quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Retrospectiva 2016: O ano em que o Botafogo dobrou a meta




Pra quem ainda não CURTIU a nossa Página, clique
 no link: https://www.facebook.com/BotafogoDePrimeira/
Veja a nossa retrospectiva de 2016 e relembre o que foi destaque aqui no blog no ano que está terminando. Um ano em que o grande objetivo do clube era a permanência na Série A do Brasileirão e, mais do que isso, dobrando a meta, conseguiu uma vaga improvável na fase de pré-Libertadores.

Caros amigos alvinegros, estamos na contagem regressiva para o encerramento de mais um ano. É comum nessa época as pessoas e instituições fazerem um balanço de suas atividades avaliando o que deu certo ou não, para corrigir rumos e planejar ações para o próximo ano. Com a gente aqui do blog não poderia ser diferente.

O ano de 2016 foi de superação para o Botafogo depois de voltar da Série B como campeão e começar a temporada sob o clima de desconfiança generalizada, tanto da imprensa esportiva como de seus próprios torcedores. O clube remodelou radicalmente o elenco da campanha de 2015. Dispensou a maioria dos jogadores, renovou contrato com alguns poucos remanescentes, subiu jogadores da base e trouxe novos atletas para compor o elenco sem que algum deles empolgasse a torcida. Contratou a cota máxima de gringos (5) no mercado sul-americano, alguns dos quais jamais havíamos ouvido falar.

Apesar do desânimo com a montagem do elenco, o time deu liga ao longo do Campeonato Carioca sob o comendo de Ricardo Gomes. Chegamos à final e deixamos o título escapar de novo nos dois jogos contra o Vasco. Apesar do bom desempenho no Estadual, o prognóstico desfavorável do início do ano cresceu às vésperas das competições nacionais, sabidamente muito mais difíceis.

O time fez uma primeira fase da Copa do Brasil sem grandes sustos, apesar de ter perdido o goleiro e capitão Jefferson, contundido, já no começo da competição. Foi um baque geral no ânimo do torcedor que já andava desconfiado. Na fase seguinte, caímos diante do Cruzeiro, na oportunidade, um time mais estruturado do que o nosso. Perdemos os dois jogos, o primeiro deles na Arena da Ilha quando pagamos vexame numa derrota acachapante por 5 a 2 que nos custou a classificação para as quartas de final.

No Brasileirão, com muitos jogadores no estaleiro, o time teve um início preocupante e frequentou a zona de rebaixamento por várias rodadas seguidas. Mesmo assim, com a volta de alguns titulares como o zagueiro Joel Carli, a efetivação da Arena Botafogo como a nossa casa na competição e o reforço de jogadores como Sidão, Camilo e Alemão, o time conseguiu se reerguer sob o comando técnico de Jair Ventura que assumiu o time depois da saída de Ricardo Gomes que aceitou proposta para treinar o São Paulo. Com disciplina tática e espirito aguerrido em campo, o Botafogo chegou a ter a melhor campanha do segundo turno, a melhor defesa e o atacante Sassá brigando pela artilharia. Essa arrancada fez com que o time garantisse a permanência na Série A muito antes do que previam os especialistas no começo e terminasse a competição na 5ª colocação garantindo uma vaga para a Libertadores de 2017.

O Blog do FelipaoBfr (http://felipaodf.blogspot.com.br/) não é uma uma empresa e nem tanto uma instituição que deve prestar contas aos seus associados ou investidores. Somos apenas um veículo de comunicação amador, dirigido por um torcedor alvinegro que resolveu manifestar o seu amor pelo clube escrevendo. E foi com esse propósito que criamos esse espaço alvinegro onde acompanhamos, descrevemos e opinamos sobre os assuntos que envolvem o Glorioso, sempre mantendo o respeito à instituição e interagindo com os amigos leitores.

No ar desde 19.03.13, colecionamos mais de 660 posts publicados ao longo desse tempo abordando o dia-a-dia do clube e propondo temas para discussão entre os torcedores. Já são mais de 230 mil visitas desde a primeira publicação o que dá bem a dimensão que o espaço tomou nesse curto espaço de tempo. São leitores de várias partes do mundo: do Brasil com 120.616 acessos, Estados Unidos com 71.365, Eslováquia com 13.816, Rússia com 3.373, Alemanha com 3.033, Malásia 1.285, França com 1.188, China com 581, Holanda com 540 e Suécia com 424 são os 10 mais cotados. Agradeço a todos por isso.

Em homenagem aos leitores que acessaram o blog nesse último ano, resolvemos publicar o TOP 5 com as matérias mais acessados em 2016 como fizemos no ano passado com sucesso:

1- A campeã delas, com 6.850 acessos, foi publicado em 28.05 e tratava da preparação do time para o clássico contra o Fluminense pelo 4a. rodada do Campeonato Brasileiro em Volta Redonda. Com o fantasma das lesões rondando o grupo, o treinador optou por treinos leves já que não tem tempo e nem elenco para aprimorar os fundamentos: estão fora, lesionados: Jefferson, Carli, Diogo Barbosa, Airton, Luis Henrique e Lindoso. Fizemos três jogos contra eles no Carioca (2v e 1e)  e o atacante Ribamar se deu bem marcando gols em todas elas. A mais importante foi pela semifinal da competição e um novo gol de Ribamar decidiu a partida e a classificação. Clique no link e veja:


O Botafogo viajou ontem para Resende de onde segue para Volta Redonda para enfrentar o Fluminense no Raulino de Oliveira, às 16h. O jogo é válido pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro fez um treino apronto na manhã de sábado em General Severiano e o treinador Ricardo Gomes aproveitou a presença dos titulares para esboçar o time que vai a campo no domingo. A novidade ficou por conta da presença de Marquinhos no time titular. Pelo visto, o jogador que veio do Macaé a menos de um mês e tem entrado bem n... mais »

2- O vice-campeão (não é o Vasco) dos post mais lidos foi publicado em 28.08, teve 3.622 acessos e tratava da preparação do grupo para a maratona de jogos que o clube teria pela frente com a disputa concomitante da Copa do Brasil e o Brasileirão. A sequência de dez partidas começava naquela semana contra o Atlético-PR e terminaria contra o Corinthians trinta dias depois. Jair já havia assumido o comando da equipe e trabalhava duro nesse período. Chegou mostrando um estilo mais agressivo de cobrança como pedia a torcida. Essa energia de Jair à beira do campo começava a fazer a diferença com a boa sequência do time no returno. Clique no link e veja a matéria na íntegra:

Jair define o time e Botafogo segue confiante para enfrentar o Furacão


O Botafogo já está na cidade de Curitiba onde enfrenta o Atlético Paranaense hoje à noite (20h), na Arena da Baixada, encerrando a 22a. rodada do Brasileirão. No sábado, na Arena da Ilha do Governador-RJ, Jair Ventura fez um trabalho específico preparando o grupo para a maratona de jogos que o clube terá pela frente com a Copa do Brasil e o Brasileirão, e que começa hoje contra o CAP, atravessa o mês de setembro e segue até o início de outubro com o jogo contra o Corinthians... mais »

3- O 3o. colocado, com 2.447 acessos, foi publicado recentemente, no dia 19 desse mês. O tema era a remontagem do elenco para a campanha de 2017, um assunto que sempre desperta o interesse da galera e mobiliza o torcedor. Depois do jogo de encerramento da temporada em que o Botafogo venceu o Grêmio por 1 a 0 no sul e assegurou a 5a. colocação no campeonato e com isso, a tão sonhada vaga na Libertadores, as atenções se voltaram para a contratação e dispensa de jogadores. Com os novos desafios pela frente, estava claro que o grupo precisava ser qualificado em algumas posições e foi disso que tratamos: a chegada de reforços. Clique no link e saiba das novidades:

Botafogo vasculha o mercado à procura de opções viáveis pra recompor o elenco


No jogo de despedida da temporada desse ano, o Botafogo foi ao sul e venceu o Grêmio por 1 a 0 pelo Brasileirão. Essa vitória simples, com um belo gol de Bruno Silva, assegurou a quinta colocação ao Glorioso e a tão sonhada vaga na Libertadores do próximo ano. A vaga na Libertadores foi a cereja do bolo no bom trabalho da equipe no segundo turno do Brasileiro já sob o comando de Jair Ventura que foi eleito o técnico revelação do campeonato pela CBF e acaba de renovar o seu contrato com o clube por mais duas temporadas.... mais »

4- O 4o. post mais acessado - 1.979 vezes - foi publicado em 22.09. Nele, fazíamos uma análise da derrota para o Cruzeiro em Minas e a desclassificação nas oitavas de final na Copa do Brasil num jogo em que o Botafogo mais uma vez ficou devendo. Os mineiros haviam vencido o jogo de ida por 5 a 2, com uma atuação desastrosa do nosso sistema defensivo assim como da arbitragem que interferiu diretamente no resultado, e voltaram a vencer no jogo da volta por 1 a 0, dessa vez contra um time de reservas do Alvinegro. Os jogadores que entraram e deveriam aproveitar a chance de começar uma partida depois de tanto tempo - Helton Leite, Diego, Salgueiro e Luis Henrique - tiveram atuações apagadas que os descredenciam para a sequência do time no campeonato brasileiro. Acesse o link e veja se não temos razão:

Botafogo esquece a CdoB e se concentra no Brasileirão onde tem objetivos à conquistar


O Botafogo cumpriu ontem, no Mineirão, o último capítulo de sua participação na Copa do Brasil 2016 e mais uma vez ficou devendo ao cair para o Cruzeiro na fase de oitavas de final. Os mineiros haviam vencido o jogo de ida, no Rio por 5 a 2, numa atuação desastrosa de todo o sistema defensivo alvinegro e a participação direta da arbitragem no resultado que anulou um gol legítimo de Sassá quando o placar ainda estava em 1 a 1, e voltaram a vencer no jogo da volta, em Belo Horizonte, por 1 a 0, dessa... mais »


5- Fechando o Top 5 dos posts mais acessados (1.895 acessos) temos a matéria publicada em 07.07 que confirmava a presença do jogador Lúcio Flávio, ex-meia do Botafogo, no Programa Botafogo na Minha Vida do dia 12 de junho (Clique  e veja: https://youtu.be/OomYMbzzz7Y). O programa, comandado por Roberto Botafogo, que conta sempre com a presença de um convidado especial e a participação de torcedores alvinegros de todas as partes do Brasil, vai ao ar todas as terças-feiras no canal de mesmo nome, no YouTube.  Clique o post de chamada do Programa:

LÚCIO FLÁVIO confirma presença no Programa Botafogo na Minha Vida

O meia Lúcio Flávio com a camisa alvinegra
Depois de receber alvinegros ilustres como o ex-Presidente Bebeto de Freitas, o Torcedor-símbolo da Amapá-Fogo Delmar Pereira, o jornalista da Rádio Botafogo Emílio Adam, o repórter independente Eduardo Pinto, atletas do Botafogo Reptiles Leonardo Bona e Beto Urichsen na semana passada e ex-atletas da estirpe de Sandro, Wilson Gotardo, Sérgio Manoel, Leandro Guerreiro, Luciano Almeida, Marcelo Alves, Zé Carlos - o Zé do Gol, Moisés e Jamir... mais »


Pois bem, de lambuja, resolvemos acrescentar mais cinco publicações que tiveram uma quantidade de visitas similares aos anteriores: acima dos 1.600 acessos cada um, e que valem a pena a leitura. Cliquem e vejam:


6- (Publicado em 18 de dezembro, com 1.888 acessos)
Com vaga assegurada na Libertadores, Botafogo se volta para a reformulação do elenco


A última vez que estivemos por aqui conversando com os leitores foi na semana passada para tratar de A batalha final pela vaga no Sul (clique e veja) por ocasião do último jogo do Botafogo no Campeonato Brasileiro, contra o Grêmio a quem venceu em Porto Alegre por 1 a 0 com um gol estiloso de Bruno Silva. Na comemoração, o jogador prestou homenagem aos antigos companheiros da Chapecoense, mortos na tragédia aérea na Colômbia, exibindo uma camisa antiga do clube com o nome das vítimas. Infográfico... mais »



7- (Publicado em 21 de maio, com 1.816 acessos)
Botafogo encara o Sport em Recife, em busca da recuperação


O Botafogo viajou ontem para o Recife onde enfrenta o Sport neste domingo, às 18h30, na Ilha do Retiro. A partida fecha a segunda rodada do Campeonato Brasileiro. No confronto de hoje, as duas equipes buscam reabilitação já que foram derrotadas em suas estreias na competição. Os cariocas foram surpreendidos em "casa" pelo time reserva do São Paulo que venceu a partida por 1 a 0 enquanto os pernambucanos enfrentaram o Flamengo em Volta Redonda e foram derrotados pelo ... mais »


8- (Publicado em 18 de setembro, com 1.760 acessos)
Bota encara o rubro-negro baiano pensando em voltar ao Rio com a vitória




O Botafogo já está em Salvador onde enfrenta o Vitória neste domingo, às 18h30 pela 26a. rodada do Campeonato Brasileiro, no Barradão. De técnico novo - Argel assumiu o lugar de Mancini demitido na semana passada -, o rubro-negro baiano busca sua segunda vitória seguida já que foi ao sul na quinta-feira e venceu o Inter por 1 a 0, em pleno Beira-Rio. Já o Alvinegro carioca tenta a reabilitação depois de ser derrotado pelo Santos na última quarta-feira, pel... mais »




9- (Publicado em 27 de outubro, com 1.635 acessos)
Sem Airton, Jair pode lançar três atacantes no sábado


O Botafogo encerra nesta sexta-feira a semana inteira de treinamentos que teve após a vitória sobre o Santa Cruz, em Recife, pela 32a. rodada do Brasileirão. Depois de um folga merecida no último fim de semana, os jogadores se apresentaram na segunda-feira em Genaral Severiano, treinaram terça e quarta na Arena, voltaram a General na quinta e encerram amanhã, no mesmo local, a preparação para o compromisso contra o Coritiba marcado para às 18h30 de sábado, na Arena Botafogo, pela 33a. rodada da competiçã... mais »



10- (Publicado em 15 de outubro de 2016, com 1.632 acessos)
Botafogo recebe o Galo na Arena tentando consolidar seu lugar no G6


A Arena Botafogo será palco neste domingo de mais um duelo de titãs. Estarão frente a frente, duas das mais tradicionais equipes do futebol brasileiro que buscam, cada uma ao seu estilo, as primeiras colocações do Brasileirão. De um lado o Botafogo, dono da casa, quinto colocado na tabela com 47 pontos e com a terceira melhor campanha do segundo turno da competição e do outro, o Atlético-MG, terceiro colocado com 56 pontos, dono de um dos melhores elencos do futebol brasileiro que briga para chegar mais ... mais »


Pelo balanço das matérias, acreditamos ter feito um trabalho digno ao longo deste ano. Agradecemos o apoio de cada um dos mais de 105 mil visitantes do blog em 2016 e dos amigos que comentaram e compartilharam nossas matérias nas redes sociais. Isso nos incentiva a prosseguir no projeto que tem como principal objetivo exercer o nosso amor pelo Glorioso. De antemão, abro esse espaço para que outros torcedores possam expressar o mesmo amor pelo clube por meio de textos próprios e publicando-os aqui.

Um grande Ano de 2017 a todos, com votos de muita saúde e realizações. Que Deus ilumine nossos dirigentes, comissão técnica e jogadores para que conduzam nosso clube a um lugar de destaque no cenário nacional e internacional - quem sabe com a conquista de um título de expressão - e, mesmo sem grandes perspectivas de investimentos, possam continuar recuperando a credibilidade da instituição tão aviltada na última administração.

Pessoalmente, depois de acompanhar o último jogo na Arena Botafogo contra a Ponte, espero poder retornar ao Rio com brevidade para acompanhar a estreia do time na Libertadores e em alguns outros jogos do Campeonato Carioca, Copa do Brasil e Brasileirão como em oportunidades anteriores. Te amo Fogo!


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


Por @Felipaodf/Botafogodeprimeira.com