sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Mantendo a coerência, Jair Ventura define a equipe que enfrenta o Furacão




Infográfico com os jogos da 22a. rodada do
Brasileirão 
(FOX Sports Brasil)
Como só entra em campo na segunda-feira quando enfrenta o Atlético-PR, na Arena da Baixada, em Curitiba, no encerramento da 22a. rodada do Brasileirão, os jogadores do Botafogo se reapresentam na manhã deste sábado na Arena Botafogo, na Ilha do Governador, Rio de Janeiro, para mais um dia de treinamento.

Dessa forma, Jair Ventura encerra mais uma semana inteira dedicada ao aprimoramento da equipe e à implantação de um novo estilo de trabalho no Botafogo antes da maratona de jogos que terá pela frente nas duas principais competições nacionais.

Livre do ciclo de lesões que atordoou o clube no primeiro turno do Brasileirão - apontado por especialistas como a principal causa do baixo rendimento do clube na competição, Jair conta com todo o elenco para desenvolver as atividades, com exceção de Jefferson e Lizio que estão em fase de transição após passarem por cirurgias.

E esse aspecto tem feito a diferença na boa sequência do time nesse começo de returno. As duas vitórias seguidas são fruto da repetição da equipe, da aplicação tática aprimorada no dia-a-dia e da manutenção do esquema herdado dos tempos de Ricardo Gomes.



Sequência de jogos do Botafogo pelo
Brasileirão e Copa do Brasil (SouBotafogo)
Contra o São Paulo, no Morumbi, o time não se afastou nem um minuto da proposta de jogo proposta por Jair e foi premiado com um gol de Sassá já nos acréscimos (48') enquanto que no jogo contra o Sport, o time sufocou o rubro-negro pernambucano em Juiz de Fora e construiu uma vitória convincente por 3 a 0 sem dar chance de reação ao adversário. Sassá marcou duas vezes, um em cada tempo de jogo, e Camilo fez o terceiro já no finalzinho da partida.

Com três gols nos últimos dois jogos, Sassá chegou a nove e já ocupa a vice-artilharia da competição com um gol a menos do que o palmeirense Gabriel Jesus.


Veja o que escrevemos no post de pré-jogo: Com mais opções, Jair vai encorpando o time para sequência de jogos que tem pela frente..


Acompanhando o que dizem os boleiros, "em time que está ganhando não se mexe", Jair Ventura deve repetir a equipe que iniciou o returno do Brasileirão promovendo a volta de Bruno Silva na vaga ocupada por Fernandes no último jogo, mantendo, dessa forma, o esquema consagrado com três volantes, um meia e dois atacantes.

O time principal treinou com Sidão, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Emerson e Diogo Barbosa; Airton, Bruno Silva, Lindoso e Camilo; Neilton e Sassá enquanto os reservas formaram com Helton Leite, Diego, Carli, Emerson Silva e Victor Luis; Diérson, Fernandes, Yaca e Leandrinho; Salgueiro e Vinícius Tanque.

Em parte do treinamento, Jair promoveu as entradas de Salgueiro e Leandrinho nas vagas dos volantes Airton e Lindoso tornando o time muito mais ofensivo e colheu resultados tanto na movimentação da equipe quanto no placar que era de 1 a 0 para os reservas e foi revertido para 3 a 1 pelos titulares com gols de Neilton, Sassá e Tanque que passou a atuar no time titular na parte final do treino.

Canales e Dudu Cearense treinaram à parte e só foram aproveitados no final do treinamento no time reserva. Não há registros sobre a participação do atacante Rodrigo Pimpão no treinamento coletivo de hoje.



Infográfico de desempenho do Botafogo após a
21a. rodada (Gazeta Esportiva)
Transcorridas 22 rodadas e com um jogo a menos, o Botafogo venceu sete, empatou cinco e foi derrotado oito vezes o que dá um índice de aproveitamento de 43% - ainda abaixo do necessário para que o clube se afaste de vez do fantasma do rebaixamento.

Restando 18 jogos, ou 54 pontos, a serem disputados até o final da competição, o Glorioso soma 26 pontos e ocupa a 13a. posição, lembrando que são necessários cerca de 46 para um time se manter na primeira divisão.


Veja a classificação completa e os próximos jogos do Fogão em: http://felipaodf.blogspot.com.br/p/classificacao-carregando.html


No primeiro turno, enfrentamos o Furacão em Juiz de Fora e vencemos por 2 a 1. Clique e veja as perspectivas para essa partida quando vivíamos assustados com o fantasma das contusões: Botafogo encara o Furacão em Juiz de Fora em busca de sua primeira vitória...


Com gols de Ribamar e Neilton, o Botafogo fez valer a sua condição de mandante e conquistou os três pontos. Não fomos brilhantes mas aproveitarmos as poucas oportunidades que tivemos para garantir a primeira vitória na competição.

Com o time completo e a escalação repetida temos plenas condições de voltarmos de Curitiba com um bom resultado na bagagem. Quem sabe, a terceira vitória seguida se o time estiver numa noite inspirada e cumprir à risca as orientações do técnico Jair Ventura.

É difícil arrancar pontos do Furacão na Baixada, ainda mais no novo piso sintético implantado na Arena onde eles, naturalmente, levam vantagem sobre os visitantes. Mas é plenamente possível e vamos torcer pra isso.

O Atlético-PR, treinado pelo "amigo" Paulo Autuori, está com viés de baixa. Vem de quatro derrotas e uma única vitória nos últimos cinco jogos e mesmo assim, em razão do bom desempenho no primeiro turno, soma 30 pontos e ocupa a 9a. posição na tabela.


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Com mais opções, Jair vai encorpando o time para sequência de jogos que tem pela frente




Sassa no treino no Botafogo em General Severiano
 
(Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)
Assim como na rodada passada, Jair Ventura vai aproveitando a semana de treinamento para aprimorar os fundamentos de jogo e implantar o seu estilo de trabalho no Bota visando a maratona de jogos que tem pela frente pela Copa do Brasil e Brasileirão.

Com exceção de Jefferson e Lizio que se encontram em fase de transição após passarem por cirurgias, o técnico tem todo o elenco à disposição depois do clube sofrer o 1o. turno inteiro do Brasileirão com um grande número de jogadores entregues ao departamento médico.


Sequência de jogos do Botafogo pelo Brasileirão
 
e Copa do Brasil
E esse aspecto tem feito diferença para a boa sequência na competição assim como no modo do time se portar sob o comando do novo técnico: mais coeso e organizado taticamente independente do adversário e do local em que se dê o jogo. Foi assim nas vitórias sobre o São Paulo no Morumbi e sobre o Sport no Estádio Mário Helênio, em Juiz de Fora.


Veja o que escrevemos no post de pré-jogo: Botafogo está pronto pra engatar, contra o Sport, a segunda vitória na competição...


Contra o primeiro, o time não se afastou nem um minuto da sua proposta de jogo e foi premiado com um gol de Sassá já nos acréscimos (48') quando o empate na casa do adversário já seria um bom resultado e, no segundo, sufocou o time pernambucano em seu próprio campo e construiu uma vitória convincente por 3 a 0 sem dar chance de reação ao adversário. Sassá voltou a brilhar marcando mais dois gols, um em cada tempo de jogo, com Camilo fazendo o terceiro já no final dando números definitivos à partida. Com os gols no fim de semana, Sassá chegou a nove e já ocupa a vice-artilharia da competição com um a menos do que Gabriel Jesus do Palmeiras.


Veja a classificação completa e os próximos jogos do Fogão em: http://felipaodf.blogspot.com.br/p/classificacao-carregando.html


Na última partida, Jair Ventura não contou com Bruno Silva e entrou com Fernandes na posição mantendo o esquema utilizado por Ricardo Gomes: três volantes, um meia e dois atacantes. Para o compromisso contra o Atlético-PR, às 20h, na Arena da Baixada, em Curitiba, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, o técnico não deve promover grandes mudanças, mantendo a cautela nos jogos fora pelo menos no início da partida.

Renan Fonseca deve formar a dupla de zagueiros com Emerson mesmo que Carli já tenha sido liberado para jogar. Na frente da zaga, Jair deve promover a volta de Bruno Silva formando o trio com Lindoso e Airton que sentiu um desconforto no fim da partida contra o Sport, começou a semana se recuperando da academia e nessa quinta-feira treinou normalmente com o grupo. No meio, Camilo segue tranquilo como principal armador da equipe com Neilton e Sassá formando a dupla de atacantes.

Depois de ficar de fora do último jogo para resolver problemas pessoais no Chile, Canales voltou a treinar com o grupo e passa a ser mais uma boa opção no ataque mas deve aguardar, no banco, uma nova chance de começar um jogo.

A utilização de Leandrinho ao lado de Camilo na vaga de um dos volantes - opção que agrada muito os torcedores - pode ser utilizada novamente no segundo tempo assim como ocorreu contra o Sport já que a dupla foi bem e mudou a dinâmica de jogo. O mesmo deve ocorrer em relação ao atacante Pimpão que, além de marcar um dos gols hoje no jogo-treino dos reservas contra a equipe do Nova Iguaçu na Arena Botafogo, entrou muito bem no final do jogo contra os pernambucanos e iniciou a jogada do terceiro gol ao dar um chute fortíssimo em gol que foi rebatida pelo goleiro.

Outro que pode ter chance nos próximos jogos é o volante Dudu Cearense que vem recebendo atenção especial de Jair durante a semana de treinamentos.


Infográfico de desempenho do Botafogo após a
21
a. rodada (Gazeta Esportiva)
Transcorridas 22 rodadas e com um jogo a menos, o Botafogo venceu sete, empatou cinco e foi derrotado oito vezes o que dá um índice de aproveitamento de 43%, ainda abaixo do necessário para que o clube se afaste de vez do fantasma do rebaixamento.

Restando 18 jogos para cumprir até o final, ocupamos a 13a. posição. Conseguimos somar 26 pontos dos supostamente 46 necessários para um time se manter na 1a. divisão.

No primeiro turno, enfrentamos o Furacão em Juiz de Fora e conseguimos a primeira vitória na competição (2 a 1). Clique no link e veja quais eram as perspectivas para essa partida quando vivíamos assustados com o fantasma das contusões: Botafogo encara o Furacão em Juiz de Fora em busca... 

Eram seis jogadores no estaleiro quase todos titulares: Jefferson, Joel Carli, Diogo Barbosa, Airton, Luis Henrique e depois da partida, Lindoso.

Com gols de Ribamar e Neilton, o Glorioso fez valer a sua condição de mandante e conquistou os três pontos mesmo passando por situações críticas na partida. Não fomos brilhantes mas aproveitarmos as poucas oportunidades que tivemos. No primeiro tempo o adversário dominou as ações e teve 67% de posse de bola contra 33% do Botafogo e só não consegui melhor resultado pelas boas intervenções de Helton Leite que pode se redimir das falhas dos jogos anteriores. O meia Vinicius, ex-atleta do tricolor carioca que já deixou o clube, anotou o gol dos visitantes aos 17' do 2o. tempo.

Vamos aguardar os treinamentos dessa sexta-feira no Cefat para identificar o time que Jair deve levar à Curitiba para tentar a terceira vitória seguida na competição. É difícil, mas plenamente possível.


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com