turno do
Brasileirão (Imagem da internet)
Na formação mais utilizada durante a semana, Diogo Barbosa foi aproveitado ao lado de Camilo e Neilton ao lado de Pimpão. Com dois meias e dois atacantes, um dos volantes seria sacado do time. Como Airton está em grande fase e Bruno Silva tem feito boas partidas, Lindoso deve ser o escolhido para começar no banco, lembrando que Sassá cumpre suspensão automática e não concorre à vaga no ataque.

O Botafogo tem uma invencibilidade de sete jogos à zelar, mas precisa voltar a vencer em casa para carimbar a vaga na Libertadores de uma vez. O time vem de dois empates sem gols e isso tem incomodado o treinador que utilizou parte das atividades para treinar o fundamento à exaustão.


Veja, na nossa resenha do pós-jogo, as razões que levaram o Botafogo a não sair do empate contra o rival no clássico do Maraca. Só Pimpão perdeu três chances de abrir o placar. Na última e mais clara delas, já nos acréscimos da partida: Blog do FelipaoBfr: Botafogo começa a maratona de treinos antes de enc...


Tabela atualizada após os jogos da 34a. rodada.
 Botafogo permanece na 5a. posição (SporTV)
O empate na última rodada não foi de todo ruim já que os concorrentes diretos por uma vaga na Libertadores foram derrotados. O Glorioso permaneceu na 5a. colocação sem que possa ser alcançado na próxima rodada. 

Com 55 pontos, colocou frente de quatro pontos sobre o seu perseguidor mais próximo, o Atlético-PR que está na 6a. colocação.


Clique e veja a tabela de classificação completa e os próximos jogos do Botafogo pelo Brasileirão: http://felipaodf.blogspot.com.br/p/classificacao-carregando.html


O Botafogo não fez gol mas também não levou. Com isso, continua com a defesa menos vazada do returno com cinco gols sofridos, e voltou a ter a segunda melhor campanha dessa fase, abaixo apenas do Palmeiras que lidera a competição.


Probabilidade de classificação à Libertadores
(Esporte Interativo)
Com 32 pontos somados em 15 jogos, o aproveitamento é de 71,1% com 10 vitórias, 2 empate e 3 derrotas. Já, se tomarmos por base todos os 34 jogos disputados no campeonato, o aproveitamento passa para 53%, com 16 vitórias, 7 empates e 11 derrotas. O Botafogo ainda tem pela frente a Chapecoense (c), o Palmeiras (f), a Ponte Preta (c) e o Grêmio (f) na sequência.

Com relação as vagas para a Libertadores, Palmeiras, Santos, Flamengo e Atlético-MG já estão classificados. Já o Botafogo teve suas chances ampliadas para 92,9% e se coloca bem à frente do CAP (52,8%), Corinthians (31,6%), Grêmio (11,5%) e Fluminense (9,9%), seus concorrentes diretos na disputa.

Neste domingo, o elenco volta à General Severiano para mais um dia de treinos na parte da manhã.


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.




 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

No terceiro dia seguido de treinamento, Jair sinaliza que fará mudanças para o próximo jogo




Check-in aberto para sócios do Botafogo
(Botafogo Oficial)
O Botafogo cumpriu na manhã desta quinta-feira, mais um dia de treinamentos no CT João Saldanha em General Severiano. Esse foi o terceiro dia seguido dos oitos que Jair Ventura terá a disposição para armar a equipe no intervalo entre o último jogo, contra o Flamengo, e o próximo, contra a Chapecoense, pela 35a. rodada do Brasileirão.

A partida está marcada para às 19h30 da próxima quarta-feira na Arena Botafogo, com preços promocionais que vão de 10 a 60 reais e check-in aberto para os sócios alvinegros.

Ainda sem a presença do meia Camilo, que continua trabalhando em separado para aprimorar a forma física, o grupo treinou coletivamente sob o comando de Jair, numa atividade tática que colocou grupos de meias e atacantes contra grupos de defensores. Carli, Emerson e Pimpão que começaram a semana fazendo trabalhos específicos na academia se juntaram ao grupo para a prática no gramado.

Sem preocupação em agrupar os titulares, Jair testou várias formações dando a entender que, após montar o time com três atacantes contra o Coxa e com três volantes em outras oportunidades, pode voltar a utilizar a formação com dois meias e dois atacantes tornando o time mais ofensivo. Com isso, Diogo Barbosa seria aproveitado no meio ao lado de Camilo e Neilton faria a dupla de ataque com Pimpão. No caso, um dos volantes seria sacado do time. Como Airton está em grande fase e Bruno Silva tem feito boas partidas, Lindoso deve ser o escolhido para começar no banco.

Sem poder contar com Sassá, que cumpre suspensão automática, o ataque deve ter a mesma formação que iniciou os jogos contra Coxa e Flamengo, apesar de ter passado em branco nos dois jogos.

Dessa maneira, o time teria: Sidão; Alemão, Emerson Santos, Joel Carli e Víctor Luís; Aírton, Bruno Silva (Lindoso), Camilo e Diogo Barbosa; Neilton e Pimpão.


Sequência invicta do Botafogo no 2o. turno do
Brasileirão (Imagem da internet)
O Botafogo tem uma invencibilidade de sete jogos à manter, mas precisa voltar a vencer em casa para carimbar a vaga na Libertadores de uma vez.

O time vem de dois empates sem gols e isso tem incomodado o treinador. Nas duas oportunidades faltou tranquilidade e pontaria aos atacantes que desperdiçaram várias chances na cara do gol. A solução é aproveitar os dias de treinamentos que faltam para aprimorar os chutes a gol.


Veja, na nossa resenha do pós-jogo, as razões que levaram o Botafogo a não sair do empate contra o rival no clássico do Maraca. Só Pimpão perdeu três chances claras de abrir o placar. Na última e mais clara delas, já nos acréscimos da partida: Blog do FelipaoBfr: Botafogo começa a maratona de treinos antes de enc...


A confiança na vitória era grande, até porquê o Botafogo não perdia para o time rubro-negro há mais de dois anos. Com a partida de sábado já são seis jogos invictos, com duas vitórias e quatro empates. Mas, vida que segue...


Tabela atualizada após os jogos da 34a. rodada.
 Botafogo permanece na 5a. posição (SporTV)
O empate não foi de todo ruim já que os concorrentes diretos por uma vaga na Libertadores foram todos derrotados. O Glorioso permaneceu na 5a. colocação sem que possa ser alcançado na próxima rodada. 

Com 55 pontos, colocou frente de quatro pontos sobre o seu perseguidor mais próximo, o Atlético-PR que está na 6a. colocação.


Clique e veja a tabela de classificação completa e os próximos jogos do Botafogo pelo Brasileirão: http://felipaodf.blogspot.com.br/p/classificacao-carregando.html


Sem levar gols nas duas últimas partidas, o Alvinegro continua com a defesa menos vazada do returno com cinco gols sofridos e voltou a ter a segunda melhor campanha dessa fase, abaixo apenas do Palmeiras, líder da competição.


Probabilidade de classificação à Libertadores

(Esporte Interativo)
Com 32 pontos somados, o aproveitamento é de 71,1% com 10 vitórias, 2 empate e 3 derrotas em 15 jogos. Já, se tomarmos por base todos os 34 jogos disputados no campeonato, o aproveitamento passa para 53% com 16 vitórias, 7 empates e 11 derrotas há quatro rodadas do final. O Botafogo enfrenta na sequência, a Chapecoense (c), o Palmeiras (f), a Ponte Preta (c) e o Grêmio (f).

Com relação as vagas para a Libertadores, Palmeiras e Santos com 100% e Flamengo e Atlético-MG com 99.99%, já estão classificados. Já o Botafogo teve suas chances ampliadas para 92,9% e se coloca bem à frente do CAP (52,8%), Corinthians (31,6%), Grêmio (11,5%) e Fluminense (9,9%), seus concorrentes diretos na disputa.

Nesta sexta-feira, o elenco volta à General Severiano para mais um dia de treinos, na parte da manhã.


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.




 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Botafogo começa a maratona de treinos antes de encarar a Chape na semana que vem




Treino do Botafogo em General SeverianoBrasil
 (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)
Depois de uma folga generosa de dois dias após o empate com o Flamengo no Maracanã, os jogadores alvinegros se apresentaram na tarde desta terça-feira em General Severiano para mais um período de treinos antes do compromisso contra a Chapecoense pela 35a. rodada do Brasileirão.

Em razão dos jogos da seleção brasileira, não haverá rodada no fim de semana. O campeonato será retomado na próxima terça-feira com o Flu recebendo o CAP no Rio e o Galo encerra a rodada recebendo o Palmeiras em BH. O jogo do Botafogo está marcado para às 19h30 de quarta-feira (16), na Arena da Ilha do Governador-RJ.

Só pra lembrar, o Botafogo tem aproveitamento de 74% nos jogos disputados na Arena Botafogo, pelo no Brasileirão. São 6 vitórias, 2 empates e 1 derrota como mandante.

Sem a presença do técnico Jair Ventura, que foi dispensado para atividades particulares em São Paulo, o comando do treino esteve sob a responsabilidade dos preparadores físicos que trabalharam com o grupo durante uma hora no campo. Carli, Emerson, Camilo e Pimpão permaneceram na academia e não participaram das atividades no gramado.

Nesta quarta, os jogadores se apresentam no mesmo lugar e darão início aos treinos mais específicos quando Jair começa a esboçar a equipe titular. Sem poder contar com Sassá, que levou o terceiro cartão amarelo no sábado e cumpre suspensão automática, o ataque deve ter a mesma formação que iniciou o jogo contra o Flamengo, com Neilton e Pimpão sendo mantidos, apesar da dupla ter passado em branco em dois jogos seguidos. O Botafogo está invicto a sete partidas mas não venceu os compromissos contra Coxa e Flamengo no Rio. Foram dois empates sem que o ataque alvinegro tenha furado o gol adversário. Faltou tranquilidade e pontaria aos atacantes nas muitas chances criadas nos dois jogos. A solução é aproveitar a semana de treinamentos para aprimorar esse fundamento.


Rodrigo Pimpao. Treino do Botafogo em General 
Severiano (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)
Para se ter uma ideia, só no segundo tempo do clássico, Rodrigo Pimpão teve três chances claras pra marcar e passou em branco. Aos quatro minutos, num cruzamento de Alemão quando se antecipou à Muralha e tocou de cabeça pra fora; aos 44 minutos, com chance desperdiçado em cruzamento quando foi atrapalhado pela zaga na conclusão e, já nos acréscimos, em jogada de contra-ataque quando arrancou pela intermediária e chutou da entrada da área pra fora quando deveria ter se aproximado mais antes do arremate - Pimpão perdeu aquele que seria o gol da vitória alvinegra no clássico.


Tabela atualizada após os jogos da 34a. rodada.
 Botafogo permanece na 5a. posição (SporTV)
A confiança numa vitória era grande, até porquê o Botafogo não perdia para o Flamengo há mais de 2 anos. Até o jogo de sábado, eram 5 jogos com 2 vitórias e 3 empates. Veja no nosso post de pré-jogo: Blog do FelipaoBfr: Botafogo de Jair encara o rival rubro-negro no Mar...

Mas, vida que segue. O empate não foi de tudo ruim já que todos os concorrentes diretos por uma vaga na Libertadores (tirando-se o Palmeiros, Santos, Flamengo e Atlético-MG, já classificados) foram derrotados na rodada - o que aumentou consideravelmente as chances de vaga no G6 sem grandes traumas.

Com isso, o Glorioso permaneceu tranquilo na 5a. colocação sem que possa ser alcançado na próxima rodada. Agora com 55 pontos, colocou frente de quatro pontos sobre o Atlético-PR (6o.), seu principal perseguidor no G6.


Clique e veja a tabela de classificação completa e os próximos jogos do Botafogo pelo Brasileirão: http://felipaodf.blogspot.com.br/p/classificacao-carregando.html


Probabilidade de disputa da Libertadores
 (Globo Esporte)
Sem levar gols nas duas últimas rodadas, o Bota continua com a defesa menos vazada e voltou ater a segunda melhor campanha do returno, abaixo apenas do Palmeiras que lidera a competição. Com 32 pontos somados nessa fase, o aproveitamento é de 71,1% com 10 vitórias, 2 empate e 3 derrotas em 15 jogos. Se tomarmos por base todos os 34 jogos disputados ao longo da competição, esse aproveitamento passa para 53% com 16 vitórias, 7 empates e 11 derrotas, faltando quatro rodadas para o final.

Com relação as vagas para a Libertadores, Palmeiras e Santos com 100% e Flamengo e Atlético-MG com 99%, já tem seus lugares assegurados na disputa.

Já o Botafogo teve suas chances ampliadas para 95% e se coloca bem à frente do CAP (51%), Corinthians (32%), Grêmio (12%) e Fluminense (8%), seus concorrentes diretos na disputa.

Restando quatro rodadas para o final, o Botafogo ainda enfrenta a Chapecoense (c), o Palmeiras (f), a Ponte Preta (c) e o Grêmio (f).


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com