sábado, 23 de março de 2013

A trajetória do Fogão no Brasileirão 2013


Veja o caminho que o Botafogo terá que trilhar se quiser chegar ao título nacional



A CBF divulgou a tabela do Campeonato Brasileiro 2013 com início previsto para o dia 25 de maio,  um sábado, que promete ser de muitas emoções, com a marcação de super clássico entre paulistas e cariocas.

Como previsto, os clássicos estaduais que eram programados para a rodada de fechamento, pelo menos nas duas últimas edições, foram abolidos e redistribuídos ao longo do campeonato.

O Brasileirão continua sendo a competição mais importante do calendário nacional. Além de consagrar o campeão da temporada é a que proporciona maior numero de vagas para a Libertadores - a maior das competições da Commebol. 

O último título do Botafogo no campeonato ocorreu em 1995 numa final cheia de alternativas contra o Santos. Foram dois jogos em que a estrela de Túlio Maravilha brilhou intensamente. Já estamos na fila há 17 anos, o que não é pouco para um clube com tantas tradições.


Passando uma vista na programação de jogos e já teremos um confronto de tirar o fôlego na primeira rodada. 
Vamos à São Paulo encarar o poderoso Corinthians, atual campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes Fifa 2012. Muita água vai rolar ainda até que se inicie a competição, mas o Alvinegro carioca geralmente joga muito bem contra o Coringão de Tite.

Na segunda rodada, prevista para uma quarta-feira (29/05), teremos um novo confronto contra paulistas. Será a vez de encarar o Santos num clássico daqueles que nos remete aos bons tempos e Garrincha e Pelé. Vamos receber o time do craque Neymar, ainda sem local definido após a interdição do Engenhão. 

No domingo seguinte (02/06), pela terceira rodada, vamos receber o Cruzeiro do técnico Marcelo Oliveira e seu elenco todo reformulado para essa temporada, em mais um confronto de tirar o fôlego.

O primeiro clássico estadual está programado para a sexta rodada (07/07), após a pausa no calendário nacional, entre 15 e 30 de junho, para a disputa da Copa das Confederações, competição teste dos equipamentos da Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Vamos encarar o Fluminense, atual campeão da competição, num jogo que promete muitas emoções.

Logo na rodada seguinte, a sétima (14/07), mais um domingo de grandes duelos. O Botafogo viaja até o sul para encarar o tricolor gaúcho, um dos clubes que mais investiram no elenco para essa temporada. Vamos enfrentar o super-time montado por Luxemburgo com a certeza de que Grêmio x Botafogo sempre fazem um jogo muito brigado.


A nona rodada (28/07) reserva um novo clássico carioca, o de maior rivalidade dos últimos anos: Flamengo x Botafogo. É hora de  enfrentar o rival rubro-negro, esperamos já com o time alvinegro bem estruturado na campanha do Carioca. Duas rodadas depois (04/08) é a vez do clássico contra o Vasco, que enfrenta uma nova fase de restruturação sob o comando de Paulo Autuori.

A 12ª rodada (07/08) será jogada numa numa quarta-feira e o Botafogo vai a Minas enfrentar o Galo das Alterosas, de Cuca e Ronaldinho Gaúcho, completando uma rodada de grandes confrontos no Brasileirão. O Botafogo e o Internacional de Dunga duelarão na 14ª rodada (14/08), também numa quarta, mas dessa vez, no Rio.

A última rodada em destaque é a 17ª (01/09). Um domingão no qual está programado o confronto Botafogo x São Paulo, um tradicional adversário do Fogão que sempre dá jogo bom. 

O Bota encerra sua participação no primeiro turno do campeonato (08/09) jogando fora, contra o time do Criciúma que subiu pra elite em 2012.

De acordo com a fórmula clássica de disputa, todos os duelos citados e os demais jogos do Brasileirão serão repetidos no returno com o mando de campo invertido, com contagem de pontos corridos.

Veja a programação de todos os clássicos do campeonato, rodada por rodada, e escolha os que vai acompanhar. Aproveite a oportunidade e faça uma análise sobre as possibilidades do Botafogo na competição, e comente no espaço reservado para tal, as suas conclusões:


1ª RODADA
Vasco x Portuguesa
Corinthians x Botafogo
Santos x Flamengo

2ª RODADA
Botafogo x Santos
Flamengo x Ponte Preta
São Paulo x Vasco
Portuguesa x Fluminense

3ª RODADA
Botafogo x Cruzeiro
Atlético-MG x São Paulo
Santos x Grêmio

6ª RODADA
Botafogo x Fluminense
São Paulo x Santos
Internacional x Vasco

7ª RODADA
Vasco x Flamengo
Fluminense x Internacional
Corinthians x Atlético-MG
Grêmio x Botafogo
Coritiba x Atlético-PR

8ª RODADA
Fluminense x Vasco
São Paulo x Cruzeiro
Internacional x Flamengo

9ª RODADA
Flamengo x Botafogo
Corinthians x São Paulo
Grêmio x Fluminense
Cruzeiro x Atlético-MG

10ª RODADA
Fluminense x Cruzeiro
Corinthians x Grêmio
Internacional x Santos

11ª RODADA
Vasco x Botafogo
Flamengo x Atlético-MG
Grêmio x Internacional

12ª RODADA
São Paulo x Internacional
Atlético-MG x Botafogo
Santos x Corinthians

13ª RODADA
Fluminense x Flamengo
Cruzeiro x Santos

14ª RODADA
Botafogo x Internacional
Fluminense x Corinthians
Grêmio x Cruzeiro
Santos x Vasco

15ª RODADA
Vasco x Grêmio
Flamengo x São Paulo
Internacional x Atlético-MG

16ª RODADA
Vasco x Corinthians
Flamengo x Grêmio
São Paulo x Fluminense

17ª RODADA
Botafogo x São Paulo
Fluminense x Santos
Corinthians x Flamengo


Por Felipaodf/Botafogodeprimeira.com

quinta-feira, 21 de março de 2013

Vídeo: Daniel Corrêa, o novo 10 da base



Daniel Corrêa: 'Jogar com Seedorf é uma motivação a mais para subir'




O Botafogo anunciou, na última quarta-feira, a contratação sem custos do jogador Daniel Corrêa, um apoiador da base do Cruzeiro, para integrar o time de juniores na temporada.

 

Perguntado sobre as razões que o levaram a escolher o Alvinegro carioca para dar continuidade a carreira, o ex-camisa 10 da Raposa ressaltou ter uma grande admiração por Seedorf, o 10 dos profissionais do Bota, e que essa é uma motivação a mais para subir para o time principal. Outro motivo alegado foi o alto numero de garotos no elenco principal oriundos da base, o que aumentam as chances dele também chegar lá.


Daniel vai encontrar uma concorrência qualificada, principalmente no time de cima. Atualmente, o Alvinegro conta com sete apoiadores para a posição: Seedorf, Fellype Gabriel, Andrezinho e Lodeiro que se revesam como titular, enquanto Cidinho, Jeferson Paulista e Gegê, que subiram da base, aguardam oportunidades de atuar.

Assim que a notícia da contratação circulou na rede, surgiram alguns comentários de que Daniel representava uma grande aquisição e outros tantos de que o jogador era um completo desconhecido da galera.

Sendo um dos que não tinha nenhum tipo de referência sobre o jogador, fiz uma procura rápida na rede e encontrei um vídeo com uma coletânea de lances, tipo "melhores momentos", que dão uma noção sobre as características e o potencial do jogador.

Veja o vídeo, tire suas conclusões e responda a pergunta: Se você fosse dirigente do clube, contrataria o jovem camisa 10 Daniel Corrêa para o Fogão?



O jogador assinou contrato até o final da temporada de 2014 e sua situação já está regulariza junto à Federação de Futebol do Rio de Janeiro e à CBF, podendo estrear já no próximo sábado, quando a equipe sub-20 do Botafogo encara o Madureira, em Conselheiro Galvão. 

Por Felipaodf/Botafogodeprimeira.com

FELIZ CUMPLEAÑOS LODEIRO


FELIZ ANIVERSÁRIO LODEIRO...




Hoje é aniversário de Marcelo Nicolás Lodeiro, o meia uruguaio do Glorioso e da Celeste - a Seleção Uruguaia. O jogador, nascido na cidade de Paysandú, URU, em 21 de março de 1989, completa hoje 24 anos.

O Botafogo Oficial fez uma saudação ao meia em sua página na rede social:

Hoje é aniversário do Lodeiro, que completa 24 anos! Vamos CURTIR e COMPARTILHAR para parabenizar o meia uruguaio do FOGÃO! — com Marcelo Nicolas Lodeiro.

Veja o belo vídeo FELIZ CUMPLEAÑOS LODEIRO - FELIZ ANIVERSÁRIO LODEIRO, de Johnny Glorioso (http://www.youtube.com/user/johnnybfr?feature=watch) em homenagem ao jogador, disponível na rede:

Breve histórico do jogador no Botafogo

Após sua saída do Ajax, Nicolás queria um clube perto de casa, ou seja, um clube da América do Sul e acabou escolhendo o Botafogo do Rio de Janeiro, onde teve a indicação do seu compatriota Loco Abreu. O Botafogo teve que disputá-lo com o Corinthians e Palmeiras e Grêmio.

Nico se transferiu para o Alvinegro carioca em julho de 2012, juntamente com a estrela internacional, o Holandês Clarence Seedorf, e se apresentou após as Olimpíadas de Londres.

Lodeiro deixou o time holandês sob lamentos do ex-jogador e atualmente coordenador de base do Ajax, Ronald de Boer, que destacou o potencial do uruguaio. O dirigente afirmou ainda que o Botafogo não se arrependeria da aquisição feita.

Quando voltou das Olimpíadas, o jogador chegou a receber elogios de Seedorf, seu idolo de infância, que falou que conhecia o talento do uruguaio por ter jogado no Ajax também e pelo fato de acompanhar jogos do time holandês.

Sua estreia com a camisa do Botafogo foi no empate de 1 x 1 contra a Portuguesa, no dia 12 de Agosto de 2012. Na oportunidade o treinador Oswaldo de Oliveira elogiou sua atuação. Após um período de adaptação ao futebol brasileiro e ao próprio Botafogo, e muitas convocação para a seleção de seu país, Lodeiro foi readquirindo confiança para desenvolver seu melhor futebol e seu desempenho cresceu na reta final do Campeonato Brasileiro do ano passado, tendo o seu número de assistência destacados pela mídia esportiva no Brasil.

Nesse ano, Nico começou bem a Taça Guanabara e foi um dos jogadores que cresceu durante a fase final da competição contra os rivais Flamengo e Vasco, o que lhe rendeu o seu primeiro titulo no clube carioca. Lodeiro já marcou três gols pelo Botafogo, no Cariocão.

Feliz com o triunfo botafoguense na Taça Guanabara de 2013, seu primeiro título com a camisa do clube, Lodeiro projeta novas conquistas com o Glorioso:

- Pretendo fazer as coisas bem, ganhar muitos títulos, ficar mais muito tempo no Botafogo, declarou o uruguaio.

- No pouco tempo que estou aqui, o ano passado terminou muito bem e começar 2013 dessa maneira é muito bom para mim. Quero continuar por esse caminho e fazer as coisas ainda melhor, concluiu.

Parabéns camarada Lodeiro. A torcida agradece sua dedicação!


Por Felipaodf/Botafogodeprimeira.com

quarta-feira, 20 de março de 2013

Morre o botafoguense, Emílio Santiago


Clube lamenta morte do cantor botafoguense Emílio Santiago



O cantor Emílio Santiago morreu na manhã de hoje, aos 66 anos, com complicações decorrentes de um AVC, em um hospital da zona sul do Rio.

Emílio estava internado desde o dia 7 desse mês. O velório será realizado no Memorial do Carmo, no cemitério do Caju.

Emílio Santiago era torcedor do Glorioso e manifestou seu amor pelo clube em diversas ocasiões ao longo de sua carreira.

O Botafogo emitiu nota de pesar pelo passamento do cantor e botafoguense de coração prestando solidariedade aos seus familiares e amigos.


Veja a Nota de Falecimento emitida pelo clube:







Nota de Falecimento

Clube lamenta morte do cantor botafoguense Emílio Santiago




O Botafogo de Futebol e Regatas lamenta o falecimento de Emílio Santiago, cantor e botafoguense de coração que ao longo de sua vida manifestou diversas vezes o seu amor pelo Glorioso.

Emílio morreu na manhã desta quarta-feira em função de complicações decorrentes de um acidente vascular cerebral (AVC). O velório será realizado no Memorial do Carmo, no cemitério do Caju.

O Botafogo presta solidariedade à família e amigos de Emílio Santiago.

Assessoria de Imprensa

Por Felipaodf/Botafogodeprimeira.com

Jefferson sonha com conquistas maiores


O Goleiro aponta a mudança de mentalidade do grupo como fator primordial para as conquistas


Jefferson tomou a palavra hoje e ressaltou a mudança de mentalidade do time em relação a 2012, cujo resultado já se fez notar na postura do grupo, principalmente na reta final do turno, quando enfrentou adversários tradicionais, venceu e conquistou com méritos a simpática Taça Guanabara.

O capitão da conquista atribuiu essa mudança de postura à chegada de jogadores mais experientes que deram suporte ao grupo para lidar melhor com as situações adversas ao longo da disputa, ajudando psicologicamente o time em partidas mais difíceis.

Nesse clima, Jefferson anunciou que não vai se contentar com vaga na Libertadores e quer o Brasileirão. Não adianta reclamar de uma condição desfavorável e arrumar desculpas a cada resultado ruim, como ocorreu em várias oportunidades na reta final do campeonato passado. A Copa Libertadores, disse, tem suas dificuldades mas é uma competição que todo mundo quer disputar.

Uma outra constatação é a de que a qualidade do elenco é superior e as opções para cada posição são maiores em relação a 2012, facilitando o trabalho do técnico Oswaldo de Oliveira. Paralelo a isso, alguns jovens se firmaram na equipe principal e o time não sentiu a falta de peças importantes que ficaram de fora por contusão nesse começo de temporada, como Antônio Carlos, Renato e Andrezinho. A falta de peças de reposição foi apontada como uma das principais causas do fracasso do projeto Libertadores do ano passado.

Nessas condições, Jefferson sonha não só com a conquista da Copa do Brasil, mas também em brigar pelo título nacional e por conseguinte, conseguir a vaga para a Libertadores.

É um projeto ambicioso para qualquer um dos 12 grandes clubes do Brasil, mas a mentalidade não mudou? Então podemos sonhar!

Na volta aos treinamentos, após a vitória por 4 a 0 na estreia do segundo turno contra o Quissamã, o gol de Rafael Marques ainda repercute entre os companheiros. Veja o que Jefferson disse sobre esse momento: O zagueiro André Bahia, que ocupou a vaga de Bolivar no time titular e fez uma boa partida falou desse momento e da sua expectativa sobre a renovação de contrato para o restante da temporada, já que o atual tem seu término previsto para o final do Campeonato Carioca. Veja: Por último, imagens do treino de campo em que Seedorf tentou marcar um gol parecido com a tentativa de Pelé contra o Uruguai, na Copa de 70, driblando o goleiro sem tocar na bola.

Por Felipaodf/Botafogodeprimeira.com

domingo, 17 de março de 2013

Dias de luta, dias de glória


Aleluia...aleluia...aleluia: Habemos artilheirun!



No primeiro jogo após  a conquista da Taça Guanabara, que repousa imponente na sede exposta aos torcedores, o Botafogo estreou com goleada na Taça Rio (4 a 0) no jogo em que o atacante Rafael Marques deu fim a uma incrível sequência de vinte jogos sem marcar. Nos vestiários após a partida, o jogador agradeceu o apoio do técnico e dos companheiros pela paciência nesse longo período de seca. 

Quanto à atuação de Rafael Marques no último sábado, podem falar o que quiserem!

A verdade é que ele fez uma boa partida, mostrou presença em campo, deu assistências precisas para os gols de Lodeiro e Fellype Gabriel e finalmente marcou seu primeiro gol com a Gloriosa, emendando de primeira, da entrada da área, um passe perfeito de Gabriel.

Se isso é o bastante para que ele permaneça sendo o "principal atacante" do Botafogo no Carioquinha e para o restante da temporada, onde estão previstos confrontos com times mais categorizados pela Copa do Brasil, Sul-americana e Brasileirão, não sei. Melhor dizendo, sei mas não convém dizer nesse momento de glória (rsrs). 

Também não sei se essa boa atuação contra o modestíssimo Quissamã, coroada com gol, justificaria tudo o que ele já recebeu e continuará recebendo até o fim de seu contrato em poupudos salários (na casa dos 200 mil mensais) dos sempre combalidos cofres do glorioso Botafogo. Vida que segue!

Com uma boa sequência de vitórias, a confiança do grupo e dos próprios torcedores aumenta e ficamos todos, perigosamente, mais tolerantes com tudo. Nessa onda um tanto quanto surreal, somos levados a deixar de lado momentos de pouca lucidez protagonizados pelo treinador, pelo time e pelo próprio jogador ao longo dessa trajetória recente e que ainda podem ocorrer. Mas continuamos otimistas e torcendo para que o time se estabilize nesse patamar e, na sequência, melhore até a conquista final.

Botafogo estreia com goleada na Taça Rio Rafael Marques deu fim à sequência de vinte jogos sem marcar Rafael Marques diz: 'Só tenho a agradecer pela força e confiança'

 Por Felipaodf/Botafogodeprimeira.com