sexta-feira, 26 de julho de 2013

Um bom jogo para reassumir a liderança



GUIA DA RODADA#9: Maracanã, Mineirão e Pacaembu devem estar cheios para duelos que têm retrospectos recentes bem favoráveis a um dos lados



O Botafogo sentiu por poucos dias o gostinho de ter tomado do Coritiba a liderança do Brasileiro. Em jogo isolado e adiantado da 12ª rodada, na quarta-feira, o Inter venceu o São Paulo e agora aparece no topo da tabela. Essa dança entre os clubes tem dado a tônica no nacional, e é difícil vislumbrar alguém se distanciando nesta nona rodada - que terá clássicos com desequilíbrio no retrospecto recente e com promessa de casa cheia.


Maracanã e Mineirão, que ficaram fechados por três Brasileiros, estão novamente à disposição de cariocas e mineiros. Empolgados por motivos distintos, os torcedores de Flamengo, Botafogo, Cruzeiro e Atlético-MG devem encher os reformados estádios para os clássicos locais de domingo entre os times. De quebra, o Pacaembu ainda será palco da saga do São Paulo em busca da reabilitação, justamente diante do Corinthians, rival que recentemente o derrotou na final da Recopa.

Vale acompanhar também o Inter do técnico Dunga defendendo a liderança na Arena Pernambuco, diante do Náutico; o regular Coritiba recebendo o Vitória no Couto Pereira; e o reencontro de Juninho Pernambucano com a torcida do Vasco em São Januário.

Comentários do blogueiro: Essa é a proposta do site da globo para todos os jogos da rodada e a cada semana estaremos destacando aqui, apenas a análise relativa aos jogos do Botafogo que é o que nos interessa. Caso você tenha interesses por outros jogos, dicas do cartola e outros coisas mais poderá ir direto no site anunciado.


FLAMENGO X BOTAFOGO
Confrontos Bola - Flamengo x Botafogo (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 18H30M - MARACANÃ

Depois de Fluminense e Vasco voltarem ao Maracanã no domingo passado, chegou a vez de Flamengo e Botafogo. O Rubro-Negro, mandante da partida, é muito inconstante no Brasileiro, principalmente depois da pausa para a Copa das Confederações. Em três jogos, acumulou um empate (2 a 2 com o Coxa), uma vitória (1 a 0 sobre o Vasco) e uma derrota (1 a 0 para o Inter). O Alvinegro busca reassumir a liderança da competição, já que a perdeu durante a semana para o Inter, que tem um jogo a mais.

Arbitragem: Pericles Bassols (RJ) apita o clássico, auxiliado por Rodrigo Pereira Joia (RJ) e Luiz Claudio Regazone (RJ).

Você sabia que... na era dos pontos corridos do Campeonato Brasileiro, desde 2003, o Botafogo nunca venceu o Flamengo? Foram 18 confrontos, com sete vitórias do Flamengo e 11 empates.


Comentários do blogueiro: Dois aspectos chamam a atenção nessa  breve análise sobre o clássico carioca no Maracanã. O primeiro deles refere-se ao estágio dos dois times na temporada: enquanto o Botafogo se mostra um time equilibrado que vem repetindo (praticamente) a mesma formação e o modo de jogar desde o início da temporada. Nesse período, sagrou-se Campeão Carioca de forma direta e tem se mantido no G-4 nas últimas rodadas. Já o rival, viveu um período de turbulência técnica e disciplinar após fracassar no Estadual que, somados a um mal começo no Brasileirão, provocou a dispensa de dois técnicos e alguns figurões do plantel. Na sequência, contratou Mano Menezes, ex-técnico da Seleção, e alguns reforços chegaram o que fez o time mostrar um esboço de organização sem que tenha, no entanto, conseguido pontuar o bastante para deixar a parte mais baixa da tabela. O outro aspecto refere-se à incômoda sequência sem vitórias do Fogão contra o rival, especificamente nos clássicos disputados pelo Brasileirão. São 18 partidas, na maioria delas com ocorrência de empates quase sempre cercados de dramaticidade.

São esses os ingredientes mais importantes desse confronto que deve dar bom jogo e bom público no novo Maraca. Separados por 12 posições na tabela, teremos de um lado o Bota, com seu futebol eficiente e já testado, tentando se manter no topo da tabela e de outro, um time ainda em formação querendo se afirmar na competição.
Enquanto o Flamengo passou a semana se preparando pro jogo, o Bota vem do desgaste físico e emocional causado pelo confronto contra o Figueirense disputado no meio de semana pela Copa do Brasil. O Alvinegro conseguiu a classificação para as oitavas de final na disputa de pênaltis, depois de ser derrotado por 1 a 0 no tempo regulamentar. Jefferson foi novamente decisivo ao defender duas das cobranças do adversário. 

No jogo em si, a defesa mostrou alguns deslises no posicionamento e falta de cobertura que resultaram no gol único da partida. Apesar da derrota, o time não abandonou seu estilo de jogo e teve boas chances de marcar. Uma acabou no travessão e outras, nas boas defesas do goleiro adversário. Metade dos jogadores do Bota tiveram baixo rendimento individual o que comprometeu o resultado do conjunto. Foi o caso de Gilberto, M. Mattos, Vitinho, Alex (que entrou no decorrer da partida) e Lodeiro que não consegue repetir as boas atuações de antes da Copa das Confederações quando era sempre um dos destaques do time. Nem mesmo Seedorf, vigiado de perto,  conseguiu brilhar individualmente.

Veja nosso post com a sátira desse jogo cujos protagonistas são o craque Seedorf e seus fiéis companheiros:  http://felipaodf.blogspot.com.br/2013/07/seedorf-o-exterminador-de-rubros-negros.html

Mas agora o foco volta ao Brasileirão. O time titular se preparou para o clássico descansando na tentativa de se recuperar da jornada em Floripa. Houve um único treinamento tático no sábado para acertar detalhes e avaliar uma possível mudança na escalação. O time não se concentrará antes da partida. 

Não há novas baixas em relação ao último compromisso pelo Brasileirão. Com isso, Marcelo Mattos retoma seu lugar no time após cumprir suspensão. A novidade pode ser a presença do atacante Elias entre os titulares em lugar de Vitinho visando um melhor equilíbrio do time melhorando a marcação. Vamos aguardar.

Os times deverão entrar em campo com:

Botafogo: Jefferson, Gilberto, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos e Gabriel; Seedorf, Lodeiro, Vitinho (Elias) e Rafael Marques.


Flamengo: A provável formação: Felipe, Léo Moura, Wallace, González e João Paulo; Diego Silva, Elias, Gabriel, Carlos Eduardo e Paulinho; Marcelo Moreno.

Somando-se os prós e contras das duas equipes até aqui, a vitória sobre o rival parece perfeitamente normal e acreditamos nela para mantermos a liderança por pontos pedidos já que o Inter tem um jogo a mais e ocupa o topo da tabela temporariamente, pelo menos até que se iguale o número de partidas de todos os participantes.

Boa sorte Fogão!

Matéria base: GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro


Por @Felipaodf/Botafogodeprimeira.com

O Canto do LíDER BOTAFOGO ! Isso é que é exemplo !


E ninguém cala...


Por onde anda essa torcida alvinegra que lotava o Maracanã e comparecia ao estádio para apoiar o time incondicionalmente?

Veja nesse vídeo qual era o espirito do torcedor botafoguense há pouco tempo atrás (2007) e reflita sobre as causas dessa situação estar tão rara nos dias atuais. Há justificativas (imperativas) para essa imobilidade mórbida da torcida nos últimos tempos? Comente...

Domingo teremos um clássico contra o nosso rival Flamengo com mando deles na volta dos dois times ao templo do futebol mundial. Quem vai prestigiar o líder do campeonato (o Inter tem um jogo a mais e ocupa provisoriamente essa posição) no campeonato mais difícil do mundo?

As dificuldades impostas à nossa torcida para esse jogo no novo Maraca foram sanadas com a liberação de meia entrada para os sócios-torcedores alvinegros, mesmo o mando de campo não sendo nosso. Mova-se rumo ao Maraca e grite com todos as forças: Fooooooogo! Fooooooogo! Fooooooogo! porque não podemos nos calar...

Acorda torcida e vamos à luta, pela presença da nossa Torcida nos estádios. Não perca o bonde da história porque o time já deu mostras que corresponderá!





Por @Felipaodf/Botafogodeprimeira.com

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Seedorf, O Exterminador de rubros-negros


A saga continua e tem reinício marcado para esse domingo contra o rubro-negro carioca. Vamos juntos com Seedorf, o Exterminador



Clarence Seedorf começava em agosto do ano passado, contra o Atlético-GO, uma saga rumo ao título do Brasileirão o que naquela oportunidade parecia uma missão perfeitamente possível.

Foi nessa ocasião que criamos um evento fictício para marcar a chegada do craque holandês ao Glorioso. A iniciativa deu tão certo que a marca “Seedorf, O Exterminador de rubro-negros” foi rapidamente adotada pela galera para criar Grupos de discussão na rede com essa denominação sem que nenhum deles tivesse feito menção a autoria e nem mesmo nos convidado para integra-los mesmo que fosse como membro (rsrs). Mas, vida que segue. 

Para cumprir seus objetivos naquela oportunidade (2012), o Botafogo de Seedorf teria que encarar três adversários rubro-negros, em turno e returno, conforme programado na tabela.

Cumprindo a sequência do primeiro turno, encarou o Atlético-GO em seus domínios e venceu por 2 a 1, de virada. Seedorf fazia contra o Dragão goiano o seu primeiro gol com a gloriosa camisa 10 do Botafogo. Foi um golaço de falta da entrada da área com o selo Seedorf de qualidade. O craque mostrava assim todo o seu talento e faro de gol que utilizaria ao longo do campeonato para se destacar a cada rodada. 

Em seguida veio o Sport Recife e o meia repetiu a dose. Já com a vantagem no placar - Elkeson havia feito o primeiro gol - a estrela de Seedorf brilhou. Retomando uma bola na intermediaria, partiu decidido em direção ao gol e desferiu um golpe mortal contra o Leão pernambucano. O bravo Sport tombava sem forças, por 2 a 0, no Engenhão. 

Completando a sequência chegou a vez de enfrentar o Urubu. O confronto doméstico, disputado no Engenhão, foi um jogo de muito equilíbrio e correria de lado a lado. Respeitou-se muito o adversário e nenhum dos combatentes alvinegros se mostrou inspirado o bastante pra decidir a parada. O resultado só poderia ser um empate em 0 a 0.

Assim terminava o primeiro ciclo de adversários rubro-negros contra os quais Seedorf, O Exterminador levou notória vantagem. Foram duas vitórias e um empate sem gols. 

Com o início do returno, era hora de receber o Dragão em casa. Nessa altura do campeonato já não era possível ser campeão e as chances de alcançar uma vaga na Libertadores eram reduzidíssimas.

Conseguimos mais uma vitória sobre o já rebaixado Atlético-GO, pelo placar de 4 a 0. Novamente Seedorf brilhou em campo. Foi dele o primeiro gol da partida concluindo de dentro da área uma bela trama do ataque alvinegro. A nota triste ficou por conta de uma fisgada na coxa que o nos privaria da presença do astro por duas rodadas. 

Seedorf voltou no jogo contra o Sport, na Ilha, mas o time não mostrou força suficiente e acabou derrotado (2 a 0). Acabavam ali as últimas chances de classificação para a Libertadores. O atacante Henrique, que entrara no segundo tempo da partida, foi decisivo para o resultado dando um passe para o primeiro gol e fazendo o segundo da vitória rubro-negra. Como "prêmio" foi contratado pelo Bota para a atual temporada. 

A seguir veio o Flamengo. Novamente os times fizeram um jogo de muita disposição que marcaria o encerramento de suas participações no campeonato. No placar, para variar, novo empate só que dessa vez, por 2 a 2. Liderado por Seedorf - que tinha o dobro da idade do "titular" Sassá - o Botafogo foi a campo sem sete titulares e mesmo assim se apresentava melhor que o adversário. Porém, o primeiro tempo terminou com uma preocupação. O meia foi para o vestiário sentindo um incômodo na parte posterior da coxa; voltou para o segundo tempo no sacrifício mas não aguentou mais que um minuto. O craque foi muito aplaudido na saída de campo, encerrando assim a sua primeira (meia) temporada pelo Fogão.


Veja alguns dos gols de Seedorf nessa trajetória de sucesso com a camisa do Bota:





Nessa nova temporada, Sedorf voltou aos treinamentos dez dias após o grupo e fez sua estreia no Campeonato Carioca contra o Macaé, já na 5a. rodada. Na oportunidade, saiu de campo consagrado ao marcar os três gols da vitória alvinegra (3 a 1). No primeiro domingo após o carnaval, enfrentou seu rival carioca ainda pela fase de grupos e saiu derrotado (1 a 0), a única de toda a campanha. 

Essa partida parece ter mexido com os brios botafoguenses e fez com que o time engatasse uma sequência mágica de bons resultados que o levou ao título. Já nas semi-finais do turno, o pomposo rubro-negro foi devidamente atropelado na hora que precisava (2 a 1). O Bota foi às finas da Taça Guanabara onde venceu o Vasco e conquistou o título. 

Seedorf vibrou muito com sua primeira taça pelo clube e disse que queria mais e mais. Resultado: o time levou também a Taça Rio sem perder pra ninguém e  sagrou-se Campeão Carioca de 2013 direto sem necessidade de jogar as partidas finais. O jogador foi laureado com o título de melhor jogador da competição, coroando sua bela participação.

Nesse domingo (28), Seedorf e seus companheiros iniciam novo ciclo dessa heroica missão - conquistar o título de Campeão Brasileiro - diante do rival carioca em sua primeira vez no Maracanã, outrora palco de memoráveis batalhas. 

Logo a seguir virão Vitória-BA (01/08) e Atlético-PR (25/08) completando o ciclo nesse primeiro turno.


Acessem e participem do evento https://www.facebook.com/events/114564862034572/


Sendo assim, só nos resta desejar sorte e glórias ao guerreiro Seedorf, assim como aos seus bravos companheiros, na busca de mais uma vitória que nos conduza ao topo da tabela, deixando pra trás, cambaleante, mais um rubro-negro! 

Por @Felipaodf/BotafogoDePrimeira.com

terça-feira, 23 de julho de 2013

Bota pega Figueira pensando em passar de fase




Nessa quarta-feira o Botafogo, líder do Brasileirão, muda o foco para enfrentar o Figueirense no estádio Orlando Scarpelli, às 21:50, pela Copa do Brasil. No primeiro confronto, em Volta Redonda, o alvinegro carioca venceu por 1 a 0 o que lhe dá a vantagem do empate no jogo de volta.

Esse jogo no Rio foi o primeiro do Bota após quase um mês de paralisação por conta da disputa da Copa das Confederações, quando o desempenho dos times era uma incógnita na volta às competições.

No post do pré-jogo chamávamos a atenção para a perspectiva de uma renda muito baixa num jogo (mal) marcado para o Raulino de Oliveira com início marcado para às 21h50. E não deu outra. Apesar da importância da partida para as pretensões do clube na competição, a partida teve apenas 754 pagantes que geraram a renda de R$ 14.985, números vergonhosos sobre todos os aspectos. Um time de série A jogar para menos de 10 mil pagantes, com compromisso de pagar salários a jogadores da categoria de Seedorf, Jefferson, Bolivar e Lodeiro, não pode se sustentar.

Mas vida que segue... Veja nosso post e relembre o clima e as expectativas para essa partida: http://felipaodf.blogspot.com.br/2013/07/bota-pega-o-figueira-pensando-em.html



Rafael Marques comemora o único gol do jogo
(Foto: Cleber Mendes/LANCE!Press)
Ao final a vitória veio. Comandada com categoria por Seedorf, no primeiro tempo e confirmada pela eficiência de Jefferson, na etapa complementar. Garantimos um bom resultado em casa (vitória, sem levar gols) que nos abre um leque de possibilidades para o confronto de volta, em Floripa.

O jogo foi morno no primeiro tempo, mas Seedorf se destacou. Com duas bolas na trave, nosso camisa 10 mostrava estar com fôlego de menino, mesmo tendo se reapresentado dez dias depois dos companheiros. O gol único da partida saiu em cruzamento de Lodeiro sobre a área que Rafael Marques desviou de cabeça pra marcar (28).

A etapa complementar teve outra dinâmica e as chances de gol apareceram para os dois lados. Destaques para a deficiência na conclusão de nossos atacantes e algumas boas defesas de Jefferson que garantiram o resultado. Pelo lado do Figueira, restaram as boas investidas do atacante Rafael Costa que levaram perigo à nossa área e podem complicar o jogo se não houver uma atenção especial sobre ele.

Veja os melhores momentos da vitória do Fogão no primeiro jogo:





No jogo dessa quarta, apesar do técnico Oswaldo de Oliveira afirmar que o Bota não vai jogar pra segurar o resultado, é inegável que a combinação de fatores típicos desse modelo de competição - vantagem do empate e gol na casa do adversário - serão os principais ingredientes da festa. O enredo da partida pode mudar a cada lance e criar um clima de dramaticidade, para um lado ou para o outro, pela combinação de resultados. Essa é a magia da Copa do Brasil. 

Enquanto grande parte da torcida brasileira vai estar ligada no Mineirão acompanhando o drama do Galo de Cuca nas finais da Liberta, nós botafoguenses estaremos ligados, sofrendo e torcendo para passarmos de fase na Copa, na fria Florianópolis (4º), porque esse é o nosso destino.

O técnico Oswaldo de Oliveira deve confirmar o mesmo o time que vem atuando no Brasileirão com: Jefferson, Gilberto, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Lodeiro, Seedorf e Vitinho; Rafael Marques.

O atacante Elias, que fez seu primeiro gol pelo Bota na vitória contra o Náutico pelo Brasileirão, não tem condições de jogo em razão de ter defendido o Resende na competição. 

Quanto ao Figueirense, não sei e nem estou preocupado mas deve repetir o time do último jogo com: Tiago Volpi, André Rocha, Thiego, Douglas Silva e Wellington Saci; Nem, Ronaldo Tres, Maylson e Diguinho; Ricardinho e Rafael Costa. O técnico é o Adilson Batista.

Boa sorte Fogão!

domingo, 21 de julho de 2013

Dever cumprido


Botafogo vence o Náutico em casa e reassume a liderança do campeonato


A 8a. rodada do Brasileirão teve início no começo da noite desse sábado e já tem novo líder. O Botafogo recebeu o Náutico em São Januário, venceu por 2 a 0 e reassumiu a liderança do campeonato (16 pontos), pelo menos até domingo quando Coritiba e Vitória entram em campo e vão precisar de vitórias pra desbancarem o Fogão. Já sabemos a quem secar nesse domingão!

BOTAFOGO X NÁUTICO

Escrevíamos no post do pré-jogo que o Bota teria que fazer o dever de casa pela bela campanha nesse início de competição, pela condição sofrível do adversário que ocupava a lanterna do campeonato e pela escrita do confronto, que já dura 28 anos sem que o Timbu vença o Bota pelo Brasileirão, no Rio. Veja o post: http://felipaodf.blogspot.com.br/2013/07/dever-de-casa.html

O Botafogo voltava a jogar na cidade diante de sua torcida depois de mais de 3 meses e mesmo assim, apenas 6,5 mil torcedores estiveram presentes para incentivar o líder do campeonato.

A obrigação de vencer o jogo parecia perturbar o time que quase nada criou no primeiro tempo, se limitando a levantar algumas bolas na área sem nenhum resultado prático, tanto que nos "melhores momentos" a TV não tinha o que mostrar!

Pra variar, alguns jogadores estiveram muito abaixo do esperado e a falta de objetividade acabou estourando no colo de Vitinho. Mal escalado, o jogador dá sinais de que está sentindo a peso por ter sido o escolhido para entrar na vaga de Fellype Gabriel. Sem ter as mesmas características do antigo titular e tendo que desempenhar as mesmas funções, já que o técnico não cogitou mudar o esquema com três meias e um único atacante, o meia-atacante não vem desenvolvendo o bom futebol que fez com que fosse eleito a revelação do Carioca. Vida que segue.

Mas bastou esse derradeiro meio tempo para que Oswaldo enxergasse o óbvio. O Bota voltou do intervalo com Elias no lugar de Vitinho com instrução de jogar mais avançado executando as funções de um pivô. Com isso, Rafael Marques foi recuado para uma posição intermediária, mais pela direita, onde se houve melhor do que na etapa inicial (péssima por sinal). Essa modificação simples na forma de jogar fez com que o time ganhasse volume de jogo e passasse a dominar as ações.

Não demorou muito para R.Marques se livrar dos marcadores e enfiar uma bola na medida pra Elias que, como um verdadeiro centroavante, mandou ela pra dentro. Foi um arremate rasteiro, em diagonal, longe do alcance de Berna que nada pode fazer. O Bota abria o placar e Elias fazia seu primeiro gol com a camisa alvinegra. Emocionado, o jogador comemorou muito e já se candidata a Matador do Fogão!




Logo depois, uma versão atual do Biriba - histórico mascote alvinegro - perambulou pelo campo de jogo e parece ter animado os alvinegros. Nessa altura o Glorioso já dominava as ações e teve outras chances para ampliar o placar. Uma delas, no belo chute de Dória que explodiu na trave, recebendo uma bola escorada por Elias, fazendo o papel de pivô.

Veja o desfile do novo Biriba pelos gramados de São Januário






O Náutico ainda tentou o empate em duas ou três oportunidades que só serviram pra demostrar a boa fase de Jefferson, a Muralha Alvinegra. Desde que reassumiu a posição após servir a Seleção, o goleiro, que foi homenageado essa semana por ter completado 300 jogos com a camisa do Fogão, tem sido um dos maiores destaques do time e o principal goleiro da temporada, no Brasil.

Aos 32, Lodeiro que andava apagadinho como nos jogos anteriores fez um cruzamento pela direita sobre a área adversária. Elias subiu com o zagueiro mas não alcançou e Renato, de cabeça, marcou o segundo gol, dando números finais ao placar. Valeu pela vitória e pela liderança reconquistada.

Na quarta vamos a Floripa enfrentar o Figueirense pela Copa do Brasil. O Bota tem a vantagem do empate já que venceu a primeira partida por 1 a 0, em Volta Redonda. Não vai ser fácil.

O próximo compromisso pelo Brasileirão será contra o Flamengo, domingo, no retorno dos clubes ao Maracanã.


Veja os melhores momentos da partida