sexta-feira, 19 de maio de 2017

Botafogo recebe a Macaca no Nilton Santos em busca da primeira vitória no Brasileirão




 Agora é foco total no Campeonato Brasileiro. Pra cima FOGO!

Sob as bênçãos de Nilton Santos, estamos nas oitavas de final da Liberta!

Depois de vencer o Atlético Nacional por 1 a 0 na última quinta-feira, em partida válida pela quinta rodada da fase de grupos da Libertadores que valeu a classificação antecipada para às oitavas de final da competição, o Botafogo recebe a briosa Ponte Preta neste domingo no Estádio Nilton Santos, pela segunda rodada do Brasileirão. Na estreia na competição nacional ocorrida no último fim de semana, o Glorioso foi ao sul enfrentar o Grêmio na Arena e saiu derrotado por 2 a 0 com muita facilidade.


Veja, no nosso post de pré-jogo, quais eram as expectativas para a partida decisiva pela Liberta: BOTAFOGO enfrenta os Colombianos no Nilton Santos em busca classificação ...


Depois de começar mal a sequência de jogos programados para essa quinzena, nos recuperamos bem com a última vitória sobre os colombianos e precisamos repetir a dose hoje contra a Macaca para começarmos a pontuar também no Brasileirão. Veja:

- 14/05 CAMPEONATO BRASILEIRO (19:00)

GRE 2×0 BOT

- 18/05 TAÇA LIBERTADORES (21:45)

BOT 1×0 ANA

- 21/05 CAMPEONATO BRASILEIRO (16:00)

BOT × PON

- 25/05 TAÇA LIBERTADORES (21:45)

EST × BOT

- 28/05 CAMPEONATO BRASILEIRO (19:00)

BOT × BAH

- 31/05 COPA DO BRASIL (21:45)

SPO × BOT



Classificados (Botafogo de Futebol e Regatas)
Na vitória sobre o A. Nacional, o time de Jair recuperou a melhor de suas características: a organização em campo. Com a mesma vontade e disciplina tática apresentadas nas partidas preliminares da Libertadores, o Alvinegro - novo demolidor de campeões - se impôs em campo e bateu mais um adversário qualificado na trajetória vitoriosa iniciada em fevereiro contro o Colo-Colo. Isso, depois de ter feito as duas piores partidas desse ano: contra o Barcelona de Guayaquil em razão da formação equivocada que entrou em campo e contra o Grêmio, pelo completo desinteresse coletivo e péssimas atuações individuais de alguns jogadores. Nessa jornada inglória, só Gatito se safou.

Já, contra os colombianos, alguns jogadores que foram mal contra o Grêmio se recuperaram. É o caso de Emerson que aguentou o tranco pela direita e não comprometeu. Atrás, o time se estabilizou com a volta de Carli atuando ao lado de Igor Rabello que fez a sua primeira partida internacional - a melhor da carreira do jovem zagueiro com desarmes precisos e invejável disposição. Pela esquerda, Victor Luis mostrou seu bom preparo físico mas precisou do apoio extra de João Paulo e Pimpão para conter o ímpeto do adversário que concentrou suas ações pelo setor.

Na proteção à zaga, Rodrigo Lindoso substituiu Airton com propriedade. Ao lado de Rabello e Pimpão, foi o destaque do time. Foi dele a assistência precisa para o atacante no lance do gol único da partida que nos deu a classificação. Sem o brilho costumeiro no apoio, Bruno Silva se desdobrou na segunda linha de defesa, principalmente pela direita, auxiliando Emerson na marcação. João Paulo fez uma partida bem discreta com muita luta mas pouca inspiração. Por sua vez, Camilo mostrou evolução. Foi importante na construção de jogadas no primeiro tempo mas pecou na escolha da melhor jogada desperdiçando lances decisivos. Teve o gol à sua frente no início da partida mas se confundiu no momento de se livrar do goleiro. Na sequência a bola sobrou para Roger que acertou o pé da trave desperdiçando a melhor chance do jogo. O centro-avante se movimentou muito mas dificilmente recebe uma bola preparada para o arremate. Mesmo assim, foi aplaudido ao ser substituído num reconhecimento pela força de vontade. Ele brigou pela bola até levar vantagem no lance que originou a jogada que terminou em gol de Pimpão.


O lateral-direito Arnaldo foi regularizado e deve estrear com
a camisa alvinegra neste domingo contra a Macaca

(Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)
Mesmo sem apresentar o mesmo rendimento do começo da temporada, quando surpreendeu a todos pela velocidade e gols decisivos, Pimpão esbanjou vontade e foi premiado mais uma vez com um gol decisivo. Escolhido pelos organizadores como o craque da partida, o atacante teve seu nome gritado pelos torcedores (mais 33 mil alvinegros presentes) e não conteve as lágrimas no momento da entrevista e na descida para os vestiários. Gilson, Guilherme e Dudu Cearense entraram no final do segundo tempo e ajudaram a segurar a bola e dar aquele calor final no adversário. Guilherme teve nos pés a chance de ampliar o placar mas chutou em cima do goleiro Armani. Com mais um gol de diferença teríamos assumido a liderança do grupo (temos os mesmos 10 pontos que o líder Barcelona). As chances de sair como primeiro do grupo ficaram para a última rodada dessa fase, dia 25, contra o Estudiantes, na Argentina.

Após o treino-apronto de sábado, o indicativo é de que Jair mande a campo a maioria dos titulares contra a Ponte. O zagueiro Emerson Silva e o meia Montillo ainda se recuperam de problemas físicos e ficam fora da partida. Em compensação o lateral-direito Arnaldo, que foi apresentado e regularizado nessa semana, deve fazer a sua estreia com a camisa alvinegra. Com o desgaste das últimas partidas, é possível ainda que Carli e Airton sejam poupados. Com isso, Marcelo faria dupla com Rabello e Lindoso seria mantido pelo meio. O restante do time deve ser o mesmo que venceu o time colombiano.


FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X PONTE PRETA

Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

Data: 21 de maio de 2017 (Domingo)
Horário: 18h (de Brasília)

Árbitro: Rafael Traci (PR)
Assistentes: Ivan Carlos Bohn (PR) e Luciano Roggenbaum (PR)

BOTAFOGO: Gatito Fernández, Arnaldo, Carli (Marcelo), Rabello e Victor Luis (Gilson); Rodrigo Lindoso, Bruno Silva, João Paulo (Airton) e Camilo; Pimpão (Guilherme) e Roger
Técnico: Jair Ventura

PONTE PRETA:
Aranha, Nino Paraíba, Marllon, Kadu e João Lucas; Fernando Bob (Naldo), Elton, Jádson e Ravanelli; Lins (Yuri) e Lucca
Técnico: Gilson Kleina


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com

quarta-feira, 17 de maio de 2017

BOTAFOGO enfrenta os Colombianos no Nilton Santos em busca da classificação






Promoção do jogo entre Botafogo x Atlético Nacional-COL (Botafogo de Futebol e Regatas)

Depois da derrota de 2 a 1 sofrida para o Grêmio na Arena no jogo de estreia das duas equipes no Brasileirão, o Botafogo voltou aos treinos na terça-feira visando o compromisso contra o Atlético Nacional às 21h45 de hoje, dia 18, no Estádio Nilton Santos. O jogo é válido pela 5a. rodada da fase de grupos da competição.

Pelo que o time apresentou no domingo passado contra os gaúchos, vamos precisar de muita inspiração para conseguir uma vitória sobre os colombianos já que, nem os onze dias de "descanso" que o grupo teve antes da partida foram suficientes para o DM recuperar os lesionados e Jair ajustar a equipe depois da derrota inesperada para o Barcelona de Guayaquil há quinze dias.

Veja, no nosso post de pré-jogo, quais eram as expectativas para a estreia do Glorioso no Brasileirão: Botafogo ajusta time para a estreia no Brasileirão, domingo, contra o Grêmio...  



CHARGE: @MarioACharges
EDIÇÃO:  @Heroi_Alvinegro


Começamos mal a sequência de jogos programados para essa quinzena - pela Libertadores, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil - mas precisamos reverter o viés de baixa já a partir do jogo desta quinta. Veja:

- 14/05 CAMPEONATO BRASILEIRO (19:00)

GRE 2x0 BOT

- 18/05 TAÇA LIBERTADORES (21:45)

BOT × ANA

- 21/05 CAMPEONATO BRASILEIRO (16:00)

BOT × PON

- 25/05 TAÇA LIBERTADORES (21:45)

EST × BOT

- 28/05 CAMPEONATO BRASILEIRO (19:00)

BOT × BAH

- 31/05 COPA DO BRASIL (21:45)

SPO × BOT


Gatito Fernandez, o melhor jogador do Botafogo na partida
contra o Grêmio pelo Brasileirão (Arte do @FoxSports_br)
Não bastasse as derrotas por 2 a 0 nos últimos dois jogos, o time também perdeu a melhor de suas características: a organização em campo. Foram, seguramente, as duas piores partidas da temporada desde o seu início, em fevereiro, com uma vitória marcante sobre o Colo-Colo pela Libertadores. A primeira delas, muito em função da escalação equivocada de Jair - o técnico montou o time com três homens de frente - e a última, por um completo desinteresse de alguns jogadores combinado às péssimas atuações individuais de outros. Na verdade, só Gatito Fernandez se salvou no jogo. O goleiro foi o responsável direto por não sermos goleados.

Novamente improvisado na lateral-direita, Emerson não se encontrou em campo. Com péssimas atuações de Airton e Bruno Silva, o miolo da zaga ficou desprotegido e nem mesmo o esforço de João Paulo deu jeito. O meia errou muito na marcação e mais ainda na saída de bola - o forte das últimas atuações. Numa delas, perdeu uma bola fácil em que Gatito teve que fazer milagre para impedir a abertura do placar.

Da nova dupla de zaga, Rabello me pareceu muito indeciso e Marcello com excesso de vontade nos desarmes, o que faz com que tome cartões desnecessários que podem deixá-lo fora de jogos importantes como o de hoje pela Libertadores. Vitor é voluntarioso mas muito pouco efetivo no apoio ao ataque. Jogou abaixo de suas possibilidades e deu bobeira no lance do primeiro gol ao deixar o velho Leo Moura se criar em suas constas no ocaso do primeiro tempo.

Se do meio para trás as dificuldades foram imensas, de Camilo para a frente nada funcionou. O homem encarregado de criar as jogadas pelo meio fez outra partida abaixo do esperado e foi substituído no segundo tempo por absoluta improdutividade. Rodrigo Pimpão, um dos destaques na fase preliminar da Libertadores (o homem que puxava os nossos contra-ataques), caiu tanto de produção que quase não se nota a presença dele em campo. Gilson, lateral-esquerdo que entrou na vaga de Airton quando o time já perdia por 2 a 0, foi mais efetivo na partida que o próprio atacante atuando naquela faixa de campo como extremo. O lateral mostrou boa dinâmica de jogo e produziu um belo lance num arremate forte na trave que merecia ter entrado.

O que falar de Roger? O atacante passou a semana chateado com as últimas barrações e reclamando que, sendo um 9, precisava receber a bola em condições de arremate, no que tem razão. Continuou não recebendo no jogo contra o Grêmio (sem Luis Ricardo ainda em tratamento e Diogo Barbosa que foi embora para o Cruzeiro, não temos mais jogadas e cruzamentos certeiros pelos flancos e com isso o centro-avante sofre) e quando tentou buscar a bola na intermediária também não foi efetivo deixando uma dúvida imensa no torcedor se ele é o homem certo para fazer os gols que precisamos, ainda mais agora que Sassá entornou o caldo de vez e, além de ser cortado da delegação que foi ao sul, foi afastado do grupo e passa a treinar sozinho num processo irreversível de saída.

Sem Sassá e com Pimpão e Roger em má fase, sobraria para Guilherme a grande responsabilidade de ser artilheiro depois de ter marcado duas vezes na vitória heroica contra o Sport pela Copa do Brasil. Mas, o atacante ficou no banco como opção e entrou na vaga de Roger no fim do segundo tempo guando o jogo já estava decidido. Aliás, como demora a mexer no time o Jair! Nosso técnico sempre segue o roteiro traçado preliminarmente para cada partida e, mesmo chovendo canivetes sobre o time, só tenta abrir o guarda-chuva quando o campo já está alagado.

Fazendo-se uma projeção de tudo isso para o jogo contra o Atlético, temos motivos de sobra para nos preocuparmos, ainda mais sabendo que o adversário vem se reestruturando desde que perdeu os melhores jogadores no começo da temporada. O time colombiano atravessa a sua melhor fase na temporada, bem diferente de quando foi batido por 2 a 0, no Estádio Atanasio Girardot, pela 2a. rodada dessa fase.


Tabela atualizada do Grupo 1. Botafogo ocupa a 2a. posição
(Arte SporTV)
Com a derrota inesperada para o Barcelona em casa (veja o que escrevemos sobre esse tropeço na Liberta: Após a derrota inesperada na Libertadores, Botafogo se prepara para os desafios do Brasileirão...) o Botafogo caiu para a segunda posição do Grupo 1. Com sete pontos na tabela, foi ultrapassado pelo próprio Barcelona que tem dez. O Atlético Nacional, nosso adversário de quinta-feira, ocupa a terceira posição com três pontos, a mesma do Estudientes que está em quarto e enfrenta o Barcelona hoje (19h).  Mesmo desperdiçando a primeira chance contra o time equatoriano, o Botafogo ainda tem 85% de chances de classificação. Ela pode acontecer de forma antecipada com uma vitória hoje ou mesmo com um empate se o Estudiantes não vencer o seu jogo.

Sem poder contar com o zagueiro Emerson Silva e o meia Montillo que seguem entregues ao Departamento Médico e sem Airton e Marcelo que cumprem suspensão, Jair deve armar o time com Emerson improvisado na direita e Carli no miolo da zaga. Igor Rabello deve ser seu companheiro apesar da possibilidade remota de Emerson ser usado nessa posição. No caso, Fernandes ocuparia a lateral. Na esquerda, vamos de Vitor Luis. A formação de meio deve contar com Lindoso (Matheus Fernandes), Bruno Silva, João Paulo e Camilo, com Pimpão e Roger no ataque.

Gilson, que tem entrado bem vindo do banco, pode ganhar uma chance de começar a partida no lugar de um dos atacantes para recompor o meio e qualificar a saída de bola na transição para o ataque, um dos principais defeitos do time nas últimas duas partidas juntamente com a falta de compactação.

A boa notícia  da semana ficou por conta da proximidade da volta de Jefferson aos gramados. O goleiro completou na um ano afastado em decorrência da lesão que sofreu contra o Juazeirense pela Copa do Brasil e está bem próxima de encarar uma partida. O ídolo da torcida alvinegra vem treinando com o grupo e anunciou que, se tudo correr bem, estará a disposição de Jair dentro dos
próximos 10 dias.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X ATLÉTICO NACIONAL-COL


Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 18 de maio de 2018 (Quinta-feira)
Horário: 21h45 (de Brasília)

Árbitro: Victor Carrillo (Peru)
Assistentes: Coty Carrera (Peru) e Jorge Yupanqui (Peru)

BOTAFOGO: Gatito Fernández, Fernandes, Emerson Santos, Joel Carli e Víctor Luís; Bruno Silva, Rodrigo Lindoso, João Paulo e Camilo; Rodrigo Pimpão e Roger
Técnico: Jair Ventura

ATLÉTICO NACIONAL:
Franco Armani, Daniel Bocanegra, Carlos Cuesta, Alexis Henríquez e Farid Díaz; Diego Arias, Aldo Leao Ramírez, Rodin Quiñones, Macnelly Torres e Andrés Ibargüen; Dayro Moreno
Técnico: Reinaldo Rueda


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com