terça-feira, 13 de junho de 2017

Botafogo visita o Vitória no Barradão em busca dos três pontos




Pôster do jogo Vitória x Botafogo: Cada partida uma batalha 
(IgorRabelloOficial)
O objetivo do Botafogo no jogo de domingo contra o Coxa, no Nilton Santos, estava expresso no título do nosso post de pré-jogo: buscar os três pontos na partida para não perder de vista os líderes do campeonato e não será diferente hoje contra o Rubro-negro baiano, no Barradão (clique e veja: Botafogo busca os três pontos contra o Coxa para não perder de vistas os líderes do Brasileirão...). Precisamos vencer a qualquer custo sob pena de entrarmos de vez na zona do limbo.

Contra o Coritiba, o Botafogo tentou a vitória com todas as suas forças mas, como previsto, esbarrou num adversário muito bem estruturado em campo que, com a ajuda de uma arbitragem capciosa, teve a vida facilitada por decisões equivocadas da "autoridade máxima" baseadas em critérios duvidosos que interferiram diretamente no resultado final do jogo.

Desde que começou o Brasileirão o Botafogo tem sido sistematicamente prejudicado pela arbitragem. Em três oportunidades isso ocorreu, além de uma outra, gravíssima, pela Copa do Brasil. Se não vejamos: gol de mão do Luan no jogo contra o Grêmio (Br); gol de Pimpão anulado por impedimento inexistente contra o Sport (CdoB); falta cavada pelo jogador do Santos na entrada da área ao 50 minutos do segundo tempo que resultou em gol e; pênalti mal marcado (nitidamente cavado pelo jogador Rildo) no jogo contra o Coritiba no domingo.


Tabela atualizada após a 6a. rodada do Brasileirão. O Botafogo
 ocupa a 12a. posição, agora com 8 pontos. (Arte: SporTV)
Com o empate fora de casa, o Coritiba, que era o terceiro colocado na tabela com 12 pontos, conseguiu manter a posição com 13.

Já o Botafogo, que estava em décimo com 7 pontos, deixou o grupo dos dez primeiros colocados e passou a figurar na segunda parte da tabela, na 12a. posição com 8 pontos. O aproveitamento do time que era de 46% passou para 44%, com as duas vitórias em casa, dois empates (um fora e outro em casa) e duas derrotas fora. O rendimento do nosso ataque continua baixo em relação aos dez primeiros e isso vai pesando na classificação até agora.


Com todos os acontecimentos nessa rodada, o que temíamos aconteceu. Perdemos de vista os líderes do campeonato e assumimos posição junto à turma da marola - equipes que flutuam entre as vagas da Sul-amerina e os que se colocam logo acima da Zona da degola.

O Coritiba era e continua sendo uma das sensações desse início de campeonato. Vinha de três vitórias consecutivas sendo a última contra o Palmeiras, por 1 a 0, no Couto Pereira. Prevíamos no post de pré-jogo que o time paranaense seria um adversário muito difícil de ser batido mesmo jogando no Nilton Santos, e foi exatamente o que ocorreu independente das decisões tendenciosas da arbitragem durante o jogo, que irritaram muito os alvinegros. Esteve sempre a frente do placar e sustentou o empate quando o Botafogo partiu para cima tentando a virada depois de conseguir a igualdade no placar pela segunda vez. O Coxa permaneceu em terceiro com 13 pontos atrás apenas do líder Corinthians, com 15, e Grêmio, vice-líder, com 13.


Clique e veja a tabela completa com todas as rodadas até o fim do Brasileirão: TABELA DO BRASILEIRÃO 2017 (JOGOS DO BOTAFOGO)


Classificados para as próximas fases da Copa do Brasil e Libertadores e com folga até agosto nestas competições, o Botafogo concentra forças exclusivamente no Brasileirão mas sofre com o número de desfalques. Na sequência de viagens e jogos, o Alvinegro recebeu o Coritiba no domingo e já está em Salvador para o confronto com o Vitória.

Veja:

04/06 CAMPEONATO BRASILEIRO (11:00)
FLA 0 ×0 BOT

07/06 CAMPEONATO BRASILEIRO (21:00)
SAN  1×0  BOT

11/06 CAMPEONATO BRASILEIRO (11:00)
BOT 2×2  CFC

14/06 CAMPEONATO BRASILEIRO (19:30)
VIT × BOT

18/06 CAMPEONATO BRASILEIRO (16:00)
CHA × BOT

21/06 CAMPEONATO BRASILEIRO (21:00)
BOT × VAS

26/06 CAMPEONATO BRASILEIRO (20:00)
BOT × AVA


A imagem pode conter: texto
Com pequena vantagem no histórico, o Leão recebe o Botafogo 

em busca de mais três pontos na tabela. #oMelhorTimeÉoSeu

Mas, bola pra frente porque teremos outra pedreira pela frente. O Botafogo visita o Vitória, às 19h30, no Barradão, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. Em 18o. na tabela, o rubro-negro baiano vinha de quatro derrotas consecutivas mas venceu o Atlético-MG, por 2 a 0, no domingo passado e sob o comando do treinador Alexandre Galo, dá sinais de recuperação. Já o Botafogo não vence há três partidas. A última vitória foi contra o Bahia por 1 a 0, no Nilton Santos, na segunda rodada da competição. O Alvinegro empatou o clássico contra o Flamengo em 0 a 0, às 11h, com perdas graves de jogadores no decorrer da partida; foi derrotado pelo Santos com gol aos 50 minutos do segundo tempo em falta inexistente marcada pelo árbitro e; ainda muito desfalcado, empatou com o Coritiba em 2 a 2 jogando em casa, fazendo um jogo de grande intensidade apesar de ter sido disputado, de novo, às 11h.

Por tudo, os três pontos no jogo de hoje são fundamentais para as nossas pretensões. O time precisa retomar o caminho das vitórias e se posicionar mais próximo dos líderes para continuar sonhando, no mínimo, com as vagas nas competições continentais.

Para a importante partida desta quarta, o técnico Jair Ventura ainda não contará com alguns jogadores que seguem em variados estágios de recuperação. É o caso do goleiro Jéfferson, do lateral direito Luis Ricardo, do volante Aírton, dos meias Camilo e Leandrinho e do atacante Guilherme. O meia Marcos Vinícius vem treinando com o grupo mas ainda não foi apresentado e nem assinou contrato.

Em compensação, o treinador contará com o retorno de Víctor Luís, recuperado de uma entorse no joelho esquerdo sofrido no jogo contra o Flamengo há dez dias. O lateral deverá ser lançado na vaga de Gilson que deve ficar no banco como opção. O mesmo acontece com Montillo que vem sendo lançado aos poucos depois de ficar dois meses se recuperando de lesões na coxa e panturrilha. O restante do time deve ser o mesmo que iniciou o jogo contra o Coritiba.

Pelo lado do adversário, o técnico do time baiano não poderá contar com seu capitão, o volante Willian Farias e nem com o atacante reserva Paulinho que cumprem suspensão.

Não sei se é coincidência, mas depois de ser prejudicado sistematicamente pelas arbitragens e fazer muito barulho, a CBF escalou Anderson Daronco (Fifa-RS) para dirigir a partida, auxiliado por Rafael da Silva Alves (RS) e Elio Nepomuceno de Andrade Junior (RS), um dos melhores trios de arbitragem da atualidade. Será que teremos problemas novamente?


FICHA TÉCNICA
VITÓRIA X BOTAFOGO

Local: Estádio Barradão, em Salvador (BA)
Data: 14 de junho de 2017 (Quarta-feira)
Horário: 21h45 (de Brasília)

Árbitro: Anderson Daronco (Fifa-RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e Elio Nepomuceno de Andrade Junior (RS)

VITÓRIA: Fernando Miguel, Leandro Salino, Fred, Kanu e Thallyson; Filipe Soutto, Uillian Correia e Gabriel Xavier; Neilton, David e Kieza
Técnico: Alexandre Gallo

BOTAFOGO: Gatito Fernández, Arnaldo, Joel Carli, Igor Rabello e Víctor Luís; Rodrigo Lindoso, Bruno Silva, Matheus Fernandes e João Paulo; Rodrigo Pimpão e Roger
Técnico: Jair Ventura


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com