sábado, 11 de fevereiro de 2017

Botafogo mede forças contra o Flamengo pelo Carioca pensando no jogo contra o Olimpia pela Liberta





Check-in aberto para sócios-torcedores do Botafogo
 confirmarem presença no clássico de domingo
Depois da classificação heroica para a sequência da Libertadores, quando enfrenta o time do Olimpia (PAR) na disputa por vaga na fase de grupos, o elenco do Botafogo treinou no campo anexo do Nilton Santos na sexta-feira, longe das vistas dos repórteres que cobriam a atividade.

Em coletiva à imprensa após o treino, Jair Ventura anunciou que mandará a campo a força máxima dentre os jogadores que reunirem 100% de condições, após avaliação da comissão técnica. Isso equivale dizer que somente na hora do jogo saberemos a escalação que enfrenta o time rubro-negro. Na entrevista, o técnico ressaltou o planejamento nesse começo de temporada com a disputa de duas competições simultâneas colocando de um lado da balança, a relevância do clássico pelo Campeonato Carioca no domingo e do outro, o jogo de suma  importância de quarta-feira, contra o Olimpia, pela Libertadores.

O foco agora é o Flamengo mas nada se compara a um jogo da Liberta. Depois do clássico contra o Colo-Colo, o Olimpia será o próximo time cascudo a cruzar a nossa trajetória no certame. Vamos encarar uma equipe acostumada com a disputa que já venceu três vezes a competição. Será mais uma oportunidade para que o time recém formado por Jair mostre maturidade e para que a torcida lote o Nilton Santos e faça festa como fez no primeiro jogo - eu estava lá contra o Colo-Colo e participei. Lutamos muito por esse momento e precisamos desfrutar o máximo dessa oportunidade prolongando a nossa participação.


Infográfico com o rendimento do Botafogo no
Campeonato Carioca (Gazeta Esportiva)
Veja no post de pós-jogo as nossas impressões sobre o jogo eletrizante em que o Botafogo conseguiu a classificação heroica contra os chilenos: Blog do FelipaoBfr: Vencemos a batalha contra os chilenos e, fortes, v...


Com chances remotas de chegar às semifinais da Taça Guanabara pela baixa pontuação, a tendência é que Jair Ventura opte por um time alternativo e preserve a maioria dos titulares para o jogo de meio de semana pela Liberta.

No Estadual, faltando dois jogos para o final do 1o. turno, o Glorioso ocupa a terceira posição do Grupo B, com 4 pontos (1v, 1e, 1d), bem atrás de Flamengo (1o.) e Madureira (2o.) que somam 9 pontos e são os favoritos à uma das semifinais da TGB.

Ainda com chances e tendo pela frente o seu primeiro clássico do ano, o Alvinegro luta para somar o maior número de pontos nos dois turnos, visando uma das vagas no quadrangular final da competição já que duas delas serão destinadas aos clubes com maior pontuação e outras duas, aos campeões de turno.


O Glorioso vem animado, após a heróica 
classificação no meio de semana e quer vencer
 o rival Rubro-Negro! (Canal Premiere)
No momento, só nos resta aguardar a formação que Jair mandará a campo e torcer pelo melhor resultado possível, lembrando que Carli voltou a treinar com o grupo; Camilo ainda sente o desconforto na coxa que o tirou do jogo decisivo contra o Colo-Colo; Emerson Santos, sem renovar o contrato, continua de fora do time e; Sassá, punido por atrasos, segue treinando em separado.

A nossa esperança é de que, mesmo com um time alternativo, possamos fazer uma boa partida contra o rival (favoritíssimo da partida) e descobrir talentos que possam, futuramente, assumir uma vaga no time principal como ocorreu com o jovem Marcelo. O zagueiro, recém promovido das categorias de base, estreou contra o Nova Iguaçu, foi o autor do gol alvinegro, saiu de campo como o destaque da partida e se tornou titular absoluto nos dois jogos da Libertadores sem sentir o peso da missão.


Botafogo x Nova Iguaçu - Gol de Marcelo




Que o time que entrar em campo mostre a mesma garra, determinação e disciplina tática daquele que voltou do Chile classificado e encheu de orgulho a torcida alvinegra. O Botafogo enfrenta o time da Lagoa neste domingo, em jogo marcado para às 19h30, no Nilton Santos, com renda dividida entre as partes.


BOTAFOGO X FLAMENGO


Local e data: Estádio Nilton Santos, domingo, às 19h30 (horário de Brasília)

Provável Botafogo: Gatito (Helton Leite), Marcinho, Renan Fonseca, Igor Rabello, Gilson; Dudu Cearense (João Paulo), Rodrigo Lindoso, Matheus Fernandes e Leandrinho; Guilherme e Roger.
Desfalques do Botafogo: Jefferson, Luis Ricardo, Carli e Camilo estão no departamento médico.

Provável Flamengo: Alex Muralha, Pará, Réver, Rafael Vaz e Trauco; Rômulo, William Arão, Diego; Everton, Mancuello e Guerrero.
Desfalques do Flamengo: Felipe Vizeu, Paquetá e Matheus Sávio servem a seleção sub-20.
Arbitragem: Bruno Arleu de Araújo apito o jogo, auxiliado por Silbert Sisquim e Michael Correia.



Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Vencemos a batalha contra os chilenos e, fortes, vamos em frente na Liberta. Antes, tem o Flamengo no caminho



Isso é Botafogo: o sonho não acabou
(Arte Esporte Interativo)
Depois da classificação heroica para a próxima fase da Libertadores com o empate de 1 a 1 com o Colo-Colo na partida de volta contra os chilenos, o elenco do Botafogo foi recebido com festa no Rio no começo da noite de ontem e liberado em seguida.

Como o próximo compromisso será o clássico da 4a. rodada pelo Campeonato Carioca, contra o Flamengo, no Nilton Santos, a reapresentação acontece nesta sexta-feira quando Jair Ventura avaliará o elenco e começará a definir o time para o confronto de domingo.

Com chances remotas de se classificar para as semifinais da Taça Guanabara, já que precisaria vencer os dois jogos restantes deste turno, a tendência é que o técnico opte por um time de reservas para o clássico carioca e preserve os titulares para o jogo de meio de semana pela Liberta contra o Olimpia do Paraguai que conseguiu a classificação em casa contra o Indepiendente del Valle (EQU) em jogo duríssimo na noite de quinta-feira.


Na partida dramática de quarta-feira, na casa do adversário, o time do Botafogo mostrou evolução tática e bom preparo físico para um começo de temporada atípico, com tantos desafios. Eu poderia discorrer sobre a partida mas é desnecessário fazê-lo com detalhes. Todo mundo viu e sentiu o peso de ver o placar desfavorável (1 a 0) antes mesmo do terceiro minuto de jogo. E pra aumentar a dor dos botafoguenses espalhados pelo continente, com um gol contra de Emerson Silva, nosso mais experiente zagueiro, após uma falha de Gatito Fernandez que deixou a bola escapar de suas mãos para escanteio.

Veja o nosso post de pré-jogo onde escrevemos sobre a estratégia de jogo a ser adotada pelo time, o desfalque de Camilo e as presenças de Lindoso e João Paulo na partida: Blog do FelipaoBfr: Chegou o dia da decisão: Botafogo enfrenta o Colo-Colo no Monumental para seguir forte na Libertadores ...


Valeu Fogão: montagem comemorativa da
classificação para a próxima fase (BotafogoOficial)
A despeito disso, temos que exaltar o espírito de luta e a disciplina tática do time de Jair que, mesmo com o doloroso revés no início da partida, cumpriu o roteiro traçado pelo técnico até o fim. Jogou o jogo e merecia não só o empate como também a vantagem no primeiro tempo quando foi superior ao adversário. Mas, com defesas impressionantes em pelo menos quatro oportunidades claras de gol, o goleiro Justo Villar não permitiu.

Mesmo com a maioria da torcida pedindo nas redes sociais a entrada de atacantes nos lugares de Lindoso e João Paulo, Jair veio do intervalo com o mesmo time que começou o jogo. O Botafogo continuou na mesma toada mas poucas vezes chegou à área adversário com perigo. Cumprindo o seu roteiro, Jair só mexeu na equipe após os 18' do segundo tempo. Trocou o volante Airton pelo atacante Guilherme tentando aumentar o poder de fogo lá na frente. Mas somente aos 30', após a entrada de Roger no lugar de Lindoso, o time ficou mais agudo e renovou às esperanças do torcedor alvinegro. Agora com um centro-avante enfiado entre os zagueiros e Pimpão e Guilherme abertos pelos flancos, a chance que precisávamos apareceu.

Roger fez o pivô pelo meio, tocou a bola para Guilherme na esquerda e se posicionou entre os zagueiros. O atacante chutou cruzado para área, Roger emendou em cima do goleiro e Pimpão tocou pra dentro no rebote. O incansável atacante saiu comemorando com o seu tradicional "aviãozinho". Era o empate tão esperado por todos. Daí pra frente, mesmo com a confusão provocada pela torcida adversária nas arquibancadas que provocou a paralisação da partida por 5', o Botafogo controlou o ímpeto do inimigo e, já com Dudu Cearense no lugar de J. Paulo, levou o placar favorável até o final.

A emoção desse momento e toda a preparação antes e depois do jogo estão no vídeo disponibilizado pelo clube. Não sei vocês, mas eu chorei aqui de novo, com a preleção de Montillo nos vestiários, e com a garra demonstrada por Bruno Silva, Victor Luis e Pimpão que, ao lado de Marcelo, foram os destaques da partida.


Veja o vídeo: Bastidores de Colo-Colo 1x1 Botafogo





Infográfico com o rendimento do Botafogo no
Campeonato Carioca (Gazeta Esportiva)
No Carioca, faltando dois jogos para o final do 1o. turno, o Botafogo ocupa a terceira posição do Grupo B, com 4 pontos (1v, 1e, 1d), bem atrás de Flamengo (1o.) e Madureira (2o.) que somam 9 pontos cada um e são os favoritos à classificação.


Ainda com chances e tendo pela frente o seu primeiro clássico na competição, o Alvinegro luta para chegar às semifinais desse turno ou mesmo somar o maior número de pontos visando uma das vagas nas finais do campeonato destinadas aos dois clubes com maior soma nos dois turnos. Esses se juntariam aos dois campeões de turno num quadrangular decisivo.


No momento, só nos resta aguardar a escalação que Jair Ventura mandará a campo no clássico e torcer, lembrando que Carli e Camilo estão fora por problemas musculares e Montillo reclamou de dores no adutor da coxa após a dura partida contra os chilenos  e será avaliado assim que chegar ao Rio.



Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.



terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Chegou o dia da decisão: Botafogo enfrenta o Colo-Colo no Monumental para seguir forte na Libertadores




Não dá para pensar em outra coisa a não ser: 
#LibertadoresFOXSportsCHEGOU O DIA DA
DECISÃO, TORCIDA DO FOGÃO!
O Botafogo fez, na tarde de ontem, um treino de reconhecimento do gramado do Estádio Monumental, em Santiago, no Chile, palco da partida decisiva desta quarta-feira contra o Colo-Colo que vale a classificação para a terceira fase da Copa Libertadores. Como venceu o primeiro jogo por 2 a 1 no Nilton Santos, o Alvinegro carioca precisa pelo menos do empate para seguir em frente na competição. Os chilenos avançam com a vitória por 1 a 0 ou qualquer placar acima de dois gols de diferença. O 2 a 1 para os donos da casa leva a decisão para os pênaltis enquanto derrotas por um gol de diferença, acima de um 3 a 2, classificam os cariocas.


José Lizana, o primeiro chileno que é sócio-torcedor
 do Botafogo: alvinegro virou notícia no treino 

(Foto: Thiago Lima/GE)
Não bastasse o jogo ser um clássico sul-americano e valer vaga na terceira fase da Libertadores, o clima no estádio vai ser tenso já que, assim como ocorreu no jogo do Rio com a torcida alvinegra comparecendo em grande número (38 mil) para apoiar o time, a expectativa é que tenhamos um grande público no estádio Monumental para empurrar o time chileno em busca da classificação. Porém, teremos honrosos representantes no estádio já que muitos torcedores alvinegros (estima-se em 300) partiram do Brasil e se juntam à torcedores locais como o ST chileno Jose Alberto ‏@xmulderfox que tanto sucesso fez desde a chegada da delegação alvinegra em Santiago.

Para o técnico Jair Ventura, o Botafogo tem condições de aproveitar a pequena vantagem que construiu em casa para criar uma boa estratégia de jogo e levar o time à próxima etapa da competição. A ideia é não se intimidar com o ímpeto dos chilenos e buscar a vitória desde o começo, para que o adversário sinta que não está lidando com um time qualquer e que, se forem com muita sede ao ataque, podem acabar tomando um gol no contra-golpe.


Veja o clima de decisão que tomou conta do time desde os preparativos para o embarque antecipado para o Chile: Blog do FelipaoBfr: Após primeira vitória no Carioca, Botafogo foca no Colo-Colo em jogo decisivo pela Libertadores...


Lutaremos juntos até a última bola! Pra cima deles,
Fogão! #VamosGanharFogo
Jair escondeu o jogo nos dois dias de treinamento em terras chilenas e, como tem feito em outras oportunidades, não divulgou a escalação. Apesar de ter dito que iria com força máxima na entrevista após o treino, há de considerar as condições físicas do volante Airton e de Camilo que não são as ideais. O volante sofreu uma contusão no cotovelo esquerdo que o tirou de campo no intervalo do jogo do Rio e o meia sentiu a coxa no treinamento de sábado e desde então não treina com o grupo. Mesmo com essas dúvidas, a tendência é que o treinador arme um time mais cauteloso do que aquele do primeiro jogo, com três volantes, dois meias e um único atacante. No caso, Airton, Bruno Silva e Lindoso (que fez uma boa partida contra o Macaé no sábado) fariam o tripe de proteção à zaga com liberdade para saírem jogando, enquanto Montillo e Camillo ou João Paulo caso o camisa 10 não tenha condições, comporiam o setor de criação e fechariam o meio, com Pimpão flutuando mais à frente.

Pelo informações vindas do Chile, o adversário vai pro jogo com um único desfalque. O zagueiro Matías Zaldívia, que sofreu uma lesão e foi substituído no Niltão, daria lugar a Fernando Meza entre os titulares. O restante do time deverá ser o mesmo que perdeu o primeiro jogo mas deu um sufoco tremendo no Botafogo no segundo tempo e conseguiu marcar um gol.

Quem passar de fase, vai topar com o classificado entre Independiente del Valle (EQU) e Olimpia (PAR) que duelam nesta quinta-feira. O Independente venceu o primeiro jogo por 1 a 0 na casa do adversário e tem a vantagem para o segundo.


FICHA TÉCNICA
COLO-COLO X BOTAFOGO


Local: Estádio Monumental, em Santiago (Chile)
Data: 8 de fevereiro de 2017 (Quarta-feira)
Horário: 21h45(de Brasília)

Árbitro: Patricio Lostau (Argentina)
Assistentes: Ezequiel Bralovsky (Argentina) e Ivan Nuñez (Argentina)

COLO-COLO: Justo Villar, Fernando Meza, Julio Barroso, Claudio Baeza e Jaime Valdés; Esteban Pavez, Luis Figueroa, Ramón Fernández e Brayan Véjar; Octavio Rivero e Esteban Paredes
Técnico: Pablo Guede

BOTAFOGO: Gatito Fernández, Jonas, Marcelo, Emerson Silva e Víctor Luís; Aírton, Bruno Silva, Rodrigo Lindoso, Camilo (João Paulo ou Roger) e Walter Montillo; Rodrigo Pimpão
Técnico: Jair Ventura


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.



Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com

domingo, 5 de fevereiro de 2017

Após primeira vitória no Carioca, Botafogo foca no Colo-Colo em jogo decisivo pela Libertadores





Botafogo joga suas chances de seguir na disputa 
da Libertadores contra o Colo-Colo em Santiago 
(Topper)
Depois da vitória conturbada por 2 a 1 sobre o Macaé no último sábado pelo Campeonato Carioca, o Botafogo se reapresentou na tarde do domingo no Nilton Santos para mais um treino fechado sob o comando de Jair. 

À noite, a delegação embarcou para o Chile onde enfrenta o time do Colo-Colo na quarta-feira - a segunda e decisiva partida pela 2a. fase da Libertadores. Como venceu o primeiro jogo por 2 a 1 no Rio, o Glorioso tem a vantagem do empate enquanto a equipe chilena se classifica com uma vitória simples por 1 a 0. Caso o Bota marque um ou mais gols no jogo, as possibilidades de classificação se ampliam podendo ocorrer mesmo em caso de derrota se a diferença for de um gol com o placar acima do 3 a 2. 


Depois da boa atuação de alguns jogadores no jogo pelo Carioca, aumenta a expectativa sobre a lista com os 18 relacionados para o jogo lá no Chile a ser divulgada pelo técnico. Crescem as esperanças de Rodrigo Lindoso, autor de um belíssimo gol que abriu o placar da partida; de Dudu Cearense, que vai recuperando a forma e deu uma boa dinâmica ao time pelo meio; do garoto Marcinho, que atuou com desenvoltura pela direita e; do próprio atacante Guilherme que, enquanto teve fôlego, se tornou uma boa opção pela esquerda e foi o autor das assistências para os dois gols do Botafogo na partida; lembrando que eles ficaram de fora da primeira partida mas estão inscritos no torneio.


Classificação do Grupo B do Carioca após a 3a.
rodada (SporTV)
Essa possibilidade foi aventado no nosso post de pré-jogo quando mencionamos o caso do jovem zagueiro Marcelo que fez a sua estreia contra o Nova Iguaçu no Carioca, foi o autor do gol alvinegro no jogo, mostrou boa postura em campo e foi levado à condição de titular do time que enfrentou o Colo-Colo no Nilton Santos por Jair e não se intimidou diante do adversário e nem dos mais de 38 mil torcedores que compareceram ao estádio. Veja: Blog do FelipaoBfr: Botafogo volta ao Nilton Santos hoje para enfrenta o Macaé pelo Cariocão...



Infográfico com o rendimento do Botafogo no
Campeonato Carioca (Gazeta Esportiva)
Faltando dois jogos para o final do 1o. turno, o Botafogo ocupa a terceira posição do Grupo B da Taça Guanabara, com 4 pontos, bem atrás de Flamengo (1o.) e Madureira (2o.) que somam 9 pontos cada um. 

Ainda com chances e tendo pela frente o seu primeiro clássico na competição, contra o líder Flamengo, o Alvinegro luta para chegar às semifinais desse turno ou mesmo somar o maior número de pontos possíveis visando uma das vagas nas finais do campeonato destinados aos dois clubes com maior soma nos dois turnos. Esses se juntariam aos dois campeões de turno num quadrangular final na decisão.  


Voltando à Liberta, a previsão é que a delegação alvinegra chegue à Santiago na madrugada desta segunda-feira e à tarde já realize o primeiro treino no CT da Universidad de Chile. Na terça o treino deve ser no Estádio Monumental, casa do adversário e local da partida decisiva.

No embarque para o Chile, as expectativas se confirmaram e Dudu Cearense, Lindoso, Marcinho e Guilherme estão confirmados na delegação.

Veja a lista dos 20 relacionados:

Goleiros: Gatito Fernández, Helton Leite e Saulo
Laterais: Jonas, Marcinho, Victor Luís e Gilson
Zagueiros: Emerson Silva, Marcelo e Igor Rabello
Volantes: Airton, Dudu Cearense, Lindoso, Bruno Silva e João Paulo
Meias: Montillo e Camilo
Atacantes: Roger, Pimpão e Guilherme


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.





 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com