sábado, 30 de julho de 2016

Sem Carli, Botafogo encara o Palmeiras em busca de mais uma vitória na Arena




Chamada para o confronto entra Botafogo x Palmeiras, na Arena (ArenaBotafogo)

Depois de bater o Bragantino na última quarta-feira pela Copa do Brasil, o Botafogo volta à Arena neste domingo para enfrentar o Palmeiras pela 17a. rodada do Brasileirão. A partida fecha a rodada às 18h30 na Arena que deve receber um bom público depois da vitória por 1 a 0 que classificou o time para as oitavas de final da Copa do Brasil.

Contra o Bragantino, ignorando a vantagem de jogar pelo empate para passar de fase, Gomes mandou a campo a força máxima disponível no momento evitando riscos desnecessários e pra dar rodagem ao time que pretendia escalar também no jogo de domingo.

Apesar da dificuldade em vencer a retranca bragantina - o gol da vitória alvinegra só saiu aos 36'do 2o. tempo marcado pelo jovem Vinicius Tanque no primeiro lance dele no jogo -, o Botafogo mostrou disposição desde o início da partida e só relaxou no finalzinho com a vitória garantida.


Veja o que escrevemos no post de pré-jogo: Botafogo recebe o Braga na Arena pra confirmar a classificação...


Sem Carli, poupado por sentir o desgaste do jogo contra a Chapecoense, o treinador lançou mão do contestado Renan Fonseca para montar a zaga titular no jogo de meio de semana. Manteve o trio de volantes com Airton, Lindoso e Bruno Silva; lançou Neilton ao lado de Canales e Camilo articulando as jogadas de ataque pelo meio. Essa formação ia bem até a intermediária mas pecava nas investidas mais agudas na área do adversário, revivendo o drama do começo de temporada.

Canales ainda não está pronto pro desafio. Se esforçou muito mas, ainda fora de ritmo, não produziu a metade do que se espera dele. A falta de sintonia no setor de ataque era tão marcante que em várias oportunidades os jogadores alvinegros foram flagrados em posição de impedimento. Temos que resolver isso para o jogo de domingo.

A vitória só veio com a entrada de Vinícius Tanque que, como elemento surpresa, surgiu livre de marcação na área e assinalou o gol único da partida vencendo o goleiro Felipe do Bragantino.


Veja o post de pós-jogo: Depois do Tanque detonar o Bragantino, Botafogo volta suas atenções para o Brasileirão...


Tabela do G-4 e G-4 do Brasileirão após à
16a. rodada 
(Gráfico Gazeta Esportiva)
Como o Palmeiras não é o Bragantino que nem na primeira divisão está, para domingo vamos precisar de uma dose extra de inspiração pra conter o ímpeto do ataque palmeirense e vencer a forte defesa deles mesmo que seja uma única vez, num lance fortuito como foi contra o Bragantino.

Apesar das dificuldades naturais em se bater o líder da competição, cujo investimento no futebol é infinitamente superior ao nosso e soma quase o dobro (32) dos nossos pontos na competição (17), as perspectivas são boas já que não tivemos nenhuma nova baixa no jogo de quarta-feira e poderemos repetir o time na nossa casa, diante da nossa torcida.

Dos jogadores entregues ao departamento médico, apenas Jefferson, que continua sua rotina diária de recuperação, não tem volta assegurada para as próximas rodadas. Sassá e Leandrinho estão na chamada fase de transição (que nunca termina), enquanto Carli e Pimpão, que tinha chances de voltar nessa rodada, foram vetados de última hora frustrando os alvinegros.


Infográfico de desempenho do Botafogo após a
 16a. rodada (Gazeta Esportiva)
Com isso, a expectativa é que tenhamos exatamente a mesma escalação do jogo de quarta para tentar a segunda vitória na Arena e fazer valer o fator casa no novo caldeirão alvinegro. No jogo inaugural da revitalização do estádio promovida pelo clube há duas semanas, o Botafogo empatou com o Flamengo em 3 a 3 num jogo emocionante pra torcida.

Uma vitória será fundamental para as nossas pretensões na competição. Qualquer outro resultado seria desastroso uma vez que, com a derrota para a Chape no último fim de semana, permanecemos com 17 pontos e voltamos à zona de rebaixamento na 17a. posição enquanto os nossos concorrentes diretos - Figueirense e Sport - iniciaram a rodada com vitórias e só o Santinha não venceu.

Transcorridas 16 rodadas, vencemos quatro jogos, empatamos cinco e fomos derrotados em outros sete o que dá um índice de aproveitamento de 35%, bem abaixo do necessário para se manter na elite ano que vem.

Precisamos melhorar rapidamente esse rendimento: o ideal seria virar o primeiro turno com 23 pontos, o que não será fácil já que teremos pela frente, além do líder Palmeiras, mais duas equipes que estão lutando na primeira parte da tabela - Ponte Preta (9o.), Grêmio (3o.).

O Botafogo fez o seu último treino na manhã de sábado em General Severiano, sem a presença da imprensa e o técnico não revelou a escalação. Mas é provável que entre em campo com Sidão, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Emerson e Diogo Barbosa; Airton, Lindoso, Bruno Silva e Camilo; Neilton e Canales.

Já o Palmeiras, além do técnico Cuca suspenso, não poderá contar com o meia Tchê Tchê que levou o terceiro cartão amarelo e nem com os destaques na temporada, o jovem atacante Gabriel Jesus e o goleiro Fernando Prass convocados para as Olimpíadas no Rio. Mas o elenco do Porco é tão qualificado que as ausências podem ser facilmente minimizadas com os seus substitutos. Do jeito que vierem, precisamos vencer!


FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X PALMEIRAS


Local: Arena Botafogo - Estádio Luso-Brasileiro (RJ)
Data: 31 de julho, domingo
Horário: 18h30
Arbitragem: Heber Roberto Lopes (Fifa)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (Fifa) e Carlos Berkenbrock

BOTAFOGO: Sidão, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Emerson Santos e Diogo Barbosa; Aírton, Bruno Silva, Rodrigo Lindoso e Camilo; Neilton e Gustavo Canales
Técnico: Ricardo Gomes

PALMEIRAS: Vagner; Jean, Edu Dracena, Vitor Hugo e Zé Roberto; Thiago Santos, Moisés e Cleiton Xavier; Roger Guedes, Dudu e Lucas Barrios (Erik)
Técnico: Cuquinha


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com

Com mais opções à disposição, Gomes arma o Bota pra encarar o líder no domingo




Chamada para o confronto entra Botafogo x Palmeiras,
 na Arena (ArenaBotafogo)
Depois de bater o Bragantino (1 a 0) na última quarta-feira, na Arena Botafogo, pela Copa do Brasil, o Glorioso voltou aos treinos visando o confronto contra o Palmeiras no domingo, pela 17a. rodada do Brasileirão.

Apesar de jogar com a vantagem do empate contra o Bragantino no Rio, Gomes mudou a estratégia e foi com a força máxima pra não correr riscos na partida e dar conjunto ao time que pretende repetir contra os paulistas, pelo Brasileirão. A partida está programada para às 18h30, na Arena Botafogo, que deve receber um bom público depois da vitória que classificou o time para as oitavas de final da Copa do Brasil.

Apesar da dificuldade em vencer a retranca bragantina - o gol da vitória alvinegra só saiu aos 36'do 2o. tempo marcado pelo jovem Vinicius Tanque que acabara de entrar na partida -, o Botafogo mostrou disposição desde o começo da partida e só relaxou com a vitória garantida.


Veja o que escrevemos após o término da partida: Blog do FelipaoBfr: Botafogo recebe o Braga na Arena pra confirmar a c...


Nesse jogo de quarta, Gomes poupou o zagueiro Carli que sentiu o desgaste do jogo contra a Chapecoense e armou a defesa com Renan Fonseca. Manteve o trio de volantes à frente da zaga, lançou Neilton ao lado de Canales e Camilo articulando as jogadas de ataque pelo meio. Essa formação ia bem até a intermediária adversária mas pecava nas investidas mais agudas onde encontrava um Canales esforçado mas visivelmente fora de ritmo. A falta de sintonia era tão marcante que por várias vezes os atacantes alvinegros foram flagrados em impedimento.


Tabela do G-4 e G-4 do Brasileirão após à
16a. rodada 
(Gráfico Gazeta Esportiva)
A vitória só veio mesmo com a entrada de um elemento novo na partida. Saindo do banco, o atacante Vinícius marcou o gol alvinegro num descuido raro do sistema defensivo dos paulistas que viram, dessa forma, suas pretensões desmoronarem faltando pouco mais de dez minutos pra acabar o jogo. Justamente quando mais pressionavam a defesa alvinegra.


Veja o post de pós-jogo: Blog do FelipaoBfr: Depois do Tanque detonar o Bragantino, Botafogo vo...


Já para o jogo de domingo contra o poderoso time do mestre Cuca, além da disposição demonstrada contra o Bragantino, vamos precisar de uma dose extra de inspiração pra conter o ímpeto do ataque palmeirense e vencer a forte defesa deles, mesmo que seja uma única vez num lance fortuito como foi no gol contra o Bragantino.

Apesar das dificuldades naturais em se vencer o líder da competição, as perspectivas são otimistas
já que não tivemos nenhuma baixa no jogo de quarta-feira.

Dos jogadores entregues ao DM, apenas Jefferson, que continua sua rotina diária de recuperação, não tem volta assegurada para as próximas rodadas. Sassá e Leandrinho estão na chamada fase de transição e Pimpão deve pintar como alternativa pra compor o banco já nesse jogo.

O zagueiro Carli foi poupado contra o Bragantino e não deve ser problema pra domingo. Porém, deve ficar no banco como opção já que vem de dois meses parado e ainda carece de um melhor condicionamento físico.


Infográfico de desempenho do Botafogo após a
 16a. rodada (Gazeta Esportiva)
Com isso, a expectativa é que tenhamos força máxima em campo contra o líder, o que aumenta as esperanças do torcedor alvinegro de ver uma nova vitória do time na Arena. Até porque qualquer outro resultado seria desastroso para às nossas pretensões uma vez que, com a derrota para a Chape no último fim de semana, permanecemos com 17 pontos e voltamos à zona de rebaixamento na 17a. posição.

Transcorridas 16 rodadas, vencemos apenas quatro jogos, empatamos cinco e fomos derrotados sete vezes o que dá um índice de aproveitamento de 35%, bem abaixo do necessário para se manter na Séria A no próximo ano. Precisamos melhorar muito de rendimento e o ideal seria virar o primeiro turno com um mínimo de 23 pontos, tarefa árdua nesses últimos três confrontos contra times que estão na primeira parte da tabela.

O Botafogo faz o seu último treino na manhã deste sábado em General Severiano, sem a presença da imprensa, quando Gomes deve definir a estratégia de jogo e trabalhar jogadas de bola parada. A provável escalação tem Sidão no gol, Luis Ricardo, Renan Fonseca (Carli), Emerson e Diogo Barbosa formando a defesa; Airton, Lindoso, Bruno Silva e Camilo pelo meio e Neilton (Pimpão) e Canales lá na frente.





Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.



 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Depois do Tanque detonar o Bragantino, Botafogo volta a pensar no Brasileirão





Botafogo vence o Bragantino e chega às oitavas de final da Copa do Brasil
(Montagem do Esporte Interativo)


Depois de bater o Bragantino por 1 a 0 com gol de Vinícius Tanque, na Arena Botafogo, pela Copa do Brasil, o Glorioso voltou aos treinos na quinta-feira visando a partida contra o Palmeiras, time treinado por Cuca e líder do Brasileirão.

No jogo de ida em Bragança Paulista, o Botafogo havia empatado o jogo por 2 a 2 e tinha a vantagem de poder empatar até por um gol no jogo do Rio. Mesmo assim, Gomes decidiu, pela primeira vez na competição, mandar a força máxima com algumas poucas mudanças em relação ao jogo contra a Chape e isso surtiu efeito na maneira como a equipe se comportou em campo. Partimos pra dentro do Bragantino desde o primeiro minuto de jogo e não saímos de cima até o apito final do árbitro.


Veja o que escrevemos no post de pré-jogo: Blog do FelipaoBfr: Botafogo recebe o Braga na Arena pra confirmar a c...


Com Renan Fonseca na vaga de Carli, o trio de volantes mantido, Neilton ao lado de Canales e Camilo voltando a flutuar pelo meio, o time manteve a pegada o tempo todo mas esbarrou na bem armada barreira bragantina formada por até oito homens à frente do goleiro - aquele Felipe da cavadinha do Loco Abreu.

Acompanhando o jogo aqui de longe pela TV e tuitando com os amigos alvinegros, escrevi (em 140 caracteres), quando já eram decorridos 30 minutos do 2o. tempo e o placar não tinha saído do zero:
- Tá na hora de lançar um elemento novo no time pra confundir a marcação dos caras... Talvez no lugar de um volante!

E logo depois:
- Entramos no momento mais perigoso do jogo, ou fazemos um gol rapidamente ou seremos obrigados a segurar o empate, o que é terrível! (em se tratando da sempre traumática participação do Botafogo na Copa do Brasil, para o torcedor alvinegro).

Isso porque, na toada em que ia a partida e sem um fato novo que pudesse mudar o panorama, era certo que iríamos passar sufoco nos 10 minutos finais do jogo por esse histórico dramático do clube na competição. A essa altura bastava um golzinho do Braga pra nos roubar a vaga na tão sonhada oitavas de final que valia prestígio e muita grana (660 mil).

Daí Gomes lançou, mesmo que tardiamente, Salgueiro no lugar de Bruno Silva que, depois de errar passes fáceis durante o jogo, deixou o gramado sob vaias da torcida. Pouco depois foi a vez de Tanque entrar no lugar do apagado Canales que lutou muito mas deixou a impressão que ainda vai demorar um pouco pra nos convencer que a longa espera por ele valeu a pena.

Com a primeira modificação o time ganhou mais qualidade e movimentação acendendo a esperança do torcedor alvinegro que queria fazer festa na arquibancada da Arena; e com a segunda, o elemento surpresa que faltava. Tanto que no primeiro lance de Vinícius, o jovem atacante penetrou pela direita, recebeu uma bela assistência de Neilton na entrada da área e tocou na saída do goleiro para marcar o gol único da partida. Foi o primeiro gol dele nos profissionais, na primeira vitória do Botafogo na Arena.


Reveja o gol de Vinícius Tanque e a resenha do pós-jogo da BotafogoTV




Depois do gol e da classificação assegurada, retuitei a postagem de um amigo torcedor:
- Botafogo tanque ser campeão dessa Copa do Brasil...

Cabe registrar que Camilo, diferentemente do posicionamento contra a Chape, voltou a coordenar as jogadas pelo meio com categoria, municiando o ataque alvinegro. O camisa 10 se tornou, em pouco tempo de clube, o principal homem de criação da equipe, das bolas paradas e das boas finalizações em gol. Camilo quase deixou o dele em cobrança de falta que carimbou o travessão.

Atuando mais atrás um pouco, dando o suporte à zaga que faltou no último jogo, tivemos a volta do Airton, combativo como sempre e com boa saída de bola. Lúcido e forte na marcação, o jogador raramente erra passes diferentemente de seus companheiros de posição. Pela atuação, o jogador foi ovacionado pela torcida ao dar lugar à Dierson quase ao final do jogo.


Tabela do G-4 e G-4 do Brasileirão após à
16a. rodada 
(Gráfico Gazeta Esportiva)
Agora, é aguardar o sorteio dos confrontos das oitavas de final na próxima terça-feira e saber quem o Botafogo vai encarar na próxima fase: Corinthians, Grêmio, Atlético-MG, Palmeiras e São Paulo, Internacional, Cruzeiro ou Santos. Com certeza o bicho vai pegar!

Voltando os olhos para o Brasileirão quando o Bota enfrenta o Palmeiras de Cuca no domingo, as perspectivas são boas já que não tivemos nenhuma baixa no jogo contra o Bragantino, o que já é um alívio para a montagem da equipe.

Dos jogadores entregues ao DM, Jefferson continua sua rotina diária de recuperação; Sassá e Leandrinho estão na chamada fase de transição; e Pimpão deve treinar nesta sexta-feira com o grupo. O zagueiro Carli foi poupado contra o Bragantino e não deve ser problema pra domingo. Com isso, a expectativa é que tenhamos força máxima em campo contra o líder, o que aumenta as esperanças do torcedor alvinegro, que deve lotar a Arena no domingo, de um bom resultado no domingo. Até porque outro resultado seria danoso às nossas pretensões, já que com a derrota para a Chape no último fim de semana, permanecemos com 17 pontos e voltamos à zona de rebaixamento ocupando a 17a. posição.




Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Botafogo recebe o Braga na Arena pra confirmar a classificação





Agora é Copa do Brasil: o Glorioso encara o 
Bragantino no jogo de volta na Arena Botafogo
Depois da derrota por por 2 a 1 diante da Chape no último fim de semana pelo Brasileirão, o Botafogo volta a campo hoje à noite (19h30) pela Copa do Brasil, quando enfrenta o Bragantino no jogo que decide vaga na próxima fase da competição.

No jogo de ida, em Bragança Paulista, o Botafogo foi a campo com um time formado por reservas. Mesmo assim, conseguiu um empate por 2 a 2 lhe dá a vantagem de poder empatar por 0 a 0 ou 1 a 1 para passar de fase. Caso o placar do 1º jogo se repita, a vaga será decidida na cobrança de pênaltis e com um empate superior a dois gols, o Bragantino ficaria com a vaga.

Pra chegar até aqui, o time carioca enfrentou o Coruripe-SE na 1a. fase. Venceu o jogo de ida por 1 a 0 e empatou o de volta por 1 a 1, no Rio. Na 2a. fase, cruzou contra o Juazeirense da Bahia, vencendo o jogo de ida por 2 a 1 e o de volta, no Rio, por 1 a 0. Foi no primeiro jogo contra os baianos que perdemos o goleiro Jefferson por contusão. O Capitão sofreu uma lesão rara no ombro esquerdo que o mantem afastado do time té hoje. Depois de passar por cirurgia reparadora, o goleiro segue sua recuperação em campo e tem previsão de retorno para o próximo mês de agosto.

Em todos os jogos anteriores, o técnico Ricardo escalou times mistos dando oportunidade a jogadores pouco utilizados nas temporada ou que estavam retornando de contusão e a estratégia se mostrou acertada apesar do time ter passado algumas dificuldades momentâneas em alguns dos cinco jogos que disputou.

Lembro das partidas contra o Coruripe em que vencemos a primeira e empatamos a segunda com certa pressão do adversário no final em pleno Los Larios. Veja o que escrevemos na oportunidade: Agora é Copa do Brasil


Enquete sobre o resultado do jogo de hoje
promovido pelo site BotafogoDePrimeira 
nas redes sociais
Houve um pouco de drama também ao encarar o Juazeirense pela 2a. fase. Vencíamos o primeiro jogo por 2 a 0 e estávamos eliminando o jogo de volta até os 21 minutos do 2o. tempo quando o goleiro Helton Leite, que havia entrada no lugar de Jefferson, falhou feio numa cobrança de falta do adversário. De lá pra cá o goleiro não parou mais de falhar até perder a vaga pra Sidão que havia chegado ao clube recentemente. Veja quais eram as expectativas para o 2o. jogo, da classificação: Um jogo para espantar a zica que baixou em General...

Pelo menos para esse jogo de hoje, a maioria da torcida alvinegra está otimista quanto à classificação do Botafogo, mesmo que alguns, considerando-se a participação traumática do clube em edições passadas, ainda revele um certo receio sobre o resultado. Veja, acima, o resultado da enquete rápida que promovemos nas redes sociais.


Provável Botafogo para enfrentar o Bragantino nesta
quarta-feira, pela terceira fase da Copa do Brasil
(Ricardo Oliveira ‏@ricardomanchete)
Para encarar o Bragantino hoje, o Botafogo fez uma preparação leve na terça-feira em General Severiano com os jogadores que não iniciaram o jogo contra a Chapecoense. Os titulares fizeram uma corrida leve em volta do campo para soltar a musculatura. 

Na atividade em campo, o técnico Ricardo Gomes não deu pistas sobre o time que enfrenta o Braga na Arena mas relacionou todos os titulares disponíveis para o jogo indicando que pretende utiliza-los na partida. 

Acima vemos uma aposta de escalação do jornalista Ricardo Oliveira da Rádio Manchete publicada nas redes sociais. Vamos aguardar e ver o que o treinador vai decidir sobre o assunto.

Já o Bragantino vem de uma derrota por 2 a 1 para o Vasco no último sábado em jogo válido pela Série B. O time paulista está mal na competição onde ocupa a 17a. posição, na zona de rebaixamento. Porém, na Copa do Brasil, o time promete aprontar pra cima do Bota no jogo de hoje.

Abaixo temos mais uma aposta sobre as escalações de Bota e Braga para hoje com pequenas variações entre uma e outra.


FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X BRAGANTINO


Local: Arena Botafogo, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 27 de julho de 2016, quarta-feira
Horário: 19h30
Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Assistentes: Celso Luiz da Silva (MG) e Sidmar dos Santos Meurer (MG)

BOTAFOGO: Sidão; Diego, Joel Carli, Emerson Santos e Victor Luis; Aírton, Rodrigo Lindoso, Fernandes e Camilo; Neilton e Gustavo Canales
Técnico: Ricardo Gomes

BRAGANTINO: Felipe; Alemão, Ednei, Éder Lima e Bruno Pacheco; André Rocha, Gabriel Dias, Marcos Paulo, Tartá e Daniel Pereira; Erik
Técnico: Marcelo Veiga


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com

domingo, 24 de julho de 2016

JOGOS AO VIVO: CHAPECOENSE X BOTAFOGO e RODADA COMPLETA



Programação de hoje: 

Os canais mostram a programação normal e os jogos anunciados só entram próximo do seu início.

1. Clique no link dos canais.
2. Feche as janelas de propaganda clicando no [X] e assista.
3. Se estiver no horário do jogo e na programação constar AGUARDE, clique em Atualizar Programação.

4. Se o canal pausar, reinicie a página.

*Mantenha seu anti-virus atualizado, pois os canais de futebol grátis geralmente são mais vulneráveis a ataques. 



Baixe agora o App BotafogoDePrimeira para seu celular e fique por dentro das últimas notícias do Fogão, sem custos, em: http://app.vc/botafogodeprimeira?


 Link alternativo: 
http://felipaodf.blogspot.com.br/p/blog-page_8.html















   
Por @Felipaodf/Botafogodeprimeira.com