sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Depois do empate frustante em casa, BOTAFOGO encara o Corinthians na Arena buscando a reabilitação



Vamos buscar a reação fora de casa, meu
BOTAFOGO!
Botafogo de Futebol e Regatas


Depois desse empate decepcionante em casa, diante do Coritiba, o Botafogo embarcou hoje após o treino para São Paulo onde enfrenta o Corinthians na Neo Química Arena, às 19h de sábado, pela 8a. rodada do Brasileirão.

O Glorioso, que havia perdido a invencibilidade de dez jogos sob o comando de Autuori na partida contra o Inter (2 a 0) pela 6a. rodada, não passou de um empate sem gols contra Coritiba, resultados que marca um viés de baixa na competição.  

Com um jogo a menos, o Bota enfrentou Red Bull Bragantino fora (1 a 1); não passou de um 0 a 0 contra o Fortaleza no Castelão; surpreendeu o Galo com a vitória por 2 a 1 no Nilton Santos; ficou no empate em 1 a 1 contra o Flamengo levando gol no último minuto da partida; e  ainda, no meio de semana passada, a importante vitória de 2 a 1 sobre o Paraná pela CdoB. 

Completando a semana de futebol ruim e péssimos resultados, o destino nos levou mais rápido do que poderíamos supor a zona de rebaixamento. A vitória surpreendente do Sport de Jair Ventura sobre o Grêmio de Renato Gaúcho (2 a 1) em Porto Alegre, foi macabra e decisiva para isso.

Vai vendo na tabela como o resultado de quarta foi terrível para as nossas pretensões. Mesmo com um jogo a menos, estar na zona a essa altura tira muito da confiança do grupo e da própria torcida. Vamos precisar muito dos "nossos craques internacionais" para sairmos desse atoleiro


 Olha aí minha classificação depois da #BR07!
 
#BrasileirãoTáAqui 


Com  esse empate válido pela 7a. rodada, o Bota somou sete pontos em seis jogos e abre agora a zona da degola, na 17o. posição abrindo. Nessa luta inglória, é seguido por RB Bragantino com seis pontos em sete jogos; Atlético-GO com cinco pontos e seis jogos e; Goiás com quatro pontos em cinco jogos que segura a lanterna. 

A liderança isolada permanece nas mão do Inter com 16 pontos, seguido por São Paulo (13), Atlético-MG (12) e dos três times cariocas que  fecham o G6  com 11 pontos cada um.

Agora, nossa referência de análise passa a ser o jogo enfadonho contra o Coxa. 

"Precisando da vitória em casa, BOTAFOGO vai com tudo para cima do Coxa em busca dos três pontos". Essa foi a chamada do post de pré-jogo contra o Coritiba, cujo otimismo que nos tomou pelo jogo ser em casa foi transformado em completa decepção. Isso contra um concorrente direto por posições na tabela. Com uma vitória simples nesse jogo, estaríamos agora ocupando a 9a. posição com nove pontos, à frente do nosso adversário desse sábado que tem oito.

De todos dessa fase Autuori, esse foi o jogo que mais irritou. Jogando em casa o time tinha obrigação de ser mais incisivo, se não na técnica dos jogadores que sempre falta, que fosse na vontade passando por cima dos erros de um dia ruim. Mas, com o atraso dos salários beirando aos três meses, essa parece que também sumiu do cardápio.

Como escreveu o torcedor Leonam (@leonamsv) do twitter: "Falta vigor tático ao Botafogo, segue sendo um time muito burocrático pra atacar. Respeita demais o adversário e não tem intensidade, mesmo com peças de velocidade" ao que eu acrescentei: Gostei do "vigor tático", e é verdade! Time extremamente apático e conformado com a situação. Jogadores com mais capacidade técnica parecem omissos em campo e não tentam nada diferente que possa surpreender o adversário numa jogada! Triste...

Num universo de equívocos técnicos, táticos e estratégicos (nem sabemos se havia uma estratégia nesse jogo), o estreante Kalou fez boa estreia considerando que não jogava desde novembro/2019 e mesmo assim, permaneceu em campo por quase 90 minutos. Mesmo superior no papel, o Botafogo não conseguiu sair do 0 x 0 contra o "poderoso" Coxa num jogo truncado, com muitas faltas e pouquíssimas chances de gol.

Quando apareceu uma chance de um lado e de outro, os goleiros Wilson e Gatito, os destaques da partida, apareceram bem para garantir o zero no placar. Nem o "temor" da dupla Neilton e Sassá se confirmou. Tiveram atuações pífias, à altura do jogo.

Numa única vez o Botafogo chegou às redes adversária mas, por ironia do destino, teve o gol anulado por ação do VAR em nova decisão muito contestada pela torcida. Luis Henrique marcou em posição de impedimento mas não houve análise de um possível toque de mão do zagueiro adversário antes da bola sobrar pro atacante quando, em desespero, se jogou na frente da bola sobre a linha do gol. Seria um pênalti, antes da conclusão.


Clique no link e veja o que escrevemos no post de pré-jogo contra o Coxa: "Precisando da vitória em casa, BOTAFOGO vai com tudo para cima do Coxa em busca dos três pontos" e tudo deu errado: https://bit.ly/3jCAHRT


Imagem
Escalação do jogo contra o Coritiba para comparação
 
#VamosFOGO  Botafogo de Futebol e Regatas

O jogo contra o Corinthians na Arena é dificílimo, apesar do time paulista estar fazendo uma campanha apenas mediana.

Mas as nossas forças para encarar o desafio são bem menores do que no jogo contra o Coxa.  Apesar do reforço de Caio Alexandre que volta ao time depois de cumprir suspensão, de última hora saiu a notícia de que Pedro Raul e Luis Henrique não enfrentam o Corinthians por desgaste físico e não seguiram com a delegação. Além deles, foi confirmada a  ausência do lateral Fernando que testou positivo para Covid-19 e ficou no Rio cumprindo o período de quarentena. 

O lateral Victor Luis, que passou por cirurgia de apêndice há duas semanas e desfalcou o time nesse período, se apresentou ao clube no meio de semana e começou a etapa de recondicionamento em campo.

Com isso o zagueiro Rafael Forster deve aparecer na proteção à zaga com Caio Alexandre compondo um trio com Keisuke Honda pelo meio. Nazário, em má fase, joga mais à frente (ou pelo menos vai tentando). 

A defesa deve ser a mesma com a dupla Benevenuto e Kanu no miolo da zaga com Kevin e Guilherme fazendo as laterais.

Com as ausências confirmadas de P. Raul e L. Henrique, a tendência é que Matheus Babi volte ao time ao lado e Kalou que foi único que se salvou no setor. Com isso, Babi, que vem dando nova dinâmica ao time quando vem do banco, ganha nova chance de sair jogando e provar o seu valor.

Dessa forma, a equipe deve começar o jogo com: Gatito Fernandéz; Kevin, Marcelo Benevenuto, Kanu e Guilherme Santos; Rafael Forster, Caio Alexandre e Honda; Bruno Nazário, Kalou e Matheus Babi.

Em entrevista `Gazeta Esportiva, Matheus Babi mostrou otimismo quanto ao resultado contra o time paulista. Afirmou que o clube carioca tem totais condições de surpreender o Corinthians na Neo Química Arena. "Sabemos que é um jogo bastante complicado. O Corinthians é muito forte em sua casa, vem de uma vitória fora e animado pelo aniversário de 110 anos. Mas o Botafogo pode sair com os três pontos de São Paulo e vamos fazer de tudo para conseguir isso". 

Então, vamos embarcar no otimismo do Babi, por que não?


FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS X BOTAFOGO


Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
Data: 5 de setembro de 2020, sábado
Horário: 19h (de Brasília)

Árbitro: Rafael Traci (FIFA-SC)
Assistentes: Alex dos Santos (SC) e Henrique Neu Ribeiro (SC)
VAR: Rodrigo Dalonso Ferreira (SC)

CORINTHIANS:
Cássio; Fagner, Gil, Avelar e Lucas Piton; Cantillo, Camacho (Gabriel), Ramiro, Luan (Araos) e Gustavo Mosquito; Jô.Técnico: Tiago Nunes


BOTAFOGO: Gatito Fernández, Kevin, Marcelo Benevenuto, Kanu e Guilherme Santos; Rafael Forster (Caio Alexandre), Keisuke Honda e Bruno Nazário; Luis Henrique, Pedro Raul e Salomon Kalou.

Técnico: Paulo Autuori



Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar! 

quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Precisando da vitória em casa, BOTAFOGO vai com tudo para cima do Coxa em busca dos três pontos



Hora de reencontrar a vitória no Brasileirão. Vamos,
 BOTAFOGO! Botafogo de Futebol e Regatas

Depois da derrota de 2 a 0 sofrida em casa para o Internacional no último sábado, o Botafogo volta a campo na noite desta quarta-feira (20h30) para o duelo contra o Coritiba pela 7ª rodada do Brasileirão.

O Glorioso, que vinha invicto à dez jogos sobre o comando de Autuori, sofreu o seu primeiro revés na competição e precisa vencer o visitante paranaense de qualquer forma.

Com um jogo a menos, o Bota iniciou a sua trajetória no Brasileirão enfrentando o Red Bull Bragantino fora de casa pela segunda rodada. O resultado foi um 1 a 1 conseguido à duras pena. 

Depois se seguiram um 0 a 0 moroso contra o Fortaleza fora; a vitória surpreendente sobre o Galo por 2 a 1 no Nilton Santos; o empate em 1 a 1 no clássico contra o Flamengo pela quinta rodada e; a importante vitória de 2 a 1 sobre o Paraná pela CdoB que nos valeu a vaga na quarta fase da competição.  

Com o time sendo formado com os campeonatos em andamento, é normal que a campanha apresenta altos e baixos mas isso deixa em alerta clube e torcedores já no início do Brasileirão.


Imagem
 Firme na ponta o @scinternacionalEssa #BR06 
foi agitada...  
#BrasileirãoTáAqui

Sem pontuar na rodada, o clube da Estrela Solitária permanece com seis pontos - uma vitória, uma derrota e três empates em cinco jogos - e caiu da 11a. para 15a. posição, na dita zona da marola. O liderança isolada é do Inter com 15 pontos após vencer o último confronto no Nilton Santos.

Na parte baixa da tabela, com quatro pontos em cinco jogos, o Atlético-GO tomou a lanterna do nosso adversário Coritiba que, após duas vitórias seguidas, deu um sald e está posicionado à nossa frente com a mesma pontuação (6). 

O rubro-negro goiano tem a companhia de Sport e Goiás com quatro pontos e RB Bragantino com cinco pontos, que caiu muito de produção e abre no Z4.

Agora, nossa referência de análise passa a ser o último jogo contra o Inter. Desfalcado e perdido em campo na maior parte do tempo - Honda e Luis Henrique não foram relacionados para o jogo -, o Botafogo não resistiu à maior organização tática e DNA ofensivo do Colorado e foi derrotado por 2 a 0 em pleno no Nilton Santos. 

Jogando com intensidade, o time gaúcho abriu o placar bem cedo. Numa trama bem executada por ex-alvinegros aos 4 minutos de jogo, Thiago Galhardo bem colocado entre os zagueiros, aproveitou cruzamento na medida de Moisés e subiu livre de cabeça para vencer Gatito.

Quando o Bota tentava reagir na base do entusiasmo e criou algumas chances para empatar o jogo, veio o balde de água fria. Boschilia marcou o segundo gol colorado após nova trama construída com assistência de Galhardo na origem. 

Mesmo atordoado após os dois gols do adversário conseguidos com certa facilidade em razão da marcação frouxa e equivocada dos homens de defesa e proteção à zaga, o Bota ainda consegui colocar a bola nas redes em duas oportunidades: a primeira, com gol marcado por Matheus Babi e a segunda por Bruno Nazário após assistência do mesmo Babi que fez individualmente uma grande partida. Mas por ironia do destino, ambas foram anuladas pelo VAR: uma marcando impedimento milimétrico de Rhuan que havia participado do lance e outra, sem muita coerência, após o árbitro ter validado o lance de campo (suposta falta de Babi em disputa de bola normal no nosso campo) com a bola em movimento. 

No segundo tempo, a tônica do jogo se inverteu. Com vantagem significativa construída no primeiro tempo, o Inter tirou o pé e recuou passando a explorar os contra-ataques e deu campo ao Botafogo. Com isso, os donos da casa tiveram mais a bola na busca pelo gol que lhes dessem esperanças de melhor resultado. Na oportunidade, ocorreram as modificações que deram outra dinâmica ao time: Bruno Nazário e Luiz Otávio entraram nas vagas de Forster e Caio Alexandre.

Foram dois gols anulados que, pela forma que ocorreram, deixaram perplexos os jogadores alvinegros e a torcida que acompanhou o jogo pelas redes sociais. A sensação era de que os lances tinham potencial para mudar os rumos da partida tal o grau de entusiasmo dos alvinegros após os tentos. Falo isso porque, depois dos gols anulados em sequência, o efeito saiu na direção contrária. O time foi tomado por uma apatia tão grande e visível que preocupou quem estava assistindo. De quebra, a nossa invencibilidade na competição foi pro ralo enquanto o Inter consolidou a liderança isolada.

Dos jogadores, o mais revoltado no pós-jogo foi o capitão Gatito Fernandéz que, na saída para o vestiário, desferiu um chute na cabine de equipamentos do VAR instalada no gramado. Pelo ato, o jogador foi denunciado à justiça desportiva e pode pegar uma pena de 1 a 6 jogos fora.


Clique no link e veja o que escrevemos no post de pré-jogo: "De volta ao Brasileiro e pensando em vitória, BOTAFOGO encara mais um líder da competição": https://bitly.com/3gPOjrb 



A imagem pode conter: 1 pessoa, texto que diz "ESCALAÇÃO STETCRMRRICT 29.08|17h 17h 29.08 NILTONSANTOS BRASILEIRÃO 2020 1909 1 GATITO FERNANDEZ 2 F. BARRANDEGUY 14 3 MARCELO BENEVENUTO KANU 6 DANILO BARCELOS 5 RAFAEL FORSTER 19 CAIO ALEXANDRE RHUAN ¿LABOR 8 GUILHERME 11 MATHEUS BABI 9 PEDRO RAUL TÉCNICO PAULO AUTUORI 12 DIEGO CAVALIERI BRUNO NAZÁRIO 13KEVIN 15 RENATO 16 LUIZ OTÁVIO 17 CICERO 18 DAVI ARAÚJO 20 LECAROS WARLEY 22FERNANDO 23M NASCIMENTO MENDORATO"
BOTAFOGO escalado pro duelo contra o
Internacional. Vamos!

O grande trunfo do Botafogo para a vitoria no jogo de hoje são as voltas de Honda e Luis Henrique que desfalcaram o time na derrota para o Inter, e a possível estreia do marfinense Salomon Kalou, maior aposta do clube na temporada, 

A tendência é que o atacante fique à disposição no banco de reservas e entre no decorrer da partida em razão do condicionamento ainda não ser o ideal mas o técnico Autuori é imprevisível e pode, invertendo essa lógica, lançar o jogador logo no começo. Kalou não disputa uma partida desde a derrota do Hertha Berlim para o Borussia Dortmund no dia 30 de novembro. 

Dessa forma, a equipe deve começar o jogo com: Gatito; Barrandeguy, Marcelo Benevenuto, Kanu e Guilherme Santos; Rafael Forster, Honda e Bruno Nazário; Matheus Babi ou Kalou, Luis Henrique e Pedro Raul.

Em relação ao time que começou o jogo contra o Inter, Danilo Barcelos deixou o clube e assinou com o Fluminense; Caio Alexandre levou o terceiro amarelo e está suspenso da partida e; Rhuan volta para o banco depois do baixo rendimento apresentado enquanto esteve em campo. O lateral Victor Luis continua fora se recuperando de cirurgia até o meio do mês quando será reavaliado.

Como o desempenho contra o Inter não foi o esperado e a derrota veio, é obrigação do time conseguir a vitória sobre o Coxa hoje à noite. Precisamos subir na tabela e sair da zona da marola e recuperarmos a confiança das exibições anteriores quando conquistamos nossos pontos com aplicação tática, bom desempenho nos fundamentos e fidelidade às estratégias de jogo de Autuori que, nessa passagem pelo Glorioso, acumula 13 jogos oficiais com quatro vitórias, sete empates e duas derrotas com 48% de aproveitamento. 

Pelo lado do adversário a notícia é que o técnico Jorginho está bastante otimista e promete uma postura ousada dos seus comandados mesmo jogando na casa do adversário. "O Coritiba vai em busca do resultado positivo mesmo fora de casa, pois sabemos como é importante no Campeonato Brasileiro você conseguir somar pontos na condição de visitante", avisou o treinador. Chama a atenção ainda as presenças dos ex-botafoguenses Neilton e Sassá na linha de frente do adversário, o que não deixa de ser uma "atração" à parte.

É esperar e ver no que vai dar tudo isso. Para barra-los, vamos de Forster, Benevenuto e Kanu.


FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO-RJ X CORITIBA-PR


Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 2 de setembro de 2020, quarta-feira
Horário: 20h30 (de Brasília)

Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
Assistentes: Felipe Alan Costa de Oliveira (MG) e Celso Luiz da Silva (MG)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG)

BOTAFOGO: Gatito Fernández, Federico Barrandeguy, Marcelo Benevenuto, Kanu e Guilherme Santos; Rafael Forster, Honda e Bruno Nazário; Matheus Babi ou Kalou, Luis Henrique e Pedro Raul.

Técnico: Paulo Autuori

CORITIBA: Wilson, Jonathan, Rodolfo Filemon, Sabino e William Matheus; Matheus Galdezani, Matheus Sales e Luiz Henrique (Matheus Bueno); Robson, Neilton e Sassá

Técnico: Jorginho



Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar! 


 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com