quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Com apenas um ponto em três jogos, Botafogo tenta primeira vitória contra o Resende





E, para finalizar a rodada, @Botafogo e @resendefc vão tentar
 conquistar sua primeira vitória no Cariocão. O palco do jogo
 será o Nilton Santos, às 20h. (
FERJ‏ @FFERJ)
Somando apenas um ponto em três jogos no Carioca, o Botafogo tenta a primeira vitória nesta quinta-feira contra o Resende para continuar sonhando com as semifinais da Taça Guanabara. O jogo está marcado para às 20h no Estádio Nilton Santos.

Último colocado do Grupo B, o Alvinegro vai precisar vencer os dois jogos que faltam neste turno e esperar uma combinação de resultados que lhe favoreça.

A julgar pelo rendimento na primeira etapa do clássico contra o Flamengo, a possibilidade de vencer a primeira na temporada é real. O Glorioso fazia um jogo digno contra o rival no sábado até tomar a virada no tempo final.

Controlou as ações no primeiro tempo, abriu o placar com um gol de letra de João Paulo mas cedeu espaços ao adversário por cansaço coletivo.

Com um elenco mais categorizado, o time rubro-negro aproveitou-se da situação e marcou duas vezes com o estreante Bruno Henrique que entrara no segundo tempo. Nessa oportunidade já não contávamos com João Paulo que deixou o campo com estiramento e nem com Jonathan que sentiu fortes câimbras nas duas pernas. Ambos faziam boa partida e sustentavam o padrão de jogo apresentado pelo Alvinegro. Com as substituições forçadas, Zé Ricardo ficou de mãos atadas e não pode fazer mudanças para buscar uma possível reação após o empate. Jogadores importantes para o esquema como Jean e Alan Santos não se apresentaram em boas condições físicas. Só agora o primeiro estreou e já sabia que seria substituído.


Veja o balanço da campanha clicando no link do post de pós-jogo: Botafogo começa bem o clássico mas entrega vitória ao Flamengo. O que fazer contra o Resende? http://bit.ly/2G6lfwQ


VEM AÍ A SUL-AMERICANA! BOTAFOGO x Defensa y

Justicia, dia 06/02, quarta, 21h30, no Estádio Nilton Santos!

Nas três partidas oficiais disputadas até agora, a equipe como um todo apresenta um condicionamento físico bem abaixo dos adversários - Vasco, Fluminense e Flamengo - que tiveram o mesmo tempo de preparação. Talvez por isso seja o lanterna de seu grupo com a pior campanha dos últimos tempos no Carioca. Estreou com derrota em Macaé para a Cabofriense por 3 a 1, empatou sem gols contra o Bangu no Nilton Santos e foi derrotado pelo Flamengo por 2 a 1 jogando novamente em casa. Em todas elas apresentou problemas no setor de criação e falta de condicionamento físico adequado.

O resultado do desacerto nesse começo de temporada se reflete na posição do time na tabela: último colocado do Grupo B com um ponto ganho e pouquíssimas chances de chegar à fase decisiva da Taça Guanabara. Se tecnicamente isso é ruim, muito mais para as combalidas finanças do clube.

O técnico Zé Ricardo terá trabalho para dar conjunto à equipe e vencer os jogos que faltam na T. Guanabara. Além desses compromissos caseiros, se avizinham os embates pela Sul-americana e Copa do Brasil. Vamos enfrentar os argentinos do Defensa y Justicia dia 06/02 no Nilton Santos e o Campinense dia 13/02, na Paraíba, pela Copa do Brasil.


A classificação do Grupo B da Taça Guanabara. Nesta terça, o
jogo 
@Flamengo x @boavistasc, no Maracanã, abre a 4°
rodada (
FERJ‏ @FFERJ
Tanto o Bota como o Resende compõem o Grupo B do campeonato ao lado de Boavista, Cabofriense, Flamengo e Bangu.

Abrindo a quarta rodada, o Flamengo venceu outra e soma agora dez pontos liderando o grupo. Em seguida vem o Boavista (2o.) com seis, Cabofriense (3o.) e Bangu (4o.) com quatro que ainda não jogaram.

Logo atrás aparecem o Resende (5o.), nosso adversário de hoje, com dois pontos e o Botafogo, último colocado com apenas um, que completam a rodada.

Na Taça Guanabara - primeiro turno do campeonato -, temos dois grupos de seis equipes cada que se enfrentam dentro do próprio grupo. As duas melhores equipes de cada grupo classificando-se para a semifinal do turno disputada em jogo único. Os vencedores disputarão a final, também em uma única partida, para definir o campeão e primeiro semifinalista do Campeonato Carioca. Mas adiante, com o desenrolar da competição, relembraremos o sistema da Taça Rio quando os times dos dois grupos se enfrentam de forma cruzada.

Os jogadores se reapresentaram na segunda-feira quando Zé Ricardo começou a esboçar o time que joga nesta quinta. Sem poder contar com Diego Cavalieri, Joel Carli, Leo Valencia, Marcos Vinícius e João Paulo, o treinador deve optar por uma formação alternativa que leve em conta a necessidade de vencer no Carioca e poupar titulares desgastados para os compromissos pelas Copas.

Sob protestos da torcida, Gilson volta de suspensão e deve assumir a lateral esquerda apesar do desempenho surpreendente do jovem Jonathan que estreou contra o Flamengo. O miolo da zaga deve ser mantida para privilegiar o entrosamento entre Marcelo e Gabriel enquanto no meio de campo deve ser reformulado. 

O desgastado Jean pode ser poupado e Wenderson, que descansou no clássico, pode ganhar nova chance ao lado de Alex Santana. Dessa forma fica a dúvida de quem assumiria a vaga de João Paulo. Zé pode insistir no deslocamento do atacante Luiz Fernando para a posição mesmo que não tenha rendido contra o Bangu ou mesmo entrar com Alan Santos (Bochecha) com Alex jogando mais adiantado. 

Depois do baixo rendimento de Kieza na partida de sábado e sem Aguirre na concorrência, crescem as chances de Igor Cássio ser testado. Pimpão, que participou do clássico entrando no segundo tempo, tem chance de começar o jogo caso Erik e/ou Luis Fernando sejam poupados.


FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X RESENDE


Estádio: Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 31/1/2019, às 20h (de Brasília)

Árbitro: João Batista de Arruda (RJ)
Assistentes: Carlos Henrique Cardoso de Souza (RJ) e Wallace Muller Barros Santos (RJ)

BOTAFOGO: Gatito Fernández, Marcinho, Marcelo Benevenuto, Gabriel e Gilson; Jean, Alex Santana e Alan Santos; Erik, Luis Fernando e Kieza.

Técnico: Zé Ricardo.


RESENDE: Ranule; Filipe, Rhayne, Lucão, Jeanderson (Murilo); Joseph, Vitinho, Léo Silva, Arthur Faria; Zambi, Maxwell.

Técnico: Edson Souza.


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar!


Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com

terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Botafogo começa bem o clássico mas entrega vitória ao Flamengo. O que fazer contra o Resende?




Vamos, FOGÃO! 🔥 Quinta-feira é dia de buscar a reação!
O Botafogo começou muito bem o clássico de sábado disputado no Nilton Santos, dando a impressão que poderia vencer o "poderoso" Flamengo. Controlou o adversário no primeiro tempo, abriu o placar num gol de oportunidade de João Paulo mas terminou mal o jogo ao ceder espaços ao adversário que aproveitou o cansaço prematuro do Glorioso e marcou duas vezes com Bruno Henrique. Aos 24'/1o.T o meia alvinegro escorou de calcanhar um chute de Jean de fora da área e Bruno Henrique, que havia entrado no segundo tempo e fazia a sua estreia pelo time da Lagoa, marcou duas vezes - aos 18'/2o.T escorando de cabeça uma cobrança de escanteio e aos 25'/2o.T batendo de primeira um cruzamento vindo da direita. 

A virada se construiu depois que levamos o empate já sem João Paulo em campo e depois de perder Jonathan aos 15'/2o.T. O meia, com um princípio de estiramento (deixou a partida aos 38'/1o.T) e o lateral - jovem oriundo da base que fazia sua estreia no time principal no lugar de Gilson - por câimbras nas duas pernas. Ambos faziam boa partida e saíram prematuramente do jogo complicando, e muito, a vida de Zé Ricardo. O treinador ficou de mãos atadas ao mexer duas vezes fora do planejamento e não pode modificar a equipe como queria, ou para sustentar o padrão de jogo do primeiro tempo ou para tentar a vitória no final, num suspiro derradeiro. 

Além disso, jogadores importantes como Jean, que fez boa partida enquanto pode e estreava no campeonato, está visivelmente fora das condições ideais e ainda longe do restante da equipe que, por sua vez, também apresenta condicionamento físico abaixo do padrão apresentado pelos adversários da competição - Vasco, Fluminense e Flamengo - que retornaram às atividades no mesmo período. Talvez por isso seja o lanterna de seu grupo com a pior campanha dos últimos tempos no Carioca somando apenas um ponto ganho e dois gols marcados até agora. Empatou sem gols contra o Bangu na segunda rodada, estreou com derrota para a Cobofriense por 3 a 1 em Macaé e foi derrotado no sábado pelo Flamengo por 2 a 1 no Nilton Santos, apresentando os mesmos problemas da estreia: um time pouco criativo e condicionamento físico abaixo do aceitável.


Veja as nossas expectativas para a partida clicando no link do post de pré-jogo: Botafogo busca a primeira vitória no campeonato no clássico contra o Fla >  http://bit.ly/2FRyyBO


Sob comando de Bruno Henrique, que entrou e virou o jogo
para o @Flamengo, o Rubro-Negro derrotou o @Botafogo
no Nilton Santos!
A falta de criatividade se explica em parte pelas ausências de Lindoso (negociado com o Inter) que chegava bem na frente para concluir em gol, de Leo Valencia (contundido) que terminou o ano como armador do time e da falta de ritmo de João Paulo que só agora volta ao time depois de passar a temporada se recuperando da fratura. Sem João Paulo, que foi poupado contra o Bangu, Zé Ricardo tentou Luiz Fernando no setor mas o rendimento do meia-atacante deixou a desejar.

Quanto ao baixo rendimento físico nada a falar além de aguardar a manifestação do clube e/ou dos profissionais responsáveis pela área esclarecendo os motivos.

O resultado do desacerto nesses três jogos se reflete na posição do Alvinegro na tabela: último colocado do Grupo B com um ponto ganho e, restando apenas dois jogos, com pouquíssimas chances de chegar à fase decisiva da Taça Guanabara. Vai precisar vencer Resende e Boavista e torcer pela coincidência de outros resultados.

Sendo assim, o time alvinegro vai precisar de equilíbrio físico e organização tática se quiser chegar ao seu intento. O técnico Zé Ricardo terá trabalho para equilibrar o time para vencer os dois jogos restantes do primeiro turno e fazer frente aos compromissos pela Sul-americana e Copa do Brasil. No Estádio Nilton Santos, vamos enfrentar os argentinos do Defensa y Justicia no dia 06/02, pela Sula e o Campinense da Paraíba, dia 13/02 fora, pela Copa do Brasil. O Botafogo continua sendo o único dos grandes que não venceu no campeonato e isso traz uma carga extra para esse final de turno.


A classificação do Grupo B da Taça Guanabara. Nesta terça,
o jogo @Flamengo x @boavistasc, no Maracanã, abre
a 4° rodada (FERJ‏ @FFERJ)
Tanto o Bota como o Resende compõem o Grupo B ao lado de Boavista, Cabofriense, Flamengo e Bangu. Com duas vitórias e um empate em três jogos, o Flamengo lidera o grupo com sete pontos, seguido do Boavista (2o.) com seis, Cabofriense (3o.) e Bangu (4o.) com quatro.

Logo atrás vem o Resende (5o.), nosso adversário de quinta, com dois pontos e o Botafogo, último colocado com apenas um ponto - *triste relatar isso!

Na Taça Guanabara - primeiro turno do campeonato -, temos dois grupos de seis equipes cada que se enfrentam dentro do próprio grupo. As duas melhores equipes de cada grupo classificando-se para a semifinal do turno disputada em jogo único. Os vencedores disputarão a final, também em uma única partida, para definir o campeão e primeiro semifinalista do Campeonato Carioca. Mas adiante, com o desenrolar da competição, relembraremos o sistema da Taça Rio quando os times dos dois grupos se enfrentam de forma cruzada.

Os jogadores voltaram a trabalhar nessa segunda-feira, no Nilton Santos, quando Zé Ricardo começou a esboçar o time para o próximo compromisso.

Ainda sem poder contar com Carli, Valencia e agora João Paulo, o treinador deve optar por uma formação que leve em conta a necessidade de vencer no Carioca e preservar alguns titulares para os compromissos pelas Copas que se avizinham. Pode optar por um time alternativo poupando jogadores mais desgastados como Gatito, Erik e Luiz Fernando ou utilizar força máxima privilegiando o conjunto.

Gilson volta de suspensão mas corre o risco de ficar no banco diante do desempenho surpreendente de Jonathan na lateral. Mesmo que tenha sido substituído por desgaste físico contra o Rubro-negro, o garoto está cotado para continuar no time titular. Há possibilidade de mudanças também na defesa com Helerson ganhando nova chance e Gabriel ou Marcelo sendo poupado.

Suponho que no meio, Wenderson que descansou no clássico volte ao time e Alex Santana, que vem surpreendendo favoravelmente, deva jogar mais adiantado desempenhando as funções que eram de João Paulo. Com isso, Bochecha e Alan Santos brigariam pela terceira vaga nesse meio. Na frente devem ocorrer as maiores mudanças. Depois do baixo rendimento de Kieza na partida de sábado e com Aguirre se despedindo do clube, cresce a chance de Igor Cássio ser testado. Pimpão, que participou do clássico entrando no segundo tempo, tem chance de começar o jogo caso Erik e/ou Luis Fernando sejam poupados.

Aguardemos pois a semana de trabalho para sabermos as escolhas de Zé Ricardo. Você, Torcedor, tem alguma sugestão?


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar!



Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com