sábado, 8 de junho de 2013

Uma Ponte no caminho do Bota


GUIA DA RODADA #5: uma breve despedida do Campeonato Brasileiro


Fim de semana inicia última série de jogos do Brasileirão antes da parada para a Copa das Confederações


Treinadores terão um mês para arrumar seus times. Ou para arruiná-los. Dirigentes poderão reforçar suas equipes. Ou destruí-las. Torcedores trocarão provocações diante de uma tabela que ficará estática. A rodada deste fim de semana, com complemento na quarta-feira, encerrará uma espécie de pré-Brasileirão, esse período anterior à parada de um mês para a disputa da Copa das Confederações.

Até agora, não há avisos definitivos de quem é quem na disputa - e era previsível que fosse assim. Mas um punhado de bons jogos e o tradicional equilíbrio já dão a certeza de que o campeonato deixará saudade até ser retomado em julho.

Há um líder (...) O Coritiba, com a vitória de 2 a 1 sobre o Fluminense (...) está acima de um bloco de seis clubes com um ponto a menos (entre eles, o Botafogo). A nova sequência de jogos servirá para determinar se o Coxa seguirá na ponta nesse tempo todo de folga. E também para apontar quem terá que lidar com a assombração da zona de rebaixamento.

O sábado terá cinco partidas. No domingo, ocorrerão outras três (...). Na quarta-feira, serão mais três confrontos, e aí o campeonato estará definitivamente estacionado.(...)

Comentários do blog: Essa é a proposta do site da globo para todos os jogos da rodada e a cada semana estaremos postando aqui apenas a análise relativa aos jogos do Botafogo, que é o que nos interessa, seguida de comentários. Caso você tenha interesses por outros jogos, dicas do cartola e outros coisas mais poderá ir direto no site anunciado.


PONTE PRETA X BOTAFOGO
SÁBADO, 21H - MOISÉS LUCARELLI

O Botafogo já jogou melhor em 2013. A derrota de 2 a 1 para o Bahia na última rodada foi um caso isolado em termos de resultado, mas o desempenho pobre não foi inédito. Na partida anterior, contra o bom time do Cruzeiro, o Alvinegro já tivera atuação no máximo regular. Oswaldo de Oliveira comanda uma equipe capaz de brigar pelo título, mas a perda precoce de pontos é um problema. Por isso, os cariocas precisam vencer a Ponte Preta - e, assim, amenizar parte do prejuízo da rodada anterior. Enfrentarão um adversário necessitado de vitória.

A Macaca sofreu um golpe duro com a derrota de 4 a 3 para o Atlético-PR em casa. O fracasso resultou na queda do técnico Guto Ferreira. O alento para a torcida campineira é a boa fase de William, que foi goleador do Campeonato Paulista e já está na artilharia do Brasileirão, com três gols, ao lado de Maxi Biancucchi, do Vitória, Fernandão, do Bahia, e Éderson, do Atlético-PR.


Na TV: Premiere FC, com Osvaldo Luís e Renato Leal.

Arbitragem: Cláudio Francisco Lima e Silva (SE), com Cleriston Clay Barreto Rios (SE) e Lorival Cândido das Flores (RN).

Você sabia que... faz 12 anos que a Ponte Preta não vence o Botafogo em Campinas pelo Brasileirão? Porém, são apenas quatro jogos no período, com duas vitórias cariocas e dois empates.

Comentários do blog: A Ponte não conseguiu vencer o Furacão, um adversário de mesmo porte, mesmo jogando em Campinas e vai querer descontar em cima do Bota, com técnico novo e espírito renovado. Depois de quatro rodadas, ocupa a primeira posição anterior à zona de rebaixamento (16), hoje habitada por Portugueses, Santistas, Galos e Urubus.

Precisamos vigiar de perto o artilheiro Willian que, apesar de não ser um um homem-de-área clássico que joga fixo, atuando como pivô como o cruzeirense Alselmo Ramon e o baiano Fernandão que causaram tanto sufoco à nossa defesa, é um atacante sempre presente e muito perigoso.

O Botafogo teve no jogo de meio de semana contra o tricolor baiano, a primeira oportunidade de assumir a ponta da tabela no campeonato. Bastava uma vitória simples sobre o instável adversário e a conjunção de resultados favoráveis da rodada se confirmaria. Mas, por obra do destino, o time jogou muito mal e ela não veio. Desarticulado e desinteressado na partida, o time amargou sua primeira derrota no campeonato além de perder uma invencibilidade de 19 jogos que vinha desde o primeiro turno do Campeonato Carioca.

Veja o que escrevemos após a partida: http://felipaodf.blogspot.com.br/2013/06/o-vatapa-desandou.html

A verdade é que o time sentiu a falta de três dos seus principais titulares: o goleiro Jefferson (Seleção principal), do zagueiro Dória (Seleção sub-20) e do meia Lodeiro (Seleção do Uruguai). Justamente nesse jogo, os três substitutos diretos - Renan, A. Carlos e F. Gabriel, falharam em lances capitais e no conjunto, foram muito mal.

O goleiro errou feio ao rebater uma bola nos pés de Fernandão que marcou o primeiro do Baêa. O zagueiro chegou atrasado na maioria das jogadas, levou bola nas costas e mostrou não ter poder de reação. Por fim, F. Gabriel, que vinha muito apagado na partida (perdeu um gol debaixo da trave ainda no primeiro tempo), num erro bisonho "lançou" o atacante Fernandão nas costas e A. Carlos. O grandalhão ganhou na corrida de Tonhão e fuzilou Renan que não esboçou reação.

Juntado os cacos da derrota em Aracaju, com parte dos direitos de imagem pagos e com o senso de responsabilidade restabelecido, Seedorf e Cia. prometem mais empenho na travessia dessa Ponte, rumo ao G4.

Vitinho, titular nas duas últimas partidas e autor do gol único contra o Bahia, será mantido na equipe e é a nossa principal esperança de gol já que R. Marques parou de marcar e de jogar. Renato e Andrezinho que seriam as primeiras opções para ocupar a vaga de Lodeiro, entraram muto mal nesse jogo (principalmente o meia que mostrou falta de ritmo depois do longo tempo de recuperação de lesão) e deverão ficar no banco como opção.

Os times deverão entrar em campo com:

Ponte Preta: Zé Sérgio fará mudanças em sua única partida no comando da equipe. Com a saída de Guto Ferreira, três perderam espaço na equipe titular: o goleiro Edson Bastos, o lateral Uendel e o volante Magal. No coletivo de sexta-feira, o interino confirmou Roberto, Rodrigo Biro e Roger Gaúcho entre os titulares. A Macaca jogará com: Roberto; Cicinho, Cleber, Ferron e Rodrigo Biro; Baraka, Roger Gaúcho, Fernando e Chiquinho; Rildo e William.

Botafogo: a tendência é de que o técnico Oswaldo de Oliveira repita a formação da partida contra o Bahia, com Renan, Lucas, Bolívar, Antônio Carlos e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Fellype Gabriel, Seedorf e Vitinho; Rafael Marques. Os titulares não fizeram treino no campo desde o jogo de quarta-feira, em Aracaju.

Boa sorte Fogão!

Matéria base: Alexandre Alliatti - GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Eu já assinei, e você? Já somos quase 40.000


Pela reabertura do Engenhão



Continua de vento em popa o movimento da torcida alvinegra pela reabertura do Engenhão. Um das frentes é o abaixo-assinado disponibilizado na internet, no endereço: http://www.avaaz.org/po/petition/Pela_Abertura_do_Engenhao/?aUVNKeb para que torcedores de todas as partes do Brasil possam participar  do movimento.

Segundo Luiz B., o criador da petição, a intenção é buscar o dialogo com a Prefeitura do Rio de Janeiro, sem se deixar levar por motivações políticas com que a questão vem sendo tratada por alguns. A ideia é mais abrangente ao exigir respeito da Prefeitura com os cidadãos da cidade, com moradores do entorno do Estádio e, principalmente, com os seis milhões de torcedores do Fogão.


Mais adiante, explica a importância da iniciativa afirmando que o Estádio Olímpico João Havelange é um patrimônio público da cidade, pertencente ao povo e assim deve ser respeitado. 

A forma como foi interditado, sem esclarecimentos ou diálogo com a população local, moradores do entorno e torcedores da cidade - sem distinção, foi um desrespeito.

Finaliza dizendo que "a sua utilização política contra a gestão anterior, assim como vem sendo feito com a Cidade da Música, é repugnante. Assim, exigimos mais respeito e maior diálogo com a Prefeitura visando sua abertura o mais breve possível".

Independente de qual tenha sido a motivação para o fechamento e as iniciativas de última hora para arrefecer o movimento, conclamo a todos os amigos botafoguenses a assinarem a petição para que se crie um fato concreto capaz de apressar as respostas sobre a interdição, reparos e reabertura do Engenhão, fechado há mais de 2 meses.

Eu já assinei, e você? Já somos mais de 30.900 torcedores a apoiar o movimento, assinando a petição. Vamos chegar a 100.000!

Em tempo: Compareçam amanhã, sábado, às 15:00h, ao "Abraço ao Engenhão" uma ação do grupo https://www.facebook.com/events/657873220896071/664238610259532/?notif_t=plan_mall_activity pela afirmação de nossa torcida.



quinta-feira, 6 de junho de 2013

O vatapá desandou



O Botafogo sofreu ontem, diante do Bahia, a segunda derrota do ano (perdeu para o Fla no Carioca) e parece que o vatapá desandou. Críticas à atuação do time pipocaram por todos os lados e as velhas discussões sobre o elenco alvinegro virou o prato-do-dia.

Foi um jogo ruim, principalmente no segundo tempo quando tudo parecia caminhar para um empate enfadonho tal era falta de vontade dos dois times em mudar a situação. Porém, o disperso Fellype Gabriel resolveu interferir no destino da partida e "lançou" Fernandão nas costas de A. Carlos, que tentou acompanhar o atacante e nem isso conseguiu. Até agora estou me perguntando porque o sempre mal colocado Tonhão não se sacrificou pela pátria fazendo falta no lance e parou a jogada - uma voadora ali resolveria a parada. Mesmo que levasse vermelho, era a melhor alternativa para barrar a corrida do grandalhão baiano já que Renan não esboçou nenhuma reação pra evitar o arremate final.

A noite era ideal para chegarmos à ponta da tabela mas parece que bateu aquele pavor de assumir a liderança dessa coisa chamada Brasileirão. Quaisquer que sejam as circunstâncias, o Bota sempre patina nessa ocasiões, principalmente contra times de menor expressão... Fazer o que?

Alguns atribuem a péssima atuação ao problema dos salários atrasados que o Presidente ainda não deu solução. O técnico elegeu o gramado irregular como vilão pelo baixo rendimento. Pode até ser, já que o gol de Vitinho teve a  ajuda do montinho artilheiro e ocorreram muitos erros de passes de ambos os lados. Existe ainda a história do cansaço pelo excesso de viagens com a falta do Engenhão. Foi tudo isso junto, mais a falta de disposição.

A se louvar, apenas a presença maciça da torcida alvinegra local (Público/Renda: 13.759 pagantes/R$ 386.300,00) que mesmo em maior número teve que amargar uma derrota na despedida do Batistão.

Vários jogadores estiveram abaixo da média a começar por nosso goleiro. Renan falhou ao rebater a bola nos pés do adversário, um erro recorrente já que no lance do gol do Cruzeiro rebateu errado também.

O tal de Tonhão já não merece figurar nem como reserva do Dória. Vem apresentando baixo rendimento seguidamente em todos os fundamentos. Pode ser a vez de André Bahia ser experimentado na posição, pelo menos é mais eficiente nos desarmes e tem melhor colocação.

Bolívar, sobrecarregado, se excedeu nas faltas, tanto que temi por sua expulsão. Nossos laterais estiveram muito abaixo do desejável. Mattos e Gabriel sobreviveram ao desastre e lutaram como sempre até o fim.

Fellype Gabriel, que retornava ao time, vem jogando abaixo do que pode e acabou por produzir o lance bisonho que resultou no gol da virada do Bahia, o segundo de Fernandão. Lodeiro fez muita falta como era previsível e o setor de criação pouco produziu. Foram apenas três chances de gol, uma convertida.

Seedorf ficou devendo de novo e parece estar cansado de tudo. Rafael Marques parou de marcar gols e também de jogar - sumidaço nas duas partidas, nunca é substituído para se ter ideia de como o time se comportará sem ele. Vitinho tem a seu favor o vigor físico e a disposição em partir para o gol mas ainda não é jogador para dois tempos inteiros. Alternou bons e maus momentos na partida e sucumbiu com o time no segundo tempo.

O pior de ver foram os substitutos escolhidos para mudar o rumo da partida, todos sem ritmo de jogo. Renato pouco acrescentou e Andrezinho - sem confiança, deu vexame ao perder bolas fáceis e atrasar jogadas quando deveria procurar o gol de empate. Bruno Mendes continua matando na canela mas mostra disposição e poderia ser mais utilizado. No final, teve a chance do empate mas levou azar na jogada. Paciência...

Adeus série invicta (19) e adeus possibilidade de liderança isolada no Brasileirão. Agora é juntar os cacos porque temos uma Ponte pra atravessar até a parada para a Copa das Confederações.

Vamos em frente porque está tudo, ainda, muito embolado!

Por @Felipaodf/Botafogodeprimeira.com

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Pra cima deles, Fogão!


GUIA DA RODADA #4: Brasileirão entra na quarta rodada sem uma equipe que seja unanimidade (...)



Desafie-se a escolher o melhor time brasileiro neste 5 de junho de 2013. Difícil. Não sem razão, muitos podem pensar no Atlético-MG (...), mas o sofrimento contra o Tijuana e a conquista de apenas um ponto nos dois jogos que disputou no Brasileirão colocam poréns na certeza. Outros podem lembrar do São Paulo, dono de sete pontos em três rodadas (...).

E o Botafogo? Campeão carioca com soberania, outro dono de sete pontos em nove disputados no Brasileiro. Mas, e sempre parece existir um "mas", o resultado contra o Cruzeiro (2 a 1) na última rodada foi bastante melhor do que a atuação alvinegra - o Cruzeiro, aliás, é mais um em quem se pode depositar alguma esperança.

Inter? Conseguiu perder pro Bahia. Corinthians? Nos últimos sete jogos, está invicto, mas só ganhou dois. Fluminense? Duas vitórias em dois jogos no Brasileirão, mas ainda sob análise depois da eliminação na Libertadores. Vitória? Ótima arrancada, mas elenco aparentemente incapaz de seguir assim até o final.

O Brasileirão entra em sua quarta rodada sem ter seu tradicional melhor time  (...). O equilíbrio, uma marca do campeonato, parece inabalável, pelo menos até a parada de um mês para a Copa das Confederações, no fim de semana. Serão nove jogos nesta quarta-feira e mais um na quinta (...).

Comentários do blog: Essa é a proposta do site da globo para todos os jogos da rodada e a cada semana estaremos postando aqui apenas a análise relativa aos jogos do Botafogo, que é o que nos interessa, seguida de comentários próprios. Caso você tenha interesses por outros jogos, dicas do cartola e outros coisas mais poderá ir direto no site anunciado.



BAHIA X BOTAFOGO
QUARTA, 22H - BATISTÃO

Aracaju deve receber um dos melhores jogos da rodada. O Bahia vive seu momento de maior alívio na temporada depois da vitória fora de casa sobre o Inter - só um tricolor muito otimista poderia imaginá-la. Surge esperança no trabalho de Cristóvão Borges. Novo triunfo poderá tirar de vez a nuvem negra que cobre o clube baiano neste 2013. Uma pena para o Bahia não jogar diante de seu torcedor - a Arena Fonte Nova já está reservada para a Copa das Confederações.

Bom para o Botafogo, firme e forte no campeonato, mas necessitado de um rendimento melhor do que aquele apresentado na vitória de 2 a 1 sobre o Cruzeiro, sob pena de perder pontos. O Alvinegro terá que lidar com a ausência de Lodeiro, um de seus alicerces, agora dedicado à seleção uruguaia. Por outro lado, deve ter o retorno de Fellype Gabriel, fundamental para o funcionamento do meio-campo. Já o Bahia deve repetir o time da última rodada.

Na TV: TV Globo (para RJ, ES, RN, AL, PB, SE, PI, AM, RO, AC, RR, AP, Balsas-MA e Santarém-PA) e Premiere FC, com Thiago Mastroianni e Jorge Allan.

Arbitragem: Heber Roberto Lopes (PR), com Kleber Lucio Gil (SC) e Carlos Berkenbrock (SC).

Você sabia que... o primeiro jogo entre Bahia e Botafogo na história aconteceu em 1935? Foi um amistoso em Salvador, e os cariocas venceram por 4 a 3.

Comentários do blog: Como dito, o Baêa vem de uma vitória inesperada no sul, quando venceu o suposto candidato Inter, por 2 a 1, se redimindo dos últimos resultados negativos que desencadearam o protesto da torcida que deixou de comparecer aos jogos do time, em Salvador. Teria o técnico Cristóvão Borges, num toque de mágica, acertado o tricolor baiano e recuperando a confiança para a sequência do campeonato? Hoje contra o Bota, poderemos avaliar melhor essa possibilidade, mas espero que não

Já no Bota, teremos a volta do meia Fellype Gabriel cuja ausência no último jogo teria sido o motivo principal para o desacerto do time na vitória de 2 a 1, sobre o Cruzeiro. Jefferson e Dória continuam à serviço da CBF e seus substitutos, Renan e Antônio Carlos, vão dando conta do recado até aqui.

Vitinho, que já havia atuado contra a Raposa, foi confirmado no lugar de Lodeiro que, convocado, vai defender a Seleção Uruguaia na Copa das Confederações. Andrezinho que substituíra o meia Seedorf contra o Peixe e não foi tão bem pela falta de ritmo perdeu espaço com o técnico e fica como opção no banco de reservas, ao lado de Renato.

Curioso é que o meia era o preferido pela galera para substituir Lodeiro na enquete feita entre os torcedores, membros do Grupo Botafogodeprimeira, (https://www.facebook.com/groups/Botafogodeprimeira/), com 46% dos votos. Vitinho ficou na segunda posição com 29% dos votos e Renato, 17%.

Contra o bom time do Cruzeiro, apresentamos problemas de coordenação entre os setores. O time mineiro teve maior posse de bola, um número absurdamente maior de desarmes (marcou no nosso campo e obteve 11 desarmes contra 1 do Bota, no primeiro tempo) e dominou a maioria das ações. Mesmo no sufoco, conseguimos uma vitória que se mostrava difícil pelo andamento do jogo.

Hoje, a expectativa é que Seedorf (o termômetro do time) possa fazer uma apresentação melhor do que fez no fim de semana, quando deu sinais de que não estava plenamente recuperado da virose que o tirou do jogo contra o Santos. Se assim for, as possibilidades de emplacarmos a terceira vitória seguida na competição e mantermos a sequência invicta de dezenove jogos, aumentam muito. A meta é permanecer no G4 até a interrupção do campeonato e a julgar pela recepção da torcida em Aracaju, vamos conseguir.

Creio que o entusiasmo do Bahia após o grande resultado no sul não será  suficiente para barrar o bom momento do Fogão. A vitória, apesar do carrasco Fahel, virá.


Os times deverão entrar em campo com:

Bahia: sem problemas de contusão ou lesionados, o técnico Cristóvão Borges vai repetir a equipe que venceu o Internacional, fora de casa, por 2 a 1. Mesmo com o retorno de Souza, o atacante Fernandão, autor de um gol contra o no último domingo, está mantido no time titular. O Bahia vai a campo com Marcelo Lomba; Madson, Titi, Lucas Fonseca e Jussandro; Fahel, Diones, Hélder e Marquinhos; Ryder e Fernandão.

Botafogo: em relação ao último jogo, contra o Cruzeiro, a tendência é de que o técnico Oswaldo de Oliveira faça apenas uma modificação, a entrada de Fellype Gabriel, recuperado de dores na coxa, na vaga de Lodeiro, que está com a seleção uruguaia para a Copa das Confederações. Marcelo Mattos foi poupado do treino de terça, e Rafael Marques se ausentou em uma parte da atividade, mas ambos não devem ser problema. O Alvinegro deve entrar em campo com Renan, Lucas, Antônio Carlos, Bolívar e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Fellype Gabriel, Seedorf e Vitinho; Rafael Marques.

Boa sorte Fogão!

Matéria base: Alexandre Alliatti - GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

domingo, 2 de junho de 2013

Despachamos a Raposa, que venha o Baêa




Essa terceira rodada já mostrou um pouco quem é quem neste comecinho de campeonato, disputa que se estenderá até dezembro.

Botafogo e Cruzeiro, dois dos candidatos ao G4 da semana, se enfrentaram em Volta Redonda e o Campeão Carioca levou vantagem sobre o vice mineiro,  mostrando quem está mais pronto nesse começo de caminhada.

Foi um jogo entre dois times que começaram bem o campeonato, cada um dentro de sua particularidade. O Bota, mantendo a firmeza demonstrada no Carioca e o Cruzeiro, um time ainda em formação, somaram quatro pontos com um empate e uma vitória cada, até então.

Como esperado, (Veja nosso post do pré-jogo: http://felipaodf.blogspot.com.br/2013/06/guia-da-rodada-3-para-comecar-ver-quem.html) o grandalhão Anselmo Ramon encaixou bem no ataque cruzeirense substituindo Borges. Como homem de referência e fazendo o trabalho de pivô, levou perigo ao gol de Renan em várias oportunidades bem municiados pelos meias cruzeirenses Diego Souza e Éverton Ribeiro. Foi dele o gol único da Raposa.

Lembrávamos na matéria do pré-jogo que os volantes azuis eram nossos velhos conhecidos. Leandro Guerreiro, campeão carioca pelo Bota (2010) e  Nilton, ex-jogador cruzmaltino. Observamos que Guerreiro já não tinha o mesmo pique de antes, fato que o impediria de acompanhar com eficiência os nossos homens de frente e que Nilton se destacava pelos potentes chutes de fora da área. Pois bem, os dois foram responsabilizados pela torcida cruzeirense pelo fracasso do time na partida. O primeiro, por ter errado o passe para Vitinho que deu origem ao contra-ataque botafoguense no primeiro gol; o segundo, por ter feito uma partida muito apagada e pelo pênalti em cima do lateral Lucas numa jogada bisonha que Lodeiro converteu.

Pelo lado do Bota, Seedorf voltou ao time com uma atuação apenas discreta demonstrando estar ainda debilitado pela virose que o tirou do jogo diante do Santos. No lugar de Fellype Gabriel, lesionado, Oswaldo veio de Vitinho surpreendendo na escalação. O natural era que Andrezinho assumisse a vaga depois de ter jogado como titular na última partida, apesar da falta de ritmo que demonstrou.

A entrada de Vitinho mudou a forma do Bota jogar. Ganhamos poder de ataque com o ímpeto do jogador mas perdemos em marcação, causa da maior posse de bola do Cruzeiro (57x43) e domínio nos desarmes (11x1) durante o primeiro tempo e início do segundo, até levarem o segundo gol.

O Bota atual, entrosado, eficiente e invicto há 19 partidas, possui armas bem definidas e as usou contra o Cruzeiro. O sistema defensivo aguentou o tranco e conseguiu levar vantagem na maioria das jogadas pelo setor. Mostramos dificuldades apenas nas jogadas originadas pelos flancos onde o Cruzeiro foi muito eficiente. Fellype Gabriel fez falta na articulação das jogadas de transição e tivemos que recorrer aos chutões.

A vitória veio porém, mais apertada do que prevíamos. O holandês sentiu o desgaste e não foi tão eficiente como esperado e Rafael Marques não produziu tanto. Porém esses fatores foram compensados pela atuação guerreira de Lodeiro, premiado com os dois gols. Agora o uruguaio se apresenta à Celeste para a Copa das Confederações, com a sensação do dever cumprido. Foi uma vitória em "casa" contra um concorrente direto, importante para a sequência do campeonato e para se manter no G4.

Que venha o Baêa, jogo que será disputado em Sergipe, prevendo dificuldades já que os comandados de Cristóvão estão empolgados com a importante vitória sobre o Colorado, lá no sul.


Oswaldo diz que Bota podia ter feito mais gols


Saudações a todos!

Por @Felipaodf/Botafogodeprimeira.com